Issuu on Google+

ENSINO MÉDIO

OBRAS DIDÁTICAS

2016 Ciências da Natureza E SUAS TECNOLOGIAS

Biologia

Física

Química

Com você da Educação Infantil ao Ensino Médio.


BIOLOGIA Conecte – Biologia ........................................................................... 4 Bio Seriado ............................................................................................ 5 Bio Volume único ............................................................................. 5 Bio Sequência Clássica ................................................................ 6 Biologia Seriado ................................................................................ 6 Biologia Volume único

........................................................... 7

Sumário

FÍSICA Conecte – Tópicos de Física ...................................................... 8 Tópicos de Física .............................................................................. 9 Física Básica ..................................................................................... 10 Física Clássica ................................................................................. 10

QUÍMICA Conecte – Química ........................................................................ 12 Química Seriado ............................................................................. 13 Química Volume único .............................................................. 13 Química Essencial ......................................................................... 14 Química na abordagem do cotidiano − Tito e Canto

..................................... 16

3


CONECTE BIOLOGIA Sônia Lopes e Sergio Rosso

O alto nível de rigor científico e formativo e o trabalho, de forma didática, com as habilidades do aluno fazem desta obra uma referência no ensino de Biologia. Obra amplamente adotada nas escolas brasileiras, apresentada em várias versões e formatos. Seções: Teste comentado, que auxilia o aluno a relacionar conceitos importantes tratados no capítulo aos conhecimentos exigidos nos exames vestibulares, e Despertando ideias, que, por meio de atividades práticas e experimentais, estimula o interesse do aluno pelo assunto que será desenvolvido mais adiante no capítulo.

Biologia

Aborda temas atuais da Biologia, como sistemática filogenética e fitogeografia, e temas comuns na mídia, como biotecnologia, engenharia genética e mudanças ambientais. A seção Questões discursivas de vestibular favorece a habilidade de argumentação.

072.009.002.001

072.032.002.001

072.009.002.001

SERIADO EM 3 VOLUMES 6/9/14 5:12 PM

CONECTE BIOLOGIA - Volume 1 - caderno de competencias - capa professor.indd 1

PDF1

BIOLOGIA - CONECTE - V1 -LP

Diagramador: Felipe

BIOLOGIA - CONECTE - V1 -CP PROFESSOR

CONECTE BIOLOGIA - caderno de revisao - capa professor.indd 1

LOMBADA FICTICIA

CADERNO DE COMPETÊNCIAS

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME ÚNICO

VOLUME ÚNICO CONECTE BIOLOGIA - caderno competencia - capa professor.indd 1

BIOLOGIA - CONECTE - VU -PROFESSOR

LOMBADA FICTICIA

PDF1

Diagramador: CRIS

PROF

O

ESSO

R

074.790.001.001

15/05/14 15:47

BIOLOGIA - CONECTE - VU - CP PROFESSOR

4 Ensino Médio

cias

competên o de

cadern

074.790.001.001

074.790.001.001

PDF1

Diagramador: CRIS

PROFESSOR

s Sônia Lope so Sergio Ros

IC ME ÚN VOLU DO LIVRO SSOR E PROF

15/05/14 16:27

6/9/14 5:17 PM

BIOLOGIA - CONECTE - CRP

PDF1

Diagramador: Felipe

CONECTE BIOLOGIA - caderno revisão - capa professor.indd 1

PDF1

Diagramador: CRIS

15/05/14 14:24

BIOLOGIA - CONECTE - VU - CR PROFESSOR

15/05/14 15:13

PDF1

Diagramador: CRIS


Biologia

Bio também está disponível na versão tradicional, sem o LIDi – Livro Interativo Digital. Sônia Lopes e Sergio Rosso

volume 1

volume único

BIO

INCLUI DVD COM OBJETOS EDUCACIONAIS DIGITAIS

BIO

Sônia Lopes Sergio Rosso

BIO volume único

Sônia Lopes Sergio Rosso

Sônia Lopes • Sergio Rosso

me 1

AF_2004_EM_CienciasNaturais.indd 7

Sônia Lopes • Sergio Rosso

BIO

LIDi – Livro Inter digital interativa multimídia integr

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

BIO volume 1

05/14 16:27

Um dos infográficos do CON garantia de um es

BIO volume único

137.003.001

SERIADO EM 3 VOLUMES PDF CAPA BIO VU_ME_13-14_LP_FINAL_LOMBADA NOVA.indd 1

BIO VOLUME UNICO 928LP / cf80 / lomb cm LA

8/14/14 3:38 PM

FINAL

Aurélio

VOLUME ÚNICO

10/22/13 8:24 AM

Caderno especial com Testes de vestibulares e Enem, que apresenta uma criteriosa seleção de questões dos principais vestibulares do país.

05/14 15:13

Cada volume é acompanhado de DVD com objetos educacionais de aprendizagem. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

5


SEQUÊNCIA CLÁSSICA

Componentes desta edição reformulada da coleção BIO: • CD com vídeos, animações e aulas interativas;

vestibulares do ENEM para oRosso aluno Sônia Lopes e eSergio e para o professor, no volume 3 desta • Caderno com questões dos principais coleção.

Essa Edição Especial apresenta a mesma qualidade da coleção BIO e os conteúdos ordenados da forma tradicionalmente adotada por muitos professores:

BIO

Genética, evolução e ecologia no Volume 3.

César da Silva Júnior, Sezar Sasson e Nelson Caldini Júnior Todo o conteúdo previsto para o Ensino Médio, com linguagem clara e objetiva.

biologia

VOLUME

1

CALDINI

6 Ensino Médio

Biologia capa Vol 1-Professor.indd 1

biologia

SEZAR

Obra estruturada a partir de questões que avaliam o conteúdo das disciplinas do Ensino Médio e as Competências e Habilidades exigidas pelo MEC.

Biologia

1

CÉSAR SEZAR CALDINI

Imagens cuidadosamente elaboradas e selecionadas para a coleção.

12/1/10 8:31 AM

CÉSAR

Textos extras e atividades para aprofundamento e compreensão dos temas abordados.

CLÁSSICA

edição especial

SERIADO EM 3 VOLUMES

CAPA_BIO_1 prof.indd 1

BIOLOGIA

SEQUÊNCIA

edição especial VOLUME 1

Classificação dos seres vivos no Volume 2;

VOLUME 1

SEQUÊNCIA

BIO

CL ÁSSICA

Origem da vida, citologia, reprodução, embriologia e histologia animal no Volume 1;

SÔNIA LOPES SERGIO ROSSO

BIO

SÔNIA LOPES SERGIO ROSSO

BIO

SERIADO EM 3 VOLUMES

05/08/11 13:30


BIOLOGIA Volume único

Biologia

César da Silva Júnior, Sezar Sasson e Nelson Caldini Júnior

O texto principal é complementado e ampliado com as seções Diálogos interdisciplinares (que integra diferentes saberes), Mais... (ampliação do conteúdo) e Atividade prática (propostas de experimentos).

