Issuu on Google+

A TU A LID A DE . ESCOL A R | I N F OI N CLUS Ã O . E . A P ETECE - ME | SEM A N A . D A . LEITUR A | P RO J ETO . A G RU PA ME N TO - Á G U A | DES P ORTO . ESCOL A R | F EIR A . MEDIE VA L . II

O BAZÓFIAS

Jor nal do Agrupamento de Escolas R ainha S a nta Isabel | Coimbra

PÁGINA 20

Projeto agrupamento

ÁGUA PÁGINA 34

lembra-te de visitar

PROJETOS INOVADORES

Dia da Criança Dia do Agrupamento

II FEIRA MEDIEVAL PÁGINA 37

37

!

www.aerainhasantaisabel.com bibliotecarsi.blogspot.pt

Atualidade escolar

Número 37 | julho de 2013                     


.:: O Bazófias ::. Edição número 37 | julho de 2013

EQUIPA EDITOR/COORDENADOR Judite Henriques Paulo Teixeira

redação Cristina Couceiro Isabel Gomes Isaura Riachos Maria Ester Figueiredo Pedro Isidoro Rui Ressureição Susana Oliveira

colaboradores Equipa da Biblioteca Escolar Catarina Marques Isabel Rute Barreira Marisa Santos Estagiários do Curso CEF (Alexandra Montenegro e Dinora Gonçalves)

edição gráfica Paulo Teixeira

contactos E-mail: becre.rsi@gmail.com

edição on-line http://issuu.com/ebrsi/docs/bazofias_n37

Website agrupamento www.aerainhasantaisabel.com

Blogue das BE http://bibliotecarsi.blogspot.pt/

Facebook do Agrupamento

www.facebook.com/AgrupamentoDeEscolasRainhaSantaIsabelCoimbra

Ed i to r i a l Estamos na reta final de mais um ano letivo que poderás recordar ao folhear o nosso jornal. Foi um ano bastante preenchido, com uma série de eventos: Semana da Informática, Semana do Agrupamento, Dia da Criança, Olimpíadas do Inglês, do Francês, da Matemática e da Água, Noite de Estrelas, Concursos de Leitura e muitas aventuras para que os alunos e restante comunidade educativa se envolvam, movimentem conhecimentos, descubram potencialidades, comuniquem de forma saudável e todos se divirtam também. Neste jornal irás ver vários tópicos interessantes do que este ano for realizado na escola e também verás novidades recentes na música e no cinema. Alexandra Montenegro


conteúdos 4 ATUALIDADE ESCOLAR .

22 INFOINCLUSÃO página 4

30 SEMANA DA LEITURA 34 PROJETO AGRUPAMENTO - ÁGUA 36 DESPORTO ESCOLAR 37 CINEMA e MÚSICA

página 9

38 FEIRA MEDIEVAL II página 34

página 24

página 18

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

3


ATUALIDADE ESCOLAR

D i a Nacion al d os

Cas te los

No início do 1º período, os alunos do 2º ciclo foram convidados a assinalar o Dia Nacional dos Castelos e aderiram com grande entusiasmo. Text by John Doe, photos by Doe Johnson

O

s alunos fizeram maquetes de castelos de vários tipos e com diferentes materiais e estas foram expostas entre o dia 8 e 19 de outubro no Bloco A. Os trabalhos puseram à prova a capacidade criativa dos nossos alunos e os resultados deixaram toda a comunidade educativa orgulhosa.

4 

Associado a esta exposição esteve o concurso “O Melhor Castelo”. Um júri escolheu aquele que considerou ser o melhor castelo, tendo sido o vencedor o grupo de alunos do 5º B, constituído pelos alunos Rúben Silva, Tiago Felgar, Maria Francisca Gomes, Bernardo Oliveira, Tiago Pedro e João Gomes. Parabéns a todos os participantes!

.

