Page 1

plural

Ensino Fundamental

Ciências César º Sezar º Bedaque Sonelise º Débora

Capa Plural Cien_aluno_4ano.indd 1

4

26/06/12 16:58


3

UNIDADE

Sistema cardiovascular

A palavra cardiovascular vem de cardio (do grego kardia = coração) e vascular (do latim vasculum = vasos). O nome dado a esse sistema significa que ele é formado pelo coração e por tubos (vasos) onde corre o sangue. O coração bate e impulsiona sangue por nosso corpo. Isso acontece cerca de 100 mil vezes por dia, todos os dias da nossa vida.

46

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 46

11/07/12 20:35


Pasieka/SPL/Latinstock

Representação artística do sistema cardiovascular mostrando o coração e os tubos que transportam sangue. Esse sistema transporta oxigênio e nutrientes para todas as partes do corpo.

A UEM ESQ ICADO LIF P IM S ES COR IAIS IFIC

ART

Converse com os colegas sobre estas questões. 1. Observe a ilustração. O que são os tubos vermelhos e azuis representados no interior da figura? Esses tubos são os vasos sanguíneos (artérias e veias). 2. A cor vermelha da ilustração representa sangue oxigenado. Em qual órgão o sangue é oxigenado? O sangue é oxigenado nos pulmões. 3. A cor azul da ilustração representa o sangue rico em gás carbônico. De onde o sangue recebe gás carbônico? O sangue recebe gás carbônico de todas as células. 4. Seu coração bate desde que você estava na barriga de sua mãe e baterá durante a sua vida inteira. Qual é o motivo que faz com que os batimentos cardíacos sejam necessários para manter nossa vida? Os batimentos do coração bombeiam sangue para o corpo todo. Dessa forma, as células recebem nutrientes e oxigênio trazidos pelo sangue e com eles conseguem obter a energia de que necessitam.

47

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 47

11/07/12 20:35


Science Photo Library/Latinstock

Os órgãos do sistema cardiovascular

auscultar: escutar os ruídos de alguma parte do corpo com estetoscópio ou com o ouvido.

A médica ausculta o peito do menino com o estetoscópio para verificar se existe algum problema no coração. O estetoscópio amplia os sons internos de nosso corpo. Com ele os médicos ouvem não só os batimentos do coração, mas também outros ruídos, como os movimentos do ar nos pulmões.

Ponto de partida Discuta estas questões com os colegas e o professor. 1. Onde fica o coração? Fica no peito, inclinado para a esquerda. Resposta pessoal. O coração tem o 2. De que tamanho você imagina seu coração? tamanho da mão fechada da pessoa. 3. O coração é um músculo oco que fica cheio de sangue. Qual a importância de o coração ser um músculo? Por ser um músculo ele se contrai e bombeia o sangue para o corpo. 4. Você já sentiu seu coração bater mais depressa? Conte como foi. Resposta pessoal. 5. Observe suas mãos e braços. Neles você observa vasos sanguíneos. Qual a função desses vasos? Conduzir o sangue pelo corpo.

48

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 48

11/07/12 20:35


Atividade exploratória Contando as pulsações

dilatar: aumentar, expandir.

Cada vez que o coração bate, a pressão do sangue dilata as artérias, que em seguida voltam à posição inicial. Esse movimento da parede das artérias é a pulsação. O número de pulsações por minuto é igual ao número de batimentos cardíacos. Como fazer Fernando Favoretto/Criar Imagem

1. As pulsações podem ser medidas no pulso de um colega. Coloque dois dedos (o indicador e o médio, não use o polegar) um pouco abaixo do pulso, na altura do polegar do colega (veja a fotografia). Pressione levemente até sentir a pulsação, ou mova os dedos até achá-la. Você vai medir a pulsação do colega em dois momentos: no repouso e depois de um esforço. 2. Peça ao colega que marque o tempo no relógio enquanto você conta as pulsações durante 15 segundos. Depois, multiplique o resultado por quatro e assim obterá o número de pulsações por minuto. Registre o resultado: 3. Peça ao colega que pule várias vezes. Quanto mais vezes melhor. Conte novamente as pulsações dele e anote o resultado: Resultados a) Compare os dois resultados. Em qual situação o número de pulsações foi maior: antes ou depois dos pulos? O número de pulsações foi maior depois dos pulos.

