Issuu on Google+

ENSINO FUNDAMENTAL II

OBRAS DIDÁTICAS

2016

• Língua Portuguesa • Matemática • Ciências • Geografia • História • Inglês • Espanhol • Arte • Educação Física

Com você da Educação Infantil ao Ensino Médio.

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 1

8/21/2015 5:20:23 PM


2 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 2

8/21/2015 5:20:26 PM


PROJETO JORNADAS JORNADAS.port ............................................................................... 8 JORNADAS.mat ............................................................................... 9 JORNADAS.cie ................................................................................ 10 JORNADAS.geo .............................................................................. 11 JORNADAS.hist ............................................................................. 12

LÍNGUA PORTUGUESA Português: linguagens ................................................................. 14 ......................................................................... 15

Gramática Reflexiva ...................................................................... 16 Gramática: Texto, Reflexão e Uso ........................................ 16 Gramática Pedagógica ................................................................ 17

Sumário

Todos os Textos

Interpretação de Textos .............................................................. 17

MATEMÁTICA Matemática e Realidade ............................................................. 18 Desenho Geométrico: Ideias e Imagens ......................... 18

CIÊNCIAS Companhia das Ciências

................................................... 20

Ciências: Entendendo a Natureza ........................................ 21 Ciências Naturais .......................................................................... 21

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 3

8/21/2015 5:20:27 PM


GEOGRAFIA Geografia: Homem & Espaço .................................................. 22 Por Dentro da Geografia ............................................................ 22 Geografia: Espaço e Vivência ............................................... 23 Atlas Geográfico Saraiva .......................................................... 23

HISTÓRIA Historiar

......................................................................................... 24

Sumário

História Fundamental .................................................................. 25

ESPANHOL Español: ¡Entérate! ......................................................................... 26 Caminos Español: Lengua y Cultura ................................ 26

INGLÊS Heads Up! ............................................................................................. 27 New English Point .......................................................................... 27

ARTE A Arte de Fazer Arte .................................................................... 28

EDUCAÇÃO FÍSICA Educação Física e Desportos .................................................. 29

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 4

8/21/2015 5:20:29 PM


Você encontra grande variedade de títulos de literatura infantojuvenil e apoio didático, segmentados por temas transversais e gêneros do discurso no Catálogo “ Temas & Gêneros”, Gêneros”, da Editora Saraiva.

Disponível no site: www.editorasaraiva.com.br/catalogos 5

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 5

8/21/2015 5:20:35 PM


PROJETO JORNADAS LÍNGUA PORTUGUESA

GEOGRAFIA JORNADAS.geo

JORNADAS.port

Geografia

Língua Portuguesa

JORNADAS.port

JORNADAS.geo

Língua Portuguesa LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Dileta Delmanto Laiz B. de Carvalho

Geografia Uma proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais e o desenvolvimento das competências e habilidades desde o Ensino Fundamental II. Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também como Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva da Editora Saraiva.

Marcelo Moraes Paula • Angela Rama

dos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também mo Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva Editora Saraiva.

Dileta Delmanto • Laiz B. de Carvalho

ma proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, ncebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais o desenvolvimento das competências e habilidades desde Ensino Fundamental II.

LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Marcelo Moraes Paula Angela Rama

HISTÓRIA JORNADAS.hist História

JORNADAS.mat

JORNADAS.hist

Matemática

História

Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também como Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva da Editora Saraiva.

6.º ano

LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Maria Luísa Vaz • Silvia Panazzo

Uma proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais Fausto Arnaud Sampaio e o desenvolvimento das competências e habilidades desde o Ensino Fundamental II.

LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Fausto Arnaud Sampaio

s os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também o Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva ditora Saraiva.

06/07/12 11:36

MATEMÁTICA

Matemática

proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, ebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais esenvolvimento das competências e habilidades desde ino Fundamental II.

6.º ano CAPA Jornadas Geo6-Professor.indd 06/07/121 14:40

JORNADAS.mat

Projeto Jornadas

6.º ano

Maria Luísa Vaz Silvia Panazzo

6.º ano CAPA Jornadas Hist6-Professor.indd 06/07/12 1 15:32

06/07/12 14:04

CIÊNCIAS JORNADAS.cie Ciências

JORNADAS.cie Ciências Organizadora:

Maíra Rosa Carnevalle

Maíra Rosa Carnevalle

dos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também mo Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva Editora Saraiva.

LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Organizadora:

ma proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, ncebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais o desenvolvimento das competências e habilidades desde Ensino Fundamental II.

6.º ano 06/07/12 10:58

6 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 6

8/21/2015 5:20:52 PM


Posicione aqui o leitor de seu celular ou tablet e assista ao vídeo da obra.

Uma proposta didática inovadora, nos formatos impresso e digital, o Projeto JORNADAS foi concebido para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais e o desenvolvimento das competências e habilidades ao longo do Ensino Fundamental II.

Com uma proposta didática inovadora, nos formatos impresso e digital, o Projeto JORNADAS foi concebido para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais e o Matriz de competências desenvolvimento das competências e habilidades ao longo do Ensino Fundamental II.

do Projeto JORNADAS

Matriz de competências do Projeto JORNADAS Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.

Projeto Jornadas PROJETO JORNADAS

Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para a compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.

ENFRENTAR SITUAÇÕES-PROBLEMA

COMPREENDER FENÔMENOS

DOMINAR LINGUAGENS Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.

ELABORAR PROPOSTAS

Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os valores humanos e considerando a diversidade sociocultural.

CONSTRUIR ARGUMENTAÇÃO

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

Relacionar conhecimentos disponíveis e informações representadas de diferentes formas em situações concretas, para construir argumentação consistente.

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas.

7

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 7

8/21/2015 5:20:54 PM


Dileta Delmanto e Laiz B. de Carvalho

JORNADAS.port

JORNADAS.PORT – LÍNGUA PORTUGUESA

Língua Portuguesa

Uma proposta focada no desenvolvimento da habilidade do aluno de ler o mundo em que vive, de refletir sobre ele e de interferir de forma coerente, participativa e transformadora. Língua Portuguesa ● Características discursivas do gênero: Dileta Delmanto sua função social e finalidade; contexto de produção Laiz B. de Carvalho e recepção; esfera de circulação. ● Projeto coletivo bem contextualizado proposto no início do ano e concretizado no final do ano letivo. 6.º ano ● Situações de aprendizagem instigantes para a resolução de problemas de ambiguidade, falta SERIADO DO 6O AO 9O ANO de clareza, desvios da norma-padrão, etc. ● Seção Ativando habilidades, que trabalha com questões de provas de avaliação oficiais. ● Propicia ao aluno a visão de que a linguagem faz parte do ser humano e de que, por meio dela, ele produz cultura. ● O aluno reflete sobre si e sobre sua participação solidária na sociedade. ● Articulação interdisciplinar entre outras áreas do conhecimento. Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também como Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva da Editora Saraiva.

Projeto Jornadas

CAPA Jornadas Port6-Professor.indd 1

Dileta Delmanto • Laiz B. de Carvalho

Uma proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais e o desenvolvimento das competências e habilidades desde o Ensino Fundamental II.

JORNADAS.port LIVRO INTERATIVO DIGITAL

06/07/12 14:40

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

8 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 8

8/21/2015 5:21:02 PM


Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também como Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva da Editora Saraiva.

CAPA Jornadas Mat6-Professor.indd 1

JORNADAS.mat Matemática LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Fausto Arnaud Sampaio

Fausto Arnaud Sampaio

Uma proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais e o desenvolvimento das competências e habilidades desde o Ensino Fundamental II.

Matemática

Uma proposta de aprendizagem significativa para Matemática: estimula as capacidades de pensar, refletir, compreender e agir. ● As aberturas de unidade estimulam a curiosidade e o interesse sobre os temas que serão desenvolvidos e contextualizam os assuntos da Matemática. ● Desenvolve os conteúdos de maneira organizada e articulada. ● Trabalha atividades voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades. ● Por meio de enigmas, o aluno é desafiado a aplicar os conteúdos estudados e a desenvolver estratégias motivadoras para a resolução de problemas. ● Traz uma seção especial que trabalha com questões de olimpíadas brasileiras de Matemática e de outras provas oficiais.

6.º ano

SERIADO DO 6O AO 9O ANO 06/07/12 15:32

Projeto Jornadas

Fausto Arnaud Sampaio

JORNADAS.mat

JORNADAS.MAT – MATEMÁTICA

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

9

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 9

8/21/2015 5:21:10 PM


Maíra Rosa Carnevalle (Org.)

Organizadora:

Maíra Rosa Carnevalle

6.º ano

SERIADO DO 6O AO 9O ANO 06/07/12 10:58

Projeto Jornadas

CAPA Jornadas Cie6-Professor.indd 1

Ciências LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Maíra Rosa Carnevalle

Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também como Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva da Editora Saraiva.

JORNADAS.cie

Organizadora:

Uma proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais e o desenvolvimento das competências e habilidades desde o Ensino Fundamental II.

Ciências

Contextualização e interdisciplinaridade para a aquisição de uma visão mais integrada do conhecimento. ● Programa completo de conteúdos de Ciências. ● Textos objetivos, focados na valorização da leitura e da compreensão autônomas pelo aluno. Linguagem adequada e conceitualmente correta, evitando excesso de termos técnicos. ● Seções que valorizam a visão interdisciplinar. ● Abordagem dos grandes temas científicos atuais como oportunidades para valorizar a reflexão e a vivência.

JORNADAS.cie

JORNADAS.CIE CIÊNCIAS

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

10 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 10

8/21/2015 5:21:18 PM


Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também como Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva da Editora Saraiva.

CAPA Jornadas Geo6-Professor.indd 1

JORNADAS.geo Geografia

Marcelo Moraes Paula • Angela Rama

Uma proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais e o desenvolvimento das competências e habilidades desde o Ensino Fundamental II.

Geografia

Conteúdos selecionados de acordo com sua importância para a compreensão do espaço geográfico atual e distribuídos de acordo com o nível de maturidade intelectual dos alunos. ● Os conteúdos conceituais são desenvolvidos de maneira integrada a outras linguagens, propiciando a compreensão e a construção de conceitos. ● Conteúdos procedimentais importantes para o uso eficiente de mapas e outros produtos cartográficos (croquis, plantas, imagens de satélite) cuidadosamente desenvolvidos. ● Alguns temas são trabalhados em infográficos, uma forma de comunicação dinâmica e objetiva que contribui para a aprendizagem. Investigando seu lugar propõe atividades sobre a realidade mais próxima do aluno.

LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Marcelo Moraes Paula Angela Rama

6.º ano

SERIADO DO 6O AO 9O ANO 06/07/12 11:36

Projeto Jornadas

Marcelo Moraes Paula e Angela Rama

JORNADAS.geo

JORNADAS.GEO GEOGRAFIA

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

11

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 11

8/21/2015 5:21:26 PM


Maria Luísa Vaz e Silvia Panazzo

Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também como Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva da Editora Saraiva.

Projeto Jornadas

CAPA Jornadas Hist6-Professor.indd 1

JORNADAS.hist História LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Maria Luísa Vaz • Silvia Panazzo

Uma proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais e o desenvolvimento das competências e habilidades desde o Ensino Fundamental II.

História

Proposta curricular integrada, que articula temas da História do Brasil e da História Geral, apresentados em linguagem clara e acessível para os alunos e valorizados por rica iconografia. ● As imagens são contextualizadas e trabalhadas em atividades de leitura e interpretação. ● As atividades são voltadas para o desenvolvimento de competências e habilidades. ● Os conteúdos são expostos de forma a levar o aluno à reflexão e à construção do conhecimento histórico. ● As aberturas de unidade estimulam a curiosidade e o interesse sobre os temas que serão desenvolvidos. ● Infográficos enriquecem e exemplificam de forma clara para o aluno alguns dos conteúdos da coleção. ● Enfoque na formação cidadã.

JORNADAS.hist

JORNADAS.HIST HISTÓRIA

Maria Luísa Vaz Silvia Panazzo

6.º ano

SERIADO DO 6O AO 9O ANO 06/07/12 14:04

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

12 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 12

8/21/2015 5:21:35 PM


?

GPS, RPG, SAP, BIODIREITO, ECOPONTO, REÚSO, GLOSS, CYBERBULLYING, SHIATSU

SOARES AMORA, O MINIDICIONÁRIO QUE SABE DE TUDO.

Linguagem mais acessível e mais fácil de consultar, com inclusão de novas palavras utilizadas na mídia, no cotidiano e na internet, além de mais vocábulos relacionados à ecologia. Conta com siglas e seus significados, estrangeirismos, termos de informática e incorporação de mais expressões idiomáticas.

Com você da Educação Infantil ao Ensino Médio.

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 13

8/21/2015 5:21:43 PM


A coleção PORTUGUÊS LINGUAGENS, reconhecida por professores e alunos como a mais completa e inovadora, apresenta-se agora em sua 8ª edição, reformulada e atualizada. O trabalho de leitura, reconhecido como um dos aspectos mais destacados na obra, mantém sua consistência com uma seleção criteriosa de textos, que inclui desde clássicos da literatura universal e autores da literatura brasileira contemporânea até os mais variados tipos de texto e gêneros em circulação social. Também têm destaque os textos não verbais ou mistos, como a pintura, o cartum, a fotografia, a história em quadrinhos, o anúncio publicitário e, principalmente, o cinema. Além dessa multiplicidade de atividades de leitura, esta edição amplia o trabalho de interpretação, oferecendo uma nova seção – Passando a limpo –, que reúne questões com as mesmas características da Prova Brasil, ou seja, testes de múltipla escolha que exploram os descritores avaliados nessa prova e propiciam o desenvolvimento da competência leitora e da reflexão. O estudo da gramática mantém o espírito de inovação: tomando o texto como objeto de ensino básico das aulas de língua, aborda-o pela perspectiva textual e discursiva a partir das mais recentes contribuições da Linguística e da Teoria do Discurso. A produção de texto enfoca os gêneros textuais, orais e escritos, e os aspectos enunciativos da produção textual, tais como quem são os interlocutores, a finalidade principal do gênero, a variedade linguística mais adequada, etc. Esses aspectos, sistematizados em duas novas seções – Planejamento do texto e Revisão e reescrita – e ampliados em um DVD de gêneros orais oferecido aos professores, são concretizados a partir da realização de projetos — produções de livros, revistas, jornais, murais, mostras, seminários —, que tornam reais as condições da produção de textos. O conjunto das atividades promovidas por PORTUGUÊS LINGUAGENS, além de ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, tornando-os bons leitores e produtores de todos os tipos de texto, contribui para mobilizar seu espírito de participação, de troca e de interação social.

