Issuu on Google+

Manual de Marca


Informações Manual de Marca do Sistema de Ensino Poliedro (SEP): regras 1 - Toda vez que for utilizada, a marca Poliedro deverá ser acompanhada da marca ou do nome da Unidade Parceira. Salvo autorização por escrito do Departamento de Marketing do SEP. 2 - Não é permitido descaracterizar a marca ou logomarca do SEP, ou mesmo utilizar partes e/ ou combinações de forma isolada. Deve-se sempre utilizar a expressão “Sistema de Ensino Poliedro”, de acordo com as especificações da logomarca. 3 - Devem-se respeitar as cores, a diagramação e as formas da logomarca especificadas neste Manual de Marca. 4 - Em qualquer meio de publicidade escrita (outdoor, faixa, cartazete, panfleto, fachada, camiseta e demais itens de vestuário, home page etc.), o espaço destinado à marca do SEP deverá ocupar de 10% a 15% da área útil realmente utilizada. 5 - Todas as informações qualitativas sobre a marca Poliedro, bem como as suas aplicações, encontram-se neste Manual de Marca.

Manual de Marca: fonte de referência O Manual de Marca é uma fonte de referência. É por meio dele que a aplicação e a padronização da identidade são garantidas. A especificação de conceitos, os parâmetros, as associações, as amostras de cores, os modelos, o layout, os originais impressos e/ ou arquivos digitais norteiam o desenvolvimento de todas as peças da identidade visual da empresa.

Identidade corporativa: processo de comunicação interdependente A identidade corporativa é um processo de comunicação interdependente e ultrapassa os valores meramente estéticos, pois, além de ser a personalização da imagem da empresa, é uma importante ferramenta de um processo mercadológico altamente competitivo. O conjunto de imagens, símbolos, logotipos, cores, fontes e padrões gráficos é determinado como exclusivo e compreende todo e qualquer material gráfico que veicule a imagem da instituição.

Por que utilizar a identidade corporativa? A utilização da identidade corporativa faz com que a empresa aproveite os recursos naturais de veiculação de um conceito perante o público consumidor, fortalecendo a imagem da instituição e enfatizando as características de personalidade, seja por meio dos produtos ou da filosofia empresarial.

Importância da identidade corporativa: segurança e confiança Para o SEP, a identidade corporativa gera segurança e confiança. Por isso, desde a conceituação e a criação de uma marca até a sua aplicação, a identidade deve traduzir os principais valores e os diferenciais da instituição.


Código de Ética Publicitária para as Unidades Parcerias do Sistema de Ensino Poliedro A propaganda é a técnica de criar opinião pública favorável a um determinado produto, serviço, instituição ou ideia, visando orientar o comportamento humano do público-alvo e das massas em um determinado sentido. A propaganda deve incentivar uma maior utilização dos bons serviços prestados pela Unidade Parceira e o progresso desta e do SEP, bem como a difusão de ideias sadias. A propaganda jamais induzirá o público ao erro; jamais lançará mão da inverdade; jamais disseminará a desonestidade. Deve ter por base a honestidade de propósito. A propaganda deve ser sempre transparente, nunca menosprezando nem ridicularizando a concorrência para o público-alvo. A propaganda não pode conter cenas nem mensagens que firam a moralidade da comunidade. A propaganda deve ser feita com o nome da Unidade Parceira, porém sempre deve ser assinada pelo SEP, respeitando o Manual de Marca. Todo anúncio deve ser respeitado e conformar-se às leis do país, deve, ainda, ser honesto e verdadeiro. Todo anúncio deve ter presente a responsabilidade do anunciante, da agência de publicidade e do veículo de divulgação perante o consumidor. Nenhum anúncio deve fornecer ou estimular ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade. Os anúncios não devem conter afirmações ou apresentações visuais ou auditivas que ofendam os padrões de decência. Os anúncios devem ser realizados de forma que não abusem da confiança do consumidor, não explorem sua falta de experiência ou de conhecimento e não se beneficiem de sua credulidade. Os anúncios devem conter uma apresentação verdadeira do produto oferecido. No anúncio, todas as descrições, alegações e comparações que se relacionem com fatos ou dados objetivos devem ser comprobatórias, cabendo aos anunciantes e às agências fornecer as comprovações, quando solicitadas. A propaganda não deverá afirmar ou induzir o consumidor a crer que a inscrição ou a matrícula no curso lhe proporcionará uma vaga na universidade ou mesmo um emprego. Consideram-se como integrantes do presente Código, no que disser respeito, até esta data, os seguintes documentos emitidos pelas seguintes entidades:

Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária – CONAR. Código de Ética do Marketing Promocional da Associação do Marketing Promocional – AMPRO. Código de Autorregulamentação do Marketing Direto da Associação Brasileira de Marketing Direto – ABEMD. Código Internacional para a Prática da Pesquisa Social e de Mercado, adotado pelas associações profissionais de pesquisa brasileiras – SBPM, ANEP e ABIPME.

www.sistemapoliedro.com.br

Informações Código de Ética

Código de Ética


A marca oficial A marca oficial do Sistema de Ensino Poliedro é composta de dois elementos: símbolo e marca Esses dois elementos não podem ser dissociados (a não ser no caso de inclinação da marca, no item “Elementos”). A marca deve ser sempre apresentada por inteiro, com o nome à direita do símbolo. A marca não pode ser reconstruída ou redesenhada, e a sua reprodução deverá ser feita diretamente do arquivo original. Os arquivos digitais que contêm a arte-final da marca estão disponíveis em CD-ROM e podem ser solicitados ao Departamento de Marketing do SEP. Este manual contém cópia em CD para as plataformas de PC e MAC. As artes abaixo mostram as duas aplicações mais usadas da logomarca do SEP, nas versões 2D e 3D. Ambas asseguram a correta percepção da logomarca, valorizando a imagem do Sistema e preservando sua identidade.

Marca em 2D

Marca em 3D


A marca oficial Tipologia

Tipologia Nos textos eletrônicos, nos materias internos e na comunicação diária, é usada tipologia Verdana – fonte-padrão disponível nos sistemas Windows e Mac OS – para evitar problemas de incompatibilidade de leitura em diferentes computadores/ sistemas. Já a fonte GILLSans deverá ser aplicada nas peças promocionais e na papelaria. Outras opções são as fontes Mixage e Futura, sendo esta a fonte que compõe a marca do SEP.

Verdana

(Condensado 90%)

Regular Regular italic Bold Bold italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz

1234567890 1234567890 1234567890 1234567890

abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz

1234567890 1234567890 1234567890 1234567890

abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz abcdefghijklmnopqrstuvwzyz

1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890 1234567890

Myriad Pro (Condensado 90%) Regular Light Bold Bold italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

Futura (Condensado 90%) Regular Regular italic Regular bold Regular bold italic Book Book italic Book bold Book bold italic Heavy Heavy italic Light Light italic Bold Bold italic ExtraBold ExtraBold italic

ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ

www.sistemapoliedro.com.br


Slogan Utilizar a assinatura e o slogan da marca em peças institucionais (banner, faixa, material de apoio a eventos). Ela representa o Sistema que a empresa quer divulgar. A assinatura e o slogan não devem ser utilizados na papelaria que tem uso comercial. A assinatura e o slogan podem ser utilizados separadamente em campanhas desenvolvidas e aprovadas pelo Departamento de Marketing do SEP.

Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Pré-vestibular

Assinatura Utilizar a assinatura em peças promocionais (banner, faixa, material de divulgação do SEP e da Unidade Parceira).

www.sistemapoliedro.com.br

www.sistemapoliedro.com.br


Slogan Cores

Cores CMYK Escala de cor C:100 M:72 Y:0 K:6

Escala de cor C:0 M:0 Y:0 K:47

Escala de cor R:0 G:71 B:150

Escala de cor R:158 G:159 B:162

Cor especial Pantone® Reflex Blue

Cor especial Pantone® Cool Grey 7

RGB

PANTONE®

Cores especiais A marca, na cor especial, só é utilizada em peças especiais – como convites e certificados, – em papelaria especial etc. Cor: 1 cor Pantone® 872 C Dourado especial