b) Compare esses resultados com os de outra dupla. Eles são semelhantes? Conclusão Formem um grupo com outra dupla. Tentem explicar a diferença entre os resultados obtidos no repouso e depois do esforço. Isso tem a ver com o que vocês aprenderam nas unidades de digestão e de respiração? Levem sua explicação ao professor.

49

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 49

11/07/12 20:35


O caminho do sangue O coração bombeia o sangue e ele percorre um caminho formado por artérias, capilares e veias. O caminho do sangue pode ser resumido assim: o sangue sai pelas artérias, chega aos capilares e realiza trocas de materiais com as células e volta para o coração pelas veias.

Paulo Cesar

Sistema cardiovascular

artéria: o sangue sai do coração pelas artérias. As artérias se ramificam e terminam em capilares finíssimos em todas as partes do corpo.

veia: o sangue chega ao coração pelas veias. Ele vem dos capilares.

artéria ES COR IAIS IFIC

ART

A UEM ESQ ICADO LIF SIMP TOS NÃO

veia

EN AIS ELEM ORCION P PRO TRE SI EN

capilares: dos capilares saem líquidos que banham as células. Eles levam oxigênio e nutrientes e recolhem gás carbônico e resíduos. Esses líquidos voltam para o sangue dos capilares. Os capilares são vasos muito finos.

sangue rico em gás carbônico sangue rico em oxigênio

Fonte: O corpo humano — Fundamentos de anatomia e fisiologia, de Gerard J. Tortora e Sandra Reynolds Grabowisky. 6. ed. Porto Alegre: Artmed Editora, 2006.

50

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 50

11/07/12 20:35


Ler e compreender Você vai observar com os colegas o esquema simplificado da circulação do sangue pelo corpo humano. Apenas quatro grandes vasos estão representados. Os vasos menores são capilares. O esquema representa a circulação de uma pessoa vista de frente. Por isso, os lados esquerdo e direito estão invertidos em relação a você. As setas mostram o caminho do sangue.

3

ES COR IAIS IFIC

ART

A UEM ESQ ICADO IF L P O SIM S NÃ

lado direito

Fernando Monteiro

Circulação do sangue

O ENT AIS ELEM ORCION P PRO TRE SI N E

capilares dos pulmões 2

5

lado esquerdo

4

1 4

1 7

coração

6 sangue rico em gás carbônico capilares do corpo inteiro

sangue rico em oxigênio

1. De onde vem o sangue que chega ao lado direito do coração? Vem dos capilares e veias do corpo inteiro, trazendo sangue com gás carbônico e pouco oxigenado. 2. Que caminho segue esse sangue rico em gás carbônico que chegou ao coração? Ele vai para os pulmões. 3. O que acontece com esse sangue nos capilares dos alvéolos pulmonares? O sangue recebe oxigênio e deixa gás carbônico. 4. A que lado do coração chega o sangue oxigenado que vem dos pulmões? Chega ao lado esquerdo do coração. 5. Que caminho segue o sangue oxigenado que sai do coração? Vai para todas as partes do corpo. 6. O que acontece com o sangue nos capilares do corpo inteiro? O sangue deixa oxigênio e recebe gás carbônico. 7. Para que lado do coração vai o sangue rico em gás carbônico transportado pelas veias que saem de todas as partes do corpo? O sangue vai para o lado direito do coração.

