50 temas hacker v1 marco aurelio thompson

Page 41

9.2. INFORMAÇÕES TÉCNICAS

23

Eventualmente, o block-chain conterá a história de toda a transação e propriedade criptográfica de todas as bitcoins desde o endereço criador até o último endereço atual. As informações registradas em block-chain são incorruptíveis e imutáveis; e para reduzir o espaço de armazenagem, são usadas Árvores de Merkle.[13] Portanto, se um usuário tenta reusar moedas já gastas (“gasto duplo”), a rede irá rejeitar a transação.

9.2.2

Pares de chaves

O sistema bitcoin funciona de maneira completamente diferente ao sistema bancário tradicional. Muitas pessoas assumem erroneamente, por analogia, que endereços bitcoins são equivalentes a contas bancárias tradicionais e que as carteiras bitcoin equivalem a carteiras de bolso. No entanto, a base para o entendimento do sistema bitcoin é o conhecimento da criptografia de chave pública, na qual duas chaves criptográficas, uma pública e uma privada, são geradas.[14] Uma das chaves é secreta (a chave privada) e a outra é pública (a chave pública, distribuída na forma de um endereço bitcoin). Apesar de diferentes, as duas partes desse par de chaves são matematicamente ligadas. Exemplo de um par de chaves criptográficas: • Chave privada: 5KGLdFwZFJtkr3XGGZFTSd475j7CxjbJSkZXyxi54sGnBWjd8Kc • Endereço (derivado da chave pública): 1PWpSxQEGF1LpV6uomdDmzH7qSsCX7ThUJ Chave privada Um endereço bitcoin sempre é criado em conjunto com a sua chave privada. Ou seja, a criação de endereços bitcoin sempre envolve a geração de um par de chaves, uma pública (o endereço público) e uma privada (a chave privada). Para cada endereço criado, existe uma única chave privada associada a ele, que seria o equivalente a uma “senha”. A chave privada é obrigatória para que se possa fazer (assinar) transações gastando os bitcoins associados ao endereço associado a ela. As chaves privadas dos endereços geralmente são representadas através de uma sequência aleatória de números e letras maiúsculas e minúsculas. Uma chave privada tem 51 a 52 caracteres de comprimento, e inicia com cinco (cinco), L ou K. Exemplo de chave privada (de um endereço bitcoin): 5KGLdFwZFJtkr3XGGZFTSd475j7CxjbJSkZXyxi54sGnBWjd8Kc Por exemplo, se a cadeia de blocos contiver a informação de que o endereço público 1PWpSxQEGF1LpV6uomdDmzH7qSsCX7ThUJ tem 10 bitcoins associados a ele, quem possuir a chave privada 5KGLdFwZFJtkr3XGGZFTSd475j7CxjbJSkZXyxi54sGnBWjd8Kc poderá criar transações válidas que gastem os bitcoins associados a esse endereço, pois possuirá todas as informações necessárias para assinar a transação. Tendo em posse a chave privada, é fácil descobrir-se o endereço público associado. No entanto, tendo em posse o endereço público, é extremamente difícil descobrir-se a chave privada associada. Chave pública e Endereço bitcoin A chave pública corresponde à chave que é distribuída abertamente para receber os pagamentos. Ela pode ser não comprimida ou comprimida. Exemplo de chave pública:

Chave pública (não comprimida, 130 caracteres [0-9A-F]): 042C3B22E94A3285A1C621B2EEC86C36A8C4F2AD1ADD84179E437

Chave pública (comprimida, 66 caracteres [0-9A-F]): 022C3B22E94A3285A1C621B2EEC86C36A8C4F2AD1ADD84179E4373F5E Para facilitar a distribuição e leitura, os endereços bitcoin são derivados das chaves públicas. Eles servem como identificação do remetente e destinatário para as transações (pagamentos). Eles geralmente são representados através de uma sequência aleatória de números e letras maiúsculas e minúsculas. Um endereço tem geralmente 33 caracteres de comprimento, mas esse número pode variar para mais ou para menos. Exemplos de endereço bitcoin:


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.