Page 6

A fundação da vila de São Paulo de Piratininga Em 1554, alguns jesuítas, seguindo o seu objetivo de catequizar os indígenas, foram para o interior da capitania de São Vicente e, ao chegar no alto de uma colina próxima a alguns rios, resolveram ali se instalar. Por ser um lugar alto foi considerado propício para a defesa contra os constantes ataques indígenas. Teve origem, então, a vila de São Paulo de Piratininga, em 25 de janeiro de 1554, por meio da fundação de um colégio jesuíta.

Museu Paulista/USP

No período colonial os jesuítas foram os responsáveis pela educação no Brasil. Para isso, criavam os colégios jesuítas. Esses colégios eram destinados à educação dos cristãos europeus. Para lá iam apenas os meninos, filhos das famílias mais ricas, para aprender a ler, escrever e contar. As mulheres, os escravizados africanos e o restante da população livre não tinham acesso à educação.

A fundação da cidade de São Paulo, de Oscar Pereira da Silva. Óleo sobre tela, 1909. Foi assim que o pintor imaginou a cena em que foi rezada a missa de fundação do Colégio de São Paulo.

Troca de ideias ◆◆

Converse com os colegas e o professor procurando estabelecer comparações entre a educação no Brasil colonial e a atual. Quais são as permanências e mudanças? Resposta pessoal.

62

03-Plural_Historia4_Un3_058a083.indd 62

12/07/12 17:14

Coleção Plural História  
Coleção Plural História  

Amostra da obra de História da coleção Plural – 4º ano

Advertisement