Page 1

Futebol - Fórmula 1 - Natação Voleibol - Basquete - Tenis


ÍNDICE ESPORTIVO Futebol Fórmula1 Natação Tênis Basquete Vôlei

4-5 6-7 8-9 10 - 11 12 - 13 14 - 15


Futebol O futebol (do inglês association football ou simplesmente football) é um desporto de equipe jogado entre dois times de 11 jogadores cada um e um árbitro que se ocupa da correta aplicação das normas. É considerado o desporto mais popular do mundo, pois cerca de 270 milhões de pessoas participam das suas várias competições. É jogado num campo retangular gramado, com um gol em cada lado do campo. O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro do gol adversário, ação que se denomina golo (português europeu) ou gol (português brasileiro). A equipe que marca mais golos ao término da partida é a vencedora.

4

Principais competições internacionais Mundo (FIFA): Copa do Mundo (seleções), Copa das Confederações (Seleções) e Mundial de Clubes (clubes) Europa (UEFA): Eurocopa (seleções), Liga dos Campeões da UEFA e Copa da UEFA (clubes) América do Sul (CONMEBOL): Copa América (seleções), Copa Libertadores da América e Copa Sul-Americana (clubes) América do Norte e Central (CONCACAF): Copa Ouro (seleções) e Copa dos Campeões da CONCACAF (clubes) Ásia (AFC): Copa da Ásia (seleções) e Liga dos Campeões da AFC (clubes) África (CAF): Taça das Nações Africanas (seleções) e Liga dos Campeões da CAF (clubes) Oceania (OFC): Copa das Nações da OFC (seleções) e Campeonato de Clubes da OFC (clubes)

e t u F

l o b

5


Fórmula 1 A Fórmula 1 é a mais popular modalidade de automobilismo do mundo no início do século XXI. Ela tem o objetivo de ser a categoria mais avançada do esporte a motor. É regulamentada pela Fédération Internationale de l’Automobile (FIA), com sede em Paris.

2012

6

O campeonato mundial de Fórmula 1 se originou com as corridas de Grandes Prémios disputadas na Europa, desde antes da Segunda Guerra Mundial. Com a guerra as corridas cessaram e só retornariam em 1950. Nesse ano foi instituído o campeonato de Fórmula 1, que teria regulari-

dade anual. Ao longo da história houve enormes mudanças no desporto, tanto no que diz respeito a carros como no que toca a circuitos, regras e segurança. Por diversas vezes ao longo de sua história, regras foram alteradas com a finalidade de aumentar a segurança e a competitividade nas pistas. Também foram feitas diversas alterações em circuitos, como melhorias nos guard-rails, nas áreas de escape, colocação de chicanes, entre outras, principalmente após as mortes dos pilotos Ayrton Senna e Roland Ratzenberger no Grande Prêmio de San Marino, em 1994.

7


Natação

N

ação t a

A natação pura, também conhecida por natação desportiva, é a prática da natação de competição em piscina, envolvendo os 4 estilos básicos: crawl, bruços (ou peito), costas e mariposa (ou borboleta). Insere-se nos desportos aquáticos e faz parte dos Jogos Olímpicos modernos desde o seu início em 1896. O desporto é regido pela Federação Internacional de Natação (FINA),

juntamente com as outras modalidades aquáticas: natação sincronizada, pólo aquático, saltos para a água, águas abertas, masters e mergulho aquático. O objectivo da natação pura é o de determinar qual é o nadador mais rápido em uma determinada distância.

9 8


Tênis Ténis (português europeu) ou tênis (português brasileiro) é um desporto de origem britânica, disputado em quadras geralmente abertas e de superfícies sintéticas (Australia Open), cimento (US Open), saibro (Roland Garros), ou relva (Wimbledon). Participam no jogo dois oponentes ou duas duplas de oponentes, podendo ser mistas (homens e mulheres) ou não. A quadra é dividida em duas meia-quadras por uma rede, e o objetivo do jogo é rebater uma pequena bola para além da rede (para a meia-quadra adversária) com ajuda de uma raquete.

10

Grand Slam Para marcar um ponto é preciso que a bola toque no solo em qualquer parte dentro da quadra adversária, fazendo com que o adversário não consiga devolver a bola antes do segundo toque, ou que a devolva para fora dos limites da outra meia-quadra. O desporto assim possui aspectos de ataque (rebater bem a bola, dificultando a devolução do adversário) e defesa (bom posicionamento em quadra, antecipação do lance adversário etc).

O Grand Slam é a sequência dos quatro principais torneios do mundo: Roland Garros (França), Wimbledon (Inglaterra), Aberto dos EUA (Estados Unidos) e Aberto da Austrália.

11


Basquetebol O basquetebol (basquete (português brasileiro) ou básquete (português europeu) ) é um desporto colectivo inventado em 1891 pelo professor de Educação Física canadense James Naismith, na Associação Cristã de Moços de Springfield (Massachusetts), EUA.[1] É jogado por duas equipes de 5 jogadores, que têm por objetivo passar a bola por dentro de um cesto colocado nas extremidades da quadra, seja num ginásio ou ao ar livre.

so dado. Também é possível executar um passe, ou seja, atirar a bola em direcção a um companheiro de equipe. O basquetebol é um desporto olímpico desde os Jogos Olímpicos de Verão de 1936 em Berlim. O nome vem do inglês basketball, que significa literalmente “bola na cesta”.É um dos desportos mais populares do mundo.

Os aros que formam os cestos são colocados a uma altura de 3 metros e 5 centímetros. Os jogadores podem caminhar no campo desde que driblem (batam a bola contra o chão) a cada pas-

12

13


Voleibol Voleibol (chamado frequentemente no Brasil de Vôlei e em Portugal de Vólei) é um desporto praticado numa quadra dividida em duas partes por uma rede, possuindo duas equipes de seis jogadores em cada lado. O objetivo da modalidade é fazer passar a bola sobre a rede de modo a que esta toque no chão dentro da quadra adversária, ao mesmo tempo que se evita que os adversários consigam fazer o mesmo. O voleibol é um desporto olímpico, regulado pela Fédération Internationale de Volleyball (FIVB).

Principais competições Organizadas pela federação internacional (FIVB), as principais competições de voleibol são torneios internacionais que podem ser divididos em dois grupos: grandes eventos que ocorrem em ciclos de quatro anos e eventos anuais, criados a partir da década de 1990. De menor importância, mas igualmente tradicionais, são os torneios organizados por cada uma das cinco

14

grandes confederações continentais. Por fim, diversas federações possuem torneios e ligas nacionais, que ganham em prestígio de acordo com o volume de capital investido e a qualidade dos atletas envolvidos. Entre as principais competições de voleibol, destacam-se:

Internacionais

Torneio Olímpico de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1964 Campeonato Mundial de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1949 (homens) e 1952 (mulheres) Copa do Mundo: a cada quatro anos, desde 1965 (homens) e 1973 (mulheres) Liga Mundial: anualmente, desde 1990 Grand Prix: anualmente, desde 1993 Copa dos Campeões de Voleibol: a cada quatro anos, desde 1993

Nacionais

Superliga (Brasil) Liga Nacional de Vôlei (Mundo) Liga Feminina de Vôlei (chile)

15


JUST DO IT

Revista  

Revista Criada no Curso de Design Gráfico

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you