Page 1


2

Reprodução

UNIDADE

34

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 34

17/07/12 19:54


O bairro onde moro é igual ao seu? A rua onde você mora ou estuda pode, junto com outras ruas próximas, formar um quarteirão. Os quarteirões e seus elementos fazem parte de um bairro. Para conhecer a diversidade do bairro e seus elementos, observe o desenho de Tereza, 9 anos, e Thaís, 8 anos. Elas representaram um trecho do bairro onde moram.

Banco, padaria, escola, loja de roupas, casas, árvores, ruas, veículos, prédios de apartamentos, zoológico,

1. Observe atentamente o desenho. Que elementos estão representados nele? loja de calçados, pizzaria, supermercado, estacionamento, videolocadora, igreja, farmácia.

2. Esses elementos existem no lugar onde você mora? Resposta pessoal. 3. Na sua opinião, o lugar onde as meninas moram é agradável? Por quê? Que outros elementos você desenharia para tornar esse lugar melhor para viver? Resposta pessoal.

35

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 35

17/07/12 19:54


Os bairros

Jótah

Existem muitos bairros. Alguns são parecidos entre si; outros podem ser muito diferentes. Você certamente conhece alguns bairros: onde mora, onde estuda, onde vive um parente ou um amigo. Se você observar, por exemplo, uma fotografia do bairro onde vive, poderá reconhecer moradias, ruas, praças, lojas, mercados e muitos outros elementos. Além desses elementos presentes no bairro, você também conhece pessoas que, como você, vivem nele. Isso acontece porque o bairro é o lugar onde você se relaciona com as pessoas, realiza atividades, enfim, é onde eventos importantes da sua vida acontecem.

36

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 36

17/07/12 19:54


1. Converse com os colegas e o professor. Respostas pessoais. a) Onde você mora: na cidade ou no campo? b) Justifique sua resposta anterior citando os elementos que você mais observa onde vive. c) Qual é o nome do seu bairro? d) Há alguma característica, ou seja, algum aspecto que se destaca no lugar onde você mora? Se houver, diga qual. e) Do que você mais gosta onde mora? E do que menos gosta? Explique.

Saída de observação: meu bairro Faça como Tereza e Thaís, que ilustraram um trecho do bairro onde moram na abertura desta unidade. Planejamento: Peça para um adulto acompanhá-lo em uma saída de observação pelos arredores de sua casa. Materiais necessários: Caderno e lápis ou caneta para anotações, folha de sulfite, lápis para desenho e para colorir. Durante a saída de observação: Observe os elementos (construções, ruas, praças etc.) que existem em dois ou três quarteirões. Anote tudo em seu caderno. Em casa: Em uma folha à parte, desenhe um trecho do bairro onde você mora. Não se esqueça de incluir os principais elementos da paisagem existentes nele. Escreva seu nome e o nome do seu bairro na folha. Para finalizar, na escola: Mostre o desenho para os colegas e observe os que eles fizeram. Identifique as diferenças e semelhanças entre os bairros.

Troca de ideias ◆◆

Que outros elementos você gostaria que houvesse no seu bairro? Por quê?

◆◆

O que você acha que deve existir em um bairro para que ele ofereça boas condições de vida para seus moradores?

37

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 37

17/07/12 19:54


Os bairros podem ter algumas semelhanças, mas nenhum é igual a outro. Todo bairro tem suas próprias características: ruas, estabelecimentos, construções, serviços públicos, as pessoas que nele vivem. Além disso, cada bairro tem sua história: como surgiu, como era e como é a vida dos moradores, por quais mudanças passou ao longo do tempo. Conheça alguns motivos que fazem os bairros diferentes uns dos outros.

Sérgio Castro/AE

Os bairros são diferentes

Quando esta escola estiver pronta, ela atenderá mais de 5 mil estudantes da rede estadual em bairro da zona sul de São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2009. ◆◆

Os bairros possuem histórias diferentes. Isso quer dizer que eles foram formados em épocas, de modos e por pessoas diferentes.

◆◆

Em um mesmo bairro, as pessoas possuem condições financeiras diferentes, ou seja, nos bairros podem existir pessoas com muito ou pouco dinheiro.