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013

Esquerda Castelo vencedor. Direita Alunos que participaram no concurso.


ATUALIDADE ESCOLAR

A Implantação da República

5

Este ano comemorou-se uma vez mais a Implantação da República. Esta data foi assinalada com uma exposição de trabalhos realizados pelos alunos do 6º ano e, também, por uma mostra de livros que os alunos puderam consultar outubro na BE. Esta exposição decorreu entre os dias 4 e 12 de outubro. Apesar de ser o último ano em que a data é assinalada com feriado, ela continuará com certeza a ser celebrada com os trabalhos dos nossos alunos.

“Apesar de ser o último ano em que a data é assinalada com feriado, ela continuará com certeza a ser celebrada com os trabalhos dos nossos alunos.” JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

5


ATUALIDADE ESCOLAR

ESCOLA FOI AO MAC

Mercado Abastecedor de Coimbra

Integrada no Programa 5 ao Dia, as turmas do 6.º A e 6.º E realizaram uma visita de estudo ao Mercado Abastecedor de Coimbra. Programa 5 ao dia, consiste num programa de educação alimentar infantil e tem como objetivos principais promover o consumo diário de, pelo menos, 5 porções de frutas e hortícolas, potenciar uma alimentação saudável e prevenir diversas doenças crónicas associadas a maus hábitos de alimentação. A atividade estava integrada no plano anual de atividades e foi dinamizada pelo PES (Projeto de Educação para a Saúde) em articulação com a disciplina de Ciências da Natureza.

6 

JORNAL - O BASÓFIAS | JULHO 2013


ATUALIDADE ESCOLAR

A co mun idad e cont ra a Para assinalar o dia 1 de dezembro, Dia Mundial de Luta contra a SIDA, a Fundação Portuguesa “ A Comunidade Contra a SIDA”, CAOJ, desenvolveu este ano um Projeto de Educação pelos Pares. Este decorreu em todas as turmas do 7º, 8º, e no 9º B, intervindo no âmbito do Projeto da Educação para a Saúde, na área da educação em sexualidade, da prevenção da infeção do VIH/ SIDA e da prevenção do consumo de substâncias psicoativas, tendo como denominador comum, o desenvolvimento de competências pessoais e sociais. No final construiu-se um laço humano gigante com a participação das turmas do 2º Ciclo.

SIDA

Text

Na luta cont ra o Bul l yi ng Ainda no âmbito do PES, na turma do 6º D, ao longo do ano desenvolveu-se um projeto sobre Bullying. Os alunos realizaram alguns filmes sobre o tema no sentido de modificar atitudes e promover a empatia, a aceitação da diferença. Um desses filmes pode ser visto em: http://www.youtube.com/watch?v=Jx9zKXkD4wc. JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

7


H I S TÓ

C O N TA D O R ES D E

ATUALIDADE ESCOLAR

José Fanha (re)visita o Agrupamento

N

o dia 21 de janeiro o escritor, poeta e já nosso amigo José Fanha veio visitarnos e trouxe na sua bagagem de mão, a simpatia e a magia a que já nos habituou.

José Fanha, o autor do mês de janeiro da nossa Biblioteca Escolar, contou histórias e declamou alguns poemas da sua autoria, que muito deliciaram e prenderam a atenção de alunos e professores, de diversas escolas do nosso Agrupamento. Nestes pequenos e afetuosos convívios, o poeta chamou à atenção para o prazer ler, para a importância da leitura e para o papel fundamental que as bibliotecas desempenham na formação dos indivíduos. Foram momentos de muita emoção que guardaremos para sempre nos nossos corações de leitores.


