Issuu on Google+


O QUE É O DIA INTERNATIONAL DO SURF (DIS)?

Em sua décima edição, o Dia Internacional do Surf vai invadir as praias e ondas do mundo inteiro em mais um ano de atividades. Idealizado e organizado pela EuroSIMA (Associação Européia dos esportes com pranchas) e apoiado pela ESF (Federação Européia de Surf), SAS (Surfers Against Sewage) e Surfrider Foundation, o DIS promoveu em 2012 cerca de 198 eventos em 33 diferentes países, com o objetivo de celebrar o cuidado com a natureza e o estilo de vida da comunidade do surf.


PAÍSES QUE PARTICIPAM

Além do Brasil, participaram com ações países como Argentina, Áustria, Austrália, Canadá, Inglaterra, França, Itália, Marrocos, Noruega, Portugal, Ilhas Reunião, Escócia, Senegal, Eslovênia, Espanha, Suíça, Holanda, Venezuela, entre outros.


DIS NO BRASIL

No Brasil o Dia International do Surf (DIS) acontece desde 2008, realizado por diferentes organizações socioambientalistas e esportivas, que atuam ao longo do litoral brasileiro. O evento marca o começo da estação de verão na Europa e inverno no Brasil.


QUANDO ACONTECE?

No dia 23 de Junho deste ano (domingo) serĂĄ o momento dos surfistas brasileiros celebrarem a cultura surf e compartilhar a sua paixĂŁo pelo esporte e natureza.


ECOSURFI - DIA INTERNACIONAL DO SURF

A Ecosurfi é uma organização social fundada por surfistas brasileiros e desde o ano 2000 luta pela proteção das praias e oceanos. Neste ano de 2013 a Ecosurfi vai realizar o Dia Internacional do Surf como atividade para engajar a comunidade do Surf na proteção das Zonas costeiras. O tema escolhido para a campanha vai ser “Cultura Surf e Consumo”. A ideia é mostrar os impactos que a atual sociedade de consumo vem causando nos oceanos e ecossistemas costeiros.


PRAIAS PARTICIPANTES

Estados confirmados: São Paulo Cidade(s): Guarujá – Praia Branca Itanhaém – Praia dos Pescadores Rio Grande do Sul Cidade(s) Rio Grande – Praia do Cassino


PROPOSTA ECOSURFI - DIS 2013

- Celebrar o estilo de vida da comunidade do surf e a sua relação de pertencimento com o mar; - Alertar a Sociedade para a grave situação causada pela poluição nos oceanos; - Promover a sensibilização ambiental através de ações práticas, lúdicas e dinâmicas de interação com a comunidade; e - Fomentar a cultura surf através da arte e da música.


ATIVIDADES

> Limpeza e coleta de Micro lixo na faixa de areia da praia e restinga; > Intervenção lúdica e artística; > Mapeamento Socioambiental Participativo; > Show Musical; e > Exposição de arte e cultura surf.


PÚBLICO ENVOLVIDO

Todos os anos, no mundo, a mobilização conta com milhares de voluntários. Participam surfistas, atletas, empresários, artistas e formadores de opinião de vários segmentos sociais em conjunto com alunos de escolas públicas e particulares, escoteiros, , estudantes universitários, alunos de escolas de esportes de praia, barraqueiros, frequentadores do litoral e comunidades locais. Todos juntos, para uma grande celebração pelos oceanos e a cultura de praia.


COMO PARTICIPAR?

Organize um grupo de voluntários para buscar apoio e apresente esta proposta para alguma ONG , associação de bairro, universidade, órgão do Poder Público etc. Crie uma agenda de trabalho e faça reuniões periódicas em torno da proposta para decidir como vai ser o evento. Escolha alguma das atividades sugeridas e elabore uma programação com horários para o dia do evento – 23 de junho.


O DIA DA AÇÃO

De acordo com a região o início das atividades podem ser no período da tarde para aproveitar o horário com o maior número de pessoas na praia. Quando possível voluntários podem montar tendas em pontos nas praias, onde todos que quiserem participar poderão se inscrever. Sempre é importante uma rápida palestra, e em seguida dar início da atividade.


ENCERRAMENTO

Quem quiser pode reunir todos os participantes para o um Lual de encerramento e confraternização do DIS Músicos podem realizar apresentações acústicas, tocando músicas inspiradas no surf. O objetivo é reforçar, através das artes e de forma lúdica, o nosso respeito e agradecimento a tudo que a praia e a natureza nos proporciona.



Dia Internacional do Surf - DIS