William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães ●

WILLIAM CEREJA THEREZA COCHAR

DVD

GÊNEROS

ORAIS

6

Textos e imagens tornam-se fontes de PORTUGUÊS informação e reflexão e integram o diálogo LINGUAGENS entre as diversas linguagens. O trabalho de leitura abrange desde clássicos da literatura universal e autores da literatura brasileira contemporânea até os mais variados tipos de texto e gêneros. Seção Passando a limpo: reúne, ao final de cada unidade, questões com as mesmas características da Prova Brasil. SERIADO DO 6O AO 9O ANO Seções Planejamento de texto e Revisão e reescrita: orientam, passo a passo, como escrever o texto e como proceder no momento da revisão e reescrita. Destaque para textos não verbais ou mistos: a pintura, o cartum, a fotografia, a história em quadrinhos, o anúncio publicitário e o cinema. O Manual do Professor apresenta um plano de curso, propostas de avaliação e sugestões de estratégias, leituras complementares e diversas atividades. PORTUGUÊS LINGUAGENS

6 WILLIAM CEREJA | THEREZA COCHAR

PORTUGUÊS PORTUGUÊS: LINGUAGENS LINGUAGENS

Capa-PL6-M 14_15-LP.indd 1

Língua Portuguesa

06/08/14 17:31

Jo h

nA

ns

ter

Ch

ris

t ia n

F it

zge

rald . Ra bbi t am

ong t

eçã Col he f airie s

. c.19

ic art op

r ula

th

No mundo da fantasia Esta é a história de Rapunzel. E por que ela se chama Rapunzel? Pois bem, dizem que Rapunzel é o nome de uma espécie de alface verde que existe em algumas plantações. E por que esta história tem o nome de uma planta? Calma, calma, eu já vou contar. [...]

to ck /G e

tty

Im a

ge s

(Beatriz García Huidobro)

ks in Th

10 010-033-U1-Cap1-PL6.indd 10

28/05/14 15:16

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

DVD com gêneros orais para professores.

14 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 14

8/21/2015 5:21:54 PM


TODOS OS TEXTOS

UMA PROPOSTA DE PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DE GÊNEROS E PROJETOS William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães A coleção Todos os textos é pioneira no ensino de produção de textos e a única que adota, de maneira sistematizada, a proposta de abordagem dos gêneros do discurso e de desenvolvimento de projetos.

SERIADO DO 6O AO 9O ANO TODOS OS TEXTOS 6 - capa professor.indd 1

19/06/15 10:16

Língua Portuguesa

Voltada ao verdadeiro uso social da linguagem, a coleção promove o estudo e a produção dos mais variados gêneros textuais que circulam socialmente. Trabalhando temas atuais e instigantes, Todos os textos contribui para ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos.

Confira o que mudou: ● Novo projeto visual e um grande número de textos, temas, projetos e sugestões de filmes, livros, músicas e sites renovados. ● Inserção das seções Planejamento do texto, com orientações sobre como proceder durante o processo de produção dos textos, e Revisão e reescrita, que detalha o que o aluno deve considerar ao avaliar tanto o próprio texto quanto os textos de colegas. ● Trabalho com gêneros novos: comentários de internet e Facebook. ● A obra é acompanhada de um bloco de redação para reunir a produção do aluno.

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

DVD com gêneros orais para professores.

Um bloco de redação para aluno e professor.

15

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 15

8/21/2015 5:22:01 PM


GRAMÁTICA REFLEXIVA Gramática William Roberto Cereja e Reflexiva Thereza Cochar Magalhães ●

Gramática reflexiva chega à sua terceira edição, completamente reformulada e atualizada. Esta edição mantém o enfoque inovador que caracterizou as edições anteriores e incorpora muitas das mais recentes contribuições da Linguística e da Análise do discurso. Sem abandonar os conteúdos consagrados da gramática descritiva, a obra procura abordá-los por uma perspectiva que une reflexão sobre a língua e desenvolvimento da competência leitora do estudante. Os capítulos são organizados em três partes essenciais: Construindo o conceito, A categoria gramatical estudada na construção do texto e Semântica e discurso. Em cada uma delas, o texto é o ponto de partida para os estudos linguístico-textuais, que cumprem finalidades diferentes: ora construir um conceito gramatical, ora aprofundá-lo e sedimentá-lo por meio de exercícios, ora examiná-lo como elemento estruturante de um texto, ora observar a sua riqueza semântica em diferentes situações discursivas. Com essa perspectiva, torna-se indispensável a inclusão de conceitos novos, como enunciado, discurso, situação de produção do discurso, interlocução, intencionalidade discursiva, coerência, coesão, variação linguística, graus de formalidade e informalidade no discurso, etc. Sem abrir mão de conteúdos essenciais para que o aluno domine a norma-padrão, Gramática reflexiva coloca-se numa perspectiva crítica ao ensino tradicional de gramática normativa. Assim, além da diferença no enfoque e na abordagem dos conteúdos, a obra abre espaço na seção Contraponto para a reflexão e a discussão crítica sobre a rigidez da gramática normativa e suas contradições em relação à língua portuguesa de uso em nosso país. Com um projeto gráfico jovem e moderno e uma linguagem direta e acessível, a obra estabelece relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação — como o jornal, os quadrinhos, os cartuns, as anedotas, os anúncios publicitários, as letras de música, os textos instrucionais, etc. —, tornando o estudo da língua mais atraente, dinâmico e enriquecedor.

William Roberto Cereja Thereza Cochar Magalhães

Promove a leitura e a reflexão gramatical de maneira integrada para facilitar o aprendizado. Incorpora as mais recentes contribuições da Linguística e da Análise do Discurso. Desenvolve a reflexão sobre a língua e a competência leitora do estudante. Estabelece relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação.

Gramática

Reflexiva 6º

ano

SERIADO DO 6O AO 9O ANO 24/07/12 17:06

O Livro do Professor conta com o LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas.

GRAMÁTICA: TEXTO, REFLEXÃO E USO texto, reflexÃo e uso

texto, reflexÃo e uso

William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães

Gramática — Texto, reflexão e uso chega à sua quarta edição, completamen­ te reformulada e atualizada. Esta edição mantém o enfoque inovador que caracte­ rizou as edições anteriores e incorpora muitas das mais recentes contribuições da Linguística e da Análise do Discurso.

volume úniCo

Sem abandonar os conteúdos consagrados da gramática descritiva, a obra adota uma perspectiva que une reflexão crítica sobre a língua e desenvolvimento de competência leitora do estudante.

Com essa perspectiva, além dos conceitos gramaticais clássicos, são abordados con­ ceitos novos, como enunciado, discurso, interlocução, intencionalidade discursiva, coerência, coesão, variação linguística, graus de formalidade e informalidade no discurso, etc.

Com um projeto gráfico jovem e moderno e uma linguagem direta e acessível, a obra estabelece relações entre os conteúdos gramaticais e as situações cotidianas de comunicação — em gêneros textuais variados, como o jornal, os quadrinhos, os cartuns, as anedotas, os anúncios publicitários, as letras de música, os textos instrucionais, etc. —, tornando o estudo da língua mais atraente, dinâmico e enriquecedor.

Capa Gramática TRU LP.indd 1

volume úniCo

William roberto Cereja thereza CoChar magalhÃes

William roberto Cereja thereza CoChar magalhÃes

Toma o texto como objeto de ensino, abordando-o por meio da Linguística e da Teoria do Discurso. Abordagem contextualizada. Trabalho com gramática descritiva, de uso e reflexiva. Exercícios contextualizados e desafiadores, que estimulam o uso das habilidades adquiridas. Trabalho com grande diversidade de textos: poemas, letras de música, quadrinhos, cartuns, anúncios publicitários, etc. Estudo voltado para o texto e o discurso.

texto, reflexÃo e uso

Língua Portuguesa

GR6-Capa Professor.indd 1

VOLUME ÚNICO

13/09/12 11:06

16 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 16

8/21/2015 5:22:07 PM


● ●

Completa e de fácil consulta, a Gramática pedagógica apresenta a teoria a partir dos mais variados gêneros textuais numa linguagem acessível. Inúmeros exercícios e exemplos. Rigor conceitual e linguagem direta e simples.

GRAMÁTICA GRAMÁ ÁTICA PEDAGÓGICA

ROBERTO MELO MESQUITA CLODER RIVAS MARTOS

GRAMÁTICA GRAMÁ ÁTICA PEDAGÓGICA

VOLUME ÚNICO

Capa Gramatica Pedagogica aluno.indd 1

William Roberto Cereja e Ciley Cleto A todo momento, nas inúmeras situações sociais de que participamos — lendo um jornal ou um livro, assistindo a um filme ou a um debate, navegando na Internet ou estudando —, utilizamos nossas competências e habilidades de leitura, seja para ler um texto de opinião, identificar o ponto de vista do autor e analisar os argumentos que ele utiliza; seja para interpretar um texto literário; seja para ler gráficos e tabelas e relacioná-los com dados da realidade; seja para ler mapas e infográficos, etc. Assim, saber ler e interpretar textos nos mais variados códigos e linguagens tornou-se uma imposição para o ser humano no mundo de hoje, já que a linguagem e a leitura são ferramentas que perpassam e aproximam diferentes áreas do conhecimento e constituem, por isso, requisitos para a inclusão do indivíduo na vida social e profissional. Interpretação de textos — Desenvolvendo a competência leitora é uma obra produzida com o objetivo de preparar o estudante para as exigências em leitura do mundo atual — inclusive para as avaliações do Saeb e da Prova Brasil — e para levá-lo a construir as bases da competência leitora que lhe possibilitará enfrentar com tranquilidade desafios posteriores, como as provas do Enem e dos vestibulares. Organizada em torno de competências e habilidades e também dos descritores da Prova Brasil, a obra trabalha um a um os descritores, bem como competências transversais, como análise, comparação, relação, levantamento de hipóteses, inferência, interpretação. O estudo se desenvolve por meio de textos atuais, de autoria de escritores consagrados e de variados gêneros do discurso, e inclui, além de questões dissertativas, mais de 160 testes de múltipla escolha do tipo das questões da Prova Brasil. A obra conta também com uma versão digital, que inclui diferentes objetos educacionais digitais, como trechos de filmes, entrevistas, músicas, jogos e links, além do sistema de avaliação Acompanha. Dos mesmos autores do livro Interpretação de textos — Construindo competências e habilidades em leitura, destinado ao ensino médio, esta coleção, voltada a estudantes do 6º ao 9º ano, amplia e complementa o projeto de leitura que os autores vêm desenvolvendo com coerência metodológica, seriedade e profundidade.

6

o

ano

William Cereja • Ciley Cleto

INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS

30.07.09 15:49:15

Língua Portuguesa

Roberto Melo Mesquita e Cloder Rivas Martos

ROBERTO MELO MESQUITA CLODER RIVAS MARTOS

GRAMÁTICA PEDAGÓGICAPEDAGÓGICA GRAMÁTICA GRAMÁ ÁTICA

A coleção Interpretação de textos visa desenvolver William Cereja • Ciley Cleto a competência leitora dos alunos e prepará-los Interpretação de o para exames oficiais: Prova Brasil, Saeb, Pisa, Enem. ● Trabalha com diferentes gêneros textuais e linguagens, Desenvolvendo a competência leitora como reportagens, artigos de opinião, crônicas, contos, cartuns, quadrinhos, pinturas, anúncios publicitários, gráficos, tabelas, infográficos, etc. ● Textos e imagens de: Carlos Drummond de Andrade, Fernando Pessoa, Ferreira Gullar, Rubem Braga, Fernando Sabino, Ignácio de Loyola Brandão, Rubem Alves, Mário Quintana, João Cabral de Melo Neto, Luis Fernando Verissimo, Antonio Prata, Portinari, SERIADO DO 6O AO 9O ANO Norman Rockwell, Almeida Júnior, Verger, Caulos, Quino, Mordillo, Laerte, etc. ● A coleção, no conjunto, apresenta mais de 600 testes de múltipla escolha centrados nos descritores da Prova Brasil/Saeb. ● Pode ser utilizada como reforço ou como obra principal.

6 TEXTOS ano

Desenvolvendo a competência leitora

ISBN 978-85-357-1775-4

9 788535 717754

Capa-IT6-Professor-Mercado.indd 1,3

30/07/13 09:54

O Livro do Professor conta com o LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas.

17

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 17

8/21/2015 5:22:15 PM


6o ano

Gelson Iezzi

Gelson Iezzi Osvaldo Dolce Antonio Machado

Gelson Iezzi, Osvaldo Dolce e Antonio Machado Matemática e realidade 6o ano

ensino fundamental

A coleção Matemática e realidade preserva as características já conhecidas e apreciadas por professores e alunos de todo o Brasil – rigor e precisão conceitual e grande quantidade de exercícios com recursos pedagógicos eficazes no estudo de Matemática. ● Seção com atividades sobre Educação Financeira, que permite aos alunos aprender a administrar melhor recursos e refletir sobre os vários aspectos do consumo. ● Participe! Forma de introduzir o conteúdo que será tratado, estimulando a reflexão, a formulação de estratégias pessoais, o compartilhamento de ideias e a utilização de conhecimentos prévios. ● Grande diversidade nas categorias de exercícios. ● O conhecimento matemático apresentado em conexão com as mais diferentes áreas e situações do cotidiano do aluno. ● Textos de jornais, revistas ou sites atuais dão suporte a atividades que demandam a aplicação do conhecimento matemático na interpretação de textos reais.

