Issuu on Google+


3

Coisas que toda garota deve saber


Editora Fada Ltda. 2016 Rugen, Samantha Coisas que toda garota deve saber / Maquiagem Tradução Antônio Carlos Vilela. - Recife Título original: Everything a girl should know. ISBN 85-06-02560-5 1. Adolescentes (meninas) - Manuais, guias etc. 2. Adolescentes (meninas) - Saúde e higiene - Literatura infanto-juvenil 3. Puberdade Literatura infanto-juvenil 1. Título. Índices para catálogo sistemático: 1. Adolescentes: Comportamento: Literatura infanto-juvenil 028.5 Histórico de impressões: Novembro de 2016

Primeira edição

Editora Fada Ltda. Capa: Giulia Paes e Ingrid Beatriz Editor e Diagramação: Edilson Pinho Revisão gramatical: Victoria Hazin Ilustração: Edilson Pinho Av. Lins Petit 100 50070-230 Site: www.editorafada.com.br


Prefácio Quando você se torna adolescente, a vida não é benevolente. Suas glândulas sebáceas enlouquecem e montes de pêlos aparecem! As roupas ficam justas... e o estrogênio surge: você fica coberta de espinhas, e o sexo urge! O sutiã vem junto com o desodorante e a depilação, e você percebe, num impulso, que seu comportamento é só emoção. Mas logo se acalmam seus hormônios, e você descobrirá, brevemente, que não é viver com os demônios ser uma adolescente!

Por Samantha Rugen


Introdução


A maquiagem tem sido utilizada há milhares de anos, havendo evidências de sua utilização nas primeiras civilizações. As mulheres (e os homens, durante certos períodos da história) usam maquiagem para realçar seus traços faciais e, assim, tornarem-se mais atraentes para o sexo oposto. Na verdade, a maquiagem imita certos sinais sexuais que seu corpo emite quando você está excitada: as pupilas ficam maiores, fazendo os olhos parecerem mais escuros, as maçãs do rosto ficam coradas e os lábios tornam-se mais vermelhos e cheios. Depois dessas informações, você concerteza nunca mais irá encarar maquiagem para os olhos, blush e batom da mesma forma!

Se sua mãe consentir que você se maquie, pergunte-lhe se pode pratiar com as maquiagens velhas dela. Converse com ela a respeito, pois sua mãe poderá lhe dar dicas úteis, e é provável que ela seja honesta com relação à sua aparência. Dessa forma, você vai se acostumando a usar maquiagem sem gastar seu dinheirinho. Experimente reunir um grupo de amigas para começar a se maquiar. Vai ser muito mais divertido poder trocar ideias e comentários. Se elas também puderem trazer a maquiagem velha de suas mães, haverá uma variedade maior de produtos para testar. Para a iniciante que deseja evitar um desastre a sua primeira tentativa, aqui vai um guia rápido para vários produtos.

Coisas que toda garota deve saber

Geralmente, os pais hesitam em deixar suas filhas começarem a usar maquiagem. Se você realmente quer se maquiar, tente persuadi-los, mas, se eles forem muito inflexíveis, não force a barra. Lembre-se: você nunca mais terá a pele tão sadia (esqueça as espinhas) como a tem hoje. Quando você começar a usar maquiagem, provavelmente vai querer utilizá-la constantemente, pois se sentirá nua sem ela. Então, não esteja muito ansiosa para adquirir esse hábito.

9


Sumário 1

UMA BASE SÓLIDA ........................................................................13 Comprando sua base ..................................................16 Aplicando a base .............................................................19 Pancake ................................................................................... 21

2

PÓ PERFEITO ...................................................................................23

3

BLUSH ..................................................................................................27

4

MAQUIAGEM PARA OS OLHOS ............................................31 Sobrancelhas .....................................................................33 Sombra para os olhos .................................................35 Delineador ..............................................................................37 Rímel .........................................................................................37

5

LÁBIOS DE MEL .............................................................................41

6

REGRAS DE OURO PARA UMA BOA MAQUIAGEM .......47 DIÁRIO ..................................................................................................51


1 Uma base sรณlida


Este deve ser o princípio de todo o seu “trabalho”. Constitui-se em uma das etapas mais difíceis da maquiagem! A base é aplicada em todo o rosto e pescoço para igualar o tom de pele que, normalmente, apresenta manchas. Se você tem a pele escura, pode ter alguma dificuldade para encontrar base no seu tom. Contudo, existem linhas de produtos especialmente formulados para peles morenas e negras. As bases podem ser vendidas em diversas embalagens , garrafinhas, tubos e potes, mas geralmente vem na forma de líquido ou creme.