VOLUME ÚNICO

Os capítulos são finalizados com as seções Links para a web (sugestões de sites), Para recapitular (questões dissertativas de retomada), Questões e propostas para discussão (questões mais elaboradas, de aplicação e resolução de problemas), Desenvolvendo habilidades (trabalho com as habilidades do Enem) e Testes (seleção de questões de vestibulares).

Biologia

Volume único

Apresenta ainda duas propostas de Projeto interdisciplinar.

334

Novidades da reformulação:

UNIDADE 6 • O REINO PLANTAE

● LEITURA E LETRAMENTO

Comentários e sugestões para esta atividade estão no Manual do Professor, ao final do livro.

Filotaxia e matemática Em Botânica, a disposição alternada das folhas em espiral ao longo do caule (filotaxia) de muitas plantas pode ser 1 3 expressa pelas seguintes razões: 1 , 3 , 2 , , que é a sequência de Fibonacci. Na filotaxia 1 , por exemplo, com uma 2

5

2

8

volta na espiral, a segunda folha fica na mesma posição da folha de referência (R). O ângulo entre elas é então 360° = 2 = 180°. Na filotaxia 1 , a cada volta, a terceira folha fica na mesma posição da referência (R). O ângulo é então 360° = 120°. 3 3 Para cada tipo de filotaxia, esse ângulo entre duas folhas consecutivas é constante. Para repreº sentar as filotaxias é usado um diagrama, que 120 1 representa a espiral de disposição das folhas ao longo do caule, projetada no plano horizontal.

BIS

Biologia

4

Na unidade 7, capítulo 33, há uma seção Diálogos interdisciplinares onde os alunos poderão ler um texto sobre a origem da sequência de Fibonacci. Se achar conveniente, antecipe a leitura com eles.

● R

3 5

Diagrama de filotaxia 1 . Os pontos 3 em verde indicam a posição das folhas. A letra R indica a folha de

2

referência e os números indicam a presença de uma folha.

Observando-se uma inflorescência de girassol ou de margarida, pode-se notar a disposição das pequenas flores centrais, que também estão organizadas segundo espirais de Fibonacci. O mesmo acontece com os estróbilos dos pinheiros. A

B

● Thinkstock/Getty Images

São 11 unidades, subdivididas em 70 capítulos. Os capítulos propõem uma leitura inicial acompanhada de imagens, seguida da seção de atividades Explorando as ideias do texto.

Thinkstock/Getty Images

CÉSAR SEZAR CALDINI

CÉSAR • SEZAR • CALDINI

Todo o conteúdo de Biologia para o Ensino Médio, apresentado por autores consagrados, desenvolvido de modo prático, atualizado e com o grau de aprofundamento necessário. A obra contempla ainda as novas necessidades para o Ensino Médio, como, por exemplo, a visão interdisciplinar.

● A sequência de Fibonacci pode ser observada na inflorescência do girassol (A) e no estróbilo de um pinheiro (B).

O interessante é descobrir que há planos de organização coincidentes em diferentes áreas de estudo das Ciências e, ainda, que, entre os seres vivos, esses planos são determinados geneticamente, codificados nos seus DNAs. Em plantas e animais, portanto, tais processos não se dão ao acaso.

Seção Diálogos interdisciplinares, que trabalha temas como “leitura e letramento”, “iniciação científica e pesquisa” e “comunicação, cultura digital e uso de mídias”. Exercícios variados, interdisciplinares e com diversos graus de dificuldade, incluindo atividades do tipo Enem. Seção Atividade prática, com propostas de fácil execução. Duas propostas de Projeto interdisciplinar.

2

1

• Veja a figura do diagrama de filotaxia 3 e, com base no descrito, faça o diagrama da filotaxia 5 , na qual, a cada duas voltas, apenas a 5ª folha fica na mesma posição da referência (R). Para tanto, é necessário o cálculo do ângulo entre as folhas. Qual é ele?

02_UN6-BIOLOGIA-CSC_VU_p302a339.indd 334

PDF

8/5/15 2:15 PM

A seção Diálogos interdisciplinares promove a integração de saberes e estimula a produção de conteúdos como textos, áudios e vídeos. 7


CONECTE TÓPICOS DE FÍSICA Ricardo Helou Doca, Gualter José Biscuola e Newton Villas Bôas

Obra completa, abrangendo todos os itens do programa de Física do Ensino Médio, com texto objetivo e de fácil compreensão, sem perder o rigor conceitual. É uma obra que faz interface com outras disciplinas em leituras e atividades investigativas, além de apresentar uma série de atividades experimentais. ●

● ●

Resolução de exercícios propostos para professores adotantes. O Manual do Professor traz considerações didáticas sobre o desenvolvimento de cada tópico, com sugestões de ampliação de conteúdo. Exercícios e problemas em quatro níveis de dificuldade, atendendo a diferentes realidades de ensino, com respostas de todos os exercícios para o aluno no final de cada volume. Boxes e seções que priorizam o trabalho interdisciplinar e relacionam situações do cotidiano aos conceitos da Física.

Física

A seção Exercícios conta com atividades que incluem vestibulares de universidades brasileiras.

072.091.002.001

072.070.002.001

072.070.002.001

SERIADO EM 3 VOLUMES

CONECTE FISICA - caderno de revisao - capa professor.indd 1

CONECTE FISICA - Volume 1 - caderno de competencias - capa professor.indd 1

FISICA - V1 - CP1 PROFESSOR

FISICA - V1 - LP1

PDF1

Diagramador: CRIS

8 Ensino Médio

PDF1

13/05/14 17:05

Diagramador: CRIS

FISICA - CR PROFESSOR

13/05/14 17:05

PDF1

Diagramador: CRIS

16/05/14 14:59


, abrangendo todos os itens do programa de Física do Ensino Médio ivo e de fácil compreensão, sem perder o rigor conceitual. É uma obra ce com outras disciplinas em leituras e atividades investigativas, além uma série de atividades experimentais.

e atualizada, traz as

os na seção Leitura.

dades, incluindo de de universidades em todas as seções de

LIDi –do Livro Interativo Digital, ão do Manual

ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. de exercícios propostos Disponível no Livro do Professor sores adotantes. e no Livro do Aluno.

Física

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas.

Tópicos de Física também está disponível na versão tradicional, sem o LIDi – Livro Interativo Digital. Ricardo Helou Doca, Gualter José Biscuola e Newton Villas Bôas 02/09/14 11:43 volume

16/05/14 14:59

HELOU ◆ GUALTER ◆ NEWTON

Tópicos de Física é uma obra viva, em permanente processo de aprimoramento.

