Issuu on Google+

Catรกlogo 2017


stabelecer uma ponte entre a produção do conhecimento e a sociedade. Editar, produzir e fazer circular livros que possam colaborar com a melhoria do ensino no Brasil. Promover a circulação do saber, enfim. Essas têm sido, desde seu início, há 30 anos, as preocupações da Editora Contexto. Alguns milhões de volumes depois, podemos afirmar que nosso projeto está sendo realizado com sucesso. Nossos livros têm colaborado para que os corpos docentes das escolas e universidades possam se atualizar e os alunos, dispor de instrumentos de qualidade, do ensino médio até a pós-graduação. Temos tido sucesso em oferecer livros inovadores, responsáveis e acessíveis a professores e estudantes.


Desenvolvemos, em paralelo, várias linhas de livros destinados a um público não especializado, como a série Povos e Civilizações e as obras de História militar. Este ano, a grande novidade para o público geral é o lançamento de romances históricos pelo nosso novo selo Marco Polo. São textos instigantes, que trazem a ficção para dentro da História. Os dois primeiros lançamentos são Portões de fogo, de Steven Pressfield e O inquisidor, de Catherine Jinks. Não podemos negar nosso orgulho ao apresentar este catálogo comemorativo de 30 anos da Editora. São centenas de livros e mais de mil autores, além de um grupo coeso e responsável de profissionais do livro, gente empenhada em dar o melhor de si. É uma empresa brasileira, preocupada em melhorar o Brasil. Os editores

Para que nosso relacionamento fique mais dinâmico e você possa estar sempre por dentro de nossas novidades, cadastre-se em www.editoracontexto.com.br. Dessa maneira, você (e seus colegas) poderão conhecer, em primeira mão, nossos lançamentos, eventos e promoções.


Sumário

Formação de Professores e Educação

5

História e Ciências Humanas

12

Língua Portuguesa e Linguística

24

Comunicação

37

Geografia

41

Turismo

44

Economia

44

Geral

45

Romance Histórico

46

Onde Encontrar

48


O Brasil no Contexto 1987-2017

O

tempo histórico sofreu uma acelerada nestes últimos 30 anos. No Brasil e no mundo, as mudanças são profundas e estão à vista de todos. A economia e a sociedade eram diferentes, as mulheres e as famílias eram diferentes, a música e o jornalismo eram diferentes, a luta pela cidadania era diferente, diferentes eram até o esporte e a língua falada e escrita. O Brasil melhorou, piorou, ficou na mesma? O que é que almejávamos, o que almejamos agora? Ainda acreditamos no futuro ou nos conformamos com o que somos? O que queríamos, o que conseguimos, o que conquistamos, do que desistimos?

Este livro é um balanço destes últimos 30 anos, a partir de diferentes olhares e de diferentes perspectivas. O que aconteceu com nosso país enquanto a Editora Contexto surgia, lutava para se firmar, ocupava seu terreno passo a passo até se tornar uma referência na vida editorial e cultural do Brasil. Este livro foi escrito exclusivamente por autores da Contexto. São 17 craques que reúnem clareza formal e densidade de conteúdo, profundo conhecimento do assunto e originalidade de abordagem, tratando de temas de seus domínios: da educação à política externa brasileira, do esporte à violência, da língua ao jornalismo, entre diversas outras áreas.


Alfabetização e Letramento Magda Soares

Formação de Professores e Educação

Após sucessivas reimpressões, a Contexto publica uma nova edição, revista e ampliada, deste que é um livro essencial para educadores experientes e em formação. Magda Soares apresenta e discute concepções de alfabetização e letramento e mostra a necessidade de que um problema tão complexo seja enfrentado por um esforço multidisciplinar. Alfabetização: a questão dos métodos

Conversas com um Jovem Professor Leandro Karnal

Nestas conversas o leitor conhecerá experiências em classe: tanto as que deram certo como as que fizeram o autor se arrepender. Professor com vasta experiência e dono de um texto envolvente, Leandro Karnal discute os problemas cotidianos daqueles que lecionam: como dar aula, como corrigir provas, o que é necessário lembrar numa reunião com os pais. Álcool e Drogas na Adolescência Ilana Pinsky e Cesar Pazinatto

Um dos maiores problemas enfrentados por pais e educadores é saber como lidar com a questão do álcool e das drogas na adolescência. Para ajudar nessa tarefa, a psicóloga Ilana Pinsky e o educador Cesar Pazinatto se uniram para responder, de forma clara e direta, às principais dúvidas sobre o tema.

Magda Soares

Quando e de que forma alfabetizar com um ensino de qualidade? Nesta obra imperdível, Magda Soares apresenta uma reflexão profunda sobre esse tema, sobre a persistência de problemas na educação e as controvérsias em torno dos métodos de alfabetização. Linguagem e Escola Magda Soares

Não basta colocar as crianças na escola: é necessário que elas sejam, de fato, incluídas na educação. Nesta obra, a professora Magda Soares – uma das mais importantes estudiosas sobre alfabetização e letramento do nosso país – joga luz sobre as relações entre sociedade, escola e linguagem e nos mostra que uma escola justa e com educação de qualidade para todos é possível.

5


Formação de professores e Educação

Aprendizagem: teoria e prática Nelson Piletti

O professor Nelson Piletti discute o processo de aprendizagem, considerando suas múltiplas peculiaridades, e traz subsídios e sugestões para a criação de condições adequadas para que esse processo se desenvolva com eficiência. Para isso, discute questões comuns em sala de aula, como motivação, liberdade, criatividade, amizade, novas tecnologias e avaliação.

Obra escrita por um professor brasileiro para as necessidades do nosso país, dosando com sabedoria teoria e prática. Conciso, agradável de ler e bem organizado, este livro é um grande parceiro de professores e futuros professores. Manual moderno e completo.

Ensino de Gramática: descrição e uso Silvia Rodrigues Vieira e Silvia Figueiredo Brandão (orgs.)

Como Corrigir Redações na Escola Eliana Donaio Ruiz

Quem já esteve em sala de aula sabe: um dos principais desafios do professor de Língua Portuguesa é conseguir que seus alunos aprendam a escrever bem. Recheada de exemplos, a obra mostra como se dá a prática escolar de correção de textos dos alunos por meio da reescrita e quais seus efeitos no aprendizado da arte de escrever. A Comunicação na Educação Jesús Martín-Barbero

6

Didática Jaime Cordeiro

Estamos passando de uma sociedade com sistema educativo a uma sociedade cuja rede educativa atravessa tudo: o trabalho e o ócio, o escritório e o lar, a saúde e a velhice. Como essa transição ocorre, a acelerada reconfiguração comunicativa dos saberes e das narrativas e o discurso da decadência cultural são abordados nesta obra pelogrande pensador da Comunicação Jesús Martín-Barbero.

Um desafio se impôs quando uma grande massa de brasileiros trouxe às escolas seus falares e suas gramáticas particulares. Ao se expor uma diversidade linguística que, no ambiente escolar e nos livros didáticos, fingia-se não existir, tornou-se urgente uma mudança radical nas práticas descritivas e pedagógicas. E é isso que este livro apresenta.

O Ensino de História e a Criação do Fato Jaime Pinsky (org.)

A obra discute as formas de os historiadores “criarem” o fato histórico, de os livros didáticos reproduzirem essas “verdades” e de muitos professores apresentarem-nas como definitivas. Os autores colocam-se numa postura antipositivista e ressaltam a importância da historicidade e até do subjetivismo como ingredientes da interpretação do passado.


A Geografia na Sala de Aula Ana Fani A. Carlos (org.)

Maria Helena de Moura Neves

A professora Moura Neves mostra a gramática da língua como a responsável pela produção de sentido na linguagem e pelo entrelaçamento discursivo-textual das relações estabelecidas na sociocomunicação. Desse modo, a autora elucida a visão da linguagem confrontada com a realidade da língua e qual o lugar da gramática na escola.

Reunidos nesta obra, nove dos mais destacados geógrafos brasileiros discutem como ensinar Geografia na sala de aula, abordando temas tão variados como cartografia, cidadania, cinema, televisão, metrópole, educação e compromissos sociais. Obra que vale por um curso de capacitação, voltada para professores e estudantes da área. História da Educação

Ensino de Língua Portuguesa Vanda Maria Elias (org.)

Três temas fundamentais no ensino da língua portuguesa – oralidade, escrita e leitura – são apresentados em profundidade neste livro. Para contribuir com o trabalho do professor na sala de aula, pesquisadores de renomadas universidades brasileiras estabelecem uma ponte entre as teorias do texto e as do ensino. O Espaço Geográfico: ensino e representação Rosângela Doin de Almeida e Elza Passini

Como ensinar conceitos relativos à noção de espaço e sua representação aos alunos do ensino fundamental? A proposta das autoras se inicia com a apreensão espacial do próprio corpo da criança e chega à boa leitura e elaboração de mapas por parte dos alunos. Para reforçar a aprendizagem, o livro oferece uma série de atividades que resgatam as vivências espaciais das crianças.

Formação de professores e Educação

Ensino de Língua e Vivência de Linguagem

Claudino Piletti e Nelson Piletti

Os autores sintetizam as contribuições de importantes personagens da história da educação. Por meio de uma abordagem cronológica e panorâmica, apresentam as ideias de pensadores representativos, relacionadas a situações educacionais concretas, contemplando de Confúcio a Paulo Freire, passando por Sócrates, Santo Agostinho, Rousseau e Montessori, além de outros 17 educadores. História na Sala de Aula Leandro Karnal (org.)

A partir das ideias e experiências de 14 profissionais reconhecidos da área, o livro questiona certas práticas de sala de aula e propõe outras, mais eficazes para despertar o interesse dos alunos pela matéria e mais compatíveis com o papel do professor. Em tempos de informação instantânea e alta competitividade profissional, é sempre valioso lembrar a importância das aulas de História.

7


Formação de professores e Educação

Rildo Cosson

Escrito para professores que desejam fazer do letramento literário uma atividade significativa para si e para seus alunos, este livro mostra como reformular, fortalecer e ampliar o estímulo à leitura no ensino básico para além das práticas usuais. O autor propõe a construção de uma comunidade de leitores nas salas de aula e sugere oficinas para o professor adaptar seu trabalho ao letramento literário.

Rildo Cosson

O livro mostra como realizar atividades de letramento que sejam produtivas para a formação do leitor. Faz isso apresentando uma proposta de organização e funcionamento de círculo de leitura, além de relatar experiências diversas que podem ser igualmente aproveitadas para a construção de um programa de leitura na escola. Ler e Escrever: estratégias de produção textual

Ler e Compreender: os sentidos do texto Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias

Este livro apresenta, de forma simples e didática, as principais estratégias que os leitores têm à sua disposição para construir um sentido compatível com a proposta apresentada por seu produtor. Ler e Compreender simplifica, sem banalizar, as concepções da professora Ingedore. Escrito especialmente para professores do ensino fundamental e médio. Escrever e Argumentar Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias

8

Círculos de Leitura e Letramento Literário

Letramento Literário

Argumentar é uma atividade constitutiva das interações humanas, já que estamos sempre nos posicionando, emitindo uma opinião ou assumindo um ponto de vista. Este livro trata da argumentação na produção escrita, apresentando, de forma simples e didática, as principais estratégias argumentativas à disposição dos produtores de textos.

Ingedore Villaça Koch e Vanda Maria Elias

Neste livro, as autoras estabelecem uma ponte entre teorias sobre texto e escrita e práticas de ensino, com o diferencial de estudar a teoria utilizando exemplos práticos extraídos de diversos meios de comunicação. Ler e Escrever complementa e dialoga com Ler e compreender: os sentidos do texto. Modelagem Matemática no Ensino Maria Salett Biembengut e Nelson Hein

A modelagem matemática busca traduzir situações reais para uma linguagem matemática para que, por meio desta, possamos melhor compreendê-las. Neste livro, a modelagem é levada para o dia a dia da sala de aula, em diversas possibilidades de trabalho mostrando como o professor pode fazer para ensinar melhor.


Quadrinhos na Educação

Carla Bassanezi Pinsky (org.)

Waldomiro Vergueiro e Paulo Ramos (orgs.)

Esta obra busca aproximar a realidade das pesquisas dos historiadores e o conteúdo escolar. Apresenta novos temas e releituras atualizadas de “temas clássicos”, com destaque para meio ambiente, relações de gênero e direitos humanos. Fundamental para professores que querem tornar as aulas mais proveitosas. Psicologia da Aprendizagem

A inclusão das histórias em quadrinhos no sistema educacional brasileiro já é um fato. Para explorar adequadamente suas possibilidades, os autores fornecem ferramentas para a compreensão dessa rica linguagem e apresentam caminhos que podem ser trilhados por professores e alunos em sala de aula, a partir das obras em quadrinhos incluídas pelo governo na lista do PNBE. Caminhos Para Aprender a Ler e Escrever

Nelson Piletti e Solange Marques Rossato

Os autores oferecem um panorama das principais contribuições da Psicologia à compreensão do processo de aprendizagem e à busca da eficácia da educação escolar. Destacam, em cada uma das teorias apresentadas, elementos diretamente vinculados ao trabalho escolar que possam servir de apoio efetivo ao educador no cotidiano da sala de aula. Como Restaurar a Paz nas Escolas Antonio Ozório Nunes

Em vez de um espaço em que cultura e valores são transmitidos, a escola tem se transformado em fonte de notícias até para páginas policiais. O autor propõe a recuperação de valores esquecidos e uma cultura de não violência na resolução de conflitos. Sugere aos educadores a utilização de diferentes técnicas de prevenção da violência por meio de atividades aplicáveis no dia a dia da sala de aula.

