Revista de Divulgação Cultural (RDC) nº 89

Page 30

CMU/FURB

16 estados brasileiros por meio do Programa Interuniversitário de Distribuição de Livros. Nestes 30 anos de existência, são quase 350 títulos publicados. O recorde de publicações se deu em 2013, quando a Edifurb lançou 26 obras inéditas. Até então, o maior volume registrado era de 2012, com 18 publicações. O crescimento se deve basicamente à reestruturação da Editora e à visão de mercado, possibilitando maior divulgação dos trabalhos desenvolvidos nas áreas de ensino, pesquisa e extensão.

É CMU/FURB

Vista externa da Livraria da FURB quando estava situada no bloco principal da Universidade.

Ruy Pratini

Egon Schramm (reitor na época) inaugurando as antigas instalações da Edifurb. Agosto de 2001.

Momentos distintos da Revista de Divulgação Cultural, criada em 1977 pela Editora da FURB.

30

difícil conceber uma Universidade com uma produção intelectual tão intensa sem ter uma editora para dar vazão ao conhecimento produzido. O mesmo pensamento que se tinha há 30 anos é reeditado agora. As publicações feitas por uma editora universitária são a cara da própria Universidade. “Elas são os porta-vozes da academia”, comenta o diretor da Biblioteca da FURB, Darlan Jevaer Schmitt. É por este motivo que se defende que a Editora deva estar em um local nobre, principalmente porque ela consegue dar conhecimento ao público do que está sendo feito e pesquisado e, ao mesmo tempo, projetar o nome da Universidade para além de sua cidade-sede. Para Schmitt, há muito potencial na Editora que poderia ser explorado. “O que está faltando, talvez, seja o entendimento do real papel da editora na Universidade”, disse. O atual diretor da Edifurb, Maicon Tenfen, comenta que “o maior acontecimento é justamente ter chegado aos 30 anos e ter se consolidado como editora num mercado editorial tão instável como é o do Brasil”. É impossível mencionar os nomes de todas as pessoas que atuaram na Editora da FURB. Foram ilustradores, desenhistas, bolsistas, servidores, diretores, integrantes do Conselho Editorial. Todos, de alguma forma, deixaram seu legado. Fica aqui o registro do nosso agradecimento e profundo reconhecimento. Para o reitor da FURB, João Natel Pollonio Machado, a existência de uma Editora em uma Universidade tem uma função diferencial: “um papel importante das universidades é a divulgação do conhecimento que ela gera e a reflexão de temas de interesse da sociedade. A Edifurb, ao longo de três décadas, cumpre este papel de forma relevante. O compromisso é o de fortalecimento e a busca de novos meios que permitam que este papel irradiador tenha sua continuidade seja ampliado. Temos muito orgulho da trajetória da Edifurb que reflete a qualidade de nossa Universidade”, disse o reitor.

REVISTA DE DIVULGAÇÃO CULTURAL


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.