Issuu on Google+

Novembro de 2011 - INFORMATIVO - Nº 154

CLASSIFICADOS Apreensão de cães Pag. 06

Pag 06

Celebrada Santa Missa

Pág. 03

Bodas de ouro Pág. 07

Eco Dia Zaúna 13 de novembro Pág. 02

www.zauna.com.br entra no ar!

O website do condomínio está no ar. Agora podemos consultar o histórico dos informativos e balancetes, além de visitar a galeria de fotos, saber um pouco mais da história do condomínio e se comunicar diretamente com a administração, através de fóruns ou mensagens ao síndico. Visite, o site foi construído para todos.

Plantas que atraem pássaros Pág. 05


Página 02

Novembro de 2011 INFORMATIVO

Palavra do Síndico AOS CONDÔMINOS Este mês o website do Condomínio Estância Zaúna entra no ar. Com informações sobre nosso condomínio, o site também será uma ferramenta de comunicação muito útil, conectando os condôminos com a administração. Dentro da aba Área Restrita, os condôminos poderão participar de fóruns, debatendo entre eles, assuntos pertinentes ao condomínio e também enviar perguntas ao síndico. Temos a galeria de fotos e também a aba Ruas, que apresenta as características dos pássaros que dão nome a elas, além de fotos e vídeos com o canto dos mesmos. Há uma breve história do condomínio com o mural com fotos de todos os síndicos que presidiram a Zaúna. Há também o histórico de todos os informativos desta administração, além dos balancetes que podem ser consultados. Para nossa obra de galerias, já estão prontos os tubos para início das obras que se dará início nos próximos dias. Esta obra terá o acompanhamento de Engenheiro responsável que fiscalizará a qualidade dos serviços, garantindo assim que a mesma seja executada exatamente conforme o projeto. Este mês comemoro idade nova e gostaria de agradecer a todos que me deram a oportunidade de experimentar algo novo, que é administrar nosso condomínio, diferentemente de administrar uma empresa, quando se trata de um condomínio, você e suas ações estão ligadas diretamente a vida dos condôminos, dependendo do resultado de suas atitudes, grande parte da qualidade de vida e bem estar dos que aqui vivem. Muito obrigado a todos. Leandro Teles - Síndico

EXPEDIENTE Informativo mensal do Condomínio Estância Zaúna. Jornalista responsável: Francisco Timbó de Souza.

Condôminos aderem ao lixo reciclável Surpreendente a adesão dos condôminos na coleta seletiva de lixo. Já selecionamos aproximadamente 1/2 tonelada de lixo reciclável que está sendo direcionada para cooperativas para seu tratamento. Lembramos que os Kits com sacos plásticos nas cores específicas dos materiais, estão sendo distribuidos gratuitamente na portaria do condomínio, acompanhado de um informativo que indica exatamente qual material é reciclável. Pedimos aos senhores que observem o sinal de material reciclável, não depositando lixo orgânico ou outros dejetos dentro dos containeres dos recicláveis.

Eco Dia Zaúna 13 de novembro

No dia 13 de novembro (Domingo) realizaremos o Eco Dia Zaúna, dia em que reflorestaremos a parte degradada da nossa reserva. Esta área vem sendo usada como depósito de galhos oriundos das podas de árvores dentro do condomínio. Agora o local será reflorestado. Mais uma vez nosso condomínio vai cumprir com sua obrigação de recuperar e conservar nossa flora, que outrora foi degradada. Convidamos a todos que nesse dia 13 de novembro, das 9:00hs às 12:00hs venham até nossa reserva, próximo a ponte do privee, plantar uma árvore. As mudas estarão lá, a sua disposição, aguardando que suas mãos as tornem parte do coração da Estância Zaúna. Dia13 de novembro ECO DIA ZAÚNA, venha plantar uma árvore.