MECÂNICA Inclui Hidrodinâmica

Capa TOPICOS 1-Professor_3P.indd 1Tópicos de Física 1

Helou / Gualter / Newton

3ª- PROVA

HELOU ◆ GUALTER ◆ NEWTON

Procuramos dar à obra um caráter interdisciplinar, contextualizado e contemporâneo. Para isso, buscamos, sempre que possível, propor perguntas cujas respostas ultrapassem os limites da Física, textos relacionados a situações do dia a dia e informações sobre os avanços tecnológicos, tudo isso para que Tópicos de Física seja uma obra atualizada e ainda mais atraente.

SERIADO EM 3 VOLUMES Tópicos de Física 1 Helou / Gualter / Newton

3ª- PROVA

13/09/12 10:46

9


FÍSICA

FÍSICA BÁSICA

FÍSICA Nicolau Gilberto Ferraro, Paulo Antonio Nicolau Gilberto Ferraro

Paulo Antonio de Toledo Soares

Ronaldo Fogo

de Toledo Soares e Ronaldo Fogo BÁSICA

Experimentos de fácil aplicação que VOLUME complementam os conhecimentos teóricos. ÚNICO • o conteúdo organizado em unidades de aprendizagem, o que facilita o trabalho do professor;

• mais de 3000 exercícios organizados em níveis crescentes de dificuldade, incluindo uma enorme variedade de questões e testes dos vestibulares mais recentes de todo o país;

Textos curtos e objetivos, em linguagem acessível.

FÍSICA BÁSICA

BÁSICA

Física Básica – volume único é um curso completo de Física para os três anos do ensino médio. A presente edição contém:

NicolauToledoRonaldo

• a seção Desafio Olímpico com exercícios retirados de olimpíadas de Física de vários países;

Objetividade em toda a obra (mais de 3 000 exercícios selecionados). • tópicos de história da Física na seção “Cronologia de...”, uma sequência das ideias, das descobertas e dos experimentos mais importantes na construção do conhecimento;

• a seção Exercícios para o Exame Nacional, uma série de exercícios especiais cujo objetivo é preparar o aluno para as avaliações do Enem e de outros vestibulares;

• a seção Experimentos, que contém 50 atividades simples e seguras para serem feitas em casa ou em sala de aula, para completar as aulas teóricas e permitir a observação e a discussão de conceitos. Essas são algumas das características que asseguram a alta qualidade desta nova edição da obra Física Básica – volume único.

NicolauToledoRonaldo

• leituras e sugestões de pesquisa, atividades e curiosidades que ajudam a aprofundar e a expandir o conhecimento e a relacionar a Física com fatos do nosso dia a dia;

VOLUME ÚNICO

VOLUME ÚNICO

13/08/13 17:17

Física

Capa-FBVU-Mercado-Professor.indd 1

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA

Caio Sérgio C LCalçada Á S S Ie C A José Luiz Sampaio •

José Luiz Sampaio

FÍSICA

FÍSICA

CLÁSSICA

CLÁSSICA

FÍSICA

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA

1

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA

CLÁSSICA

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

José Luiz Sampaio

2

FÍSICA

FÍSICA CLÁSSICA

CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

CLÁSSICA

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

3

José Luiz Sampaio

FÍSICA CLÁSSICA

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

16/07/12 17:16

ATUAL_CAPA_EM_V3_P15.indd 1

16/07/12 17:17

16/07/12 17:17

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

CLÁSSICA

CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

2

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V2_P15.indd 1

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

16/07/12 17:16

ATUAL_CAPA_EM_V3_P15.indd 1

16/07/12 17:17

Caio Sérgio Calçada

3

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA

José Luiz Sampaio

1

FÍSICA

FÍSICA CLÁSSICA

CLÁSSICA

16/07/12 17:17

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA

CLÁSSICA

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

1

MECÂNICA

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

2

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V1_P15.indd 1

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

MECÂNICA ATUAL_CAPA_EM_V2_P15.indd 1

16/07/12 17:16

ATUAL_CAPA_EM_V3_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada

3

José Luiz Sampaio

2

FÍSICA

FÍSICA CLÁSSICA

CLÁSSICA

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

16/07/12 17:17

16/07/12 17:17

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

CLÁSSICA

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

1

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

2

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V2_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

3

José Luiz Sampaio

FÍSICA CLÁSSICA

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

16/07/12 17:16

ATUAL_CAPA_EM_V3_P15.indd 1

16/07/12 17:17

16/07/12 17:17

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA

3

CLÁSSICA

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

2

José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

26/07/12 16:18

Capa-FC3-Aluno.indd 1

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

MECÂNICA

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Capa-FC2-Aluno.indd 1

MECÂNICA

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V1_P15.indd 1

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

3

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

26/07/12 16:18

26/07/12 16:19

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Capa-FC1-Aluno.indd 1

1

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

26/07/12 16:19

José Luiz Sampaio

FÍSICA

3

CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

3

2

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

Volume 2: Termologia, Óptica e Ondas

Capa-FC1-Aluno.indd 1

Capa-FC2-Aluno.indd 1

04/09/12 10:25

Capa-FC3-Aluno.indd 1

04/09/12 10:24

04/09/12 10:20

FÍSICA CLÁSSICA

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

MECÂNICA

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

1

MECÂNICA

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

MECÂNICA

26/07/12 16:18

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

1

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V1_P15.indd 1

3

2

1

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

2

FÍSICA

FÍSICA

3

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

2

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

1

MECÂNICA

ATUAL_CAPA_EM_V2_P15.indd 1

Capa-FC3-Aluno.indd 1

FÍSICA CLÁSSICA

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V1_P15.indd 1

FÍSICA CLÁSSICA

16/07/12 17:17

26/07/12 16:18

FÍSICA CLÁSSICA

16/07/12 17:17

José Luiz Sampaio

FÍSICA CLÁSSICA

ATUAL_CAPA_EM_V3_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

3

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

16/07/12 17:16

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

2

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V2_P15.indd 1

FÍSICA CLÁSSICA

1

MECÂNICA

MECÂNICA

Capa-FC2-Aluno.indd 1

FÍSICA CLÁSSICA

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

MECÂNICA

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V1_P15.indd 1

FÍSICA CLÁSSICA

16/07/12 17:17

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

MECÂNICA

1

José Luiz Sampaio

FÍSICA CLÁSSICA

16/07/12 17:17

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

3

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V3_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

16/07/12 17:16

FÍSICA CLÁSSICA

2

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V2_P15.indd 1

Capa-FC1-Aluno.indd 1

FÍSICA CLÁSSICA

1

MECÂNICA

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

3

2

1

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V1_P15.indd 1

26/07/12 16:19

Caio Sérgio Calçada

Volume 1: Mecânica (incluindo Fluidomecânica e Gravitação) CLÁSSICA

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

FÍSICA CLÁSSICA

3

FÍSICA CLÁSSICA

16/07/12 17:17

26/07/12 16:18

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

3

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

16/07/12 17:17

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V3_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

2

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

16/07/12 17:16

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

CLÁSSICA

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

1

MECÂNICA

ATUAL_CAPA_EM_V2_P15.indd 1

Capa-FC3-Aluno.indd 1

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

FÍSICA CLÁSSICA

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

CLÁSSICA

ATUAL_CAPA_EM_V1_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA

2

FÍSICA

16/07/12 17:17

26/07/12 16:18

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

3

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

16/07/12 17:17

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V3_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

