Page 1


CICLO DE CONSTRUÇÃO SUSTENTÁVEL


CASA ECOLOGICAMENTE CORRETA


ESTRUTURA E VEDAÇÃO TIJOLO MODULAR ECOLÓGICO Composição: Os tijolos ecológicos são fabricados da mistura de solo com cimento , prensados e curados com água. Sustentabilidade: Não precisa de queima na produção, evitando uma queima de 6 árvores por milheiro, sendo uma alternativa ao tijolo comum, evitando que polua a atmosfera e aumente o desmatamento. Diferencial: Pode ser assentado com argamassa ou cola branca PVA, tornando o canteiro de obra mais limpo e a obra com tempo de conclusão reduzido; Furos para a hidráulica, elétrica e pilares torna desnecessário a quebra da parede; Os buracos dos tijolos ecológicos formam uma câmara de ar que deixam o ambiente agradável. Economia de até 40% em relação à alvenaria convencional; Redução do custo de construção pode chegar aos 30% (no final da obra); O tijolo ecológico, dentro das normas da ABNT tem o dobro da resistência.


Esquadrias KIT PORTA PRONTA DE MADEIRA ECOLÓGICA Composição: são fabricadas com madeira de reflorestamento com um padrão de qualidade equiparável às de madeira tradicional. Sustentabilidade: não prejudica a mata nativa nem causa desmatamento. Diferencial: Menor número de fases na instalação das portas; Redução de mão de obra; Menor custo de administração da obra.


Esquadrias JANELAS EM AÇO Composição: Fabricação em aço. Sustentabilidade: Eficiência energética sem produtos químicos ou tóxicos em sua composição. Tecnologia Sustentável – Processo de Fosfatização Ecologicamente correta Diferencial: O tratamento de Superfície beneficia a durabilidade e a qualidade do produto. No processo de Fosfatização utilizam um liquido multifuncional isento de fósforo e metais pesados, que substitui o tratamento com fosfato de zinco.


Cobertura e Proteção TELHA ROMANA Composição: Produzidas a partir de garrafas PET com Carbonato de Cálcio (CaCO3) e Aditivos Anti UV. Sustentabilidade: Produto reciclado e reciclável; Diferencial: Não ressecam e nem trincam, pois sua resina resiste à variações térmicas; Economia de 30% até 40% na construção final do telhado; Impede a ação de limo e fungos, são totalmente impermeáveis; Fixação feita através de abraçadeiras, dando a resistência ideal contra fortes ventos; Rapidez na instalação, economizando aproximadamente 50% do tempo na montagem; Proteção Anti-UV, proporcionando uma excelente resistência á radiação solar, evitando com isso sua degradação e aumento de temperatura do ambiente. Pesam menos de 6Kg por m². Isso corresponde a aproximadamente 10 vezes menos que as telhas de barro, que pesam 45kg por m2; Utiliza-se de 1/3 do material na instalação que se utilizaria nas telhas de barro ou amianto; ( Estrutura ); Sua refrigeração é quase que imediata a medida que o sol se põe, enquanto as de barro absorvem o calor demorando horas para se refrigerar por completo.


Cobertura e Proteção FORRO DE PVC Composição: Composto por PVC é um material plástico que se obtém a partir de duas matérias primas naturais: o petróleo e o sal. O petróleo participa em 43% da sua composição, em quanto o sal contribui com 57% restante. Sustentabilidade: Produção econômica e material totalmente reciclável. Diferencial: Resistente; Não propaga chamas; Termoacústico; Baixa manutenção; Resistência total a umidade; Leve, prático, fácil instalação; Reciclável A leveza do material reduz custos de armação e sustentação; Melhor custo benefício em comparação à madeira e o gesso; Comparado ao gesso e à madeira é mais leve e prático para instalar.


Pintura TINTA E SELADOR ACRÍLICO Composição: a base de água e insumos reciclados. Sustentabilidade: Baixa emissão de COV; Alta luminosidade – reduz o consumo de energia elétrica porque otimiza a luz natural do ambiental.

Diferencial: Baixo impacto ambiental; Menor emissão CO2; Alto rendimento; Menor consumo energia; Menor custo por m2; Sem cheiro; Maior conforto térmico; As tintas convencionais (petroquímicas), emitem vapores voláteis durante vários anos.


Pavimentação PISO E REVESTIMENTO CERÂMICO Composição: É produzida com reaproveitamento de 20% de matérias primas originadas do processo de fabricação e 100% de reaproveitamento de água na preparação da massa. Sustentabilidade: é ecologicamente correta, além do reaproveitamento de rejeitos no processo de produção, conta com a reutilização de água e economia de energia. Diferencial: Produto certificado pelo INMETRO, garantindo que os produtos são fabricados de acordo com as normas técnicas do setor; Produto ecológico; Melhor custo benefício em comparação à madeira e o gesso.