TELEFONES ÚTEIS e E-MAIL Síndico - 9973-1332

Fones: (44)3029-6389; celular (44)8402-6981e-mail: luciene_timbo@uol.com.br

sindico@zauna.com.br Portaria fone/fax: 3268-2037 Jurídico: Dr. Wilson (44) 3026-6606

Impressão: Qualygraph Tiragem: 1000 exemplares

Jornalista: Timbó (44) 3029-6389 e 8402-6981


Novembro de 2011 INFORMATIVO

Página 03

Coluna Culinária Olá queridos condôminos, continuando nossa viagem gastronômica, nessa edição quero levar-lhes até Cuba sugerindo uma receita tradicionalissíma deste país: Ropa Vieja. Um prato delicioso e bem rústico, que com certeza agradará ao nosso paladar brasileiro. Bom apetite! Éricka Teles

ROPA VIEJA 1 Kg de Fraldinha bovina 1/2 xícara (chá) de Óleo de Soja 2 Cebolas grandes cortadas em rodelas finas 4 dentes de Alho amassados 2 Pimentões verdes picados 3 Tomates bem maduros picados 3 colheres de sopa de Coentro picado 2 tabletes de Caldo de Carne 1 colher de chá de Sal 1 colher de chá de Cominho em pó 1 colher de café de Pimenta do Reino em pó 750 ml de Água 200 gramas de Extrato de Tomate 1/2 xícara (chá) de Salsinha picada 1/2 xícara (chá) de Cebolinha picada Modo de Preparo: Tempere a carne com o alho e o sal e deixe descansar 30 minutos. Na panela de pressão coloque o óleo de soja e deixe aquecer, frite a carne dos dois lados até dourar, acrescente a cebola e frite mais um pouco (2 minutos), acrescente todos os outros ingredientes, menos a Salsinha e Cebolinha, mexa bem e tampe a panela.

BATATA GOURMET Shopping Mandacarú

Depois que pegar pressão deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos, se necessário acrescente mais água e deixe cozinhar por mais 10 ou 15 minutos, a carne deve ficar bem macia e desfiando. Retire a carne da panela e com a ajuda de 2 garfos desfie em pedaços médios, volte a carne desfiada para a panela com o molho e deixe em fogo baixo até o molho reduzir de volume e engrossar, acrescente a salsinha e cebolinha na hora de servir. Sirva sobre Arroz branco acompanhado de Coentro fresco, Queijo Prato ralado e Bananas fritas.

Condômino mais uma vez, ganha máquina fotográfica digital em sorteio do IPTU de Sarandi

A sabedoria popular ensina que: sorte é para quem tem; não para quem quer. Isto posto, nosso Condômino Sr. Carlos Antonio Rodrigues foi contemplado com uma máquina fotográfica digital SONY, no sorteio promovido pela Prefeitura de Sarandi àqueles contribuintes que pagam suas parcelas de tributos rigorosamente

em dia. Ele bisou o feito do sorteio anterior, quando também foi contemplado com uma fotográfica digital. O prêmio a que fez jus foi entregue pelo Paulino, encarregado da Administração da Receita do Município. (foto) 10 de novembro último sorteio O diretor do Departamento Tributário da Prefeitura de Sarandi, Izael Carvalho Santos informa que o último sorteio do ano será realizado neste 10 de novembro e além dos prêmios anteriores, máquina fotográfica SONY, máquina de lavar de pressão. DVD, micro-ondas e aparelho de som, haverá dois outros prêmios, mais valiosos: 1 Note-Book e 1 TV LCD, 32 polegadas a cores. Participam do sorteio todos os contribuintes em dia com suas obrigações com a Fazenda Pública Municipal de Sarandi.


Página 04

Novembro de 2011 INFORMATIVO

Celebrada Santa Missa

A Santa Missa do mês de outubro foi celebrada pelo Padre Adacílio na chácara do casal dona Maria de Lourdes/Anivaldo Previato e contou com presenças de amigos dos anfitriões, fiéis católicos e condôminos. A próxima celebração será dia 11 de novembro, com início às 20:30 horas na chácara do casal: Sr. Raimundo/Profª Marion, sita na Rua Sabiá, Lote 16, Quadra 11.