◆◆

O lugar onde os bairros estão instalados é diferente. Um bairro pode, por exemplo, estar localizado junto à praia, próximo a um rio, em um morro etc.

◆◆

Alguns bairros podem ter predominantemente moradias; outros podem ter um grande número de lojas, escritórios, restaurantes; outros podem abrigar um maior número de indústrias.

serviços públicos: serviços prestados pelo governo (representado pelos prefeitos, governadores, presidente e muitos outros funcionários) à população. Exemplos: transporte, escola, hospitais, áreas de lazer etc.

38

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 38

17/07/12 19:54


Agora, observe estas fotografias e compare os bairros apresentados.

2

Delfim Martins/Pulsar Imagens

Delfim Martins/Pulsar Imagens

1

3

4

Ernesto Reghran/Pulsar Imagens

Trecho de bairro no município de Caeté, no estado de Minas Gerais. Fotografia de 2010.

Palê Zuppani/Pulsar Imagens

Trecho de bairro no município de Campo Grande, no estado de Mato Grosso do Sul. Fotografia de 2008.

João Prudente/Pulsar Imagens

Trecho de bairro no município de Florianópolis, no estado de Santa Catarina. Fotografia de 2007.

Trecho de bairro no município de Parnaíba, no estado do Piauí. Fotografia de 2008.

5

Trecho de bairro no município de Porto Velho, no estado de Rondônia. Fotografia de 2009.

39

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 39

17/07/12 19:54


1. Complete o quadro com os elementos de cada um dos bairros retratados na página 39. Número da fotografia 1

2

Local retratado

Elementos observados

Bairro em Florianópolis, no estado

Mar, praia, prédios, postes,

de Santa Catarina.

veículos.

Bairro em Campo Grande, no

Moradias, árvores, prédios.

estado de Mato Grosso do Sul.

3

4

Bairro em Caeté, no estado de

Morro, árvores, moradias, ruas,

Minas Gerais.

bloco de rochas.

Bairro em Parnaíba, no estado do

Moradias, ruas, árvores, piscina.

Piauí.

5

Bairro em Porto Velho, no estado

Moradias, ruas, árvores e outras

de Rondônia.

plantas.

Zig Koch/Natureza Brasileira

2. O que a fotografia ao lado apresenta de diferente em relação aos bairros das fotografias da página 39? O lugar apresenta poucas moradias e grande área verde. Pequenas propriedades rurais em Irati, no estado do Paraná. Fotografia de 2009.

3. Com qual das seis últimas imagens o lugar onde você mora mais se parece? Resposta pessoal.

40

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 40

17/07/12 19:54


Os bairros se transformam

Elevador Lacerda (indicado pela seta), em Salvador, no estado da Bahia. Fotografia de cerca de 1920.

2

Wilton Junior/AE

1

Acervo Iconographia

Os bairros onde você mora, estuda ou passeia não são como eram no passado. Isso porque os lugares mudam ao longo do tempo. Novas construções são feitas, mais pessoas se mudam para o lugar e as necessidades dos moradores também se modificam. Essas transformações podem ocorrer ao longo de muitos e muitos anos. Mas elas também acontecem em curtos períodos de tempo. Observe as fotografias que seguem.

Elevador Lacerda (indicado pela seta), em 2009.

41

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 41

17/07/12 19:54


Ricardo Azoury/Olhar Imagem

3

4

Delfim Martins/Pulsar Imagens

Trecho dos bairros Itaim Bibi (à esquerda) e Morumbi (à direita), com destaque para o rio Pinheiros, em São Paulo, no estado de São Paulo. Fotografia de 2007.

A mesma região, em 2008.

42

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 42

17/07/12 19:54


1. Observe novamente as fotografias 1 e 2 na página 41 e responda: a) Em que ano as fotografias foram feitas? Fotografia 1: em cerca de 1920; fotografia 2: em 2009.

b) O que mudou no bairro nesse período? A estrutura do elevador foi modificada e ampliada, construções foram derrubadas e outras erguidas, foram colocados semáforos e postes.

c) Como você percebe que se trata do mesmo bairro? É possível observar ao menos três construções que aparecem nas duas fotografias: uma com arcos no alto à esquerda e duas na parte alta à direita.