2

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

16/07/12 17:16

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V2_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

MECÂNICA

MECÂNICA

Capa-FC2-Aluno.indd 1

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

CLÁSSICA

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

1

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

FÍSICA CLÁSSICA

José Luiz Sampaio

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

FÍSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

CLÁSSICA

ATUAL_CAPA_EM_V1_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA

1

FÍSICA

16/07/12 17:17

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

FÍSICA CLÁSSICA

3

ELETRICIDADE E FÍSICA MODERNA

16/07/12 17:17

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V3_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

CLÁSSICA CLÁSSICA Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

2

TERMOLOGIA, ÓPTICA E ONDAS

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

16/07/12 17:16

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

ATUAL_CAPA_EM_V2_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA CFÍSICA LÁSSICA CLÁSSICA

1

MECÂNICA

José Luiz Sampaio Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Capa-FC1-Aluno.indd 1

CLÁSSICA CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada

Caio Sérgio Calçada Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

CLÁSSICA

CLÁSSICA

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

FÍSICA FÍSICA

José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

Caio Sérgio Calçada José Luiz Sampaio

CLÁSSICA

ATUAL_CAPA_EM_V1_P15.indd 1

Caio Sérgio Calçada

FÍSICA FÍSICA FÍSICA Em três volumes:FÍSICA

FÍSICA

Caio Sérgio Calçada

José Luiz Sampaio

FÍSICA

1

CLÁSSICA

MECÂNICA

Volume 3: Eletricidade e Física Moderna Caio Sérgio Calçada

Bacharel em Matemática e engenheiro eletricista pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

José Luiz Sampaio

Capa-FC1-Professor.indd 1

10 Ensino Médio

MECÂNICA

Bacharel em Física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo. Professor de Física na rede particular de ensino desde 1968.

1

Há um grande número de exercícios resolvidos e propostos nas seções Exercícios de aplicação, Exercícios de reforço e Exercícios de aprofundamento.

SERIADO EM 3 VOLUMES

02/10/12 14:54


ZA E R U T A DA N S A I C N Ê s CI ecnologia e suas T

Conecte é poder explorar ao máximo o material didático que você usa. É a combinação do tradicional com o contemporâneo, do impresso com o digital. Oferece todas as disciplinas do Ensino Médio em uma solução inovadora.

CADERNO DE COMPETÊNCIAS

LIVRO DIDÁTICO

Material Impresso

CADERNO DE REVISÃO CENTRAL DE ATENDIMENTO AO PROFESSOR

LIVRO INTERATIVO DIGITAL

Serviços Educacionais

Material Digital

BANCO DE QUESTÕES

OFF-LINE SIMULADOS LIVRO INTERATIVO DIGITAL OFF-LINE E-BOOK PLATAFORMA DE GESTÃO DE APRENDIZAGEM

ASSESSORIA PEDAGÓGICA

Confira as obras da Coleção CONECTE para a área do conhecimento de Ciências da Natureza e suas Tecnologias:

BIO

Tópicos de Física

Química

conecte.editorasaraiva.com.br


CONECTE QUÍMICA João Usberco e Edgard Salvador

A obra Conecte - Química abrange todos os itens do programa de Química do Ensino Médio, apresentados de modo dinâmico, e interliga aspectos do cotidiano em linguagem simples, sem descuidar do rigor conceitual. ●

Grande quantidade de exercícios e atividades, incluindo testes e questões discursivas de vestibulares recentes de todo o país.

Atividades de leitura, com textos atuais.

Resolução de exercícios para professores adotantes.

Variedade de atividades, com questões discursivas e analíticas.

Grande quantidade de exercícios, incluindo testes e questões discursivas de vestibulares recentes de todo o país.

Química

Na seção Atividade experimental, são propostos experimentos simples e seguros, que podem servir como demonstrações em classe conduzidas pelo professor ou como atividades para o aluno realizar em casa.

072.047.002.001

072.047.002.001

CONECTE QUIMICA - Volume 1 - caderno competencias - capa professor.indd 1

PDF1

QUIMICA - CONECTE - V1 - LP

Diagramador: CRIS

072.066.002.001

SERIADO EM 3 VOLUMES 12/05/14 17:03

QUIMICA - CONECTE - V1 - CC PROFESSOR

12/05/14 17:02

CONECTE QUIMICA - caderno de revisao - capa professor.indd 1

PDF1

Diagramador: CRIS

QUIMICA - CONECTE - CR PROFESSOR

12/05/14 16:59

PDF1

Diagramador: CRIS

CADERNO DE REVISÃO

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME ÚNICO

VOLU

ICO ME ÚN

075.051.001.001

075.051.001.001

VOLUME ÚNICO CONECTE QUIMICA VU - caderno competencia - capa professor.indd 1

QUIMICA - VU LP

PROFESSOR

DO LIVRO SSOR E PROF

PDF1

Diagramador: CRIS

12 Ensino Médio

QUIMICA - VU CC PROFESSOR

075.051.001.001

13/05/14 16:14

16/05/14 15:40

CONECTE QUIMICA VU - caderno revisão - capa professor.indd 1

PDF1

Diagramador: CRIS

QUIMICA - VU CR PROFESSOR

16/05/14 14:36

PDF1

Diagramador: CRIS


disponível em volume único como mais uma opção de formato na Coleção CONECTE. Conta com índice remissivo, questões complementares com resoluções (recurso exclusivo do professor), objetos educacionais digitais com orientações de uso e aplicabilidade para o professor, entre outras facilidades.

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

Os c

ma

s

exemp

d

comple

Química

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas.

Química também está disponível na versão tradicional, sem o LIDi – Livro Interativo Digital. João Usberco e Edgard Salvador AF_2004_EM_CienciasNaturais.indd 17

Volume único

Usberco & Salvador

Q1

Usberco & Salvador

ções, entre em contato.

Química

todos os exercícios do livro.

Química volume 1 – Química geral

12/05/14 16:59

esta obra, um material exclusivo:

Química volume 1 – Química geral Usberco & Salvador

Química Volume único

Usberco & Salvador

60.015.001

FINAL

16/05/14 14:36

SERIADO EM 3 VOLUMES PDF CAPA QUIMICA VU ME 13-14 LP_PROVA FINAL.indd 1

QUIMICA VOLUME UNICO MERCADO 13-14 944 LP / couche fosco 80 Lombadas LP: 4.19 cm – 23/08/2013

FINAL

Aurélio

VOLUME ÚNICO 13/08/14 13:20

9/11/13 8:49 AM

CD Suplemento com resoluções de todos os exercícios do livro e com atividades de avaliação e questões de vestibular para o professor adotante.