Coisas que toda garota deve saber

Ficar em frente a uma prateleira com vários potes de base para escolher apenas um pode ser uma experiência assustadora. Então leve uma amiga com você, para lhe dar apoio moral. Amigas sempre gostam de dar opinião sobre tudo; assim, é bom escolher uma que com certeza será honesta com você e que não tenha medo de lher dizer a verdade. Se não encontrar uma amiga que possa lhe acompanhar, troque uma ideia com as vendedoras. Quando estas são especializadas, geralmente sabem do que estão falando. Mas não permita que elas pressionem você a comprar determinado produto.

15


Sabedoria popular “De fato, embora esta pareça uma sugestão razoável é, na verdade, uma total perda de tempo! A pele do dorso da mão é completamente diferente da pele do rosto, tanto na textura como na tonalidade. A pele facial está constantemente exposta. Pense na frequencia com que você queima (de sol) seu nariz, ou como seus lábios racham no frio, ou, ainda, nas sardas que aparecem nos dias ensolarados. Considere, agora, a frequencia com que aparecem espinhas nos seus dedos ou como as palmas de suas mãos ficam coradas quando você vê o garoto mais lindo deste mundo!”

Coisas que toda garota deve saber

Comprando sua base

16

O primeiro passo é decidir se você prefere base em creme ou líquida. Considere a consistência. Veja qual é a mais fácil de aplicar (agora você pode usar o dorso da sua mão!). Geralmente, as bases em creme precisam ser mais “bem espalhadas” do que as líquidas, que são facilmente passadas por toda a pele; sendo assim, as líquidas são mais indicadas para as iniciantes.


Como os produtos novos geralmente são lacrados, veja se a loja possui produtos para teste. Consulte as vendedoras.

1. Coloque uma pequena quantidade no rosto, na bochecha ou na testa e espalhe. A base deve ser aplicada de modo que pareça sua pele natural. Se ficar satisfeita com a forma como a base foi absorvida, isso significa que você pode ter encontrado a marca que lhe é mais adequada. Caso contrário, experimente uma outra marca. Nunca compre algo sem estar convencida de que é o mais apropriado, ou você estará com certeza disperdiçando dinheiro.

Vá experimentando em partes diferentes da testa e das bochechas. Depois que você passar algumas bases erradas, ao encontrar a tonalidade certa você saberá na hora, a menos que tinha ficado sem pele para testar! 3. Observe as diversas tonalidades disponíveis. Sempre leve em consideração a iluminação da loja, que, com muita frequência, dá um brilho artificial à sua pele. Veja com a vendedora se você pode levar um espelho para fora da loja e verificar a aparência de base na sua pele sob luz natural.

Coisas que toda garota deve saber

2. Se, quando for aplicada, a base parecer uma marca de sujeira ou machucado, ela não está adequada para você. A tonalidade está muito mais escura e você precisará de algo mais claro. A menos que já tenha passado por esse processo de experimentar bases, prepare-se para voltar para casa parecendo que esteve lutando boxe!

17


4. Agora, e somente agora, olhe para preço e marca. Nunca faça sua escolha baseada nos preços mais baixos, a menos que você saiba que determinado produto é realmente bom. Por outro lado, não acredite que uma marca é boa só porque é cara. Algumas das mais famosas custam muito caro e podem fazer um furo enorme no seu orçamento. No entanto, elas podem ser consideradas como um investimento e, frequentemente, mostram a longo prazo que valem seu preço. Se você se decidir por uma imitação mais barata, é exatamente isso que vai obter, e o resultado poderá lhe custar duas vezes mais caro. De qualquer forma, nunca se sinta obrigada a comprar algo que não puder pagar ou que não tenha certeza de que precisa, mesmo que a vendedora tenha gastado vinte minutos com você. Apenas diga que precisa de um tempo para pensar!

Coisas que toda garota deve saber

Dica das estrelas

18

Se você tem maçãs do rosto rosadas e isso a incomoda, existe um base que pode lhe ser útil. Ela é, estranhamente, verde vivo. Mas se transforma num tom neutro quando aplicada na pele, e equilibra as bochechas rosadas. Caso você tenha uma pele amarelo-pálida, dê-lhe mais vida com uma base lilás, que também muda de cor quando aplicada.


