Reestruturação do Ensino Médio

Page 114

reestruturação do ensino médio

uma participação privada de mais de 70%, o que parece supletiva é a oferta do setor público. A distorção operada pela manobra ideológica do deputado petista defende que, sendo o PNE um plano para a República, ter-se-ia de atender todos os setores que atuam na área do ensino. Acredita o deputado do PT que “se o setor privado não for contemplado, não podemos adjetivar de nacional o plano; nem podemos exigir que esse setor se submeta aos mesmos parâmetros que conformam a atuação do setor público” (op. cit). Segundo a desconcertante e astuta lógica do senador, o setor privado só poderá se submeter às regulamentações estatais se receber recursos públicos. Se, de um lado, as propostas marxianas de união trabalho e ensino e politecnia são em grande medida a radicalização das promessas democrático burguesas, por outro lado, a realização delas já não se acomoda dentro do processo de acumulação de natureza exacerbadamente regressiva e destrutiva, ou seja, hoje a radicalização das promessas democrático burguesas de educação representa uma profunda contradição com a dinâmica socioeconômica do capital. As possibilidades dessa realização na periferia do sistema são ainda mais remotas e, cada vez mais, exigem como condição a superação dos obstáculos materiais da acumulação capitalista. A ideia de integração proposta e em curso desde o último governo de Lula da Silva não parece indicar de nenhuma maneira qualquer aproximação com as proposições históricas dos trabalhadores, por alguns motivos importantes: em primeiro lugar, não se trata de uma política efetiva que redefina o funcionamento do sistema como um todo, muito ao contrário, trata-se de uma integração que representa iniciativa parcial dentro de uma totalidade dispersa em fragmentos. Para se ter uma ideia, o Ensino Médio Integrado representa uma parcela de 1,3 milhão de matrículas dentro de um total de mais de 8 milhões de matrículas do Ensino Médio como um todo.12 Em segundo lugar, não se verifica no todo da política educacional um esforço real de democratização do sistema de

12. Fonte: Censo Escolar da Educação Básica – Resumo Técnico. Disponível em: <http:// download.inep.gov.br/educacao_basica/censo_escolar/resumos_tecnicos/resumo_tecnico_censo_educacao_basica_2011.pdf> (último acesso em junho de 2013).

112


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.