13


QUÍMICA ESSENCIAL

usberco & salvador

João Usberco e Edgard Salvador ●

Conteúdo essencial de Química, necessário para o mundo do trabalho ou para a continuação dos estudos, apresentado em linguagem clara, concisa e gradual.

esseNcIal

volume ÚNICo

Testes de provas oficiais e atividades práticas experimentais, em quantidade adequada ao tempo disponível do professor. Encarte com tabelas para consulta: tabela periódica e tabelas de resumo de Química Geral, Físico-Química e Química Orgânica.

VOLUME ÚNICO

Química

CapaEssencial_Quimica_professor.indd 1

cotidiano do professor mais leve e produtivo é

Tornar o

a principal meta da Editora Saraiva.

14 Ensino Médio

13/08/12 16:06


Conheça todos os recursos que a obra Química na abordagem do cotidiano dispõe para professores e alunos.

Com você da Educação Infantil ao Ensino Médio.


Eduardo Leite do Canto

A obra Química na abordagem do cotidiano, do renomado autor Eduardo Leite do Canto, conta com linguagem acessível, facilitando a aprendizagem por utilizar esquemas, diagramas, gráficos, mapas conceituais, modelos moleculares, fotografias e ilustrações, preservando o rigor teórico na exposição de conceitos, definições e convenções científicas em vigor.

Acompanha DVD com conteúdos complementares indicados no livro.

na abordagem do cotidiano Teoria e tabelas

Suplemento com tabelas, conceitos, leis e fórmulas fundamentais, agrupados de modo a agilizar a consulta a esses conteúdos.

Encadernado em três partes, Química Geral e Inorgânica, Físico-Química e Química Orgânica, o livro apresenta linguagem acessível, explorando esquemas, diagramas, gráficos, mapas conceituais, modelos moleculares, fotografias e ilustrações, atentando sempre ao necessário rigor na exposição de fatos, conceitos, definições, princípios, leis, teorias e convenções científicas em vigor. Oferece ampla coleção de exercícios, com exemplos resolvidos, incluindo vestibulares de diversas regiões do país e questões do Enem.

Enem e vestibulares

Guia de revisão estruturado em temas, com resumos teóricos e listas de exercícios, orientado à preparação para o Enem e para os vestibulares.

Guia de estudo Instrumento de apoio com roteiros e esquemas (mapas conceituais) que inter-relacionam os principais conceitos dos capítulos e orientam o estudo em casa.

Suplemento do professor Material dedicado ao professor adotante, com resoluções comentadas de atividades selecionadas e subsídios didáticos sugeridos para cada capítulo do livro do aluno.

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Química

TITO & CANTO

QUÍMICA

na abordagem do cotidiano

TITO & CANTO

TITO & CANTO

ta obra.

QUÍMICA NA ABORDAGEM DO COTIDIANO

TITO & CANTO na abordagem do cotidiano

volume único

076122.001.001

SERIADO EM 3 VOLUMES

CAPA DO PROFESSOR_VU.indd All Pages

15/07/15 15:14

VOLUME ÚNICO

08/06/15 11:19

Conheça outras características desse lançamento: ● ●

O professor pode adotar a sequência que sua experiência em sala de aula sugere. A encadernação do Livro do Aluno (volume único e obra seriada) em três partes, bem como a apresentação das respostas em um caderno especial, favorece a sua portabilidade. A seção Estabeleça conexões, da obra seriada, propõe a revisão dos conceitos estudados e a resolução de problemas mediante o encaminhamento dos conteúdos temáticos e suas inter-relações. Grande variedade de exercícios, com ênfase no Enem, além de questões de vestibulares de diversas regiões do país.

Suplemento do professor, caderno com resoluções comentadas de atividades selecionadas e subsídios didáticos sugeridos para cada capítulo do Livro do Aluno.

16 Ensino Médio

Conteúdos que complementam os estudos, sinalizados nos capítulos da obra.


ção. radamente.

ante da obra

o cotidiano

ão. adamente.

ARAIVA

Materiais complementares Tanto o volume único quanto a versão seriada contam com materiais que complementam os estudos e estão disponíveis para alunos e professores: Respostas Oferece fácil acesso ao gabarito de todos os testes de múltipla escolha e também às respostas de todas as questões discursivas do livro. Na versão seriada, há um caderno especial para cada volume.

TITO & CANTO

Teoria e tabelas

na abordagem do cotidiano VOLUME ÚNICO

RESPOSTAS

08/06/15 14:18

Suplemento com tabelas, conceitos, leis e fórmulas fundamentais, agrupados de modo a agilizar a consulta a esses conteúdos. Cada volume da versão seriada é acompanhado de um suplemento específico para aquele ano. Este suplemento é parte integrante da obra

Química na abordagem do cotidiano Volume único - 1a edição. Não pode ser vendido separadamente.

Revisão de temas

Suplemento para consulta

TITO & CANTO

Química

grante da obra

do cotidiano

EDUARD O AGORA NA EDIT CANTO OR A S

na abordagem do cotidiano VOLUME ÚNICO

TEORIA E TABELAS

076122.001.001

VU_Teoria e tabelas.indd 1

08/06/15 14:19

Enem e vestibulares

TITO & CANTO na abordagem do cotidiano VOLUME ÚNICO

ENEM E VESTIBULARES

08/06/15 14:11

Guia de revisão estruturado em temas, com resumos teóricos e listas de exercícios, voltado à preparação para o Enem e para os vestibulares. Guia de estudo

Este suplemento é parte integrante da obra

Química na abordagem do cotidiano Volume único - 1a edição. Não pode ser vendido separadamente.

Instrumento de apoio com roteiros que favorecem a compreensão leitora dos principais conceitos dos capítulos e orientam o estudo em casa. Há um Guia específico para cada volume da coleção seriada.

TITO & CANTO na abordagem do cotidiano VOLUME ÚNICO

GUIA DE ESTUDO

076122.001.001

GE_VU.indd 1

08/06/15 14:17

VOLUME ÚNICO

SERIADO EM 3 VOLUMES

LIDi – Livro Interativo Digital, ferramenta digital interativa com recursos pedagógicos multimídia integrados às páginas. Disponível no Livro do Professor e no Livro do Aluno.