Aplicando sua base Quando chega a hora de utilizar sua comprar em casa, o impulso de colocar um pouco de base no dedo e esfregá-lo vigorosamente no rosto deve ser controlado. A base deve ficar como uma segunda pele, e não como uma camada espessa. Nunca tente usá-la para cobrir espinhas. Como escondê-las será explicado mais tarde.

1. Você precisa se preparar para essa “tarefa”. Assim, sempre amarre o cabelo para trás antes de lavar, tonificar e hidratar o rosto. Não se esqueça do pesçoco. 2. Colocar porções de base em vários lugares do rosto antes de espalhar pode fazer com que você exagere a quantidade. Pegue sua esponja, umedeça-a e coloque uma pequena quantidade de base diretamente nela. 3. Passe a esponja pelo rosto e pescoço, incluindo os lábios e as pálpebras. É importante não se esquecer do pescoço. Do contrário, vai parecer que você está usando uma máscara.

Coisas que toda garota deve saber

Invista em uma esponja decente para maquiagem. A esponja deve ser utilizada umedecida (e não molhada), ajudando a espalhar a base de maneira rápida e fácil, além de deixá-la uniforme. Evite encostar as pontas dos dedos em qualquer parte do rosto, pois elas são incrivelmente gordurosas e sujas.

19


Quando chega a hora de utilizar sua comprar em casa, o impulso de colocar um pouco de base no dedo e esfregá-lo vigorosamente no rosto deve ser controlado. A base deve ficar como uma segunda pele, e não como uma camada espessa. Nunca tente usá-la para cobrir espinhas. Como escondê-las será explicado mais tarde. Invista em uma esponja decente para maquiagem. A esponja deve ser utilizada umedecida (e não molhada), ajudando a espalhar a base de maneira rápida e fácil, além de deixá-la uniforme. Evite encostar as pontas dos dedos em qualquer parte do rosto, pois elas são incrivelmente gordurosas e sujas.

Coisas que toda garota deve saber

1. Você precisa se preparar para essa “tarefa”. Assim, sempre amarre o cabelo para trás antes de lavar, tonificar e hidratar o rosto. Não se esqueça do pesçoco.

20

2. Colocar porções de base em vários lugares do rosto antes de espalhar pode fazer com que você exagere a quantidade. Pegue sua esponja, umedeça-a e coloque uma pequena quantidade de base diretamente nela. 3. Passe a esponja pelo rosto e pescoço, incluindo os lábios e as pálpebras. É importante não se esquecer do pescoço. Do contrário, vai parecer qeu você está usando uma máscara.


Pancake

Coisas que toda garota deve saber

As manchas e espinhas normalmente desaparecem após a aplicação da base. Contudo, se você ainda estiver paranóica por causa daquela minimontanha que apareceu do nada e por causa daqueles círculos negros sob os olhos, que apareceram após uma noite pesada de estudo, pode ser que precise de um pouco de pancake.

21


2 Pรณ perfeito


O pó conclui o trabalho iniciado pela base, dando à sua pele um acabamento opaco. Muitas bases já vem com pó misturado, não sendo necessário aplicá-lo em separado. De qualquer forma, sua função é evitarque o rosto fique brilhante ou com aspecto oleoso.

Coisas que toda garota deve saber

É comum o pó já vir com sua própria esponja. Esta pode ser utilizada, mas é preferível fazer uso de um pincel grande, próprio para maquiagem. O pincel distribui as partículas finas igualmente na pele. O pó (ou base) pode ser usado para criar ilusões de ótica, realçando ou disfarçando características do seu rosto. Por exemplo, o chamado queixo duplo pode ficar menos óbvio aplicando-se uma tonalidade mais escura abaixo da linha da mandíbula e outra mais clara no próprio osso do queixo. Um rosto redondo pode ser afinado colocando-se faixas escuras nos lados da face e da testa e aplicando-se um tom claro no centro. Experimente você mesma!

25


3 Blush


O blush – ou ruge – é vendido numa diversidade de formas: creme, pó, bastão, e até mesmo como bolas coloridas num pote! Blushes em creme duram mais que qualquer outro tipo, mas são mais complicados de lidar e podem, facilmente, se transformar numa bagunça. Aplica-se blush em pó com pincel grande. Pode-se usar blush para realçar um rosto que não tenha uma estrutura óssea muito definida, mas só quando é bem aplicado. Não o coloque em círculos, como um palhaço. E antes de tentar passá-lo em seu rosto com a maquiagem prota e perfeita (até aqui), aperte-o e veja exatamente onde está seu osso da bochecha. Ele vai do cabelo, próximo à orelha, até o nariz, e não até a boca. É sobre esse osso que você deve aplicar o blush.

