Page 1


A Cultura hoje é nada mais do que o resultado de encontros de vários grupos sociais, a junção de costumes, de etnias, de crenças, de pessoas diferentes, de mundos distintos. A cultura brasileira é, na verdade, uma grande "mistura" dessas várias culturas.


A Cultura Superior descrita no livro se trata das grandes obras de arte de artistas renomados e de concertos musicais, ou seja, é aquela que vemos nos museus e em exposições de arte e que, geralmente, não é tão acessível para a população em geral.

Alta Escolaridade Já a Cultura Inferior é caracterizada pelo consumo da maioria da população, por ser algo mais acessível, como, por exemplo, músicas tocadas nas rádios, novelas, filmes, etc.

Baixa Escolaridade


Definir a música não é tarefa fácil porque apesar de ser intuitivamente conhecida por qualquer pessoa, é difícil encontrar um conceito que abranja todos os significados dessa prática. Mais do que qualquer outra manifestação humana, a música contém e manipula o som e o organiza no tempo. Talvez por essa razão ela esteja sempre fugindo a qualquer definição, pois ao buscá-la, a música já se modificou, já evoluiu. Em 1958, com o lançamento de “Chega de Saudade”, o violão de João Gilberto, a poesia de Vinícius de Moraes e as melodias de Tom Jobim introduziram a música brasileira na era da modernidade.


A imagem desde sempre buscou seu movimento. Quando a imagem alcança o auto-movimento, a arte da imagem alcança sua essência. Sua alegoria é, basicamente, uma sala de projeção . Dora escreve cartas para analfabetos.Um deles perde a mãe e Dora o acolhe e vai em busca de seu Pai. Sucesso de bilheteria,esse filme concorreu ao Oscar.

Olga é uma militante comunista, perseguida . Ela foge para Moscow, onde conhece Luis Prestes, e o traz para o Brasil, ambos são presos, e sua filha nasce na prisão. E Olga é enviada a um campo de concentração. Zé Pequeno é um dos traficantes mais temido do Rio de Janeiro. Buscapé é um jovem com sonho de ser fotógrafo . O caminho dos dois se cruzam quando uma guerra ocorre na Cidade de Deus.

O capitão do BOPE quer deixar a corporação, mas para isso terá que achar um substituto honesto e preparado. É assim que começa sua grande batalha.

Novela também é um aspecto importante pois é baseado nela que podemos retratar o cotidiano da sociedade, através de sentimentos, ações, sejam elas corretas ou não. O futebol é o esporte coletivo mais praticado no mundo. E quando o gol acontece a torcida vibra como uma só com uma sensação de alívio e conforto.


Teatro Municipal, São Paulo

Sala São Paulo

MASP, São Paulo

O Teatro representa uma forma de auto expressão, em que podemos mostrar algo novo dentro de nós, um talento escondido, um sentimento, uma ação. É também um tipo de cultura, uma arte, um conjunto de ideias, sejam elas realidade ou ficção. E o importante é que por meio dele obtemos conhecimento, aprendizado e uma vasta imaginação.

O Concerto é um tipo de cultura superior, pois possui um estilo clássico, o qual, muitas vezes, requer condições financeiras elevadas e, por isso, acaba não sendo tão acessível ao público. É possível observar que esse tipo de cultura não é tão compatível com o gosto dos jovens quanto deveria ser.

O Museu é uma instituição, permanentemente aberta ao público, que conserva, investiga, comunica de forma mais precisa sobre o ser humano e o ambiente em que vive. É uma ação cultural que contribui para o desenvolvimento da sociedade.


A leitura possui um papel de fundamental e notória importância na vida de qualquer ser humano. Ler é mais do que saber juntar sílabas e poder formar sentenças, entender histórias.

Ler é conhecer novas palavras, novos mundos e, finalmente, poder entrar em contato com culturas diferentes. E, por isso, a leitura também é um modo de cultura. É difícil classificar a leitura em cultura superior ou inferior, pois ela é um tipo de cultura acessível a qualquer classe social. Para ler, não é necessário ter muito dinheiro ou conhecimento em diversas áreas. É preciso apenas querer.

Biblioteca do Shopping Bourbon, São Paulo


Quando pensamos em herança o que vem a nossa cabeça é a riqueza, um bem material, mas na verdade herança vai além disso. É algo de maior valor como: a educação, os costumes , o aprendizado e as qualidades obtidas através da herança recebida. A herança de povos diferentes, muitas vezes não é vista como ideal por outras nações, mas é algo que não deve ser esquecido, e sim passada de geração a geração .

Aqui no Brasil, comunidades compostas por artesãos se concentram mais na região Nordeste, principalmente no sertão da Bahia, Ceará e de Pernambuco. Os feirantes que trabalham com produtos artesanais nas Feiras Nordestinas, têm se destacado cada vez mais com o esforço e qualidade que demonstram em seus produtos. São várias as barracas que apresentam uma grande quantidade desses materiais oriundos das regiões dos sertões nordestinos.


- Catraca Livre (divulgações de eventos culturais totalmente gratuitos em São Paulo) - Eco Livre (site criado pelo grupo de jornalistas comunitários do Colégio Porto Seguro, com o objetivo de divulgar os eventos culturais de São Paulo para a população de baixa renda da cidade)

- Museu da Língua Portuguesa (Até o dia 27 de junho, quem vier ao Museu da Língua Portuguesa poderá visitar a mostra temporária “ Menas: o certo do errado, o errado do certo”. Endereço: Praça da Luz, Centro - São Paulo Telefone: 3326-0775 ; Ingresso: R$ 6,00. Estudantes com carteirinha pagam meia-entrada. Professores da rede pública com holerite e RG, crianças até 10 anos e adultos a partir de 60 anos não pagam ingresso.Não há venda antecipada de ingresso. Aos sábados, a visitação ao museu é gratuita.)

- Sesc Pinheiros ( possui várias apresentações teatrais com preços acessíveis, além de muitos outros eventos culturais. Endereço: Rua Paes Leme, 195 Telefone: 3095-9400)

. Biblioteca Temática Alceu Amoroso Lima - Além do acervo comum às demais bibliotecas do Sistema Municipal, possui também programação e acervo específico. Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 Pinheiros Tel. 11 3082-5023 Horário: 2ª a 6ª feira das 8h às 17h e sábado das 9h às 16h.

. Biblioteca Mário de Andrade Detentora da segunda coleção documental mais importante do País, é uma das mais tradicionais instituições culturais da cidade de São Paulo. Endereço: Rua da Consolação, 94. Telefone: 3256-5270


Fotos do Site Deviantart.com e Get Images Capa: autoria do grupo

Carolina Florentino Elisabeth C. Salazar Guilherme Barbosa Walaff Fagundes

2-2NC3

"Quem tem imaginação, mas não tem cultura, possui asas, mas não tem pés."

Cap. 10 - Cultura  

Apresentação de slides sobre o 10° capítulo do livro "OCidadão de Papel" de Gilberto Dimenstein, produzidos por alunos do colégio Porto Segu...

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you