Formação de professores e Educação

Novos Temas nas Aulas de História

Josette Jolibert e Christine Sraïki

Em pleno século XXI, apenas 25% da população brasileira é considerada plenamente alfabetizada. Este livro oferece uma proposta didática global e coerente para o ensino-aprendizagem da leitura e da escrita, visando a formar crianças ativas e comunicativas, capazes de ler e produzir textos “de verdade”. O Saber Histórico na Sala de Aula Circe Bittencourt (org.)

Uma tarefa complexa envolve o cotidiano dos professores ao se depararem com um público estudantil com dificuldades para estabelecer relações com tempos históricos. Este livro estimula a discussão e a reflexão dos educadores preocupados com a redefinição dos conteúdos e dos métodos do ensino de História.

9


Formação de professores e Educação

Maria Belintane Fermiano e Adriane Santarosa dos Santos

A obra discorre sobre os desafios de ensinar os conteúdos de História do 1º ao 5º ano do ensino fundamental. E oferece uma série de sugestões de atividades para propor aos alunos. Dessa forma, articula teoria e prática a fim de atender aos interesses e necessidades de quem quer ensinar cada vez melhor. A Temática Indígena na Escola

Silvia Parrat-Dayan

Esta obra – produzida por uma das maiores especialistas no assunto no mundo contemporâneo – desvenda as causas e indica remédios para prevenir e curar a indisciplina. Livro concebido e escrito especialmente para o público brasileiro, é leitura essencial para professores, educadores, orientadores, psicólogos, diretores de escola e demais profissionais envolvidos com a educação. Ensino de Português e Linguística

Pedro Paulo Funari e Ana Piñón

Mais do que seres reais, indígenas acabam sendo percebidos, equivocadamente, como figuras romantizadas. Sua imagem real acaba sendo excluída, ou pelo menos esmaecida, na sociedade e na cultura brasileiras. Voltada para professores das escolas não indígenas, esta obra traz informações, análises e reflexões sobre inquietações dos educadores a respeito da temática indígena.

O

10

Como Enfrentar a Indisciplina na Escola

Ensino de História Para o Fundamental 1

professor que quer conhecer e utlizar ferramentas criativas de trabalho na sala de aula tem nesta coleção uma grande aliada. Cada livro foi desenvolvido pensando no professor concreto e com vontade de envolver seus estudantes em aulas criativas.

Ana Carolina Sperança-Criscuolo e Antônio Suárez Abreu (orgs.)

O ensino de língua portuguesa deixou de ter a gramática como único objetivo há algum tempo. Como, porém, aplicar os avanços das pesquisas linguísticas no ensino de português? Neste livro, professores que atuam em diferentes domínios da Linguística se reúnem para dar respostas aos docentes que desejam colocar em prática um trabalho mais significativo com a língua em sala de aula.

Internet

Cinema

Juvenal Zanchetta Jr.

Marcos Napolitano

Literatura Infantil

Jornal

Maria Alice Faria

Maria Alice Faria

Música

Rádio

Martins Ferreira

Marcel Consani

Televisão

Teatro

Marcos Napolitano

Vic Vieira Granero

Artes Visuais

Outras Linguagens

Katia Helena Pereira

Beatriz Marcondes, Gilda Menezes e Thaís Toshimitsu

Histórias em Quadrinhos Angela Rama e Waldomiro Vergueiro (orgs.)


Joy A. Palmer

50 Grandes Educadores Modernos: de Piaget a Paulo Freire Joy A. Palmer

Adolescência e Drogas Ilana Pinsky e Marco Antônio Bessa (orgs.)

Alfabetização Maria Cecília de Oliveira Micotti

Caminhos Para Aprender a Ler e Escrever Josette Jolibert e Christine Sraïki

A Canção das Sete Cores Carlos Rodrigues Brandão

Cartografia Escolar Rosângela Doin de Almeida (org.)

Como Enfrentar a Indisciplina na Escola Silvia Parrat-Dayan

Do Desenho ao Mapa: iniciação cartográfica na escola

O Estudo dos Verbos na Educação Básica Celso Ferrarezi Junior

Explorando o Discurso da Criança Alessandra Del Ré, Luciane de Paula e Marina Célia Mendonça (orgs.)

A Formação do Professor como Agente Letrador Stella Maris Bortoni-Ricardo, Veruska Ribeiro Machado e Salete Flôres Anheira

Geografia no Ensino Básico Shoko Kimura

Leitura e Escrita Maria Cecília de Oliveira Micotti (org.)

Língua e Literatura: ensino e pesquisa Alice Cunha de Freitas e Maria de Fátima F. G. de Castro (orgs.)

Mídia e Educação Maria da Graça Setton

Modelagem Matemática

Rosângela Doin de Almeida

Rodney Carlos Bassanezi

Do Silêncio do Lar ao Silêncio Escolar

Modelagem Matemática na Educação Básica

Eliane dos Santos Cavalleiro

Lourdes Werle de Almeida, Karina Pessôa da Silva

É Possível Facilitar a Leitura

e Rodolfo Eduardo Vertuan

Lúcia Fulgêncio e Yara Liberato

Novos Rumos da Cartografia Escolar

Educação Básica

Rosângela Doin de Almeida (org.)

Maria Lucia Vasconcelos

Para Ler e Fazer o Jornal na Sala de Aula

Educação Geográfica

Maria Alice Faria e Juvenal Zanchetta Jr.

Sonia Castellar

Educar Meninas e Meninos Daniela Auad

Educar na Infância Gizele de Souza (org.)

Ensinar e Aprender Sociologia no Ensino Médio Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi e Benilde Lenzi Motim

Ensino de História Para o Fundamental 1

Formação de professores e Educação

50 Grandes Educadores: de Confúcio a Dewey

Para Onde Vai o Ensino de Geografia? Ariovaldo Umbelino de Oliveira (org.)

Prática e Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado Elza Passini, Romão Passini e Sandra T. Malysz (orgs.)

Professor, Leitura e Escrita Jauranice Rodrigues Cavalcanti

Maria Belintane Fermiano e Adriane Santarosa dos Santos

Psicologia do Desenvolvimento

Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática

Questões de Linguagem

Nelson Piletti, Solange Marques Rossato e Geovanio Rossato

Rodney Carlos Bassanezi

Maria Helena Martins (org.)

Espaço e Tempo na Educação Infantil

Sintaxe para a Educação Básica

Rosângela Doin de Almeida e Paula C. Strina Juliasz

Celso Ferrarezi Junior

11


Fontes Históricas Carla Bassanezi Pinsky (org.)

História e Ciências Humanas História da Cidadania

História dos Estados Unidos

Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky (orgs.)

Aborda o processo histórico que levou a sociedade ocidental a conquistar direitos civis, políticos e sociais, assim como os passos que faltam para integrar os que ainda não são cidadãos plenos. Ao organizar a discussão sobre cidadania, o livro dá conteúdo a um conceito esvaziado pelo uso indevido e propicia uma reflexão sólida e consequente. Obra de referência para todos os cidadãos. Uma Gota de Sangue: história do pensamento racial Demétrio Magnoli

12

Ao abordar os métodos e as técnicas utilizados pelos pesquisadores em seu contato com vestígios e testemunhos do passado humano, este livro, escrito por especialistas experientes, dialoga diretamente com historiadores, no contexto brasileiro. Indicado para quem já coloca e para quem pensa em colocar as “mãos na massa”, em busca das experiências de nossos antepassados.

Há 100 mil anos, seres humanos saíram da África. Seus descendentes, adaptando-se aos diferentes climas, desenvolveram inúmeras tonalidades de cor da pele. Um dia, alguns voltaram e impuseram o poder de suas nações sobre a África, alegando que os que ficaram faziam parte de uma raça distinta. Este livro conta a história da invenção, desinvenção e reinvenção do mito da raça.

Leandro Karnal, Luiz Estevam Fernandes, Marcus Vinícius de Morais e Sean Purdy

Cosmopolitismo e provincianismo, democracia e autoritarismo, rap e jazz. Tudo isso convive nos Estados Unidos – um país fascinante e cheio de contradições. Primeira e única obra feita com olhar brasileiro, passa longe da visão maniqueísta com que o assunto comumente é tratado. Essencial para quem não é indiferente às influências que a terra do Tio Sam exerce sobre nós. História e Cultura Afro-Brasileira Regiane Augusto de Mattos

Esclarecedor e abrangente, este livro mostra que, apesar dos obstáculos impostos pela escravidão no Brasil, os africanos e seus descendentes encontraram meios para se organizar e manifestar suas culturas e, assim, influenciaram profundamente a sociedade brasileira como um todo. Indicado para alunos e professores.


Mary Del Priore (org.)

Percebendo a história das mulheres como algo que envolve também a história das famílias, do trabalho, da mídia, da literatura, da sexualidade, da violência, dos sentimentos e das representações, este livro abarca os mais diferentes espaços e extratos sociais. Derruba mitos, encoraja debates e estimula a reflexão. Sucesso de público e de crítica, esta obra recebeu os prêmios Jabuti e Casa Grande e Senzala. 12 Faces do Preconceito

O Cerco de Leningrado Pierre Vallaud

Por 900 dias os habitantes da cidade de Leningrado – atual São Petersburgo – viveram cercados por tropas nazistas. Um milhão de russos morreram na ocasião. Contudo, esse terrível episódio da Segunda Guerra Mundial é frequentemente deixado em segundo plano em nome de outros embates. Além do ponto de vista humano, o livro aborda a batalha de Leningrado em termos estratégicos e políticos. Stalingrado: 1942

Jaime Pinsky (org.)

A escola é um lugar privilegiado para discutir a questão do preconceito e para iniciar um trabalho com o objetivo de atenuar sua força. Os capítulos que compõem este livro retratam diversas formas de discriminação e fornecem material para que o assunto seja discutido na sala de aula (e fora dela) por professores e alunos. 1964: história do Regime Militar Brasileiro Marcos Napolitano

Passadas mais de cinco décadas do Golpe de 1964 e mais de trinta anos do fim da Ditadura, muito se questiona sobre o período do Regime Militar brasileiro. O historiador Marcos Napolitano desvenda – com base em documentos, arquivos e a memória, fruto da experiência dos protagonistas – questões-chave do período, como política e cultura.

História e Ciências Humanas

BATALHAS RUSSO-GERMÂNICAS

História das Mulheres no Brasil

Alexander Werth

Uma das mais sangrentas e decisivas batalhas da Segunda Guerra Mundial, Stalingrado mostrou a resistência dos soviéticos às investidas da Alemanha nazista. Neste livro clássico, o autor, que foi testemunha ocular, entrevistou oficiais, especialistas militares e teve acesso a documentos originais. A Batalha de Moscou Andrew Nagorski

Em plena Segunda Guerra Mundial, no outono de 1941, dois exércitos gigantescos lutaram ferozmente nas estradas que levavam a Moscou. No campo de batalha, o comando estava nas mãos dos tiranos Adolf Hitler e Joseph Stalin. Com relatos e documentos inéditos, Andrew Nagorski nos apresenta um livro imperdível sobre o sangrento conflito.

13


História e Ciências Humanas

América Latina X Estados Unidos: uma relação turbulenta Joseph S. Tulchin

Estados Unidos e América Latina não têm uma história de relações muito tranquilas e igualitárias. Por outro lado, a narrativa que nos chega dessas relações são frequentemente determinadas mais por tendências políticas do narrador do que por documentação confiável. Neste livro, o historiador Joseph S. Tulchin, grande especialista em América Latina, oferece um trabalho sólido sobre o tema.

Yoani Sánchez

Yoani Sánchez, do Generación Y – um dos blogs mais visitados do mundo, que quase não é lido em seu próprio país, Cuba –, narra a vida cotidiana de quem vive na ilha em textos cheios de vida, humor e certo amargor, mas muita esperança. A autora não deseja que conquistas obtidas nas últimas décadas sejam jogadas fora, mas acha que o regime envelheceu junto com seus dirigentes. Dicionário de Conceitos Históricos

Antropologia Mércio Pereira Gomes

Escrito para estudantes e profissionais das ciências humanas, este livro desvenda a Antropologia – da evolução do Homo sapiens aos mistérios dos rituais e da religião. Com linguagem acessível, o autor analisa a importância da Antropologia para os dias de hoje e para o futuro e mostra que, mais que uma ciência da diversidade cultural, ela é uma forma de dar sentido ético ao homem.

