Desvendando o Mistério Entre Judeus e Gentios

Page 6

Durante um período de fome, Jacó e sua família se mudaram para o Egito. Ali se multiplicaram e se tornaram numerosos, mas também se tornaram escravos. No entanto, o Senhor Deus não se esqueceu do pacto que fizera com Abraão. No tempo designado de Deus, ele libertou os filhos de Israel da servidão através de Moisés e Arão, e os avisou de que ia levá-lo a “uma terra que manava leite e mel”, a terra que prometera a Abraão (Êxodo 3.7,8; Gênesis 15.18-21). Quando os filhos de Israel estavam em caminho para a Terra Prometida, já libertos do Egito por mão forte e braço poderoso, o Senhor Deus os reuniu junto ao monte Sinai. Ali lhes disse: “se me obedecerem fielmente e guardarem a minha aliança, vocês serão o meu tesouro pessoal dentre todas as nações. Embora a terra seja minha, vocês serão para mim um reino de sacerdotes e uma nação santa” (Êxodo 19.5,6). Sob a liderança de Josué tomaram posse da terra de Canaã, e expulsaram as nações cananéias. A Escolhe de Uma Tribo para o Reinado de Cristo

D

epois disso, Deus lhes deu juízes até o tempo do profeta Samuel. Então o povo pediu um rei, e Deus lhes deu Saul. Depois de rejeitar Saul, levantou-lhes Davi como rei (Atos 13.19-22). A este Deus lhe prometeu: “escolherei um dos seus filhos para sucedê-lo, e eu estabelecei o reino dele. É ele que vai construir um templo para mim, e eu lhe firmarei o trono dele para sempre. Nunca retirarei dele o meu amor... Eu o farei líder do meu povo e do meu reino para sempre; seu reinado será estabelecido para sempre” (I Crônicas 17.11-14). Parcialmente esta aliança do reino eterno faz alusão a Salomão, mas plenamente ela se cumpriria em Cristo (Lucas 1.31-33). No decorrer do reinado davídico, Salomão seu filho transgrediu, adulterando com mulheres pagãs, e voltou o seu coração para os deuses falsos dessas nações. O seu reino foi dividido em dois: o Reino do Sul, com duas tribos: Judá e Benjamim, cuja capital era Jerusalém, e o Reino do Norte, com dez tribos, cuja capital era em Samaria. O reino do norte afundou plenamente na lama da idolatria, praticou as piores coisas extravagantes e abomináveis. Trocaram o Deus único e verdadeiro pelo deus falso dos cananeus, Baal, praticando o culto do mistério. Por isso, Deus levantou os assírios e os cativou, dando fim, em 722 a.C, o reino do norte. O reino do sul teve reis piedosos, mas também reis ímpios, que se inclinaram às práticas pagãs reprováveis, levando Deus a detestar Jerusalém como tinha detestado Samaria. Os profetas se ergueram para protestar contra os abusos dos reis e sacerdotes de Judá, e anunciar o iminente julgamento de Deus. Mas não foram ouvidos.

6


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.