51

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 51

11/07/12 20:35


O coração O coração faz dois movimentos principais: ele se contrai (diminui de tamanho) expulsando o sangue e relaxa (aumenta de tamanho) recebendo o sangue. Quando o coração se contrai, o sangue que está nele sai pelas artérias. Do lado direito, o sangue rico em gás carbônico vai para os pulmões. Do lado esquerdo, o sangue rico em oxigênio vai para o corpo inteiro.

sangue vai para o pulmão direito

Ilustrações: Walter Caldeira

Coração contraído sangue vai para as outras partes do corpo

sangue vai para o pulmão esquerdo

lado direito sangue rico em gás carbônico

lado esquerdo sangue rico em oxigênio

Coração relaxado Quando o coração relaxa, entra nele o sangue das veias. Do lado direito entra o sangue rico em gás carbônico que vem do corpo inteiro. Do lado esquerdo entra o sangue rico em oxigênio, que passou pelos pulmões.

chega sangue de outras partes do corpo

lado direito

chega sangue de outras partes do corpo sangue rico em gás carbônico

chega sangue dos pulmões

lado esquerdo ES COR IAIS IFIC

ART

A UEM ESQ ICADO IF L P O SIM S NÃ

O ENT AIS ELEM ORCION P PRO TRE SI N E

sangue rico em oxigênio

52

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 52

11/07/12 20:35


Bate coração Do tamanho de um punho fechado, o coração funciona como uma bomba, impulsionando o sangue pelo corpo inteiro por meio dos vasos sanguíneos, como as veias e as artérias.

Thinkstock/Gettyimages

Ler e compreender

Esse órgão costuma bater mais quando nos exercitamos porque é preciso que o sangue possa alcançar os músculos mais rapidamente, Aparelho utilizado para medir a já que ele contém o oxigênio necessário para pressão arterial. suportar o esforço físico. Quando estamos em repouso, porém, o coração bate mais devagar e bombeia em torno de cinco litros de sangue por minuto: o equivalente a duas garrafas enormes de refrigerante. No caso de pessoas jovens e que estão acostumadas a realizar exercícios físicos intensos, como maratonistas e atletas em geral, porém, esse órgão é capaz de atingir uma marca cinco vezes maior: 25 litros por minutos [...]. [...] A pressão arterial é a força que o sangue exerce contra as paredes das artérias quando é bombeado pelo coração. Quando a pressão arterial apresenta-se constantemente elevada, dizemos que a pessoa está com hipertensão arterial. A famosa “pressão alta” é um problema de saúde que pode levar a complicações sérias. Mara Figueira Instituto Ciência Hoje/RJ. Disponível em: <http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/eventos-festas-e-exposicoes/batecoracao>. Acesso em: abril de 2012.

1. Muito se fala sobre o perigo de uma alimentação gordurosa, pois a gordura pode se depositar nas paredes das artérias e veias. Esse fato contribui para o aumento de pressão arterial? Justifique sua resposta. A pressão aumenta porque os vasos que conduzem o sangue ficam com diâmetro menor.

2. Pessoas com pressão alta podem ter um rompimento de artéria ou veia. O que devem fazer para que isso não aconteça? Manter a pressão baixa. Isso pode ser feito com medicamentos ou alimentação saudável e exercícios físicos.

53

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 53

11/07/12 20:35


Agora é com você 1. Que elementos podemos observar na ilustração?

ES COR IAIS IFIC ART

A ilustração mostra o coração, alguns vasos sanguíneos, os pulmões, as costelas e o osso achatado da frente do peito (esterno) onde se

Hybrid Medical Animation/SPL/Latinstock

A UEM ESQ ICADO LIF SIMP

prendem as costelas.

◆◆

Qual a principal função da caixa torácica, formada pelo osso da frente do peito e pelas costelas? A caixa torácica protege o coração e os pulmões.

Susumu Nishinaga/SPL/Latinstock

2. Observe a imagem e leia a legenda. a) O que são capilares? São vasos sanguíneos muito finos.

b) Qual a função dos capilares? Levam oxigênio e nutrientes para as células e delas recolhem gás carbônico e resíduos.

c) Os capilares estão no fim de uma artéria ou no começo de uma veia? Ficam tanto no fim das artérias como

Os capilares são vasos muito finos. Eles são os mais finos da fotografia, que mostra vasos e capilares do intestino em imagem ao microscópio eletrônico. As cores artificiais facilitam a visualização. O aumento é de 30 vezes.

no começo das veias.

d) Em quais partes do corpo existem capilares? Em todas as partes do corpo existem capilares.

