Page 8

Diretas, finalmente

AE

Como previa a Constituição, finalmente, em 1989, os cidadãos brasileiros voltaram às urnas para eleger seu presidente. Havia mais de 20 candidatos disputando os votos, mas Fernando Collor (Partido da Reconstrução Nacional) e Luiz Inácio Lula da Silva (Partido dos Trabalhadores) foram os que mais se destacaram no primeiro turno. Collor, que tinha sido governador de Alagoas, ganhou popularidade pelo combate aos salários altos e ao excesso a benefícios de alguns funcionários públicos, que foram apelidados de marajás. Por isso, durante a campanha presidencial, ele ficou conhecido como o “caçador de marajás”. Lula era deputado federal e ex-sindicalista. Sua atuação pelo fim da ditadura militar e pelos direitos dos trabalhadores era o que lhe dava popularidade. Na disputa de segundo turno, Collor foi o candidato vitorioso. Ele foi o primeiro presidente eleito por voto direto após o fim da ditadura militar.

Debate exibido na televisão entre os candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor, sob o comando de Marília Gabriela. Fotografia de 1989. Como você estudou, desde a década de 1950, a televisão foi se tornando cada vez mais popular. Assim, a partir das eleições de 1989, a televisão passou a ser o principal veículo de propaganda dos candidatos. Pela primeira vez ocorreram debates entre os candidatos em várias redes de televisão.

Troca de ideias 1. Converse com os colegas e o professor sobre as seguintes questões. a) Por que a televisão foi o principal veículo de propaganda dos candidatos a partir das eleições de 1989? Espera-se que os alunos relacionem a televisão como o principal veículo de propaganda eleitoral à grande popularidade desse meio de comunicação. b) Na sua opinião, o eleitor deve se basear apenas na propaganda política veiculada na televisão para decidir em quem vai votar? Por quê? Resposta pessoal.

100

04_Plural_Hist5_Un4_094a128.indd 100

12/07/12 20:56

Coleção Plural História  

Amostra da obra de História da coleção Plural – 5º ano