Page 1


1

Delfim Martins/Pulsar Imagens

UNIDADE

Espaço urbano e espaço rural

1

Vista aérea de trecho urbano em Lins, no estado de São Paulo. Fotografia de 2009.

8

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 8

18/07/12 17:28


Delfim Martins/Pulsar Imagens

2 Vista aérea de canavial na área rural do município de Lins. Fotografia de 2009.

Nestas paisagens vemos uma variedade de elementos. A partir de agora, vamos aprender um pouco mais sobre esses espaços e o que eles têm em comum e de diferente. 1. Fotografia 1: área urbana, Lins, estado de São Paulo, 2009; fotografia 2: área rural, Lins, 2009. 1. Responda oralmente o que você observa nas paisagens 1 e 2 e identifique o lugar e o ano de cada fotografia. 2. As semelhanças referem-se ao fato de tratar-se do mesmo município e do mesmo ano (2009), além de em ambas existirem árvores. As diferenças: quantidade e variedade de construções, dispostas 2. Quais diferenças e semelhanças você percebe entre uma paisagem e outra? em quarteirões, presença de ruas e veículos (fotografia 1); plantações de cana-de-açúcar, terra preparada para o cultivo e poucas construções (fotografia 2). 3. Viver no espaço retratado na fotografia 1 é igual a viver no mostrado na fotografia 2? Por quê? Resposta pessoal. 4. O lugar onde você mora é mais parecido com qual das paisagens retratadas? Que outros elementos você observa nele que não aparecem nessas fotografias? Respostas pessoais.

9

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 9

18/07/12 17:28


Município — Campo e cidade As paisagens que você observou nas páginas 8 e 9 fazem parte de um município. Os municípios são formados pelo espaço urbano, que compreende a cidade, e pelo espaço rural, que é o campo. Em alguns municípios, há apenas o espaço urbano.

Vista aérea do município de Urubici, no estado de Santa Catarina. Fotografia de 2008.

1

2

Delfim Martins/Pulsar Imagens

Andre Seale/Pulsar Imagens

No Brasil, existem mais de 5 mil municípios. Cada um deles possui características próprias. Observe estes exemplos.

Vista aérea do município de Juazeiro do Norte, no estado do Ceará. Fotografia de 2010.

10

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 10

18/07/12 17:28


4

Vista do município de Piranhas, no estado de Alagoas. Fotografia de 2010.

Aleruaro/Pulsar Imagens

Palê Zuppani/Pulsar Imagens

3

Vista do município de Caxias do Sul, no estado do Rio Grande do Sul. Fotografia de 2010.

1. De quais municípios são as paisagens mostradas nas fotografias de 1 a 4? 1: Urubici; 2: Juazeiro do Norte; 3: Piranhas; 4: Caxias do Sul.

Em alguns municípios a área ocupa­da pelo espaço urbano é pequena e a área rural ocupa quase todo o município. Em outros, acontece o contrário: a área urbana é muito maior.

Troca de ideias ◆◆

Que tipos de trabalho geralmente podem ser realizados no espaço urbano de um município? Trabalhos realizados em escritório, relativos ao transporte, à educação, à saúde, ao comércio, à administração pública etc.

◆◆

Que tipos de trabalho geralmente podem ser realizados no espaço rural? Trabalhos realizados na lavoura, relativos à criação de animais, ao lazer rural etc.

◆◆

Que tipos de trabalho são realizados tanto no espaço urbano quanto no rural? Serviços domésticos, relacionados à construção de moradias, escolas, hospitais etc.

◆◆

Geralmente, onde há mais possibilidade de acesso a hospitais, escolas e outros serviços: no espaço urbano ou no rural? No espaço urbano.

◆◆

Onde há, habitualmente, mais oferta de emprego? No espaço urbano.

11

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 11

18/07/12 17:28


Espaço urbano

Galeria Jacques Ardies

Observe esta pintura.

Os arcos, de Cristiano Sidoti. Óleo sobre tela, 2009.

1. O que mais chama a sua atenção ao observar esse quadro? Resposta pessoal.

2. A maioria dos elementos presentes nessa paisagem é natural ou foi construída? Foi construída pelo homem.

Na cidade, a quantidade de pessoas, veículos e construções é maior que no campo. Essas construções normalmente estão próximas umas das outras e são utilizadas para moradia (casas térreas, sobrados, apartamentos) ou para estabelecimentos comerciais e de serviços, como lojas, mercados, açougues, padarias, bancos, escritórios, escolas, hospitais, consultórios, oficinas, entre outros. As sedes dos órgãos que governam o município, como a prefeitura e a câmara dos vereadores, também ficam na cidade. É por isso que a cidade é a sede do município.

