Page 19

1m

Jurandir Ribeiro

Sally A. Morgan; Ecoscene/Corbis/Latinstock

3. A fotografia mostra o fóssil de um arqueópterix, que viveu na época dos dinossauros. A ilustração mostra uma reconstituição desse animal, isto é, sua provável aparência. Observando o fóssil, os cientistas concluíram que esse animal tinha dentes, escamas, asas e penas. Logo, tinha características de répteis e de aves.

Fóssil de um arqueópterix (à esquerda) e reconstituição desse animal (à direita).

a) Com base nesse fóssil, do que parece ter sido um dinossauro voador, os cientistas levantaram a hipótese de que dois grupos de vertebrados atuais são parentes, ou seja, tiveram a mesma origem. Que grupos seriam esses? Os grupos dos répteis e das aves, que apresentam várias semelhanças entre si.

b) O que significa dizer que as espécies evoluem? Significa que elas se modificam ao longo do tempo. Aos poucos vão sofrendo transformações anatômicas e funcionais.

4. Como podemos ter certeza de que a evolução é um fato e não uma suposição? Converse sobre isso com os colegas e o professor.

Joaquín Salvador Lavado (Quino). Toda Mafalda, 1991. Livraria Martins Fontes Ltda.

5. Leia a tirinha da Mafalda e converse com os colegas sobre as questões.

a) Você acha que discos voadores existem? Resposta pessoal. b) Por que a Mafalda ficou zangada? Porque ela pensa que há mundos mais evoluí-

dos do que o nosso e não gosta da ideia, por isso mostrou a língua. 4. O estudo dos fósseis datados é uma das várias provas da existência da evolução. Em épocas diferentes da história da vida, foram encontrados diferentes fósseis. Se a vida fosse imutável, encontraríamos os mesmos fósseis em qualquer época.

09-PLURAL_CIE5_Uni9.indd 203

203

12/07/12 09:22

Coleção Plural Ciências  

Amostra da obra de Ciências da coleção Plural – 5º ano

Advertisement