Page 1

Atividades   C5 • H18  1. Gráfico 1, pois inicialmente há um rápido aumento da concentração de AAS no sangue depois da ingestão, como decorrência da absorção do remédio. Logo em seguida, há diminuição exponencial do fármaco por causa do metabolismo hepático. Dez minutos, pois o texto afirma que os níveis plasmáticos máximos (máxima concentração no sangue) de ácido acetilsalicílico são atingidos após 10 a 20 minutos.

1 Após a administração oral, o ácido acetilsalicílico ou AAS (aspirina®)

é rápida e completamente absorvido pelo trato gastrintestinal. Durante e após a absorção, esse ácido é convertido em ácido salicílico, seu principal metabólito ativo. Os níveis plasmáticos máximos de ácido acetilsalicílico são atingidos após 10 a 20 minutos, e os de ácido salicílico após 0,3 a 2 horas. Ambos os ácidos ligam-se amplamente às proteínas plasmáticas e são rapidamente distribuídos a todas as partes do organismo. Após o máximo de concentração sanguínea, eles têm suas concentrações diminuídas exponencialmente. O ácido salicílico aparece no leite materno e atravessa a placenta, e é eliminado principalmente por metabolismo hepático; os metabólitos incluem o ácido salicilúrico, o glicuronídeo salicilfenólico, o glicuronídeo salicilacílico, o ácido gentísico e o ácido gentisúrico.

Concentração de AAS no plasma sanguíneo

Concentração de AAS no plasma sanguíneo

Entre os dois gráficos a seguir, escolha aquele que melhor representa a variação temporal na quantidade de ácido acetilsalicílico presente no plasma sanguíneo de um paciente que ingeriu aspirina®. Considere que o eixo de tempo se estende por várias horas. Após escolher o gráfico mais adequado, quanto tempo pode ser indicado pela letra X ?

tempo

X Gráfico 1

X

a) Gráfico 1; X = 10 minutos. b) Gráfico 1; X = 0,3 hora. c) Gráfico 2; X = 20 minutos. d) Gráfico 2; X = 0,3 hora. e) Gráfico 2; X = 2 horas.

28

X Gráfico 2

tempo


C5 • H17 

2 Observe o gráfico a seguir. Ingestão de álcool

Álcool no sangue

g/L 1,0

em jejum

0,9 após o jantar

0,8 0,7 0,6 0,5 0,4 0,3 0,2 0,1

horas 1

2

3

4

5

6

7

Tempo após ingestão ( Revista Pesquisa FAPESP no 57 , setembro 2000 )

A respeito do gráfico e das características das bebidas alcoólicas, a única afirmação que não está correta é: a) O etanol está presente nas bebidas alcoólicas. b) A absorção do álcool é mais rápida em jejum. c) A concentração de álcool se reduz à metade do seu valor inicial após 4 horas da ingestão da bebida (considerando um indivíduo em jejum). X

d) A concentração de álcool no sangue é maior após o jantar. e) O metanol é um álcool tóxico e não é utilizado na fabricação de bebidas.

2. O álcool presente nas bebidas alcoólicas é o álcool etílico (etanol). A análise do gráfico permite concluir que a absorção do álcool é maior quando ele é ingerido em jejum. Considerando uma pessoa que consumiu álcool em jejum, 1 hora depois esse indivíduo apresenta concentração de álcool no sangue igual a 1 g/L. Decorridas 4 horas, a concentração passa a ser de 0,5 g/L. O metanol é um álcool tóxico e não pode ser utilizado na fabricação de bebidas alcoólicas.

  C5 • H19 

3 Na indústria de fármacos, é grande a importância dada para as

embalagens que entram em contato diretamente com o produto. A reatividade do material que forma a embalagem, sua permeabilidade a gases ou vapores, entre outras características, pode diminuir a qualidade do produto final. A tabela seguinte mostra um estudo feito com chamazuleno (composto orgânico presente na camomila) e óleos voláteis embalados com cinco tipos de materiais: vidro, PVC, polietileno de alta e de baixa densidade, e polipropileno (esses quatro últimos materiais são tipos de plásticos). 29


Redução percentual da concetração de chamazuleno (Ch) e óleos voláteis (OV) após 10 semanas de armazenamento em diferentes temperaturas e umidades relativas ambientais (UR) (Neuwald e Scheel. 1969) 20oC/60%UR MATERIAL Vidro PVC PEBD PEAD PP

40oC/21%UR

40oC/92%UR

Ch

OV

Ch

OV

Ch

OV

39 52 77 80 79

1 0 11 39 1

64 67 92 93 92

3 3 29 56 27

65 67 90 93 93

1 2 13 69 15

PVC = cloreto de polivinila rígido; PEDB = polietileno de baixa densidade : PEAD polietileno de alta densidade: PP = polipropileno

3. A tabela mostra que, quanto maior a temperatura e a umidade relativa, maior a degradação tanto de óleos voláteis quanto do chamazuleno, apesar deo os óleos serem mais resistentes à degradação do que o chamazuleno. Além disso, embalados em recipientes de vidro, tanto o chamazuleno quanto os óleos voláteis apresentaram as menores reduções percentuais, mostrando que esse material é o mais adequado para ambos.

