Page 1

Catรกlogo 2015


REITOR: Paulo Sérgio Wolff VICE-REITOR: Carlos Alberto Piacenti Equipe Edunioeste

Diretora: Aparecida Feola Sella Editora-Chefe: Clarice Cristina Corbari Assistente Editorial: Daiane Soraia de Souza Divisão de Acompanhamento Financeiro e de Estoque: Alcione Tereza Corbari Divisão de Marketing Divulgação e Distribuição: Paulo Cesar Konzen Diagramação: Renan Paulo Bini

Edunioeste - Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Rua Universitária, 1619 - Jardim Universitário - CEP 85819-110 - Cascavel-PR Telefone: (45) 3220-3026 Home Page: www.unioeste.br/editora E-mail: reitoria.edunioeste@unioeste.br

Conselho Editorial Geysler Rogis Flor Bertolini Irene Carniatto de Oliveira Beatriz Helena Dal Molin Lúcia Helena Pereira Nóbrega Ralpho Rinaldo dos Reis Ivanete Terezinha Schumann Samuel Klauck Cláudio Roberto Marquetto Maurício Mafalda Nesi Francischett Ana Paula Vieira Liliam Faria Porto Borges Remi Schorn Silvio César Sampaio Aparecida Feola Sella Mário Luiz Soares Yolanda Lopes da Silva Marli Renate von Borstel Roesler Soraya Moreno Palácio Roberto Saraiva Kahlmeyer Mertens David Felix Schneider

A Edunioeste é afiliada à


A Edunioeste A Editora da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Edunioeste, é Órgão Suplementar da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, vinculado à Reitoria. Foi criada em 1997, e apresenta tradição em publicação de obras de cunho técnico-científico. Investe em política de divulgação do conhecimento, e, portanto, de incentivo à publicação de obras sobre temas de relevância social e técnico-científica. Por isso, zela pelo planejamento editorial e pela qualidade das obras publicadas, conforme orientações da Capes e de demais órgãos de fomento. A partir de 2013, tem proposto intercâmbios, parcerias e contatos com Instituições de Ensino Superior, editoras, bibliotecas e outras entidades afins, com ênfase na visibilidade de distribuição das obras, com o projeto de implantação da Livraria Virtual. Em seu histórico, conta com um Conselho Editorial atuante, compromissado e competente. Com a aprovação do novo Regulamento, por meio da Resolução 084/2013-COU, contempla a seguinte estrutura: I. Conselho Editorial; II. Diretor; III. Editor-Chefe; IV. Assistente; V. Divisão de Editoração, Diagramação, Projeto Gráfico e Design; VI. Divisão de Marketing, Divulgação e Distribuição; VII. Divisão de Acompanhamento Financeiro e de Estoque. A Edunioeste também disponibiliza apoio técnico ao Projeto Saber, do qual fazem parte 30 revistas. Também a partir de 2013, vem sendo dado apoio aos editores, seguindo principalmente o que prevê a política de avaliação da Capes, do CNPq e de outros órgãos de fomento. Um dos atuais desafios é implementar a política do livro eletrônico, seguindo orientações da ABEU e da ABEU/Sul, associações das quais a Edunioeste participa ativamente.


Coleção Graduação


A CULTURA MISSIONEIRA NO UNIVERSO TRANSFRONTEIRIÇO Mauro José Ferreira Cury Erneldo Schallenberger (Organizadores) Nesta coletânea, a construção textual está baseada em questões que são temas e problemas apreendidos e focados a partir do complexo universo fronteiriço, costurado pelos elementos da cultura guarani-missioneira que, num processo que envolve diferentes espacialidades e temporalidades, contribuíram para a construção de uma realidade transfronteiriça, com grande potencial de integração dos povos.


AS INTERFACES DA VELHICE NA PÓS-MODERNIDADE: AVANÇOS E DESAFIOS NA CONQUISTA DA QUALIDADE DE VIDA Mauro José Ferreira Cury Rita de Cássia da Silva Oliveira Rosemar Eurico Coenga (Organizadores) Esta obra tem o objetivo de compartilhar pesquisas focadas na perspectiva de uma velhice ativa e com qualidade de vida. Os capítulos abordam temas diversos, como educação, envelhecimento ativo, promoção da saúde, atividade física, sexualidade, lazer e turismo, políticas públicas e representações de longa permanência.


