Page 1

Metalúrgica Riosulense SA Rua Emílio Adami, 700 - Cx. Postal 43 89160-000 - Rio do Sul - SC

Ano 01 - Edição 05 - Novembro 2011


Editorial Um bom relacionamento: o segredo da Riosulense Manter um relacionamento diferenciado com nossos clientes e tratar cada um como especial e prioritário é um dos grandes diferenciais da Riosulense junto ao segmento de reposição / aftermarket nas suas seis décadas de história. Nosso crescimento e adequação às demandas nacionais e internacionais, nossa preocupação com práticas ambientais corretas e a modernização de nossas ferramentas de comunicação com fornecedores e clientes nos permitem direcionar nossos objetivos e metas e dar respostas que satisfaçam os usuários finais de nossos produtos e serviços. Nossas palestras técnicas, a participação em eventos do segmento, as sólidas parcerias e o contato direto com distribuidores e aplicadores finais tem permitido a ampliação de nossas linhas de produtos – o que significa uma resposta concreta a essa proximidade. Um trabalho permanente que permite a solidificação de nossa marca, a ampliação de nossos negócios e o cumprimento de nossa principal meta: a satisfação de nossos Clientes. Boa leitura.

Luis Antonio Stramosk

Presidente da Metalúrgica Riosulense

Dicas para Retíficas Atitudes Ambientais Responsáveis As questões ambientais merecem discussão e novas práticas em todos os setores. Na indústria automotiva e setores de reparação os impactos ambientais são diversos, indo desde a poluição atmosférica até a contaminação por resíduos perigosos provenientes da retificação e manutenção de motores. No caso dos resíduos perigosos, o descarte incorreto como a queima ou colocação junto com lixo doméstico ou comércios de sucatas são práticas proibidas pela Lei de Crimes Ambientais. Várias práticas em mecânicas e retíficas precisam ser modificadas: O descarte de óleo e seus derivados é uma delas: um litro de óleo lubrificante usado pode poluir cerca de 1.000 m² de água porque o óleo não se dissolve e impede a manutenção da vida aquática. Além disso, os óleos lubrificantes usados contêm elementos tóxicos (chumbo, cádmio, arsênio, cromo, etc.) que contaminam a água e o solo, oferecendo riscos à saúde pública e ao meio ambiente. Os principais Resíduos Perigosos (Resíduos Classe I, Norma Brasileira NBR 10.004) resultantes das indústrias automotivas e setores de reparação são:

• Óleo lubrificado automotivo usado; (Resolução Conama N° 362 / 2005) • Resíduos de emulsão de água e óleo; • Resíduo sólido ou pastoso (“borra de retífica”); • EPI`s e Resíduo têxtil de manutenção contaminado (panos e estopas); • Filtros de óleo, ar e gasolina; • Papéis, areia, serragem, lixas, plásticos e juntas de vedação contaminados; • Restos de solventes diversos; • Embalagens vazias contaminadas (latas tinta, sprays, frascos óleo e outros); • Lâmpadas fluorescentes e baterias em geral. Todos os resíduos citados acima exigem transporte, tratamento e deposição final especial em Aterros ou recicladores licenciados. Procure uma empresa do ramo e se informe sobre o transporte e destinação final de Resíduos Perigosos. Lembre-se, pequenas ações levam a grandes mudanças. DESCARTE CORRETO HOJE, AMBIENTE PRESERVADO AMANHÃ. Francisco Steiner de Souza Msc. Biólogo – Consultor Empresa Rio Coletas www.riocoletas.com.br

Confira mais dicas no site www.cluberiosulense.com.br

02

riosulensemotors.com.br


Parceiros

A MOTOR AUTO festeja 20 anos no mercado de reposição no segmento de peças para motores destinado ao mercado da região do Triângulo Mineiro. Com uma capacidade de estoque para mais de 13 mil itens tem como diferencial o atendimento de 90% de suas vendas com pronta entrega e prevê um crescimento de 30% em seu faturamento neste ano. E para isso, conta com uma equipe treinada permanentemente para atender aos clientes. Agnaldo Batista, diretor comercial da empresa, credita o sucesso da Motor Auto às parcerias que possui, dentre elas, a Riosulense. “A MOTOR AUTO agradece a confiança da Riosulense nestas duas décadas. Pois é líder de mercado e que acreditou no nosso potencial e vontade de crescer.É uma parceria que deu certo”.

Feiras RIOSULENSE NA MINAS PARTS

A Riosulense, em parceria com seus clientes Contagem e Carom, participou de 10 a 13 de agosto da Minas Parts, em Belo Horizonte, Minas Gerais. O evento destinado ao setor de reposição do ramo automotivo atraiu revendas e prestadores de serviços e serviu como oportunidade para a Riosulense apresentar seus novos produtos e suas ferramentas de comunicação com revendas e aplicadores finais.

riosulensemotors.com.br

03


Produtos Dica de Vendas

Devido à sua excelente resistência ao desgaste e oxidação a temperatura elevadas, as sedes de válvula Riosulense são aplicadas em uma grande quantidade de motores.

Tipos de Válvulas de motores: Válvulas monometálica, bimétricas, nitretadas, haste cromada, pastilhas na extremidade da haste, stellite na sede e pastilha no extremo da haste.

Os Balancins Riosulense seguem um controle de materiais e metrologia bem como testes de desempenho e durabilidade seguem padrões específicos visando o perfeito funcionamento. Alta tecnologia de materiais e usinagem garantem um perfeito desempenho do Balancim no conjunto de válvula.