54

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 54

11/07/12 20:35


3. O gráfico mostra o número de pulsações por minuto medidas em 125 pessoas. Por exemplo, 10 pessoas apresentaram entre 65 e 70 pulsações por minuto. Distribuição das pulsações em 125 pessoas Número de pessoas

50 40 30 20 10 0

Pulsações por minuto

65

70

75

80

85

90

a) Circule o número de pessoas que tiveram entre 75 e 80 pulsações por minuto. b) Que intervalo de pulsações foi apresentado pelo menor número de pessoas? Entre 85 e 90 pulsações por minuto.

c) Cite explicações possíveis para a variação das pulsações nesse grupo de pessoas. Entre essas pessoas pode haver variações de peso, de idade, do que cada uma delas estava fazendo quando a pulsação foi medida e até de estados emocionais. 4. Observe a tabela. Ela mostra as diferentes atividades de uma pessoa e o número de pulsações por minuto medido após cada atividade. Atividades

Pulsações por minuto

A

Logo depois de acordar

60

B

Depois de passear de bicicleta

150

C

Depois do almoço

70

D

Depois de andar até a escola

80

E

Depois de ver televisão

70

F

Quando acordou no meio da noite

60

Com esses dados construa um gráfico de barras. Para isso, destaque a página 7 do Material Complementar. a) No eixo horizontal cada barra deve representar uma atividade (A, B, C, D, E, F). As barras podem estar separadas uma da outra pela mesma distância.

◆◆

b) No eixo vertical marque os intervalos das pulsações por minuto, de 10 em 10 (10, 20, 30, 40, … até 150).

55

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 55

11/07/12 20:35


Doação de sangue A ciência avançou muito e fez várias descobertas. Mas ainda não foi encontrado um substituto para o sangue humano. Por isso, sempre que precisa de uma transfusão de sangue, a pessoa só pode contar com a solidariedade de outras pessoas.

Fundação Pró-Sangue

O sangue

Doar sangue é simples, rápido e seguro. Mas, para quem o recebe, esse gesto não é nada simples: vale a vida. […] Para doar sangue é preciso: ◆ Estar em boas condições de saúde. ◆ Ter entre 18 e 65 anos. ◆ Pesar no mínimo 50 kg. ◆ Estar descansado e alimentado (evitar

alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação). […]

solidariedade: sentimento de simpatia pelos que sofrem; manifestação desse sentimento, com o intuito de confortar ou ajudar.

Disponível em: <www.prosangue.sp.gov.br/>. Acesso em: abril de 2012.

Ponto de partida Leia o texto com os colegas. Depois, converse sobre estas questões. 1. Em que momentos da vida podemos precisar de sangue? Resposta pessoal. 2. Uma pessoa pode morrer se perder muito sangue. Por quê? Porque é o sangue que leva nutrientes e oxigênio a todas as células. 3. O que é preciso para ser um doador de sangue? Gozar de boa saúde, ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 kg. 4. Para retirar sangue, uma agulha é introduzida em uma veia do doador. Portanto, doamos sangue pobre em oxigênio. Esse sangue poderá se tornar rico em oxigênio no corpo de quem o recebe? Explique. O sangue venoso doado se tornará arterial quando passar nos pulmões da pessoa que o recebeu.

56

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 56

11/07/12 20:35


Composição do sangue O sangue é formado por plasma, glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. O plasma é líquido e nele estão dissolvidos nutrientes, gases e resíduos.

◆◆

Os glóbulos vermelhos transportam principalmente gás oxigênio, além de pequena quantidade de gás carbônico.

◆◆

Os glóbulos brancos eliminam micróbios causadores de doenças.