POLÍTICAS DE SUSTENTABILIDADE: RESPONSABILIDADE SOCIAL E CORPORATIVA DAS QUESTÕES ECOLÓGICAS Loreni Teresinha Brandalise Rosana Katia Nazzari (Organizadoras) Esta obra pretende, primordialmente, prover orientação genérica sobre desenvolvimento sustentável, compatibilizando-a com as diferentes dimensões da responsabilidade social e corporativa e das questões ambientais e ecológicas. As políticas de sustentabilidade, na trilha de eventos negativos envolvendo consagradas instituições, ganham importância como instrumento de gestão para evitar riscos de sinistros socioambientais.


POLÍTICAS EDUCACIONAIS DO ESTADO DO PARANÁ NA DÉCADA DE 1980 E A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA Francis Mary Guimarães Nogueira A pesquisa retratada nesta obra se pautou em entrevistas e na análise documental e bibliográfica para apontar elementos da complexa e particular relação entre uma pedagogia crítica e um governo de estado. No que diz respeito às políticas educacionais, a análise da chamada “década perdida” possibilitou compreender o processo gradual de explicitação dos princípios pedagógicos nos documentos norteadores da política educacional do Paraná. A pesquisa evidencia que esses princípios foram se constituindo como uma versão institucional e, ao mesmo tempo, realizando a contínua elaboração e implantação dessa concepção pedagógica.


FUNDAMENTOS DA QUÍMICA EXPERIMENTAL: ROTEIROS DE AULAS PRÁTICAS Valderi Pacheco dos Santos A obra é uma compilação de experimentos de Química desenvolvida a partir de propostas de práticas de laboratório já existentes na literatura. O livro foi organizado de forma a abordar vários conteúdos fundamentais da Química, destacando a fundamentação teórica e a metodologia, bem como os cálculos e os tratamentos de dados utilizados.


Coleção Thésis


A ALFABETIZAÇÃO E TEMPOS DE ALFABETIZADORA Flávia Anastácio de Paula Esta obra é resultado de uma pesquisa etnográfica que propõe um mergulho no cotidiano de uma escola pública da cidade de Cascavel, no estado do Paraná. A autora busca conhecer as práticas de ensino em uma sala de alfabetização, aproximar-se dos sujeitos da escola e imergir nos funcionamentos próprios dos movimentos e dos ritmos plurais que constituem tais práticas. Na parceria tecida com a professora alfabetizadora que acompanhou por quase dois anos, a autora dá visibilidade às sutilezas do movimento do trabalho pedagógico. O estudo apresentado objetiva trazer contribuições para o campo da pesquisa em educação que se volta ao ensino, à alfabetização, à leitura, à escrita e à relação tempo-prática escolar.


A CERTIFICAÇÃO COMO FORMA DE CRIAÇÃO E APROPRIAÇÃO DE VALOR NO SISTEMA AGROINDUSTRIAL DO VINHO DO VALE DOS VINHEDOS Carla Maria Schmidt Esta obra tem como pano de fundo o papel das ações coletivas, principalmente da certificação e das redes, no sistema agroindustrial do vinho no Brasil. Uma das importantes contribuições do trabalho foi mostrar como a certificação de Indicação de Procedência possibilitou a criação de valor para a cadeia produtiva do vinho no Vale dos Vinhedos no Rio Grande do Sul. Isso porque, ao gerar externalidades positivas, a criação de valor para os atores coletivos também contribuiu para o desenvolvimento da comunidade local. Este livro analisa esse cenário e discute suas consequências para as empresas.