Gelson Iezzi Osvaldo Dolce Antonio Machado

MATEMÁTICA E REALIDADE

Osvaldo Dolce

Antonio Machado

Matemática e realidade ensino fundamental

6o

Esta nova edição da coleção Matemática e Realidade preserva as características já conhecidas e apreciadas por professores e alunos de todo o Brasil – rigor e precisão conceitual e grande quantidade de exercícios – e incorpora recursos pedagógicos eficazes no estudo de Matemática: • uso de instrumentos nas construções geométricas planas; • montagens de figuras espaciais; • desafios divertidos e intrigantes; • uso de calculadora; • passo a passo da coleta e do tratamento de informações estatísticas; • objetos de aprendizagem digitais interativos.

O seu Matemática e Realidade está mais bonito, com um projeto gráfico que facilita o estudo e sumário detalhado. Completo em conteúdo e de leitura agradável ao adolescente de hoje, leva o aluno a compreender a Matemática tanto na sala de aula como em seu dia a dia.

ano

Matemática e realidade

• textos veiculados em jornais, revistas e internet; • noções de educação financeira por meio da nova seção Dinheiro: aprenda a usar; • tópicos de história do desenvolvimento da Matemática; • contextualização por meio de situações do cotidiano em exemplos, exercícios e na nova seção Participe!;

SERIADO DO 6O AO 9O ANO

Matemática

Capa-MR6-Professor-Mercado-2014.indd 1

30/07/13 10:27

Sonia Jorge

DESENHO GEOMÉTRICO: 1 IDEIAS E IMAGENS Sonia Jorge ●

• Trabalha o raciocínio e a diversidade de procedimentos.

• Privilegia a compreensão e a apropriação de conhecimentos.

• Traz grande quantidade de exercícios e atividades lúdicas que motivam a aprendizagem.

AF•CAPA_DGVOL1-PROFESSOR.indd 1

ideias e imagens

ideias e imagens

• Conduz o aluno a construir conceitos pela descoberta.

DESENHO GEOMÉTRICO

DESENHO GEOMÉTRICO

Grande variedade de exercícios e atividades que motivam a aprendizagem, incentivam trabalhos com outras áreas do conhecimento, desafiam o aluno e ampliam seus horizontes. Metodologia que possibilita ao aluno verificar e usar seus conhecimentos prévios, construir conhecimentos e, como consequência, desenvolver competências. Adaptabilidade a diferentes grades curriculares: aponta soluções para cursos com cargas horárias amplas ou reduzidas. O Manual do Professor sugere estratégias, atividades e projetos interdisciplinares para o docente tornar suas aulas mais atraentes.

Sonia Jorge

VOLUME

1

SERIADO DO 6O AO 9O ANO 26/07/12 09:01

18 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 18

8/21/2015 5:22:21 PM


As disciplinas escolares podem ser complementadas de uma maneira dinâmica!

As obras do catálogo Conteúdo Complementar servem como recurso adicional à programação do professor, ampliando os conhecimentos e estimulando o estudante a refletir sobre os assuntos abordados em classe.

Acesse www.editorasaraiva.com.br/catalogos

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 19

8/21/2015 5:22:31 PM


USBERCO SALVADOR

CIÊNCIAS

COMPANHIA DAS CIÊNCIAS EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

Usberco, Salvador, José Manoel, Eduardo Schechtmann, Luiz Carlos Ferrer e Herick Martin Velloso USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

USBERCO

SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR

CIÊNCIAS

EDUARDO SCHECHTMANN

atualizar

732.601.001.001

atualizar

CIÊNCIAS

CIÊNCIAS

USBERCO SALVADOR

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

HERICK MARTIN VELLOSO

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

EDUARDO SCHECHTMANN

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

732.601.001.001

JOSÉ MANOEL

USBERCO SALVADOR

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

atualizar

732.601.001.001

atualizar

CIÊNCIAS

732.601.001.001

EDUARDO SCHECHTMANN

Companhia das Ciências foi elaborada por autores de diferentes formações na área de Ciências da Natureza, que abordam os assuntos em capítulos curtos com diversas seções de atividades. Um destaque da coleção é o trabalho da evolução das espécies por meio de cladogramas e árvores filogenéticas. LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

HERICK MARTIN VELLOSO

JOSÉ MANOEL

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

EDUARDO SCHECHTMANN

USBERCO SALVADOR

CIÊNCIAS

atualizar

732.601.001.001

atualizar

732.601.001.001

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

atualizar

732.601.001.001

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

075242.003.001

COMPANHIA DAS CIENCIAS 6 - capa professor.indd 1

1a PROVA

Diagramador: Paola

Novidades da reformulação: ● Atualizações de acordo com os mais recentes estudos nas áreas que compõem as Ciências da Natureza. ● No livro do 8o ano, os temas relacionados à sexualidade e à adolescência foram totalmente reformulados, tornando-os mais contextualizados com alguns dos problemas atuais enfrentados pelos jovens, como cyberbullying, invasão de privacidade, violência, HPV (vacinação), sexualidade e papéis sociais, trabalho infantil, entre outros. ● Diversas seções promovem o trabalho conjunto do professor de Ciências com colegas que lecionam outras disciplinas. ● Grande modificação estrutural no livro do 9º ano, integrando os fundamentos de Química e de Física na primeira unidade do livro. ● Novo Caderno de Biologia, oferecido ao professor adotante como complementação ao volume do 9o ano.

EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

USBERCO SALVADOR

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

732.601.001.001

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

CIÊNCIAS

LUIZ CARLOS FERRER

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

CIÊNCIAS

USBERCO SALVADOR

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

atualizar

732.601.001.001

atualizar

CIÊNCIAS

atualizar

732.601.001.001

LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

HERICK MARTIN VELLOSO

JOSÉ MANOEL

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

EDUARDO SCHECHTMANN

USBERCO SALVADOR

CIÊNCIAS

atualizar

732.601.001.001

atualizar

732.601.001.001

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

atualizar

732.601.001.001

COMPANHIA DAS CIENCIAS 9 Mercado 2015_16 - caderno de biologia - capa professor.indd 1

USBERCO | JOSÉ MANOEL | EDUARDO SCHECHTMANN | LUIZ CARLOS FERRER | HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

CIÊNCIAS

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

DE BIOLOGIA

CIÊNCIAS

USBERCO SALVADOR

USBERCO

SALVADOR

JOSÉ MANOEL

EDUARDO SCHECHTMANN

atualizar

732.601.001.001

CADERNO DE BIOLOGIA

Sobre o Caderno de Biologia O principal objetivo do Caderno de Biologia é trabalhar, de modo introdutório, temas de Biologia, complementando os fundamentos de Química e de Física que o livro Companhia das Ciências apresenta para o 9o ano. ● Organização simples e funcional em 12 capítulos permite mobilizar, desenvolver e integrar conhecimentos que os estudantes adquiriram no Ensino Fundamental, os quais serão aprofundados no Ensino Médio. ● Apresentação de estudos de caso sobre como o conhecimento científico é construído; os grandes problemas atuais em ecologia; os avanços da biotecnologia e da biologia molecular; tópicos em evolução, entre outros.

CADERNO

Ciências

SERIADO DO 6O AO 9O ANO

22/06/15 18:42

COMPANHIA DAS CIENCIAS 6 Capa Professor - Mercado 15/16

USBERCO JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

31/07/15 16:18

20 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 20

8/21/2015 5:22:41 PM


A matéria e a energia

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

D

O mundo em que vivemos

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

RECURSOS

O

Os seres vivos no ambiente

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

Ciencias

Ciencias

Ciencias

Sezar

Sezar

O ser humano no ambiente

LEÇÃO

Cesar

Cesar

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

IS PA R A T O D CO

O

N

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

Ciencias

ITA

A

Ciencias

Ciencias

7

IG

A

O mundo em que vivemos

Bedaque

Bedaque

Bedaque

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

Sezar

Sezar

Sezar

Ciencias

Cesar

Cesar

César da Silva Júnior, Sezar Sasson e 7 6 Paulo Sérgio Bedaque Sanches 6

Cesar

CIÊNCIAS: ENTENDENDO A NATUREZA

VO

LU M

E DO

6 º-

AN

Ciencias

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

E N T E N D E N D O A N AT U R E Z A

9

Cada livro do aluno contém um CD-ROM com recursos digitais, como: • simuladores; • desafios; • vídeos; • animações; • jogos; • infográficos.

6

CAPA_CEN6_ME 13-14_PROF.indd 1

16/07/13 20:56

IS PA R A T O

D

S RECURSO

O

VO

LU M

E DO

6 º-

AN

energia

O

natureza

Lua

LEÇÃO

Ciências Naturais

Olga Santana

N

Olga Santana

ITA

CO

ano

IG

A

A

CIÊNCIAS NATURAIS

D

Um Caderno de Biologia complementa a coleção. Nele, são retomados os principais conceitos da disciplina em Ecologia, Citologia, Classificação dos seres vivos, Corpo humano, Genética e Evolução.

CDs com objetos educacionais digitais complementam cada um dos volumes.

Ciências

Ciencias

8

Ciencias

Bedaque

Bedaque

Obra com distribuição clássica dos conteúdos, já conhecida pelos professores. Seções com atividades que se intercalam aos conteúdos, proporcionando 8 aulas9mais dinâmicas e opções de trabalho diversificadas. As atividades práticas sistematizam as habilidades de investigação científica. Seções de atividades distribuídas ao longo dos capítulos: ● Ciência no dia a dia relaciona o conteúdo do 6 capítulo com o cotidiano dos alunos. É o momento também para trabalhar a interdisciplinaridade. ● Ciência ontem e hoje apresenta a Ciência como SERIADO DO 6O AO 9O ANO uma construção social e histórica. ● Descubra você mesmo traz experimentos e atividades práticas. ● Você é o investigador incentiva a pesquisa e o trabalho em grupo. ● Você cidadão trabalha competências relacionadas à formação cidadã e à produção de conhecimento pelos próprios alunos. ● As habilidades de investigação científica aparecem com destaque e são, muitas vezes, explicadas para o aluno, estimulando-o a, também, fazer ciência.