Convite Missa O casal de condôminos Sr. Raimundo/Profª Marion, convida a todos para que venham participar da Santa Missa que será celebrada dia 11 de novembro, que será celebrada na chácara sita à Rua Sabia, Lote 16, Quadra 11, agradecendo desde pelas presenças. Um banner em frente identifica o local.

Excepcionalmente a coluna Dicas Veterinárias não está sendo publicada nesta edição Readequação de pontos críticos nas vias internas Devido as fortes chuvas e inicio de erosão no leito das vias internas o Síndico Leandro Teles pediu uma operação de manutenção nos pontos críticos com a utilização da Patrola. A operação foi realizada com o ajuntamento do cascalho acumulado nas laterais das vias e a Patrola fez o restante com a readequação dos trechos, o que facilita o tráfego dos veículos, mais segurança aos pedestres e aos praticantes de caminhadas. Como os Senhores Condôminos podem conferir no texto A Palavra do Síndico (pág. 02, 4º parágrafo) os tubos já

estão prontos e a obra das galerias será iniciada em breve. Depois, será a vez do calçamento ser executado. Até lá, pedimos tolerância e paciência a todos.

Numeração nas ruas facilita localização das chácaras A administração implantou placas com números refletivos em todos os lotes do condomínio, com o objetivo de facilitar a localização das chácaras pelos visitantes e prestadores de serviço. Esta placa foi colocada em carater temporário, podendo assim o condômino substitui-la por numeração fixada em local visivel, do tamanho e forma que desejar. Os números prediais foram fornecidos pela Prefeitura Municipal de Sarandi. Essa numeração tem por objetivo também agilizar a entrada de visitantes, envitando assim a formação de filas na portaria.

A partir de agora o visitante recebe um pequeno mapa com a indicação exata do lote com o número onde o mesmo irá se direcionar.


Novembro de 2011 INFORMATIVO

Página 05

Plantas que atraem pássaros * Escrito por: Carlos Eduardo - Biólogo - Técnico do Lab. de Mata Ciliar do NUPELIA/UEM

As aves exercem grande fascínio nas pessoas, seja pelo canto, pela cor, pelo exotismo ou pelo seu comportamento. E aproveitando a primavera e a grande variedade de aves que habitam e circulam pelo Condomínio Zauna, podemos atrai-los para nossos quintais com oferta de alimento e abrigo sem prendê-los em gaiolas. Com o plantio de árvores, flores e arbustos é possível ter sempre a visita destes animais, além de também colorir o jardim e torná-lo um ambiente ainda mais agradável. Algumas plantas e as espécies de pássaros que elas atraem: Acerola: atrai sanhaços, saíras, sabiás. - Abacateiro: atrai sabiás, sanhaços, picapaus. - Amoreira: atrai sabiás, sanhaços, bem-te-vis, saíras, pássaros-pretos. Bananeira: atrai tico-ticos, sanhaços, sabiás, saíras. - Cajueiro: atrai sabiás, sanhaços, saíras. - Caquizeiro: atrai saíras, sabiás, bem-te-vis. - Figueira: atrai tucanos, maritacas, tico-ticos, tangarás, pássaros-pretos. - Gabirobeira: atrai sanhaços, sabiás, saíras, pássaro-preto. Goiabeira: atrai periquitos, sanhaços, sabiás, tiés, saíras. - Jabuticabeira: atrai maritacas, sanhaços, saíras, sabiás. Mamoeiro: atrai tucanos, sabiás, sanhaços, pica-paus. - Pitangueira: atrai sabiás, bemte-vis, saíras, arapongas, pássaros-pretos. - Girassol: atrai maritacas, pássaro-preto. Já os beija-flores e os cambacicas são atraídos por flores coloridas, geralmente tubulosas, e produtoras de néctar, seu alimento, além de se alimentar também dos pequenos insetos presentes nas flores. As flores mais visitadas por eles são as seguinte: Abutilon darwinii - (sino-amarelo, arbusto perene, de corolas amarelas, semiabertas). - Abutilon striatum (lanterna-chinesa, arbusto perene, de flores de cor alaranjada com estrias vermelhas). Erythrina falcata - (árvore conhecida como crista-de-galo, de flores vermelhas). Fuchsia hybrida - (brinco-de-princesa, herbácea escandente, de flores pendentes e vistosas). - Heliconia - (caetês, bananeiras, tracoá, arbusto que possui inflorescências grandes e atrativas). Hibiscus rosa-sinensis - (hibisco, graxa-

