Page 1


GALETTO na área Luís Carlos Galetto

MELHOR QUE TERAPIA

Fui a um jogo de times intermediários do atual Campeonato Cearense. Meu Deus! Tinha uns cabras que corriam muito, mas pareciam que nunca brincaram de bola na rua durante a infância. Falando sério, eu que não estava ali torcendo pra ninguém, sofri um bocado, imagina quem torcia. Em certo momento, um senhor que torcia para uma das equipes, fanaticamente, cobrava mais qualidade do coitado do lateral. O pobre jogador todo tímido, encruado, pescoço pra dentro, bichim que não dava uma dentro. Mas, tive pena mesmo foi do senhor que criticava ferozmente, sonhando que o time de coração ali jogasse como um Barcelona da vida. Fica a dica: tá com autoestima em baixa, acompanha o sofrimento de um torcedor desse. Você fica curado e sai de lá outra pessoa, bem mais grato pela vida.

Chicco Cabral dos Cartórios

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS DE DOCUMENTAÇÃO EM CARTÓRIOS AGILIDADE E CONFIANÇA

(85)

98780.6469

Tá na Área

MEDALHÕES NO NORDESTE Em 2018, o futebol dessas bandas tá cheio de atrações e expectativas. Alguns medalhões estão no Nordeste. No futebol cearense, tem Rogério Ceni, Mota, entre outros veteranos que foram destaque nacional. Alagoas e Paraíba também têm uns quarentões ensinando a meninada a bater na bola. CADÊ O ESCUDO? Todo ano, com razão e necessidade, os times de futebol local arranjam mais apoios pras camisas. Até em cueca vai ter logomarca estampada daqui a pouco. Duvido nada. Rapaz, há situação aí em que quase não dá pra ver o símbolo do clube. De grão em grão, os times vão pagando as contas. Justo.

E O FLORESTA? Em 2017, a galera alvinegra frescou muito quando o Floresta levou a Taça Fares Lopes em cima do Fortaleza. Em 2018, veio o castigo: Vovô apanha do mesmo Floresta... Lembro que, antes, as torcidas brincavam que o time da Vila Manuel Sátiro era formado por segurança de bar, motorista de aplicativo, vendedor, etc. Agora, tá todo mundo calado. Floresta tá metendo mais medo que o Lobo Mau.

DÁ-LHE, PIRATA! Achei bonitos os novos uniformes do Ferroviário. Fui atrás de ver quanto era faz tempo. Demorou a entrar no site para venda. Mas, nos piratas? Nossa, foi ligeiro demais! As grandes multinacionais esportivas deveriam estudar esses caras. Agilidade monstra! Aliás, tem time aí que a camisa dele tá mais bonita nas mãos dos piratas.

2 - JANEIRO/FEVEREIRO | 2018


MÁSTER DE FUTEBOL SOÇAITE

SAFRA LEVA O TÍTULO DE 2017 Festa para a turma do Safra: o melhor time do Máster Soçaite dos Bancários ficou com a taça

Fotos:

Ainda que o campeonato valesse pela temporada 2017, o Safra é o primeiro campeão do esporte do Sindicato dos Bancários em 2018. A equipe levantou a taça do VI Campeonato Máster de Futebol Soçaite, no último dia 16 de janeiro, no Clube da Caixa, em Messejana. A final, contra o time dos Guerreiros da Apcef, foi emocionante e decidida somente nos pênaltis. O VI Máster de Futebol Soçaite do Sindicato dos Bancários começou no dia 1º de junho do ano passado. Sete equipes estiveram na disputa, que contou com a realização de dois turnos, por todo os 2º semestre de 2017. O Safra, mostrando força já no início da competição, venceu o 1º Turno, enquanto que os Guerreiros da Apcef levaram o 2º. A decisão seria, então, em igualdade de condições entre os dois melhores times do campeonato. O jogo final foi disputado lance a lance e terminou em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação. Com isso, a taça acabou decidida nos pênaltis, quando o Safra venceu, por 4 a 3, e fez a festa no Clube da Caixa. Na decisão do 3º lugar a equipe dos Combativos, que ainda ostentava o título conquistado em 2016, levou a melhor e derrotou o BB Metropolitano, por 1 a 0. Depois dos jogos, o Sindicato dos Bancários realizou a entrega da premiação da competição, na tradicional confraternização entre os participantes, familiares e convidados. O Combativos, outra boa equipe da disputa em campo, ainda teve mais dois premiados, o artilheiro do campeonato, Márcio, com 13 gols, e Daniel, o melhor goleiro.

Divulgação | Sindicato dos Bancários

Campeonato foi decidido no dia 16 de janeiro, no Clube da Caixa

A Apcef ganhou o 2º Turno do Master, mas teve que se contentar com o vice-campeonato

JÁ TEM BOLA ROLANDO EM QUADRA

Campeão do Master de Futebol Soçaite de 2016, a equipe dos Combativos terminou a disputa de 2017 na 3ª colocação e ainda teve o melhor goleiro (Daniel) e o artilheiro do Campeonato (Márcio, com 13 gols)

JANEIRO/FEVEREIRO | 2018 - 3

A mais tradicional competição do Sindicato dos Bancários, o Campeonato de Futsal chega este ano à sua 36ª edição e já tem bola rolando em quadra. A disputa começou no último dia 3 de fevereiro e envolve nove equipes. Atual campeã, a Apcef não defenderá o título, pois não inscreveu o seu time. Os participantes e o regulamento do campeonato foram definidos em reunião na sede do Sindicato, no dia 23 de janeiro. Os

nove participantes: AABB, BB Fortal, BB Litoral Leste, BB Metropolitano, BNB, BNB Calouros 06, Bradesco, Bradesco Empresas e Safra. Os times jogarão entre si, na 1ª Fase, e os oito melhores avançam para o “mata mata” que apontará os quatro semifinalistas. As partidas acontecem em dois ginásios, em Fortaleza, na AABB (Avenida Barão de Studart) e no BNB Clube (Avenida Santos Dumont).