◆◆

As plaquetas coagulam o sangue quando nos ferimos ou quando sofremos sangramentos espontâneos.

Antonia Reeve/SPL/Latinstock

National Cancer Institute/SPL/Latinstock

◆◆

Sangue depois que o plasma (parte amarela) foi separado dos glóbulos e das plaquetas (parte escura).

Microfotografia ao microscópio eletrônico de glóbulos vermelhos (vermelhos, na forma de discos escavados), glóbulos brancos (amarelos rugosos) e plaquetas (menores, de cor rosada). Ampliação de 4 mil vezes e cores artificiais.

Steve Gschmeissner/SPL/Latinstock

Na coagulação é produzida uma rede de fibras que prendem os glóbulos vermelhos e brancos. Assim, formam uma “rolha” que impede a perda de sangue. Depois de algumas horas, essa rede endurece e cobre o ferimento. Quando o ferimento é na pele, por baixo dessa casca se forma uma nova pele. Coágulo visto ao microscópio eletrônico. Mostra glóbulos vermelhos presos por uma rede de fibras. Aumento de 4 mil vezes.

57

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 57

11/07/12 20:35


Ler e compreender Leia esta notícia sobre um bebê de um ano e oito meses que recebeu o coração de uma menina que foi atropelada.

Hospital de Base salva bebê com transplante de coração A cirurgia para o implante do coração teve início às 7 h e durou seis horas e meia. Segundo o médico [...] o menino estava com o coração cinco vezes maior que o tamanho normal e tinha prioridade na lista de transplante porque já recebia medicamentos na veia para que o órgão continuasse a funcionar. “O gesto de nobreza da família doadora foi que permitiu o transplante e que a vida de uma criança fosse salva”, disse. Ele observou que o grande problema em transplantes cardíacos em crianças é a falta de doadores, em todo o País. “Falta conscientização das pessoas sobre a importância da doação.” Disponível em: <www.diarioweb.com.br/novoportal/Noticias/Saude/ 5387,,HB+salva+bebe+com+transplante+de+coracao+.aspx>. Acesso em: abril de 2012.

◆◆

Converse com os colegas de grupo e responda às questões.

1. Por que o coração do menino teve de ser trocado por outro?

Via Vida

Porque era cinco vezes maior do que o normal e funcionava mal, sem força.

2. O texto fala do “gesto de nobreza da família doadora”. O que significa essa expressão? Converse com os colegas e o professor. A expressão refere-se à decisão da família de doar o coração da filha e com isso permitir que um bebê, desconhecido dela, sobrevivesse.

Logotipo que identifica o Projeto Via Vida, organização não governamental do Rio Grande do Sul que hospeda pessoas vindas do interior do estado para transplante de órgãos.

58

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 58

11/07/12 20:35


Agora é com você 1. Complete a cruzadinha. A

C C

E

A

R

T

V

É

E

R

I

A

D

P

I

B

U

L

S

I

A

L

N

A

G

R

U

A

Ç

Ã

O

E

A — Vaso sanguíneo muito fino que liga a circulação arterial à venosa. B — Líquido que circula nas artérias e veias, bombeado pelo coração, levando nutrientes e elementos necessários à defesa do organismo. C — Vaso que leva o sangue para o coração. D — Batimento ritmado percebido no coração ou nas artérias. E — Vaso que transporta o sangue oxigenado do coração para o resto do corpo. 2. Chico Bento bateu sem querer na cabeça de Zé Lelé! Ele ficou com um galo roxo na cabeça. Escreva uma suposição para explicar esse fato. Os vasos de sangue romperam-se debaixo da pele e o sangue espalhou.

59

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 59

11/07/12 20:35


Dawidson França

3. Observe a ilustração. Ela representa uma artéria em corte e os componentes do sangue ampliados cerca de 5 mil vezes. As cores são artificiais e servem apenas para distinguir os elementos representados.

