Page 14

Registros históricos O texto que você vai ler é um trecho de um livro publicado em 1711. O nome de seu autor consta como André João Antonil, um nome falso utilizado pelo jesuíta italiano João Antônio Andreoni, que, em 1681, chegou ao Brasil, onde viveu por 35 anos. A obra foi proibida pela Coroa portuguesa, que mandou recolher e destruir todos os exemplares. Ao que tudo indica, restaram apenas sete exemplares. Alguns historiadores defendem que Portugal mandou destruí-la por querer manter em segredo as riquezas de sua colônia na América. Outros historiadores, porém, acreditam que Portugal não queria que os próprios brasileiros conhecessem suas riquezas e passassem a lutar pela independência.

As primeiras minas de ouro descobertas Há poucos anos que se começaram a descobrir as Minas Gerais […]. E o primeiro descobridor dizem que foi um mulato que tinha estado nas minas de Paranaguá e Curitiba. Este, indo ao sertão com uns Paulistas a buscar índios e chegando ao serro Tripuí, desceu abaixo com uma gamela para tirar água do ribeiro que hoje chamam de Ouro Preto; e metendo a gamela na ribanceira para tomar água, e roçando-a pela margem do rio, viu depois que nela havia granitos da cor do aço, sem saber o que eram. Nem os companheiros aos quais mostrou os ditos granitos souberam conhecer e estimar o que se tinha achado tão facilmente, e só cuidaram que aí haveria algum metal […]. Chegando porém a Taubaté, não deixaram de perguntar que casta de metal seria aquele. E, sem mais exame, venderam […] alguns destes granitos por meia pataca a oitava, sem saberem o que vendiam, nem o comprador o que comprava, até que se resolveram a mandar alguns granitos ao governador do Rio de Janeiro […], e fazendo-se exame deles, se achou que era ouro finíssimo.

casta: qualidade. granito: grão pequeno. oitava: medida de peso antiga, equivalente a aproximadamente 3,8 gramas. pataca: unidade de valor do dinheiro, equivalente na época a 320 réis.

70

03-Plural_Historia4_Un3_058a083.indd 70

12/07/12 17:14

Coleção Plural História  

Amostra da obra de História da coleção Plural – 4º ano

Advertisement