EDUCAÇÃO DO CAMPO: UM MOVIMENTO POPULAR DE BASE POLÍTICA E PEDAGÓGICA Clésio Acilino Antonio “Por uma Educação do Campo”, movimento analisado nesta obra, assenta-se sobre uma base político-pedagógica integrada a um projeto popular de sociedade. O livro pretende analisar como esse processo atingiu “conteúdos” e “formas” a partir das significativas reivindicações dos movimentos sociais. A luta popular pela Educação no Campo constitui, portanto, um importante tema de definição orgânica e singular para a educação e para a escola na sociedade brasileira, justificando-se pela necessidade de construção de propostas para uma educação plena.


Seguimento de crianças pré-termo e de baixo peso ao nascer: uma análise do cuidado no contexto das experiências familiares Cláudia Silveira Viera Débora Falleiros de Mello Esta obra apresenta reflexões sobre o cuidar em saúde da criança, buscando compreender as experiências familiares no seguimento de crianças pré-termo e de baixo peso ao nascer, egressas da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal - UTIN, na perspectiva do cuidado integral à saúde, considerando os três primeiros meses após a alta hospitalar.


VIOLÊNCIA DE GÊNERO: DIMENSÕES DA LESÃO CORPORAL Rosana Mirales Esta obra é parte dos resultados de pesquisa de doutorado sobre violência contra as mulheres, situada entre o período que ficou conhecido como “transição democrática”, nos anos de 1980, quando se deram as primeiras medidas públicas para o enfrentamento da questão, e quando foi criada a Lei Maria da Penha (2006). Para o desenvolvimento da pesquisa, foi formulada uma questão que norteou as investigação e as análises: por que as mulheres que sofrem violência doméstica têm dificuldades em modificar ou em romper as relações que estabelecem com parceiros que são agressivos?


Estudos Filos贸ficos


COMO CHEGAMOS LEGITIMIDADE

AO

CONHECIMENTO?

METAFÍSICA,

CRÍTICA

E

Remi Schorn Esta obra propõe-se a investigar as condições objetivas de legitimidade do conhecimento, a partir da hipótese de que há na filosofia de Karl Popper um procedimento teórico-sistêmico de validação do discurso científico que sustenta a legitimidade das proposições científicas como linguagem-dependente. Do confronto com Hume, Kant, Lakatos, Watkins, Zahar e Budmen e Hans Albert emana o potencial interpretativo para a continuação e renovação do entendimento sobre as condições de legitimação do conhecimento.


ENCARNAÇÃO E TRANSCENDÊNCIA: GABRIEL MARCEL, 40 ANOS DEPOIS Claudinei Aparecido de Freitas da Silva (Organizador) A obra está inserida num percurso pioneiro, aqui no Brasil, de revitalizar a obra de um dos mais decisivos pensadores contemporâneos: o filósofo e dramaturgo francês Gabriel Marcel (1889-1973). Por ocasião dos quarenta anos de sua morte, a presente coletânea presta um tributo ao pensamento marceliano. Os textos correspondem a uma primeira amostra dessa iniciativa, objetivando mapear um especial relevo quanto aos trabalhos ainda incipientes em torno do autor, bem como estreitar laços com pesquisadores nacionais e estrangeiros dedicados a seu estudo.


Letras, Artes e Educação


ANÁLISE(S) DO DISCURSO: SUPERFÍCIES MATERIAIS

GESTOS

DE

INTERPRETAÇÃO

EM

Roselene de Fátima Coito Alexandre Sebastião Ferrari Soares (Organizadores) A obra é uma proposta de publicação do Grupo de Estudos e Pesquisa em Análise do Discurso – GEPADI, da linha de pesquisa “Interdiscurso: Práticas Culturais e Ideológicas”, do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Letras, área de concentração em Linguagem e Sociedade, da Unioeste. O objetivo é trazer ao público pesquisas realizadas em diferentes linhas da Análise do Discurso, abordando as correntes francesas (Pêcheux, Foucault e Maingueneau), a vertente inglesa (Fairclough e van Dijk) e o viés discursivo do filósofo russo Mikhail Bakhtin.