Tá na Área


Fotos: Édson Jr. Pio

Ossian Leite com a sua equipe, um verdadeiro clã, unido e com vitórias no karatê interestilos do Ceará: team domina o cenário estadual há cinco anos seguidos

KARATÊ INTERESTILOS

CLÃ ARTES MARCIAIS É PENTA

Unido como uma família, Team Ossian Leite leva o Ranking Cearense pela 5ª vez consecutiva

Tá na Área

Criada no dia 3 de julho de 1982, pelo professor Gilson Weyne, a Associação Artes Marciais (AAM) vai completar 36 anos em 2018 e tem motivos de sobras para comemorar. O Team Ossian Leite, como a AAM também é conhecida, é a atual pentacampeã do Ranking Anual da Federação Cearense de Karatê Interestilos (FCKI) e se prepara para levar uma equipe competitiva para o Campeonato Mundial, de 14 a 17 de junho, em Dundee, na Escócia, Reino Unido (mais detalhes, na página 7). “Trabalhamos muito a técnica e também a união de todos, trabalhamos em prol do outro e o nosso crescimento é constante”, explica Ossian Leite, faixa preta 6º Dan e seis vezes campeão mundial. Ele ajudou a fundar a AAM, ainda como aluno faixa verde. Em 1993, assumiu o comando da associação e nascia ali o Team Ossian Leite, muito

espelhado em sua vitoriosa carreira nos tatames. “Hoje, somos uma família, o clã Artes Marciais”, completa. Em 2017, o domínio do clã foi notório e representou o quinto título consecutivo no Ranking Cearense da FCKI, desde 2013. Ao todo, foram 28 caratecas ranqueados no 1º lugar (veja tabela na página ao lado) e o título geral por associações foi mais do que natural. “Em cinco copas, vencemos quatro, as duas do Campeonato Cearense, o 7º Torneio e a Copa Maria Esther. Fomos ainda vicecampeões na Copa Paixão”, relata Ossian. O Clã Artes Marciais, a família Artes Marciais, conta atualmente com cerca de 200 integrantes. Eles treinam em vários dojôs, espalhados por Fortaleza. O principal é o da Academia Tropical Center, na Serrinha. A partir daí, Ossian criou ramificações e dois de seus pupilos levam o ensinamento da Artes Marciais adiante. Alysson Ribeiro, faixa preta 3º Dan, dá aulas nos colégios Ateneu Industrial, Joaquim Barroso Neto e Tiquinho de Gente e na Academia Greenlife Maraponga. Já Adriana Rodrigues, também faixa preta 3º Dan, ensina na 100 Livre Academia, no Centro Pedagógico Nova Geração e no Colégio Joaquim Barroso Neto.

4 - JANEIRO/FEVEREIRO | 2018


“Buscamos passar tudo que aprendemos em uma vida toda dedicada ao karatê. Os resultados obtidos nas competições que disputamos são importantes, não resta dúvida, mas também estamos trabalhando na formação do cidadão, de um ser humano melhor”, concluiu Ossian Leite.

Faixa preta 6º Dan, Ossian Leite comanda o time que leva o seu nome, pentacampeão cearense

ATLETAS CAMPEÕES DO RANKING 2017 - FCKI Carateca Pedro Linhares de Sousa Arthur Silva

Categoria Tira-fita 4/5 anos todas as faixas Tira-fita 6/7 anos todas as faixas Mirim A 5/6 anos todas as faixas Pedro Ivo de Lima Mirim B 7/8 anos todas as faixas Crisna Moreira Simões Tira-fita 6/7 anos todas as faixas Mirim B 7/8 anos todas as faixas Larrisa Natasha Mirim C 9/10 anos faixa vermelha/laranja/verde James Jhon Mirim C 9/10 anos faixa verde/preta Francisco Jaime da Silva Infanl 11/12 anos faixa branca/amarela Pedro Henrique Barros de Sá Infanl A 11/12 anos faixa verde/preta - 1,48m Ana Beatriz Nunes Infanl B 11/12 anos faixa roxa/preta - 1,48m acima Lucas da Silva Queiroz Infanl B 11/12 anos faixa verde/preta -1,49m acima Pedro Lucas Patrício Maia Infanto-Juvenil A 13/14 anos faixa verde/preta - 1,59m Maria Eduarda Barros Aguiar Infanto-Juvenil B 13/14 anos faixa roxa/preta - 1,57m acima Ítalo Cláudio Silveira Infanto-Juvenil B 13/14 anos faixa verde/preta - 1,60m acima Sandy Crisna Telles Juvenil A 15/17 anos faixa roxa/preta - 55kg Samuel Barbosa Silva Juvenil A 15/17 anos faixa verde/roxa - 65kg Vítor Maas Sebaniski Juvenil B 15/17 anos faixa verde/roda - 65,10kg acima Francisco Fábio de Aquino Adulto A faixa marrom/preta - 68kg Maiara Rodrigues Adulto B faixa vermelha/laranja/verde - 60,10kg acima Maria Maxilene de Sousa Silva Adulto B faixa roxa/preta - 56/60kg Antonio Alysson Ribeiro Evangelista Adulto B faixa marrom/preta - 69/78kg Kelytha Patrício Maia Adulto C faixa roxa/preta - 60,10kg Carlos Matheus Braga da Almeida Adulto C faixa marrom/preta - 78,10kg acima Nelida Lima de Sousa Máster faixa branca a laranja - 36 anos acima Raimundo Damaso de Lima Máster faixa branca a laranja - 46 anos acima Francisca Adriana Moreira Máster B faixa roxa/preta - 36 anos acima Emerson Luiz Sales Máster B faixa marrom/preta - 41/45 anos Regina Moreira Rodrigues Máster C faixa roxa/preta - 36 anos acima Francilnar Fernandes Máster C faixa marrom/preta - 46 anos

Parte do Team Ossian Leite, campeões do Ranking Cearense 2017 da FCKI, no dojô da Tropical Center

JANEIRO/FEVEREIRO | 2018 - 5

Tá na Área


Fotos: Édson Jr. Pio Fábio Aquino, Yasmin Leite, Regina Rodrigues, Ossian, Alysson Ribeiro, Damaso Lima, Cláudia Lima, Carlos Matheus e o garoto Arthur Lima, o Team Ossian Leite para o Mundial WUKF, na Escócia

TEAM OSSIAN LEITE

EQUIPE VAI AO MUNDIAL 2018

Após seletivas, cearenses estarão na Escócia, de 14 a 17 de junho

O 7º Campeonato Mundial da World Union Karatê-Do Federations (WUKF) será realizado este ano na cidade de Dundee, na Escócia, no Reino Unido, entre os dias 14 e 17 de junho. O karatê cearense estará na disputa com uma equipe bem competitiva, da Associação Artes Marciais, o Team Ossian Leite. Seis vezes campeão mundial, Ossian Leite, faixa preta 6º Dan, comanda o grupo, que terá nove karatecas em tatames escoceses. Ossian sempre foi campeão, desde que o Mundial da WUKF foi criado, em 2005, no Brasil. A partir dali, ele voltou com a medalha de ouro da Espanha (2007), Ucrânia (2009), Itália (2011), Romênia (2013) e Irlanda (2016). O Ceará conta também com a experiência de Regina Rodrigues, bicampeã mundial, na Espanha e na Itália, e medalha de bronze na Ucrânia e Irlanda. Ossian e Regina, que são casados e talvez formem o casal mais karatê do Ceará, são as referências para o restante do grupo, que estará pela primeira vez no Mundial. “Temos boas chances, não aponto um ou outro, mas iremos levar uma equipe preparada para termos novos campeões mundiais”, disse Ossian. Os cearenses integrarão a Seleção Brasileira e passaram por seletivas, como o Zonal Norte/Nordeste e o Campeonato Brasileiro.