14

De Cuba, Com Carinho

Kalina Vanderlei Silva e Maciel Henrique Silva

Os autores apresentam os principais conceitos históricos que permeiam nosso dia a dia e introduzem, sem se perder em um vocabulário excessivamente técnico, importantes discussões teóricas. Os verbetes estão apresentados em ordem alfabética para facilitar a leitura. Obra indispensável para estudantes, professores e estudiosos das ciências humanas.

O Brasil na Primeira Guerra Mundial

O Futebol Explica o Brasil

Carlos Daróz

Marcos Guterman

Poucos conhecem a participação brasileira no primeiro grande conflito do século passado. A Primeira Guerra Mundial chegou ao Brasil pelo mar, quando navios mercantes brasileiros começaram a ser afundados por submarinos alemães. Diante dos ataques, o Brasil uniu-se ao esforço internacional contra os germânicos. Essa história merece ser contada em todos os seus detalhes.

Quando se estuda futebol no Brasil, não se fala “só” de um jogo, mas da própria história do país. O jornalista e historiador Marcos Guterman narra os acontecimentos do último século no Brasil e mostra como política, economia, sociedade e futebol estão muito mais associados do que imaginamos. O esporte mais popular do mundo, lido corretamente, pode explicar o Brasil.


Uma Sociologia da Vida Cotidiana José de Souza Martins

José de Souza Martins

O PT se apresentava como um partido que lutava nas ruas e nas portas das fábricas, nas igrejas e nas universidades pregando ética e justiça social. No que ele se transformou após mais de uma década de exercício contínuo de poder? José de Souza Martins, um dos mais importantes cientistas sociais brasileiros, enfrenta essa questão com coragem e objetividade.

A sociologia da vida cotidiana desvenda desde simples ocorrências de rua até fenômenos sociais relevantes e decisivos. Compreender o fugaz e o episódico, e também os disfarces e as escamoteações da realidade, ir reiteradamente às suas raízes e determinações para nos compreendermos, tornou-se uma necessidade social, existencial e mesmo política de urgência. Fronteira: a degradação do outro nos confins do humano

Linchamentos: a justiça popular no Brasil José de Souza Martins

Nos últimos 60 anos, mais de um milhão de brasileiros participou de ações de justiçamento de rua. Os linchamentos são um tumultuado empenho da sociedade em “restabelecer”, por conta própria, a ordem onde ela foi rompida. Este livro investiga esses atos de justiçamento popular no Brasil, expondo, por meio de dados colhidos em todo o país, como e por que acontecem.

História e Ciências Humanas

Do PT das Lutas Sociais ao PT do Poder

José de Souza Martins

A fronteira é o espaço próprio do encontro de sociedades e culturas entre si diferentes, como a sociedade indígena e a sociedade dita “civilizada”, mas também as várias e substancialmente diferentes facções da sociedade de brancos e mestiços que somos. É sobre esse lugar, da indefinição e do conflito, que o sociólogo José de Souza Martins trata neste livro. Guerra Irregular Alessandro Visacro

A Escravidão no Brasil Jaime Pinsky

Texto objetivo e ágil, engajado e muito bem documentado, trata das questões centrais da história da escravidão no Brasil, como o tráfico, o cotidiano dos escravos no trabalho e na senzala, a vida sexual, a resistência à opressão. A obra revela o caráter cruel da escravidão e sua influência perversa na formação de nossa sociedade.

Em vez da confrontação militar formal, o mundo vem assistindo a uma série de guerras “irregulares”, como terrorismo, guerrilha, insurreição, movimentos de resistência e conflitos assimétricos em geral. Alessandro Visacro, profundo estudioso do assunto, nos oferece um amplo panorama dos movimentos que alimentam essas guerras: embasamento político, estratégia, táticas e resultados obtidos.

15


História e Ciências Humanas

História da América Através de Textos

História das Relações de Gênero

Jaime Pinsky (org.)

Peter N. Stearns

Trata das Américas desde antes de Colombo até a história recente. A abrangência de conteúdo, o critério na escolha dos temas e a flexibilidade quanto ao aprofundamento de cada um dos assuntos tornam este livro altamente recomendado para o ensino de História da América no ensino médio e na universidade. A História da Humanidade Contada Pelos Vírus

A História do Século XX pelas Descobertas da Medicina

Stefan Cunha Ujvari

O estudo do DNA dos microrganismos revela quando e como as epidemias atuais se iniciaram e de que forma elas condicionaram a existência humana, dizimando populações, estimulando conflitos, infectando combatentes, promovendo êxodos, propiciando miscigenação, fortalecendo ou enfraquecendo povos. Escrito de maneira leve e agradável por um brilhante médico infectologista brasileiro. O Historiador e Suas Fontes Carla Bassanezi Pinsky e Tania Regina de Luca (orgs.)

16

Uma exploração fascinante do que ocorre com as ideias estabelecidas sobre homens e mulheres quando sistemas culturais distintos entram em contato. Com exemplos variados, da pré-história ao século XXI, e abarcando diferentes sociedades, o autor examina os encontros culturais mais significativos e seus efeitos sobre as relações de gênero.

Historiadores experientes expõem um repertório variado de fontes e suas formas de utilização. Mostram também por que certos documentos adquirem maior ou menor relevância ao longo do tempo e em que isso afeta a História e a memória, e como os debates historiográficos, ao sabor das tendências modernas e pós-modernas, alteram o uso das fontes históricas e afetam o ofício do historiador.

Stefan Cunha Ujvari e Tarso Adoni

Vacina, transplante, raios X, antibiótico... essas e muitas outras descobertas fundamentais para a Medicina aconteceram em épocas com poucos recursos tecnológicos, em que pesquisadores lançaram mão de criatividade, coragem e raciocínio lógico para realizá-las. De forma saborosa, o livro faz um paralelo entre esses avanços e os principais acontecimentos do século passado. História Oral: como fazer, como pensar José Carlos Sebe B. Meihy e Fabíola Holanda

O que é história oral? Qual a relação entre história oral e entrevista? Como fazer um projeto de história oral? A história oral brasileira é diferente? Leitura útil e importante para compreender um mundo que caminha entre palavras, discursos, narrativas e esperanças de compreensão. Este livro é uma introdução abrangente e exemplificada.


Demétrio Magnoli (org.)

Michelle Perrot

Minha história das mulheres é a obra mais acessível e instigante da historiadora Michelle Perrot. Mães e feiticeiras, trabalhadoras e artistas, prostitutas e professoras, feministas e donas de casa e muitas outras personagens femininas fazem parte desse relato sensível e atual de uma das pesquisadoras mais conceituadas da história das mulheres. Nazistas entre Nós

Escrito por historiadores, sociólogos, geógrafos e jornalistas brasileiros, este livro dá conta de quinze momentos-chave em que as armas substituíram a política e decidiram o futuro da humanidade, da Guerra do Peloponeso às Guerras do Golfo. Textos elucidativos, cuidadosamente pesquisados e escritos com clareza tornam este livro uma obra de referência na área.

Marcos Guterman

Os nazistas, responsáveis pelo Holocausto durante a Segunda Guerra Mundial, não foram exemplarmente punidos após a derrota alemã. Muitos desses carrascos desfrutaram o resto da vida em liberdade, em vários cantos do planeta. Eram vistos como vizinhos pacatos, cidadãos de bem. E isso só foi possível porque, aos olhos de muita gente, o “passado” deveria ficar no “passado”. Nova História das Mulheres no Brasil Carla Bassanezi Pinsky e Joana Maria Pedro (orgs.)

O século XX é chamado de “o século das mulheres” em razão das transformações aceleradas que propiciou à experiência feminina. Nosso século XXI, embora ainda no início, já anuncia importantes novidades. No Brasil, o protagonismo feminino parece já não assustar tanto. As autoras contam neste livro o que aconteceu com as mulheres, como chegamos até aqui e quais serão os próximos capítulos dessa saga.

História e Ciências Humanas

História das Guerras

Minha História das Mulheres

Pensando Bem... Hélio Schwartsman

Este é um livro necessário, especialmente quando pululam nas redes sociais “sábios” com respostas prontas para todos os problemas, com base em fé ideológica, religiosa ou de qualquer outra espécie. Hélio Schwartsman, filósofo e jornalista, não tem, é claro, todas as respostas, mas formula perguntas com muita perspicácia. Por que Gostamos de História Jaime Pinsky

Nesta obra, Jaime Pinsky mostra como a História é capaz de explicar o aqui e agora. Em assuntos que vão da situação internacional até os buracos na rua de casa, passando por cultura e educação, ele nos delicia com um texto claro, que busca a interlocução com o leitor, mas se recusa a ser banal. Indicado para despertar (ou aumentar) o interesse da disciplina em sala de aula.

17


História e Ciências Humanas

História das Crianças no Brasil

Crime, Polícia e Justiça no Brasil

Mary Del Priore (org.)

Renato Sérgio de Lima, José Luiz Ratton e Rodrigo Ghiringhelli de Azevedo (orgs.)

Resultado de um cruzamento de olhares sobre o tema, reúne historiadores, sociólogos e educadores sensíveis à consciência que vem aflorando sobre a condição das crianças e, sobretudo, atentos ao legado do passado na situação atual. Os autores empenham-se em transformar as crianças em sujeitos históricos – personagens que iluminam a história e constroem o presente. Grécia e Roma

As Primeiras Civilizações

Pedro Paulo Funari

O historiador e arqueólogo Pedro Paulo Funari nos brinda com um painel amplo, instigante e claro dos principais temas das civilizações clássicas, da mitologia grega à escravidão, das formas de pensar as relações homem-mulher às estruturas políticas, das manifestações artísticas aos espetáculos de violência, das primeiras colônias gregas ao surgimento do cristianismo. História da Virgindade Yvonne Knibiehler|

18

Violência e segurança pública são temas que frequentam manchetes de jornais, noticiários de TV e conversas de elevador. A criminalidade está na pauta da sociedade brasileira, muitas vezes em primeiro lugar. Entretanto, até agora não havia um livro que sistematizasse os avanços que os estudos sobre violência alcançaram. Este é o papel pioneiro desta obra.

Em nosso tempo de sexualidade triunfante, a virgindade parece ter perdido, no Ocidente, todo o significado e valor. Nesta obra, a historiadora francesa Yvonne Knibiehler mostra, dentro de uma perspectiva histórica, que não é bem assim, uma vez que a virgindade ainda é moeda de troca em muitos grupos sociais e religiosos.

Jaime Pinsky

O livro narra o processo civilizatório que conduz nossos ancestrais à conquista da fala, da agricultura, da escrita, à criação das cidades e dos impérios, à criação da civilização. O fascínio da obra decorre também da sua forma: o passado não é visto como algo encerrado, mas algo presente em cada um de nós, herdeiros do patrimônio cultural daqueles que nos antecederam. Estados Unidos: a formação da nação Leandro Karnal

Obra essencial para compreender a trajetória da maior potência econômica, política e cultural dos nossos dias. Em um texto criterioso e original, o livro analisa desde o período pré-colonial, a colonização europeia, os peregrinos, os puritanos, os índios e os negros, até as derradeiras brigas com a metrópole, Inglaterra, que resultaram na independência.


A Segunda Guerra Mundial Philippe Masson

Lawrence Sondhaus

Neste livro, o mais abrangente e atual já escrito sobre a Primeira Guerra Mundial, o historiador Lawrence Sondhaus faz um relato minucioso das forças envolvidas, da explosão do conflito e das várias frentes em todo o planeta. É uma obra de referência, escrita com brilho e precisão, mas de maneira leve e agradável. O Século de Sangue: 1914-2014

Esse conflito foi absoluto, não somente pela extensão dos massacres, pelo emprego de meios de destruição em massa ou pelo desencadeamento das paixões, mas também por seu desfecho: a capitulação total dos vencidos. Além de apresentar uma completa cronologia das batalhas e acordos, o autor faz uma análise aprofundada do conflito, destacando suas características estratégicas, geopolíticas, logísticas, econômicas e humanas. A Porta dos Leões

Emmanuel Hecht e Pierre Servent (orgs.)

Os últimos cem anos favoreceram muitos avanços civilizatórios, mas também propiciaram enorme avanço na capacidade dos homens se autodestruírem. Este livro narra vinte dos conflitos mais sangrentos a que o mundo assistiu de 1914 até 2014, como Primeira Guerra Mundial e a Guerra do Afeganistão. História da Beleza no Brasil Denise Bernuzzi de Sant’Anna

Desde o garbo e a elegância nos primeiros anos da República até a atual banalização das cirurgias plásticas, História da Beleza no Brasil trata das transformações ligadas aos padrões estéticos e aos cuidados com o corpo, mas também do martírio causado pela feiura e da tumultuada luta para driblar o envelhecimento, a solidão e o fracasso.

