Page 28

Profissões e ambiente O reconhecimento do impacto negativo das ações humanas sobre a natureza fez com que profissões relacionadas à conservação do ambiente — as chamadas “profissões verdes” — ganhassem importância. Conheça algumas das áreas em que esses profissionais podem atuar.

Oceanografia: estuda o meio marinho e seus elementos vivos e não vivos.

Zootecnia: estuda os hábitos de vida, a reprodução, a criação e a proteção de animais. Engenharia ambiental: identifica, previne e minimiza danos ao ambiente, por meio de tecnologia apropriada.

Dawidson França

Biologia: estuda os seres vivos, sua evolução e as relações entre si e com o ambiente.

Medicina veterinária: cuida da prevenção, do diagnóstico e do tratamento de doenças dos animais.

Biotecnologia: manipula geneticamente plantas, animais e microrganismos. Desenvolve sementes, produtos para a indústria médica, alimentícia e de bebidas, entre outros.

1. Para conversar. a) Você já conhecia alguma “profissão verde”? Qual? Resposta pessoal. b) Você acha que profissionais que atuam em outras áreas também podem contribuir para a preservação do ambiente? Dê exemplos. Resposta pessoal. c) Qual é a profissão que você deseja exercer quando crescer? Ela pode contribuir para que você seja um ambientalista? Resposta pessoal.

86

03-Plural_Geografia5_Un3_060a087.indd 86

18/07/12 10:37

Coleção Plural Geografia  

Amostra da obra de Geografia da coleção Plural – 5º ano

Advertisement