A partir desse estudo podemos concluir corretamente que: a) O chamazuleno é mais resistente à degradação do que os óleos voláteis. X

b) O vidro se mostrou o material mais inerte e impermeável para embalar chamazuleno e óleos voláteis. c) Estocar remédios em sala quente e úmida ou em sala fria e seca pouco interfere na validade do fármaco. d) As embalagens plásticas são melhores para estocar chamazuleno, e embalagens de vidro são melhores para estocar óleos voláteis. e) O melhor plástico para embalar chamazuleno e óleos voláteis é o polietileno de alta densidade.

  C3 • H8 

4 O fato de que a água potável na Terra pode acabar é preocupante. Sabe-se que cerca de

3

da superfície do planeta é composto por 4 água, porém, conforme se vê na tabela a seguir, apenas uma pequena fração dela é doce e encontra-se na fase líquida. Fonte

Volume (km3)

Percentual do total (%)

Oceanos

1.370.000

97,61

Calotas polares e geleiras

29.000

2,08

Água subterrânea

4.000

0,29

Água doce de lagos

125

0,009

Água salgada de lagos

104

0,008

Água misturada no solo

67

0,005

Rios

1,2

0,00009

Vapor d’água na atmosfera

14

0,0009

Fontes de água no planeta Terra. Fonte: <http://www.geologo.com.br/aguahisteria.asp> 30


X

A maior parte da água é salgada, presente em oceanos (e mares), sendo portanto imprópria para o consumo imediato. Existem processos de dessalinização que retiram o sal presente nas águas marinhas, mas que tornam o preço da água potável muito elevado. Por isso, devemos usar a água doce com cautela. Em Dubai, uma cidade dos Emirados Árabes localizada no Golfo Pérsico, engenheiros obtiveram água doce a partir da água do mar, utilizando o processo de osmose reversa. Esse processo utiliza bombas de alta pressão que forçam a água salgada a passar por superfiltros, removendo assim os sais minerais dissolvidos nela. Mas, se eles tentassem obter água doce com o processo de filtragem comum, não obteriam êxito. Por quê? a) A filtragem comum não conseguiria separar os sais da água, pois tanto os sais dissolvidos quanto a água passariam pelo filtro comum. A osmose reversa separa o soluto do solvente utilizando uma membrana permeável apenas ao solvente, quando a solução é submetida à grande pressão. b) A filtragem comum não conseguiria separar os sais da água, pois os íons dissolvidos na água produzem um aglomerado de sais e água, impedindo a passagem de ambos pelo filtro comum. c) A filtragem comum não conseguiria separar os sais da água, pois uma vez dissolvido ele encontra-se em estado líquido e consegue atravessar o papel-filtro. d) A filtragem comum é suficiente apenas para a remoção do cloreto de sódio dissolvido na água. Caso haja a presença de qualquer outro sal, ele não será separado. e) A filtragem comum é suficiente para a remoção de qualquer tipo de sal dissolvido na água.

4. a) Correta. b) I ncorreta. Não se forma o aglomerado descrito. c) Incorreta. Os sais não se encontram em estado líquido, mas sim de íons dissolvidos. d) Incorreta. A filtragem comum não consegue separar nenhum tipo de sal dissolvido em água. e) Incorreta. Idem anterior.

  C7 • H25 

5 Um analista químico recebeu uma amostra de um sólido branco.

X

Ao levá-la ao microscópio, percebeu que o material era constituído por pequenos cristais. Analisando uma tabela do laboratório, concluiu que se tratava de um modelo microscópico de baixa organização. A amostra, então, foi aquecida com o auxílio de um maçarico e um sensor de temperatura. Após alguns minutos, o material sofreu fusão a uma temperatura de 1.000 °C. A respeito do que foi dito, é possível afirmar que: a) A fusão é um processo endotérmico. b) A amostra analisada possui moléculas unidas por ligação covalente apolar. c) A fusão, um processo químico, absorve calor. d) O gás presente no cilindro que alimenta o maçarico é o gás oxigênio. e) O ponto de fusão apresentado pelo material é típico de compostos moleculares.