Cor: 1 cor Pantone® 8701 C Prata/Azul especial

Cor: 1 cor Pantone® 877 C Prata

www.sistemapoliedro.com.br


Cores: negativo e reticulado Preto escala C:0 M:0 Y:0 K:100

Preto escala C:0 M:0 Y:0 K:100

Preto escala C:0 M:0 Y:0 K:100

Preto escala C:0 M:0 Y:0 K:100

Preto escala C:0 M:0 Y:0 K:47

Preto escala C:0 M:0 Y:0 K:100

Preto escala C:0 M:0 Y:0 K:47


Cores: negativo e reticulado Elementos

Elementos As apresentações da marca abaixo não devem ser aplicadas com o símbolo.

Inclinação

15º

Símbolo O símbolo do Poliedro tem uso restrito, com necessidade de prévia autorização do Departamento de Marketing.

www.sistemapoliedro.com.br

90º


Resguardo visual e redução O resguardo visual é a área que protege a marca de qualquer ruído ou interferência gráfica. No caso do SEP, essa área equivale à altura da letra “O” da marca.

A reprodução reduzida não pode ter medida inferior a 33 mm. Sempre que for necessário, utilizar a marca em tamanho inferior ao mínimo de 33 mm. Para isso, o Departamento de Marketing deve ser consultado. Para melhor leitura nos casos de redução, utilize a versão compacta. No entanto, ela deve ser empregada somente em casos restritos, como aplicações em brindes e produtos. 33 mm

Versão para redução 0

10

20

30


Resguardo visual e redução Aplicações

Aplicações Site Estes exemplos abaixo mostram a aplicação correta em sites com a marca do SEP. Não é permitido alterar as cores. No caso de adequação de tamanho, a Unidade Parceira deverá entrar em contato com o Departamento de Marketing.

www.sistemapoliedro.com.br


Aplicações Fachadas Os exemplos abaixo demonstram a aplicação correta da marca do SEP em fachadas.

Exemplo para aplicação de elemento no muro da Unidade Parceira

Placa em acrílico, medindo 40 cm x 23 cm com 5 mm de espessura, com logo Poliedro e textos em adesivo, acompanha 2 parafusos especiais com espaçador, tampa tipo botão, parafuso e bucha.

UNID ADE P ARCEIR A

www.sistemapoliedro.com.br


Aplicações

Uniformes Os uniformes devem receber a mesma aplicação definida para as camisetas, com a marca do SEP impressa na manga direita e nas costas.

www.sistemapoliedro.com.br


Aplicações Camisetas A marca do SEP deverá ser impressa na manga esquerda e nas costas da camiseta.

Brindes O exemplo abaixo mostra a aplicação correta da marca do SEP em brindes.


Aplicações

Frota Unidade móvel para atendimento de fornecedores e clientes. Para a frota de veículos, aplicar a marca do SEP em sua versão 2D nas portas dos veículos, recortada em vinil adesivo na cor-padrão. Em veículos de cores escuras, aplicar a marca em negativo, recortada em vinil adesivo na cor branca.

www.sistemapoliedro.com.br


Aplicações Papelaria O exemplo abaixo mostra a aplicação correta da marca do SEP na papelaria da Unidade Parceira.

Envelope saco Tamanho: 240 mm x 340 mm

Cartão de visita Tamanho: 90 mm x 50 mm


Aplicações Envelope ofício Tamanho: 230 mm x 115 mm

Papel timbrado Tamanho A4 210 mm x 297 mm

Pasta com orelha Tamanho: 220 mm x 310 mm

www.sistemapoliedro.com.br


Aplicações Papel de carta temático No papel de carta, a marca do SEP deve ser aplicada no lado esquerdo da folha e alinhada com a logomarca da Unidade Parceira, no cabeçalho.

Papel de carta Tamanho A4 210 mm x 297 mm

Carterinha de estudante Na carteirinha de estudante, a marca do SEP deve ser aplicada no canto superior direito. A Unidade Parceira pode optar ou não pela utilização da assinatura com o endereço eletrônico.


Aplicações Aplicações DVD

DVD

www.sistemapoliedro.com.br


www.sistemapoliedro.com.br editora@sistemapoliedro.com.br


Manual de Marca