Issuu on Google+

MOVIMENTO PRÓ-PARANÁ Ente de Integração e Relações Institucionais do Paraná

INFORMATIVO Nº 21 / 22 – JANEIRO / FEVEREIRO 2016 APRESENTAÇÃO Dando continuidade à apresentação periódica de suas atividades, o Movimento Pró-Paraná oferece, a seguir, um resumo dos trabalhos desenvolvidos nos meses de janeiro e fevereiro de 2016. COP21 E CLIMA Numa atividade conjunta com a Itaipu Binacional o Movimento Pró-Paraná realizará evento para registrar o legado da COP-21, especialmente o acordo internacional sobre Redução de Emissões que afetam o clima. A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática foi levada a efeito no final de 2015 em Paris, França e chegou a um resultado objetivo: o tratado firmado por 160 países para controlar a emissão de gases poluidores para equilibrar o clima do planeta em condições sustentáveis para a vida de plantas e animais. Na ocasião ainda, muitos participantes lançaram o Compromisso para a Ação, reunindo empresários, pesquisadores ambientais e ativistas sociais; uma disposição de esforço imediato e continuado para limitar o aumento da temperatura da Terra. Para marcar esse acontecimento o evento convocado para Curitiba terá palestras de representantes paranaenses àquela Conferencia das Nações Unidas, como o Presidente Marcos Domakoski, o conselheiro Norman Arruda (ISAE/FGV) e o Diretor Geral de Itaipu, Jorge Samek. Como substrato do evento, a Itaipu Binacional deverá repetir em Curitiba a exposição de projetos de sustentação ambiental. A iniciativa está a cargo do Conselho Temático de Infraestrutura do PróParaná, com curadoria do Coordenador adjunto Luiz Bruel. (data a ser confirmada). O evento será dia 04 de abril, às 17 horas, no 8º andar da Associação Comercial do Paraná.

PORTO E POLIGONAL A revisão da Poligonal do Porto de Paranaguá, abrangendo os portos organizados de Paranaguá e Antonina, fixada em decreto presidencial de 11 de fevereiro, coroou uma longa luta federativa dos paranaenses. Nesse sentido o Movimento Pró-Paraná enviou congratulações ao ministrochefe da Secretaria de Portos, Helder Barbalho; aos senadores Gleisi Hoffmann e Roberto Requião e aos deputados da Bancada Federal. Essa medida é considerada prioritária para assegurar novos investimentos públicos e privados no porto paranaense – o segundo maior escoadouro marítimo do país. A delimitação favorece inversões da ordem de R$ 8 bilhões, segundo informações da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina.

A revisão encaminhada sob proposição do ministrochefe da Secretaria Especial de Portos - dentro da diretriz de estimular investimentos em infraestrutura como matriz para a retomada da economia brasileira – tem alcance nacional e interessa ainda a países vizinhos do Cone Sul. Por isso, ampliando as informações sobre o sentido dessa medida, em conjunto com o Instituto de Engenharia do Paraná, o Movimento Pró-Paraná vai organizar um seminário sobre a nova Poligonal do Porto de Paranaguá. Para preparar o evento dirigentes do Pró-Paraná estiveram reunidos com o engenheiro-agrônomo Nilson Hanke de Camargo, representante técnico da Federação da Agricultura do Estado do Paraná. O seminário, que pelo PróParaná terá os senhores: Mario Pereira e Jaime Sunye Neto como coordenadores deverá contar com a participação dos diversos segmentos que compõem a comunidade portuária.

Reunião preparatória: Jaime Sunye Neto, Rafael de Lala, Wilson Portes, Ruth Bolognese, Marcos Domakoski e o expositor Nilson Hanke de Camargo.