02/04/12 16:04

humanas

vida

Naturais universo

02/04/12 16:05

AF•CAPA CN9A.indd 1

seres vivos

biodiversidade b iodiversidade

02/04/12 16:06

Lua

natureza

vida

integração Ciências água ar

Terra

humanas

Naturais universo seres vivos

biodiversidade b iodiversidade

º

humanas

Olga Santana | Erika Mozena

Olga Santana

Naturais

6

ano

Lua

natureza

Terra

energia

tecnologia

atividades

integração Ciências água ar

Terra

Terra

Sol transformação

biodiversidade b iodiversidade

ambiente

vida

Sol transformação

Olga Santana Erika Mozena

seres vivos

ano

Terra

humanas

Naturais universo

AF•CAPA CN8A.indd 1

água

atividades

integração Ciências água ar

02/04/12 16:03

AF•CAPA CN7A.indd 1

atividades

água

ano

Olga Santana

Terra

AF•CAPA CN6A.indd 1

º

Olga Santana Erika Mozena

energia

seres vivos

ano

biodiversidade b iodiversidade

tecnologia

vida

Sol transformação

Lua

natureza

universo

ambiente

Sol transformação

Lua

natureza

humanas

Naturais

ambiente

ambiente

seres vivos

Terra

energia

tecnologia

atividades

integração Ciências água ar

Terra

ano

biodiversidade b iodiversidade

água

Lua

natureza

energia

tecnologia

Sol transformação

vida

água

universo

Sol transformação

biodiversidade b iodiversidade

Terra

humanas

Naturais

ano

seres vivos

energia

tecnologia

ambiente

ano

atividades

integração Ciências água ar

Lua

vida

Olga Santana

Olga Santana

Terra

ambiente

universo

º

biodiversidade b iodiversidade

seres vivos

tecnologia

humanas

Naturais

vida

universo

integração Ciências água ar

Terra

Terra

humanas

Naturais

natureza

ambiente

energia

Terra

atividades

integração Ciências água ar

02/04/12 16:06

Olga Santana

atividades

Olga Santana

Terra

energia

Lua

natureza

energia

tecnologia

Sol transformação

água

Lua

natureza

energia

Sol transformação

água

ano

Lua

natureza

energia

tecnologia

ambiente

Lua

natureza

energia

Sol transformação

ano

água

biodiversidade b iodiversidade

água

02/04/12 16:06

AF•CAPA CN9A.indd 1

seres vivos

ambiente

02/04/12 16:04

Naturais universo

02/04/12 16:05

Sol transformação

biodiversidade b iodiversidade

ano

seres vivos

ano

humanas

Naturais universo

02/04/12 16:05

AF•CAPA CN9A.indd 1

ambiente

AF•CAPA CN7A.indd 1

29/06/12 09:47

02/04/12 16:04

biodiversidade b iodiversidade

seres vivos

vida

água

vida

Sol transformação

Lua

natureza

Terra

energia

tecnologia

atividades

integração Ciências água ar

Terra

ambiente

ambiente

biodiversidade b iodiversidade

água

Lua

natureza

vida

água

seres vivos

ano

humanas

Naturais universo

AF•CAPA CN8A.indd 1

ano

ambiente

Olga Santana Erika Mozena

energia

tecnologia

Terra

Sol transformação

atividades

integração Ciências água ar

02/04/12 16:03

AF•CAPA CN7A.indd 1

Naturais

Sol transformação

seres vivos

Olga Santana

Terra

AF•CAPA CN6A.indd 1

AF•CAPA CN6A.indd 1

AF•CAPA CN8A.indd 1

Terra

humanas

ano

biodiversidade b iodiversidade

ano

universo

atividades

integração Ciências água ar

Terra

ano

Lua

tecnologia

energia

vida

Sol transformação

Lua

natureza

tecnologia

ambiente

ambiente

seres vivos

Terra

humanas

Naturais água

Lua

natureza

energia

tecnologia

Sol transformação

atividades

integração Ciências água ar

Terra

ano

água

biodiversidade b iodiversidade

Ciências Naturais

vida

Sol transformação

tecnologia

º

Olga Santana

universo

biodiversidade b iodiversidade

Olga Santana

Terra

humanas

Naturais

seres vivos

Olga Santana Erika Mozena

vida

água

02/04/12 16:03

Ciências Naturais

Olga Santana

atividades

integração Ciências água ar

Terra

humanas

universo

AF•CAPA CN6A.indd 1

ano

Olga Santana

vida

universo

atividades

integração Ciências água ar

Terra

Terra

humanas

Naturais

Olga Santana

Terra

biodiversidade b iodiversidade

seres vivos

02/04/12 16:06

atividades

integração Ciências água ar

Terra

biodiversidade b iodiversidade

seres vivos

água

ano

vida

universo

Naturais universo

Terra

humanas

Naturais

natureza

AF•CAPA CN9A.indd 1

atividades

integração Ciências água ar

Terra

água

biodiversidade b iodiversidade

Olga Santana

Olga Santana

vida

ano

seres vivos

Terra

humanas

Lua

02/04/12 16:04

humanas

Naturais universo

02/04/12 16:05

atividades

integração Ciências água ar Terra

tecnologia

Lua

natureza

energia

tecnologia

vida

integração Ciências água ar

Terra

ambiente

ambiente

biodiversidade b iodiversidade

água

seres vivos

Olga Santana

ambiente

AF•CAPA CN7A.indd 1

AF•CAPA CN8A.indd 1

ano

humanas

Naturais universo

02/04/12 16:03

Sol transformação

integração Ciências água ar

Terra

AF•CAPA CN6A.indd 1

Terra

ano

Lua

natureza

vida

atividades

Sol transformação

natureza

biodiversidade b iodiversidade

energia

seres vivos

Olga Santana Erika Mozena

energia

tecnologia

Terra

Sol transformação

atividades

tecnologia

universo

ano

humanas

Naturais

Olga Santana

ambiente

Lua

energia

vida

integração Ciências água ar

Terra

água

Lua

Terra

Sol transformação

atividades

natureza

natureza

tecnologia

energia

biodiversidade b iodiversidade

ambiente

ambiente

seres vivos

água

tecnologia

Sol transformação

vida

água

universo

ano

humanas

Naturais

Ciências Naturais

Terra

Ciências Naturais

atividades

integração Ciências água ar

água

ano

Olga Santana

Olga Santana

Terra

tecnologia

A obra apresenta estrutura abrangente, acessível e atividades Terra vida 8 6 integrada das diferentes áreas de Ciências. Os conteúdos integração Ciências água ar Terra são retomados em diferentes contextos 7e níveis 9 crescentes de complexidade, e há valorização de atividades iodiversidade universo bbiodiversidade º seres vivos simples e situações do dia a dia. ● Trabalho com competências e habilidades, em que o aluno é orientado a estabelecer relações, construir e interpretar gráficos e tabelas, ler e interpretar imagens e textos variados, realizar pesquisas, construir esquemas e modelos, trabalhar com escalas, entre outras propostas. ● Perfeita articulação entre as áreas: em todos os volumes estão integrados conceitos de Biologia, Química, Física e Astronomia entre si e com outras SERIADO DO 6O AO 9O ANO disciplinas, como Geografia, Matemática e História. ● Grande quantidade de sugestões e orientações destinadas ao professor, ao longo do livro, para serem usadas no momento das aulas. ● Sugestões de diferentes maneiras de avaliar os alunos em várias atividades, além das avaliações tradicionais. Olga Santana

AF•CAPA CN6P.indd 1

7/12/12 7:05 PM

21

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 21

8/21/2015 5:22:52 PM


D

ITA

IS PA R A T O

D

A

IG

CO

RECURSOS

A O

LEÇÃO

O

VO

LU M

E DO

6 º-

AN

GEOGRAFIA

A coleção Geografia: homem e espaço traz seções e atividades que proporcionam interação dos alunos na execução dos trabalhos. ● As aberturas de capítulos são divididas em duas partes – Contextualizar e Atividades –, organizando melhor a seção. ● As Atividades, no final de cada capítulo, são separadas em duas partes: Retome seus conhecimentos e Exercite seus conhecimentos. ● As seções Geografia & arte e Projeto especial aparecem regularmente ao final das unidades pares e ímpares, respectivamente.

Elian Alabi Lucci Anselmo Lazaro Branco

N

Elian Alabi Lucci e Anselmo Lazaro Branco

º ano

Elian Alabi Lucci Anselmo Lazaro Branco

GEOGRAFIA: HOMEM & ESPAÇO

074.926.025.001

SERIADO DO 6O AO 9O ANO 07/07/14 10:11

Wagner Costa Ribeiro

Esta coleção foi concebida com o objetivo de tornar o discurso produzido pela Geografia atrativo para o aluno,

Coleção concebida para que o aluno exerça a cidadania e compreenda como os aspectos tratados pela Geografia ajudam a entender sua condição de vida e a situação do Brasil no mundo. Entre outras atividades, há trabalhos de campo, pesquisas, elaboração de seminários, saraus e relatórios. Apresenta imagens e atividades que podem ser trabalhadas em grupo ou individualmente, para que os alunos possam expressar sua visão diante de diferentes assuntos. ajudam a entender sua situação no Brasil e a situação do país no mundo.

Veja algumas características que se destacam nesta coleção:

Os textos têm linguagem adequada e acessível aos alunos.

Projeto gráfico agradável e funcional.

A coleção traz temas muito atuais: discussões ambientais internacionais, planejamento urbano, crise europeia,

WAGnER COStA RIbEIRO

GEOGRAFIA

para que ele possa compreender como os aspectos tratados

6 pOR DEntRO DA

POR DENTRO DA GEOGRAFIA

Primavera Árabe e outros.

As atividades desenvolvem diferentes competências e habilidades que garantem a aprendizagem e a aplicação dos conteúdos da Geografia.

O Manual do professor apresenta um Quadro das

competências e habilidades de Geografia, que nortearão o trabalho com as atividades, e, no início de cada capítulo, um Quadro conceitual, destacando os principais conceitos que serão trabalhados e suas definições. Há ainda diversos recursos, como sugestões de atividades complementares

e textos de atualização para o professor.

Capa PDG6 Mercado-Professor.indd 1

WAGnER COStA RIbEIRO

GEOGRAFIA EM SUA VIDA

GEOGRAFIA

O DVD contém 10 Objetos Educacionais Digitais em cada volume, que possuem indicação no livro quando há um recurso relacionado ao assunto estudado.

pOR DEntRO DA

Geografia

GHE6 CAPA_ME_14/15_Professor .indd 1

6

SERIADO DO 6O AO 9O ANO 28/06/12 11:57

22 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 22

8/21/2015 5:22:57 PM


6

LEVON BOLIGIAN

WANESSA GARCIA

7

ROGÉRIO MARTINEZ ANDRESSA ALVES

GEOGRAFIA Espaço e vivência

GEOGRAFIA Espaço e vivência

Introdução à ciência geográfica

LEVON BOLIGIAN

WANESSA GARCIA

ROGÉRIO MARTINEZ ANDRESSA ALVES

A organização do espaço brasileiro

6

7

A organização do espaço brasileiro

Introdução à ciência geográfica

Levon Boligian, Rogério Martinez, Wanessa Garcia e Andressa Alves

GEOGRAFIA Espaço e vivência

GEOGRAFIA: 6 ESPAÇO E VIVÊNCIA

LEVON BOLIGIAN WANESSA GARCIA

ROGÉRIO MARTINEZ ANDRESSA ALVES

Introdução à ciência geográfica

ISBN 978-85-357-1734-1

ISBN 978-85-357-1732-7

Capa-GEV7-Aluno-Mercado 2014.indd 91

08/07/13 12:08

08/07/13 12:06

Introdução à ciência geográfica

9 788535 717341

9 788535 717327

Capa-GEV6-aluno-Mercado 2014.indd 91

6

A grande receptividade que essa coleção 8 explicada 9 encontra junto aos professores pode ser por um conjunto de aspectos: ● Oferece uma visão renovada da Geografia, sem abandonar os conteúdos consagrados nos programas escolares. ● Fornece suporte completo para o desenvolvimento de aulas, das atividades motivacionais ao trabalho de sistematização. ● Apresenta conteúdos em linguagem e gradação SERIADO DO 6O AO 9O ANO adequadas às características de cada faixa etária. ● Propõe atividades diversificadas com foco no desenvolvimento de habilidades fundamentais, como observar, comparar, estabelecer relações espaciais e representar. ● Valoriza a abordagem interdisciplinar, sobretudo no desenvolvimento de temas que favorecem a conscientização do aluno para as questões socioambientais. ● Desenvolve um cuidadoso trabalho de alfabetização cartográfica. ● Trabalha com uma grande variedade de linguagens: fotografias, charges, obras de arte, textos literários e jornalísticos, poemas, letras de músicas, etc. 8

Levon BoLigian

9

andRessa aLves

GEOGRAFIA Espaço e vivência

GEOGRAFIA Espaço e vivência

Wanessa gaRcia

RogéRio MaRtinez

O espaço geográfico mundial

Levon BoLigian

Wanessa gaRcia

RogéRio MaRtinez andRessa aLves

A dinâmica dos espaços da globalização

A dinâmica dos espaços da globalização

O espaço geográfico mundial

ISBN 978-85-357-1738-9

ISBN 978-85-357-1736-5

9 788535 717389

9 788535 717365

Capa-GEV8-Aluno-Mercado 2014.indd 91

Capa-GEV9-Aluno-Mercado 2014.indd 91

08/07/13 12:12

08/07/13 12:16

ISBN 978-85-357-1733-4

9 788535 717334

• VERNIZ • 07/08/13 16:03

Geografia

Capa-GEV6-professor-Mercado 2014-Jose Maria.indd 91

Objetos digitais complementam cada um dos volumes.

O AD UL DO RM FO IZA RE AL TU EA

PROJETOS GRÁFICO E CARTOGRÁFICO MODERNIZADOS

LEDA ÍSOLA

Vera Caldini e Leda Ísola

VERA CALDINI

ATLAS GEOGRÁFICO SARAIVA Maior área destinada para mapas, gráficos, ilustrações e fotografias. A nova

Clareza, objetividade e rigor reunidos numa obra necessária e suficiente. ● As mais recentes técnicas cartográficas aplicadas a um projeto visual limpo, bonito e funcional. ● 22 páginas de infográficos auxiliam o ensino de Astronomia, Terra e Cartografia, apresentando temas e informações de forma atraente e estimulante. ● Na seção Observe, breves intervenções chamam a atenção do leitor para detalhes importantes, citando exemplos ou indicando informações de destaque. ● Contempla todos os temas requeridos em programas de Geografia. linguagem cartográfica facilita a leitura e a compreensão das informações. ASTRONOMIA, TERRA E

CARTOGRAFIA EM INFOGRÁFICOS

São 24 páginas com infográficos: galáxias,

Sistema Solar, idade da Terra, camadas da

Terra, coordenadas geográficas e muito mais. PLANISFÉRIO EM PÁGINA DUPLA

Encarte com planisfério político especial, com dobra, que permite melhor visualização de todos os países.

MAPAS TEMÁTICOS ATUALIZADOS

Sobre o Brasil, os continentes e o mundo. Tratam de questões sociais, econômicas, políticas e ambientais.

AF_CAPA_ATLASGEOGRAFICO_LP_ME13-14.FINAL.indd 1

PDF final

VOLUME ÚNICO

8/14/13 7:40 AM

23

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 23

8/21/2015 5:23:05 PM


HISTORIAR

6

6

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

Historiar Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

riar Histo

Historiar

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

Cotrim es Gilberto Rodrigu Jaime

Historiar

6

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

Gilberto Cotrim • Jaime Rodrigues

Na coleção Historiar, os conteúdos são apresentados de maneira sintética e objetiva, com uma linguagem leve e de fácil compreensão. A coleção adota a proposta da “História integrada”, articulando temas da História do Brasil com os de outras sociedades, em uma organização ao mesmo tempo cronológica e temática. 8 9 Trabalha a compreensão de7processos históricos, a experimentação ou estudo do espaço social, bem como a relação entre presente e passado.

Historiar

Gilberto Cotrim e Jaime Rodrigues Historiar

Saiba mais sobre esse lançamento: ● Ênfase em temas relacionados à cultura e à cidadania. ● Diversos exercícios e atividades que levam o aluno à SERIADO DO 6O AO 9O ANO reflexão para a construção do conhecimento histórico. ● Rica iconografia, com imagens amplas, variadas e contextualizadas. ● Na seção Integrar com são apresentadas atividades interdisciplinares, que buscam integrar os conteúdos históricos desenvolvidos no capítulo com outras áreas do conhecimento e disciplinas, como Arte, Geografia, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza. ● A seção Projeto, presente em cada volume, propõe um projeto temático com atividades relacionadas aos conteúdos trabalhados no livro. Os projetos são compostos de texto introdutório para contextualização do tema, propostas de atividades em grupo e dicas de pesquisa com indicações de sites, filmes, etc. ● Destaque para a seção Painel, que articula imagens e breves textos valorizando temas diversos: alimentação, arte, religião, meio ambiente, tecnologia, esporte, política, ciência, etc. 077521.001.001

6/29/15 4:31 PM

Fabio Colom

bini

Por volta de 4 mil anos atrás, nas terras do atual território brasileiro, diversos povos começaram a praticar a agricultura e a cerâmica.

76

A imagem representa o detalhe de uma urna funerária, que é uma peça de cerâmica utilizada no enterro de pessoas. Segundo pesquisadores, essa urna funerária revela o talento artístico dos povos marajoaras, que geralmente decoravam seus objetos com desenhos coloridos em preto e vermelho sobre um fundo branco. Esta urna foi produzida entre os anos 700 e 1100. Fotografia de 2004. Local de custódia: Museu do Forte do Castelo, Belém, Pará.

Os marajoaras produziram objetos de cerâmica utilitários e decorativos. Nessa imagem, observamos uma estatueta que representa uma mulher levando as mãos à boca. Fotografia de 2013. Local de custódia: Museu de História Natural, em Nova York, Estados Unidos.