1. Prenda o cabelo para trás, mantendo a face desimpedida. 2. Ponha uma quantidade pequena de blush no pincel. Coloque-o sobre o osso próximo ao cabelo (quase junto à orelha) e, cuidadosamente, aplique com movimentos suaves, afilando no final do osso (na direção do nariz, sob o olho).

Coisas que toda garota deve saber

A escolha da cor não é tão simples como você talvez imagine. É uma boa ideia escolher marrons rosados, que combinam praticamente com tudo. Não escolha nada muito escuro; utilize o pincel aplicador com o mínimo de blush, e sempre use pouco. Lembrese, você está realçando aquilo que já tem, e não mudando sua estrutura óssea.

29


4 Maquiagem para os olhos


Dizem que os olhos são as janelas da alma. Eles são, sem dúvida, elementos importantíssimos de qualquer rosto. Pense no quanto você olha as pessoas nos olhos, enquanto conversa; ou então, como evita olhá-las quando está tímida, nervosa ou mentindo! Podemos aprender muito observando o olhar dos outros, até mesmo seu estado de saúde, se você for uma iridologista! Assim, é muito importante que, quando você utilizar maquiagem, esta realce seus olhos de modo a atrair a atenção das pessoas, e nunca deixando-os desanimados e sem graça. Existe uma grande quantidade de produtos para usar nos olhos – sombra, delineador, lápis, rímel – mas, antes de tudo, pense nas sobrancelhas.

Hoje em dia não se usa mais tirar os pelos da sobrancelha até ficar só com uma linha fininha deles. Entretando, todas as sobrancelhas podem ficar mais bonitas depois de passarem por uma pequena “arrumação”.

Dica das Estrelas Se você não tiver uma escova de sobrancelha, utilize uma escova usada de rímel. Umedeça-a e escove as sobrancelhas na direção do crescimento, para “penteá-las”.

Coisas que toda garota deve saber

Sobrancelhas

33


Se, após escová-las, houver alguns fios tortos, é hora de usar a pinça. Não tente modificar o formato de sua sobrancelha, pois é provável que você a estrague completamente; além disso, vai levar muito tempo até que ela cresça de novo. A intenção é fazer o melhor com o que a natureza lhe deu. Os pelos tortos só devem ser arrancados quando forem das camadas inferiores da sobrancelha; nunca retire-os se pertencerem à linha de cima. O segredo é puxá-los com um movimento rápido na direção em que eles crescem, e não na direção em que você acha que eles deveriam crescer! Os pelos próximos à parte superior do nariz podem fazer com que lágrimas aflorem aos seus olhos. O melhor é tirar sobrancelha várias vezes por semana, em vez de deixar tudo para uma blitz semanal.

Coisas que toda garota deve saber

Lembre-se de fechar os poros do rosto com água fria antes de aplicar a maquiagem. Também por isso é aconselhável você tirar a sobrancelha pelo menos umas duas horas antes de começar a se arrumar.

34

Se você tem sobrancelhas claras, quase invisíveis, elas podem desaparecer completamente quando você passar maquiagem. Nesse caso é recomendável usar um lápis de sobrancelha sobre elas, dando-lhes mais destaque. Passe o lápis de leve sobre os pelos, numa tonalidade próxima à sua cor natural. Você não está pintando as sobrancelhas, e sim enfatizando-as.


Sombra para os olhos Pratique com a sombra tanto quanto possível, pois é imprescindível escolher a combinação correta de cores. Se estiver em dúvida, fique com as tonalidades de marrom. Elas combinam com quase qualquer cor de cabelo, olho e tom de pele. De forma geral, formam uma combinação harmoniosa: Cabelo ruivo – sombra nas cores marrom, verde, dourado, coral e tonalidades claras. Cabelo louro e acinzentado – sombra nas cores marrom, coral-rosado, cinza-claro e tonalidades claras.

Dica das estrelas Antes de começar a passar sombra, coloque um lenço limpo embaixo dos olhos para aparar qualquer partícula que caia deles, e que poderia arruinar a maquiagem feita até então. Além disso, antes de passar a sombra, aplique uma leve camada de base nas pálpebras. Isso fará com que a sombra fique firme no lugar, demorando a sair.

