Issuu on Google+

Unidade 2   C5 • H21  © Images.com/Corbis/Latinstock

1

Disponível em: <http://www.images.com>. Acesso em: 2 dez. 2010.

X

Para as sociedades contemporâneas, as redes mostradas na figura acima representam o(a) a) permanência do desenvolvimento desigual entre as nações do planeta. b) potencial de comunicação e transmissão de informações em escala global. c ) aumento das desigualdades de acesso a novas tecnologias de comunicação. d) constituição de sistemas de vigilância e controle social das populações. e) dificuldade de comunicação e interações sociais entre os diferentes países.

1. A figura faz uma alusão a redes globais de comunicação e informação, que oferecem potencial para conexões e interações de todo tipo em escala planetária ou global.

  C5 • H23 

2 Considere as seguintes situações, expressas em manchetes publi-

cadas na imprensa: 1 – Mais uma denúncia de corrupção envolvendo a Prefeitura de Salvador (agosto de 2010). 2 – Prefeitura do Rio afasta guardas após denúncias de corrupção em táxis (outubro de 2010). 3 – Tribunal Superior Eleitoral decide que a Lei da Ficha Limpa vale já para as eleições deste ano (junho de 2010). 33


2. Todas as medidas anunciadas, as denúncias e os atos administrativos, contribuem para coibir atos e práticas comuns de corrupção na gestão pública ou exercício de mandatos eletivos, colaborando para prevalecerem os princípios éticos na política no país.

X

4 – Governador demite fiscais de renda envolvidos em esquemas de corrupção (fevereiro de 2010). Contribuem para postura ética na gestão pública e com os direitos de cidadania as medidas enunciadas em: a) 1, 2, 3 e 4. d)  4, apenas. b) 2, 3 e 4. e)  1, 2 e 3. c ) 3 e 4.

  C5 • H24  Restos de Política Angeli

3

Angeli. Restos de política. 7 mar. 2010. Disponível em: <http://noticias.uol.com. br/humor/1001_album.jhtm#fotoNav=6>. Acesso em: 3 jan. 2011. 3. O cartunista procurou expressar os desmandos e casos de corrupção que ocorrem na vida política nacional, o que compromete as instituições republicanas e do Estado democrático de direito.

X

A charge do cartunista Angeli, retratada acima, faz referência à a) corrupção e desmandos na política. b) degradação ambiental nas cidades. c ) ausência de organização social. d) falta de saneamento básico no país. e) supressão de eleições livres e diretas.

  C2 • H9 

4

A partir de 2004, os encontros e declarações sucessivas dos chefes de Estado resultam na criação da entidade, rebatizada [...] em 2007. Esse projeto tem a ambição de afirmar a autonomia da região diante dos Estados Unidos, de desenvolver a integração física (infraestruturas energéticas, de transporte e telecomunicação, [...]) e construir uma identidade e uma cidadania [regional]. O projeto visa a considerar todas as dimensões das sociedades, a fim de desenvolver o continente e

34


promover a luta contra a pobreza e as desigualdades sociais. No entanto, muito heterogênea e sem personalidade jurídica, [...] fundamenta-se, essencialmente, no Conselho dos Chefes de Estado (uma presidência rotativa anual e um secretariado de pouco peso). As principais críticas a esse projeto dizem respeito ao risco de que seja simples retórica e de instaurar uma concorrência, ou mesmo ruptura, nos demais processos de integração regional [...]. DURAND, M. F. et al. (Org.). Atlas da mundialização: compreender o espaço mundial contemporâneo. São Paulo: Saraiva, 2009. p. 57.

X

A descrição acima corresponde à organização a) União das Nações Sul-Americanas (Unasul). b) Comunidade da África Meridional para o Desenvolvimento (SADC). c ) Comunidade Andina de Nações (CAN). d) Mercado Comum do Sul (Mercosul). e) Associação das Nações do Sudeste Asiático (Asean).

4. A descrição corresponde à União das Nações Sul-Americanas (Unasul), que integra os países da América do Sul, com exceção de Guiana, Suriname e o território ultramarino da França, a Guiana Francesa.

  C3 • H13  Carlos Rodrigues/Agência Estado

5

Manifestação do movimento dos “caras-pintadas”, em 1992.

A foto acima mostra uma manifestação que tinha como principal objetivo a) instituir eleições livres e diretas para todos os cargos no Brasil. b) garantir a liberdade de imprensa no território nacional. X

c) depor o presidente Fernando Collor de Mello, acusado de corrupção. d) combater a censura e repressão impostos pela ditadura militar. e) eleger o primeiro presidente operário na história do país.

5. O movimento dos caras-pintadas nasceu no seio dos movimentos estudantis e tinha como principal objetivo alcançar o impeachment do então presidente Fernando Collor de Mello. Após uma série de grandes manifestações de rua e de diversos setores da sociedade, o presidente renunciou ao cargo em setembro de 1992 para preservar seus direitos políticos, após aprovação do impeachment no Congresso Nacional.

35


TERRITÓRIO E SOCIEDADE - CADERNO DE COMPETÊNCIAS