História e Ciências Humanas

A Primeira Guerra Mundial: história completa

Steven Pressfield

A Guerra dos Seis Dias foi uma das mais impressionantes vitórias militares da História. Imerso em centenas de horas de entrevistas com veteranos da guerra, Steven Pressfield conta a história do embate, ocorrido de 5 a 10 de junho de 1967, de modo inédito: pelas vozes de homens e mulheres que lutaram pela sobrevivência de sua nação e pelos sonhos de seus ancestrais. A História Refigurada Keith Jenkins

Keith Jenkins faz uma reavaliação da História que considera convencional, apresentando novas formas de pensá-la. Para ele, o passado e as questões sobre a natureza da História permanecem abertos a novas abordagens. Obra instigante, voltada para estudantes e professores refletirem sobre o fazer histórico.

19


História e Ciências Humanas

20

COLEÇÃO

POVOS & CIVILIZAÇÕES

A

coleção Povos e Civilizações apresenta ao público brasileiro a personalidade e a diversidade de povos, nacionalidades ou etnias, com suas culturas, hábitos, costumes e até estereótipos particulares. Cada autor conhece de perto seu tema e traduz com graça e elegância o espírito do povo retratado. As obras são enriquecidas por muitas imagens.


L

ivros bem escritos, curtos e abrangentes que focam em períodos chave da história do Brasil e do mundo. É essa a contribuição da coleção História na Universidade. Os autores, professores experientes, dão uma visão de conjunto sobre o período da História de sua especialidade. Por seu caráter didático, as obras são adotadas em cursos de graduação em todo o país.

100 Textos de História Antiga

Almirante Nelson

Jaime Pinsky (org.)

Armando Vidigal

50 Grandes Estrategistas das Relações Internacionais

Amores Proibidos na História do Brasil

Martin Griffiths

Antropologia Hiperdialética

50 Grandes Filósofos

Mércio Pereira Gomes

Diané Collinson

Arqueologia

50 Grandes Pensadores da História

Pedro Paulo Funari

Marnie Hughes-Warrington

50 Grandes Sociólogos Contemporâneos

Augusto & Lea: um caso de (des)amor em tempos modernos

John Scott (org.)

José Carlos Sebe B. Meihy

50 Sociólogos Fundamentais

O Brasil de 1945 ao Golpe Militar

John Scott

José Ênio Casalecchi

Alexandre Vannucchi Leme

O Brasil no Contexto: 1987-2007

Aldo Vannucchi

Jaime Pinsky (org.)

História e Ciências Humanas

Coleção

HISTÓRIA NA UNIVERSIDADE

Maurício Oliveira

21


História e Ciências Humanas

O Brasil que os Europeus Encontraram

Grandes Nomes da História Intelectual

Laima Mesgravis e Carla Bassanezi Pinsky

Marcos Antônio Lopes (org.)

O Brasil tem Futuro?

A Guerra Civil Espanhola

Jaime Pinsky

Brasileiras: Guerreiras da Paz Clara Charf (org.)

Brasileiro(a) é Assim Mesmo Jaime Pinsky e Luiza Nagib Eluf

O Cativeiro da Terra

A Guerra É Nossa Alfredo da Mota Menezes

Da Guerra Fria à Nova Ordem Mundial Ricardo de Moura Faria e Mônica Liz Miranda (orgs.)

José de Souza Martins

Guerra Nas Sombras

Cidadania e Educação

André Luís Woloszyn

Jaime Pinsky

Guia Prático de História Oral

Cleópatra

José Carlos Sebe B. Meihy e Suzana L. Salgado Ribeiro

Arlete Salvador

Cultura Brasileira: utopia e massificação (1950-1980) Marcos Napolitano

De Gaulle

Os Hermanos e Nós Ariel Palacios e Guga Chacra

Hernán Cortez Marcus Vinícius de Morais

Ricardo Corrêa Coelho

História Contemporânea Através de Textos

O Despertar da República

Adhemar Martins Marques, Ricardo de Moura Faria e Flávio Costa Berutti

Ana Luiza Martins

Diáspora Negra no Brasil

História da Imprensa no Brasil

Linda M. Heywood (org.)

Ana Luiza Martins e Tania Regina de Luca (orgs.)

Dicionário de Datas da História do Brasil

História da Paz

Circe Bittencourt (org.)

Demétrio Magnoli (org.)

Direitos Humanos no Brasil

História da Sexualidade

Marco Mondaini

Doenças e Curas: o Brasil nos primeiros séculos Cristina Gurgel

Dom Helder Camara

Peter N. Stearns

História da Televisão no Brasil Ana Paula Goulart Ribeiro, Igor Sacramento e Marco Roxo

História do Amor no Brasil

Nelson Piletti e Walter Praxedes

Mary Del Priore

Eles Formaram o Brasil

História do Café

Fábio Pestana Ramos e Marcus Vinícius de Morais

Ana Luiza Martins

Faces do Fanatismo

História do Tempo Presente

Jaime Pinsky e Carla Bassanezi Pinsky (orgs.)

Feudalismo ao Capitalismo Theo Santiago

Garibaldi

22

Josep M. Buades

Adhemar Martins Marques e Ricardo de Moura Faria

História dos Mercenários Walter Bruyère-Ostells

Maurício Oliveira

História Moderna Através de Textos

Goodbye, Brazil: emigrantes brasileiros no mundo

História Oral e Memória

Maxine L. Margolis

Adhemar Martins Marques e Ricardo de Moura Faria

Antonio Torres Montenegro


Pandemias: a humanidade em risco

Estevão C. de Rezende Martins (org.)

Stefan Cunha Ujvari

A História Repensada

Patton

Keith Jenkins

João Fábio Bertonha

História, Metodologia, Memória

A Política do Brasil

Antonio Torres Montenegro

José de Souza Martins

Histórias de uma Ciência Regional

Por Mares Nunca Dantes Navegados

Fabiano Ardigó (org.)

Fábio Pestana Ramos

Historiografia Brasileira em Perspectiva

Práticas de Cidadania

Marcos Cezar de Freitas (org.)

Hungria 1956 Ladislao Szabo (org.)

Indústria e Trabalho na História do Brasil Tania Regina de Luca

Os Índios e o Brasil Mércio Pereira Gomes

A Infância Peter N. Stearns

Itália

Jaime Pinsky (org.)

Pré-História do Brasil Pedro Paulo Funari e Francisco Silva Noelli

Prostituição à Brasileira José Carlos Sebe B. Meihy

Raça Pura Pietra Diwan

As Religiões que o Mundo Esqueceu Pedro Paulo Funari (org.)

João Fábio Bertonha

Revolução Francesa e Iluminismo

Lawrence da Arábia

Jorge Grespan

Alessandro Visacro

Rommel

Memória e Identidade

Cyro Rezende Filho

Joël Candau

O Roubo da História

Meninos de Rua

Jack Goody

Maria Filomena Gregori, Cátia Aida Silva e Ruth Cardoso

Segurança Pública e Violência

Os Monoteístas, Vol. I: os povos de Deus

Renato Sérgio de Lima e Liana de Paula (orgs.)

F. E. Peters

Os Monoteístas, Vol. II: as palavras e a vontade de Deus F. E. Peters

Mulheres dos Anos Dourados Carla Bassanezi Pinsky

O Mundo: um guia para principiantes Göran Therborn

O Mundo Globalizado

História e Ciências Humanas

A História Pensada

Sexo e Poder Göran Therborn

A Sociabilidade do Homem Simples José de Souza Martins

A Sociologia como Aventura José de Souza Martins

Sociologia da Fotografia e da Imagem José de Souza Martins

Alexandre de Freitas Barbosa

Sociologia: um olhar crítico

No Tempo das Especiarias

Silvia Maria de Araújo, Maria Aparecida Bridi

Fábio Pestana Ramos

e Benilde Lenzi Motim

Operacão Brasil

Teoria Cultural de A a Z

Durval Lourenço Pereira

Andrew Edgar e Peter Sedgwick

Palmares

Titanic: a história completa

Flávio dos Santos Gomes

Philippe Masson

23


Nova Gramática do Português Brasileiro Ataliba T. de Castilho

Língua Portuguesa e Linguística Argumentação José Luiz Fiorin

Este livro discute as bases da argumentação, além de expor as principais organizações discursivas utilizadas na persuasão, isto é, os principais tipos de argumentos. Para isso, José Luiz Fiorin expõe com clareza o tema fazendo uso de muitos exemplos garimpados em textos literários e na mídia impressa.

Diferente de todas as outras, esta é a gramática da língua falada no Brasil. O linguista Ataliba Castilho focalizou o que se esconde por trás das classificações, identificando os processos criativos do português brasileiro. Ultrapassa-se, assim, a barreira da descrição, encaminhando o olhar para o que ocorre também na linguagem mental, pré-verbal. A Língua de Eulália: novela sociolinguística Marcos Bagno

O linguista Marcos Bagno argumenta que falar diferente não é falar errado: aquilo que é considerado “erro de português” pela norma culta tem explicação científica. Para explicar isso, escreveu esta novela, que flui em diálogos deliciosamente informativos e trata a sociolinguística com seriedade, mas sem sisudez.

Guia de Escrita Steven Pinker

24

Neste livro divertido e instrutivo, o neurocientista Steven Pinker repensa o manual de uso da língua. Em vez de lamentar a decadência do idioma, listar seus motivos de irritação preferidos ou reciclar regras que povoaram os manuais de cem anos atrás, ele traz ideias da Linguística e das Ciências Cognitivas como auxílio no desafio de se construir uma prosa clara, coerente e elegante. 

Manual de Linguística Mário Eduardo Martelotta (org.)

Este livro apresenta princípios e conceitos básicos de várias correntes da Linguística moderna, concilia informações de caráter tradicional, dialoga com outros manuais e aponta tendências. Além disso, estimula o leitor a navegar nos rumos do funcionamento da linguagem através de uma abordagem instigante.


Ingedore Villaça Koch e Luiz Carlos Travaglia

Expõe a constituição dos sentidos nos textos e seus fatores: os elementos linguísticos, o conhecimento do mundo, as inferências e a situação. Apoiado em exemplos bem escolhidos, traduz em miúdos a complexa propriedade da coerência textual, sendo de grande auxílio para professores de Português, vestibulandos e universitários dos cursos de Letras e Comunicação.

Ingedore Villaça Koch

Nesta obra, Ingedore G. Villaça Koch estuda as atividades discursivas e suas marcas na materialidade linguística. Aborda também questões gerais relativas à produção do sentido comuns às modalidades escrita e falada e ainda detém-se no estudo da construção dos sentidos no texto falado, em um livro recomendado para professores e estudantes da área. A Inter-Ação Pela Linguagem

A Coesão Textual Ingedore Villaça Koch

Este livro identifica os mecanismos constitutivos do texto e examina as classes de palavras e de sentenças, os conectivos, os processos de ordenação e de retomada do tema, os tempos verbais, entre outros fenômenos. Os exemplos e comentários ajudam o leitor a observar elementos da linguagem, habitualmente apresentados dentro dos limites das sentenças, de um novo ângulo. Introdução à Linguística Textual Ingedore Villaça Koch

A Linguística Textual é a ciência que toma o texto como objeto de estudo. Ingedore Koch apresenta a trajetória da disciplina desde sua origem, assinalando as mudanças pelas quais passou. O livro traz ainda um levantamento dos principais temas pesquisados na área, como referenciação, gêneros do discurso e intertextualidade.

Língua Portuguesa e Linguística

O Texto e a Construção dos Sentidos

A Coerência Textual

Ingedore Villaça Koch

Ao tomar como objeto de estudo sequências textuais ou textos inteiros, este livro descreve e explica a capacidade do ser humano de interagir socialmente por meio de uma língua, das mais diversas formas e com os mais diferentes resultados, assim como as estratégias postas em ação nos “jogos de linguagem”. Dicionário de Análise do Discurso Patrick Charaudeau e Dominique Maingueneau

Os autores, duas das maiores autoridades mundiais no assunto, fazem um mapeamento completo dos principais conceitos da Análise do Discurso. A edição brasileira – fruto de uma criteriosa tradução, confiada a um seleto grupo de estudiosos do tema no Brasil – é uma obra de referência pioneira, única no gênero.

25


Língua Portuguesa e Linguística

Gramática do Português Culto Falado no Brasil Ataliba T. de Castilho (coord.)

A

Gramática do Português Culto Falado no Brasil é o resultado de pesquisas realizadas por alguns dos mais importantes linguistas do nosso país. Com esta coleção, nossa língua ganha uma gramática descritiva de referência, que engloba todos os níveis da língua, estudados a partir de dados coletados em situações reais de uso da variante culta do português falado no Brasil.  Vol. I • A Construção do Texto Falado Vol. II • A Construção da Sentença Vol. III • Palavras de Classes Abertas Vol. IV • Palavras de Classe Fechada Vol. V • A Construção das Orações Complexas Vol. VI • A Construção Morfológica da Palavra Vol. VII • A Construção Fonológica da Palavra

Introdução à Linguística II: princípios de análise

Introdução à Linguistica I: objetos teóricos José Luiz Fiorin (org.)

José Luiz Fiorin (org.)