Renato Soares/Imagens do Brasil

Rômulo Fialdini/Tempo Composto

O povo santareno produziu um tipo de cerâmica decorada com desenhos feitos sobre argila e com esculturas que eram moldadas separadamente e aplicadas nas bordas dos vasos. Esse recipiente, por exemplo, foi decorado com esculturas em forma de cabeça de urubu. Local de custódia: Museu Paraense Emílio Goeldi.

Tangas de cerâmica de uso feminino encontradas na ilha de Marajó. Estudiosos calculam que peças como essa foram feitas entre os anos 400 e 1350. Acredita-se que as mulheres prendiam as tangas ao seu corpo através de cordões. Local de custódia: Museu Paraense Emílio Goeldi.

Fabio Colombini

A produção de cerâmica marajoara (da ilha de Marajó) foi datada pelos pesquisadores entre os anos de 400 e 1350. Na fotografia, urna de cerâmica marajoara encontrada em aterros que serviam de cemitérios e sobre os quais eram construídas habitações. Local de custódia: Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém, Pará.

Essa estatueta representa uma pessoa sentada, usando um par de brincos e uma espécie de coroa adornando a cabeça. O povo que produziu essa cerâmica é chamado de santareno (ou tapajônico). Utilizando argila, esse povo moldava figuras antropomórficas, isto é, que se pareciam com seres humanos. Local de custódia: Museu Paraense Emílio Goeldi.

Tempo

ldini/

lo Fia

Rômu

UNIDADE 2 AS PRIMEIRAS SOCIEDADES

CAPÍTULO 5 PRIMEIROS POVOS DA AMÉRICA

Acima, exemplo de uma seção Painel do livro de 6o ano da coleção Historiar. SFH-064a081-U2-Cap5-SFH6.indd 76

rreto

Entre esses povos, podemos destacar aqueles que habitavam as regiões da atual cidade de Santarém e da ilha de Marajó, ambas no estado do Pará. Os povos agricultores da Amazônia produziram diversos utensílios de cerâmica para cozinhar e armazenar os alimentos que colhiam, como potes, vasos, panelas e tigelas, além de objetos de arte e de decoração. Por meio dessa peças de cerâmica, hoje podemos conhecer alguns hábitos e gostos desses povos, como veremos adiante.

A cerâmica é uma das principais fontes de conhecimento sobre a história dos primeiros povos da Amazônia brasileira. A simples existência de objetos cerâmicos demonstra, por exemplo, que esses povos sabiam controlar o fogo, utilizado na moldagem das cerâmicas. Na imagem, cerâmica santarena.

Rômulo Fialdini/Tempo Composto

Cerâmicas marajoara e santarena no Brasil

Rita Ba

História

Capa-Historiar 6-MERCADO 2016-LP.indd 1

11/05/15 16:33

SFH-064a081-U2-Cap5-SFH6.indd 77

osto

Comp

77 04/06/15 17:27

24 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 24

8/21/2015 5:23:17 PM


HISTÓRIA FUNDAMENTAL

6

Elaine Senise e Maria Helena Senise

O ensino de História desenvolve-se, em boa medida,

pela conjunção de texto lido e texto escrito. Por isso, a co-

Valorização da narrativa histórica. Abordagem da História integrada, contemplando o estudo da África, da Ásia e da América. Valorização do estudo das fontes históricas. Imagens informativas e atraentes. Cuidadoso trabalho com mapas históricos. Trabalho de leitura de imagens relacionado aos assuntos que serão estudados no capítulo. leção História fundamental é marcada por uma abordagem

comprometida com o desenvolvimento das competências bá-

sicas de leitura e interpretação — de textos, imagens, mapas e gráficos.

Nossa principal preocupação foi produzir uma obra de

leitura agradável, atraente e estimulante aos alunos. Procu-

ramos introduzir gradativamente conceitos e procedimentos

HISTÓRIA

FUNDAMENTAL

que, ao longo do curso, contribuam para os estudantes pensarem historicamente e enxergarem a História como um cor-

po de conhecimentos específicos que possa ajudá-los a “ler” o mundo que os cerca e a entender melhor seu papel como cidadãos.

● ● ●

Elaine e Maria Helena

Capa_HistFund6_prof.indd 1

Elaine Senise Maria Helena Senise

Contém CD com mapas históricos interativos para o trabalho em sala de aula.

03/08/11 11:42

SERIADO DO 6O AO 9O ANO

História

Inclui CD com mapas históricos interativos.

As coleções da EDITORA SARAIVA, com seus conteúdos tradicionais ou digitais, são excelentes ferramentas para abordar com sucesso esse novo mundo em que vive o aluno de hoje. Experimente!

25

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 25

8/21/2015 5:23:22 PM


ESPAÑOL: ¡ENTÉRATE!

1

1

!

!

ESPAÑOL

Fátima Cabral Bruno, Margareth Benassi Toni e Sílvia Ferrari de Arruda Material elaborado especialmente para estudantes brasileiros, que leva em conta a vivência, as características cognitivas e a realidade do aluno. Favorece o desenvolvimento das 4 habilidades básicas (ouvir, falar, ler e escrever) por meio de atividades desafiadoras e motivadoras. Atualizada conforme o acordo ortográfico e a nova gramática do espanhol.

Coleção atualizada conforme o acordo ortográfico ! e a nova gramática do Espanhol. 1 Trabalho oral e escrito a partir de gêneros discursivos variados. ¡ ¡ ¡ ¡ ! ! ! ! Gramática e variantes derivadas da necessidade gerada pelos temas, o que torna a abordagem dinâmica e envolvente. Inclui o voseo no paradigma verbal. NOVO!

¡

CELEBRAR EL CUMPLEAÑOS EN ESPAÑA ESPAÑOL

!

Liv reir os Ed itor es

S/ A

ESPAÑOL

ESPAÑOL

!

¡

ESPAÑOL

!

¡

UN ZURDAZO PARA LA VICTORIA ESPAÑOL

Libro

Parte integrante da coleção Espanõl: ¡Entérate! – Libro 2. Venda proibida.

Parte integrante da coleção Espanõl: ¡Entérate! – Libro 1. Venda proibida.

ESPAÑOL

¿MATEAMOS?

Libro

2 PARA UN ZURDAZO LA VICTORIA

3 ¿MATEAMOS?

Libro

4

RECURSOS DIDÁTICOS EXCLUSIVOS PARA O PROFESSOR ADOTANTE:

Um conjunto de 24 Lâminas para as dinâmicas em sala de aula.

CD-ROM com exercícios extras para uso em classe, em casa ou para elaboração de provas.

Espanhol

RETH

ARGA

•M TIMA

VIA • SÍL

ÑOL

ESPA

SERIADO DO 6O AO 9O ANO

CAPA_ENTERATE 1 PROF.indd 1

30/07/12 11:24

CD-ROM interativo com as faixas de áudio e objetos educacionais digitais. Livros de leitura, um por volume.

Enrique Melone e Lorena Menón

Español: lengua y cultura

6

o -

Español: lengua y cultura

6 o -

Desenvolve as habilidades necessárias ao aprendizado do Espanhol de forma estimulante e interativa. ● Abordagem reflexiva e dinâmica. ● Textos orais e escritos, verbais e não verbais. ● Amplo trabalho com textos de variados gêneros e temas que promovem a reflexão sobre a língua, a cultura e as práticas sociais. ● Atividades diversificadas, graduadas e com objetivos claros, para que o aluno possa apropriarse da língua estrangeira de modo significativo.

Caminos Enrique Melone & Lorena Menón

Caminos

Argentina Bolivia Chile Colombia Costa Rica Cuba Ecuador El Salvador España Guatemala Guinea Ecuatorial Honduras México Nicaragua Panamá Paraguay Perú Puerto Rico República Dominicana Uruguay Venezuela

CD-ROM com exercícios extras para elaboração de avaliações. 23 cartazes para dinâmicas em sala de aula.

Enrique Melone & Lorena Menón

CAMINOS ESPAÑOL: LENGUA Y CULTURA

Capa-Caminos6-Professor.indd 1

!

24/07/12 16:41

FÁTIMA • MARGARETH • SÍLVIA

¿UNOS VECINOS DE OTRO MUNDO?

Libro

1 ¿UNOS VECINOS DE OTRO MUNDO?

Sar

FÁTIMA • MARGARETH • SÍLVIA

Parte integrante da coleção Espanõl: ¡Entérate! – Libro 4. Venda proibida.

ESPAÑOL

de

FÁTIMA • MARGARETH • SÍLVIA

Parte integrante da coleção Espanõl: ¡Entérate! – Libro 3. Venda proibida.

!

¡

CELEBRAR EL CUMPLEAÑOS EN ESPAÑA

Venda Proibida

da en om nc re Po Ed 2– itor 1-5 aS /000 esil .711 Ltda. 7.690 – Indústr ia Brasileira – CNPJ 5

FÁTIMA • MARGARETH • SÍLVIA

ESPAÑOL

–A r te sG ráf ica se

AF•ENTERATE-BOLACHA CD MERCADO.indd 1

Versão para tablet com faixas de áudio. NOVO! FÁTIMA • MARGARETH • SÍLVIA

enTCdr112

ai va

nt es

4 livros de leitura, um por volume.

!

M

e CD-RO áudio s. Contém os digitai recurs

– Faixas de áudio para as atividades de compreensão auditiva.

–C NPJ 60.5 00.13 9/0001-26

FátimA Eth gAr mAr SíLviA

ira de an rB po do ca bri Fa

L ESPAÑO

Um CD-ROM para cada volume:

– Jogos, vídeos, infográficos, animações e outras atividades interativas relacionadas aos conteúdos dos livros.

ESPAÑOL

!

Trabalho oral e escrito com base em gêneros discursivos variados.

ACOMPANHAM A COLEÇÃO:

!

!

SERIADO DO 6O AO 9O ANO

13/01/14 14:31

4 CDs de áudio para alunos e professores.

26 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 26

8/21/2015 5:23:30 PM


Candida Palma, Edson Cortiano, Fernanda Rigoni e Floriano Guérios

Candida Palma • Edson Cortiano • Fernanda Rigoni • Floriano Guérios

HEADS UP! VERSÃO PARA TABLET COM AS FAIXAS DE ÁUDIO.

A língua inglesa apresentada como um instrumento atraente e divertido, que permite ao aluno desenvolver a habilidade de integrar informações e transformá-las em conhecimento, não apenas linguístico, mas também sobre si, outras culturas e grupos sociais.

Blogs, redes sociais, música, cinema, tribos urbanas, 3 1 2 4 alimentação saudável, esportes radicais, moda, relacionamentos, família, mudança climática, preconceito, fome, ciência e tecnologia, parques temáticos. Esses são alguns dos temas que Heads up! aborda, trazendo o inglês que o jovem ouve, lê e fala de uma forma atraente e divertida. ● Vocabulário voltado para o universo de interesse da faixa etária. ● Foco na motivação para o aprendizado do inglês. ● Linguagem acessível e informal. ● O inglês é trabalhado em um contexto comunicativo por meio de diversos gêneros textuais: artigos de revista e jornais, histórias em quadrinhos, cartuns, poemas, propagandas e diálogos bem-humorados. ● A gramática é apresentada em contextos significativos. As explicações são diretas e acompanhadas de exemplos. ACOMPANHAM A COLEÇÃO:

Candida Palma Edson Cortiano HUCDR213 Fernanda Rigoni VENDA PROIBIDA Floriano Guérios

Candida Palma Edson Cortiano HUCDR313 Fernanda VENDA Rigoni PROIBIDA Floriano Guérios

sc

dia

Dig

ita l

Ltda

b – So . – CN P J 0 2 . 0 7 3 . 5 0 7 / 0 0 01- 0 9

Bolachas MECD 13-14 2ª- PROVA AF•HEADSUP-BOLACHA ME 13-14 2aPROVA.indd 1 Diagramador: Narjara

do

la

Dig

ita l

Ltda

b – So . – CN P J 0 2 . 0 7 3 . 5 0 7 / 0 0 01- 0 9

Bolachas MECD 13-14 2ª - PROVA AF•HEADSUP-BOLACHA ME 13-14 7/23/13 2aPROVA.indd 5:52 PM 2 Diagramador: Narjara

lice

nça

de

pe

la

Sa

No S/A v i va o D i s

ra

Li

vr

ei

cM í

Dig

ital

000 1- 2 6

000 1- 2 6

39/

39/

0.1

.50

.50

60

PJ

CN

re

s

60

PJ

CN

s

ros

dia

ÁUDIO PARA ACOMPANHAMENTO DA OBRA

Ltda

b – So . – CN P J 0 2 . 0 7 3 . 5 0 7 / 0 0 01- 0 9

Bolachas MECD 13-14 2ª-5:52 PROVA AF•HEADSUP-BOLACHA ME 13-14 2aPROVA.indd 3 7/23/13 PM Diagramador: Narjara

lice

zi

do

de

nça

i to

i to

re

pe

Sa

ros ei vr Li A N oS / i va vo D isc Mí dia

Ed

i to

zi

Ed

Ed

de

ros ei vr Li N oS / A i va vo D isc Mí dia

re

60

nça

pe

ra Sa

ÁUDIO PARA ACOMPANHAMENTO DA OBRA

60

PJ

PJ

CN

CN

lice

do

0.1

39/

0.1

39/

Di

VENDA PROIBIDA

.50

.50

0.1

vo

du

No

o Pr

la

du

zi

du

du

pe

o Pr

o Pr

o Pr

4 livros de leitura (readers), um por volume.

do

i to

re

s

ÁUDIO PARA ACOMPANHAMENTO DA OBRA

s

ÁUDIO PARA ACOMPANHAMENTO DA OBRA

zi

HUCDR413

000 1- 2 6

Candida Palma Edson Cortiano HUCDR113 Fernanda VENDA Rigoni PROIBIDA Floriano Guérios

000 1- 2 6

Candida Palma Edson Cortiano Fernanda Rigoni Floriano Guérios

Ed

Um CD-áudio para cada volume, com a gravação, por falantes nativos, de todos os textos e faixas de áudio para as atividades de compreensão auditiva.

la

ra

Dig

ital

Ltda

b – So . – CN P J 0 2 . 0 7 3 . 5 0 7 / 0 0 01- 0 9

lice

nça

de

Sa

ra

i va

S/

A

Li

vr

Bolachas MECD 13-14 2ª - PROVA 7/23/13 5:52 PM AF•HEADSUP-BOLACHA ME 13-14 2aPROVA.indd 4 Diagramador: Narjara

ei

ros

7/23/13 5:52 PM

Candida Palma

Edson Cortiano

Fernanda Rigoni

Floriano Guérios

1

RECURSOS DIDÁTICOS EXCLUSIVOS PARA O PROFESSOR ADOTANTE:

22

GRAINS

Candida Palma Edson Cortiano Fernanda Rigoni Floriano Guérios

FRUITS

VEGETABLES

cereals

HUCDR13

VENDA PROIBIDA

lettuce

.50

0.1

39/

000 1- 2 6

watermelon

60

potato

la

No

vo

Di

sc

dia

Dig

ita l

Ltda

b – So . – CN P J 0 2 . 0 7 3 . 5 0 7 / 0 0 01- 0 9

lice

nça

de

Ed

i to

re

s

MATERIAL DE APOIO DIDÁTICO PARA O PROFESSOR

pe

S

iv ara

a

S/

A

Li

vr

ei

ros

52

Bolachas MECD 13-14 2ª- PROVA AF•HEADSUP-BOLACHA ME 13-14 2aPROVA.indd 5 Diagramador: Narjara

7/23/13 5:52 PM

Um conjunto de 109 flashcards para as dinâmicas em sala de aula.

bread

pasta

grapes

apple

papaya

peach

onion

carrot

orange

strawberry

Cartoon Estúdio

CN

PJ

do

Parte integrante da coleção Heads Up! Venda proibida. Exclusivo para uso do professor adotante.

du

zi

BOOK 1

o Pr

CD-ROM com jogos, textos e exercícios para serem utilizados como reforço ou na elaboração das avaliações e outras atividades extras.