2. Agora, observe as fotografias 3 e 4 na página 42 e responda: a) Em que ano as fotografias foram feitas? Em 2007 e 2008.

b) O que elas mostram? Faça uma descrição do que observou. Mostram a mesma região em São Paulo (SP). Nelas, veem-se diversos tipos de

Embora seja mais fácil perceber as grandes modificações pelas quais passam os bairros ao longo dos anos, também há mudanças que se dão com maior rapidez no bairro onde você mora. Durante alguns dias, observe atentamente seu bairro. Veja, por exemplo, se há construções sendo reformadas ou novos edifícios sendo erguidos; ruas sendo pavimentadas; árvores sendo plantadas ou cortadas; pessoas que se mudaram etc.

Ronaldo de Oliveira/CB/D.A Press

construções, principalmente prédios, vias de circulação (ruas e avenidas), veículos, árvores, terrenos e rio. Na fotografia 4 aparecem pontes que não existiam na fotografia 3.

O corte (ou poda) de árvores também transforma a paisagem. Na fotografia, árvore sendo podada em rua de Brasília, no Distrito Federal, em 2011.

43

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 43

17/07/12 19:54


Ler e compreender Leia este trecho de um texto sobre as transformações ocorridas em um bairro na cidade de Macapá, no estado do Amapá.

No início dos anos 1990, o (...) prefeito de Macapá (...) deparou-se com um grande problema social, a falta de moradia para milhares de pessoas, que não dispunham de residência própria. Diante disso o prefeito procurou uma área para lotear, (...) tendo encontrado o espaço na zona norte da cidade (...) denominada inicialmente de Capilândia. O loteamento encontrou muitas dificuldades (...) a ausência de infraestrutura tão necessária ao desenvolvimento de qualquer aglomerado social, a falta de transporte coletivo, escolas, água potável e energia eram alguns dos grandes problemas da comunidade. (...) Em 1992, o asfaltamento das ruas beneficiou consideravelmente a vida de todos daquela área, com a chegada de transporte coletivo e a primeira escola do bairro (...). Hoje o bairro é um dos mais desenvolvidos de Macapá, com projetos sociais ativos, como inclusão digital e escola em tempo integral. Praça no bairro Novo Horizonte, em Macapá, no estado do Amapá, em 2010.

Secretaria de Comunicação de Macapá

O começo e a transformação do Bairro Novo Horizonte

Ane Lopes. Portal da notícia. Disponível em: <http://anejornalista.blogspot.com/2009/06/ o-comeco-e-transformacao-do-bairro-novo.html>. Acesso em: jan. 2012.

lotear: dividir.

1. O texto é sobre as transformações de um bairro. Escreva: Nome atual do bairro

Novo Horizonte

Nome original do bairro

Capilândia

44

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 44

17/07/12 19:54


2. Os moradores do bairro sofriam com a falta de infraestrutura. Sublinhe essa passagem no texto e responda: a) Quais serviços públicos não existiam no bairro? Transporte coletivo, escola, água potável e energia elétrica.

b) Que benefícios foram conquistados pelos moradores do bairro? O asfaltamento das ruas, o transporte coletivo e uma escola.

3. Leia mais um trecho do texto e compare as ilustrações. Para suprir uma das maiores necessidades [energia elétrica], os poucos moradores puxavam energia do bairro vizinho por um fio que atravessava um pequeno igarapé, que divide os bairros Jardim Felicidade e Novo Horizonte até hoje (...). igarapé: curso de água da Amazônia, em geral estreito e pouco profundo, que desemboca em um rio.

Ilustrações: Helio Senatore

1

igarapé

2

a) Qual das ilustrações representa corretamente o trecho do texto? Ilustração 2.