ES COR IAIS IFIC

ART

A UEM ESQ ICADO LIF SIMP TOS NÃO

EN AIS ELEM ORCION P PRO TRE SI EN

◆◆

Converse com os colegas e responda às questões.

a) O que representam os discos vermelhos? O que eles transportam? Os glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio e gás carbônico.

b) O que representam as bolas brancas? Que função elas têm? Os glóbulos brancos. Eles eliminam micróbios.

c) O que representam os elementos amarelos? Qual sua função? As plaquetas, que coagulam o sangue.

d) Onde esses elementos estão mergulhados?

No plasma.

e) Os nutrientes obtidos dos alimentos no processo da digestão não estão representados na ilustração. Se fossem representados, onde estariam?

No plasma.

Sabia que a cada dois segundos um grande número de pacientes necessita de transfusão de sangue no Brasil? Essa procura consome cerca de 5 500 bolsas de sangue diariamente em todo o País. A informação é da Fundação Pró-Sangue, do Hemocentro de São Paulo.

Jótah

4. Leia a notícia e converse com os colegas sobre as questões.

Disponível em: <www.plenarinho.gov.br/noticias/agencia_plenarinho/vantagens-na-doacao-desangue/?searchterm=bolsas#de#sange>. Acesso em: agosto de 2010.

a) De acordo com a notícia, quantas bolsas de sangue são necessárias por dia em todo o país? 5 500 bolsas de sangue. b) Os hospitais sempre têm dificuldade em obter sangue por falta de doadores. Por que isso acontece? Resposta pessoal. Talvez por falta de informação das pessoas ou receio de pegar doenças, medo de sentir dor ou ficar fracas.

60

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 60

11/07/12 20:35


5. Leia a tirinha e converse com os colegas.

a) Cascão se machucou e o Cebolinha deu um jeito. Que jeito foi esse e o que ele conseguiu resolver? Ele colocou esparadrapo na boca do Cascão, que parou de gritar. b) Não teria sido melhor se o Cebolinha tivesse chamado um adulto? Por quê? Resposta pessoal. c) O que seria preciso fazer para cuidar do ferimento? Resposta pessoal. d) O que seria preciso fazer se o ferimento fosse profundo? Seria preciso ir ao médico. 6. Leia este trecho da fala de Emília, a boneca de pano que Monteiro Lobato criou. A vida, Senhor Visconde, é um pisca-pisca. A gente nasce, isto é, começa a piscar. Quem para de piscar chegou ao fim, morreu. Piscar é abrir e fechar os olhos. Viver é isso. É um dorme e acorda, dorme e acorda, até que dorme e não acorda mais. A vida das gentes neste mundo, senhor sabugo, é isso. Um rosário de piscadas. Cada pisco é um dia: pisca e mama; pisca e anda; pisca e brinca; pisca e estuda; pisca e ama; pisca e cria filhos; pisca e geme os reumatismos; por fim, pisca pela última vez e morre. — E depois que morre? — perguntou o Visconde. — Depois que morre, vira hipótese. É ou não é?

rosário: conjunto de peças, bolinhas (contas) alinhadas e unidas por um fio, usado para contar o número de orações. reumatismo: doença que afeta as articulações, causando dores, deformações e dificuldades de movimentos. hipótese: suposição.

Memórias da Emília, de Monteiro Lobato. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1936.

◆◆

Converse com os colegas.

Na fala de Emília, ela conta como o ato de “piscar” acompanha nossa vida, em tudo o que fazemos. Imagine outro ato que nosso corpo realiza sem que a gente pense e que acompanha tudo o que fazemos, e que substitua a palavra “piscar” no texto.

61

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 61

11/07/12 20:35


Eye of Science/SPL/Latinstock

7. Observe a imagem. Depois, converse com os colegas sobre as questões.

Imagem ao microscópio eletrônico, com cores artificiais, de um glóbulo branco atacando bactérias (cor laranja) responsáveis pela diarreia. Aumento de 2 mil vezes.

a) Os glóbulos brancos fazem parte do nosso sistema de defesa contra micróbios invasores. O que acontece a uma pessoa que não produz um número suficiente de glóbulos brancos? Ela pode ficar sem defesa contra a invasão de micróbios e adoecer gravemente.

b) Na análise do sangue de uma criança que estava com infecção de garganta verificou-se um número de glóbulos brancos muito maior do que o normal. Levante uma hipótese para esse fato. Resposta pessoal. 8. Observe as ilustrações. A primeira representa um vaso de sangue que foi ferido e o sangue está coagulando. A segunda representa o mesmo vaso com o ferimento fechando por uma “rolha” de sangue coagulado.