12

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 12

18/07/12 17:28


No espaço urbano há mais vias de circulação (ruas e avenidas), por onde passam pessoas e veículos. Nele também é mais fácil: comprar mercadorias diversas;

◆◆

ter acesso a escolas, hospitais e diferentes formas de lazer, entre outros serviços;

◆◆

dispor de serviços públicos em geral, como rede de esgoto e água encanada, energia elétrica, coleta de lixo etc. Gentil Barreira/Imagem Brasil

◆◆

Hospital na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará. Fotografia de 2005.

Marcelo Justo/Folhapress

A variedade de tipos de trabalho no espaço urbano costuma ser maior que no espaço rural. Também é maior a oferta de empregos, pois, de modo geral, há mais lojas, indústrias e outros tipos de estabelecimentos. O funcionário de um banco, o advogado de um escritório de advocacia, o vendedor de uma loja de móveis, o caixa de um supermercado, o balconista de uma farmácia, o enfermeiro e o médico de um hospital, o segurança de um shopping center, o varredor de ruas, o atendente de uma central de atendimento ou de venda de produtos e serviços por telefone, entre muitos outros, trabalham no espaço urbano.

Vendedora arrumando produtos em prateleira de loja na cidade de São Paulo, estado de São Paulo. Fotografia de 2010.

13

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 13

18/07/12 17:28


Trabalho informal

Delfim Martins/Pulsar Imagens

Apesar de haver maior diversidade e oferta de trabalho nas cidades, nem todos conseguem um emprego. Muitos são os desempregados e os que exercem atividades informais, principalmente nas maiores cidades. Esse tipo de ocupação é representada sobretudo pelo comércio ambulante ou pelos camelôs. Em um emprego formal, com carteira de trabalho assinada, o trabalhador recebe um salário combinado entre patrão e empregados e possui direitos trabalhistas garantidos por lei, como férias, um salário a mais por ano (13o salário), pagamento das horas adicionais trabalhadas, descanso semanal, entre outros. Já o trabalho informal não garante ao trabalhador esses direitos.

Comércio em Parintins, no estado do Amazonas. Fotografia de 2010.

1. Escreva a profissão de alguns trabalhadores que realizam atividades nos locais citados abaixo. Sugestões: a) caixa, segurança, gerente etc.; b) padeiro, confeiteiro, balconista, caixa, chapeiro etc.; c) médico, enfermeiro, faxineiro, radiologista, a) banco

d) indústria

b) padaria

e) escola

c) hospital

f) farmácia

recepcionista, cozinheiro, motorista de ambulância etc.; d) operário, engenheiro, gerente, diretor, faxineiro, cozinheiro, secretário, motorista etc.; e) porteiro, faxineiro, merendeiro, secretário, diretor, assistente de direção, coordenador pedagógico, professor etc.; f) atendente, farmacêutico, caixa etc.

14

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 14

18/07/12 17:28


Ler e compreender

Sergio Bastos

Observe esta pintura.

O vendedor de cata-ventos, de Sergio Bastos. Acrílico sobre tela, sem data.

1. O que a pessoa retratada vende? Cata-ventos.

2. O trabalhador da pintura é um vendedor ambulante. De acordo com a representação, ele está trabalhando: X

Em um local ao ar livre, como uma praça. Em um local fechado, como uma fábrica.

3. A maioria dos trabalhadores ambulantes vive do trabalho informal. Por que isso acontece? Porque nem todas as pessoas conseguem um emprego com carteira de trabalho assinada.

4. Complete a frase a respeito do trabalho informal.

Ambulantes e camelôs que trabalham sem carteira assinada estão excluídos dos direitos

trabalhistas

.

15

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 15

18/07/12 17:29


Espaço rural Galeria Jacques Ardies

Observe esta pintura.

Bananas do Vale do Ribeira, de Constancia Nery. Óleo sobre tela, 2007.

1. O que mais chama a sua atenção ao observar esse quadro? Sua resposta é parecida com a que você deu à questão 1 da página 12? Resposta pessoal.