Traz um repertório vastíssimo que vai da explicação de como se processa a comunicação humana, do que é Linguística e até seus cinco principais objetos teóricos. Concebida por algumas das personalidades mais importantes da Linguística no Brasil contemporâneo, com textos já testados em sala de aula, é uma obra ampla sem ser superficial. As Astúcias da Enunciação José Luiz Fiorin

26

Clélia Spinardi Jubran (org.) Mary A. Kato e Milton do Nascimento (orgs.) Rodolfo Ilari (org.) Rodolfo Ilari (org.) Maria Helena de Moura Neves (org.) Angela Rodrigues e Ieda Maria Alves (orgs.) Maria Bernadete M. Abaurre (org.)

A enunciação é a instância que permite a passagem da língua para o discurso. Ela engloba as categorias de pessoa, de tempo e de espaço. Nesta obra, o professor José Luiz Fiorin descreve e analisa com profundidade como o português organiza essas três categorias, como elas são manifestadas no discurso e quais os efeitos de sentido que nele engendram.

Dando sequência aos estudos presentes em Introdução à Linguística I, expõe com clareza os princípios de análise dos fenômenos da linguagem.  O livro mostra também que a ciência não é a verdade, mas é uma explicação provisória da realidade. Cada capítulo é acompanhado por exercícios, para que o próprio leitor se aventure pelos caminhos da análise linguística. Introdução ao Pensamento de Bakhtin José Luiz Fiorin

José Luiz Fiorin esmiúça os conceitos mais fundamentais e difundidos de Bakhtin para ajudar o leitor a compreender seu projeto teórico. O livro elucida as noções de dialogismo, de gêneros do discurso, trata do conceito de poesia e prosa, da carnavalização, do romance. Apresenta, ainda, exemplos de análises e uma bibliografia comentada.


Elementos de Análise do Discurso

José Luiz Fiorin (org.)

José Luiz Fiorin

Com um texto agradável, esta obra torna acessíveis questões complexas da ciência da linguagem. Trata das funções e das características da linguagem humana e discorre sobre os cinco grandes objetos teóricos criados pela Linguística dos séculos XIX e XX: a língua, a competência, a variação, a mudança e o uso. Saussure: a invenção da linguística José Luiz Fiorin, Valdir do Nascimento Flores e Leci Borges Barbisan (orgs.)

Este livro fornece um panorama da pesquisa saussuriana atual no contexto da Linguística brasileira. Os autores reveem temas e conceitos estabelecidos por Saussure, englobando da fala à língua, da diacronia à sincronia, do significante ao significado, além de contemplar outros diversos pontos fundamentais debatidos pelo mestre genebrino. Novos Caminhos da Linguística José Luiz Fiorin (org.)

José Luiz Fiorin reuniu um grupo de especialistas para dar conta dos avanços que a Linguística alcançou e para avaliar as novas tendências desenvolvidas por ela. O livro aborda fonologia, morfologia, sintaxe, estudo do português popular, sociolinguística, linguística histórica, semiótica, linguagem na interação face a face, linguística computacional, origem e evolução da linguagem.

As teorias atuais que tratam do discurso e do texto ora enfatizam sua relação com o universo discursivo, ora acentuam os mecanismos internos de constituição do sentido. Este livro filia-se à segunda dessas correntes. O autor não se esquece de que o texto é um objeto histórico, mas faz um recorte metodológico, mostrando os mecanismos internos de construção do texto e constituição do sentido.

Língua Portuguesa e Linguística

Linguística? Que é isso?

Figuras de Retórica José Luiz Fiorin

Em todo processo de comunicação visamos a demonstrar, a provar, a deleitar, a agradar, a emocionar, a comover: em suma, queremos persuadir. Este livro, numa perspectiva nova nos estudos de retórica, estuda as figuras como operações enunciativas com vistas a intensificar ou atenuar o sentido e para realizar a persuasão. Bakhtin: conceitos-chave Beth Brait (org.)

Como conceitos e termos antes aplicados à literatura hoje são válidos para os veículos de comunicação de massa? Neste livro, pesquisadores renomados explicam termos essenciais à compreensão da arquitetura bakhtiniana diante da linguagem e da vida. Conceitos como ato, polifonia e ideologia são analisados e interpretados de forma pontual.

27


Língua Portuguesa e Linguística

Como Escrever para o Enem

Discurso e Contexto

Arlete Salvador

Teun A. van Dijk

Produzir uma redação correta não basta. É preciso escrever de forma adequada, apresentar bem os argumentos e caprichar na coerência. Neste livro, Arlete Salvador mostra que por trás do complicado nome “dissertação argumentativa” – exigida no Enem – há um caminho possível de se percorrer pelos alunos para alcançar a sonhada redação nota 1.000. A Conquista da Opinião Pública

Discurso e (Des)igualdade Social

Patrick Charaudeau

Neste livro, o leitor destrinchará os mecanismos envolvidos na elaboração dos discursos que visam conquistar a opinião pública. Da constituição dessa opinião à construção do discurso e da figura dos políticos, do papel da mídia ao das pesquisas de opinião, Patrick Charaudeau detalha a estrutura dessa máquina tão presente, e ao mesmo tempo velada, em nosso cotidiano.

28

A noção de contexto é de importância crucial para explicar como o discurso se insere na sociedade. Entretanto, o contexto é, frequentemente, tratado como pano de fundo social ao discurso e muito pouco ou nada analisado em termos teóricos. Este livro, dando sequência a um trabalho de anos realizado pelo autor, apresenta precisamente uma teoria desse tipo.

Glaucia Proença Lara e Rita Pacheco Limberti (orgs.)

A voz do dominado é, frequentemente, abafada e silenciada. Além de ser o perdedor, sua manifestação muitas vezes não repercute. O eco da sua voz permanece, porém, nos vãos, nas fissuras do sistema, esperando a oportunidade de ser ouvida. E é isso que esta obra faz. Um time de especialistas brasileiros e estrangeiros apresenta um olhar especial para os segregados.

Dicionário de Semiótica

Discurso e Poder

A. J. Greimas e J. Courtés

Teun A. van Dijk

Obrigatório. Atual. O Dicionário de Semiótica, de Greimas e Courtés, desperta adjetivos como esses por parte dos mais importantes especialistas em semiótica e linguística de todo o mundo. Este clássico, traduzido com esmero, chega ao Brasil em edição bem cuidada e com prefácio de José Luiz Fiorin. Indispensável para todos os interessados nas ciências da linguagem.

Este livro analisa as formas de abuso de poder – manipulação, doutrinação e desinformação – que resultam em desigualdade e injustiça sociais. Utilizando como instrumento a Análise de Discurso Crítica, o autor desenvolve ferramentas de análise e as aplica em notícias jornalísticas, livros didáticos e discursos


Fonética e Fonologia do Português

Fábio André Coelho e Roza Palomanes (orgs.)

Thaïs Cristófaro Silva

Neste livro, os autores – todos professores – oferecem respostas a vários questionamentos que os docentes apresentam no exercício de atividades voltadas à escrita. Conciliam, assim, reflexões teóricas com propostas práticas para a produção textual, especialmente ao ensino fundamental.  Destina-se a professores e futuros professores da língua materna e estudantes de Letras. Guia do Trabalho Científico Celso Ferrarezi Junior

Este livro traz instruções claras sobre a melhor maneira de elaborar e apresentar um texto acadêmico, com exemplos retirados de trabalhos reais, aprovados em renomadas instituições brasileiras. Um poderoso aliado de quem precisa elaborar um trabalho científico, desde a conclusão de curso até o doutorado.

E

scritos por especialistas de todo o país e voltados principalmente para estudantes de graduação, os volumes que compõem a coleção “Para Conhecer a Linguística” são introduções atualizadas e bem cuidadas, redigidas em linguagem clara e acessível, acompanhadas de exercícios práticos. 

Professores que ministram cursos de Fonética e Fonologia utilizam esta obra como um guia teórico e prático de caráter introdutório. Além de expor objetivamente aspectos teóricos da Fonética e Fonologia, a obra permite ao estudante exercitar os conhecimentos adquiridos contando com o auxílio de arquivos de áudio.

Língua Portuguesa e Linguística

Ensino de Produção Textual

Linguagem Escrita e Alfabetização Carlos Alberto Faraco

O autor descreve, em linguagem não técnica, as características do sistema gráfico do português – faz uma apresentação panorâmica desse sistema para que o alfabetizador possa organizar com autonomia suas atividades didático-pedagógicas de sistematização desse saber, interpretar as dificuldades ortográficas de seus alunos e conduzir adequadamente sua superação.

Morfologia Alessandro Boechat de Medeiros e Maria Cristina Figueiredo Silva

Aquisição da Linguagem Elaine Grolla e Maria Cristina Figueiredo Silva

Fonética e Fonologia do Português Brasileiro Izabel Christine Seara, Vanessa Gonzaga Nunes e Cristiane Lazzarotto-Volcão

Sociolinguística Izete Lehmkuhl Coelho, Edair Maria Görski, Christiane Maria N. de Souza e Guilherme Henrique May

29


Língua Portuguesa e Linguística

Introdução à Semântica

Manual de Sociolinguística

Rodolfo Ilari

Stella Maris Bortoni-Ricardo

Apresenta uma bem humorada explanação, com exercícios que incrementam o conhecimento das principais operações sintáticas do português brasileiro. O autor se vale de sua ampla experiência para iniciar a discussão sobre a Semântica nos meios educacionais brasileiros. A obra traz, ainda, inúmeras possibilidades de trabalho com os recursos linguísticos disponíveis. Introdução à Sociolinguística

Novo Manual de Sintaxe

Maria Cecilia Mollica e Maria Luiza Braga (orgs.)

Carlos Mioto, Maria Cristina Figueiredo Silva e Ruth Lopes

Aborda as diferentes dimensões da Sociolinguística quantitativa. Contribui para o conhecimento da estrutura e o funcionamento do português do Brasil e as relações entre língua e sociedade, enfatizando o impacto dessa análise para os problemas do ensino da língua. Conta com bibliografia abrangente, exercícios e sugestões de pesquisa. Literatura e Outras Linguagens Beth Brait

30

Há uma única forma de falar “certo”? Costumamos achar que “o outro” fala errado, com sotaque, esquisito. Existe uma área do saber que estuda essas variações da língua com rigor científico: a Sociolinguística. Stella Maris Bortoni-Ricardo, uma das grandes sociolinguistas do país, apresenta este guia introdutório sobre essa ciência, abrangendo todas as suas vertentes.

Línguas e literaturas formam uma parceria inquestionável, atestada pela cumplicidade firmada entre criadores, criações e estudos da linguagem. Este livro mostra a relação íntima entre língua e literatura. Para isso, a autora analisa textos de alguns dos mais importantes escritores brasileiros. A obra conta ainda com relatos inéditos.

Este livro é um guia completo para o ensino de Sintaxe de visão formalista: o leitor conta com a apresentação em detalhes da estrutura de uma sentença, sua estrutura em árvore, explicações sobre as mais variadas teorias, sugestões de leitura e exercícios que ajudam na compreensão e fixação dos conceitos expostos. Pequena Gramática do Português Brasileiro Ataliba T. de Castilho e Vanda Maria Elias

Ao contrário das gramáticas tradicionais, que apresentam a língua como um espaço em que tudo é previsível, esta fornece um método de ensino pioneiro que parte do conhecimento prévio do aluno. O português vai muito além de nomes e definições engessadas. Uma língua só existe a partir de seu uso e esta gramática foi pensada e estruturada com base nessa premissa.


Rodolfo Ilari e Renato Basso

O português do Brasil é falado por mais de 200 milhões de pessoas, mas muita gente afirma que ele não existe, ou, pior ainda, não deveria existir. Os autores oferecem, neste livro, um estudo da língua que nós falamos e que, aos poucos, vai conquistando seus direitos. Para ler, estudar e discutir na sala de aula e fora dela.

Dad Squarisi e Célia Curto

No vestibular ou no concurso, só passa quem apresenta texto conciso e objetivo. E há mais um detalhe: o tempo é curto e a concorrência é grande. Um bom texto não cai do céu. Requer técnica e esforço. Este livro apresenta os passos a serem seguidos em 35 lições com exercícios respondidos e comentados. O resultado compensa.

1001 Dicas de Português

Texto ou Discurso? Beth Brait e Maria Cecília Souza-e-Silva (orgs.)

Dad Squarisi e Paulo José Cunha

De fácil consulta, este livro é um valioso aliado na hora da dúvida de português. É perfeito para quem precisa de respostas rápidas para “brancos” ou “pegadinhas” que nossa língua nos prega. Não enrola o leitor, vai direto ao ponto, sem teoria desnecessária; são respostas claras, diretas e divertidas.

Língua Portuguesa e Linguística

Redação Para Concursos e Vestibulares

O Português da Gente

Como entender os termos texto e discurso nas reflexões exigidas pela pesquisa em diferentes domínios? Neste livro, os autores discutem a distinção texto/discurso, assim como sua interdependência com língua, léxico, leitura, enunciado, enunciação, interação, registro oral e escrito, produção de conhecimento e tradução, sempre trazendo exemplos, análises e comentários.

