Graciliano N° 13

Page 41

OBÁ Segundo a mitologia, Xangô teve três mulheres: Obá, Oxum e Iansã. Obá não era tão charmosa quanto Oxum, por isso Xangô preferia a segunda. Certo dia, inocentemente, Obá perguntou a Oxum o que fazer para conquistá-lo. “Corte uma de suas orelhas, faça um guisado com ela e dê para Xangô comer”, respondeu Oxum. Após ter comido o amalá (guisado), Xangô perguntou que comida era aquela. E Obá, que havia colocado um pano branco na cabeça, disse: “Veja, é a minha orelha!”. Xangô ficou horrorizado e nunca mais quis saber de Obá. Obá, que representa os rios, dificilmente aparece nos terreiros e briga todas as vezes que encontra Oxum. Suas cores são o vermelho e o amarelo.

OXUM É o orixá da fertilidade e representa a sensualidade, pois é dengosa e muito vaidosa. Conta-se que, quando os orixás chegaram à Terra, foram feitas inúmeras reuniões a fim de organizar o mundo. Como não era permitida a participação de mulheres, Oxum ficou aborrecida. Os orixás perceberam, então, que nenhuma criança nascia para povoar o planeta. Foram, obviamente, falar com o deus supremo, Olorum. Este perguntou se Oxum participava das reuniões e todos responderam que não. Olorum avisou que sem a presença de Oxum a fertilidade estaria prejudicada. Os orixás decidiram convidá-la a participar das reuniões. Com isso, a Terra começou a ser habitada.

41

março/abril 2012


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.