45

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 45

17/07/12 19:54


Pontos de referência nos bairros

Jótah

Embora os bairros passem por transformações ao longo do tempo, há elementos que não se alteram ou que mudam pouco. Esses elementos podem servir como pontos de referência para a localização de um endereço. Considerando que um bairro tem muitas vias de circulação e diversas construções, os pontos de referência — determinadas construções e avenidas mais conhecidas, por exemplo — facilitam a localização. Veja um exemplo: Roberto, de oito anos, mora no bairro Passaredo. Quando vai receber em casa amigos que moram em outros bairros, ele dá as seguintes instruções:

Moro na rua Pardal, nº 850, no bairro Passaredo. Minha casa fica entre a avenida Bem-te-vi e a rua dos Canários. Na esquina do quarteirão tem uma óptica.

1. Na sua opinião, por que Roberto fornece outras informações, além do endereço completo? Converse com os colegas e o professor. Resposta pessoal.

46

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 46

17/07/12 19:54


Jótah

2. Márcia e Leandra são amigas de Roberto. Observe os símbolos que correspondem a cada criança. Depois, veja onde elas estão na figura. Márcia = casa da Márcia

Roberto =

óptica

casa do Roberto

lan house

sorveteria

Leandra = mercado

farmácia

livraria

◆◆

Qual das alternativas abaixo indica corretamente o caminho que uma das meninas deverá seguir para chegar à casa do amigo? Marque com um X. X

Para chegar à casa de Roberto, Márcia terá que sair de sua casa, caminhar em direção à rua Pardal, virar à direita, passar pela sorveteria e pela lan house. Leandra está em frente à livraria e vai caminhar em direção à rua Pardal, virar à esquerda, passar em frente ao mercado, à óptica e à farmácia antes de chegar à casa de Roberto.

3. Reescreva a alternativa que está errada na atividade anterior, corrigindo-a. Leandra está em frente à livraria e vai caminhar em direção à rua Pardal. Vai atravessar na faixa de pedestres, virar à direita na calçada, passando pela óptica, para chegar à casa de Roberto.

4. Imagine que você vai convidar um colega de classe para brincar em sua casa. Em uma folha à parte, crie um convite bem legal, informando o dia e a hora em que você pode brincar e o seu endereço completo. Para facilitar, dê alguns pontos de referência.

47

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 47

17/07/12 19:54


Os espaços públicos dos bairros

Jótah

Em um bairro, além das moradias, que são um tipo de espaço privado, encontramos parques, praças, ruas, avenidas e estradas. São os chamados espaços públicos, ou seja, locais onde todas as pessoas podem transitar ou frequentar. Os espaços públicos, em geral, são mantidos pelos governantes, por meio do pagamento de impostos, e pertencem a toda a população. Também são espaços públicos: escolas, hospitais, postos de correio, clubes, bibliotecas etc., que oferecem serviços às pessoas. Esses locais podem ou não ser mantidos pelo governo. Todas as pessoas devem se responsabilizar pela manutenção dos espaços públicos, mantendo-os limpos e conservando suas construções e equipamentos. Os espaços públicos precisam ser acessíveis a todas as pessoas. Isso significa que devem ser planejados e construídos de modo que todos possam utilizá-los: crianças, idosos, gestantes, deficientes visuais e outros.

O parque serve de espaço de lazer não apenas aos moradores dos bairros próximos mas também aos habitantes de toda a cidade, além de ser um local bastante visitado por turistas. Todos temos o direito de utilizar os parques públicos e o dever de conservá-los. espaço privado: lugar de propriedade ou uso exclusivo de uma pessoa ou um grupo.

48

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 48

17/07/12 19:54


1. No bairro onde você mora, ou próximo a ele, existe algum parque ou outro local parecido com o da ilustração da página ao lado? Respostas pessoais. a) Se existir, responda: ◆◆

Qual é o nome do parque?

◆◆

Como ele é?

◆◆

As pessoas que o utilizam cuidam dele adequadamente?

◆◆

O parque é acessível a pessoas em todas as condições físicas? Explique.

b) Se não existir, pense e responda: ◆◆

Seria possível a construção de um parque no seu bairro? Onde?

c) Desenhe em uma folha avulsa o parque que existe no seu bairro ou o que você gostaria que existisse.

