Page 1

Manual de Identidade Visual:

AIRFRANCE


Índice 1 - História da Airfrance 2 - Símbolo 3 - Símbolo e Logotipo 4 - Malha Construtiva Airfrance 5 - Assinaturas 6 - Versões da Marca 7 - Tipografia 8 - Dimensões Mínimas 9 - Controle de Fundo 10 - Controle de Fundo Colorido 11 - Área de Proteção 12 - Usos Não Permitidos 13 - Usos Não Permitidos Cont. 14 - Diretrizes de Aplicações 15 - Padrão Cromático

3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17


AIRFRANCE A Air France foi criada em 1933, através da fusão de várias companhias aéreas que operavam na França. Oferecia voos para diversos destinos na Europa e para as colónias francesas no norte de África. Durante a Segunda Guerra Mundial, a companhia mudou temporáriamente as suas operações para Casablanca, Marrocos. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa foi adquirida pelo governo francês e nacionalizada, sendo criada a Société Nationale Air France. Expandiu ao longo dos anos, tornando-se numa das maiores companhias aéreas europeias. Em 1994, todas as companhias aéreas estatais francesas (Air France, Air Inter, Air Charter e UTA) foram unidas, criando-se o grupo AiFrance. A empresa tem como base principal o Aeroporto de Paris-Charles de Gaulle e dispõe uma das maiores frotas na Europa. Dispõe de uma vasta rede de destinos. Tem como bases secundárias os aeroportos de Paris Orly (de onde saem na sua maioria, voos « vaivem » para outras cidades francesas). Em setembro de 2003, foi anunciada a fusão da Air France com a holandesa KLM (Royal Dutch Airlines), O processo foi concluído em maio de 2004.

3


Símbolo O símbolo Airfrance é o único e grande componente da identidade visual da Companhia e contribui gradativamente para seu reconhecimento e idenficação gráfica. O símbolo busca inspiração nas asas de um avião e representa movimento, sofisticação e segurança, umas das missões sociais da Companhia Airfrance . É terminantemente proibida a alteração ou recriação da forma, tratamento gráfico ou da cor do símbolo.

AIRFRANCE 4


Símbolo e Logotipo O logotipo Airfrance é a forma especialmente criada para grafar a sigla que representa o nome da Companhia. Foi construído especialmente para este fim, portanto não foi baseado em nenhuma fonte tipográfica, aumentando o seu grau de exclusividade. É limpo, assertivo e forte, e não deve, em nenhuma hipótese, ter sua forma alterada. Não deve ser aplicado separadamente, porém, caso a autoria do material não pertença à Airfrance, como, por exemplo, em impressos de parceiros, deve-se obrigatoriamente utilizar o símbolo em conjunto com o logotipo e símbolo. Da mesma forma, o conjunto do logotipo também não pode ser utilizado isoladamente sem o símbolo em aplicações de terceiros.

Anatomia da marca Airfrance

AIRFRANCE

5


Malha Construtiva da Airfrance

7

AIRFRANCE

X = 20 quadrados = 72 a 792 Y = 20 quadrados = 216 a 792 Espaco utilizado na vertical = 144 a 684 Espaco utilizado na horizontal = 324 a 468 Quadrados utilizados = 43

16

6

5


Assinaturas As configurações formais específicas do conjunto símbolo/logotipo/tipograma, também conhecidas como assinaturas, são quatro: vertical básica, vertical completa, horizontal básica e horizontal completa.

AIRFRANCE

No caso de aplicação da marca sem a presença de marcas de terceiros, a escolha da assinatura deve ser feita de acordo com a característica do espaço disponível para aplicação: espaços mais horizontais demandam assinaturas horizontais e espaços mais verticais, assinaturas verticais.

AIRFRANCE Assinatura Horizontal Simples (Sem o Símbolo)

Assinatura Vertical Básica

AIRFRANCE Assinatura Horizontal Básica (Em caso extremo de necessidade)

AIRFRANCE Assinatura Horizontal e Completa

7


Versões da Marca Quatro versões foram criadas prevendo as possíveis aplicações da marca Airfrance: [ A ] Especial Colorida: para a maior parte das aplicações coloridas (tela ou impressão) com fundo branco ou claro. [ B ] Especial Prata: para aplicações monocromáticas com fundo branco ou claro. [ C ] Simplificada Positiva: para aplicações monocromáticas com fundo claro e para acabamentos impressos especiais como verniz, hot stamping, corte em vinil e relevo seco. [ D ] Simplificada Invertida: para aplicações monocromáticas ou coloridas com fundo escuro.