ÓRIAS E

m janeiro, a Drª Ana Margarida do Agrupamento de Escolas de Vila Nova de Poiares, trouxe o seu “tapete contador de histórias” e contou a história do “Lobo grande e do Lobo Pequeno” para os alunos do 3º e 4º anos na E.B. 1 de

Santa Apolónia e no Jardim de Infância de Eiras, bem como para os alunos do 1º ano da EB 1 de Eiras. Todos ador-

aram! E divertiram-se muito a recontar a história que foi filmada pela Dra. Ana Margarida que pode ser vista em: http://www.youtube.com/watch?v=sGoKBn3fJSY a dinamizar esta atividade.

P

FREE GRAPHIC DESIGN RESOURCES Tapete Contador de Histórias na EB 2, 3 Rainha SANTA Isabel elo segundo ano consecutivo, foi com grande satisfação que verificámos o enorme prazer e deleite que os nossos alunos do 8º ano, demonstraram ao ouvir as histórias contadas pelo “Contador de histórias”, José Craveiro, que esteve na nossa escola, no dia 8 de novembro, para dinamizar esta atividade.

Contador de Histórias na EB 2, 3 Rainha SANTA Isabel JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

9


ATUALIDADE ESCOLAR

Chapéus há muitos... AT IVI DADE Carnaval

N

o dia 8 detin fevereiro a escola EB Rainha Santa Source: Uptatie mod voluptat praesse quisit utpat nisci eraessequam dolenim do ex Isabel recebeu com alegria, cor e entusiasmo eu feugait a festa de Carnaval.

Para este ano o tema escolhido foi: “Chapéus há muitos…/Carnaval 2013” e centrou-se na elaboração de um chapéu como adereço. A comemoração desta iniciativa teve lugar junto ao refeitório, no período da tarde, entre as 14h15 e as 16h30. Envolveu aproximadamente 225 alunos, do 2º e 3ºciclos e ainda 12 assistentes operacionais que mostraram grande entusiasmo em se integrar no desfile “Chapéus há muitos…”

Com o intuito de comemorar esta efeméride, as animadoras socioeducativas da Escola Básica Rainha Santa Isabel, promoveram as seguintes atividades:- oficina de elaboração de chapéus; concurso “Chapéus e bonés”; desfile; entrega de prémios; danças coletivas “Toca a dançar (Baile de Carnaval)”; danças ciganas e lanche. Os chapéus foram confecionados com materiais recicláveis variados, assim como poderiam ser transformados os chapéus velhos, dando-lhes uma nova vida.

10 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013


ATUALIDADE ESCOLAR

Projeto de solidariedade animal

A solidariedade é um dos valores transversais ao nosso agrupamento e essa solidariedade também se aplica aos nossos amigos de quatro patas. Ao longo do ano, várias foram as iniciativas que o agrupamento levou a cabo em prol de uma maior consciencialização dos direitos dos animais. Logo no início do ano, no Dia Mundial do Animal, que se celebra a 4 de outubro, em parceria com a clínica de Santa Apolónia, a Biblioteca Escolar promoveu sessões informativas para os alunos do 3º e 4º ano das EB1 de Santa Apolónia e de Eiras, a propósito dos cuidados a ter com os animais de estimação: alimentação, cuidados de saúde, etc. Posteriormente, em articulação com a associação ARPA (Associação Pela Redução Populacional e Abandono de Cães e Gatos), tivemos presente na nossa Biblioteca Escolar a Dra. Mildren Costa (co-fundadora desta associação), que promoveu sessões para alunos do 8º ano

acerca da importância da esterilização no combate ao abandono de animais. Ao longo do ano, o pessoal docente e não docente do agrupamento contribuiu ainda com donativos, o que permitiu a esterilização de mais de 15 animais, evitando assim o nascimento de tantos outros para vidas de abandono e sofrimento.