◆◆

passear com cachorro

◆◆

conversar

◆◆

fazer piquenique

◆◆

andar de patinete

◆◆

assistir a shows

◆◆

andar de bicicleta

◆◆

descansar

◆◆

andar de skate

◆◆

andar de pedalinho

◆◆

andar de patins

◆◆

brincar no parquinho

◆◆

jogar bola

◆◆

tomar sol

◆◆

ler

◆◆

caminhar

Jótah

2. O que podemos fazer em um parque? Leia a relação abaixo e circule o que você faz quando vai a parques. Resposta pessoal.

49

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 49

17/07/12 19:54


As propriedades particulares dos bairros

Açougue.

2

Juca Martins/Olhar Imagem–2007

1

Delfim Martins/Pulsar Imagens–2006

Você viu que nos bairros existem espaços públicos que podem ser frequentados por todas as pessoas (parques, praças, ruas, viadutos etc.) ou onde a população pode usufruir de serviços (escolas, hospitais, postos de correio etc.). Viu também que, em geral, eles são mantidos pelo governo e são de propriedade e responsabilidade de todos nós. Nos bairros, porém, também encontramos padarias, açougues, restaurantes, lojas e outros estabelecimentos comerciais. São locais onde se vendem e se compram produtos. Além desses, em muitos bairros existem estabelecimentos que prestam serviços, como consultórios médico e dentário, escritórios de advogados, escolas, oficinas mecânicas, cinemas, salões de beleza. Pode haver também prédios industriais (onde são feitos calçados, roupas, alimentos). Em alguns bairros existem shopping centers e galerias, onde, além dos diversos estabelecimentos comerciais, é comum existirem estabelecimentos que prestam serviços, como lavanderias, agências bancárias, assistências técnicas etc. Em todos esses lugares, há circulação de grande número de pessoas. No entanto, apesar de serem abertos ao público, esses espaços são propriedades particulares, pois pertencem a uma ou mais pessoas, que são o(s) dono(s) ou proprietário(s).

Loja de eletrodomésticos.

prédios industriais: locais onde se realizam atividades de produção de mercadorias.

50

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 50

17/07/12 19:54


Juca Martins/Olhar Imagem–2007

3

Galeria comercial.

O açougue (fotografia 1), a loja de eletrodomésticos (fotografia 2) e a galeria (fotografia 3) são exemplos de propriedades particulares frequentadas pelo público. Fernando Favoretto/Criar Imagem

1. Observe a fotografia e leia a tirinha para responder às questões abaixo.

© 2010 King Features Syndicate/Ipress

Placa no interior do estado de Goiás. Fotografia de 2008.

Dick Browne. O melhor de Hagar, o Horrível. Porto Alegre: Editora L&PM, 1997. p. 35.

a) O que a placa da fotografia quer dizer? Que é proibida a entrada de pessoas no terreno que não sejam autorizadas por seu dono.

b) A placa poderia estar na porta do castelo da tirinha? Por quê? Sim, pois, para entrar, Hagar precisa da autorização do dono do castelo, que é uma propriedade particular.

51

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 51

17/07/12 19:54


Representar o mundo Observe novamente o desenho das páginas 34 e 35, compare-o com esta representação e converse com os colegas e o professor. Alex Silva

1. Que diferenças e semelhanças existem entre as figuras? Resposta pessoal.

2. Sem a legenda, você identificaria os elementos na figura desta página? Espera-se que o aluno responda: não.

Agora, observe um trecho do centro de Teresina, no estado do Piauí. © 2011 Google

52

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 52

17/07/12 19:54


Essa imagem foi obtida em um programa de computador que mostra imagens do planeta Terra em diferentes visões e está disponível na internet. O programa foi elaborado com imagens de satélites artificiais, fotografias aéreas (tiradas de aviões preparados) e outros recursos. 3. Qual é a visão oferecida pela imagem que retrata parte do centro de Teresina: de cima para baixo ou de cima e de lado? Como você pode perceber isso? Conte aos colegas e ao professor. De cima para baixo.

Selma Caparroz

Veja a representação abaixo, criada com base na fotografia aérea do trecho de Teresina que você viu na página ao lado.