Coleção de Linguística UMA INTRODUÇÃO

A

coleção de Linguística “Uma introdução” oferece aos estudantes uma série de handbooks de Linguística escritos por pesquisadores consagrados com o que há de mais moderno e abrangente na área, de maneira a permitir qualificar melhor o pessoal iniciante e avançado. Cada obra aborda diferentes facetas e possibilidades de estudo na área focalizada.

Fonologia, Fonologias Demerval Da Hora e Carmen Lúcia Matzenauer (orgs.)

Psicolinguística, Psicolinguísticas Marcus Maia (org.)

Sociolinguística, Sociolinguísticas Maria Cecilia Mollica e Celso Ferrarezi Junior (orgs.)

Semântica, Semânticas Celso Ferrarezi Junior e Renato Basso (orgs.)

Sintaxe, Sintaxes Gabriel de Ávila Othero e Eduardo Kenedy (orgs.)

31


Língua Portuguesa e Linguística

Vanda Elias, Maria Aparecida Pauliukonis e Sueli Cristina Marquesi (orgs.)

Este livro mostra as contribuições que a Linguística Textual tem para o ensino. Para isso, aborda plano de texto e sequências textuais, emoção na escrita, sentido de língua e de discurso, tipos de texto, processos referenciais e coerência, intertextualidade, suas formas e funções, tópico discursivo, coesão e coerência, multimodalidade e gêneros digitais.

Mário Eduardo Viaro

Há enigmas que envolvem a origem e o funcionamento das línguas, e não é raro presenciarmos discussões revisitadas que perpassam milênios. Esta obra explica as etapas de uma investigação responsável e mostra como a busca pela origem de palavras e expressões exige um estudo sério de linguagem. Referência para especialistas, estudantes e curiosos.

A Personagem

Língua e Sociedade Partidas

Beth Brait

Dante Lucchesi

Esses seres criados pelos homens e chamados de personagens não param de se multiplicar, movimentando o jogo artísticoliterário que entrelaça criador, criatura e todos aqueles que se envolvem com eles. Esta obra analisa a concepção de personagem, sondando a sua variação no decorrer de um percurso literário que engloba, ao mesmo tempo, a diversidade da produção e a tradição crítica. A Linguística no Século XXI Aniela Improta França, Lílian Ferrari e Marcus Maia

32

Etimologia

Linguística Textual e Ensino

Neste livro, os autores aboradam os conceitos mais relevantes da Linguística para os estudos contemporâneos sobre a linguagem. Com um viés interdisciplinar, a obra ressalta os pontos consensuais entre as abordagens teóricas disponíveis e também corajosamente aponta, de forma clara e didática, as divergências entre elas.

O linguista Dante Lucchesi articula a constituição do português brasileiro ao processo econômico-social de formação da nação brasileira. Mostra, assim, como se consolidou a polarização entre língua e sociedade no Brasil. Defende que os estudos sociolinguísticos são imprescindíveis e devem ser aprofundados, mas que não podem ficar restritos aos pesquisadores. Linguagem e Direito Rosalice Pinto, Ana Lúcia Tinoco Cabral e Maria das Graças Soares Rodrigues (orgs.)

Por meio de uma abordagem pragmática, discursiva, textual, enunciativa e linguística, os autores analisam a relação entre Direito e linguagem em quatro perspectivas: a linguagem no e para o Direito, a linguagem em interações no contexto jurídico, a linguagem em documentos jurídicos e a linguagem no ensino da prática jurídica.


Margarida Petter (org.)

Arlete Salvador

É inegável a influência de línguas africanas na constituição do português brasileiro. Mais do que isso, é inegável sua influência na constituição da nação brasileira. Os autores oferecem neste livro uma visão introdutória, concisa e atualizada do universo linguístico africano, sem simplificar sua complexidade e dando a importância devida a essas línguas.

No mundo corporativo, mensagens bem escritas facilitam negócios, orientam decisões, reduzem custos, constroem a imagem de eficiência e eliminam mal-entendidos. Este livro ensina que redigir vai além do aprendizado da gramática e do conhecimento tecnológico, dando dicas preciosas da comunicação virtual ao relatório.

Análise e Produção de Textos Leonor Werneck Santos, Rosa Cuba Riche e Claudia Souza Teixeira

Ensinar os estudantes a dominar as três práticas de linguagem – leitura, produção textual e análise linguística – é uma das missões mais importantes do professor de ensino fundamental. A obra surge como uma preciosa aliada nessa tarefa. Os capítulos trazem atividades que partem do conhecimento de mundo dos alunos, passam pela análise detalhada dos diferentes aspectos dos textos até chegar à escrita. Manual de Semântica Márcia Cançado

Este livro conduz o leitor iniciante aos temas centrais da Semântica e às ideias de alguns dos mais importantes autores da área. Utilizando-se de linguagem clara, a autora trata dos principais conceitos teóricos e traz exemplos do português brasileiro acessíveis aos falantes da língua. Obra especialmente concebida para auxiliar o professor e os estudantes na prática em sala de aula.

Língua Portuguesa e Linguística

Escrever Bem no Trabalho

Introdução à Linguística Africana

Discurso das Mídias Patrick Charaudeau

Charaudeau destrincha a complexa máquina midiática e questiona as práticas do “mostrar a qualquer preço”, do “tornar visível o invisível” e do “selecionar o que é o mais surpreendente” que proporcionam uma imagem fragmentada do espaço público. Traça, por fim, um paralelo entre a responsabilidade das mídias e a do cidadão. Morfologia Construcional Carlos Alexandre Gonçalves

Como novas palavras que surgem no dia a dia se ajustam aos modelos de construção que o falante domina, mas não sabe que domina? Como elementos morfológicos podem mudar de estatuto ao longo do tempo e assumir novos usos e significados? Com linguagem clara, acessível e com muitos exemplos, a obra responde a essas questões a partir da Morfologia Construcional.

33


Língua Portuguesa e Linguística

A (Des)Ordem do Discurso

Dicionário de Linguagem e Linguística

Nilton Milanez e Nádea Regina Gaspar (orgs.)

R. L. Trask (org.)

África no Brasil

Dicionário de Linguística da Enunciação

José Luiz Fiorin e Margarida Petter (orgs.)

Maria José Bocorny Finatto, Valdir do Nascimento Flores, Marlene Teixeira e Leci Borges Barbisan (orgs.)

Análise de Discurso Crítica Viviane de Melo Resende e Viviane Ramalho

Discurso Literário Dominique Maingueneau

Análise do Texto Visual Antonio Vicente Pietroforte

Discurso Político Patrick Charaudeau

Aquisição da Linguagem Alessandra Del Ré (org.)

Em Busca do Sentido: estudos discursivos José Luiz Fiorin

Atuais Tendências em Formação de Palavras Carlos Alexandre Gonçalves

Bakhtin: outros conceitos-chave Beth Brait (org.)

Ensino de Português e Sociolinguística Marco Antonio Martins, Silvia Rodrigues Vieira e Maria Alice Tavares (orgs.)

Enunciação e Discurso Leci Borges Barbisan e Maria da Glória di Fanti (orgs.)

Bakhtin: dialogismo e polifonia Beth Brait (org.)

Enunciação e Gramática

Bakhtin e o Círculo

Valdir do Nascimento Flores, Silvana Silva, Sônia Lichtenberg e Thaís Weigert

Beth Brait (org.)

Escrever com Criatividade Cognição, Discurso e Interação

Luciano Martins

Teun A. van Dijk

O Estilo nos Textos Como Escrever na Internet

Norma Discini

Dad Squarisi

Ethos Discursivo A Comunicação nos Textos

Ana Raquel Motta e Luciana Salgado (orgs.)

Norma Discini

Expressão do Tempo em Português Contradições no Ensino de Português

Rodolfo Ilari

Rosa Virgínia Mattos e Silva

Fala, Letramento e Inclusão Social Convite à Linguística

Maria Cecilia Mollica

Claudine Normand

A Força das Palavras Corpo e Estilo

Ana Lúcia Tinoco Cabral

Norma Discini

34

Curso Básico de Linguística Gerativa

Formação e Classe de Palavras no Português do Brasil

Eduardo Kenedy

Margarida Basilio

Dicionário de Fonética e Fonologia

Fórmulas Discursivas

Thaïs Cristófaro Silva

Ana Raquel Motta e Luciana Salgado (orgs.)


Legados de Michel Pêcheux

Hudinilson Urbano

Carlos Piovezani e Vanice Sargentini (orgs.)

Funcionalismo Linguístico Vol. I: novas tendências teóricas

Leitura do Texto Literário

Edson Rosa de Souza (org.)

Funcionalismo Linguístico Vol. II: análise e descrição

Ernani Terra

A Leitura dos Quadrinhos Paulo Ramos

Edson Rosa de Souza (org.)

Leitura e Persuasão

Fundamentos Sintáticos do Português Brasileiro

A Língua Falada no Ensino de Português

Célia Moraes de Castilho

Gramática na Escola Maria Helena de Moura Neves

Guia Prático da Nova Ortografia Maurício Silva e Elenice Alves da Costa

Humor, Língua e Discurso Sírio Possenti

Imagens de Si no Discurso Ruth Amossy (org.)

Iniciação aos Estudos Morfológicos Carlos Alexandre Gonçalves

Introdução à Biolinguística Maria Carlota Rosa

Introdução à Linguística Cognitiva Lilian Ferrari

Introdução à Linguística da Enunciação Valdir do Nascimento Flores e Marlene Teixeira

Língua Portuguesa e Linguística

A Frase na Boca do Povo

Luiz Antonio Ferreira

Ataliba T. de Castilho

A Linguagem da Criança Alessandra Del Ré, Luciane de Paula e Marina Célia Mendonça (orgs.)

Linguagem da Propaganda Antônio Sandmann

Linguagem e Discurso Patrick Charaudeau

Linguagem e Enunciação Sarah de Vogüé, Jean-Jacques Franckel e Denis Paillard

Linguagem e Política Vol. 1: princípios teórico-discursivos Oriana N. Fulaneti e Alexandre Marcelo Bueno (orgs.)

Linguagem e Política Vol. 2: estratégias, valores, interações e paixões Oriana N. Fulaneti e Alexandre Marcelo Bueno (orgs.)

Linguagem para Formação em Letras, Educação e Fonoaudiologia Maria Cecilia Mollica (org.)

Introdução à Morfologia

Escrita e Alfabetização

Maria Carlota Rosa

Carlos Alberto Faraco

Introdução à Terminologia

Linguística Aplicada

Maria da Graça Krieger e Maria José Bocorny Finatto

Regina Celi Pereira e Pilar Roca (orgs.)

Introdução ao Estudo do Léxico

Linguística da Internet

Rodolfo Ilari

Tania G. Shepherd e Tânia G. Saliés (orgs.)

O Jornal na Sala de Aula

Linguística, Ecologia e Ecolinguística

Maria Alice Faria

Hildo Honório do Couto

35


Língua Portuguesa e Linguística

Mapeamento Sociolinguístico do Português Brasileiro

Referenciação e Discurso

Marco Antonio Martins e Jussara Abraçado (orgs.)

Ingedore Villaça Koch, Edwiges Maria Morato e Anna Christina Bentes

O Método Formal nos Estudos Literários

Repensando o Círculo de Bakhtin

Pável Nikoláevitch Medviédev

Craig Brandist

Modelos de Análise Linguística

A Revolução Bakhtiniana

Beatriz Daruj Gil, Elis de Almeida Cardoso e Valéria Gil Condé (orgs.)

Augusto Ponzio

O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa Maurício Silva

Ortografia da Língua Portuguesa Maurício Silva (org.)

Português Arcaico Rosa Virgínia Mattos e Silva

O Português e o Tupi no Brasil Volker Noll e Wolf Dietrich (orgs.)

Português na Prática Vol. 1 Rosana Morais Weg e Virgínia Antunes de Jesus

Português na Prática Vol. 2 Rosana Morais Weg e Virgínia Antunes de Jesus

O Português Popular Escrito Edith Pimentel Pinto

Práticas de Ensino do Português Roza Palomanes e Angela Marina Bravin (orgs.)

Preconceito e Intolerância na Linguagem Marli Quadros Leite

Pronúncia do Inglês Thaïs Cristófaro Silva

Semiótica do Discurso Jacques Fontanille

Semiótica Visual Antonio Vicente Pietroforte

Semiótica: objetos e práticas Ivã Carlos Lopes e Nilton Hernandes (orgs.)

Sentido e Significação Maria José Foltran (org.)

Os Sentidos do Texto Mônica Magalhães Cavalcante

Teoria X-Barra Gabriel de Ávila Othero

A Tessitura da Escrita Iara Bemquerer Costa e Maria José Foltran

Texto e Gramática Maria Helena de Moura Neves

O Texto Publicitário na Sala de Aula Nelly Carvalho

Texto, Discurso e Ensino Elisa Guimarães

Tradição Gramatical e Gramática Tradicional Rosa Virgínia Mattos e Silva

Que Gramática Estudar na Escola? Maria Helena de Moura Neves

Traduzir Com Autonomia Fábio Alves, Célia Magalhães e Adriana Pagano

Racismo e Discurso na América Latina Teun A. van Dijk (org.)