de-estudante, de flores com inúmeras cores). - Lonicera japonica - (madressilva, trepadeira semilenhosa, flor cor branco amarelada). - Malvaviscus arboreus (malvavisco, hibisco-de-sino - flores vermelhas, cleistogâmicas “fechadas”). Pachystachys lutea - (camarão-amarelo, com brácteas amarelas e flores branco creme). - Russelia equisetiformis (russélia, flor-de-coral, arbusto perene, flor vermelha). - Callistemon (escova-degarrafa, árvore de flor vermelha), - Strelitzia reginae - (ave-do-paraíso, herbácea, inflorescências com flores alaranjadas). Outras flores e plantas também podem contribuir para a presença de aves, atraindo insetos que servem de alimento para estes pássaros. Alguns fatores podem impedir a visita dos pássaros às plantas, como barulhos e ruídos, animais próximos que possam afugentá-los, tipo de habitat e, principalmente, a ausência de determinada espécie de pássaro naquele ambiente. É possível fazer também um comedouro com uma bandeja. Deve-se colocá-lo em altura suficiente para que outros animais não tenham acesso, de preferência em um local próximo a uma árvore para que os pássaros tenham sombra e um ponto de abrigo. Podendo ser oferecido migalha de pão, frutas (mamão, banana goiaba, laranja etc.), sementes (painço, girassol, trigo em grão, niger, etc). Como uma grande variedade de aves são atraídas por sementes de capim, como o colonião, navalha etc., plantas que não são desejadas nos jardins,.o comedouro com grãos oferece a possibilidade de receber a visita de aves como o canário-da-terra, coleirinha, curio, caboclinho, etc. Não esqueça de fazer a higienização do comedouro para não provocar alguma doença nas aves. É comum a utilização também de garrafinhas água com açúcar, para alimentação dos beija-flores, lembrando porém que a garrafinha deve ser lavada diariamente e a água com açúcar trocada, pois a fermentação da água com açúcar pode matar a ave. caboclinho Sanhaço em um comedouro cambacicas. (Fotos acima).

Sites: http://www.jardimdeflores.com.br/PAISAGISMO/A34plantaspassaros.htm http://www.feiradeflores.com.br/o-amor-perfeito/106-flores-que-atraem-os-passaros


Página 06

Novembro de 2011 INFORMATIVO

Conselho aprova contas, debate problemas e divulgação de detenção de filho de condômino A reunião do Conselho Consultivo foi realizada dia 10 de outubro sob a presidência de José Carlos Constantino e a participação do Síndico Leandro F. Teles, do advogado Dr. Wilson José de Freitas e conselheiros. Na abertura dos trabalhos o advogado Dr. Wilson procedeu a uma prestação de contas das ações de cobrança sob sua responsabilidade, amigáveis e as judiciais que patrocina onde o Condomínio é parte. Depois o Síndico Leandro apresentou a prestação de contas referente ao mês de Agosto. Após análise os conselheiros aprovaram as contas por unanimidade. Filho de condômino detido Os Senhores Conselheiros debateram o problema de um filho de condômino que abusava do som incomodando os vizinhos que reclamaram.O rapaz não tomou conhecimento e o som continuou naquela altura. Os incomodados reclamaram na Portaria e o Ronda foi acionado. Foi lá, pediu para o rapaz moderar o som. O som continuou nas alturas e o Ronda foi chamado novamente tendo sido destratado pelo rapaz. Sem alternativa o Ronda chamou a Polícia que compareceu e procedeu a Detenção do rapaz que foi conduzido à Delegacia de Polícia. O Síndico Leandro Teles determinou

