Instalações Hidráulicas Predias - Utilizando tubos plásticos - 4ª Edição

Page 28

342

Instalações Hidráulicas Prediais

Em indústrias, não deve ser interligada a tubulação com água fornecida pela rede pública à rede não potável ou mesmo potável de fonte particular. Isso é conseguido com a atenção aos projetos atuais (especialmente em adaptações) e a adoção de cores padronizadas nas tubulações, além de braçadeiras indicativas nas redes não potáveis. A utilização de água não potável deve ser convenientemente examinada em razão do risco potencial em cada caso. Deve ser prevista a proteção contra refluxos nos diversos pontos em que estes possam ocorrer. A separação atmosférica, pela sua própria natureza, é a mais efetiva das medidas, complementada por válvulas de retenção. Os dispositivos quebra-vácuo ainda têm uso restrito em nosso país. Os projetos de maior vulto requerem verificação inicial. São escolhidos aleatoriamente alguns desenhos, para serem analisados e comparados com as especificações e detalhes, e assim determinada a sua qualidade. Se a quantidade de problemas verificados for significativa, faz-se a análise geral do projeto antes de sua execução. Para sanar isso, os contratos de projeto e de construção devem prever o fornecimento de manual de operação, manual de manutenção, plantas atualizadas (as built), bem como atentar para os padrões de qualidade, utilização de pessoal qualificado, devidamente treinado etc.

8.2 EXECUÇÃO 8.2.1 Considerações gerais A execução deve seguir, rigorosamente, o projeto e qualquer alteração ser previamente aprovada pelo responsável técnico pelo projeto e registrada. Com esta providência, estarão assegurados os efeitos legais e subsidiado o as built (desenhos “como executados”) a ser elaborado ao final da obra, para cadastro e orientação da futura manutenção. O material a ser adotado deve ser o normatizado (excluindo-se qualquer outro que não esteja de acordo com as Normas Brasileiras) e de fabricante conhecido no mercado e que propicie assistência técnica. Economias com materiais fora de norma acarretam custos adicionais de execução e manutenção muito mais elevados, além de reduzir a vida útil da instalação. O pessoal envolvido na execução deve ser devidamente habilitado. Atualmente, existem, nos grandes centros, cursos apropriados e de excelente qualidade, além de catálogos e manuais dos fabricantes. Na falta de profissionais de construção experientes, cabe ao engenheiro e arquiteto formá-los, orientando-os quanto às melhores técnicas e corrigindo vícios. Os catálogos e manuais dos bons fabricantes fornecem várias orientações úteis com esta finalidade. Na execução, é necessário aferir a qualidade do material, da mão de obra e dos serviços, a partir de um efetivo controle e fiscalização, complementado por testes de recebimento. Os serviços serão executados seguindo as técnicas conhecidas e, principalmente, as recomendações dos fabricantes nos catálogos e manuais. A Seção Critérios de Execução apresenta uma lista de procedimentos a serem observados e mostra como evitar os erros mais comuns referentes a água fria, esgoto e águas pluviais.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.