Page 22

Tratamento da informação

Leitura e interpretação de gráfico Jogos Olímpicos Em uma aula de Educação Física, o professor Clóvis conversou com os alunos sobre os Jogos Olímpicos.

Atualmente, esse evento esportivo é realizado de quatro em quatro anos, sempre em um lugar diferente. Quase todos os países do mundo mandam seus atletas (de ambos os sexos) para competir durante quase um mês. A disputa por medalhas de ouro, prata e bronze é intensa. Vários atletas superam limites anteriores, marcando recordes olímpicos.

Mark Dadswell/Getty Images

nossa, como isso muDou!

Ilustra Cartoon

as oLimpíaDas eram bem DiFerentes Do que sÃo HoJe. aLém De Durarem meses, HaVia menos moDaLiDaDes esportiVas e sÓ os Homens poDiam participar.

O atleta Usain Bolt, da Jamaica, quebra o recorde mundial e ganha a medalha de ouro na corrida dos 200 metros masculino. Jogos Olímpicos de 2008, Beijing, China.

Interpretando um gráfico Com o passar dos anos, foi aumentando o número de modalidades esportivas dos Jogos Olímpicos. A partir de 1900, as mulheres também passaram a competir nesse evento. Esses fatores elevaram o número de atletas que participavam desses jogos. Em 1924, pela primeira vez uma mulher passou a integrar a equipe de atletas brasileiros nos Jogos Olímpicos.

24 4

duzentos e quarenta e q u at ro

09-PLURAL_MAT4_U9_224a247.indd 244

18/07/12 20:05

Coleção Plural Matemática  
Coleção Plural Matemática  

Amostra da obra de Matemática da coleção Plural – 4º ano

Advertisement