Tá na Área

6 - JANEIRO/FEVEREIRO | 2018


CABEÇA DE TORCEDOR

A temporada 2018 já teve seu pontapé inicial, o torcedor matou a saudade que tinha da bola e voltou a cobrar. Ele não quer saber se o seu time está em início de trabalho e exige resultados imediatos. Não é bem assim que coisa funciona ou deveria funcionar... No começo do calendário, não tem time que esteja no ponto. Os jogadores estão voltando das férias, a musculatura está meio travada, o condicionamento físico não está em dia. Para completar, muitos encontram novos companheiros e isso quer dizer que não existe entrosamento. O imediatismo, no entanto, exige que o time vá a campo. Se os primeiros resultados forem bons, eita, o torcedor já imagina que o seu clube do coração está vestindo a camisa da Seleção Brasileira. Pelo contrário, se esses resultados não forem satisfatórios, a grita é grande! O craque de um passado recente é imediatamente “rebaixado” para a categoria de perna de pau, dirigentes e treinadores, outrora vitoriosos, agora são apenas “burros”... É assim que funciona a cabeça do torcedor. Não deveria ser assim...

Pepo Melo – Editor pepomelo@yahoo.com.br

AUTO PEÇAS O COSTA Serviços de Alinhamento, Balanceamento, Carburação, Injeção Eletrônica, Mecânica em geral e de Ar Condicionado Av. Alberto Craveiro, 1341-A - Boa Vista - Fortaleza - Ceará

Divulgação

85 - 3295.3055 / 3295.7373

ÍNDICE

Soçaite bancário: Safra campeão - 3 O vitorioso Clã Artes Marciais - 4/5 Artes Marciais no Mundial - 6 Editorial - 7 André Barros, o Rei Moro 2018 - 7 Corrida de Artilheiros - 8 Conheça a Brand Comm 27 - 9 Paraipabense de Futsal - 10 2º Capacita Brasil - Nordeste - 11 Renan Corrêa - 11 Praças são adotadas na Ser III - 13 Eles estão na área - 14 15ª Noite do Futsal - 15

COLUNISTAS

EDITORIAL

O Rádio na Área - 7 Galetto na Área - 2

Apcdec em Ação - 8

Tá na Área

O Campeonato Cearense de futebol está só no começo, mas já mostrou que a corrida pela artilharia vai ser empolgante. Vários artilheiros se destacam neste início de temporada A revista cearense de todos os esportes, política e entretenimento

JANEIRO/FEVEREIRO - 2018 | Ano X IV | Nº 170

Editor: Pepo Melo. Direção comercial: Fortunato Pinha. Assessoria Jurídica: Jorge Fortaleza (15286 - OAB/CE). Fotografia (colaboradores): ECPM, Édson Jr Pio e Pedro Chaves. Projeto gráfico: Pepo Melo. Editoração eletrônica e Arte Final: Apolônio Goba. Revisão: Libório Mesquita. Impressão: GRÁFICA RONDA. Tiragem: 3.500 exemplares.

As matérias assinadas não refletem, necessariamente, o posicionamento da revista e são de inteiras responsabilidades de seus assinantes. A revista Tá na Área é uma publicação do Escritório de Comunicação Pepo Melo - ECPM. Rua Caririaçu, 710 - Monte Castelo. CEP: 60.326-380. CNPJ: 07.635.687/0001-80. Fones: 85 - 99692.1326 | 98680.6726 (redação | comercial). Fortaleza - Ceará - Brasil. E-mail: pepomelo@yahoo.com.br Números atrasados: 85 - 99692.1326 | 98680.6726. Valor: R$ 9,99 (+ despesas com transporte).

O Rádio

na Área

Fortunato Pinha

A princesa Flávia Silva e a rainha Renata Façanha, com o rei André Barros, novamente comandante do Carnaval de Fortaleza

CARNAVAL 2018

DEUS SALVE O REI!

André Barros escolhido pela 5ª vez

Quem foi rei nunca perde a majestade! O dito popular cai como uma luva - ou uma coroa para o servidor público e radialista André Barros, o Barrão, eleito pela 5ª vez como Rei Momo do Carnaval de Fortaleza. Eleição é modo de falar, pois ele praticamente foi aclamado na escolha do reinado momino, no último dia 27 de maio, no Teatro Chico Anysio. O reinado de Momo é escolhido

pela Crônica Carnavalesca e a Secultfor. Funcionário da Câmara de Fortaleza, Barrão tem 42 anos e já comandou quatro vezes o Carnaval fortalezense, em 2010, 2011, 2013 e 2014. No dia 3 de fevereiro, ele foi coroado novamente, no 51º Carnaval da Saudade do Náutico Atlético Cearense. Barrão também recebeu a Chave da Cidade, do prefeito Roberto Cláudio.

JANEIRO/FEVEREIRO | 2018 - 7

CORDEIRO - José Cordeiro (foto) assumiu o programa “Nelson é Nelson”, na Pitaguari AM 1340, que era apresentado por Hélio Landim. O programa vai ao ar aos domingos, das 14h30min às 15h30min. Cordeiro vem dando o recado direitinho e tem boa audiência. SORÍN BUENO - Quem também vem fazendo sucesso como narrador esportivo é Sorín Bueno (foto), em Mundaú, no Trairi. Tá

dando seu recado narrando futsal. Ganhou o apoio da galera que, quando tem jogo, marca presença, mas se Sorín Bueno for narrar. Animação total! Vamos fazer o curso e conseguir o registro profissional de radialista. Conte com o amigo! ALÔ - Aquele abraço para Francisco Felix, Carlão do Genibaú, Edmilson Maciel, Tony Mota, Assis Pereira, Clayton Monte, Moura Pinto e Léo Maia.