As Tramas do Texto Ingedore Villaça Koch

Referenciação

36

Alena Ciulla, Bernadete Biasi Rodrigues e Mônica Magalhães Cavalcante

Verbo e Práticas Discursivas Maria Valíria Vargas


Comunicar para Liderar Leny Kyrillos e Mílton Jung

Comunicação

Neste livro revelador, dois craques na área explicam a importância da boa comunicação e mostram os segredos para ser um bom líder. Além das questões verbais, os autores destacam aspectos como o olhar, a postura, o humor, a roupa e, claro, a fala. Afinal, dar o recado corretamente não é questão apenas de conteúdo, mas também de forma.

A Arte de Escrever Bem

Falar em Público e Convencer

Dad Squarisi e Arlete Salvador

Escrever é fundamental. Afinal, quem, nos dias de hoje, não precisa mandar mensagens, fazer vestibular ou produzir uma matéria? Este livro é o mais claro e bem humorado que qualquer um que precise escrever bem pode obter. Donas de texto impecável, agradável e atual, Dad Squarisi e Arlete Salvador mostram como é possível redigir de modo adequado e elegante. A Arte de Fazer um Jornal Diário Ricardo Noblat

Este livro é uma tribuna na qual Ricardo Noblat faz uma defesa empenhada do jornalismo responsável e realmente informativo. A leitura deste livro é tão indispensável quanto a dos cadernos de política ou de atualidades, e tão prazerosa quanto a da seção de quadrinhos dos jornais. Preciso, leve e bem-humorado, é uma verdadeira aula para jornalistas e aspirantes.

Izidoro Blikstein

O professor Izidoro Blikstein ensina nste livro como vencer o medo de falar em público e fazer uma apresentação convincente expondo as técnicas baseadas nos “cinco pontos de honra” da comunicação: planejamento, estratégia de persuasão, expressão verbal, corporal e visual, estilo claro e domínio dos ouvintes e cenário. Técnicas de Comunicação Escrita Izidoro Blikstein

Em linguagem leve, com exemplos didáticos, o autor mostra que redigir um bom texto, qualquer que seja, não é nenhum bicho de sete cabeças. Mas é preciso atenção e esforço, pois escrever bem significa comunicar-se com eficiência – uma boa comunicação é essencial para o progresso no mundo corporativo. 

37


Comunicação

Dad Squarisi e Arlete Salvador

Diogo Schelp e André Liohn

Enquanto a maior parte de nós quer fugir dos conflitos e ficar longe de qualquer guerra, há profissionais que vivem de cobrir esses embates. Neste livro, o jornalista Diogo Schelp conta por que a atuação dos correspondentes de guerra é mais arriscada hoje em dia. O fotógrafo André Liohn relata sua experiência em zonas de conflito e a ilustra com fotos de sua autoria. Dicionário de Comunicação

Este livro mostra como estudantes e profissionais que usam a escrita no dia a dia podem melhorar seu texto, tornando-o conciso, objetivo, claro e... sedutor. O livro aponta os defeitos mais comuns – em relatórios, documentos, reportagens, dissertações, teses e petições – e indica como escapar das ciladas da língua portuguesa. Jornalismo Digital

Adilson Citelli, Christa Berger, Maria Aparecida Baccega, Maria Immacolata, Vassalo de Lopes e Vera Veiga França (orgs.)

Pollyana Ferrari

Ao levantar questões e referências fundamentais, este dicionário torna-se uma ferramenta útil para pensar a comunicação hoje. Abrangente, crítico, histórico e atento à estrutura conceitual organizativa da área, apresenta 65 verbetes que incluem as repercussões brasileiras, discutindo de que forma essas referências estão presentes nos estudos comunicacionais realizados no país. Partido da Terra Alceu Luís Castilho

38

Escrever Melhor

Correspondente de Guerra

O jornalista Alceu Luís Castilho passou três anos pesquisando quase 13 mil declarações de bens de políticos eleitos entregues ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O resultado é um mapeamento preciso dos políticos donos da terra no Brasil, recheado de histórias surpreendentes de quem são, quanto têm e como agem esses proprietários ávidos pelo poder.

A internet surgiu como um novo campo de trabalho para jornalistas e continua oferecendo vastas possibilidades para os profissionais da comunicação – afinal, milhões de pessoas ao redor do mundo navegam à procura daquilo que o bom jornalismo é capaz de oferecer: informação. Este livro é uma valiosa ferramenta de aprimoramento para profissionais e iniciantes. Jornalismo Esportivo Paulo Vinicius Coelho

Considerada por muitos uma editoria pouco importante, o que atrai excelentes profissionais para a área esportiva? Este livro responde a essa e outras questões, enfatizando a necessidade de uma atuação mais profissional, baseada nos princípios consagrados do bom jornalismo – esforço, independência, imparcialidade e criatividade.


Fábio Zanini

Felipe Pena

O experiente jornalista Fábio Zanini nos conta o resultado do projeto de poder da era Lula no exterior. Depois de uma década de euforia, as rachaduras se tornam evidentes. O financiamento público a obras de infraestrutura no exterior passou a ser investigado por integrar um esquema de tráfico de influência e pagamento de propina. E o Brasil ainda ficou com fama de imperialista.

Esta obra aborda conceitos e teorias do jornalismo e mostra como desenvolver o pensamento crítico associado à prática e ao conhecimento das técnicas de produção. Trata, ainda, de tendências e alternativas, do Conselho Federal de Jornalismo e da ética profissional nos veículos de comunicação de massa. Comunicação Corporativa

Notícias em Disputa Flávia Biroli e Luis Felipe Miguel

Os meios de comunicação de massa revolucionaram nossa forma de estar no mundo. Como prática social, o jornalismo se constituiu em torno de um conjunto de valores que sustentam sua pretensão de expor o mundo “tal qual ele é”. Este livro aborda os meios de comunicação e seu impacto social; em particular, seu impacto sobre as formas do conflito político no Brasil contemporâneo.

Maristela Mafei e Valdete Cecato

A comunicação corporativa é um mercado que oferece grandes oportunidades de desenvolvimento profissional a quem está disposto a encarar desafios e a aprender todos os dias. Neste livro, as autoras destrincham o assunto, começando pela definição do tema e chegando até a mensuração dos resultados, em onze capítulos que incluem exemplos e dicas práticas.

Jornalismo e Publicidade no Rádio

Correspondente Internacional

Roseann Kennedy e Amadeu Nogueira de Paula

Carlos Eduardo Lins da Silva

Quais as oportunidades que o rádio oferece a jornalistas e publicitários? Como atuar nesse meio de comunicação? O que é preciso conhecer? São essas perguntas que a jornalista Roseann Kennedy e o publicitário Amadeu Nogueira de Paula respondem ao longo desta obra. Imperdível para quem quer (ou precisa) conhecer os bastidores do rádio.

Comunicação

Teoria do Jornalismo

Euforia e Fracasso do Brasil Grande

Para explicar em que consiste ser correspondente internacional, Carlos Eduardo Lins da Silva (que já foi um deles) escreve um livro delicioso. Pelo texto atraente, pelos casos revelados, esta é uma obra essencial para estudantes e profissionais que sonham se aventurar em terras estrangeiras, mas também uma leitura empolgante para todos os que apreciam um bom texto.

39


Comunicação

Roseli Figaro (org.)

De forma direta, simples e com exemplos, esta obra expõe as bases e os fundamentos da Análise do Discurso, oferecendo referenciais úteis à produção e à recepção de enunciados verbais e visuais. Os temas e os autores reunidos neste livro esclarecem questões pertinentes e urgentes para a formação de profissionais de nível superior em Comunicação e nas humanidades.

Daniel Piza

Praticar o jornalismo cultural é muito mais do que emitir opiniões sobre filmes, livros, peças de teatro e novelas. É um exercício constante de aprimoramento e busca pela informação. Este livro descreve a fascinante trajetória do jornalismo cultural e dá orientações preciosas a quem se dispuser a produzi-lo.

A Arte de Entrevistar Bem

Jornalismo Literário

Thaís Oyama

Felipe Pena

Assessoria de Imprensa Maristela Mafei

Direto de Paris Milton Blay

Ética no Jornalismo

Jornalismo Político Franklin Martins

Jornalismo Popular Márcia Franz Amaral

Rogério Christofoletti

Livro-Reportagem

Hipertexto, Hipermídia

Eduardo Belo

Pollyana Ferrari (org.)

Manual do Foca

A Imprensa e o Dever da Liberdade

Thaïs de Mendonça Jorge

Eugênio Bucci

Os Jornais Podem Desaparecer? Philip Meyer

Manual do Frila Maurício Oliveira

Jornalismo Científico

Manual do Jornalismo Esportivo

Fabíola de Oliveira

Patrícia Rangel e Heródoto Barbeiro

Jornalismo de Rádio

A Mídia e Seus Truques

Milton Jung

Nilton Hernandes

Jornalismo de Revista Marília Scalzo

Jornalismo de TV Luciana Bistane e Luciane Bacellar

Jornalismo Econômico Suely Caldas

40

Jornalismo Cultural

Comunicação e Análise do Discurso

Perfis & Entrevistas Daniel Piza

Reportagem na TV Alexandre Carvalho, Fábio Diamante, Thiago Bruniera e Sérgio Utsch

Jornalismo Internacional

Os Segredos das Redações

João Batista Natali

Leandro Fortes


A Condição Espacial Ana Fani A. Carlos

Geografia

Neste livro, a autora, uma das maiores especialistas em Geografia Urbana do país, aborda de que forma as relações sociais – que constroem o mundo concretamente – se realizam como modos de apropriação do espaço para a reprodução da vida em todas as suas dimensões, em direção à compreensão das contradições que a produção do espaço encerra. A Cidade como Negócio

Crise Urbana Ana Fani A. Carlos (org.)

O espaço é um dos principais objetos de estudo da Geografia, bem como um produto de uma representação social e histórica. Este livro aborda a produção do espaço e o papel da Geografia – em um diálogo necessário com outras disciplinas – na compreensão do mundo moderno diante dos problemas de uma época na qual o espaço vem assumindo um protagonismo inédito. A Produção do Espaço Urbano Ana Fani A. Carlos, Maria Encarnação Beltrão Sposito e Marcelo Lopes de Souza (orgs.)

A produção do espaço constitui um elemento central do mundo contemporâneo, tanto do ponto de vista econômico quanto do ângulo da (re)produção da vida, que se realiza em espaços-tempos delimitados. Buscando esclarecer como se dá esse fenômeno, este livro oferece onze olhares sobre o tema, a partir de recortes analíticos e perspectivas teórico-conceituais diversas.

Ana Fani A. Carlos, Danilo Volochko e Isabel Pinto Alvarez (orgs.)

A urbanização e a produção do espaço urbano são entendidas, na maioria das vezes, como simples resultantes do desenvolvimento econômico nas cidades. Nesta obra, o espaço é entendido não mais apenas como matéria-prima e meio de produção, mas como mercadoria que se valoriza segundo dinâmicas propriamente urbanas/espaciais e financeiras. Justiça Espacial e o Direito à Cidade Ana Fani A. Carlos, Glória Anunciação Alves e Rafael Faleiros de Pádua (orgs.)

Os autores desta obra mostram que é possível pensar que a privação do urbano está no fundamento das lutas pelo espaço, na cidade questionando a lógica do crescimento como reprodução de relações sociais dominadas. O livro mostra que, no Brasil, o direito à cidade vem acompanhado da preocupação com a construção de políticas públicas.

41


Geografia

Mapas da Geografia e Cartografia Temática Marcello Martinelli

Neste livro inovador, o autor considera o mapa não apenas uma ilustração, mas um meio capaz de revelar o conteúdo da informação. A obra é destinada a estudantes, pesquisadores e profissionais que elejam o mapa temático como meio de registro, pesquisa e comunicação dos resultados obtidos em seus estudos.

O que faz de nosso planeta uma terra humana? Quais os riscos que corremos ao torná-lo inabitável? Paul Claval, um dos maiores geógrafos da atualidade, traz neste livro uma discussão fundamental sobre e para a Geografia. Leitura essencial para quem quer entender como se construiu a Terra dos homens e em quais condições teremos que viver para preservá-la. O Espaço Público na Cidade Contemporânea

Novas Geopolíticas José William Vesentini

Comenta as novas geopolíticas que surgiram a partir do final dos anos 1980 e explica como se dará a disputa pela hegemonia mundial no século XXI. As transformações ocasionadas pela Terceira Revolução Industrial, a globalização capitalista e uma multipolaridade complexa também são exploradas pelo autor. Para Onde Vai o Pensamento Geográfico Ruy Moreira

42

Terra dos Homens Paul Claval

Para onde caminha a Geografia e o ofício de geógrafo? O autor levanta e analisa os problemas que cercam a Geografia moderna, traz à tona a crítica dos conceitos de natureza, homem e economia na Geografia e explica por que o mundo caminha de forma acelerada para o encontro da Biologia molecular com a Bioengenharia.