Coisas que toda garota deve saber

Cabelo escuro – sombra nas cores marrom, cinza, púrpura e tonalidades claras.

35


Escolha uma esponja aplicadora ou um pincel pequeno de maquiagem para passar a sombra; você decide qual lhe é mais confortável. Você pode utilizar também um pincel de pintura com cerdas finas e macias. 1. Aplique primeiro os tons mais claros, pois senão todas as cores que você pegar com o pincel parecerão se transformar em um marrom sujo. Tenha sempre um lenço à mão, para limpar o pincel após cada aplicação de cor.

Coisas que toda garota deve saber

2. Para um olhar profundo, aplique uma tonalidade escura na órbita ocular; para um olhar mais amplo, use tonalidades claras nas órbitas. Cores escuras farão com que seus olhos pareçam pequenos, mas também terão um efeito mais dramático. Uma cor mais clara logo abaixo da sobrancelha fará com que os olhos pareçam mais largos.

36

Lembre-se, os dois olhos devem ficar iguais no final; por isso, faça cada etapa ao mesmo tempo os dois olhos, ou você pode esquecer qual cor usou e onde usou. Até você adquirir bastante prática, os melhores resultados serão conseguidos utilizando-se cores simples e sutis, e harmonizando-as bem. Se você for a uma danceteria ou boate e estiver usando sombra nos olhos, verifique com frequencia, no espelho do banheiro ou com um espelhinho de bolsa, o estado da sua sombra. No calor ela pode derreter, e não há nada pior do que sombra escorrendo das pálpebras para o olho.


Delineador O delineador é vendido de duas formas: como lápis ou líquido. O delineador liquido foi moda nos anos 60 e agora voltou com tudo. Para aplicá-lo é preciso ter mão firme e muito mais prática do que para passar o lápis. Contudo, parece que o líquido permanece por mais tempo. Ele não borra facilmente e confere um visual bem definido, que escorre maravilhosamente na chuva!

Use um lápis ou líquido com a cor próxima à do rímel, e lembre-se que poucas pessoas se dão bem com maquiagem preta nos olhos – talvez só quem tem cabelo liso preto. Marrom parecerá mais quente e menos sério, e depois você não ficará parecida com um urso panda.

Rímel É muito importante que o rímel seja aplicado após o pó, pois, se este for aplicado por último, suas partículas podem empobrecer o efeito do rímel.

Coisas que toda garota deve saber

O delineador diminui os olhos, dando a ilusão de serem menores. Se os seus olhos já são pequenos, escolha cores claras e aplique-as abaixo dos cílios inferiores. Se você colocar delineador nos cílios, seus olhos parecerão ainda menores, e se colocá-lo dentro dos cílios irá enfatizar o tamanho pequeno dos olhos.

37


Dica das estrelas Se os seus cí lios não forem compridos ou espessos, aplique neles um pouquinho de pó facial ou talco, antes de colocar o rímel. Isso fará com que fiquem muito mais impressionantes!

Muitas mulheres enlouquecem com o rímel, aplicando-o freneticamente nos cílios, conseguindo assim um visual de aranha. Se é isso que você quer, muito bem. Mas colocando rímel nos cílios de cima, escovando-os suavemente para baixo, o visual ficará muito mais natural e favorável.

Coisas que toda garota deve saber

1. Comece pelos cílios de cima. Coloque a escovinha na parte inferior dos cílios, próximo à pálpebra. Escove em direção às pontas, se possível com um único movimento.

38

2. Nos cílios inferiores, coloque a escovinha no meio dos cílios e escove em direção às pontas. 3. Antes de fechar os olhos, coloque um lenço entre os cílios de cima e os de baixo, piscando algumas vezes. Isso evitará que sua base fique com marcas.


Sabedoria popular “Antes de usar rímel, coloque a escova no tubinho, fazendo movimentos contínuos para cima e para baixo, a fim de absor ver bem o produto”.

Coisas que toda garota deve saber

Na verdade, a melhor forma para que a escova absorva o rímel é girá-la em sentido horário, dentro do tubinho. Repare como as cerdas da escova formam uma espiral. Elas absorvem mais partículas de rímel dessa forma.

