Singular & Plural

Page 74

Estudos de língua e linguagem

4. Neste capítulo, vimos que, a princípio, não há relação entre as palavras usadas para dar nome às coisas e as características dessas coisas. a) Explique por que a maneira como o pai de Marcelo tenta justificar a origem da palavra bola não está de acordo com o que estudamos. b) Logo depois, ele se atrapalha ao tentar justificar a origem da palavra bolo. O argumento usado por Marcelo para contestar a explicação do pai confirma ou não o que você aprendeu neste capítulo? 5. Observe estas palavras terminadas com -dor: apagador, apontador, moedor. a) O que elas têm em comum, quanto ao significado? b) Levando em conta a sua resposta no item anterior, explique qual critério Marcelo seguiu para propor a troca da palavra cadeira por sentador.

7. Na sua opinião, os novos nomes das coisas propostos por Marcelo são realmente “mais apropriados”? 8. No fim do fragmento, o menino declara que, dali em diante, ele só vai “falar assim”. O que você acha que acontecerá, se ele realmente cumprir sua promessa? 9. Neste capítulo, você já leu um poema que faz uma brincadeira entre a forma das palavras e aquilo que elas significam. Agora, leia outro poema desse tipo. millÔr FernanDes

Poeminhas cinéticos

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

6. Ao propor a troca da palavra travesseiro por cabeceiro, Marcelo também levou em conta a função do objeto. Explique.

FERNANDES, Millôr. Trinta anos de mim mesmo. Rio de Janeiro: Nórdica, 1972. p. 16.

186

(168-191)-SPP6-Cad3-U1-Cap1-c.indd 186

22/07/2011 10:05


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.