2. Que outros elementos podem existir no campo e não aparecem nesse quadro? Os alunos poderão mencionar, entre outros elementos: gado bovino, suíno, caprino etc., agroindústrias, tratores e outros maquinários. No espaço rural, em geral há menos pessoas, veículos e construções, que costumam estar mais distantes umas das outras. Não há prédios de apartamentos nem variedade de estabelecimentos comerciais e de serviços. Nesse espaço predominam as áreas com plantações, criação de animais e, em alguns municípios, matas pouco modificadas pelo ser humano.

16

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 16

18/07/12 17:29


O preparo da terra, o cultivo e a colheita de plantas e o cuidado com os animais e a ordenha, isto é, a retirada de leite de vacas, cabras e búfalas, são algumas das atividades realizadas no espaço rural. No campo, de modo geral, as pessoas moram em fazendas, que são as grandes propriedades, ou em sítios, que são as médias e pequenas propriedades. Os donos dessas propriedades costumam ser chamados, respectivamente, de fazendeiros e sitiantes. Nem todos os moradores do campo são proprietários de terra. Muitos deles são contratados, principalmente pelos fazendeiros. Alguns desses trabalhadores sequer vivem no campo, mas em cidades próximas, e se deslocam todos os dias entre a cidade e o campo. Além dos trabalhadores, muitos proprietários de terra também vivem na cidade.

João Prudente/Pulsar Imagens

Observe esta fotografia.

Propriedade rural em Alpinópolis, no estado de Minas Gerais. Fotografia de janeiro de 2010.

3. Que tipos de trabalho provavelmente as pessoas realizam nessa propriedade rural? Provavelmente cultivo de plantas, criação de animais, trabalhos domésticos, entre outros.

Troca de ideias Reflita sobre as características do espaço urbano e do espaço rural. Pense, por exemplo, nas construções, nas vias de circulação (ruas e avenidas), nas atividades desenvolvidas, na quantidade de moradores. ◆◆

O consumo de energia elétrica é maior no espaço urbano ou no espaço rural? Por quê? No espaço urbano, pois há concentração de pessoas, de moradias, de estabelecimentos comerciais, industriais e de serviços. Além disso, há maior número de veículos e as diversas vias e locais públicos (ruas, avenidas e praças) são, em geral, iluminados.

17

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 17

18/07/12 17:29


Integração entre campo e cidade Você acha que os profissionais desta lista trabalham no campo ou na cidade? Por quê? pedreiro ◆◆ empregado doméstico ◆◆ motorista de ônibus e caminhão ◆◆ veterinário ◆◆ professor ◆◆ cozinheiro, arrumadeira, garçom, recepcionista, gerente e outros trabalhadores de hotel

Jótah

◆◆

Rogério Reis/Pulsar Imagens

Apesar de boa parte das atividades realizadas no espaço urbano não existir no espaço rural, e vice-versa, alguns trabalhadores podem desenvolver suas atividades tanto na cidade quanto no campo. É o caso dos trabalhadores da lista. Embora nas cidades, sobretudo nas maiores, o número e a diversidade de tipos de indústria seja maior, elas também podem estar instaladas no campo, gerando empregos. É o caso, por exemplo, da agroindústria, que transforma produtos vegetais e animais em outros produtos. São exemplos de agroindústria as que produzem suco de laranja, laticínios (manteiga, requeijão, queijo), óleos (de soja, de milho, de girassol) e açúcar. Algumas agroindústrias produzem álcool, que é utilizado como combustível pelos veículos.

Usina de produção de álcool — estabelecimento industrial em Canápolis, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2008.

18

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 18

18/07/12 17:29


Cláudio Gonçalves/Folhapress

Palê Zuppani/Pulsar Imagens

1. Observe as atividades mostradas em cada dupla de fotografias.

Venda de frango congelado em Toledo, no estado do Paraná. Fotografia de 2008.

Trator semeando soja em Rio Pardo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2007.

Venda de tratores em feira de agronegócios em Rio Verde, no estado de Goiás. Fotografia de 2010.

Jacek/Kino

Paulo Backes/Argosfoto

Criação de frango em Teresina, no estado do Piauí. Fotografia de 2008.

◆◆

Anote em que tipo de espaço acontece cada atividade. A. Rural B. Urbano C. Urbano e rural A

Criação de aves.

C

Venda de carne de aves congeladas.

A

Cultivo de soja.

A

Uso de máquina agrícola.

B

Comercialização de máquinas agrícolas.