ARGUMENTAÇÃO E TEXTO: REVISITANDO CONCEITOS, PROPONDO ANÁLISES Aparecida Feola Sella Sanimar Busse Alcione Tereza Corbari (Organizadoras) Este livro reúne resultados de estudos desenvolvidos por pesquisadores de diferentes universidades brasileiras sobre a argumentatividade instaurada no texto. São pesquisas que se voltam à investigação dos elementos que, nas instâncias macro e microtextuais, instauram processos argumentativos, delimitam posicionamentos, orientam sentidos e evidenciam roteiros de leitura manipulados pelo produtor do texto. A obra tem por objetivo, portanto, divulgar estudos que possam contribuir para uma articulação acadêmica entre pesquisa e ensino. Entende-se que pensar o texto e sua estrutura argumentativa, conhecer processos retóricos e as formas de convencimento de seu destinatário não deve dizer respeito apenas a pesquisadores da área da Linguística; trata-se de um conhecimento de interesse a qualquer leitor que não se pretenda alienado.


Diferentes formas de narrar os sujeitos da educação especial a partir de... Elisabeth Rossetto Daniela Corte Real (Organizadoras) Esta obra discute os sujeitos da educação especial a partir de diferentes lugares e de diferentes perspectivas epistemológicas. Trata-se de uma coletânea de textos de autores renomados que abordam a escolarização da pessoa com deficiência na contemporaneidade, expondo outro olhar mediante a complexidade dos elementos que compõem a área da educação especial/educação inclusiva.


FORMAÇÃO CONTINUADA EM AÇÃO: DA BASE TEÓRICA AO DOMÍNIO TECNOLÓGICO Terezinha da Conceição Costa-Hübes Beatriz Helena Dal Molin (Organizadoras) A obra organiza importantes reflexões em torno do tema “Formação continuada de professores”, com o objetivo de socializar diferentes ações empreendidas para garantir maior qualidade ao ensino por meio do investimento no professor. Além de abarcar estudos sobre a noção de linguagem, cultura e identidade, que se ampliam a uma gama de fenômenos sociais de língua nacional e estrangeiras, e de fenômenos de usos linguísticos de línguas em contato, os autores preocupam-se com aspectos relacionados ao ensino de língua portuguesa e de línguas estrangeiras, com o objetivo de refletir sobre questões mais amplas em torno da oralidade, da leitura, da análise linguística e da produção (oral e escrita) de textos.


LITERATURA E POÉTICAS DO IMAGINÁRIO Antonio Donizeti da Cruz Maria de Fátima Gonçalves Lima (Organizadores) Os textos que integram este livro resultam de pesquisas realizadas por parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, nível de Mestrado e Doutorado da Unioeste, e de pesquisadores e escritores de Programas de Pós-graduação em Letras de outras IES de Estados brasileiros e também de autores do exterior. O intuito da obra é proporcionar o exercício constante da pesquisa e da leitura sobre o homem e suas representações imagéticas e sociais.


LITERATURA E SOCIEDADE NO CONTEXTO LATINO-AMERICANO (Coleção: Confluências da Literatura e Outras Áreas) Antonio Donizeti da Cruz Lourdes Kaminski Alves (Organizadores) Este livro integra a coleção “Confluências da Literatura e outras áreas”. Os volumes da coleção são organizados a partir de uma temática definida previamente em reuniões do Grupo de Pesquisa Confluências da Ficção, História e Memória na Literatura. Os textos contemplados neste volume da coleção resultam de pesquisas realizadas por parte do corpo docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras, nível de Mestrado e Doutorado da Unioeste, e de pesquisadores e escritores de Programas de Pós-Graduação em Letras de outras IES de estados brasileiros e também de autores do exterior. A temática em torno da qual se organizam os capítulos da obra busca apresentar olhares diversos sobre questões literárias e culturais pertinentes ao contexto latino-americano.


PESQUISAS SOBRE LÉXICO: REFLEXÕES TEÓRICAS E APLICAÇÃO Aparecida Feola Sella Clarice Cristina Corbari Jorge Bidarra (Organizadores) Esta obra tem o objetivo de conjugar pesquisas desenvolvidas sobre o léxico, apresentando investigações voltadas para questões do funcionamento, quer pautadas em reflexões acerca de procedimentos teóricos, quer estabelecidas no âmbito sociolinguístico ou da Linguística Histórica, entre outras áreas do conhecimento linguístico. Os estudos retratados procuram abordar o léxico considerando suas interfaces com várias disciplinas e com diversos níveis de linguagem, sem esquecer a macroperspectiva do texto, no intuito de tentar compreender o sistema que regula o funcionamento das línguas e buscar respostas que possam lançar alguma luz aos fenômenos verificados.