Tá na Área


CEARENSE 2018

CORRIDA PELA ARTILHARIA

Gustagol sai na frente, mas enfrentará forte concorrência pelo troféu pessoal Contratado como a solução de gols para o Fortaleza, o atacante Gustavo apresentou seu cartão de visitas logo na estreia do time no Campeonato Cearense, no dia 17 de janeiro, na goleada, por 4 a 0, sobre o Horizonte. Fez os quatro gols e recuperou o apelido que ganhara em 2016, quando defendia o Criciúma e estava em grande fase: era de novo o Gustagol! Contra Maranguape e Iguatu, mais dois gols e, com seis em três jogos, ele saiu na frente na corrida pela artilharia deste ano. O troféu pessoal, no entanto, não deve ser conquistado com facilidade: Gustagol vai ter que continuar marcando, óbvio, e ainda enfrentará uma forte concorrência. No Cearense 2018, quarto atacantes que já foram artilheiros do Estadual estão de novo na disputa. O Guarani de Juazeiro traz Leilson (artilheiro do ano passado, com nove gols, pelo próprio Leão do Mercado) e Assisinho (artilheiro de 2015, pelo Ceará, com 10). O Ceará repatriou Felipe Azevedo, artilheiro de 2012, com 16 gols. Por fim, o Uniclinic conta com Marcelo Nicácio, duas vezes o maior artilheiro do Cearense, em 2011, com 16 gols pelo Ceará, e em 2009, com 13, pelo Fortaleza. E ainda tem aqueles que já começam a despontar, como Édson Cariús, do surpreen-

Tá na Área

Os 10 últimos artilheiros 2017 2016 2015 2014 2013 2012 2011 2010 2009 2008

Leilson (Guarani-J) Anselmo (Fortaleza) Assisinho (Ceará) Robert (Fortaleza) Giancarlo (Ferroviário) Felipe Azevedo (Ceará) Marcelo Nicácio (Ceará) Júnior Cearense (Horizonte) Marcelo Nicácio (Fortaleza) Esquerdinha (Boa Viagem)

9 gols 11 gols 10 gols 21 gols 19 gols 16 gols 16 gols 12 gols 13 gols 14 gols

(*) O maior arŒlheiro de um só Cearense é Sandro, 39 gols pelo Fortaleza, em 1997.

Pedro Chaves

Gustagol, que completará 24 anos no próximo dia 29 de março, foi contratado para resolver os problemas de gols do Fortaleza e está tendo um início de Campeonato Cearense excelente

dente Floresta (quatro gols em cinco jogos), Andrigo, do Ceará (três em quatro) e Luís Soares, do Ferroviário (três em cinco). É bom ficar de olho também em Canga, do Iguatu; Janeudo, do Ferroviário; Moré, do Guarani de Juazeiro; e os alvinegros Élton e Artur. Mas, qual o segredo do excelente início de Gustagol? “É o trabalho! Não fiquei parado nas férias e treinei todos os dias lá na minha cidade (Registro/SP), com meus parceiros Nenê Silva, Éder e Guilherme. Minha esposa, Maiara, que é personal, também me incentivou muito”, disse. Gustagol apareceu em 2014, como ar-

tilheiro da Copa São Paulo de juniores, com nove gols pelo Taboão da Serra. Teve proposta do Corinthians, mas preferiu “manter os pés no chão” e foi para o Criciúma/SC. Não vingou de imediato. Com isso, foi emprestado algumas vezes. Em 2016, com 11 gols pelo time catarinense na Série B, voltou a interessar ao Corinthians, que comprou seus direitos federativos. No Timão, tem contrato até dezembro de 2020 e mas não teve tantas chances. Estava no Goiás antes de acertar com o Leão. “Eu tinha propostas de alguns times para jogar o Paulistão, quando o Rogério Ceni (técnico tricolor) me ligou. Não pensei duas vezes e disse para o meu empresário que queria jogar no Fortaleza”, revela. O trabalho com Ceni também está na conta do sucesso atual. “Não tenho nem palavras para explicar o quão importante ele está sendo. A pré-temporada foi maravilhosa. Sem dúvida alguma, a melhor que já fiz na carreira, graças aos trabalhos inteligentes do Rogério. Estamos aprendendo muito com ele”, explica. Satisfeito com seu atacante, Ceni já disse que Gustavo é um dos melhores cabeceadores do Brasil. “Esse elogio me dá ainda mais vontade de aprimorar o cabeceio, que é o meu forte”, concluiu Gustagol, que completará 24 anos no dia 29 de março.

APCDEC em ação

AINDA A FESTA DO ANO

A festa de confraternização anual da Apcdec, no dia 18 de dezembro, no Colégio Piamarta, no Montese, foi um sucesso e continua repercutindo. Confira mais registro da grande festa, capitaneada pelo presidente Alano Maia.

8 - JANEIRO/FEVEREIRO | 2018


BRANDCOMM 27

PARA REALIZAR UM SONHO Empresa suíça chega ao Brasil pelo Cearå com a meta de revelar e canalizar jogadores profissionais Boa parte dos garotos e garotas brasileiros, no País do Futebol, sonha em ser jogador profissional. A trajetória Ê årdua, tem todos conseguem. Futebol não se resume em tÊcnica e talento. Envolve tambÊm superação, confiança, concentração e mais uma sÊrie de fatores que permeiam uma carreira. E Ê como um dos elementos para viabilizar toda uma trajetória que surgiu na Suíça a Brandcomm 27, empresa especializada na revelação de talentos e no cuidado da carreira do atleta profissional. A Brandcomm 27 chega ao Brasil pelo Cearå. Idealizada pelo suíço Alain Vuille, a empresa nasceu em novembro de 2017, em Lausanne, com registro oficializado na Associação Suíça d e F u t e b o l ( A S F ) . Tr a t a a g o r a d e regulamentação junto à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mas, a história não começa aí. Remonta ainda no garoto Alain, que foi atleta de base em seu país. Após uma vitoriosa carreira em uma mulnacional da årea de informåca, Vuille resolveu criar a Brandcomm 27. "Ele quer comparlhar o prazer de ver um jovem realizando o seu sonho de ser jogador de futebol", explica Alberto Silva Júnior, o professor Piauí, representante da empresa no Norte e Nordeste do Brasil. "O número 27 na logomarca, inclusive, Ê alusivo aos 27 anos que Vuille trabalhou na mulnacional", completa. Alberto Silva Júnior, o professor Piauí, representa a Brandcomm 27 para o Norte e o Nordeste do Brasil: futebol pensado tambÊm pelo lado social