19

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 19

18/07/12 17:29


Adão Iturrusgarai

Você observou que muitas mercadorias produzidas em um espaço são vendidas e utilizadas em outro. Há muitas outras situações que mantêm o campo e a cidade interligados. Neste exemplo, Aline vai passar as férias no campo.

Aline, de Adão Iturrusgarai.

Veja outros exemplos: ◆◆

pessoas moram na cidade e trabalham no campo e vice-versa;

◆◆

pessoas do campo dirigem-se para a cidade a fim de obter algum serviço, como consultar um médico ou ir a um estabelecimento comercial ou bancário;

◆◆

moradores da cidade vão passear no campo e vice-versa;

◆◆

moradores do campo assistem a programas de televisão produzidos e transmitidos por canais de TV da cidade;

◆◆

notícias do campo chegam a pessoas da cidade e vice-versa;

◆◆

agricultores comunicam-se, por exemplo, por telefone e internet, com pessoas da cidade para saber o valor de produtos que cultivam a fim de negociar suas vendas;

◆◆

algumas modalidades de esporte podem ser praticadas no campo, como paraquedismo e canoagem, fazendo com que seus praticantes se desloquem até o local da prática;

◆◆

pessoas do campo mudam-se para a cidade e vice-versa.

2. Circule acima os exemplos de interdependência dos espaços rural e urbano que você já presenciou. Resposta pessoal. 3. Reúnam-se em grupos para analisar um suplemento agrícola publicado em jornal ou revista. Sigam estas orientações. Respostas dos itens a) e b) de acordo com o material distribuído. a) Em uma folha à parte anotem qual é o jornal ou a revista que têm em mãos, a data de sua publicação e o local onde foi produzido(a). b) Escolham um artigo do suplemento, leiam e escrevam seu título. c) Discutam com o professor e os colegas: ◆◆

Qual é a importância desse artigo para os moradores do campo? Por quê?

◆◆

E a importância para os moradores da cidade? Explique.

20

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 20

18/07/12 17:29


Ampliar horizontes

Delfim Martins/Pulsar Imagens

Nos municípios brasileiros, nos últimos 70 anos, muitas pessoas mudaram-se do campo para as cidades. A esse movimento dá-se o nome de migração campo-cidade. Quando ele ocorre de forma muito intensa é denominado êxodo rural. O êxodo rural é consequência, principalmente, das poucas oportunidades de trabalho no campo decorrentes do crescente uso de máquinas e outros equipamentos nas plantações e na criação de animais. Também ocorre pelo fato de muitos trabalhadores rurais não terem terra para cultivar, pois grande parte das terras do espaço rural de muitos municípios brasileiros pertence a poucas pessoas. Essas pessoas são os grandes proprietários rurais ou latifundiários.

Colheita de milho em Sapezal, no estado de Mato Grosso. Fotografia de junho de 2007. Uma máquina pode substituir o trabalho de muitas pessoas.

Em geral, os trabalhadores que saem do campo são atraídos pela possibilidade de melhores condições de vida na cidade. Quando chegam, porém, podem ter dificuldades para encontrar emprego, devido à falta de experiência e de conhecimentos específicos sobre os tipos de trabalho da cidade. ◆◆

Relacione o momento e os tipos de problemas que muitas pessoas que migram do campo enfrentam: A. antes de saírem do campo.

B. quando chegam à cidade.

B

 ificuldade para encontrar emprego por falta de experiência ou baixa escoD laridade.

A

Falta de trabalho ou terra para cultivo.

21

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 21

18/07/12 17:29


A sociedade e o município São vários os lugares em que realizamos as atividades do dia a dia — brincar, estudar, fazer refeições, caminhar, conversar, comprar etc. Liste em uma folha à parte: ◆◆ onde estuda (nome da escola); ◆◆ onde costuma brincar (podem ser vários lugares); ◆◆ onde mora (nome da rua, por exemplo); ◆◆ por onde passa para ir à escola (ruas, bairros, vilas ou estradas); ◆◆ onde você e as pessoas da sua família costumam fazer compras.

Rogério Reis/Pulsar Imagens

Rogério Reis/Pulsar Imagens

Ao realizar essas atividades, mantemos contato com muitas pessoas, que podem ser nossos familiares, amigos, vizinhos, colegas da escola ou da comunidade religiosa, entre outros. Mantemos contato, também, com diversos trabalhadores. É o caso, por exemplo, do professor, do balconista da farmácia ou da padaria, do motorista e do cobrador de ônibus, do enfermeiro e do médico do hospital ou do posto de saúde, dos funcionários do parque ou da biblioteca, do vendedor de rua, do caixa do supermercado. Além desses trabalhadores, dependemos de muitos outros, com os quais não temos contato e muitas vezes nem imaginamos que existem. Veja os exemplos das fotografias.