Coleção Ensino

REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO ENSINO DE CIÊNCIAS (Coleção Ensino de Ciências – número 1) Fernanda Aparecida Meglhioratti André Luis de Oliveira Daniela Frigo Ferraz (Organizadores) Este é o primeiro livro da Coleção Ensino de Ciências e resulta da experiência dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia. O projeto tem como objetivo primordial fornecer subsídios para a reflexão sobre o conhecimento biológico e os processos de ensino e aprendizagem. Os pesquisadores organizam a coletânea numa perspectiva interdisciplinar com a intenção de ampliar a discussão sobre o Ensino de Ciências. A escolha do tema está amparada nas relações estabelecidas entre os saberes dos professores, que orientam suas práticas pedagógicas, e o estabelecimento do vínculo entre conhecimentos específicos das ciências naturais e conhecimentos pedagógicos.


nsino de Ciências ESTRATÉGIAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM EM CIÊNCIAS: REFLEXÕES E PRÁTICAS (COLEÇÃO ENSINO DE CIÊNCIAS - NÚMERO 2) Fernanda Aparecida Meglhioratti Daniela Frigo Ferraz André Luis de Oliveira (Organizadores) Este é o segundo livro da Coleção Ensino de Ciências e resulta da experiência dos integrantes do Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências e Biologia. O projeto tem como objetivo primordial fornecer subsídios para a reflexão sobre o conhecimento biológico e os processos de ensino e aprendizagem. A coletânea apresenta alguns apontamentos para as interrogações comuns no que tange ao ensino de Ciências, como os objetivos, os conteúdos, as estratégias de ensino e o papel do professor nesse processo. Essas questões são inerentes à concepção sobre o conhecimento e sua forma de produção e apreensão, que se configuram como elementos básicos na relação entre o ensinar e o aprender.


Sociedade, Filosofia e Cultura


DINÂMICA TERRITORIAL E AMBIENTAL EM ESPAÇO DE FRONTEIRA João Edmilson Fabrini Edson dos Santos Dias (Organizadores) A fronteira é tema de investigação da Geografia desde o final do século XIX, quando essa ciência surgiu. Nessa trajetória de investigação, a Geografia interpretou a fronteira a partir de parâmetros teórico-metodológicos diversos, o que implicou diferentes compreensões. Neste livro, a fronteira é interpretada a partir da dimensão territorial, considerando as múltiplas e contraditórias relações políticas, sociais, econômicas e culturais; e da dimensão ambiental, que articula a natureza aos processos e às práticas sociais. O recorte espacial adotado foi a fronteira entre o Brasil e o Paraguai. Embora a fronteira seja o “objeto” principal de análise, outras temáticas, como os conflitos no campo e na cidade e o uso e a conservação da natureza, também são abordadas, a partir de estudos específicos em municípios localizados no Oeste paranaense.


DO CONHECIMENTO GEOGRÁFICO MEDIEVAL À GEOGRAFIA GERAL (1650) DE VARENIUS: UMA CONTRIBUIÇÃO AO ESTUDO DA HISTÓRIA E DA EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA Fabrício Pedroso Bauab Esta obra considera que o processo de construção de um saber geográfico dá-se de forma dinâmica e processual e busca contrastar as convenções culturais atreladas ao conhecimento geográfico ao longo do período medieval com o complexo processo de “abertura do mundo” proporcionado pelas Grandes Navegações.


ESTUDOS REGIONAIS: ESTRUTURA, AGENTES E PROCESSOS Edson Belo Clemente de Souza (Organizador) A presente coletânea é uma reunião de estudos focados nos problemas espaço-ambientais da fronteira Brasil-Paraguai. Toda uma gama de questões aí aflora, analisadas num quadro de relações fronteiriças e contrapontos geográficos que formam o alimento do espaço vivido de seus autores, coabitantes desse pedaço de chão que entre si compartilham e que agora intelectualmente socializam como experiência conosco, os brasileiros dos outros tantos cantos.


