Page 1


Pilares da Engenharia FERRAMENTAS QUANTITATIVAS Ferramentas matemáticas que nos permitem chegar às soluções dos problemas da engenharia.

RELAÇÕES INTERPESSOAIS Na engenharia é vital saber se relacionar com outras pessoas, trabalhar em equipe.


FUNDAMENTAÇÃO FENOMENOLÓGICA Entendimento de como os processos funcionam e ocorrem na engenharia, embasamento teórico.

ENGENHAR Capacidade de inovação, de encontrar soluções inusitadas para problemas.

VISÃO ECONÔMICA Na engenharia tudo o que fazemos está atrelado a uma análise financeira.

‘‘A Empresa Júnior é uma atividade extra-curricular que ajuda os estudantes a desenvolver todos os cinco pilares que formam o profissional engenheiro. A Universidade apenas não nos dá todas as ferramentas que vamos precisar lá fora.’’ Ricardo Kálid

Mas afinal, o que é uma Empresa Júnior?


Empresa Júnior O que é? Empresa Júnior é uma associação civil, sem fins econômicos, constituída e gerida exclusivamente por alunos de graduação de estabelecimentos de ensino superior, que presta serviços e desenvolve projetos para empresas, entidades e sociedade em geral, nas suas áreas de atuação, sob a orientação de professores e profissionais especializados.

E funciona como uma empresa real? As EJ’s têm a natureza de uma empresa real, com diretoria executiva, conselho de administração, estatuto e regimentos próprios.


Quais são os principais objetivos de uma Empresa Júnior? Contribuir com Facilitar o Proporcionar Desenvolver o Intensificar o a sociedade, ao estudante espírito crítico, relacionamento ingresso de através de empresafuturos analítico e aplicação escola; profissionais no prestação de empreendedor prática de serviços, mercado, do aluno; conhecimentos colocando-os proporcionando teóricos, ao micro, em contato relativos à área pequeno e direto com o de formação médio seu mercado de profissional empresário trabalho; específica; especialmente, um trabalho de qualidade a preços acessíveis.


Missão

"Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa." Peter Drucker

“Colaborar para o desenvolvimento profissional e pessoal dos estudantes de engenharia química, através da prestação de serviços e da vivência no movimento empresa júnior.”

Visão

"Os grandes navegadores sempre sabem onde fica o norte. Sabem aonde querem ir e o que fazer para chegar a seu destino. Com as grandes empresas acontece a mesma coisa: elas têm visão. É isso que lhes permite administrar a continuidade e a mudança simultaneamente." James Collins e Jerry Porras

“Obter credibilidade no mercado através da excelência na prestação de serviços e maior representatividade no movimento empresa júnior, prezando pela motivação e capacitação dos nossos realizadores."

Valores

Representam os princípios éticos que norteiam todas as suas ações. Normalmente, os valores são compostos de regras morais que simbolizam os atos de seus administradores, fundadores, e colaboradores em geral.

Profissionalismo Ética e Transparência Qualidade Espírito de Equipe

Espírito Empreendedor Vontade de Aprender

Orgulho Prisma Jr.

Responsabilidade Sócio-Ambiental

Fundada em 2001, a exclusivamente por estudante Proporciona o crescimento pes buscando também o desenv oferecendo diferentes cursos e Através da realização de pr (administrativo), técnico ou soc uma interação com habilidade excelência no mercado de tra equipe, o profissionalismo, a e pró-atividade, o planejamento e


Prisma Jr. é constituída e gerida es de engenharia química da UFBA. ssoal e profissional do aluno membro, volvimento dos alunos da faculdade palestras abertas ao público em geral. rojetos, sejam eles de âmbito interno ocial, proporciona aos nossos membros es necessárias para uma atuação com abalho, destacando-se o trabalho em exposição de ideias e argumentação, a e a liderança.

Portfólio O Portfólio é a Carta de Serviços de uma empresa, isto é, o que podemos oferecer a um cliente que contrata nossos serviços de consultoria. Estudos de viabilidade técnica e econômica (EVTE); Otimização de processos Gestão de resíduos sólidos: Coleta Seletiva e compostagem; Memoriais de cálculo: balanço de massa e energia; Dimensionamento de equipamentos; Tecnologia limpa e Práticas sustentáveis; Análises Físico-Químicas.

Para maiores informações sobre os itens do nosso Portfólio, acesse:

http://prismajr.blogspot.com.br/


MEJ

(Movimento Empresa Júnior) O Movimento Empresa Júnior (MEJ) iniciou-se em 1967, na França, com o objetivo mais circunscrito de realizar estudos de mercado ou enquetes comerciais nas empresas. Rapidamente a idéia se difundiu no meio acadêmico francês, resultando na criação da Confederação Nacional das Empresas Juniores em 1969. As ideias e os conceitos fundamentais do movimento foram trazidos para o Brasil, em 1988, pela Câmara de Comércio e Indústria Franco-Brasileira. Depois de vinte e quatro anos no país, o MEJ cresceu, profissionalizou-se e amadureceu: são mais de 22.000 universitários espalhados em cerca de 700 empresas juniores e realizando mais de 2.000 projetos por ano; e além. Hoje, existem várias instâncias regionais e até nacionais que regulamentam e amparam as Empresas Juniores, e qualquer membro pode participar do MEJ!

A Brasil Júnior é o órgão nacional do Movimento Empresa Júnior, trabalhando para fomentar e dar suporte às empresas juniores em todo o Brasil e representá-las para potencializar os resultados da rede de Ej’s. A atuação ocorre pela definição conjunta de planos e diretrizes do Movimento, como o Conceito Nacional de Empresa Júnior.

A UNIJr-BA - Federação das Empresas Juniores do Estado da Bahia - representa, desenvolve e promove a união das empresas juniores da Bahia há 11 anos. A Federação tem por objetivo representar e defender as EJ’s baianas junto aos órgãos públicos, autoridades governamentais e a sociedade civil em geral. Além disso, tem o papel de divulgar e promover o ideal Empresa Júnior.

O Núcleo de Empresas Juniores da Universidade Federal da Bahia, o NEJ-UFBA, nasceu em janeiro de 2003, e atualmente é composto por 14 empresas juniores. Têm como missão congregar as empresas juniores da UFBA e representá-las perante a c o mu n i d a d e a c a d ê m i c a , b u s c a n d o p ro m o ve r o crescimento das mesmas e contribuir para o fortalecimento do MEJ.


Por quê participar de tudo isso? Não há dúvidas de que participar de uma Empresa Júnior é um diferencial na carreira de qualquer profissional. Na área de engenharia química, além de desenvolver os cinco pilares da engenharia, sua influência é ainda mais pronunciada. Desde cedo, o estudante pode ter contato com o desenvolvimento de projetos, além de absorver conhecimentos gerenciais, fundamentais ao exercício de qualquer profissão.

Vida Pessoal •Maior círculo de amizades e rede de contatos; •Maturidade e responsabilidade; •Gestão do tempo;

Vida Acadêmica •Participação de treinamentos; •Contato com professores; •Aplicação prática dos conteúdos vistos na graduação

Vida Profissional •Empreendedorismo e liderança; •Networking; •Espírito de equipe.


Cartilha!  

123 Testando