Page 1


O BICHO QUE DETESTA LER Texto

Demitri Túlio Ilustrações

Saulo Tiago 2ª edição Fortaleza 2011

Detestinha - Miolo 17x20,5.indd 1

30/9/2011 15:13:36


©2003 by Edições Demócrito Rocha

Fundação Demócrito Rocha Presidente Luciana Dummar

Edições Demócrito Rocha (EDR) (marca registrada da Fundação Demócrito Rocha)

Editora Regina Ribeiro Editor de Design Deglaucy Jorge Teixeira Editoração Eletrônica Welton Travassos Revisão Ortográfica Daniela Nogueira Catalogação na Fonte Ana Kelly Pereira

Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP)

Túlio, Demitri T917d Detestinha / Demitri Túlio; ilustrações, Saulo Tiago. – 2 ed. – Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2011. 48p.; il. color.

ISBN 978-85-7529-534-2

1. Literatura Infanto-Juvenil 2. Teatro I. Tiago, Saulo. II. Título

CDU 82-93(81)

Edições Demócrito Rocha

Av. Aguanambi, 282/A - Joaquim Távora - Cep 60.055-402 - Fortaleza-Ceará Tel.: (85) 3255.6270 - 3255.6036 - 3255.6256 - Fax (85) 3255.6276 edicoesdemocritorocha.com.br edr@fdr.com.br I livrariaedr@fdr.com.br

Detestinha - Miolo 17x20,5.indd 2

30/9/2011 15:13:36


Apresentação No livro Reforma da Natureza, Emília usou de astúcia para inventar o livro comestível. Com vários sabores, sua invenção das Arábias – ou seria da China? – propiciava ao leitor o prazer de ler e devorar cada uma de suas páginas. Era um prazer duplo – pelo menos para aqueles que gostam da leitura. Seríamos todos assim, como diria a boneca falante de Monteiro Lobato, "uns famintos barrigudos devoradores de livros". Em Detestinha – o bicho que detesta ler, Demitri Túlio faz uma referência à gula de Emília. Seu personagem central bem poderia ter saído da cabeça da boneca. Ao invés de devorar os livros por prazer, porém, o bicho que detesta ler o faz para acabar com eles. Em sua sanha devoradora, sai comendo os personagens dos clássicos infantis que, claro, vão precisar de leitores de verdade para, digamos, encerrá-lo em seu velho baú por mais trezentos anos. Peça infantil que já ganhou montagens da Comédia Cearense, do Balaio e do Circo Tupiniquim, Detestinha tem o tom de fábula das histórias infantis e a habilidade para cativar plateias – sejam ou não infantis. Quando o bicho que detesta ler acorda de um sono secular, personagens como Chapeuzinho Vermelho e Branca de Neve mergulham num desvario. É que as histórias começam a desaparecer e ele, não satisfeito em devorar os livros, resolve se meter também nas suas tramas.

Detestinha - Miolo 17x20,5.indd 3

30/9/2011 15:13:36


Se não fosse tão folgado, muita gente iria comparar o “bicho-traça” com os vilões mais malvados dos contos de fadas. Como as bruxas e os lobos maus, porém, Detestinha é feito da mesma matéria que torna os “maus” tão irresistivelmente simpáticos para as crianças. Ele existe para ser vencido, mas precisa existir para que as crianças – e os adultos também! – possam renovar diariamente o prazer de ler ao repetir o mantra do “Era uma vez...”. Walter Coe

Detestinha - Miolo 17x20,5.indd 4

30/9/2011 15:13:36


CENA I (Um baú do arco da velha está no meio do palco. Penumbra. Ruídos de algo que está se abrindo. Dobradiças enferrujadas rangendo. Música que provoque suspense, fumaça e jogo de luzes que darão clima de assombração. O baú está se abrindo e o bicho que detesta ler escapa depois de trezentos anos trancafiado. Ele dá gargalhadas e sai na ponta dos pés. A ideia é que ninguém, por enquanto, veja seu rosto. Só imagine que diabo virá daqui a pouco).

5

Detestinha - Miolo 17x20,5.indd 5

30/9/2011 15:13:36


CENA II (Um palhaço contador de histórias entra em cena passando pela plateia. Ele é elétrico e traz um monte de jornais. No cenário, além das estantes e uma porção de livros espalhados pelo chão, está o baú do arco-da-velha. O cadeado está quebrado).

Palha o

Extra! Extra! Saiba como dona Baratinha ficou viúva na hora do casamento e nunca mais saiu do caritó. Extra! Extra! Descubra como a Gata Borralheira transformou-se numa princesa chata e dondoca. Extra! Extra! Quem roeu a roupa do Rei de Roma? Teria sido Nero, o imperador? Ranulfo, o rato roedor ou o porquinho Rabicó? (Dirige-se às crianças da plateia) Ou foi esse menino que tem nariz de pepino? Ou aquele senhor com dentadura de isopor? Não, acho que foi aquela menina que faz careta quando toma vitamina. Extra! Extra! Conheça Cafute, o piolho (tira-o da cabeça de alguém) que faz cooper na cabeça da Menina dos Cabelos de Capim.

6

Detestinha - Miolo 17x20,5.indd 6

30/9/2011 15:13:36


Extra! Leia essas e outras histórias pra boi dormir na Gazeta da Leitura e no meu Twitter. Na terra do quem não lê a vida tem menos prazer... Prazer? (Para de repente e consulta um enorme relógio que tem no pescoço) Menino! Estou atrasado! Atrasado! Estou a-trasa-do! Está quase na hora de minha leitura diária. Tenho de arranjar um canto quieto para ler meu livro sossegado. Já sei! (Aponta para o baú e segue pra lá). Me sentarei no baú do arco-da-velha... (Toma um susto ao ver que o cadeado do baú está quebrado)

7

Detestinha - Miolo 17x20,5.indd 7

30/9/2011 15:13:37


Glúpite! Tóin! Pela perna perneta do Capitão Gancho! O cadeado do baú está quebrado! Meu Deus, o mundo do fazde-conta está perdido... (Aperreado, anda de um lado para o outro. Com cara de quem está apavorado) Glúpite! Tóin! Vocês nem imaginam quem está solto. Uma hora dessas, já deve ter devorado milhares de livros, destruído histórias e histórias. O que será dos contos de fada? Das potocas de dona Carochinha? Dá medo até pensar... Tomem cuidado! Ele é pior do que a Mula-sem-cabeça, mais feio que o Lobisomem, vinte mil vezes mais malvado que todas as bruxas das histórias juntas. Mais fedorento que o Cascão e mais mentiroso que o Pinóquio. (Para de repente e faz cara de safado) Se bem que uma mentirinha de vez em quando não mata... (Escuta um grande arroto e começa a tremer) Glúpite! Tóin! É ele... E o pior, deixei o livro do Sítio do Pica-Pau Amarelo em cima da mesa. Tenho que ir antes que ele devore meu livro predileto e ponha fim de uma vez por todas nas histórias de Monteiro Lobato... Socorro! Socorro! Salve-se quem puder. O bicho que detesta ler está solto. Socorro! Ele vai comer todas as histórias do mundo. Socorro! O bicho que detesta ler fugiu... (O palhaço corre atabalhoadamente. Sai de cena)

8

Detestinha - Miolo 17x20,5.indd 8

30/9/2011 15:13:37


9

Detestinha - Miolo 17x20,5.indd 9

30/9/2011 15:13:39


Detestinha  

Peça infantil que já ganhou diversas montagens e prêmios em Fortaleza, Detestinha tem o tom de fábula das histórias infantis e a habilidade...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you