O suíço Alain Vuille criou a Brand Comm 27 para realizar um sonho de garoto

Para o Sul e Sudeste, o representante ĂŠ o exvolante CĂŠsar Sampaio. Os trĂŞs, Vuille, PiauĂ­ e Sampaio, esveram reunidos no CearĂĄ, no dias 8, 9 e 10 de janeiro, na localidade de Guajiru, no Trairi, onde a parceria de trabalho ficou acertada. "A nossa meta ĂŠ descobrir valores no Brasil e levar para o mundo todo, a parr dos 17 anos, canalizar o atleta para o futebol profissional", explica PiauĂ­. Na empreitada, a Brandcomm 27 apresenta

TAMBÉM NO HANDEBOL - A Brandcomm 27 tambÊm apoia iniciavas esporvas nas categorias de base de outros esportes. É assim no handebol, com a equipe treinada pelo professor Piauí. No úlmo dia 21 de janeiro, o me dele, da categoria infantojuvenil feminino, conquistou a 5ª Copa Cearå Nosso Handebol, compeção interestadual que aconteceu no ginåsio da Faculdade Ateneu, na Parangaba. Equipes do Piauí, Rio Grande do Norte e Pernambuco tambÊm parciparam.

A Brand Comm 27 apoia o projeto social do Guajiru

alguns diferenciais. Ela visa o lado humano do atleta, com acompanhamento dele, adaptação, moradia, vestuårio, o psicológico. "A ideia Ê tratar o garoto como um parente, um filho, dando todo um suporte para que ele alcance o alto rendimento", ressalta Piauí, acrescentando que a família tambÊm Ê focada, assegurando a tranquilidade para ela. Com observadores na Suíça (Lausanne, Sion e Basel), Portugal, Holanda e Itålia, a Brandcomm 27 estuda parcerias. Uma delas, inclusive, jå estå em pråca, no Guajiru, onde um projeto social trabalha com 30 garotos, de oito a 15 anos, sob a orientação dos p r o fe s s o r e s B r u n o e J ú n i o r. "Trabalhamos com seriedade e responsabilidade, de olho no futuro, na formação de atletas e cidadãos", concluiu o professor Piauí. Conheça a Brandcomm 27 n a i n t e r n e t (www.brandcomm27.ch).

JANEIRO/FEVEREIRO | 2018 - 9

CÊsar Sampaio, ex-volante da Seleção Brasileira, Ê o representante da empresa no Sul e Sudeste do País: atleta de sucesso que foi, ele tem três núcleos de futebol em Diadema, interior paulista

TĂĄ na Ă rea


Divulgação | Thaylan Andrade Fotos:

O diretor de Esportes de Paraipaba, Ígor Almeida, com o Arsenal Boa Vista, campeão do Sub-17

O Novo Esperança fazia uma campanha apenas regular, mas deu show na final e levou a taça no Feminino

PARAIPABENSE DE FUTSAL

SHOW DE BOLA EM QUADRA

Atlético Tigre, Arsenal Boa Vista e Nova Esperança, os campeões de 2017 O Campeonato Paraipabense de Futsal 2017 fez a festa em Paraipaba em dezembro. A competição foi disputada entre os dias 13 e 28, no Ginásio Francisco Figueiredo, em quatro categorias, com 22 equipes. Os campeões: Atlético Tigre (Sub-13), Arsenal Boa Vista (Sub15 e Sub-17) e Nova Esperança (Feminino). Todas as finais aconteceram no dia 28. SUB-13 Participantes: ABC, Atlético Tigre, CIEP, Sol Nascente, Tio Sam e Verdão do Vale. Artilheiro: Ricardo (Atlético Tigre), com cinco gols. Final: Atlético Tigre 2x0 Sol Nascente. Resumo: O Atlético Tigre foi campeão invicto. Na 1ª Fase, goleou o CIEP (7x2) e empatou com o Sol Nascente (1x1). Nas semifinais, atropelou o ABC: 9x2. Na final, em novo encontro com o Sol Nascente, venceu por 2 a 0. SUB-15 Participantes: Arsenal Boa Vista, Atlético Tigre, Cambôas, CIEP, Estrela Jovem e Verdão do Vale. Artilheiro: Cauê (Atlético Tigre), com 10 gols.

O aracatiense Iaslan, de apenas 13 anos, foi um dos destaques da arbitragem das finais em Paraipaba, ao lado de Mairton e Emanuel

Final: Arsenal Boa Vista 2x1 Atlético Tigre. Resumo: Outro campeão invicto, o Arsenal empatou com o Cambôas (3x3) e goleou o CIEP (4x2) na 1ª Fase. Nas semifinais, empatou com o Estrela Jovem, por 0 a 0, mas venceu nos pênaltis: 3x2. Na final, derrotou o Atlético, em confronto equilibrado, por 2 a 1. SUB-17 Participantes: ABC, Arsenal Boa Vista, Chelsea Jr, Juventude, Sol Nascente e Verdão do

O Arsenal Boa Vista foi campeão invicto na categoria Sub-15

30

QUEM GANHA O PRESENTE É VOCÊ!

Vale. Artilheiro: Djames (Arsenal Boa Vista), com seis gols. Final: Arsenal Boa Vista 3x1 Sol Nascente. Resumo: Futuro campeão, o Arsenal não teve boa estreia: perdeu para o Sol Nascente (4x3), mas se recuperou e, ainda na 1ª Fase, goleou o ABC, por 4 a 2. Nas semifinais, outra goleada: 6 a 1 sobre o Verdão do Vale. Na final, novamente pela frente o Sol Nascente, que vinha de três vitórias em três jogos, mas conheceu a derrota diante o Arsenal: 3x1! FEMININO Participantes: Arsenal Boa Vista, Futsal Girls D2, Nova Esperança e Paraipaba. Artilheira: Ananda (Paraipaba), com seis gols. Final: Nova Esperança 5x1 Paraipaba. Resumo: Após uma 1ª Fase apenas regular, quando venceu o Futsal Girls D2, por 3 a 0; perdeu para o Arsenal Boa Vista, por 1 a 0; e apenas empatou com o Paraipaba, por 2 a 2), o Nova Esperança terminou a 1ª Fase na 2ª colocação. Mas, na grande final, deu o show, com a goleada de 5 a 1 sobre Paraipaba.