17


CHEGOU O PROGRAMA COM VANTAGENS E DESCONTOS EXCLUSIVOS PARA A SUA ESCOLA! Minha Vantagem Saraiva é um programa de benefícios especiais voltado para escolas que adotam os livros da Editora Saraiva. A escola, por aderir ao programa, beneficia pais, alunos, professores e funcionários com descontos especiais em livros editados pela Saraiva e em outros produtos. C

M

Y

CM

MY

CY

CMY

K

CONFIRA OS BENEFÍCIOS DO PROGRAMA:

20% 10% 10% DE DESCONTO EM PAPELARIA

(exceto sulfite e fragmentadoras)

5%

DE DESCONTO

EM iPads E TABLETS

EM FOTOLIVROS E FOTOPRESENTES

EDITORA SARAIVA

5% 20%

DE DESCONTO EM TELEFONIA

5%

10%

GAMES

O LEITOR DIGITAL DA SARAIVA

DE DESCONTO EM TODOS OS

DE DESCONTO

DE DESCONTO EM LIVROS INFANTOJUVENIS DA

ENTRE EM CONTATO E SAIBA COMO LEVAR ESSE BENEFÍCIO PARA SUA ESCOLA

DE DESCONTO EM LIVROS DIDÁTICOS DA

DE DESCONTO NO ,

www.editorasaraiva.com.br/contato

EDITORA SARAIVA


Professor, você faz a diferença! A EDITORA SARAIVA OFERECE OBRAS DIDÁTICAS DE QUALIDADE, DA EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO EDUCAÇÃO INFANTIL Coleção Prosinha

Projeto Vira e Mexe

Conheça mais em www.editorasaraiva.com.br/didaticos/educacao-infantil

ENSINO FUNDAMENTAL I Projeto Ligados.com

Coleção Plural

Coleção Plug in

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História

Inglês

12345

Regina Nogueira Borella

Língua Portuguesa

4

Eliana Maria Clara Neuza

Alexandre Daniela Padovan Angela Rama Alves Angélica Prado Maíra Rosa Carnevalle Letícia Fagundes de Oliveira Ivonildes Marcelo Moraes Paula Cristina Hülle Milan

Matemática

Arte

CD DE ÁUDIO

Música 1

DENISE AKEL HADDAD DULCE GONÇALVES MORBIN PRISCILA DE CARVALHO OKINO

CONTÉM

1

Fazendo e Compreendendo

ano

Márcio Coelho Ana Favaretto

Ensino Fundamental

com com com com com

English

Língua Matemática Geografia Ciências História Portuguesa

1

Brincadeira

MATEMÁTICA 1º. ano

Márcio Coelho | Ana Favaretto

ARTE DE FAZER ARTE 1 - capa prof.indd 1

13/06/13 15:11

074.856.002.001

Capa_LIGADOS_LínguaCapa_LIGADOS_Matemática_2º Portuguesa_1º ano.inddCapa_LIGADOS_Ciencias_3º 1 ano.indd 1 Capa_LIGADOS_Geografia_4º ano.indd 1 Capa_LIGADOS_Historia_5º ano.indd 1 ano.indd 1

18/06/15 14:09

18/06/15 14:04

15/06/15 20:46

15/06/15 20:55

PDF 1

PLUG IN 4 - Capa professor.indd 1

18/06/15 14:03

6/29/15 3:58 PM

Capa PORTUGUES LINGUAGENS 1 - LP - Mercado.indd 1

INTERPRETACAO DE TEXTO 1 - capa professor.indd 1

11/08/14 15:30

04/06/15 18:45

AF_A_BatuqueBatuta_V1_Capa_PROF.indd All Pages

6/16/14 3:48 PM

Conheça mais em www.editorasaraiva.com.br/didaticos/ensino-fundamental-i

ENSINO FUNDAMENTAL II Projeto Jornadas

Língua Portuguesa 6

CIÊNCIAS

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

CIÊNCIAS JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

EDUARDO SCHECHTMANN

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR

JOSÉ MANOEL

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

atualizar 732.601.001.001

Capa-PL6-M 14_15-LP.indd 1

06/08/14 17:31

06/07/12 14:24

TODOS OS TEXTOS 6 - capa professor.indd 1

COMPANHIA DAS CIENCIAS 6 - capa professor.indd 1

19/06/15 10:16

ROGÉRIO MARTINEZ ANDRESSA ALVES

Introdução à ciência geográfica

Wanessa gaRcia

RogéRio MaRtinez andRessa aLves

A dinâmica dos espaços da globalização

Espanhol

Fernanda Rigoni

1

!

A dinâmica dos espaços da globalização

9

Componente CurriCular

Língua EstrangEira ModErna EsPanHoL 6o ano

Capa-GEV9-Aluno-Mercado 2014.indd 91

08/07/13 12:12

08/07/13 12:16

Língua EstrangEira ModErna EsPanHoL

ISBN 978-85-357-1733-4

077521.001.001

9 788535 717334

Capa-Historiar 6-MERCADO 2016-LP.indd 1

6/29/15 4:31 PM

Capa-GEV6-professor-Mercado 2014-Jose Maria.indd 91

!

Fátima

9 788535 717389

Capa-GEV8-Aluno-Mercado 2014.indd 91

o

DENISE AKEL HADDAD DULCE GONÇALVES MORBIN

6

ano

ISBN 978-85-357-1738-9

ISBN 978-85-357-1736-5

9 788535 717365

Arte

6

6º ano

Floriano Guérios

eth •

rgar

• ma

Sílvia

ÑOL ESPA

! CAPA_AFAF_6ANO_PROF.indd 1

ENT6 CAPA Aluno (lombada).indd 1

• VERNIZ • 07/08/13 16:03

Espaço

ESPAÑOL

O espaço geográfico mundial

Levon BoLigian

6

Edson Cortiano

Introdução à ciência geográfica

08/07/13 12:08

9

8

andRessa aLves

Inglês Candida Palma

Fátima • margareth • Sílvia

7

WANESSA GARCIA

1a PROVA

Diagramador: Paola

!