1. 1.

LEGENDA LEGENDA

escola escola

2. 2.

igreja igreja

3. 3. 4. 4. 5. 5. 6. 6.

convento convento praça praça hotel hotel estacionaestacionamento mento

7. 7. 8. 8. 9. 9. 10. 10.

árvore

veículo

moradia via de circulação

4. Complete a legenda escrevendo o que são os itens 7 a 10 da representação. satélites artificiais: equipamentos que giram ao redor do planeta Terra ou estão estacionados a muitos quilômetros de altura. Um dos tipos desses equipamentos permite a elaboração de imagens da superfície do nosso planeta, como essa que está na página ao lado.

53

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 53

17/07/12 19:54


Vamos retomar Laerte

1. Veja esta tira e responda à questão.

Laerte. Suriá contra o dono do circo. São Paulo: Editora Devir-Jacarandá, 2003. p. 53.

Qual é o ponto de referência que aparece na primeira parte da tirinha? Uma placa de trânsito.

2. Assim como Suriá, você também volta para casa depois das aulas. Quais pontos de referência você encontra no percurso entre a escola e sua casa? Resposta pessoal.

3. Compare a resposta da atividade 2 com a de um colega e discutam: Quem demora mais para chegar em casa? Resposta pessoal.

4. Copie as frases abaixo e complete com as conclusões da conversa da atividade 3. Respostas pessoais.

Meu (Minha) colega

(nome) demora

para voltar para casa porque mora mais que eu. Ele(a) faz o percurso público/de transporte privado) e eu vou

da escola do (a pé/de transporte .

54

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 54

17/07/12 19:54


5. Resolva as atividades de acordo com este texto.

São 11 horas de um dia ensolarado. O menino Raul Volpe Motta, oito anos, acaba de voltar de uma manhã típica em sua vida. Mergulhou no rio, passeou de barco (...). Caminha pelas ruas de pedra que bem conhece. São cinco vias, cortadas por quatro travessas, numa comunidade de 178 casas, todas parecidas. Ele mora no número 23 da rua 2 (todas têm nomes, mas os habitantes não se habitua­ram e continuam chamando pelos números). Seu pai trabalha na fábrica ao lado e conseguiu a moradia, para onde se mudou com a mulher e três filhos. O pequeno Raul estuda na Escola de Meninos, é examinado periodicamente

pelo ambulatório local, faz compras com caderneta no armazém da comunidade, (...) janta com os pais no restaurante no segundo andar do prédio principal aos sábados à noite e aos domingos frequenta a capela São José do Belém. Tudo sem sair do perímetro da vila. Estamos em 1933. A cidade é São Paulo, o rio é o Tietê, a vila é a Maria Zélia, de operários, e o bairro é o Belenzinho, na zona leste, a pouco mais de 15 minutos da praça da Sé. “Era uma delícia.” Quem conta a história é o próprio Raul, hoje com 79 anos, há 71 morando na mesma casa (...). Sérgio Dávila. Folha de S.Paulo. Revista da Folha. São Paulo, 9 nov. 2003. p. 11 e 13.

perímetro: limite de uma área ou região.

a) Escreva o endereço de Raul, anotando: casa, rua, vila, bairro e cidade. Raul mora na casa de número 23, na rua 2 da Vila Maria Zélia, no bairro do Belenzinho, em São Paulo.

b) Cite pontos de referência que ajudam a localizar a Vila Maria Zélia. Os alunos podem citar a praça da Sé e o rio Tietê.

c) Procure no terceiro parágrafo os espaços públicos que Raul utiliza. A escola, o ambulatório, o armazém, o restaurante e a capela.

6. Crie uma praça vista de cima para baixo. Para isso, utilize as imagens que estão no Material Complementar, páginas 1 e 3. ◆◆

Observe os limites da praça e as dicas de legenda. Para finalizar, com os colegas e com a ajuda do professor, monte uma exposição das colagens.

55

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 55

17/07/12 19:54


7. Lucas vai a pé, com sua mãe, para a escola. No caminho, eles passam por um ponto de ônibus, pela padaria, pelo banco e pela frutaria. a) Observe as ilustrações abaixo.