O Atlético Tigre, outro campeão invicto no Paraipabense, no Sub-13

FATEIXAS RESTAURANTE

EXCELENTE LOCALIZAÇÃO FRUTOS DO MAR BAR AO AR LIVRE

anos

ATENDIMENTO

O melhor em Calçados, Confecção, Cama, Mesa e Banho, Material Escolar, Perfumaria, Material Esportivo, Produtos para o Lar e muito mais!

3363.1184

Av. Maria Moreira, 81 - Paraipaba/CE (85)

Tá na Área

@fateixas Av. Beira Mar, 110 - Praia da Lagoinha (85) Paraipaba - Ceará

99929.9900

10 - JANEIRO/FEVEREIRO | 2018


Fotos:

Divulgação

O paranaense Luciano Betiate é conferencista e tem contribuído na capacitação de conselheiros tutelares de todo o Brasil

O cearense Eulógio Neto tem histórico na luta por melhorias para o Conselho Tutelar

2º CAPACITA BRASIL

UM MARCO PARA O NORDESTE Evento acontecerá em Fortaleza, entre os dias 11 e 13 de abril

Um marco para o Nordeste e Fortaleza, onde será realizado, para os eventos de formação continuada para os membros dos Sistema de Garantia de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes. É com essa proposta que a Capital do Ceará sediará a 2ª edição do Capacita Brasil - Nordeste, nos dias 11, 12 e 13 de abril, no Hotel Plaza Praia Suítes, na Praia de Iracema. As inscrições já estão abertas. O evento, na sua 1ª edição, teve a participação de conselheiros tutelares, conselheiros de direito, secretários municipais da Assistência Social e outros órgãos, acadêmicos e estudantes do ensino regular, passando dos 200 participantes. A Ello Publicidade, Consultoria e Entretenimento, responsável pelo projeto Capacita Brasil em todo o País, inovou na sua plata-

forma digital para possibilitar um conforto maior e permitir que os participantes tenham informações em tempo real sobre as inscrições, o material didático, os palestrantes confirmados e muitas novidades, tudo num só lugar: no portal do Capacita Brasil (www. elloentretenimento.com.br/capacita brasil). O primeiro palestrante confirmado para o evento é o paranaense Luciano Betiate, 40 anos, conselheiro tutelar por dois mandatos. Autor de nove livros, é também conferencista e coordenador de seminários sobre Direitos Humanos e temas relacionados à infância e juventude. Suas palestras tem ajudado na capacitação de conselheiros tutelares em todo o Brasil. O cearense Eulógio Neto também está confirmado. Ex-vereador de Fortaleza e conselheiro tutelar, ele falará sobre a valorização

do Conselho Tutelar, com estrutura digna para atendimento. “Acreditamos na capacitação continuada. Com o conselheiro capacitado, conhecedor dos seus direitos e atribuições, iremos atender com dignidade e respeito”, disse Eulógio Neto, que tem histórico por melhoria a área. SIPIA ANTES Antes do Capacita Brasil - Nordeste, a Ello realizará em Fortaleza mais uma edição da Capacitação do Sipia (Sistema de Informações para Infância e Adolescência) - Conselho Tutelar. O evento acontecerá no Hotel Fortaleza, na Praia de Iracema, nos dias 5 e 6 de março. Quem antecipar a inscrição para o 2º Capacita Brasil, terá 50% de desconto no Sipia. Os dois eventos também contam com promoções especial para prefeituras.

Excelência em Bancos de Couro, Capotas, Revestimentos de Volumes, Forro de Portas, Lavagens em Bancos, Soldas e muito mais!!!

(85) 3281.2771 | 98878.7969 Rua Pe. Anchieta, 993 - Monte Castelo | Fortaleza/CE

SUA VIDA EM DUAS RODAS

MULTIMARCAS E MODELOS NOVOS E SEMI-NOVOS Financiamos em até ACEITAMOS CARTA

MACHADO MOTOS COMPRO, VENDO E FINANCIO

3281.6052 Desde 1996

48 meses

a partir de 20% de entrada

DE CRÉDITO E REFINANCIAMOS SUA MOTO

www.machadomotos.com.br

Av. Pe. Ibiapina, 1640 (vizinho ao Mercado São Sebastião) JANEIRO/FEVEREIRO | 2018 - 11

Tá na Área


OPINIÃO

NADA MUDOU NO ESPORTE BRASILEIRO Dinheiro mal aplicado e fiscalizado deixam os atletas de pires na mão Muito dinheiro dis- Top ponível, através da Lei Top port de Incentivo ao esporte S port S (Ministério dos Esportes - ME), dinheiro disponível também com as emendas parlamentares (políticos), dinheiro pela Lei de IncenPor Renan Correa tivo do ICMS, verbas de loterias esportivas, mas, infelizmente, muito mal aplicado e fiscalizado. Os atletas brasileiros continuam sofrendo com a incompetência dos gestores esportivos, a maioria deles colocados nos cargos por políticos, sem nenhuma experiência com o esporte. É assim em diversos Estados. Particularmente no Ceará, em Fortaleza, ainda temos o Centro de Formação Olímpica (CFO), de padrão classe A, construído ao custo de milhões de reais e que nada somou para o desenvolvimento esportivo. Tornou-se um “elefante branco”, pois sua manutenção mensal é absurda. As federações esportivas, associações, ligas e os atletas continuam de pires na mão, mendigando passagens, material esportivo e inscrições para participação em eventos. Quem poderia imaginar os dirigentes do esporte brasileiro envolvidos em esquemas milionários de corrupção? Não podemos ser ingênuos, a corrupção sempre esteve presente no meio esportivo. O País e seus atletas foram traídos. Vejam o recente escândalo do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), órgão máximo do esporte no País, onde seu dirigente, Carlos Nuzman, foi afastado por corrupção. E o caso da Confederação Brasileira de Basquetebol (CBB). Lá, o ex-presidente deixou um rombo de aproximadamente 30 milhões de reais. E tem também o caso recente da Federação Brasileira de Basquete Máster (FBBM). O ex-presidente utilizava, na prestação de contas ao Ministério dos Esportes (Lei de Incentivo ao Esporte), o nome e documentos

(passagens, hospedagens, traslados) de atletas que jogaram pelo Brasil, pagaram suas próprias despesas, através da Aerotur (companhia oficial da FBBM) e, no ME, constavam como patrocinados. Tudo que está acontecendo é vergonhoso, os atletas se matam para ter um bom desempenho, para representar seus Estados, para representar o Brasil, mas são garfados

por alguns dirigentes e políticos pilantras. Até quando eles vão ter que suportar esse martírio? Esse ano será decisivo para o Brasil e o esporte brasileiro, um ano de mudanças, quando todos poderão responder nas urnas suas insatisfações contra um governo e dirigentes corruptos. Vamos cobrar mudanças, transparência e continuar a denunciar as falcatruas.