Trabalhadora em indústria de embalagens no Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro. Fotografia de 2008.

Trabalhadores em restaurante de Belo Horizonte, estado de Minas Gerais. Fotografia de 2009.

Troca de ideias ◆◆

Por que o trabalho dos profissionais mostrados nas fotografias é importante? Sugestão: Porque gera produtos que consumimos em nosso dia a dia.

22

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 22

18/07/12 17:29


Morando na cidade ou no campo, as pessoas se relacionam e dependem do trabalho umas das outras. Assim, no município, os diversos grupos de indivíduos, ou grupos sociais — como família, vizinhos, colegas da escola ou do trabalho, amigos —, mantêm diferentes tipos de relação entre si. Esses grupos formam a sociedade do município. Nessa sociedade, as pessoas têm alguns costumes comuns: as crianças vão à escola e os adultos, em geral, trabalham durante a semana e, no final de semana, procuram descansar ou realizar atividades que não podem fazer durante os dias de trabalho. Os produtos de que as pessoas da sociedade necessitam, em sua maioria, são adquiridos nos mercados, padarias, farmácias, feiras, lojas etc. Nesses locais é possível comprar alimentos, roupas, calçados, medicamentos e outras mercadorias. Algumas das pessoas que formam a sociedade do município utilizam o transporte público; outras têm veículo particular. Se elas estão doentes, procuram ir ao posto de saúde ou ao hospital. As pessoas dessa sociedade também utilizam diversos meios de comunicação, como telefone e internet. As pessoas comemoram aniversários, realizam festas de casamento, participam de festas e eventos comuns a todos os moradores do município e até mesmo do país. Tudo isso faz parte do modo de vida dessas pessoas.

Monique Renne/CB/D.A Press

Sociedade e modos de vida

Leo Drumond/Nitro

Comemoração do aniversário de Brasília, no Distrito Federal. Fotografia de 2009.

Bloconeco e Cia. dos Navegantes no Carnaval em Mariana, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2009.

23

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 23

18/07/12 17:30


1. Quais são as festas ou comemorações que existem em seu município? Você participa delas? Resposta pessoal.

2. Complete o quadro abaixo sobre produtos que você consome diariamente. Resposta pessoal. Produto

Local onde é adquirido

Pessoa que o atende

pão

padaria

balconista

Saída de observação: onde atuam os profissionais? Alguns profissionais, que muitas vezes não conhecemos, realizam trabalhos importantes para todos nós. Em que espaço eles atuam? Planejamento: Combine uma data e o percurso a ser feito com o professor. Material necessário: Caderno e lápis ou caneta para anotações. Durante a saída de observação: Observe lâmpadas, tomadas, piso, telhado, paredes, pinturas etc. e anote o nome de um profissional relacionado ao que você observou. Exemplo: lâmpada — eletricista. De volta à sala de aula: Organize os nomes dos profissionais em uma lista. Ao lado de cada um, escreva se ele atua no espaço rural, urbano ou em ambos. Exemplo: lâmpada — eletricista — espaços urbano e rural. Para finalizar: Compare sua lista com as dos colegas. Há diferenças?

24

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 24

18/07/12 17:30


Ler e compreender Os indígenas que vivem no Brasil não são um povo único. Entre eles, há diferentes povos, com suas próprias características quanto à construção de moradias, à alimentação, aos rituais, aos objetos que fabricam. Mas existem certas semelhanças entre alguns povos.