X

Ilustrações: Jótah

Qual delas representa o caminho que Lucas percorre entre sua casa e a escola? casa do Lucas

ponto de ônibus

padaria

banco

frutaria

escola

casa do Lucas

padaria

ponto de ônibus

banco

frutaria

escola

56

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 56

17/07/12 19:54


8. Observe a lista e resolva as atividades.

 farmáCia

 ∏oSto de saúde

 µerCado

 restaura˜te

 ∏raça

 bï%Liô†eCA ∏ú%LiCA

 esCôÒa ∏ú%LiCA

 ‰e™e

 ∏adaria

 áÇóû¯ûe

a) Marque com um X o nome dos espaços públicos que existem em seu bairro. Resposta pessoal.

b) Anote na tabela abaixo quais desses espaços são de propriedade: praça, escola pública, posto de saúde, biblioteca pública, creche

pública

farmácia, mercado, padaria, restaurante, açougue

privada c) Considerando a lista, há algo que não existe em seu bairro e você e seus familiares gostariam que existisse? O quê? Resposta pessoal.

Sugestões Para ler Nas ruas do Brás, de Drauzio Varella. São Paulo, Editora Companhia das Letrinhas, 2000. O médico Drauzio Varella, neto de imigrantes espanhóis e portugueses, relembra nesse livro alguns episódios de sua infância, quando era um menino que brincava nas ruas do bairro paulistano do Brás. u

O bairro do Marcelo, de Ruth Rocha. São Paulo: Editora Salamandra, 2001.

Editora Salamandra

u

Nesse livro, o leitor é convidado a brincar com a personagem Marcelo, sua família, seus amigos, colegas da escola e toda a turma da rua.

57

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 57

17/07/12 19:54


Luciana Whitaker/Pulsar Imagens

Bairros pelo mundo

Um dos bairros mais famosos do Brasil é Copacabana, no Rio de Janeiro. Lá, moradores e turistas caminham pelo calçadão, pedalam pelas ciclovias, fazem compras e aproveitam a praia.

Jose Fuste Raga/Getty Images

1

2

Em Shinjuku, na cidade de Tóquio, no Japão, predominam arranha-céus, vitrines e painéis luminosos. As ruas vivem constantemente cheias de pessoas, atraídas pelo intenso comércio.

1. Para conversar. a) Os alunos poderão fazer referência a: fotografia 1 — praia; fotografia

2 — vitrines luminosas e muita gente nas ruas; fotografia 3 — moradias coloridas; fotografia a) Quais elementos predominam em cada fotografia? 4 — construções em estilo antigo e linha de bonde.

b) O que mais chamou sua atenção em cada um dos bairros? Resposta pessoal.

c) Você gostaria de morar em algum desses bairros? Por quê? Resposta pessoal.

58

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 58

17/07/12 19:55


Daniel Cymbalista/Pulsar Imagens

3

4 Alfama é o bairro mais antigo da cidade de Lisboa, em Portugal: conserva em sua arquitetura e tradição a história da cultura portuguesa. Com suas ruas estreitas e casas de fado, canção típica da região, encanta moradores e turistas.

Maurizio Borgese/Hemis/Corbis/Latinstock

O bairro La Boca, na cidade de Buenos Aires, na Argentina, tem uma rua conhecida por suas casas muito coloridas. Essa rua se chama El Caminito, que também é o nome de um famoso tango (tipo de música e dança) do país. Considerada um “museu a céu aberto”, a rua tem pinturas e esculturas expostas, há venda de artesanato e apresentação de dançarinos de tango.

2. Para criar. ◆ Em

trios, elaborem um cartaz, como os destas páginas, com o bairro onde está a sua escola. Procurem saber quais são os elementos que predominam, como é a circulação de pessoas, a localização, se existe algum acontecimento importante em sua história etc. Façam em uma folha à parte.

59

02-Plural_Geografia3_Un2_034a059.indd 59

17/07/12 19:55

Coleção Plural Geografia  

Amostra da obra de Geografia da coleção Plural – 3º ano