A organização do espaço brasileiro

LEVON BOLIGIAN

GEOGRAFIA Espaço e vivência

RogéRio MaRtinez

GEOGRAFIA Espaço e vivência

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

Wanessa gaRcia

O espaço geográfico mundial

9 Historiar

ANDRESSA ALVES

08/07/13 12:06

Levon BoLigian

GEOGRAFIA Espaço e vivência

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

Gilberto Cotrim • Jaime Rodrigues

8Historiar

ROGÉRIO MARTINEZ

9 788535 717341

Capa-GEV7-Aluno-Mercado 2014.indd 91

8

oriar

WANESSA GARCIA

ISBN 978-85-357-1734-1

9 788535 717327

Capa-GEV6-aluno-Mercado 2014.indd 91

Cotrim Gilberto Rodrigues Jaime

LEVON BOLIGIAN

A organização do espaço brasileiro

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

ISBN 978-85-357-1732-7

7Hist

6

Introdução à ciência geográfica

GEOGRAFIA Espaço e vivência

6Historiar

7

Introdução à ciência geográfica

Gilberto Cotrim Jaime Rodrigues

GEOGRAFIA Espaço e vivência

Historiar

6Historiar

ANDRESSA ALVES

22/06/15 18:42

COMPANHIA DAS CIENCIAS 6 Capa Professor - Mercado 15/16

Geografia 6 ROGÉRIO MARTINEZ

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL

075242.003.001

06/07/12 12:11

História WANESSA GARCIA

ano

EDUARDO SCHECHTMANN

9.º ano

6 LEVON BOLIGIAN

6o

atualizar 732.601.001.001

atualizar 732.601.001.001

LUIZ CARLOS FERRER

06/07/12 11:17

6

LUIZ CARLOS FERRER

USBERCO SALVADOR

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

HERICK MARTIN VELLOSO

LUIZ CARLOS FERRER

LUIZ CARLOS FERRER

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

JOSÉ MANOEL

LUIZ CARLOS FERRER

EDUARDO SCHECHTMANN

HERICK MARTIN VELLOSO

USBERCO SALVADOR

JOSÉ MANOEL

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

atualizar 732.601.001.001

atualizar 732.601.001.001

HERICK MARTIN VELLOSO

9.º ano 06/07/12 15:32

USBERCO SALVADOR

EDUARDO SCHECHTMANN

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

EDUARDO SCHECHTMANN

8.º ano 06/07/12 14:40 CAPA Jornadas Hist9-Professor.indd 1

ensino fundamental

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

USBERCO SALVADOR

CAPA Jornadas Geo9-Professor.ind 1

LUIZ CARLOS FERRER HERICK MARTIN VELLOSO

Antonio Machado

atualizar 732.601.001.001

Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, Geografia, História

24/07/13 18:54

11/03/13 13:37

Conheça mais em www.editorasaraiva.com.br/didaticos/ensino-fundamental-ii

ENSINO MÉDIO Conecte Seriado: Matemática, Geografia, História, Biologia, Física e Química

Química

Língua Portuguesa Lília Santos Abreu-Tardelli Lucas Sanches Oda Salete Toledo Maria Tereza Salete Toledo Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)Arruda Campos (Coord.) Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)

TITO & CANTO

& CANTO & CAN TITOTO TITO & CAN TITOTO

TITO & CANTO

Teoria e tabelas

Suplemento com tabelas, conceitos, leis e fórmulas fundamentais, agrupados de modo a agilizar a consulta a esses conteúdos.

Enem e vestibulares

Guia de revisão estruturado em temas, com resumos teóricos e listas de exercícios, orientado à preparação para o Enem e para os vestibulares.

Guia de estudo

LIVRO DO PROFESSOR

Instrumento de apoio com roteiros e esquemas (mapas conceituais) que inter-relacionam os principais conceitos dos capítulos e orientam o estudo em casa.

Suplemento do professor Material dedicado ao professor adotante, com resoluções comentadas de atividades selecionadas e subsídios didáticos sugeridos para cada capítulo do livro do aluno.

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO VOLUME ÚNICO VOLUME ÚNICO VOLUME ÚNICO

TITO & CANTO

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

LIVRO DO PROFESSOR

Lucas Sanches Oda Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)

Salete Toledo Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)

VOLUME ÚNICO

Lília Santos Abreu-Tardelli Salete Toledo Maria Tereza Arruda Campos (Coord.)

Orgânica, o livro apresenta linguagem acessível, explorando esquemas, diagramas, gráficos, mapas conceituais, modelos moleculares, fotografias e ilustrações, atentando sempre ao necessário rigor obra. na Conheça e utilize também os Conheça formatos e utilize digitais também desta os obra. formatos digitais desta os obra. Conheça e utilize também formatos digitais desta exposição de fatos, conceitos, definições, princípios, leis, teorias e convenções científicas em vigor. Oferece ampla coleção de exercícios, com exemplos resolvidos, incluindo vestibulares de diversas regiões do país e questões do Enem.

TITO & CANTO

TITO & CANTO

QUÍMICA

na abordagem do cotidiano

Encadernado em três partes, Química Geral e Inorgânica, Físico-Química e Química

VOLUME ÚNICO

VOLUME ÚNICO

732.313.001.001

071.951.002.001

LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME ÚNICO

Candida Palma • Edson Cortiano Fernanda Rigoni • Floriano Guérios

731.876.002.001

LITERATURA

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME ÚNICO

LIVRO DO PROFESSOR

071.966.002.001

VOLUME ÚNICO

074.786.001.001

ÚNICO ÚNICO ÚNICO ÚNICO ÚNICO VOLUME VOLUME VOLUME VOLUME VOLUME ÚNICO VOLUME DO DO DO PalmaO DO LIVRO LIVR LIVRO LIVRO Candida DO DO SOR SOR noFESSOR FESSOR Cortia LIVRO LIVRO SOR SOR PROFES PROFES Tomazi oPRO Edson PRO i PROFES PROFES Rigon Nelson Daci Fernanda Guérios Floriano

LIVRO DO PROFESSOR

s do Vainfa DO Ronal LucciDO LIVRO Elian Alabi FESSOR Castro Faria LIVROco SOR Sheila de PRO ra FES o Bran PRO Lazar Jorge FerreiAnse s lmo onça dos Santo Cláudio Mend Georgina

KEYS

GRAMÁTICA E REFLEXÃO

KEYS

ÚNICO

VOLUME ÚNICO

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME ÚNICO

VOLUME

Elian Alabi Lucci Anselmo Lazaro Branco Cláudio Mendonça

074.998.001.001

075.051.001.001

LIVRO DO PROFESSOR

VOLUME DO LIVRO SOR PROFES

ÚNICO VOLUME

VOLUME ÚNICO

ÚNICO

Acompanha DVD com conteúdos complementares indicados no livro.

abordagem do cotidiano abordagem dona cotidiano na abordagem dona cotidiano FILOSOFAR

TERRITÓRIO E SOCIEDADE

LIVRO DO PROFESSOR

072.070.002.001

VOLUME ÚNICO

LIVRO DO PROFESSOR

074.790.001.001

s Sônia Lope o Sergio Ross

VOLUME ÚNICO

LIVRO DO PROFESSOR

731.880.002.001

VOLUME ÚNICO

ICA - Volume 1 - capa professor.indd CONECTE 1 BIOLOGIA - capa professor.indd 1

7.º ano

CAPA Jornadas Cie8-Professor.indd 1

LUIZ CARLOS FERRER

Maíra Rosa Carnevalle

Maria Luísa Vaz • Silvia Panazzo

Organizadora:

Fausto Arnaud Sampaio

6.º ano CAPA Jornadas Mat7-Professor.indd 1

Marcelo Moraes Paula Angela Rama

HERICK MARTIN VELLOSO

Marcelo Moraes Paula • Angela Rama

Dileta Delmanto • Laiz B. de Carvalho

Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também Todos os livros do Projeto Jornadas estão disponíveis também como Livro Interativo Digital – como Livro Interativo Digital – como Livro Interativo Digital – como Livro Interativo Digital – como Livro Interativo Digital – , uma tecnologia exclusiva , uma tecnologia exclusiva , uma tecnologia exclusiva , uma tecnologia exclusiva , uma tecnologia exclusiva da Editora Saraiva. da Editora Saraiva. da Editora Saraiva. da Editora Saraiva. da Editora Saraiva.