MPP DEBATE A POLIGONAL EM PARANGUÁ O presidente do Movimento Pró Paraná, MPP, Marcos Domakoski, liderou uma comitiva em visita ao Porto de Paranaguá – a primeira depois da aprovação do decreto presidencial com a revisão da Poligonal. A nova linha, delimitada em conjunto com a Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, (APPA), permitirá expandir as áreas privadas e atrair novos investimentos para o Porto. O objetivo da visita foi colher dados para um seminário que o MPP e o Instituto de Engenharia do Paraná - IEP pretendem realizar a fim de acompanhar a maior transformação do Porto paranaense desde a sua fundação, há 80 anos. O grupo foi recebido pelo superintendente da APPA, Luiz Henrique Dividino, que fez uma explanação sobre a situação atual, a nova Poligonal e suas perspectivas; antecipando que, em 10 anos, o Paraná poderá contar com um Terminal completamente renovado. - "Somos o maior

“PRÓ-PARANÁ – DESDE 2001 INTEGRANDO INTERESSES DA SOCIEDADE PARANAENSE” Rua XV de Novembro, 621 – 6°andar – Centro – CEP: 80020-310 - (41) 3232-9595 - e-mail: proparana.org@gmail.com – site: www.proparana.org.br


MOVIMENTO PRÓ-PARANÁ Ente de Integração e Relações Institucionais do Paraná

exportador de produtos agrícolas do País e com os investimentos públicos e privados que serão realizados na área portuária, poderemos aumentar em até 10 milhões de toneladas a capacidade atual", afirmou o Superintendente. Dividino discorreu sobre as obras em andamento, e os projetos que serão realizados nos próximos anos. Falou também sobre as mudanças necessárias na infraestrutura, como rodovias, ferrovias, novos pátios de estacionamento, dragagens e o aumento da área de embarque e desembarque; planejados para os próximos 5 a 10 anos. "O objetivo do MPP de colher subsídios para a realização de um seminário foi alcançado. Ao avançar no debate, poderemos antecipar as condições para receber investimentos públicos e privados, colaborando com a APPA no que for necessário. A revisão da Poligonal foi uma vitória das entidades empresariais, como as Federações de Agricultura, Indústria e Comércio, Cooperativas e grandes investidores para facilitar o crescimento do Porto. Agora, nós do Movimento Pró Paraná, temos o dever de acompanhar essa mudança e sua influência para todo o Estado", afirmou Domakoski. O MPP ainda vai ouvir representantes dos Governos Federal e Estadual e investidores privados para formatar a agenda do Seminário. O grupo que acompanhou o presidente do MPP nessa visita foi composto pelo Ex-Governador Mário Pereira e o Engenheiro Jaime Sunye Neto respectivamente Vice Presidente e Financeiro do MPP; pelo Presidente do Instituto de Engenharia do Paraná, Nelson Luiz Gomez e pela jornalista Ruth Bolognese.

DIRETORIA SE REÚNE Abrindo o exercício, a Diretoria Executiva se reuniu, em janeiro, sob a presidência do engenheiro Marcos Domakoski, para a revisão das realizações do ano anterior e discussão do plano de ação para 2016. Na abertura o presidente destacou a importância dessa reunião inaugural do ano para fins de entrosamento da nova equipe diretiva, manifestando esperança da contribuição de cada um para o sucesso conjunto da ação paranista conduzida pela entidade. Entre as decisões, o envio de convite ao IPARDES para a apresentação do panorama sobre perspectivas do Paraná; a realização de evento em conjunto com Itaipu Binacional sobre os resultados da Conferencia das Nações Unidas sobre mudanças climáticas (COP-21), o acompanhamento da questão relacionada com a revisão da poligonal do Porto de Paranaguá e a apresentação de um conjunto de propostas de interesse do Paraná para a Bancada Federal. O Vice-Presidente Wilson Portes foi confirmado na coordenação da campanha de novos associados e o VicePresidente Jaime Sunye relatou a regularização documentação do Pró-Paraná junto aos órgãos públicos como organização representativa da sociedade civil.

Wilson Portes, Cônsul Thomas Neves, Mário Pereira, Marcos Domakoski e Cleverson Marinho Teixeira. Mário Pereira, Marcos Domakoski, Jaime Sunye Neto, Nelson Luiz Gomez, Luiz Dividino e Ruth Bolognese.