MILK

MEAT AND BEANS chicken

adotante.

egg

yogurt

ice cream cone

para uso

do professor

beans

Up. Venda

proibida.

Exclusivo

fish

candies

da coleção

Heads

beef

cheese

nuts

Arena

Parte integrante

FATS, SUGAR AND OILS

23/07/13 12:42

Estúdio

Ampla

22-HEADS-UP card.indd 1

SERIADO DO 6O AO 9O ANO

CAPA_HEADSUP1_Professor.indd 1

25/07/13 16:15

CDs de áudio e readers em cada volume.

NEW ENGLISH POINT Um material motivador, moderno e atualizado, amplamente testado e aprovado, respaldado pela experiência das autoras. Aulas mais dinâmicas, com recursos diversificados.

1

Nova versão da coleção

Eliana Aun, Maria Clara Prete de Moraes e Neuza Bilia Sansanovicz ACOMPANHAM A COLEÇÃO:

A coleção aborda assuntos da atualidade tratados a partir de textos de gêneros variados. Em cada volume, rico material com atividades instigantes e divertidas, como problemas lógicos, jogos e sugestões de projetos. Trabalha as quatro habilidades (reading, writing, listening e speaking) por meio de atividades motivadoras. Conteúdo gramatical apresentado em contextos significativos, com explicações em português. Método de fácil utilização, mesmo com turmas grandes. Um CD-ROM para cada volume:

Liv reir os Ed itor es

–C NPJ 60.5 00.13 9/0001-26

4 MANUAL do pRofEssoR ai va

S/ A

VENda Proibida

Liv reir os Ed itor es

cd-RoM

–C NPJ 60.5 00.13 9/0001-26

3

NEPCDR412

MANUAL do Contém áudio e recursos digitais. pRofEssoR S/ A

S/ A

VENda Proibida

ai va

Liv reir os Ed itor es

–C NPJ 60.5 00.13 9/0001-26

cd-RoM

Contém MANUAL doáudio e recursos digitais. pRofEssoR ai va

S/ A

Liv reir os Ed itor es

Eliana Maria Clara Neuza

2

NEPCDR312

VENda Proibida

ira de an rB po do ca bri Fa

–A r te sG ráf ica se

cd-RoM

MANUAL doáudio e Contém recursos digitais. pRofEssoR

VENda Proibida

ira de an rB po do ca bri Fa

– Gravação de todos os textos.

1

NEPCDR212

cd-RoM Contém áudio e recursos digitais.

ira de an rB po do ca bri Fa

ira de an rB po do ca bri Fa

nt es

Eliana Maria Clara Neuza

Eliana Maria Clara Neuza

NEPCDR112

–C NPJ 60.5 00.13 9/0001-26

Eliana Maria Clara Neuza

– Faixas de áudio para as atividades de compreensão auditiva.

Eliana Maria Clara Neuza

NOVO!

– Jogos, vídeos, infográficos, animações e outras atividades interativas relacionadas aos conteúdos dos livros.

ai va

Inglês

CD-ROM com textos, atividades e jogos. 109 flashcards para dinâmicas em sala de aula.

nt nt nt es es Sar Sar es Sar Sar –A –A de de –A de de a r te r te da da r te da en s G end s G men s Gmen o om o orám ncráfic nc nc ráfic nc fica as re re as se re re Po Po eE Po Po eE Ed Ed dito 2– 2– itor dito 2– 2– itor 1-5 1-5 ra S aS 1-5 1-5 ra S aS /000 /000 esil esil /000 /000 esil esil .711 .711 Ltda. Ltda. .711 .711 Ltda. Ltda. 7.690 7.690 – Indústr – Indústr 7.690 7.690 – Indústr – Indústr ia Brasileira – CNPJ 5 ia Brasileira – CNPJ 5 ia Brasileira – CNPJ 5 ia Brasileira – CNPJ 5

AF•NEP-BOLACHA CD MERCADO.indd 2

AF•NEP-BOLACHA CD MERCADO.indd 6 20/07/12 10:54

AF•NEP-BOLACHA CD MERCADO.indd 20/07/12 4 10:54

AF•NEP-BOLACHA CD MERCADO.indd 20/07/12 8 10:54

20/07/12 10:54

4 livros de leitura (readers), um por volume. NOVO! Eliana Maria Clara Neuza

A surprising trip

A surprising trip

Eliana Maria Clara Neuza

Eliana Maria Clara Neuza

Eliana Maria Clara Neuza

Reader

Robert’s adventure

Reader

Reader

Reader

At the end of Junior High School

At the end of Junior High School

Lost in a forest

Parte integrante da coleção New English Point 4. Venda proibida.

Parte integrante da coleção New English Point 3. Venda proibida.

Parte integrante da coleção New English Point 2. Venda proibida.

Lost in a forest

RECURSOS DIDÁTICOS EXCLUSIVOS PARA O PROFESSOR ADOTANTE:

Capa_NEP_v1-PROF.indd 1

CD-ROM interativo com faixas de áudio e objetos educacionais digitais. Um reader por volume.

2

Eliana Maria Clara Neuza

Everett Collection/Keystone

Parte integrante da coleção New English Point – Venda proibida.

Everett Collection/Keystone

INTERFOTO/ Latinstock

WALT DISNEY PICTURES / Album/Latinstock

9

Eliana Maria Clara Neuza

Everett Collection/Keystone

Everett Collection/Keystone

© Peanuts Worldwide LLC. / Dist. by Universal

Ilustração: Quanta Estúdio de Artes

Everett Collection/Keystone

CD-ROM com jogos, canções, projetos, textos e exercícios para serem utilizados como reforço ou na elaboração das avaliações, e outras atividades extras, além dos quadros gramaticais em PowerPoint, que podem ser projetados na sala de aula. Um conjunto de 28 flashcards para as dinâmicas em sala de aula.

Parte integrante da coleção New English Point – Venda proibida.

Eliana / Maria Clara / Neuza

Parte integrante da coleção New English Point 1. Venda proibida.

Robert’s adventure

Versão para tablet com as faixas de áudio.

SERIADO DO 6O AO 9O ANO 06/08/12 16:47

CD-ROM interativo, readers e 28 flashcards, para dinâmica em sala de aula. CD-ROM com textos, atividades, jogos, projetos e quadros gramaticais em PowerPoint.

27

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 27

8/21/2015 5:23:38 PM


A ARTE DE FAZER ARTE

DENISE AKEL HADDAD DULCE GONÇALVES MORBIN

6

Denise Akel Haddad e Dulce Gonçalves Morbin

Espaço

A coleção A arte de fazer arte traz uma proposta didática inovadora para o ensino de Arte, que prepara o aluno para identificar e apreciar formas de arte que vão surgindo e se combinando à sua volta. A arte de fazer arte propõe o envolvimento do professor e do aluno na apreciação SERIADO DO 6O AO 9O ANO artística, na produção e na compreensão do fazer artístico além da estética, nos campos da cidadania e da qualidade de vida. ● A arte do grafite, da caricatura, da publicidade e da ilustração de livros, bem como o folclore, as artes gráficas e o desenho industrial, dividem espaço com outras formas de arte. ● Equilíbrio entre teoria e prática. ● Textos curtos e muitas imagens dão agilidade às aulas. ● Enfoque moderno, em sintonia com o que está acontecendo no mundo das artes e no ensino de Arte. ● Iconografia vasta e variada, que oferece um panorama da produção artística atual no mundo. ● Destaque para artistas nacionais e suas produções, bem como para a riqueza de nossas manifestações artísticas populares. ● Atividades criativas com material de fácil obtenção, que podem ser desenvolvidas na própria sala de aula. ● Sugestões de atividades extras para o professor, que podem ser projetos integrados a outras disciplinas.

24/07/13 18:54

DENISE AKEL HADDAD

MATERIAL COMPLEMENTAR PARA O PROFESSOR. NÃO PODE SER VENDIDO SEPARADAMENTE.

s– CN

re ito Ed s

iro

Pro

zi

do

pe

la

No

vo

Dis

cM íd

ia D ig

ital L tda.

– C N P J 0 2. 0 7 3 . 5 0 7 / 0 0 0 1 - 0

ob 9–S

nç li c e

e ad

Sa

ra

iva

S/

A

Li

vr

e

Coleção particular

Reprodução

Elisa silveira (Teresina-Pi, 1912 – Rio de Janeiro-RJ, 2001)

Primeiros estudos para o Masp (perspectiva) – Lina Bo Bardi – Aquarela.

36

AFA_F2_MIOLO_6ANO 001a083.indd 36

Árvores triplicadas (1953) – Antonio Bandeira – Óleo sobre tela (24 X 58 cm).

24/07/13 11:49

Um panorama da produção artística de diversos movimentos aguça a curiosidade dos alunos.

Detalhe da obra O circo (s/d ((s/d)) – Elisa Silveira – Óleo sobre tela.

Foi aluna de Ivan Serpa. Com sua pintura naïf repleta de elementos populares foi premiada na 2a e 3a Bienais de Arte de São Paulo. Suas figuras, retiradas da tradição das culturas regionais, conseguiram espaço em uma época em que o Abstracionismo estava em alta.

Coleção Márcia e Luiz Chrysóstomo de Oliveira Filho, Rio de Janeiro

Acervo da família. Reprodução: Paulo Scheuenstuhl

(Itália, 1914 – São Paulo-SP, 1992)

Ester Grinspum

GRINSPUM, Ester. Do desenho. In: DERDYK, Edith (org.) Disegno. Desenho. Desígnio. São Paulo: Ed. Senac SP, 2007.

Paulo Scheuenstuhl/Coleção particular

Lina Bo Bardi

Fez parte do Movimento Modernista de Fortaleza. Estudou por um tempo na França, de onde trouxe a influência do Abstracionismo informal. Desenvolveu uma carreira repleta de exposições no Brasil e no exterior.

Foto: Pedro Humberto/Museu de Arte da UFC-MAUC

Desenhista projetista e artista plástico, participou de seis Bienais de Arte de São Paulo. Trabalhou com grande rigor formal, sem renunciar à sensibilidade.

Concreção 5836 (1958) – Luiz Sacilotto – Esmalte sobre alumínio.

Arquiteta modernista, também desenhava, fazia cenários e mobiliários. Sua obra mais conhecida é o projeto da sede do Masp (Museu de Arte de São Paulo). Foi apaixonada pela cultura popular brasileira.

“Desenhar é várias coisas. É lançar a linha no espaço, anarquicamente, mas com aquela ordem interna que só quem faz sabe. É estabelecer um continente, que aparentemente não contém nada, mas onde pode caber tudo (e onde cabe o vazio que é nada e tudo ao mesmo tempo). É criar relações entre coisas, dando pesos e valores. É falar de objetos e fazê-los falar. E finalmente é lançar um olhar para a realidade, procurando e achando significados.”

Arquivo Lygia Serpa

Parque bei Lu (1938) – Paul Klee. Óleo e guache sobre papel-jornal sobre juta sobre moldura de cunha (100 X 70 cm).

Antonio Bandeira Acervo pessoal

(Santo André-SP, 1924 – São Bernardo do Campo-SP, 2003)

Bob Wolfenson

Berna, Kunstmuseum Bern, Fundação Paul Klee, 2013

Fotógrafo desconhecido/ LatinStock

(Suíça, 1879 – Suíça, 1940)

Quando garoto, adorava ouvir contos de fada de sua avó. Seus desenhos sempre partiam da fantasia e não da observação da natureza. Klee costumava dizer que desenhar era como “levar uma linha para passear”.

Sugestões para o professor na página 32.

(Fortaleza-cE, 1922 – França, 1967)

Luiz Sacilotto

Retrato de Vittoria Colonna (c.1540) – Michelangelo Buonarroti – Carvão.

Paul Klee

Galeria de arte

Sol poente (1929) – Tarsila do Amaral – Óleo sobre tela (54 X 65 cm).

Acervo pessoal

Participou ativamente do Movimento Modernista Brasileiro e é uma das artistas mais lembradas quando se fala de arte brasileira. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugura o Movimento Antropofágico nas artes plásticas. Usava em suas pinturas o que muitos chamam de “cores caipiras”.

