Page 1

Volume1, Edição 01

Abril de 2014 Editor: Edinéia de Oliveira

Segurança no trânsito: Atenção Pedestre

Fique atento!

A segurança no trânsito é responsabilidade de todos. Motoristas principalmente, pois estão mais protegidos e devem zelar pela integridade de ciclistas e pedestres, muito mais vulneráveis. Mas estes devem tomar seus cuidados também, respeitar as leis e evitar comportamentos que coloquem suas vidas em risco.

O principal conselho para os pedestres é prestar bastante atenção no trânsito, principalmente em relação à aproximação de bicicletas, já que estas não fazem barulho e são bem menores que um carro, portanto mais difíceis de serem notadas.

Atravesse na faixa Os ciclistas costumam trafegar na borda direita da pista e é muito comum o pedestre, quando quer atravessar a rua, dar um passo para fora da calçada antes de olhar para os lados. Mas, muitas vezes, vem por ali uma bicicleta, e o descuido do pedestre pode causar um grave acidente com sérias consequências para ambos.

As dicas de pedestres.

hoje

são

para

os

Ocorre também com frequência, quando o trânsito está parado, de o pedestre atravessar a rua passando por entre os carros e, às vezes, ao cruzar em frente a um ônibus ou caminhão, não percebe que do outro lado vem um passando um ciclista


(este problema é também com motos).

muito

comum

3. Deixar passar os veículos que estejam vindo; 4. Atravessar com passos firmes e em linha reta; 5. Continuar travessia;

Sempre que possível, o pedestre deve respeitar a sinalização e cruzar a rua sobre a faixa apropriada. Quando não houver faixa, deve redobrar sua atenção.

olhando

durante

a

Quanto às crianças pequenas segureas pelo pulso, evitando que elas se soltem. Procure passear com seu filho pelo seu bairro, mostrando a ele os perigos existentes e os cuidados que ele deve tomar com relação ao trânsito.

Use a calçada Também é muito comum o pedestre caminhar pela borda da rua. Em algumas situações isto é aceitável – quando não há calçada ou quando esta está intransitável, por exemplo -, mas deve-se tomar muito cuidado e observar a aproximação do ciclista. Pode acontecer de ele estar entre um automóvel e a guia, sem espaço para manobras, e a presença do pedestre na rua pode causar um acidente.

Atravessar uma rua com segurança? Grande parte das mortes no trânsito acontecem por ocasião da travessia e quase 10% são crianças na idade escolar. Assim todos devem observar as "cinco regras da travessia segura", utilizando sempre as faixas destinadas ao pedestre, onde elas existirem. 1. Parar na beira da calçada; 2. Olhar bem para os dois lados;

REferências Bibliográficas: http://www.transitolegal.com.br/transitolegal/pede stre.htm

http://www.webbikers.com.br/blog/?p=1228 gorettiteles.blogspot.com www.smartkids.com.br/especiais/transitocuidados-no-transito.html


Edineia de oliveira tarefa03  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you