Marcos Domakoski, Jaime Sunye Neto, Nelson Luiz Gomez, Mário Pereira e Ruth Bolognese.

Guido Guérios, Arnaldo Rebello, Salvador Gnoato, Jaime Sunye Neto e Bernadete Zagonel.

“PRÓ-PARANÁ – DESDE 2001 INTEGRANDO INTERESSES DA SOCIEDADE PARANAENSE” Rua XV de Novembro, 621 – 6°andar – Centro – CEP: 80020-310 - (41) 3232-9595 - e-mail: proparana.org@gmail.com – site: www.proparana.org.br


MOVIMENTO PRÓ-PARANÁ Ente de Integração e Relações Institucionais do Paraná

RUMO AOS 15 ANOS Fundado em 25 de janeiro de 2001, como instituição voltada para a integração sócio-regional, fortalecimento da identidade paranaense e articulação federativa, o Movimento Pró-Paraná está marchando para os 15 anos de funcionamento. Em comemoração aos 15 anos do Pró-Paraná, registrados em 2016, será realizada cerimônia dia 02 de março próximo, a cargo do Conselho Temático Cívico e Cultural. Na ocasião serão entregues certificados remanescentes para os fundadores, notadamente para o jornalista e empresário Dr. Francisco Cunha Pereira Filho (in memorian), seu primeiro presidente; além dos Srs. Jonel Chede - Ex-Presidente e Conselheiro; Fernando Fontana, Conselheiro; Cleverson Marinho Teixeira - Vice-Presidente; Sidney Pinto (associado sênior); Nilson Hanke de Camargo (Assessor Técnico da Federação da Agricultura) e Dra. Clotilde de Lourdes Branco Germiniani (associada sênior). Na comemoração da data da lei de criação do Paraná, 29 de agosto, está previsto o descerramento dos retratos de Ex-Presidentes Belmiro Valverde Jobim Castor (in memorian e Jonel Chede); juntamente com outros eventos dessa sessão solene.

EVENTOS Em que o Pró-Paraná se fez presente: Dia 19/01/16 – OAB/PR - Posse do Presidente Dr. José Augusto Araujo de Noronha – (Marcos Domakoski); Dia 12/02/16 – TER/PR – Posse do Presidente Desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen (representação pelo Vice-Presidente Secretário José Manoel de Macedo Caron Jr.); Dia 12/02/16 – Quartel General - Posse do novo Comandante da 5ª. Região Militar, General Carlos Alberto Mansur (representação pelo Vice-Presidente Secretário Rafael de Lala e Conselheiro Nelson Victor Koerich); Dia 18/02/16 – ACP – Reunião Corredor Cultural (representação pelos Conselheiros Bernadete Zagonel e Salvador Gnoato); Dia 19/02/16 – IEP/PR – 90 anos de fundação Instituto de Engenharia do Paraná, com palestra Dr. Guilherme Cunha Pereira; Dia 29/02/16 – APAJUFE – Posse da Presidente Juíza Patrícia Daher Panasolo

presidentes os Srs.: Mário Pereira; Cleverson Marinho Teixeira; Arnaldo Luiz Miró Rebello; Gilberto Rezende de Carvalho; Rafael de Lala Sobrinho; José Manoel de Macedo Caron Junior; Guido Albano Guérios; Jaime Sunye Neto; José Eugenio Souza de Bueno Gizzi; Mauro Seraphim; Nelson Luiz Gomez; Wilson Portes; Áureo Simões Junior e Sra. Lucyanna Lima Lopes. CONSELHO DE BENEMÉRITOS: Jonel Chede – ExPresidente, Antonio Miguel Espolador Neto, Avani Tortato Slomp Rodrigues, Edson José Ramon, Francisco Fernando Fontana, Gilberto de Abreu Pires, José Lucio Glomb e Des. Luis Renato Pedroso; CONSELHO SUPERIOR: Aristides Athayde Cordeiro; Antonio Romão Montes; Bernadete Zagonel; Carlos Antonio Gusso; Estefano Ulandowski; Euclides Girolamo Scalco; Evaldo Pedroso de Paula e Silva; Gilberto Guimarães Monastier; Gláucio José Geara; Jean Michel Patrick Tumeo Galiano; João Kopytowski; Léo de Almeida Neves; Luis Roberto Dantas Bruel; Luis Salvador Petrucci Gnoato; Nelson Victor Koerich; Rogério Mainardes; Roland Hasson; Ubirajara Costódio Filho; Vicente Loiacono Neto; Virgilio Moreira Filho; CONSELHO FISCAL: Alberto Franco Samways, Domingos Tarço Murta Ramalho, Gabriel Veiga Ribeiro, Sinval Zaidan Lobato Machado, João Carlos Ribeiro, Antônio Sérgio Guetter.