AIRFRANCE Especial Colorida

AIRFRANCE Especial Prata

AIRFRANCE Simplificada Positiva

AIRFRANCE Simplificada Negativa

8


Tipografia A escolha da tipografia BlairMdITC TT Medium foi baseada no impacto visual que ela pode proporcionar para marca da Airfrance. Contemporânea e assertiva, contribui para criar um aspecto de modernidade e alta legibilidade. Sua ampla visualização possibilita uma enorme gama de aplicações, seja para comunicação impressa ou digital.

Textos

|

Legendas

|

Títulos

BlairMdITC TT Medium abcdefghijklmnopqrstuvwxyz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 123456789 abcdefghijklmnopqrstuvwxz ABCDEFGHIJKLMNOPQRSTUVWXYZ 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 [...]

9


Dimensões Mínimas De forma a proteger a integridade, legibilidade e impacto da marca Airfrance, foram definidas dimensões mínimas para a aplicação. A utilização da marca em dimensões inferiores às descritas abaixo deve ser evitada. As dimensões mínimas variam de acordo com a assinatura, de forma manter a legibilidade do conjunto sob as mais diversas condições. A unidade de medida utilizada depende do tipo de aplicação: em milímetros (mm), para aplicações impressas, e em pixels (px), para aplicações com finalidade digital, como apresentações em tela ou websites. 50 mm 144 px

80 mm 252 px

123 mm 360 px

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

10


Controle de Fundo Para que a marca Airfrance seja sempre reconhecida, é fundamental otimizar o seu contraste contra os mais variados tons de fundo aos quais será aplicada. Assim, foram estabelecidas orientações gerais sobre os limites de aplicação em função do contraste entre o fundo e a marca. As versões especiais devem ser sempre aplicadas contra fundo branco ou claro. Para fundos escuros, coloridos ou não, são permitidas variações na aplicação de forma a flexibilizar o design das peças gráficas onde a marca será aplicada. AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE Gray :Scale

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

11


Controle de Fundo Colorido

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

12


Área de Proteção

Para criar máximo impacto, é importante manter o espaço em torno da marca Anac livre de outros elementos gráficos. Essa "área de proteção" é o espaço em torno da marca que não deve ser invadido por texto, fotos e outras marcas. A margem de segurança mínima corresponde à altura do símbolo do logotipo Airfrance. Essa medida, considerada em torno de toda a marca, em X (Altura do Símbolo) todas as assinaturas, define a margem. 30 mm 230 mm

70 mm

AIRFRANCE 30 mm (fora ao espaco original do logo)

13


Usos Não Permitidos

Para uma marca, integridade e padronização são mais importantes que uma aplicação "criativa", já que interferem nos elementos constituintes da marca de acordo com o caráter da peça onde será aplicada ou com a vontade do criador. Desta forma, não é permitido que se alterem ou sejam recriados os elementos que compõem a marca, como cores e formas das letras ou do símbolo.

E

NC FRA

AIR

AIR

FRA

NC

E

Não rotacionar ou inverter a posição original.

AIRFRANCE

AIRFRANCE

Não aplicar cores avulsas no símbolo ou alterar a sua tipografia (fonte).

AIRFRANCE

AIRFRANCE

Não alterar a cor da fonte ou redimensionar o tamanho do logotipo.

14


AIRFRANCE Não aplicar mesclagem de cores em gradiente.

AIR FRANCE

AIRFRANCE

Não aplicar fundos coloridos com mais de 2 cores ou separar o nome do logo.

AIRFRANCE

AIRFRANCE

Não utilizar nenhuma forma ou imagem e não alterar (rotacionar) o formato original do símbolo.

AIRFRANCE

AIRFRANCE

Não mudar a posição do símbolo em cima do nome ou aplicar fundos coloridos avulsos.

AIRFRANCE Não unificar a cor da fonte ao símbolo.