a publicação desta nota para que sirva de exemplo e para que as normas internas como a Convenção do Condomínio seja respeitada por todos. Caminhões pesados Outro assunto debatido foi o dos caminhões e máquinas pesadas, que adentram o Condomínio com carga total. Foram citados exemplos de veículos que tiveram dificuldades para subir a rampa de entrada, inclusive com risco de acidente. Somente poderão ingressar no Condomínio com carga máxima de 8 toneladas, sendo proibido o acesso destes veículos aos sábados após as 12 horas. Energia No final foram debatidas constantes quedas no fornecimento de energia sendo citadas ocorrências em área distantes que acabaram por vir produzir quedas no fornecimento aqui na Estância Zaúna.

Apreensão de cães A administração está estudando a construção de um canil para prender cães que andam soltos pelo condomínio, pondo em risco a segurança de todos os moradores. Este canil vai abrigar cães capturados dentro do condomínio, onde os mesmos permanecerão por poucos dias, até que seus proprietários, após pagamento de multa, os resgatem, caso contrário os animais serão encaminhados para os orgãos de controle de animais.

Classificados Vendas: *Chácara 4.000m2 com muitas benfeitorias, pomar, etc., alto do condomínio (44) 3228.8063 e 3041.4555 *vendo ou troco por Apartamento em Maringá – 4.000m2, (44) 9931.3860 e 3663.2376 * Lote 17 da Quadra 05, 4.937m2, plana, sem benfeitorias. (44) 9125.5064 * Chácara 8.640m2 com benfeitorias ou apenas 4320m2, sem benfeitorias (44) 3222.1200 – Creci J2854 * Chácara 3.356m2, sem benfeitorias. (44)

3033.3333 - Creci 3634 * Chácara 4.500m2 – Benfeitorias – estrutura lazer (44) 3222.8930 - Creci 1180-J * Chácara 4.182m2 – aceito proposta (44) 3225.5858 – Creci 2564-J * Chácara 3.000m2 (44) 3032.3232, Creci 4108-J * Chácara com benfeitorias, ótima localização. (44) 3032.3100, Creci, 3051-J * Chácara sem benfeitorias, 4.753,91, (44) 4009.1999, Creci, 3950-J * Chácara com benfeitorias, 3.565,74m2, (44) 4009.2000, Creci 3614-J

* Chácara com benfeitorias, 4.000m2, (44) 4009.2000, Creci 3614-J * * Excelente chácara: área de 8.900m2 com mata ao fundo, sem benfeitorias. Lote 7, Quadra 2. Interessados ligar para Valdemir (44) 3263-9527/ 9929-1813 *Chácara com benfeitorias, excelente localização. Tratar pelos fones: 32257566 ou 3028-4799 *Chácara - 6.300 m² com benfeitorias - fone: (44) 3269-7585 - CRECI-J-3707 * Para comprar ou vender chacaras na zauna com ou

sem construção ligue Pedro fones: 3268-1809 Creci 15,267 * Chácara com benfeitorias 9.000m2 de área, pomar, mina, etc., fone: (44) 30414649 - CRECI. 18158-F * Chácara sem benfeitorias em área de 3.193,68m2, próxima a belas residências, fone: 30289500 - CRECI J-1061 Locação *Excelente moradia, entrada condomínio (44) 9116.3355 *Ótima localização, aluguel+ tx. cond. e IPTU (44) 3228.6997