Quem faz o quê? É bastante comum, entre os povos indígenas, uma divisão das tarefas entre homem e mulher. Isto significa que existem atividades que são feitas somente pelas mulheres e outras, somente pelos homens. Mesmo que esta divisão não seja igual em todos os povos, as tarefas relacionadas ao preparo dos alimentos, ao cuidado com as crianças e algumas atividades na roça são, geralmente, de responsabilidade das mulheres. Já os homens são responsáveis pela derrubada do mato para a criação da roça, pelas atividades de caça, de guerra, entre outras. É importante dizer que as atividades feitas por cada um dos gêneros (feminino ou masculino) se completam, pois juntas garantem a qualidade de vida de toda a comunidade. Você já imaginou o que seria da refeição de uma família sem o trabalho realizado pelos homens que saíram para caçar ou pescar? E como esta seria sem o trabalho das mulheres que prepararam toda a comida? Juntos, homens e mulheres, são responsáveis pela produção dos alimentos, das redes, dos bancos, das casas, das canoas, das ferramentas utilizadas no dia a dia, como vasos de cerâmica, cestos, flechas, arcos etc. Vemos assim que o trabalho de cada membro do grupo é fundamental para toda comunidade. As crianças aprendem desde cedo as tarefas do dia a dia, e é muito comum ver uma menina ajudando sua mãe ou um menino acompanhando seu pai em seus afazeres. Elas costumam construir objetos iguais aos dos adultos, mas em miniatura. Assim, brincando de imitar os mais velhos, meninos e meninas aprendem as atividades que mais tarde irão desempenhar com perfeição. Povos indígenas no Brasil mirim. Disponível em: <http://pibmirim.socioambiental.org/ como-vivem/quem-faz-o-que>. Acesso em: 7 jan. 2012.

1. Circule no texto um trecho que mostra como as atividades feitas por homens e mulheres indígenas se completam.

25

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 25

18/07/12 17:30


Condições de vida na cidade e no campo

Marcos Issa/Argosfoto

2

Moradias precárias em Osasco, no estado de São Paulo. Fotografia de 2007.

Christian Tragni/Folhapress

Vivendo no campo ou na cidade, todas as pessoas têm necessidades. Precisam de alimentação, vestimentas, moradia, atendimento médico, medicamentos, educação, transporte, lazer, informações. Mas será que todas as pessoas têm essas necessidades atendidas de forma adequada? Vamos refletir sobre isso observando estas fotografias.

Lixão em Brasília, no Distrito Federal. Fotografia de 2009.

1. Em que tipo de moradia vivem as pessoas que aparecem na fotografia 1? Em moradias precárias (em barracos de uma favela).

2. O que as pessoas estão fazendo na fotografia 2? Provavelmente estão recolhendo alimentos e artigos que possam ser reaproveitados de um local impróprio (lixão).

3. Pela observação dessas imagens, você diria que todos os moradores de um município têm condições de vida adequadas? Por quê? Resposta pessoal.

26

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 26

18/07/12 17:30


Nem sempre as necessidades das pessoas são atendidas adequadamente. Salários baixos, desemprego, aluguéis elevados, carência de postos de saúde e de hospitais públicos, falta de vagas escolares são alguns dos fatores responsáveis pelas precárias condições de vida de muitos moradores dos municípios brasileiros. Isso ocorre tanto na cidade como no campo. As paisagens mostram essas diferenças.

2

João Prudente/Pulsar Imagens

João Prudente/Pulsar Imagens

1

3

4

Moradias do Jardim Piracuana III, na cidade de São Paulo, estado de São Paulo. Fotografia de 2009.

Sergio Ranalli/Pulsar Imagens

Moradia em área rural em São João Batista do Glória, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2009.

João Wainer/FolhaPress

Moradia na área rural de São Luiz do Paraitinga, no estado de São Paulo. Fotografia de 2007.

Moradias de alto padrão em Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Fotografia de 2008.

1. Preencha os quadros abaixo com os números das fotografias. Moradias em área rural

1e2

Moradias precárias

1e3

Moradias em área urbana

3e4

Moradias em boas condições

2e4

2. No seu município, há diferenças significativas entre as paisagens como as apresentadas nas fotografias acima? Por que isso acontece? Converse com os colegas. Respostas pessoais.

27

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 27

18/07/12 17:30


Representar o mundo Plantas e mapas Plantas são representações de um espaço em um plano, como o papel ou a tela de um computador. Essas representações são reduzidas e em visão vertical, ou seja, de cima para baixo. As plantas podem representar, por exemplo, cômodos, moradias e estabelecimentos, quarteirões, trechos de bairros e de áreas rurais. Mas como fazer para representar trechos maiores dos municípios, municípios inteiros, estados ou países, ou mesmo toda a Terra? Isso é o que você verá na próxima página. Bairro Centro Cívico, Curitiba (PaRaná) — 2010