A “NOVA” FBBM

Governo potiguar, que passam por grave crise, patrocinarão, com dinheiro público, a FBBM, que responde ao MPF e ao ME? Será que veremos novamente as seleções caça níqueis que FBBM convoca? Seleções do Brasil A, B. C, D, E, F... Quem pagou, joga! Isso acontece somente para a FBBM encher os cofres. E a CBB e o COB vão aceitar isso? Já pensou se tivéssemos times A, B, C, D, E, F também na CBB, na mesma categoria, para representar o Brasil? É isso que queremos de uma federação? Estaremos acompanhando de perto e informando a todos nossos leitores, nacionais e internacionais.

O novo presidente da FBMM, Alex Aguiar, assumiu em 1º de janeiro. O anterior, Carlos Galvão comandou a entidade por 10 anos seguidos e superou-se com desmandos e falcatruas. Infelizmente, esse senhor segue como vice-presidente na “nova” administração, que repetiu diversas pessoas da antiga gestão no seu quadro administrativo. Este ano, a FBBM vai realizar o Pan-Americano Máster em Natal (RN). Porque na cidade natal do ex-presidente? Como será feita a segurança numa cidade que enfrenta fatos gravíssimos no setor? A prefeitura de Natal e o

O NATAL SOLIDÁRIO DO MOTOCILISMO CEARENSE

O Presidente da Federação de Motociclismo do Ceará (FMC), Roberto Ito, realiza excelente trabalho e tem se empenhado para realizar campeonatos de qualidade, na motovelocidade, motocross, enduro fim e enduro de Regularidade. O Ceará é destaque no cenário nacional. A realização de eventos tem aumentado o fluxo turístico e incrementado as cidades contempladas. Tais ações contribuem para o desenvolvimento da população, através do espetáculo esportivo. A responsabilidade social e cultural nas comunidades também está tendo espaço na gestão. O presidente Roberto Ito realizou o “Natal Solidário”, distribuindo com seus pares da federação os mais variados produtos,

tais como 85 cestas básicas, laranjas, refrigerantes, salgados e mini hot dogs, brinquedos (bolas de couro e bonecas) e o principal componente: solidariedade com gratidão. O destino de tudo isso foram as comunidades dos municípios serranos de Maranguape, Pacatuba e Guaiúba. Locais onde as motos fazem uma parada de descanso ou passam em deslocamento para os treinos dos campeonatos de Enduro de Regularidade, Fim e Hard Enduro, competições supervisionadas pela FMC. Também estiveram nas comunidade do Castelo (trilha da Fanta Uva), do Paraíso (trilha da Variante da Vacaria), da Barra (trilha dos Padres), da Faxina e do Trilho, além do Bar da Sinuca, em Pacatuba.

A motovelocidade atrae um bom número de adeptos no Ceará: boa fase sobre duas rodas

Robeto Ito é o presidente da FMC

Tá na Área

12 - JANEIRO/FEVEREIRO | 2018


O Super do Povo adotou a praça da Igreja Matriz, no Henrique Jorge

O HM Lanches cuida agora da Praça Dr. Raimundo Mariel de Brito

REGIONAL III

PRAÇAS SÃO ADOTADAS

Em parceria com a Prefeitura, Super do Povo e HM Lanches cuidarão de espaços públicos

As praças e parques são espaços públicos e a sociedade também deve cuidar do que é seu. Nesse sentido, a Prefeitura de Fortaleza e diversos segmentos da sociedade civil formam parcerias. Assim, está em atividade o

HOMENAGEM DO PROJETO PK

O ano de 2018 mal começava e o secretário executivo da Regional III, Arquimedes Pinheiro, ainda era reconhecido pelos bons serviços prestados no ano que passou. Assim, no dia 3 de janeiro, ele recebeu em seu gabinete, os dirigentes do Projeto PK, iniciativa do empresário Layso Rabelo, que leva, de forma gratuita, o aprendizado do futebol para crianças e adolescentes do bairro Presidente Kennedy, em Fortaleza. “Agradecer ao Projeto PK, que participa do Campeonato Cearense de futebol e treina no campo do Ceará Mirim. Obrigado pela homenagem, muito bonita a placa!”, disse o secretário, na foto com Layso e o professor Leandro Castro.

JANEIRO/FEVEREIRO | 2018 - 13

programa “Adoção de Praças e Áreas Verdes”. Na Regional III, duas iniciativas do programa marcaram o mês de janeiro, no Henrique Jorge e na Parquelândia. “Procuramos promover melhorias urbanas, ambientais e paisagísticas, através de parcerias. Assim, teremos a volta das pessoas às ruas, ao convívio com a cidade”, comentou Arquimedes Pinheiro, secretário executivo da Ser III. No Henrique Jorge, a praça da Igreja Matriz foi adotada pelo Super Mercado do Povo. Os dirigentes da empresa receberam o certificado de adoção. “Tenho certeza que esse espaço será bem cuidado e que o Super do Povo está contribuindo com exemplos de cidadania e responsabilidade social”, disse Arquimedes. Na Parquelândia, o HM Lanches adotou a Praça Dr. Raimundo Mariel de Brito, localizada na Avenida Humberto Monte. “Foi um momento marcante e quero parabenizar o meu amigo Artur, proprietário do HM, pela excelente iniciativa”, acrescentou o secretário executivo da Regional III. Além da adoção de praças, a Regional também realizou intensos trabalhos de lim-

Entre as várias ações de limpeza que efetuou no mês de janeiro, a Regional III realizou intervenção no Canal da Bela Vista: requalificação ambiental na cidade

peza em janeiro. Um mutirão esteve em ação na Avenida Mister Hull. “Quando trabalhamos juntos, é possível! Sempre digo isso, mas é importante que a população faça sua parte, colocando os sacos de lixo somente nos dias de coleta”, explica Arquimedes. O Canal da Bela Vista, reivindicação antiga dos moradores, e um ponto de lixo do bairro João XXIII também foram beneficiados. No João XXIII, o local foi requalificado, recebendo o plantio de mudas e a pintura de um painel com flores e mensagens de reeducação ambiental.