39


5 Lรกbios de mel


Este deve ser o toque final da sua maquiagem. A base que você já passou nos lábios (lembra-se?) ajudará a fixar o batom que será usado agora. A maioria das mulheres passa o batom diretamente nos lábios. Mas, se você usar um pincel labial, terá melhor resultado. Muitas lojas vendem pincéis que parecem apropriados para pintura, terminando numa ponta. Entretanto, esse tipo é mais difícil de manusear, sendo preferível escolher um pincel com ponta chata para começar. Outro produto útil é um lápis para contorno dos lábios. Escolha um que possa ser usado com várias tonalidades de batom. Se você quiser um efeito dramático, use um lápis escuro; essa técnica dá a impressão de que seus lábios foram pintados no seu rosto. Pode-se conseguir um visual mais natural usando um tom mais claro do que o batom.

Ao usar o lápis, trace a linha natural dos seus lábios. Se você tem lábios grossos, desenhe dentro da linha natural; se forem finos, desenhe por fora. Não se deixe levar pelo entusiasmo, tentando fazer um lábio totalmente novo. Mais uma vez lembramos: você está apenas realçando aquilo que tem. Para escolher o batom, pense na cor do cabelo, tom de pele e formato do lábio. Com relação à cor do cabelo, é facil: Cabelo ruivo – batons coral, marrons e alguns tons de laranja. Cabelo louro e acinzentado – rosa; não use tons escuros. Cabelo escuro – vermelho-escuro e marrom; pode usar a maioria das cores fortes.

Coisas que toda garota deve saber

Usamos lápis para lábios por duas razões. Primeiro, para saber exatamente a área onde o batom deve ser aplicado, e, em segundo lugar, para evitar que ele escorra – o que lhe daria o maravilhoso efeito-palhaço. (Isso acontece principalmente com batons vermelhos.)

43


Agora pense no seu tom de pele. Se for claro, fique com batons claros; se a pele for escura, use batons escuros. Por último, considere o tamanho dos lábios. Se forem pequenos, evite tonalidades escuras, que o farão parecerem ainda menores. Pense nos dentes também. Se eles não forem muito brancos, não é aconselhável usar tons de laranja ou coral, pois irão enfatizar o amarelado dos dentes. Para que eles pareçam mais brancos do que são, use variações de vermelho com um leve tom azulado. Se você seguir todas essas recomendações, vai acabar tendo só uma cor para usar! Mas, se você utilizar apenas a cor que lhe cai melhor, é provável que consiga um bom resultado.

Coisas que toda garota deve saber

Ao aplicar o batom, coloque uma camada no pincel e, com cuidado, preencha os lábios dentro do contorno que você já desenhou. Morda suavemente, com os lábios, um guardanapo de papel. Depois aplique outra camada. Se você quiser que o batom permaneça por mais tempo, compre um protetor, que é aplicado por cima do batom e o mantém no lugar.

44


Dica das Estrelas

Coisas que toda garota deve saber

Se o seu lábio de cima for mais espesso que o de baixo, utilize nele uma tonalidade mais escura. Se o lábio inferior foi mais grosso, faça o mesmo. Se os seus lábios não tiverem aquele visual de “prontos para beijar”, aplique uma tonalidade mais clara no meio, para conseguir um visual mais cheio!

45


6 Regras de ouro para uma boa maquiagem


A prática leva à perfeição. Nunca tente uma nova técnica minutos antes de um grande acontecimento. Tenha uma grande variedade de pincéis limpos e muitos lenços também limpos à mão. Lave os pincéis, com frequencia, em água morna e sabão. Faça isso alguns dias antes de utilizá-los novamente, pois demoram um pouco para secar por inteiro. Se em suas maquiagens você não tiver sua cor preferida, não fique com medo de misturar o que tem e experimentar! Procure sempre harmonizar as cores, misturando-as bem e evitando “faixas” definidas. Sempre remova completamente a maquiagem. Nunca durma com ela! Além de ficar horrível no dia seguinte, ela prejudica bastante a pele.


Diário Espaço livre para você escrever


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


Diรกrio


DeVry | FBV Projeto de Design Editorial Professora: Mirela Paiva Equipe: Edilson Pinho Giulia Paes Ingrid Beatriz Victoria Hazin

Cólofon Texto composto em Clemente Font Family, 11 pt. Títulos e subtítulos compostos em A little Sunshine Regular, 30/50 pt. Impresso pelo processo de offset sobre papel 75 g/m2.

Impresso em Recife, novembro de 2016 Gráfica Nacional


Redesign - Coisas que toda garota deve saber