Coagulação do sangue Dawidson França

vaso de sangue

sangue coagulado

fibra glóbulo vermelho

ES COR IAIS IFIC

ART

A UEM ESQ ICADO LIF P O IM S S NÃ

O ENT AIS ELEM ORCION P PRO TRE SI EN

◆◆ Converse com os colegas e explique o que aconteceu nesse vaso de sangue. O vaso sofreu um ferimento. Foi produzida, com a ajuda das plaquetas, uma rede de fibras que prendeu os glóbulos vermelhos e brancos e formou uma “rolha” que estancou a perda de sangue. O sangue coagulou e o ferimento começou a fechar.

62

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 62

11/07/12 20:35


9. Leia estas notícias e converse com os colegas sobre as questões.

Falta sangue no estoque do Hemocentro de Patos de Minas O Hemocentro de Patos de Minas está convocando os doadores para colaborarem com o trabalho da fundação. Na manhã desta segunda-feira, 26 de abril, devido ao aumento expressivo de demanda no final de semana, foi observado um baixo volume no estoque de sangue. Disponível em: <www.clubenoticia.com.br/noticias/vernoticia/2740/falta-sangue-noestoque-do-hemocentro-patos-de-minas>. Acesso em agosto de 2010.

Com falta de sangue, Alagoas faz coleta emergencial neste sábado Em razão das enchentes que causaram a morte de mais de 50 pes­soas, a Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas pede para que a população doe sangue com urgência. Neste sábado, o Hemoal (Hemocentro de Alagoas) de Maceió abre as portas excepcionalmente para receber doadores e tentar aumentar o estoque para os pacientes das urgências e emergências públicas. Disponível em: <www.clickpb.com.br/artigo.php?id=20100626070430&cat=brasil&keys=-faltasangue-alagoas-faz-coleta-emergencial>. Acesso em agosto de 2010.

a) A que se deve a falta de sangue nesses dois lugares do Brasil? Em Patos de Minas houve aumento de demanda no fim de semana e em Alagoas aconteceram enchentes.

b) Como essa falta de sangue poderia ser resolvida? Com a doação de sangue voluntária.

c) Você pode doar sangue? Justifique. Não, porque é necessário ter 18 anos no mínimo.

63

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 63

11/07/12 20:35


Compartilhando Com seus colegas de grupo você vai realizar uma destas pesquisas. Siga as orientações do professor. ◆ Grupo

1: O que acontece quando se forma um coágulo no interior de um vaso.

◆ Grupo

2: O que é anemia e como curar essa doença.

◆ Grupo

3: Por que o nariz pode sangrar de vez em quando e como fazer para o sangramento parar.

◆ Grupo

4: O que é hemofilia.

Recordando 1. O número de batimentos cardíacos por minuto é maior durante a natação ou uma corrida. Qual é a vantagem desse fato para os músculos dos braços e das pernas? Converse com os colegas sobre a questão. O sangue circula mais depressa, levando mais nutrientes e mais oxigênio, e dessa forma os músculos podem obter mais energia para sustentar o esforço. 2. O que chamamos de batimento cardíaco é, na verdade, um movimento de contração e outro de relaxamento. O que acontece com o sangue, no coração, quando cada um desses movimentos ocorre? Na contração, o sangue sai do coração pelas artérias; no relaxamento, o coração se enche com o sangue trazido pelas veias.

3. Qual é o papel principal dos glóbulos vermelhos? E dos glóbulos brancos? Os glóbulos vermelhos têm como função principal transportar o oxigênio. Os glóbulos brancos defendem o corpo contra a invasão de microrganismos.