CONFRATERNIZAÇÕES: SER III E PPL

“Muito orgulho com o trabalho e o empenho desses servidores, que fazem o dia a dia da nossa Regional”. Com essas palavras, o secretário executivo da Regional III, Arquimedes Pinheiro, ao lado do seu secretário, Antônio Henrique, prestigiou a confraternização de

final de ano do órgão, no dia 30 de dezembro (foto à esquerda). O mês, aliás, foi de intensas festividades. Dois dias antes, Pinheiro, que é o presidente municipal do Partido Pátria Livre (PPL), em Fortaleza, comandou a confraternização dos seus correligionários (foto abaixo).

Tá na Área


estão na Área

Larissa Gomes, Vanda e Chicco Cabral

DEZEMBRO É MÊS DE FESTA NA FAMÍLIA CABRAL

O mês de dezembro sempre é de festa para a família Cabral e não foi diferente em 2017. Em meio às comemorações que cercam o período de fim de ano, os festejos começaram no dia 15, quando o casal Chicco e Vanda Cabral comemoraram 29 anos de um sólido casamento. Seis dias depois, no dia 21, foi a vez da filha deles, a futura jornalista Larissa Gomes, estudante de Jornalismo da Unifor, festejar seu 20º aniversário. Para completar, passando pelas festividades do Natal, Chicco Cabral completou 63 anos no dia 29. Na oportunidade, Chicco e Vanda estiveram no Delta do Parnaíba, a foz do Rio Parnaíba, situado entre os estados do Maranhão e Piauí. A viagem foi compartilhada com os casais de amigos Evamar e Hélder Cortez e Lívia Cortez e o esposo Del. Definitivamente, dezembro é de festa na família Cabral!

Os casais Vanda/Chicco Cabral e Evamar/ Hélder Cortez, no Delta do Parnaíba

Acima, Vanda Cabral e Evamar Cortez; abaixo, Dr. Hélder Cortez e Chicco Cabral

Larissa Gomes, com a mãe Vanda e a tia Neila, em dia de aniversário

Chicco com o filho Diego Sarto, ainda garoto Dr. Agripino Magalhães, Adolfo Heberth, Dr. Henrique Machado, Chicco Cabral e Marcelo Aguiar

Encontro de amigos: Dr. Fabrício, Marcelo Aguiar, Chicco Cabral, Delmar Weber, Dr. Hélder Cortez e Flávio Goiano

Lembranças dos tempos de jogador, com a Seleção da Agap (Associação de Garantia ao Atleta Profissional), no início dos anos 1990: em pé (da esquerda para a direita) - Chico Fraga, Nagel, Dário, Pedro Basílio, Adilton, Dalmir, Danilo Baratinha e Joel Maneca; agachados (na mesma ordem) - Gilson Pastor, Sabiá, Paulo César, Paulinho Lamparina, Chinezinho, Alves, Jacenir e Cabralzinho

Tá na Área

14 - JANEIRO/FEVEREIRO | 2018


NOITE DAS PERSONALIDADES DO FUTSAL

O AMADURECIMENTO DE UM EVENTO Em noite inesquecível,

festa chega à sua 15ª edição com fôlego para muito mais

A 15ª Noite das Personalidades do Futsal aconteceu no dia 16 de dezembro, no Hotel Long Beach, em Canoa Quebrada, litoral leste do Ceará. O evento mostrou o amadurecimento de suas 14 edições anteriores e desfilou um roteiro de homenagens a alguns dos principais nomes da modalidade no Brasil. “Não é fácil chegarmos à 15ª Noite do Futsal, trilhamos uma árdua trajetória, mas sempre mantivemos a essência de que reconhecer é preciso!”, comentou o professor Segundo Costa, realizador e idealizador da festa. Perfeccionista, ele já trabalha na 16ª edição do evento, que tem data marcada, o dia 27 de dezembro deste ano, novamente no Long Beach. “A Noite das Personalidades do Futsal é uma justa homenagem aos que se destacaram no ano. Evento elegante, bem organizado e marcante”, disse o advogado Cid Paracampos, um dos homenageados. “Parabéns ao professor Segundo Costa, pela dedicação e por nos proporcionar momentos únicos. A Noite das Personalidades do Futsal faz parte da minha história”, disse o jogador Vânder Carioca, do Corinthians. O goleiro Guitta, também do Corinthians e da Seleção Brasileira, foi outro que prestigiou o evento: “Foi tudo perfeito! Parabéns ao professor Segundo Costa por manter a festa durante tanto tempo!”.

O professor Segundo Costa realizou a 15ª edição da Noite das Personalidades do Futsal

Ika, Segundo Costa e o goleiro Guitta

Cid Paracampos, Segundo e Luciano Brazil

Com Tácito Forte, Marcelo Rodrigues e Cláudia Marques

Com os técnicos André Biel e Galego

Vânder Carioca, Segundo Costa e Wando

Segundo Costa e Michel Choquito

Segundo Costa e Savyo de Paula

Com Atílio Dias, da Seleção Brasileira

Segundo Costa e Frank Paula

Segundo Costa e Betinho

Segundo Costa e Rodrigo Pinheiro

Alan, Segundo Costa e Difanti

Segundo Costa e Dudu Diógenes

JANEIRO/FEVEREIRO | 2018 - 15

Tá na Área


m e e r p ga sem

Si

! E T N FRE

Marcas conceituadas?

É com a PRIMOS!

Rua Campina Verde, 700 - Jari - Maracanaú - Ceará | primos@primosmotos.com

PABX: 85 - 3211.8350 TRANQUILIDADE NO CARNAVAL É A NOSSA PRAIA!

ABERTO DIARIAMENTE (das 09:00 às 18:00) ACEITAMOS TODOS OS CARTÕES TEMOS ESPAÇOS EXCLUSIVOS REALIZAMOS O SEU EVENTO

e l e v á d a r g a e t n e i Amb ! 85 98965.3785 l e v á t r confo

Av. Zezé Diogo, 3835 Praia do Futuro

jangadacomercio@gmail.com

Edition170janfev2018 finalizada web  

Tá na área, a revista cearense de todos os esportes, política e entretenimento.

Edition170janfev2018 finalizada web  

Tá na área, a revista cearense de todos os esportes, política e entretenimento.

Advertisement