15


Diretrizes de Aplicação Aplicação sobre fotografias A marca pode ser aplicada sobre fotos, desde que a área de aplicação não possua texturas muito pronunciadas e contrastadas, com variações significativas das cores. A aplicação deve também respeitar as regras de contraste sobre o fundo.

16


Padrão Cromático O padrão cromático revela muito do espírito e da personalidade da marca Airfrance, comunicando seus valores e visão. O uso apropriado do padrão promove a eficácia da comunicação destes importantes atributos nas mais diversas mídias. Para alcançar esta unidade cromática, é fundamental que especificações de cores sigam estritamente os valores apresentados abaixo.

C=0% M=0% Y=0% K = 100 %

R = 35 G = 31 B = 32

C = 15% M = 100 % Y = 90 % K = 10 %

R = 190 G = 30 B = 45

Pantone 179 C

C = 100% M = 100 % Y=0% K=0%

R = 46 G = 49 B = 146

Pantone 287 C

17

Pantone 426 C


Papelaria


Índice 1 - Cartão de Visita 2 - Envelope de Carta 3 - Envelope Saco- Ofício 4 - Papel de Carta A4 5 - Crachás 6 - Embalagens 7 - Pasta Catálogo 8 - Colete para Operações 9 - Brindes 10 - Assinatura de E-mail 11 - Sinalização Externa 12 - Sinalização Interna 13 - Identificação de Porta 14 - Modelo de Passagem 15 - Veículos 16 - Uniformes 1 17 - Uniformes 2 18 - Uniformes 3 19 - Anuncio 1 20 - Anuncio 2

18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37


Cartão de visita As referências mostradas nas páginas a seguir são exemplos de como manter a consistência da identidade visual da Airfrance ao se aplicar, em diversos suportes, as regras estabelecidas neste manual para uso da marca e dos demais elementos ,assim como no cartão de visita, um dos principais materiais gráficos de comunicação, que tem como missão despertar o interesse daqueles que o veêm.

2 mm

12 mm

12 mm

AIRFRANCE

AIRFRANCE

Eduardo Silva

Telefone: (11) 3550-0544 Celular: (11) 6944-6126

Coordenador Administrativo Airfrance

www.airfrance.com airfrance@companhia.gov.br

12 mm

8 mm

8 mm Cartão Luxo

AIRFRANCE

10 mm

AIRFRANCE

Eduardo Silva

Telefone: (11) 3550-0544 Celular: (11) 6944-6126

Coordenador Administrativo Airfrance

www.airfrance.com airfrance@companhia.gov.br

Cartão Simples

20

2.8 mm


Envelope de Carta Em correspondências externas, deve-se sempre utilizar o modelo de envelope carta com a assinatura especial colorida completa e com endereço. Em correspondências internas, deve-se utilizar a versão especial positiva básica.

Avenida Chedid Jafet, 222 Vila Olímpia - São Paulo Cep: 04551-065

Avenida Chedid Jafet, 222 Vila Olímpia - São Paulo Cep: 04551-065 AIRFRANCE

Avenida Chedid Jafet, 222 Vila Olímpia - São Paulo Cep: 04551-065

AIRFRANCE

Avenida Chedid Jafet, 222 Vila Olímpia - São Paulo Cep: 04551-065

AIRFRANCE

21

AIRFRANCE


Envelope Saco-Ofício Em correspondências externas, deve-se sempre utilizar o modelo de envelope saco-ofício com a assinatura especial colorida completa e com endereço. Em correspondências internas, deve-se utilizar a versão especial positiva básica.

Avenida Chedid Jafet, 222 Vila Olímpia - São Paulo Cep: 04551-065

Avenida Chedid Jafet, 222 Vila Olímpia - São Paulo Cep: 04551-065

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

22


Papel Timbrado A4

Em correspondências externas, deve-se sempre utilizar o papel timbrado com a assinatura especial colorida completa e com endereço. Em correspondências internas, deve-se utilizar a versão especial positiva básica.

AIRFRANCE

AIRFRANCE

Avenida Chedid Jafet, 222 Vila Olímpia - São Paulo Cep: 04551-065

Avenida Chedid Jafet, 222 Vila Olímpia - São Paulo Cep: 04551-065

23


Crachá

As cores do crachá de servidor seguem a paleta principal da identidade visual. No crachá de visitante é aplicado o azul em contraste com o branco para deixar clara a diferença e possibilitar uma rápida identificação.