Novembro de 2011 - INFORMATIVO

Página 07

Ambrósio/dona Leonor comemoraram Bodas de Ouro Os condôminos, Leonor/Ambrósio Kistner, comemoraram Bodas de Ouro com uma celebração a cargo do Pastor Jacob, dia 22/10, no Buffet Requinte. Presente o 1º Arcebispo de Maringá, Dom Jaime Luiz Coelho. Dia 23/10 o casal recepcionou convidados aqui na Zaúna com um almoço. Nas fotos:Pastor Jacob abençoa o casal, Sr. Ambrósio/dona Leonor com filhos, netos, e noras e com convidados do almoço.

Aniversários

O casal Manoel Bataglini/ Izabel comemora 49 anos de união conugal neste 14/11. Na foto com o neto Matheus.

O Síndico Leandro Teles recebe os parabéns dos amigos, familiares e dos senhores condôminos, por sua data natalícia, neste 25 de novembro.

Registros 03/11 - Akiko Kusagawa Wada, 11/11 – Marino Fagundes, filho de Maurício e Cleonice Fagundes. Em 11/11 José Antonio S. Castilho. 16/11 - Tereza C. Gurgel do Amaral.17/11 - Carmeluce T. Pereira e em 21/11 seu esposo Mauro Amorim, 22/11 – Dalgisa Victor, Rogério Carlos Vitor. 25/11 - Roseli Aparecida Biazibetti. 30/11 - Ângela Maria Furlanetto, esposa de Airton Tonin.

Catarina V. Cabrera recebe cumprimentos dos familiares neste 25/11, sua data magna.

Donizeti A. Lopes, sogro do síndico Leandro, recebe os cumprimentos neste 05/11.

Olga R. F. Calderero recebe cumprimentos por sua data magna neste 28/11.

O conselheiro Marcos R. Costacurta recebe parabéns neste 20 de novembro.

Carretão AUTO PEÇAS

Peças p/ Freios e Suspensão Rodovia 139 RodoviaBR BR,376, 376, 9544 9.544 -- Km Km 139 Fone: FAX: 3218-8013 CEP3218-8000 87070-610 -- Maringá - PR Maringá - PR. Fone: 218-8000 - Fax: 218-8013


Página 08

Novembro de 2011 INFORMATIVO

S O C I A L - Aniversários

José Carlos Constantino, Presidente do Conselho e esposa, Cristiane Constantino aniversariam em novembro. Ela dia 19 e ele dia 26.

Marlene Schiavon aniversaria neste 10/11. O esposo Laurindo e filhas prometem uma bonita festa, na chácara aqui no condomínio.

Robson Guelles aniversaria neste 23/11, recebendo cumprimentos da esposa Luciana, filhas Mariana e Giovana, amigos e demais familiares

Bruna Justo Guiomar recebe os parabéns por seu aniversário neste dia 20/11.

O condômino Paulino M. de Souza recebe cumprimentos neste 16/11, pela idade nova.

Graziella Gomes de Oliveira, comemora seu aniversário, neste 26/11.

Galber H. P. Rodrigues filho do condômino Carlos A. Rodrigues aiversaria dia 18/11.

Rosa Maria Loureiro, Arquiteta comemora idade nova neste 1º de novembro.

João Pedro filho de Robson e Gisele G.Oliveira comemora mais um aninho dia 15/11.

O condômino Edalvo Garcia, que é Presidente do Centro Portugues comemora idade nova dia 23/11

Leonardo aniversariou dia 14/09. Lorena completa 2 aninhos em 24/11, com as bênçãos dos pais Emerson e Lilian.

Julia Rocco Machinski idade nova 27/10, seu mano Miguel Lucas neste 29/11.

- Construímos piscinas em Fibra, Vinil ou Alvenaria; - Produtos químicos e equipamento para piscinas; - Aquecedor Solar.

- Disk entrega: 3034-1112 Av. Colombo, 7.130 - Maringá - PR.


Informativo Novembro 2011