__MAIN_TEXT__

Page 1

www.nauticapress.com

Levant 880 Sea Pro Passenger

UM CASCO SOBERBO PARA LEVAR PASSAGEIROS Como nasceu o

Passenger

Conceito e Pontos Fortes

À conquista de Novos Mercados Velocidade máxima 6000 rpm/ 23,5 nós


Contacto | Levant 880 Sea Pro Passenger

Um casco soberbo para levar passageiros

Apresentado durante o Lisboa Boat Show, o modelo Levant 880 Sea Pro do construtor português Levantnav é uma embarcação polivalente e com diferentes tipos de motorização.

Nos finais de 2010 foi lançado, com grande sucesso, a versão Passenger. TEXTO E FOTOGRAFIA NÁUTICA PRESS

02


O rio Douro é o destino do primeiro modelo Passenger fabricado pelo estaleiro português Levantnav. O

Guadiana serviu de teste a

este modelo que demonstrou ter uma boa capacidade de manobra e uma velocidade de ponta elevada (23,5 nós) para uma embarcação que equipa

apenas 2 x 60 Cv da Yamaha.

náutica press magazine


Contacto | Levant 880 Sea Pro Passenger

Francisco Caldeira é o responsável pelo projecto Levant 880 Sea Pro Passenger.

Como nasceu o Passenger

Conceito e pontos fortes

Na última edição da Nauticampo, a Levantnav apresentou a plataforma base que é o casco do 880 Sea Pro. Os responsáveis pelo estaleiro estavam perfeitamente convictos que esse casco tinha muitas possibilidades de utilização / aplicação mas, com a ajuda do público, essas possibilidades de utilização foram direccionadas para outras aplicações que eles próprios nunca tinha pensado…A seguir à recolha da informação surgiu um período de reflexão e posteriormente, a decisão de aprofundar algumas das ideias apresentadas entre as quais estava a de um barco de transporte de passageiros. Não existia qualquer barco no mercado nacional com estas características e por outro lado, foram referenciadas inúmeras carências deste tipo de barco. A política de actuação da Levantnav é a de um contacto permanente com a realidade onde está inserida e a componente de utilizador profissional é muito forte. O sector profissional tem visto neste casco um grande potencial de personalização / adaptação à sua actividade específica. É nesta estratégia de serviço personalizado, em que se procura encontrar soluções que resolvam os problemas dos clientes, que surgiu o Passenger.

O conceito que está por detrás deste modelo foi o de criar uma embarcação funcional, económica, sem grande necessidade de potência (2 x 60 Cv ou menos) e com boa performance. Este casco poderá ainda ser equipado com motor interior diesel de linha de veios ou sterndrive. Em relação aos pontos fortes:

04

: Um produto adaptado ao mercado nacional; : Boa relação preço / qualidade; : Boa capacidade de manobra; : Utilização de Bracket possibilita o afastamento dos motores melhorando a capacidade de manobra; : Casco com pouco V e planante; : Boa economia de combustível; : Sistema Less (Levant Energy Saving System); : Estrutura do casco.

Com a implantação de Bracket (com 90 cm) nos seus modelos, a Levantnav conseguiu melhorar as prestações dinâmicas dos modelos em 20% em relação aos modelos com os motores colocados junto do painel de pôpa. Por outro lado, a poupança no consumo é uma realidade e situa-se na ordem dos 30 % devido aos hélices trabalharem em águas limpas longe da turbulência provocada pelo casco.


Construção

O Levant 880 Sea Pro Passenger é construído em fibra de vidro e não tem madeira inserida na estrutura. O casco é laminado com mantas alternadas de tecido de vidro e resina isoftálica atingindo uma espessura de 30 mm na zona da quilha, 15 mm no fundo e 9 mm no costado. A estrutura interna é laminada numa única peça sendo colada ao casco com uma cola que a torna flexível. Este processo resulta numa enorme robustez, cria uma barreira que absorve a energia e as vibrações que as ondas transmitem ao casco.

Lay-out interior

Face ao tipo de utilização para a qual o 880 Sea Pro Passenger foi concebido, o lay-out interior é de uma grande simplicidade. Fileira de bancos individuais, em fibra e com o respectivo colete salva-vidas no interior, de ambos os lados da embarcação mais um conjunto de quatro bancos encostados ao painel de pôpa. A entrada para o interior da embarcação faz-se por ambos os lados do barco e através de dois degraus. A vante temos o posto de pilotagem colocado ligeiramente a estibordo e com um painel de instrumentos simples. A visibilidade para quem vai aos comandos é boa. À proa temos um espaço independente para arrumos. A estrutura em fibra é parcialmente forrada com um tecido e no tecto foram implantados dois pontos de luz. As janelas possuem uma cortina em plástico com diversas molas de fixação.


Contacto | Levant 880 Sea Pro Passenger

A navegar

Num barco com estas características de utilização a performance não é um dos principais requisitos. Mas quando se tem um casco com as características do 880 Sea Pro a velocidade é algo de natural mesmo estado equipado somente com dois motores de 60 Cv. O conjunto estava equipado com o computador de bordo da Yamaha que faz a leitura instantânea dos consumos dos motores, permitindo ao utilizador encontrar facilmente a velocidade económica para qualquer condição de carga. Cada viagem pode ser optimizada de modo a reduzir os custos de combustível ao mínimo possível. Nas águas do rio Guadiana e com 8 adultos a bordo o conjunto atingiu facilmente os 23,5 nós às 6 000 rpm. Em relação à navegação ela é fácil e o conjunto mantém sempre um comportamento muito neutro mesmo quando atravessa a esteira de outras embarcações. Os passageiros vão bem sentados, o barco é estável, tudo o que se pode exigir a uma embarcação de transporte de passageiros.

À conquista de novos mercados

A Levantnav tem uma estratégia de crescimento que envolve o recurso à exportação (essencialmente Sul de Espanha que possui características morfológicas e de actividades económicas muito idênticas às do Algarve) e uma implementação do modelo em mercado nacional como barco-táxi e para empresas de Marítimo-Turísticas. Ao nível de empresa, a Levantnav vai aprofundar o seu relacionamento comercial com uma empresa francesa através do fabrico de pequenos catamarãs em fibra. 06

Medições das velocidades

Com 8 adultos a bordo Equipamento: Garmin GPSmap 60CX

1 900 rpm / 5 nós 2 500 rpm / 6,5 nós 3 000 rpm / 7,6 nós 3 500 rpm / 8,6 nós 4 000 rpm / 11,7 nós 4 500 rpm / 14,8 nós 5 000 rpm / 18,4 nós 5 500 rpm / 21 nós 6 000 rpm / 23,5 nós


www.nauticapress.com

FICHA TÉCNICA Levant 880 Sea Pro Passenger

Modelo Levant 880 Sea Pro Passenger Origem Portugal Construtor Levantnav Comprimento 8,82 m Comprimento do casco 7,99 m Boca 2,75 m Lotação 12 Combustível 200 L Motorização 2 x 60 Cv Yamaha Peso Leve 1200 Kg Preço c/ 2 x Yamaha FT60DETL 49 800€ + IVA Comercialização Levantnav www.levant.pt

náutica press magazine

Profile for Lobo do Mar, Lda

Levant 880 Sea Pro Passenger  

O construtor português Levantnav lançou o novo modelo destinado ao transporte de passageiros.

Levant 880 Sea Pro Passenger  

O construtor português Levantnav lançou o novo modelo destinado ao transporte de passageiros.

Advertisement