BOM RETIRO

Rua G. do Euripedes Nascim ento

anoel

Bosque João Paulo II

PP

CENTRO CÍVICO

Rua D ep. M PP

ário d

el. Ag o

Praça Nossa Senhora de Salette

do ace s t i n ho M

PP

PP

e Barr

pa Jo ão XX III

si

PP PP

Largo Melvin Jones

. do Tr. J ocínio Patr

R. Ern ani S.Prefeitura de Oli Rua L veiraPP ysima co Fer reira d a Cos ta

Pç. N. S. da Glória

Cândid

o de A

Tr. Itá lia

PP

ALTO DA GLÓRIA

N O

Lu is L

o

L S

Pça. Gibran Khalil Gibran Ru a

Praça 19 de Dezembro

Pç. Else S. Otte

Pç. Goether

breu

R. P a

Jard. Dr. João de L. Cordeiro Rua Comendador Fontana

Avenid a

SÃO FRANCISCO

Eufra

Pç. Rio Iguaçu

os

Praça Ricardo Scremin

R. Pro N. do f. Benedit o s San tos

Rua C

JUVEVÊ

Rua M

ermes R. Mal. H

Rua Eucli d e s Ba

ndeira

Tr. João Bonn

R. Pre G. M. f. Rosaldo Leitão

Selma Caparroz

osé Saboia Cortes Rua J

ESCALA aproximada 1 : 9 750 LEGENDA Limite de bairros PP

Prédios Públicos

Fonte: Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), 2010. Disponível em: <www.ippuc.org.br/ippucweb/sasi/home>. Acesso em: jan. 2012.

28

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 28

18/07/12 17:30


Agora, observe a representação abaixo.

49° 16’ O

Município de Colombo

Município de Campo Magro

LEGENDA Limite de município Limite de bairros

Santa Barreirinha Cândida

Taboão

Selma Caparroz

TRECHO DO MUNICÍPIO DE CURITIBA (ParanÁ) — 2010

Prefeitura Rodoviária Viaduto Estação ferroviária Estrada de ferro

São Braz

O

3

L S

Escala aproximada 1 : 140 000

1 – Centro 2 – São Francisco

4

2 1

N

Bairros centrais

Bairro Alto 5 6 7

25° 25’ S

Tarumã Capão da Imbuia

Município de Pinhais

3 – Centro Cívico 4 – Alto da Glória 5 – Alto da Rua XV 6 – Cristo Rei 7 – Jardim Botânico

Cajuru

Fonte: Instituto de Pesquisas e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), 2010. Disponível em: <www.ippuc.org.br/ippucweb/sasi/home/mostrarpagina.php?pagina=92&idioma=1&ampliar=não>. Acesso em: jan. 2012.

A representação acima chama-se mapa. Os mapas também são representações em um plano, em tamanho reduzido e em visão vertical. Eles, no entanto, são usados para representar trechos maiores da superfície da Terra ou toda ela. Assim, os mapas trazem menos detalhes do espaço representado que as plantas. Nos mapas e nas plantas são utilizados símbolos e cores. Esses recursos representam elementos da superfície terrestre, como rios, avenidas, ruas, outras construções, vegetação, e também os limites territoriais. 1. O bairro do Centro Cívico está indicado por qual número no mapa? 3 2. Observe o bairro do Centro Cívico na planta e no mapa. a) Em qual dessas representações o bairro foi mais reduzido? No mapa.

b) Se você quisesse estabelecer o traçado de um percurso no bairro Centro Cívico, qual das duas representações escolheria? Por quê? A planta, pois mostra o traçado e os nomes das ruas desse bairro.

29

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 29

18/07/12 17:30


Vamos retomar

Joaquín Salvador Lavado (Quino). Toda Mafalda, 1991. Livraria Martins Fontes Ltda.

1. Mafalda acha que o mundo está doente. Leia a tirinha e responda ao que se pede.

Quino. Toda Mafalda. São Paulo: Editora Martins Fontes, 1991. p. 10 e 11.

a) O que o pai da Mafalda viu no terceiro quadrinho da tirinha? Um menino descalço, provavelmente vendendo jornais.

b) A cena presenciada pelo pai da Mafalda no terceiro quadrinho é comum em seu município? Explique. Resposta pessoal.

2. Considerando o município onde você mora, responda: Respostas pessoais. a) Qual espaço é maior: o urbano ou o rural?

b) Em qual deles você mora?

c) Que produtos consumidos por sua família são provenientes do trabalho no campo?

3. Escreva um texto em uma folha à parte contando o que você aprendeu sobre as características do espaço urbano e do espaço rural de um município. Não deixe de citar: ◆◆

os elementos que predominam;

◆◆

o tipo de trabalho existente.