Com as normas cada vez mais rígidas quanto a poluição ambiental e a redução dos ruídos dos motores, as bronzinas Riosulense representam um papel importante, com a finalidade de permitir que o virabrequim deslize suavemente, diminuindo com isso as perdas de potência por atrito.

Os Anéis de Virabrequim Riosulense são fabricados em ferro fundido cinzento e nodular, usinados com precisão e acabados por processo de retificação, garantindo campo de tolerância bastante restritos.

04


As Camisas de Cilindro Riosulense são produzidas a partir de matérias-primas de alta qualidade em moderno processo de centrifugação. Todo o processo é monitorado por equipamentos de última geração, resultando em produtos de qualidade garantida. Sua usinagem utiliza-se de equipamentos de alta precisão dimensional, assegurando a perfeita geometria das camisas.

Produzidas com tecnologias de ferro fundido cinzento, ferro nodular, ferro coquilhado com tratamentos especiais conforme aplicações, os Eixos de Comando Riosulense garantem perfeito funcionamento do motor.

As Guias de Válvula Riosulense são produzidas com cerca de 1500 tipos de ferros especiais ligados com fósforo, a fim de proporcionar o máximo de resistência ao desgaste, combinado a um baixo coeficiente de atrito. O bronze silício e bronze fosforoso são aplicados em muitos cabeçotes de alumínio por apresentar coeficiente de dilatação térmica semelhante e também baixo coeficiente de atrito com a haste de válvula.

A nova geração de motores de combustão interna trabalha com um regime de temperatura elevada no sistema de arrefecimento. A Bomba de Água Riosulense é elemento fundamental neste sistema e sua funcionalidade determina a perfeita circulação do líquido de arrefecimento para que haja o equilíbrio térmico ideal do bloco, cabeçote e suas peças móveis.

Os Tuchos Riosulense são usinados com precisão a partir de ferro fundido coquilhado ou temperado. A dureza do prato é acima de 50 HRC para os tipos coquilhados e acima de 60 HRC para os tipos coquilhados e temperados. De acordo com as especificações originais, os tuchos podem ser fosfatizados ou nitretados para melhorar a resistência ao desgaste da superfície do prato.

As Molas Riosulense são fabricadas com arames de aço em ligas especiais de cromo vanádio ou cromo silício. O controle de pressão 100% garante um perfeito desempenho do conjunto de válvulas.

05


Palestras 2011

Acesse o site do Clube Riosulense e confira o calendário de palestras e fotos que já ocorreram, faça solicitações de palestras e fique por dentro das próximas palestras Riosulense!

06

riosulensemotors.com.br


Dica Técnica

Amigos Retificadores, Mecânicos e Frotistas A Riosulense conhece a necessidade e a importância da análise de Óleos Lubrificantes e Combustíveis para nosso segmento. O LELCO - Laboratório de Ensaios em Óleos Lubrificantes e Combustíveis, que é vinculado à “Escola SENAI - Conde José Vicente de Azevedo” – SENAI Ipiranga – SP, possui químicos especializados e equipamentos de ultima geração para atender às necessidades do mercado automotivo relacionado a lubrificantes e combustíveis.

Análises de Lubrificante: Índice viscosidade, teor de água, número de acidez, corrosividade, contaminação, contagem de partícula, enxofre, etc., em motores veiculares, motores marítimos, motores estacionários, diferenciais, câmbios e sistemas hidráulicos.

Análises de combustíveis: Contaminação, teor de álcool, determinação de enxofre, água e sedimentos, ponto de entupimento de filtro etc., em gasolina, diesel, etanol e biodiesel.

Estes serviços visam estabelecer manutenção preventiva ou análises para laudos de garantia ou diagnósticos de falhas.

Contato: Lelco - Laboratório de Ensaios e Óleos Lubrificantes e Combustíveis Escola SENAI “Conde José Vicente” Rua Moreira de Godói, 226 – Ipiranga, São Paulo – SP - CEP: 04266-060 Fone: (11) 2066 1988 - Fax: (11) 2060 0219 - E-mail: Lelco@sp.senai.br

Confira mais dicas no site www.cluberiosulense.com.br riosulensemotors.com.br

07


Endomarketing

1º Encontro de Concessionárias de Rio do Sul e Região

O 1º Encontro de Concessionárias de linha leve, pesada e agrícola de Rio do Sul (cidade sede da Metalúrgica Riosulense) e região mostrou a força da marca Riosulense dentro do setor automotivo.

FORD CAMINHÕES E FORD VEÍCULOS

MERCEDES-BENZ

CHEVROLET

08

O evento, realizado no dia 22 de julho teve como objetivo os 65 anos da Riosulense e apresentar os produtos da marca Riosulense fornecidas a Montadoras e ao Mercado de Reposição. Estiveram presentes ao evento mais de 65 profissionais de oficina e venda de peças que participaram de uma programação variada. Após a apresentação institucional no auditório da empresa e visita ao Parque Fabril da Riosulense, os participantes foram recepcionados na sede do Grêmio da Riosulense com um jantar de confraternização.

riosulensemotors.com.br

Na ocasião, houve o sorteio de um motor em miniatura personalizado Riosulense, e o ganhador foi Sergio da Luz, da Curt Schroeder SA

Revista Riosulense Motors Edição 05  

Revista Riosulense Motors

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you