Page 54

ESTRATÉGIA

Após passada e devidamente vencida a turbulência, é hora de transformar os resultados esperados e eventuais problemas de percurso em uma rotina de aprendizado O Dia “D” Passados os preparativos, quais são as principais dicas para aplicarmos no dia do evento? Listo abaixo alguns pontos que com certeza vão ajudar:

E se algo der errado? Defina os procedimentos de contingência Por maior que seja sua precaução, às vezes algumas coisas fogem do controle. Nessas horas, temos de estar preparados para minimizar os impactos com scripts de ação em caso de desastres, seja disponibilizando telefones emergenciais ou sabendo onde encontrar os devidos responsáveis em caso de problemas (as famosas War Rooms). Não deixe o plano de contingência só para a hora em que algo desandar. Faça validações durante os testes de carga, conheça os efeitos colaterais do plano de acionamento e tenha em mente o tempo de reestabelecimento do seu sistema em caso de uma catástrofe. Leve em consideração que pode ocorrer de você ter que abrir mão de alguma funcionalidade que destoe da estratégia ou que passe a causar muitos problemas nesse percurso. Defina, então, quais são as funcionalidades críticas para a venda e quais você poderia “descartar” em casos extremos. Por fim, não se esqueça de que seus parceiros fazem parte da sua grande data. Conheça cada um deles, promova o alinhamento das volumetrias e mantenha sempre um canal direto de comunicação. 54

ECBR

O pós-evento Após passada e devidamente vencida a turbulência, é hora de transformar os resultados esperados e eventuais problemas de percurso em uma rotina de aprendizado. Para isso, monte um plano de comunicação com esses pontos e compartilhe-o com todas as equipes envolvidas. Transforme todo esse esforço em conhecimento para melhorar de forma constante a sua operação. Seguindo esses passos, você vai ver como seu próximo pico de acesso vai ser bem mais tranquilo e sua operação vai sair dele bem mais madura! SAIBA MAIS O ERP e as grandes datas do e-commerce https://goo.gl/hGtTgd Loja virtual: como se preparar para as vendas em datas comemorativas https://goo.gl/4xYac6

foto - shutterstock - g-stockstudio

Esses preparativos de tecnologia são iniciativas que ganham força com a evolução de testes de carga e performance, pois neles podemos analisar os gargalos da sua aplicação.

• Dê privacidade ao time de tecnologia, eles estarão sob pressão e precisarão de tranquilidade para trabalhar. • Você se preparou demais para esse dia, então, aconteça o que acontecer, siga o plano. • Deixe um pequeno volume de testes de carga rodando para esquentar o cache. Parece lowucura, mas dá certo! • Mantenha os painéis de KPIs visíveis para todos. • Forneça suprimentos aos colaboradores! Na última Black Friday, distribuímos dezenas de pizzas e centenas de kits de sobrevivência pra galera ficar totalmente ligada no evento.

O e-commerce conquistou a indústria!  
O e-commerce conquistou a indústria!  
Advertisement