Coleção particular

A. François. Michelangelo, séc. XIX/Grupo Keystone

Decidiu dedicar-se à arte aos 13 anos, quando foi aceito como ajudante no ateliê de um pintor de afrescos. Estudou anatomia para melhor compreender as formas do corpo humano.

(Capivari-SP, 1886 – São Paulo-SP, 1973)

Coleção particular

British Museum, Londres, Inglaterra

Nesta Galeria de arte, existem outras obras de artistas e de movimentos citados neste tema. Assim, você pode aprofundar os estudos e aguçar a curiosidade. Além de apreciar essas obras, você pode ler a biografia dos artistas citados e conhecer um pouco mais sobre sua vida e suas produções.

(Itália, 1475 – Itália, 1564)

1/24/14 3:57 PM

Sugestões para o professor na página 32.

Tarsila do Amaral

REGISTROS DESENHADOS

Michelangelo Buonarroti

001-2

ARTE13

RECURSOS

DIGITAIS du

PDF•ROTULO CD_AFA ME 13-14_FINAL.indd 1

Galeria de arte

39/0 60

.50

0.1

AO

6

DULCE GONÇALVES MORBIN

6o 9 o

CD-ROM com atividades interativas, uma para cada tema, que ampliam e aprofundam os assuntos abordados.

PJ

Arte

CAPA_AFAF_6ANO_PROF.indd 1

ivan serpa (Rio de Janeiro-RJ, 1923 – Rio de Janeiro-RJ, 1973)

Na 1a Bienal de São Paulo, foi considerado o melhor artista jovem, já com uma pintura abstrata. Um dos pioneiros do Movimento Abstrato no Brasil, passou por fases expressionistas, concretistas e neoconcretistas.

Série Amazônica, no 6 (1968) – Ivan Serpa – Óleo sobre tela (92 X 92 cm).

37

AFA_F2_MIOLO_6ANO 001a083.indd 37

23/07/13 12:46

28 Ensino Fundamental II

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 28

8/21/2015 5:23:49 PM


Propostas de aplicação prática de cada desporto na seção “Treino de habilidades” e um plano integrado na unidade final “Temporadas”, com sugestões de cronograma, objetivos específicos e avaliação. Regras e técnicas atualizadas conforme as federações desportivas, novas ilustrações, esquemas táticos e fotografias. Novas seções: “A melhor idade para começar” propõe o momento ideal para iniciar cada modalidade desportiva; “Destaque no esporte” apresenta uma prática diferenciada que marcou a história do esporte.

Dirigida a professores e estudantes de Educação Física, esta obra oferece apoio ao trabalho didático na preparação de aulas e é também uma referência a futuros professores. Traz contribuições significativas para a superação de dificuldades da área, possibilitando que os objetivos sejam plenamente alcançados. ● Oferece esclarecimentos sobre atividade física, saúde, técnicas, táticas e regras das modalidades esportivas, além de textos para reflexão, exercícios variados e temas para debates. ● As atividades propostas permitem explorar mais a vivência do aluno e seu envolvimento com atividades práticas. Buscam levar o leitor e seu aluno a pensar, num exercício de raciocínio lógico, abstração, criatividade, memória e atenção. ● Situações práticas, pesquisas e debates contribuem para a fixação dos conhecimentos. ● Seções especiais valorizam aspectos históricos, técnicos e práticos da Educação Física e dos desportos. Um breve histórico atualizado dos desportos no Brasil e no mundo, incluindo um panorama sobre as práticas paraolímpicas.

AF•CAPA_EDFISICA_P_ME-1314_PROVA FINAL.indd 1

EDUCAÇÃO FíSICA 352 LP / cf80 / lomb 1,56LA = 1,56 LP

VOLUME ÚNICO

8/30/13 4:26 PM

ApARELhOS nA gInÁSTIcA

Disputa do rebote Feito o arremesso, caso a bola caia na cesta, será assinalado ponto e a bola será reposta do fundo da quadra. Se a bola bater na tabela sem tocar no aro ou sair pela linha de fundo sem tocar na tabela, a equipe adversária

O uso de aparelhos na ginástica serve para treinar determinadas habilidades físicas, além de tornar os exercícios agradáveis e atraentes. Quando é necessário exercitar melhor determinada parte do corpo, obtém-se mais sucesso com o uso de aparelhos. Os músculos dos braços, do peito e das costas, por exemplo, são reforçados

reporá a bola em jogo, por meio de um fundo bola. No entanto, quando a bola bater no aro sem penetrar na cesta, ela poderá ser disputada pelos jogadores. Esse lance é chamado disputa do rebote. Para disputar o rebote, os jogadores saem de suas posições e saltam para dentro da área restritiva, junto da tabela, procurando dominar a bola. Quando os jogadores da defesa saltam para defender a cesta e dominar a bola, temos o rebote defensivo. Quando os jogadores do ataque saltam, temos o rebote ofensivo. Vejamos agora como disputar o rebote defensivo.. Observe a ilustração:

Ilustrações: Estúdio Mousebox

Kate Mitchell/Corbis/Latinstock

com o uso de um aparelho chamado halteres.

UNIDADE 1 • Introdução

Sergio Perez/Pool Reuters/AP Photo/Glow Images

Educação Física e Desportos

Educação Física

Traz também:

Tim DeFrisco/BlueMoon Stock/Alamy/Glow Images

Hudson Ventura Teixeira

HUDSON VENTURA TEIXEIRA

HUDSON VENTURA TEIXEIRA

Esta nova edição de Educação física e desportos foi totalmente atualizada e ampliada. Apresentada em novo formato, impressão colorida e fartamente ilustrada, a obra oferece facilidade de consulta e apoio ao trabalho didático com a Educação física escolar, graças à organização dos conteúdos por modalidades esportivas: Atletismo, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Futebol e Futsal, Ginástica olímpica.

Educação Física e Desportos

EDUCAÇÃO FÍSICA E DESPORTOS

Halteres.

O uso da bola bola, por sua vez, além de proporcionar grande diversão, também permite desenvolver agilidade, flexibilidade e coordenação. A medicine ball é uma bola cheia de areia

O jogador número 2 da defesa, assim que percebe que a bola foi arremessada pelo jogador adversário, gira o corpo ficando de frente para a tabela. Com esse movimento, faz o bloqueio e impede que outro jogador da equipe adversária se aproxime da

que permite grande variedade de exercícios. Observe, ao lado, uma atividade que desenvolve a

tabela, ao mesmo tempo em que consegue boa posição para garantir a posse da bola. Para disputar o rebote ofensivo, o jogador do ataque, assim que percebe que a bola foi arremessada pelo seu companheiro, corre e procura desviar-se do bloqueio do jogador número 2, da defesa adversária, ganhando boa posição para assegurar a posse da bola e tentar novo arremesso. Assim que a bola é dominada, tem início uma nova jogada.

força e a flexibilidade da coluna vertebral. A corda auxilia o desenvolvimento da coordenação, da agilidade e da velocidade.

Fernando Favoreto/Criar Imagem

Medicine ball.

Corda.

37

166

02•EDFISICA-UNIDADE1_008a061.indd 37

A obra apresenta aspectos teóricos, técnicos e propostas de aplicação. 05•EDFISICA-UNIDADE4–146a195.indd 166

20/08/13 17:00

20/08/13 17:12

29

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 29

8/21/2015 5:23:57 PM


CHEGOU O PROGRAMA COM VANTAGENS E DESCONTOS EXCLUSIVOS PARA A SUA ESCOLA!

C

Minha Vantagem Saraiva é um programa de benefícios especiais voltado para escolas que adotam os livros da Editora Saraiva. A escola, por aderir ao programa, beneficia pais, alunos, professores e funcionários com descontos especiais em livros editados pela Saraiva e em outros produtos.

M

Y

CM

MY

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA:

20% 10% 10% 5%

CY

CMY

K

CONFIRA ALGUNS

DESCONTOS

EXCLUSIVOS DISPONÍVEIS PARA PAIS, ALUNOS, PROFESSORES E TODA A ESCOLA!

DE DESCONTO EM PAPELARIA

(exceto sulfite e fragmentadoras)

DE DESCONTO EM LIVROS INFANTOJUVENIS DA

EDITORA SARAIVA

5% 20% 5%

DE DESCONTO

EM iPads E TABLETS

DE DESCONTO EM LIVROS DIDÁTICOS DA

EDITORA SARAIVA

DE DESCONTO EM TODOS OS

GAMES

DE DESCONTO

EM FOTOLIVROS E FOTOPRESENTES

DE DESCONTO EM TELEFONIA

10% DE DESCONTO NO ,

O LEITOR DIGITAL DA SARAIVA

ENTRE EM CONTATO E SAIBA COMO LEVAR ESSE BENEFÍCIO PARA SUA ESCOLA www.editorasaraiva.com.br/contato

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 30

8/21/2015 5:24:09 PM


S

a

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 31

8/21/2015 5:24:11 PM


Professor, você faz a diferença! A EDITORA SARAIVA OFERECE OBRAS DIDÁTICAS DE QUALIDADE, DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO INFANTIL Projeto Vira e Mexe

Coleção Prosinha

Conheça mais em www.editorasaraiva.com.br/didaticos/educacao-infantil

ENSINO FUNDAMENTAL I Projeto Ligados.com

Coleção Plural

Coleção Plug in

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História

Inglês

12345

Regina Nogueira Borella

Língua Portuguesa

4

Eliana Maria Clara Neuza

Alexandre Daniela Padovan Angela Rama Alves Angélica Prado Maíra Rosa Carnevalle Letícia Fagundes de Oliveira Ivonildes Marcelo Moraes Paula Cristina Hülle Milan

Matemática

Arte

Música 1

DENISE AKEL HADDAD DULCE GONÇALVES MORBIN PRISCILA DE CARVALHO OKINO

CONTÉM

CD DE ÁUDIO

1

Fazendo e Compreendendo

ano

Márcio Coelho Ana Favaretto

Ensino Fundamental

com com com com com

English

Língua Matemática Geografia Ciências História Portuguesa

1

Brincadeira

MATEMÁTICA 1º. ano

Márcio Coelho | Ana Favaretto

ARTE DE FAZER ARTE 1 - capa prof.indd 1

13/06/13 15:11

074.856.002.001

Capa_LIGADOS_LínguaCapa_LIGADOS_Matemática_2º Portuguesa_1º ano.inddCapa_LIGADOS_Ciencias_3º 1 ano.indd 1 Capa_LIGADOS_Geografia_4º ano.indd 1 Capa_LIGADOS_Historia_5º ano.indd 1 ano.indd 1

18/06/15 14:09

18/06/15 14:04

15/06/15 20:46

15/06/15 20:55

PDF 1

PLUG IN 4 - Capa professor.indd 1

18/06/15 14:03

6/29/15 3:58 PM

Capa PORTUGUES LINGUAGENS 1 - LP - Mercado.indd 1

INTERPRETACAO DE TEXTO 1 - capa professor.indd 1

11/08/14 15:30

04/06/15 18:45

AF_A_BatuqueBatuta_V1_Capa_PROF.indd All Pages

6/16/14 3:48 PM

Conheça mais em www.editorasaraiva.com.br/didaticos/ensino-fundamental-i

ENSINO FUNDAMENTAL II Projeto Jornadas

Língua Portuguesa 6

CIÊNCIAS

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

CIÊNCIAS JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

EDUARDO SCHECHTMANN

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR

JOSÉ MANOEL

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

atualizar 732.601.001.001

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

atualizar 732.601.001.001

Capa-PL6-M 14_15-LP.indd 1

06/08/14 17:31

06/07/12 14:24

TODOS OS TEXTOS 6 - capa professor.indd 1

COMPANHIA DAS CIENCIAS 6 - capa professor.indd 1

19/06/15 10:16

ROGÉRIO MARTINEZ ANDRESSA ALVES

RogéRio MaRtinez andRessa aLves

1

!

A dinâmica dos espaços da globalização

9

Componente CurriCular

Língua EstrangEira ModErna EsPanHoL 6o ano

Capa-GEV9-Aluno-Mercado 2014.indd 91

08/07/13 12:12

08/07/13 12:16

Língua EstrangEira ModErna EsPanHoL

ISBN 978-85-357-1733-4

077521.001.001

9 788535 717334

Capa-Historiar 6-MERCADO 2016-LP.indd 1

6/29/15 4:31 PM

Capa-GEV6-professor-Mercado 2014-Jose Maria.indd 91

!

Fátima

9 788535 717389

Capa-GEV8-Aluno-Mercado 2014.indd 91

o

DENISE AKEL HADDAD DULCE GONÇALVES MORBIN

6

ano

ISBN 978-85-357-1738-9

ISBN 978-85-357-1736-5

9 788535 717365

Arte

6

6º ano

Floriano Guérios

eth •

rgar

• ma

Sílvia

ÑOL ESPA

! CAPA_AFAF_6ANO_PROF.indd 1

ENT6 CAPA Aluno (lombada).indd 1

• VERNIZ • 07/08/13 16:03

Espaço

ESPAÑOL

A dinâmica dos espaços da globalização

Espanhol

Fernanda Rigoni

Introdução à ciência geográfica

O espaço geográfico mundial

Levon BoLigian Wanessa gaRcia

6

Edson Cortiano

Fátima • margareth • Sílvia

Introdução à ciência geográfica

Inglês Candida Palma

1a PROVA

Diagramador: Paola

!