MATERIAL ELÉTRICO ELETRODUTO CORRUGADO FLEXÍVEL Composição: Fabricados a partir de embalagens vazias de agrotóxicos e óleo lubrificantes. Sustentabilidade: Reciclado e reciclável, além disso, é feito o gerenciamento de resíduos durante o processo de fabricação.

Diferencial: Leve, extremamente flexível; Resistente ao esmagamento; Possui elevada resistência química contra corrosão; Fácil manuseio e reduz custo de mão de obra e prazo de execução da obra.


MATERIAL ELÉTRICO CABOS VERDES

Composição: Resina verde, biopolietileno ou PE verde utilizado na composição da isolação dos cabos. Desenvolvido a partir da cana-de-açúcar, fonte 100% renovável.

Sustentabilidade: Matéria-prima renovável; Redução de CO2 emitido durante o ciclo de vida dos produtos, desde a produção até o descarte; Captação de CO2 nas plantações de cana-de-açúcar: cada quilo de biopolietileno significa até 2,5kg de CO2 captados do meio ambiente. Diferencial: Não propaga chama; Livres de halogênio, que é um agente oxidante agressivo ao sistema respiratório humano. Os cabos verdes são 20% mais resistente à temperatura, suportando uma temperatura de até 85ºC em eventuais sobrecargas, durando até o dobro do tempo dos cabos convencionais.


ESGOTO E PLUVIAIS TUBO DE ESGOTO Composição: Fabricados a partir de embalagens vazias de agrotóxicos e óleo lubrificantes. Sustentabilidade: Reciclado e reciclável, além disso, é feito o gerenciamento de resíduos durante o processo de fabricação . Diferencial: Leve, extremamente flexível; Elevada resistência a abrasão e impacto; Possui elevada resistência química contra corrosão; Suportam ataques de produtos químicos encontrados no subsolo.


METAIS TORNEIRAS Composição: Plástico ABS Sustentabilidade: Produto reciclável.

Diferencial: Eficiente sistema de vedação, acionando com ¼ de volta, proporcionando uma vazão mais econômica; 40% a 50% de redução do consumo de água; Melhor custo benefício em comparação com as convencionais; A torneira convencional usa de 14 a 25 litros de água por minuto e a que tem Arejador de 6 a 10 litros por minuto.


ILUMINAÇÃO LÂMPADAS DE LED Composição: Bulbo leitoso e corpo branco em liga de alumínio fundido. Sustentabilidade: Não possui em sua composição substâncias tóxicas, nem mercúrio, nem filamentos e é mais econômica. Diferencial: Tempo de vida útil em média de 50 mil horas. Se ligado durante 8 horas por dia alcança até 17 anos de uso. Já a lâmpada Fluorescente Compacta esse tempo chega no máximo a 10 mil horas; Praticamente não altera o brilho com o seu uso, enquanto a Fluorescente Compacta chega a perder 84% do seu fluxo luminoso após 2 mil horas de uso; É prevista uma economia de 10 a 30%; Como não emitem raio infravermelho, não geram calor; São considerados lixo comum, não demandando tratamento especial em sua fabricação ou descarte.


ENERGIA SISTEMA FOTOVOLTÁICO Energia solar térmica Neste sistema a energia é captada através de painéis solares térmicos, também chamados de coletores solares. São os sistemas mais simples, econômicos de aproveitar o sol, para o aquecimento de água, utilizados em chuveiros ou piscinas e aquecimento de ambientes. Os painéis são simples e têm a função de transferir o calor da radiação solar para a água que passa por dentro deles para então ser utilizado como fonte de calor. Energia solar fotovoltáica Estes sistemas são capazes de gerar energia elétrica através das chamadas células fotovoltaicas. As células fotovoltaicas são geralmente montadas em módulos ou painéis solares fotovoltaicos e são capazes de transformar a radiação solar diretamente em energia elétrica através do chamado “efeito fotovoltaico”, presente em alguns materiais, sendo o mais utilizado o silício.


COLETORES COLETOR ECOLÓGICO Composição: aparas de tubo de creme dental, 75% plástico e 25% alumínio. Sustentabilidade: Lixeiras ecológicas produzidas de placas compactadas 100% reciclada, para coleta e armazenamento de resíduos a serem reciclados. Diferencial: Impermeável; Resistente ao impacto; Não propaga chama; São personalizadas de acordo com a necessidade.


VANTAGENS AMBIENTAIS E ECONÔMICAS Custo de implantação de 1 a 7% maior

Valorização do imóvel em média de 20% adicional

Redução de até 50% da água

Redução em média de 30% de energia

Redução de 50% a 80% de descarte de resíduos gerados

Redução em torno de 35% de emissões de gases efeito estufa Redução de 8% a 9% do custo operacional total

Produtos para Casas Populares  

Apresentação com materiais de construção sustentável para Casas Populares.

Advertisement