30

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 30

18/07/12 17:30


4. Para conhecer mais sobre a integração entre campo e cidade, destaque as imagens que estão nas páginas 1 e 3 do Material Complementar. Em uma folha à parte, numere-as e cole-as de acordo com a sequência em que a matéria-prima sai do campo e retorna ao agricultor em forma de outro produto.

Entrevista: migração do campo para a cidade Para conhecer a experiência de pessoas que migraram do campo para a cidade, entreviste um parente ou conhecido que tenha vivenciado essa situação. Pense nas perguntas que gostaria de fazer. Para orientá-lo, sugerimos alguns temas. Você pode perguntar, por exemplo: ◆◆

quais eram as características do espaço rural onde o entrevistado nasceu;

◆◆

que atividades ele realizava lá;

◆◆

quais motivos o fizeram deixar o campo;

◆◆

quais as diferenças entre o campo e a cidade que mais lhe chamaram a atenção;

◆◆

de quais grupos sociais ele participava no campo e de quais passou a fazer parte na cidade.

Sugestões Para ler

Editora Moderna

◆◆ Do campo à mesa — O caminho dos alimentos, de Teddy Chu. São Paulo: Editora Moderna, 2003. O livro mostra que os alimentos não caem do céu nem nascem nos supermercados. Para chegar até nossa mesa, é preciso o trabalho de muitas pessoas. ◆◆ O skatista e a ribeirinha — Encontro da cidade com a floresta Amazôni-

ca, de Ricardo Dreguer. São Paulo: Editora Moderna, 2009. Um garoto de uma grande cidade é obrigado a se mudar para a Amazônia. Muitas descobertas e aventuras o aguardam. ◆◆ Uma aventura no campo, de Luiz Eduardo Ricon, Maya Reyes-Ricon e

Samuel Murgel Branco. São Paulo: Editora Moderna, 2010. Esse livro mostra como, para um habitante da cidade, é bom e divertido passar um tempo no campo.

Para acessar ◆◆ Smart kids O trecho do site indicado no link abaixo apresenta as principais diferenças entre o campo e a cidade e traz alguns passatempos sobre o tema. Disponível em: <www.smartkids.com.br/especiais/zona-urbana-e-zona-rural.html>. Acesso em: jan. 2012.

31

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 31

18/07/12 17:30


Cidades planejadas

Roberto Ikeda/Futura Press

As cidades planejadas são construídas com base em um projeto ou plano elaborado a partir de um estudo das características da região. Um exemplo é Palmas, construída para ser a capital do estado do Tocantins, no Brasil.

Palmas, capital do estado do Tocantins, foi planejada para manter trechos com áreas verdes, ter boas praças, hospitais e escolas e, assim, atender à crescente população da cidade.

1. Para conversar. a) Quais são as cidades retratadas nestas páginas? Em que países se localizam? Palmas: Brasil; Camberra: Austrália; Washington: Estados Unidos. b) O que elas têm em comum? São cidades planejadas. Todas foram planejadas para ser capitais — Palmas, de um estado e Washington (DC) e Camberra, de um país. c) Como o planejamento dessas cidades pode ser percebido nas fotografias? Pela regularidade do traçado das ruas e pela preservação das áreas verdes, por exemplo.

32

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 32

18/07/12 17:30


Outros exemplos de cidades planejadas para ser capitais são Camberra, capital da Austrália, e Washington (DC), capital dos Estados Unidos.

© Harold Flecknoe/Corbis/LatinStock

David Wall/Alamy/Other Images

Vista de Camberra, cidade planejada para ser capital da Austrália, um país da Oceania. Seu projeto valorizou a natureza: possui avenidas amplas e arborizadas, jardins e parques.

Vista de Washington (DC), capital dos Estados Unidos, na América do Norte. A cidade foi planejada tendo como centro o Capitólio (sede do Congresso), do qual partem quatro longas ruas que dividem a cidade em quatro diferentes partes ou quadrantes.

2. Para pesquisar e registrar em uma folha à parte. a) Sua cidade foi planejada? Se sim, procure informações sobre ela (quando foi planejada, quantos habitantes tem, quais são os pontos turísticos etc.). b) Se não, escolha uma destas cidades para a pesquisa: Teresina, Aracaju, Belo Horizonte ou Goiânia.

33

01-Plural_Geografia4_Un1_008a033.indd 33

18/07/12 17:31

Coleção Plural Geografia  

Amostra da obra de Geografia da coleção Plural – 4º ano

Advertisement