EXPERIÊNCIAS E MEMÓRIAS DE DESLOCAMENTOS NO OESTE DO PARANÁ Geni Rosa Duarte Méri Frotscher Robson Laverdi Yonissa Marmit Wadi (Organizadores) Os textos reunidos neste livro discutem algumas problemáticas que têm ou tiveram como lugar de referência a região Oeste do Paraná. A coletânea tem como característica essencial a heterogeneidade de olhares e preocupações, com um foco definido: discutir experiências vivenciadas em tempos diversos por homens e mulheres, por sujeitos individuais e coletivos que aqui estão ou estiveram, que vivenciaram conflitos e acomodações, e que nesse espaço deixaram suas marcas.


INTERDISCIPLINARIDADE E FRONTEIRAS: MOVIMENTOS, IDENTIDADES E CONFIGURAÇÕES Regina Coeli Machado e Silva Maria Elena Pires Santos (Organizadoras) Esta obra apresenta estudos que convergem para temas que, de algum modo, envolvem o homem, a terra, a cultura e a identidade em suas diversas configurações históricas, políticas, sociais e tecnológicas. O conjunto de estudos é guiado por uma temática complexa em que se articulam, no âmbito de fronteiras diversas e diversificadas, identidades e movimentos nas suas interfaces com a terra e a tecnologia.


MONTAIGNE E A POLÍTICA Gilmar Henrique da Conceição Considerando a dificuldade de acompanhar Montaigne, a palavra “tentativa” parece bem apropriada para descrever o intento deste estudo. As lentes com que o autor desta obra o segue são três noções complexas que percorrem os Ensaios e se interpenetram: política, obediência e subjetividade. O livro oferece ao leitor a oportunidade de tomar conhecimento não apenas da obra de Montaigne, mas também da tradição crítica tecida ao longo dos séculos. Trata-se de uma obra destinada àqueles que amam conhecer em profundidade um pensamento político singular com uma abordagem simples e clara.


MUDANÇAS NO CAPITALISMO CONTEMPORÂNEO E ESTADO: AS QUESTÕES EDUCACIONAIS (Coleção Sociedade, Estado e Educação – Número 3) Liliam Faria Porto Borges Roberto Antonio Deitos (Organizadores) As análises presentes nos capítulos desta coletânea abordam aspectos das mudanças constantes que garantem a lógica das relações capitalistas que provocam a reestruturação das formas de produzir como parte do robusto desenvolvimento das forças produtivas. Nas últimas décadas, essas mudanças permitiram ao globo terrestre se entender mais uno e mais múltiplo, e as aproximações globalizantes do capital passam a evidenciar as particularidades da heterogênea distribuição do desenvolvimento humano no planeta.


O LEVANTE COMUNISTA DE 1949: MEMÓRIAS E HISTÓRIAS DA LUTA PELA TERRA E DA CRIMINALIZAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS DE TRABALHADORES NO NOROESTE PAULISTA Vagner José Moreira Esta obra focaliza o município de Fernandópolis, no Noroeste paulista, escolhida para dar início à “revolução agrária” e “comunista” no Brasil, em 1949. Abordam-se as relações estabelecidas pelos sujeitos entre o movimento de 1949 e a luta pela reforma agrária no presente, os problemas vividos pelos trabalhadores no campo e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).


PERSPECTIVAS DO AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO REGIONAL Mirian Beatriz Schneider Braun Alfredo Aparecido Batista (Organizadores) Os textos presentes neste livro encontram sua unidade na categoria que pode ser definida como protogênese da existência humana: o trabalho. Os conteúdos traçam uma linha condutora que percorre todos os capítulos: a relação intrínseca entre capital/trabalho relacionada às dimensões do universal com o particular. Esse encontro fundante presente nas raízes da existência do modo de produção capitalista faz com que as relações — que os homens realizam cotidianamente nas esferas da produção e da reprodução econômica, social, política e cultural — estejam presentes e vivas em nosso espaço, aqui entendido como o regional.