AIRFRANCE

AIRFRANCE

Visitante Eduardo Silva Coordenador Administrativo Airfrance

AIRFRANCE

AIRFRANCE

24


Embalagens

AIR

FR

AN

CE

AIRFRANCE

25


Pasta Simples

Destinada ao uso interno e externo, possui aplicação da assinatura básica negativa.

AIRFR

AIRFR

ANCE

ANCE

26


Colete para operações externas

AIRFRANCE

AIRFRANCE

AIRFRANCE

Fiscalização AIRFRANCE

AIRFRANCE

Fiscalização

27


Brindes

A versão da marca a ser escolhida irá depender do suporte, da área disponível e das características de produção, sempre observando a redução máxima permitida. Se a qualidade do símbolo da versão especial for prejudicada devido ao sistema de produção disponível, deve-se optar por utilizar a versão básica. É importante sempre pedir uma prova do produto antes de autorizar a produção.

AIRFRANCE AIRF

AIRFRANCE

RAN

CE

AIRFR

ANCE

AIR

FR

AIR

FR

CE

A

AN

CE

28

E

NC

RA IRF

AN


Assinatura de E-mail As assinaturas de email padrão da Airfrance são fornecidas no formato HTML, e podem ser obtidas diretamente no setor de comunicação da Companhia. As assinaturas não devem ser reconstruídas manualmente.

AIRFRANCE Companhia Aérea Airfrance Avenida Chedid Jafet, 222 Vila Olímpia - São Paulo Cep: 04551-065

Eduardo Silva Coordenador Administrativo Airfrance Telefone: (11) 3550-0544 Celular: (11) 6944-6126 www.airfrance.com airfrance@companhia.gov.br

29


Modelo de totem institucional > externo O totem é uma peça de sinalização identificadora do órgão em ambientes externos. Em geral, possui uma localizacão de destaque nas proximidades do edifício que é sinalizado. No caso da Airfrance, o modelo padrão será produzido nos edifícios em que o órgão é proprietário do prédio ou naqueles que têm permissão para produzir modelo personalizado

AIRFRANCE

30


Modelo de totem institucional > interno

O totem interno é aquele utilizado em ambientes fechados. Sua ocorrência é mais ocasional. Geralmente ocorre em estandes para feiras ou na sinalização direcional e na identificação da empresa. O modelo direcional pode ter uma quantidade de informações maior, como setas de direcionamento, ou legendas com o nome do setor ou local indicativo.

AIRFRANCE Recepção

Auditório Elevador

31


Identificação de porta de entrada

A identificação da entrada é bastante variada, por causa da diversidade arquitetônica e dos materiais utilizados. Pede-se o uso da marca e na identificação principal do departamento. Por razões de hierarquia, sugere-se indicar o órgão de maior importância.

AIRFRANCE

PRESIDÊNCIA

AIRFRANCE

PRESIDÊNCIA

32


Passagem Airfrance (Boarding Pass)

AIRFRANCE Name of Passenger Gate

Gate Closes

Seat

D34

2005

29B

World Traveller BA 102

LHR

BOARDING PASS

World Traveller From Carrier/Flight

Time

BA/102

2030

Pcs 2

CK

0

Unick Wt 0

SeqNq 100

PASSENGER TICKET AND BAGGAGE CHECK

33


Veículos

AIR

FRA

AIR

FRA

NCE

NC

E

34


Uniformes

Uniforme de Co-Piloto

Uniforme de Piloto

35


Uniformes

Chefe Comissรกrio Comissรกrio de Bordo

Comissรกrio de Bordo

36


Uniformes

Chefe Comissรกria Comissรกria de Bordo

Comissรกria de Bordo

37


Anuncio Promocional

38


Anuncio Promocional

39


AIRFRANCE


Manual de Identidade Visual Airfrance Por: Eduardo Henrique da Silva Docentes: Sérgio Nicodemo Fábio Christão Lorenzo Baer Projeto de Conclusão do módulo Programação Visual de Design Institucional , do curso técnico em Comunicação Visual, do Senac Lapa Scipião. Outubro/2012


Manual de Identidade Visual Airfrance  

Novo desenho da marca Airfrance que juntamente encontram-se os produtos e toda a papelaria com a marca visual registrada

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you