Esaú e Jacó

Page 15

Miolo Esau e Jaco.indd 13

Até outra e breve; então lhe direi o que convém ao assunto daquela carta, que, pelo afeto e sinceridade, chegou à hora dos melhores remédios. Aceite este abraço do triste amigo velho Machado de Assis.

A casa do Cosme Velho A casa do Cosme Velho custava ao casal a importância de 130 réis mensais. Por toda a vida, Machado de Assis nunca teve casa própria. Não existe mais a casa no local. Do editor da obra Baptiste Louis Garnier chegou ao Rio de Janeiro em meados da década de 1840, estabelecendo na rua do Ouvidor, no 71, uma filial da livraria que ele e seu irmão, Hypollite Garnier, tinham em Paris. Machado de Assis frequentava a livraria nos finais de tarde. Diziam que tal lugar se tornou ponto de encontro de intelectuais. A princípio, a loja vendia produtos importados da França, como bengalas e charutos, perfumes e até remédios. Mas cresceu com a venda de livros importados, os quais Garnier mandava traduzir. Um dado também importante é que, a partir de 1859, passou a publicar a Revista Popular e, com o desaparecimento desta, editou o Jornal das Famílias. Neste, Machado escrevia, assinando como “Victor [ Esaú e Jacó. Olhares sobre a leitura - 13 ]

04/11/13 15:54


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.