CLEVERSON MARINHO TEIXEIRA & IC O Escritório jurídico Cleverson Marinho Teixeira & Advogados Associados foi assunto de destaque pelo jornal Indústria e Comércio, em sua edição de 26/01/2016. Na matéria, o diário dedicado a assuntos econômicos e empresariais, registrou que o escritório incorpora desde 1947, a história, tradição e a experiência de três gerações de advogados, que têm como patrono Dr. José Alves Teixeira, pai do Dr. Cleverson Marinho Teixeira.

Advogado Cleverson, tradição desde 1947.

GESTÃO 2015 / 2017 PRESIDENTE DE HONRA: Dr. Francisco Cunha Pereira Filho DIRETORIA: Integram a Diretoria na GESTÃO 2015/2017 como Presidente o Sr. Marcos Domakoski, vice-

Funcionários:

Eloina Dubinski Soares – Secretária Edson Augusto Martins Andrade – Assistente Adm. Colaboração: Jornalistas: Rafael de Lala e Wilson Portes Vice-Presidentes

“PRÓ-PARANÁ – DESDE 2001 INTEGRANDO INTERESSES DA SOCIEDADE PARANAENSE” Rua XV de Novembro, 621 – 6°andar – Centro – CEP: 80020-310 - (41) 3232-9595 - e-mail: proparana.org@gmail.com – site: www.proparana.org.br


MOVIMENTO PRÓ-PARANÁ Ente de Integração e Relações Institucionais do Paraná

CORPO DE ASSOCIADOS Dentro de seu quadro de associados, composto por pessoas físicas e jurídicas, destacam-se as seguintes entidades e empresas mantenedoras:

ANIVERSARIANTES – FEVEREIRO Dia Dia Dia Dia Dia

07 – Antonio Miguel Espolador Neto – Conselheiro 10 – Lucyanna Lima Lopes – Vice-Presidente 10 – Evaldo Pedroso – Conselheiro 12 – Gilberto de Abreu Pires - Conselheiro 18 – Des. Luis Renato Pedroso – Conselheiro

ANIVERSARIANTES – MARÇO Dia Dia Dia Dia Dia Dia

03 05 07 22 25 25

– – – – – –

Guido Guérios – Vice-Presidente Antonio Romão Montes – Conselheiro Gabriel Veiga Ribeiro – Conselheiro Leo de Almeida Neves – Conselheiro Gilberto Carvalho – Vice-Presidente Salvador Gnoato – Conselheiro

“Entre os aniversários do mês de fevereiro, destacamos os 90 anos do Conselheiro Gilberto de Abreu

Pires, e os 88 anos do Desembargador Luís Renato Pedroso , Presidente de Honra do Conselho Temático Cívico e Cultural”.

“PRÓ-PARANÁ – DESDE 2001 INTEGRANDO INTERESSES DA SOCIEDADE PARANAENSE” Rua XV de Novembro, 621 – 6°andar – Centro – CEP: 80020-310 - (41) 3232-9595 - e-mail: proparana.org@gmail.com – site: www.proparana.org.br


22 informativo mensal janeiro fevereiro16 com colunas n 21 22 rafael