Projeto Araribá Ciências

Page 65

A diversidade dos anfíbios

Reprodução proibida. Art. 184 do Código Penal e Lei 9.610 de 19 de fevereiro de 1998.

Os anfíbios podem ser classificados em três grupos: anuros, urodelos e ápodes. • Os anuros representam o grupo mais diversificado de anfíbios, incluindo os sapos, as rãs e as pererecas. Os adultos não apresentam cauda e seus membros são próprios para saltar. Os membros posteriores são mais desenvolvidos que os anteriores e impulsionam o animal na hora do pulo. Os sapos apresentam pele enrugada, membros posteriores curtos e modo de vida adulta mais independente da água. As rãs geralmente têm pele lisa e membros posteriores alongados com membranas entre os dedos que as auxiliam a nadar. As pererecas apresentam, nas extremidades dos dedos, dilatações semelhantes a ventosas, que permitem a fixação em rochas, árvores e paredes. • Os urodelos são representados pelas salamandras. Esse grupo de anfíbios, que é raro no Brasil, apresenta cauda, corpo alongado, quatro membros, e sua aparência é semelhante à de um lagarto, mas não apresenta escamas cobrindo a pele.

Entrando na rede No endereço da internet <http://www. ra-bugio.org.br> há informações sobre anfíbios brasileiros e outros animais. Acesso em: 2 out. 2010.

de olho no tema

1. Que estrutura respiratória presente na maioria dos anfíbios adultos geralmente não é encontrada nos peixes?

2. Caracterize os três grupos de anfíbios.

• Os ápodes (do grego a = sem; podos = pé) são assim denominados, pois não possuem pés. O corpo é alongado e vermiforme. Vivem em regiões tropicais, em ambientes aquáticos ou enterrados. Esses anfíbios têm olhos reduzidos ou ausentes, às vezes recobertos por membrana ou pelos ossos do crânio, o que lhes rendeu o nome popular de cobras-cegas (também são conhecidos como cecílias). Apesar do nome cobra-cega, esses animais não são serpentes. Perereca (Hypsiboas pulchellus) vocalizando. Os anuros emitem sons (vocalizações), que desempenham papéis importantes em suas vidas, como na demarcação de território e nos rituais de acasalamento.

8 cm

10 cm

Salamandra-tigre (Ambystama tigrinum) com brânquias externas. Algumas espécies de salamandra podem apresentar metamorfose incompleta. Com isso, os adultos permanecem com características de larvas, como, por exemplo, brânquias externas.

40 cm

Cobra-cega (Siphonops annulatus). Esses anfíbios não são completamente cegos, pois são capazes de distinguir luz de escuridão. 201


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.