LEVON BOLIGIAN WANESSA GARCIA

GEOGRAFIA Espaço e vivência

7

08/07/13 12:08

9

8

andRessa aLves

GEOGRAFIA Espaço e vivência

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

RogéRio MaRtinez

O espaço geográfico mundial

9 Historiar

A organização do espaço brasileiro

08/07/13 12:06

Levon BoLigian Wanessa gaRcia

GEOGRAFIA Espaço e vivência

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

Gilberto Cotrim • Jaime Rodrigues

8Historiar

ANDRESSA ALVES

9 788535 717341

Capa-GEV7-Aluno-Mercado 2014.indd 91

8

oriar

ROGÉRIO MARTINEZ

ISBN 978-85-357-1734-1

9 788535 717327

Capa-GEV6-aluno-Mercado 2014.indd 91

Cotrim Gilberto Rodrigues Jaime

LEVON BOLIGIAN WANESSA GARCIA

A organização do espaço brasileiro

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

ISBN 978-85-357-1732-7

7Hist

6

Introdução à ciência geográfica

GEOGRAFIA Espaço e vivência

6Historiar Introdução à ciência geográfica

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

GEOGRAFIA Espaço e vivência

Historiar

6Historiar

7

22/06/15 18:42

COMPANHIA DAS CIENCIAS 6 Capa Professor - Mercado 15/16

Geografia 6 ANDRESSA ALVES

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL

075242.003.001

06/07/12 12:11

História ROGÉRIO MARTINEZ

ano

EDUARDO SCHECHTMANN

9.º ano

6 LEVON BOLIGIAN

6o

atualizar 732.601.001.001

LUIZ CARLOS FERRER

06/07/12 11:17

WANESSA GARCIA

LUIZ CARLOS FERRER

USBERCO SALVADOR

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

LUIZ CARLOS FERRER

EDUARDO SCHECHTMANN

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR

JOSÉ MANOEL JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

atualizar 732.601.001.001

atualizar 732.601.001.001

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História

6

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL

USBERCO SALVADOR

HERICK MARTIN VELLOSO

9.º ano 06/07/12 15:32

ensino fundamental

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

EDUARDO SCHECHTMANN

8.º ano CAPA Jornadas 06/07/12 Hist9-Professor.indd 14:40 1

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

Antonio Machado

atualizar 732.601.001.001

USBERCO SALVADOR

CAPA Jornadas Geo9-Professor.ind 1

LUIZ CARLOS FERRER

7.º ano

CAPA Jornadas Cie8-Professor.indd 1

Marcelo Moraes Paula Angela Rama

HERICK MARTIN VELLOSO

Maíra Rosa Carnevalle

Maria Luísa Vaz • Silvia Panazzo

Organizadora:

Fausto Arnaud Sampaio

6.º ano CAPA Jornadas Mat7-Professor.indd 1

LIVRO INTERATIVO DIGITAL

JOSÉ MANOEL

Marcelo Moraes Paula • Angela Rama

Dileta Delmanto • Laiz B. de Carvalho

Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também como Livro Interativo Digital – como Livro Interativo Digital – como Livro Interativo Digital – como Livro Interativo Digital – como Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva , uma tecnologia exclusiva , uma tecnologia exclusiva , uma tecnologia exclusiva , uma tecnologia exclusiva da Editora Saraiva. da Editora Saraiva. da Editora Saraiva. da Editora Saraiva. da Editora Saraiva.

História

EDUARDO SCHECHTMANN

Geografia

JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

atualizar 732.601.001.001

LINGUAGENS

PORTUGUÊS LINGUAGENS

Ciências

USBERCO SALVADOR

História

Geografia

Ciências

Matemática

Língua Portuguesa

Matemática

LIVRO INTERATIVO DIGITAL LIVRO INTERATIVO DIGITAL INTERATIVO DIGITAL LIVRO INTERATIVO DIGITAL Uma proposta didática inovadora, em formato impressoUma e digital, proposta didática inovadora, em formato impresso eUma digital, proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, Uma proposta didática inovadora, em formato impressoUma eLIVRO digital, proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, Organizadora: concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais Dileta Delmanto Fausto Arnaud Sampaio e o desenvolvimento das competências e habilidades desde e o desenvolvimento das competências e habilidades desde e o desenvolvimento das competências e habilidades desde e o desenvolvimento das competências e habilidades desde e o desenvolvimento das competências e habilidades desde Maíra Rosa Carnevalle Laiz B. de Carvalho o Ensino Fundamental II. o Ensino Fundamental II. o Ensino Fundamental II. o Ensino Fundamental II. o Ensino Fundamental II.

CAPA Jornadas Port6-Professor.indd 1

WILLIAM CEREJA | THEREZA COCHAR

JORNADAS.hist

JORNADAS.geo

JORNADAS.cie

JORNADAS.mat

JORNADAS.port

Língua Portuguesa

6

USBERCO SALVADOR

PORTUGUÊS

Osvaldo Dolce

Matemática e realidade

CIÊNCIAS

ORAIS

JORNADASJORNADAS .port JORNADAS .mat JORNADAS .cie JORNADAS .geo .hist

Matemática Gelson Iezzi

CIÊNCIAS

GÊNEROS

A coleção PORTUGUÊS LINGUAGENS, reconhecida por professores e alunos como a mais completa e inovadora, apresenta-se agora em sua 8ª edição, reformulada e atualizada. O trabalho de leitura, reconhecido como um dos aspectos mais destacados na obra, mantém sua consistência com uma seleção criteriosa de textos, que inclui desde clássicos da literatura universal e autores da literatura brasileira contemporânea até os mais variados tipos de texto e gêneros em circulação social. Também têm destaque os textos não verbais ou mistos, como a pintura, o cartum, a fotografia, a história em quadrinhos, o anúncio publicitário e, principalmente, o cinema. Além dessa multiplicidade de atividades de leitura, esta edição amplia o trabalho de interpretação, oferecendo uma nova seção – Passando a limpo –, que reúne questões com as mesmas características da Prova Brasil, ou seja, testes de múltipla escolha que exploram os descritores avaliados nessa prova e propiciam o desenvolvimento da competência leitora e da reflexão. O estudo da gramática mantém o espírito de inovação: tomando o texto como objeto de ensino básico das aulas de língua, aborda-o pela perspectiva textual e discursiva a partir das mais recentes contribuições da Linguística e da Teoria do Discurso. A produção de texto enfoca os gêneros textuais, orais e escritos, e os aspectos enunciativos da produção textual, tais como quem são os interlocutores, a finalidade principal do gênero, a variedade linguística mais adequada, etc. Esses aspectos, sistematizados em duas novas seções – Planejamento do texto e Revisão e reescrita – e ampliados em um DVD de gêneros orais oferecido aos professores, Maria Luísasão Vazconcretizados a partir da realização de projetos — produções de livros, revistas, jornais, murais, mostras, seminários —, que Silvia Panazzo tornam reais as condições da produção de textos. O conjunto das atividades promovidas por PORTUGUÊS LINGUAGENS, além de ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, tornando-os bons leitores e produtores de todos os tipos de texto, contribui para mobilizar seu espírito de participação, de troca e de interação social.

Ciências

WILLIAM CEREJA THEREZA COCHAR

DVD

CIÊNCIAS

LINGUAGENS

CIÊNCIAS

PORTUGUÊS

24/07/13 18:54

11/03/13 13:37

Conheça mais em www.editorasaraiva.com.br/didaticos/ensino-fundamental-ii

ENSINO MÉDIO Conecte Seriado: Matemática, Geografia, História, Biologia, Física e Química

Química

Língua Portuguesa Lília Santos Abreu-Tardelli Lucas Sanches Oda Salete Toledo Maria Tereza Salete Toledo Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)Arruda Campos (Coord.) Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)

TERRITÓRIO E SOCIEDADE

TITO & CANTO

& CANTO & CAN TITOTO TITO & CAN TITOTO

TITO & CANTO

Teoria e tabelas

Enem e vestibulares

Guia de estudo

TITO & CANTO

Suplemento com tabelas, conceitos, leis e fórmulas fundamentais, agrupados de modo a agilizar a consulta a esses conteúdos.

Guia de revisão estruturado em temas, com resumos teóricos e listas de exercícios, orientado à preparação para o Enem e para os vestibulares.

LIVRO DO PROFESSOR

Instrumento de apoio com roteiros e esquemas (mapas conceituais) que inter-relacionam os principais conceitos dos capítulos e orientam o estudo em casa.

Suplemento do professor Material dedicado ao professor adotante, com resoluções comentadas de atividades selecionadas e subsídios didáticos sugeridos para cada capítulo do livro do aluno.

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO VOLUME ÚNICO VOLUME ÚNICO VOLUME ÚNICO

TITO & CANTO

LIVRO DO PROFESSOR

Salete Toledo Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME ÚNICO

Lucas Sanches Oda Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)

DO LIVRO SOR PROFES

VOLUME ÚNICO

DO LIVRO SOR PROFES

Lília Santos Abreu-Tardelli Salete Toledo Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)

DO LIVRO SOR PROFES

QUÍMICA

na abordagem do cotidiano

Encadernado em três partes, Química Geral e Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, o livro apresenta linguagem acessível, explorando esquemas, diagramas, gráficos, mapas conceituais, modelos moleculares, fotografias e ilustrações, atentando sempre ao necessário rigor obra. na Conheça e utilize também os Conheça formatos e utilize digitais também desta os obra. formatos digitais desta os obra. Conheça e utilize também formatos digitais desta exposição de fatos, conceitos, definições, princípios, leis, teorias e convenções científicas em vigor. Oferece ampla coleção de exercícios, com exemplos resolvidos, incluindo vestibulares de diversas regiões do país e questões do Enem.

LIVRO DO PROFESSOR

ÚNICO ÚNICO ÚNICO VOLUME VOLUME

TITO & CANTO

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

VOLUME

VOLUME ÚNICO

732.313.001.001

071.951.002.001

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME ÚNICO

Candida Palma • Edson Cortiano Fernanda Rigoni • Floriano Guérios

731.876.002.001

VOLUME ÚNICO

LIVRO DO PROFESSOR

071.966.002.001

VOLUME ÚNICO

074.786.001.001

LIVRO DO PROFESSOR

Elian Alabi Lucci Anselmo Lazaro Branco Cláudio Mendonça

s do Vainfa DO Ronal LucciDO LIVRO Elian Alabi FESSOR Castro Faria LIVRO o SOR Sheila de PRO ra FES o Branc PRO Lazar Jorge FerreiAnse s lmo onça dos Santo Cláudio Mend Georgina

KEYS ÚNICO

ÚNICO VOLUME VOLUME ÚNICO VOLUME DO PalmaO DO LIVRO LIVR Candida DO SOR no zi SOR LIVRO SOR PROFES TomaFES oPRO Edson Cortia PROFES Rigoni Nelson Daci Fernanda Guérios Floriano VOLUME ÚNICO

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME ÚNICO

ÚNICO VOLUME

LITERATURA

ÚNICO

GRAMÁTICA E REFLEXÃO

KEYS

FILOSOFAR

LIVRO DO PROFESSOR

074.998.001.001

075.051.001.001

abordagem do cotidiano na abordagem dona cotidiano abordagem dona cotidiano

VOLUME

VOLUME ÚNICO

LIVRO DO PROFESSOR

072.070.002.001

VOLUME ÚNICO

LIVRO DO PROFESSOR

074.790.001.001

VOLUME ÚNICO

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME ÚNICO

731.880.002.001

s Sônia Lope o Sergio Ross

ÚNICO VOLUME DO LIVRO SOR PROFES

Acompanha DVD com conteúdos complementares indicados no livro.

na abordagem do cotidiano

GRAMÁTICA E REFLEXÃO LITERATURA

731.984.001.001

volume único

076122.001.001

CONECTE MATEMATICA - Volume 1 - capa professor.indd CONECTE 1 BIOLOGIA - capa professor.indd 1

CONECTE FISICA - Volume 1 - capa professor.indd CONECTE 1 QUIMICA - capa professor.indd 1

MATEMATICA- CONECTE - V1 - LP

CONECTE HISTORIA VU - capa professor.indd 1

PDF1- CONECTE - VU -PROFESSOR BIOLOGIA Diagramador: CRIS

PDF1

Diagramador:FISICA CRIS

- V1 - LP1

CONECTE GEOGRAFIA - capa professor.indd 1

PDF1 QUIMICA - VU LP Diagramador: CRIS

CONECTE FILOSOFIA 13/05/14 VU - capa 17:55 professor.indd 1

PDF1 - VU LP HISTORIA

Diagramador: CRIS

CONECTE SOCIOLOGIA 15/05/14 VU 15:47 - capa professor.indd 1

PDF1 GEOGRAFIA - VU - LP

Diagramador: CRIS

CONECTE INGLES VU 13/05/14 - capa professor.indd 17:05 1

PDF1

FILOSOFIA Diagramador: CRIS

- CONECTE - VU LP

CONECTE ESPANHOL 13/05/14VU16:14 - capa professor.indd 1

CONECTE PORTUGUES LINGUAGENS 14/05/14 15:46 VU - capa professor.indd 1

PDF2 SOCIOLOGIA - VU LP

Diagramador: Felipe

PDF1

Diagramador: INGLES -CRIS CONECTE

- VU -PROFESSOR

15/05/14 09:11

ESPANHOL - CONECTE - CP PDF1

02/06/14 18:10

PDF1- CONECTE - VU-PLP PORTUGUÊS Diagramador: CRIS

13/05/14 16:50

6/9/14 8:47 PM

13/05/14 15:56

16/05/14 14:25

PDF1

Diagramador: Cris

Conecte Volume Único: Língua Portuguesa, Produção de Texto, Interpretação de Texto, Gramática, Diagramador: Felipe

PDF

PDF

PDF

cx_professor_volume1.indd 2-4

cx_professor_volume2.indd 2-4

2ª-prova

cx_professor_volume3.indd 2-4

2ª-prova QUÍMICA na abordagem do Cotidiano

Caixa – Professor SERIADO – Livro3 Autor: Eduardo Canto

15/07/15 15:14

CAPA DO PROFESSOR_VU.indd All Pages

2ª-prova

15/07/15 15:19

15/07/15 14:22

08/06/15 11:19

Diagramador: Simone

Literatura, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Filosofia, Sociologia, Espanhol e Inglês

Conheça mais em www.editorasaraiva.com.br/didaticos/ensino-medio

0800-0117875 De 2 a 6 , das 8h30 às 19h30 a

a

www.editorasaraiva.com.br/contato

ENSINO FUNDAMENTAL 2_20x30,6cm.indd 32

8/21/2015 5:24:31 PM


Catálogo Ensino Fundamental II - 2016