Angelo Serpa

O autor analisa o espaço público como arena de ação política. Desafio para a Geografia, assim como para outras áreas, o uso do espaço público é tema de debates acalorados em todas as metrópoles e cidades médias. Este livro é uma importante contribuição para geógrafos, planejadores urbanos, arquitetos e todos os cidadãos usuários dos espaços públicos. População e Geografia Amélia Luisa Damiani

A fome e a miséria de parte substancial da população humana fazem renascer, de forma clara ou disfarçada, de tempos em tempos, o espectro de teorias malthusianas. Trabalhando com ideias como superpopulação absoluta (de Malthus) e superpopulação relativa (de Marx), a obra retoma e recupera a questão populacional no interior da chamada Geografia clássica.


Lugar e Mídia

Carlos Walter Porto Gonçalves

Angelo Serpa

Capitalismo e Urbanização

Migrantes

Maria Encarnação Beltrão Sposito

A Cidade Ana Fani A. Carlos

Cidade Contemporânea

Dora Martins e Sônia Vanalli

Moradia nas Cidades Brasileiras Arlete Moysés Rodrigues

Pedro de Almeida Vasconcelos, Roberto Lobato Corrêa e Silvana Maria Pintaudi (orgs.)

Movimento Camponês Rebelde

Clima Urbano Francisco Mendonça e Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (orgs.)

A Natureza Contraditória do Espaço Geográfico

Os (Des)Caminhos do Meio Ambiente

Lenyra Rique da Silva

Carlos Walter Porto Gonçalves

O Discurso do Avesso Ruy Moreira

O Ecologismo dos Pobres Joan Martínez Alier

O Estado e as Políticas Territoriais no Brasil Wanderley Messias da Costa

Geografia e Práxis Ruy Moreira

Carlos Alberto Feliciano

Novos Caminhos da Geografia Ana Fani A. Carlos (org.)

A Ordem Ambiental Internacional Wagner Costa Ribeiro

O Pensamento Geográfico Brasileiro Vol. 1: as matrizes clássicas originárias Ruy Moreira

Geografia em Perspectiva

O Pensamento Geográfico Brasileiro Vol. 2: as matrizes da renovação

Ariovaldo Umbelino de Oliveira e Nídia Nacib Pontuschka

Ruy Moreira

Geografia Física: ciência humana? Francisco Mendonça

O Pensamento Geográfico Brasileiro Vol. 3: as matrizes brasileiras

Geografia e Meio Ambiente

Ruy Moreira

Francisco Mendonça

Geografias das Metrópoles Ana Fani A. Carlos e Ariovaldo Umbelino de Oliveira (orgs.)

Geografias de São Paulo 1 Ana Fani A. Carlos e Ariovaldo Umbelino de Oliveira (orgs.)

Pensar e Ser em Geografia Ruy Moreira

Os Riscos: o homem como agressor e vítima do meio ambiente Yvette Veyret (org.)

Geografias de São Paulo 2

Sociedade e Espaço Geográfico no Brasil

Ana Fani A. Carlos e Ariovaldo Umbelino de Oliveira (orgs.)

Ruy Moreira

Geomorfologia: ambiente e planejamento Jurandyr Luciano Sanches Ross

Globalização e Espaço Geográfico

Geografia

Amazônia, Amazônias

Territórios Alternativos Rogério Haesbaert

Urbanização e Mundialização

Eustáquio de Sene

Ana Fani A. Carlos e Carles Carreras (orgs.)

Guia Ecológico Doméstico

A Vida nas Cidades

Maurício Waldman

Eliseu Savério Spósito

43


A Alma do Lugar Eduardo Yázigi

Cerimonial e Protocolo Ana Lukower

Civilização Urbana Eduardo Yázigi

Criatividade em Eventos Francisco Paulo de Melo Neto

Desenvolvimento em Turismo Douglas G. Pearce e Richard W. Butler

Turismo

Turismo de Natureza Bob McKerher

Turismo e Civilização Luiz Gonzaga Godoi Trigo

Turismo e Comunicação Jacques A. Wainberg

Turismo e Patrimônio Cultural Jaime Pinsky e Pedro Paulo Funari (orgs.)

Turismo: uma introdução Ray Youell

Aprender Economia Paul Singer

Desnacionalização Antônio Corrêa de Lacerda (org.)

Economia Política da Urbanização Paul Singer

Globalização e Desemprego Paul Singer

Economia

História Econômica Geral Cyro Rezende Filho

O Que é Economia Paul Singer

O Que Fazer Depois da Crise João Paulo de Almeida Magalhães

Para Entender o Mundo Financeiro Paul Singer

Uma Outra Economia é Possível

44

Gabriela Cavalcanti Cunha e Regina Yoneko Dakuzaku (orgs.)


Os 11 Maiores Camisas 10 do Futebol Brasileiro Marcelo Barreto

Os 11 Maiores Centroavantes do Futebol Brasileiro Milton Leite

Os 11 Maiores Goleiros do Futebol Brasileiro Luís Augusto Símon

Os 11 Maiores Laterais do Futebol Brasileiro Paulo Guilherme

Geral

Os 11 Maiores Técnicos do Futebol Brasileiro Maurício Noriega

Os 11 Maiores Volantes do Futebol Brasileiro Sidney Garambone

50 Grandes Estrategistas de Administração Adail Sobral e Morgen Witzel

Biodiversidade Brasileira Cultura e Elegância Jaime Pinsky (org.)

O leitor vai encontrar grandes dicas sobre livros de ficção e não ficção, música, filmes, peças de teatro e obras de arte fundamentais, pequenos e grandes destinos que precisamos visitar e museus imperdíveis para desfrutar. É um passo na direção do processo civilizatório, tal como concebido por Norbert Elias, que o livro pretende provocar em seus leitores. Um Caminho para o Brasil Raymundo Magliano Filho

Este livro mostra a fundamental importância das organizações para o progresso do país. Para isso, o autor mostra como uma sociedade civil fortalecida é peça indispensável para pensarmos e propormos um modelo atento às condições que marcam nossa história: uma resposta, enfim, à crise de representatividade.

Thomas Lewinsohn e Paulo Inácio Prado

O Fenômemo Humano Agassiz Almeida

Guia da(o) Dona(o) de Casa Moderna(o) Adriana Teixeira

Introdução ao Cálculo e Aplicações Rodney Carlos Bassanezi

A Invenção das Raças Guido Barbujani|

Magistratura e Ética José Renato Nalini (org.)

Os Melhores Filmes Novos Luciano Ramos

As Melhores Seleções Brasileiras de Todos os Tempos Milton Leite

As Melhores Seleções Estrangeiras de Todos os Tempos Mauro Beting

Oswaldo Brandão Maurício Noriega

Rivellino Maurício Noriega

Simplesmente Zico Priscila Ulbrich

O Stress Está Dentro De Você Marilda Novaes Lipp (org.)

45


Romance Histórico

Todos sabem que somos experts em História. Unimos uma área na qual somos fera a um novo universo nas publicações da casa: os romances históricos. Marco Polo, o novo selo da Editora Contexto, nasce para trazer grandes publicações com qualidade ímpar. A escolha dos lançamentos é feita cuidadosamente com foco em momentos históricos marcantes e que influenciaram, de alguma forma, o mundo contemporâneo. Narrativas agradáveis e envolventes levarão os leitores a uma incrível viagem no tempo. 

Portões de Fogo Steven Pressfield

O rei Xerxes comanda 2 milhões de homens do império persa para invadir e escravizar a Grécia. Em uma ação desesperada, uma pequena tropa de 300 espartanos segue para o desfiladeiro das Termópilas para impedir o avanço inimigo. Eles conseguiram conter, durante sete dias, dois milhões de homens, até que, com suas armas estraçalhadas, arruinadas na matança, lutaram “com mãos vazias e dentes” até finalmente serem mortos. A narrativa envolvente de Steven Pressfield recria a épica batalha de Termópilas, unindo com habilidade História e ficção.

Inquisidor Catherine Jinks

46

O inquisidor Padre Bernard, responsável pela investigação do assassinato de seu superior, Frade Augustin Duese, cujo corpo foi encontrado esquartejado na cidade de Lazet em 1318, acaba se tornando o principal suspeito do crime. Seu envolvimento com uma mulher misteriosa e sua bela filha o fez vítima de perseguição em uma época em que erros não eram perdoados, mas sim pagos com a própria vida em cruéis autos de fé.   Envolvendo assassinato, luxúria e traição na França do século XIV, este romance histórico é comparado à obra O Nome da Rosa.


Atendimento Além deste catálogo, você pode conhecer mais sobre as publicações em nosso site. Lá é possível consultar, de forma rápida e dinâmica, parte do conteúdo de nossas obras, sempre com preço acessível, promoções exclusivas e facilidades no pagamento. Para simplificar o acesso aos professores, além de um desconto especial para você e seus alunos, disponibilizamos nossos livros na íntegra na Biblioteca Virtual.* Basta entrar em contato conosco para que possamos conceder o acesso.

Nossos contatos Telefone: (11) 3832-5838 E-mail: contato@editoracontexto.com.br Siga-nos

facebook.com/contextoeditora

*Acesso por tempo limitado.

twitter.com/editoracontexto

instagram.com/editoracontexto

youtube.com/editoracontexto


Rua Dr. José Elias, 520 • Alto da Lapa São Paulo/SP • Cep 05083-030 Tel (11) 3832-5838 www.editoracontexto.com.br Atendimento ao professor: divulga@editoracontexto.com.br

Onde Encontrar BAHIA Livraria e Distribuidora Multicampi Rua Machado de Assis, 16, cj. C Salvador, BA Telefone: (71) 3277-8613 Cep: 40285-280

PARÁ

DISTRITO FEDERAL Distribuidora Arco-Iris Quadra 509, W2 Sul, Bloco A, lj.54 – Asa Sul Brasília, DF Telefone: (61) 3244-0940 Cep: 70360-510

PARANÁ

ESPÍRITO SANTO SBS – UFES Av. Fernando Ferrari, 514, lj. 03/04 Vitória, ES Telefone: (27) 3026-7999 Cep: 29075-910

Distribuidora Curitiba Av. Marechal Floriano Peixoto, 1762 Curitiba, PR Telefone: (41) 3330-5000 CEP: 80230-110

GOIÁS Cia Goiânia Distribuidora R. 70, 382, Qd 125, Lote 40, Lj. A-01 Setor Central - Goiânia, GO Telefone: (62) 3212-2988 Cep: 74055-120

Odisseia Distribuidora de Livros Av. Lobo Júnior, 898, sala 201 Rio de Janeiro, RJ Telefone: (21) 2290-0873 Cep: 21020-124

MATO GROSSO Parati Distribuidora Av. Tenente Coronel Duarte, 504-B Centro - Cuiabá - MT Telefone: (65) 3624-5229 Cep: 78005-500

Livraria Cooperativa Cultural Universitária Centro de Convivência, sala 8 Campus Universitário Natal, RN Telefone: (84) 3211-9385 Cep: 59078-900

MINAS GERAIS Boa Viagem Distribuidora Av. Mem de Sá, 962 Belo Horizonte, MG Telefone: (31) 3194-5000 Cep: 30260-270

RIO GRANDE DO SUL

Fox Vídeo Travessa Dr. Moraes, 584 Belém, PA Telefone: (91) 4008-0007 Cep: 66035-125 A Página Distribuidora Rod. BR, 116, 14056 Curitiba, PR Telefone: (041) 3213-5600 Cep: 81690-200

RIO DE JANEIRO

RIO GRANDE DO NORTE

A Página Distribuidora Av. Brasil, 351 Porto Alegre, RS Telefone: (51) 3019-5700 Cep: 90230-061

SANTA CATARINA Livros e Livros Centro de Eventos Campus Univ. s/nr., Lj 04 Florianópolis, SC Telefone: (48) 3024-4262 Cep: 88040-970 SÃO PAULO Bookpartners Rua Vitor Angelo Fortunato, 439 A Jandira, SP Telefone: (11) 4772-0100 Cep: 06612-800 Catavento Distribuidora Rua Conselheiro Ramalho, 928 São Paulo, SP Telefone: (11) 3289-0811 Cep: 01325-000 Inovação Distribuidora de Livros Rua Conselheiro Ramalho, 719 São Paulo, SP Telefone: (11) 3262-1380 Cep: 01325-001 SuperPedido Av. Dr. Antonio João Abdalla, 260 Bloco 400 - Área D - Sala H Cajamar, SP Telefone: (11) 3505-9788 Cep: 07750-020 SERGIPE Livraria Escariz Shop. Jardins Av. Min. Geraldo Barreto Sobral, 215, lj. 81 Aracaju, SE Telefone: (79) 3217-3175 Cep: 49026-010 TOCANTINS Gep Livraria Av. LO-01, Quadra 104 Sul, Lote 04, sala B Palmas, TO Telefone: (63) 3216-9500 Cep: 77020-020


Formação de Professores e Educação História e Ciências Humanas Língua Portuguesa e Linguística Comunicação Geografia Turismo Economia Geral Romance Histórico

www.editoracontexto.com.br divulga@editoracontexto.com.br (11) 3832 5838


Cátalogo Contexto 2017