Page 1

01 JANEIRO

2 Coríntios 5.17

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! Bp. Walter McAlister, Bispo Primaz da Aliança das Igrejas Cristãs Nova Vida

S

e estivermos em Cristo, o passado tem um peso e uma relevância completamente diferentes em nossa vida. Não somente em nossa vida regressa, vivida antes de conhecermos o Bom Pastor, mas em cada passo, cada vitória e cada derrota, pois o caminho do cristão é sempre para frente – Paulo disse que ele deixava o passado para trás. Não são poucos os que tropeçam ao longo do caminho e ficam contemplando o lugar da sua derrota por muitos e muitos anos; que chegam a deixar que esse local na estrada se torne uma habitação ou, até mesmo, uma prisão; que ficam confortáveis na sua culpa ou na sua vitória; que ficam revisitando o lugar, esquecendo-se do que Deus tem mais pela frente, do que foi preparado desde o início de tudo. Sim, pois nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais imaginamos o que Deus tem preparado para os que o amam. Paulo disse que, para quem está em Cristo, o passado é passado – ele passou e “surgiram coisas novas” (2 Coríntios 5.17). Deus tem algo novo para nós. Não que Ele sempre nos surpreenderá com novidades, modas e coisas nunca antes imaginadas, mas viveremos e aprenderemos mais sobre a sua imensa graça. Assim, que, neste ano, mais do que nunca, você confie e fite os olhos naquele de quem essas coisas novas virão! 11

A cada dia.indb 11

17/10/2011 10:43:32


02 JANEIRO

Efésios 4.29

Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem. Pr. Gilson Abílio da Silva – ICNV Geisel (PB)

V

ocê já deve ter escutado alguém dizer que é verdadeiro, que fala na hora o que é necessário, mesmo que isso doa para quem está falando. Esse tipo de pessoa perde grandes oportunidades e, facilmente, desfaz relacionamentos, porque é “verdadeira” ao extremo. O apóstolo Paulo disse que devemos ser graciosos ao falar, derramando nos corações graça e não grosseria. Ao falarmos do Mestre, sempre transbordaremos graça. Por isso, se esforce em falar menos de si mesmo e mais de Jesus, pois, quando falamos do nosso Senhor, das suas palavras e seus ensinamentos, abençoamos vidas. Assim, esteja atento às suas ações, fale das coisas do Reino e veja o efeito de seu testemunho na vida das pessoas ao seu redor. Provérbios 25.11 diz: “A palavra proferida no tempo certo é como frutas de ouro incrustadas numa escultura de prata”. Ou seja, é algo muito bonito. A Bíblia também nos ensina que devemos ser sal e luz; por isso, seja equilibrado ao falar e ilumine na medida certa o caminho de alguém, hoje!

12

A cada dia.indb 12

17/10/2011 10:43:32


03 JANEIRO

Lucas 5.24

“Mas para que vocês saibam que o filho do homem tem na terra autoridade para perdoar pecados” – disse ao paralítico – “eu lhe digo: Levante-se, pegue a sua maca e vá para casa”. Pr. Edinaldo Costa – ICNV Miguel Pereira (RJ)

N

ós, como seres humanos, temos muitas necessidades. Precisamos do pão de cada dia, ter o que vestir, de um lugar para morar, viver com saúde, desfrutar de paz, de trabalho, de lazer... Porém, qual é a maior necessidade do ser humano? O texto bíblico de Lucas 5.17-26 narra o episódio da cura de um paralítico, alguém que estava totalmente imóvel, indefeso e prostrado num leito. Esse homem foi agraciado pela boa vontade e pela misericórdia dos seus amigos, que o levaram a Jesus, numa atitude de fé. Eles sabiam que o Mestre poderia curá-lo, como nos mostra o texto de Lucas 5.17: “O poder do Senhor estava com ele para curar os doentes”. A primeira atitude de Jesus foi ir direto ao maior problema daquele homem, que era a sua necessidade espiritual: o perdão dos seus pecados. Só Jesus tem o poder para libertar o homem da escravidão do pecado, para sarar as suas feridas e restaurar as mentes e os corações. Amado leitor, apenas Jesus pode suprir todas as suas necessidades. Por isso, Cristo é a sua real necessidade. Aproxime-se dele com fé, diariamente. Que Deus lhe abençoe neste dia!

13

A cada dia.indb 13

17/10/2011 10:43:32


04 JANEIRO

Deuteronômio 6.1-9

(...) Vocês, seus filhos e seus netos temerão o Senhor, o seu Deus, e obedecerão a todos os seus decretos e mandamentos, que eu lhes ordeno, todos os dias da sua vida, para que tenham vida longa. (...) Pr. João Vieira da Costa – ICNV São Fidélis (RJ)

M

uitos pais ficam desorientados quanto à educação de seus filhos, principalmente diante de filosofias que propõem uma educação mais aberta. O que fazer? Como educar de maneira a não reprimir, sem, no entanto, deixar de corrigir? Além disso, muitos pais se frustram na educação dos filhos devido ao conflito entre o que é ensinado e o que é, de fato, praticado; isso leva os filhos a rejeitar as instruções, porque não têm um bom modelo a ser seguido dentro de casa. Apesar de não existir uma fórmula mágica para isso, a Bíblia tem um padrão equilibrado de instruções quanto à criação dos filhos; quando a Palavra nos convida a sermos bons cristãos, ela dá como modelo a vida de Jesus. Os ensinamentos de Cristo foram eficazes na formação do caráter de seus seguidores, porque Ele vivia o que ensinava. Tendo a vida do Mestre como exemplo, os discípulos reproduziram os seus ensinamentos, de forma que o texto bíblico de Atos 11.26 os mostra sendo reconhecidos como seguidores de Cristo. A Bíblia ensina: “Seja um exemplo para os fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza” (1 Timóteo 4.12b). Pense nisso: você tem sido um fiel seguidor de Cristo e um exemplo a ser seguido pelo próximo e por seus filhos? 14

A cada dia.indb 14

17/10/2011 10:43:32


05 JANEIRO

João 21.6

Ele disse: “Lancem a rede do lado direito do barco e vocês encontrarão”. Eles a lançaram, e não conseguiam recolher a rede, tal era a quantidade de peixes. Pr. Josenildo Soares dos Santos – ICNV Lote XV (RJ)

A

lguns discípulos de Jesus, mesmo depois de o terem visto ressurreto entre os mortos, tentaram continuar a vida ignorando a realidade de um Cristo vivo; prepararam as redes – as mesmas que deixaram quando começaram a seguir o Mestre –, entraram no barco e decidiram tocar as suas próprias vidas. A tentação de vivermos uma vida sem a influência de Jesus Cristo sempre será grande: fazer a nossa própria vontade, ceder aos desejos da carne, agir sem pensar nas consequências. No entanto, a Bíblia relata que, enquanto os discípulos ficaram no mar, sem a influência de Jesus, o barco permaneceu vazio. Se você tem sentido um vazio em sua vida, saiba que isso pode mudar, pois, assim como Jesus mandou que os discípulos mudassem a direção da embarcação e, por isso, ela ficou cheia de grandes peixes, de igual modo Ele pode preencher a sua existência. Não tente sozinho ditar o rumo da sua caminhada; ouça a voz do Senhor e tenha um dia cheio de paz, de alegria e da certeza de que, com Cristo, a vida sempre será melhor.

15

A cada dia.indb 15

17/10/2011 10:43:32

A Cada Dia Uma Nova Vida 2  

Cada dia que passa é mais uma etapa vencida na peregrinação do cristão rumo à eternidade. Dia após dia, o servo de Jesus Cristo avança na su...