TERRA, SANGUE E AMBIÇÃO: A GÊNESE DE CASCAVEL Vander Piaia O que faz uma cidade colonizada ao acaso se transformar em um pujante referencial? Qual a identidade de Cascavel? Nesta obra, a gênese da cidade, que hoje é destaque em serviços, ambientes construídos, oportunidades de negócios e pelo empreendedorismo, é narrada de forma envolvente pelo autor.


TRABALHO, QUESTÃO SOCIAL E SERVIÇO SOCIAL Alfredo Batista O dilema: como conviver com a apropriação da natureza, das potencialidades em graus exponenciais pela classe burguesa em suas diferentes frações e, no mesmo espaço de sociabilidade, vivenciar, cotidianamente, a destruição da força física e psíquica da classe operária e das demais frações da classe trabalhadora? O estudo apresentado nesta obra investiga e analisa historicamente esse dilema, focando as determinações que se manifestaram durante a década de 1990 no Brasil. Entre elas, destacam-se o processo das transformações societárias em movimento, seus impactos na “questão social” e suas refrações no Serviço Social brasileiro.


Meio ambiente


CONTROLE BIOLÓGICO DE INSETOS Vanda Pietrowski Ana RaquelRheinheimer Considerando a importância do controle biológico na sustentabilidade da produção agrícola e a necessidade de conhecimento por parte dos técnicos e agricultores, esta publicação tem como objetivo fundamental apresentar os diferentes agentes de controle biológico e as principais características para sua adoção e/ou preservação, bem como fotos ilustrativas que servem para facilitar o reconhecimento desses agentes pelo leitor. O objetivo é apresentar práticas de controle que conduzam à convivência pacífica e harmoniosa entre diferentes organismos, incluindo o homem, para que haja o equilíbrio de todo o agroecossistema.


EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA PERSPECTIVA DA PESQUISA QUALITATIVA Geliane Toffolo Mafalda Nesi Francischett (Organizadoras) Por meio de estudos e experiências, os autores reunidos nesta coletânea buscam problematizar o desenvolvimento das ações educativas ambientais. Os textos que compõem a obra expressam o objetivo de discutir e propor ações que contribuam para a qualificação do processo de Educação Ambiental como um ato em permanente movimento de (re) construção. Este livro tem como propósito refletir sobre a formação do pesquisador, considerando as concepções de natureza e sociedade e de como a ciência influencia o processo de formação e da prática docente.


FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA I: AGROENERGIA Reginaldo Ferreira Santos Jair Antonio Cruz Siqueira (Organizadores) Esta coletânea é um conjunto de pesquisas na área de energia. Apresenta-se como mais uma oportunidade para refletir, discutir e propor ideias e marcos legais para o desenvolvimento da matriz energética brasileira. Isso porque a qualidade de vida de todos nós, dispondo de energia em quantidade e com qualidade adequadas, sem comprometer o meio ambiente em que vivemos, depende fundamentalmente de um grande número de pessoas devidamente informadas sobre as questões energéticas nacionais.


FONTES RENOVÁVEIS DE ENERGIA II: AGROENERGIA Reginaldo Ferreira Santos Jair Antonio Cruz Siqueira (Organizadores) Nesta coletânea, ampliam-se as discussões apresentadas no Volume I, com destaque para fontes renováveis específicas, como a energia solar fotovoltaica e a energia do hidrogênio, bem como o aproveitamento da energia da biomassa nos mais diversos aspectos.


‘‘Livro só existe no plural. De modo que não há como abrir um único, sem com isso outro, e assim acionar a espiral que, par em par, outros abrirá.’’ (Fernando Furtado)

Profile for Editora da Unioeste - Edunioeste

Edunioeste - Catálogo 2015  

Catálogo de obras editadas pela Edunioeste - Editora da Unioeste. Mais informações: www.unioeste.br/editora

Edunioeste - Catálogo 2015  

Catálogo de obras editadas pela Edunioeste - Editora da Unioeste. Mais informações: www.unioeste.br/editora

Advertisement