4. A coagulação é extremamente importante para a nossa sobrevivência. O que poderia acontecer se a coagulação de uma pessoa não ocorresse normalmente? Essa pessoa poderia morrer de hemorragia, ou seja, por perda excessiva de sangue.

64

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 64

11/07/12 20:35


Sugestões Para ler Corpo humano, de Caroline Bingham. São Paulo: Editora Girassol, 2007.

Editora Girassol

◆◆

Nesse livro você vai aprender muito mais sobre o corpo humano e seu funcionamento. ◆◆

Era uma vez o corpo humano – A circulação sanguínea e O coração. Editora Globo/Planeta, 1995. A coleção Era uma vez o corpo humano apresenta o assunto de maneira bem divertida e com muitas ilustrações.

◆◆

Meu primeiro livro do corpo humano, de Melanie Rice e Chris Rice. São Paulo: Editora Nova Cultural/Círculo do Livro, s/d. O livro apresenta transparências com vários sistemas do corpo humano, inclusive o circulatório, estudado nesta unidade. Leia o capítulo Sangue e coração.

◆◆

O caminho do sangue no homem, em Ciência Hoje das Crianças, ano 10, n. 67. Rio de Janeiro: Editora SBPC, s/d.

◆◆

Um capítulo sobre o sangue, em Ciência Hoje das Crianças, ano 13, n. 109. Rio de Janeiro: Editora SBPC, dez. 2000.

Para assistir ◆◆

cinemadownload.wordpress.com Assista aos vídeos que mostram como acontece a circulação no corpo humano e o funcionamento do coração. Busque por Era uma vez o corpo humano, episódios A circulação sanguínea e O coração.

Para acessar ◆◆

www.canalkids.com.br Veja como funciona o sistema circulatório e os órgãos desse sistema. Busque por Sistema circulatório.

◆◆

www.plenarinho.gov.br Como cuidar dos machucados? Busque por Como devo cuidar dos meus machucados.

65

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 65

11/07/12 20:35


Esportes no mundo Robert Niedring/Westend61/Corbis/Latinstock

Para ter saúde física e mental, os jovens precisam de atividades físicas.

Juca Martins/Olhar Imagem

Paul A. Souders/Corbis/Latinstock

Estes garotos estão fazendo uma trilha que os levará a uma grande altitude dos Alpes, na Alemanha.

Um garoto surfando na Nova Zelândia, em uma competição na praia de Otaki, 1995.

Jovens praticando skate em São Paulo, Brasil, 2009.

Observe os esportes escolhidos por jovens de diferentes regiões do mundo. 1. Que esportes estão sendo praticados pelos jovens nas fotografias? Trilha nas montanhas, surfe, skate, vôlei, futebol e ginástica olímpica.

2. Quais desses esportes você pratica ou já praticou? Resposta pessoal.

66

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 66

11/07/12 20:35


Michael Hanson/Corbis/Latinstock Mauritius/Latinstock

Image Source/Latinstock

O vôlei é praticado no mundo inteiro, em quadras ou na praia. Na fotografia, vemos um jovem jogando vôlei de praia em Ruanda, na África, em 2009.

Meninas jogando futebol na Holanda, onde esse esporte é tão popular quanto no Brasil.

Menina praticando ginástica olímpica na China.

3. Qual deles você gostaria de praticar? Justifique. Resposta pessoal.

4. No seu bairro existe um centro esportivo ou algum lugar onde se possa praticar esportes? Conte como é. Resposta pessoal. 5. Converse com os colegas sobre esta questão: por que o esporte é considerado uma atividade muito importante para todos os jovens? Porque faz bem para a saúde, distrai, ensina a trabalhar em equipe e ocupa os jovens.

67

03-PLURAL_CIE4_Uni3.indd 67

11/07/12 20:35

Coleção Plural Ciências  

Amostra da obra de Ciências da coleção Plural – 4º ano

Advertisement