História

JOSÉ MANOEL

Geografia LIVRO INTERATIVO DIGITAL

EDUARDO SCHECHTMANN

Ciências

USBERCO SALVADOR JOSÉ MANOEL EDUARDO SCHECHTMANN

atualizar 732.601.001.001

LINGUAGENS

PORTUGUÊS LINGUAGENS

Matemática

USBERCO SALVADOR

História

Geografia

Ciências

Matemática

Língua Portuguesa

Língua Portuguesa

CAPA Jornadas Port6-Professor.indd 1

WILLIAM CEREJA | THEREZA COCHAR

JORNADAS.hist

JORNADAS.geo

JORNADAS.cie

JORNADAS.mat

JORNADAS.port

JORNADASJORNADAS .port JORNADAS .mat JORNADAS .cie JORNADAS .geo .hist

LIVRO INTERATIVO DIGITAL LIVRO INTERATIVO DIGITAL INTERATIVO DIGITAL LIVRO INTERATIVO DIGITAL Uma proposta didática inovadora, em formato impressoUma e digital, proposta didática inovadora, em formato impresso eUma digital, proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, Uma proposta didática inovadora, em formato impressoUma eLIVRO digital, proposta didática inovadora, em formato impresso e digital, Organizadora: concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais concebida para trabalhar o domínio de conteúdos conceituais Dileta Delmanto Fausto Arnaud Sampaio e o desenvolvimento das competências e habilidades desde e o desenvolvimento das competências e habilidades desde e o desenvolvimento das competências e habilidades desde e o desenvolvimento das competências e habilidades desde e o desenvolvimento das competências e habilidades desde Maíra Rosa Carnevalle Laiz B. de Carvalho o Ensino Fundamental II. o Ensino Fundamental II. o Ensino Fundamental II. o Ensino Fundamental II. o Ensino Fundamental II.

6

PORTUGUÊS

Osvaldo Dolce

Matemática e realidade

CIÊNCIAS

ORAIS

CIÊNCIAS

DVD

GÊNEROS

A coleção PORTUGUÊS LINGUAGENS, reconhecida por professores e alunos como a mais completa e inovadora, apresenta-se agora em sua 8ª edição, reformulada e atualizada. O trabalho de leitura, reconhecido como um dos aspectos mais destacados na obra, mantém sua consistência com uma seleção criteriosa de textos, que inclui desde clássicos da literatura universal e autores da literatura brasileira contemporânea até os mais variados tipos de texto e gêneros em circulação social. Também têm destaque os textos não verbais ou mistos, como a pintura, o cartum, a fotografia, a história em quadrinhos, o anúncio publicitário e, principalmente, o cinema. Além dessa multiplicidade de atividades de leitura, esta edição amplia o trabalho de interpretação, oferecendo uma nova seção – Passando a limpo –, que reúne questões com as mesmas características da Prova Brasil, ou seja, testes de múltipla escolha que exploram os descritores avaliados nessa prova e propiciam o desenvolvimento da competência leitora e da reflexão. O estudo da gramática mantém o espírito de inovação: tomando o texto como objeto de ensino básico das aulas de língua, aborda-o pela perspectiva textual e discursiva a partir das mais recentes contribuições da Linguística e da Teoria do Discurso. A produção de texto enfoca os gêneros textuais, orais e escritos, e os aspectos enunciativos da produção textual, tais como quem são os interlocutores, a finalidade principal do gênero, a variedade linguística mais adequada, etc. Esses aspectos, sistematizados em duas novas seções – Planejamento do texto e Revisão e reescrita – e ampliados em um DVD de gêneros orais oferecido aos professores, Maria Luísasão Vazconcretizados a partir da realização de projetos — produções de livros, revistas, jornais, murais, mostras, seminários —, que Silvia Panazzo tornam reais as condições da produção de textos. O conjunto das atividades promovidas por PORTUGUÊS LINGUAGENS, além de ampliar a competência linguística e discursiva dos alunos, tornando-os bons leitores e produtores de todos os tipos de texto, contribui para mobilizar seu espírito de participação, de troca e de interação social.

Matemática Gelson Iezzi

CIÊNCIAS

LINGUAGENS

Ciências

WILLIAM CEREJA THEREZA COCHAR

CIÊNCIAS

PORTUGUÊS

na abordagem do cotidiano

GRAMÁTICA E REFLEXÃO LITERATURA

731.984.001.001

volume único

076122.001.001

CONECTE FISICA - Volume 1 - capa professor.indd CONECTE 1 QUIMICA - capa professor.indd 1

MATEMATICA- CONECTE - V1 - LP

CONECTE HISTORIA VU - capa professor.indd 1

PDF1- CONECTE - VU -PROFESSOR BIOLOGIA Diagramador: CRIS

PDF1

Diagramador:FISICA CRIS

- V1 - LP1

CONECTE GEOGRAFIA - capa professor.indd 1

PDF1 QUIMICA - VU LP Diagramador: CRIS

CONECTE FILOSOFIA 13/05/14 VU - capa 17:55 professor.indd 1

PDF1 - VU LP HISTORIA

Diagramador: CRIS

CONECTE SOCIOLOGIA 15/05/14 VU 15:47 - capa professor.indd 1

PDF1 GEOGRAFIA - VU - LP

Diagramador: CRIS

CONECTE INGLES VU 13/05/14 - capa professor.indd 17:05 1

PDF1

FILOSOFIA Diagramador: CRIS

- CONECTE - VU LP

CONECTE ESPANHOL 13/05/14VU16:14 - capa professor.indd 1

PDF2 SOCIOLOGIA - VU LP

Diagramador: Felipe

CONECTE PORTUGUES LINGUAGENS 14/05/14 15:46 VU - capa professor.indd 1

PDF1

Diagramador: INGLES -CRIS CONECTE

- VU -PROFESSOR

15/05/14 09:11

ESPANHOL - CONECTE - CP PDF1

02/06/14 18:10

PDF1- CONECTE - VU-PLP PORTUGUÊS Diagramador: CRIS

13/05/14 16:50

6/9/14 8:47 PM

13/05/14 15:56

16/05/14 14:25

PDF1

Diagramador: Cris

Conecte Volume Único: Língua Portuguesa, Produção de Texto, Interpretação de Texto, Gramática, Literatura, Matemática, Geografia, História, Biologia, Química, Filosofia, Sociologia, Espanhol e Inglês Diagramador: Felipe

PDF

PDF

PDF

cx_professor_volume1.indd 2-4

cx_professor_volume2.indd 2-4

2ª-prova

cx_professor_volume3.indd 2-4

2ª-prova QUÍMICA na abordagem do Cotidiano

Caixa – Professor SERIADO – Livro3 Autor: Eduardo Canto

15/07/15 15:14

CAPA DO PROFESSOR_VU.indd All Pages

2ª-prova

15/07/15 15:19

15/07/15 14:22

08/06/15 11:19

Diagramador: Simone

Conheça mais em www.editorasaraiva.com.br/didaticos/ensino-medio

0800-0117875 De 2 a 6 , das 8h30 às 19h30 a

a

www.editorasaraiva.com.br/contato


Catálogo Ciências da Natureza - Ensino Médio 2016