5. Para ocorrer a fusão, um fenômeno físico, é necessário que ocorra a absorção de calor (processo endotérmico). O ponto de fusão alto apresentado pelo material sólido é característico de compostos iônicos. O gás presente no interior do cilindro deve ser um combustível e o gás oxigênio é comburente.

31


C5 • H17 

6 As vitaminas são catalisadores enzimáticos essenciais para a vida

e para a regulação do metabolismo. Elas intervêm na produção e no controle da energia, assim como no crescimento e desenvolvimento das células de todos os tecidos do corpo. Sua deficiência pode causar sérios danos à saúde.

Vitamina

Principais sintomas/doenças

Principais fontes

Cegueira noturna e infecções frequentes

Fígado, gemas de ovos, leite integral e seus derivados

Anemia

Batatas, bananas, lentilhas, pimenta, óleo de fígado, peru e atum

Escorbuto: sangramento na gengiva e na pele, provocando minúsculas manchas. A deficiência pode progredir a ponto de causar dificuldade de cicatrização, anemia e má-formação óssea

Frutas e verduras

Raquitismo em crianças e amolecimento dos ossos em adultos

Óleo de fígado de peixe e peixe de água salgada

A H3C

CH3

H3C

H3C OH

CH3

B 12 C63H88CoN14O14P C HO

H

O

HO

HO

OH

D

H

HO

Uma dieta especial prescrita por médicos recomenda, por um curto período de tempo, a ingestão de 7 miligramas de vitamina A e 60 microgramas de vitamina D, provenientes exclusivamente de um iogurte especial e uma mistura de cereais. O iogurte prescrito possui uma composição média de 1 miligrama de vitamina A e 20 microgramas de vitamina D por litro da bebida, enquanto cada pacote de cereais fornece 15 microgramas de vitamina D. 32


Identifique a alternativa que contém a concentração em mol/L de vitamina A na dieta prescrita e o/a principal sintoma/doença decorrente da carência da vitamina encontrada no tubérculo mais consumido no Brasil e em outros alimentos. a) 2,44 ∙ 10–5 mol/L; escorbuto. X

b) 3,49 ∙ 10–6 mol/L; anemia.

6. Tubérculo mais consumido no Brasil: batata. Principal doença: anemia. Dieta prescrita: 7 mg de Vitamina A. Quantidade de vitamina A em 1 litro de iogurte: 1 mg, logo serão necessários 7 litros de iogurte. m 7 ∙ 10–3 = = µ= 286 ∙ 7 M∙V =3,49 ∙ 10–6 mol/L.

c) 5,68 ∙ 10–6 mol/L; raquitismo. d) 7,38 ∙ 10–7 mol/L; cegueira noturna. e) 3,97 ∙ 10–4 mol/L; infecções frequentes.

  C5 • H17 

7 A liofilização é um processo de desidratação a baixa temperatura.

Um método de produção de café liofilizado envolve as seguintes etapas: I. Ao café moído e torrado, adiciona-se água quente sob agitação. II. Filtra-se essa mistura, e a solução resultante é congelada. Nota-se a formação de cristais de gelo. III. Coloca-se a solução congelada em uma câmara de vácuo. Aumentando-se levemente a temperatura, observa-se a sublimação dos cristais de gelo, resultando em um produto isento de água e com suas propriedades mantidas. Com base nas informações acima e no diagrama de fases da água representado a seguir, assinale a alternativa que indica o trecho do gráfico em que ocorre a sublimação dos cristais de gelo mencionada na etapa III e o nome do processo de separação de misturas utilizado na etapa I.

7. A sublimação dos cristais de gelo consiste na mudança do estado sólido para o estado gasoso (vapor), representada pelo trecho 1-2 do gráfico. Ao adicionar-se água quente ao café torrado e moído, extraem-se as substâncias presentes no café que são solúveis na água quente. Trata-se, portanto, de uma extração.

LÍQUIDO

Pressão/mmHg

760 4

3

SÓLIDO 4,58

VAPOR 1

2

0 0,01

100

Temperatura/(oC)

a) Trecho 3-4; dissolução fracionada. X

b) Trecho 1-2; extração. c) Trecho 2-3; decantação. d) Trecho 4-3; extração. e) Trecho 1-2; destilação. 33


QUÍMICA - CADERNO DE COMPETÊNCIAS  

Conheça mais em http://conecte.editorasaraiva.com.br/

Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you