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

11


semana da ATUALIDADE ESCOLAR

Entre os dias 11 a 15 de Março realizou-se na escola a “Semana de Informática - AquaLAN”, organizada pela turma do 9.º D, com o apoio e orientação dos professores da componente tecnológica, Isabel Gomes, Paulo Teixeira e Rui Ressurreição. A Semana da Informática é um espaço de abertura de modo a que os visitantes obtenham uma visão do que se passa ao nível das Novas Tecnologias sendo um local de reflexão sobre os novos desafios e riscos impostos por uma sociedade em mudança. No primeiro dia do evento, foi realizada a exposição dos trabalhos realizados pelos alunos do 9º D e uma mostra dos componentes de hardware de um computador, com o nome “Viagem pelo interior de um computador”. No dia 12 de Março foi feita uma apresentação sobre segurança na

12 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013

Internet e visualização do filme “Matrix”. Nesse mesmo dia, arrancou a 1ª fase do torneio Trackmania Forever e Mountain Bike, tendo contado com a presença de muitos participantes. No dia 13 de Março foi feita uma apresentação sobre “Redes e Sketchup” e a visualização do filme “Minority Report”. Á tarde, realizou-se a 2ª fase do torneio Trackmania Forever e Mountain Bike. No dia 14 de Março foi feita uma apresentação sobre “Redes e Sketchup” e a visualização do filme “Minority Report”. No último dia do evento, 15 de Março, o encerramento contou com a final do torneio Trackmania Forever e Mountain Bike e a entrega dos prémios aos três primeiros vencedores do torneio com a presença do diretor do agrupamento, Paulo Costa.


informática Torneio

Workshops

AquaLAN Torneio Track Mania

Mountain Bike

Inscrições na Biblioteca até dia 08 de Março às 15h00 Também podes inscrever a tua equipa no site

https://sites.google.com/site/semanainformatica2013 Organizado pelo Curso Operador de Informática - 9º D

Palestra Perigos na Internet

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

13


ATUALIDADE ESCOLAR

S es são

(Com)Postura

N

o âmbito do PES, no dia 10 de abril, na sala B6, decorreuDoe, a sessão (Com)postura, Text by John photos by Doe Johnson aberta a toda a comunidade e dinamizada pelos estagiários da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra – fisioterapia. Durante a sessão pretendeu-se consciencializar sobre a importância da adoção de posturas corretas em diferentes situações do dia (posturas em pé, sentado, sentado ao computador, sentado a ler e sentado a escrever, apanhar e carregar objetos pesados); informar e responsabilizar os pais/ encarregados de educação para a importância de um melhor acompanhamento dos filhos/educandos na adoção de posturas corretas e devida utilização e escolha de mochilas. Foram fornecidas dicas muito importantes sobre posturas de pé, sentado, sentado (a escrever, a ler e ao computador), como usar e colocar corretamente a mochila, carregar e levantar pesos.

14 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013


ATUALIDADE ESCOLAR

Arquiteta Zita Areal A arquiteta Zita Areal veio à nossa escola falar com a comunidade. Na manhã de 24 de abril, realizou uma sessão muito prática para os alunos do 9º ano subordinada ao Tema: “Para que serve aprender? Para que serve imaginar? O que determina a feliz escolha de uma profissão?” No final do dia, no âmbito das “Conversas ao fim de Tarde”, foi realizada uma sessão para docentes/não docentes e pais/E. de Ed., com o tema “Quem somos nós - A resposta do século XXI - como a natureza nos preparou para a excelência.”

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

15


ATUALIDADE ESCOLAR

SOBE (Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares) Atividades de prevenção de Cárie Dentária promovidas pela Legião da Boa Vontade Sessões informativas e de rastreio em articulação com a Clínica Médicis

N

o presente ano letivo a Rede de Bibliotecas Escolares lançou o projeto SOBE (Saúde Oral nas Bibliotecas Escolares), procurando alertar para a importância de uma correta higiene oral junto dos nossos alunos. Como forma de iniciar o projeto junto dos alunos do 1º CEB, algumas alunas do 6.º e 8.º anos dinamizaram sessões de leitura sobre a temática da higiene oral na EB1 de Santa Apolónia, preparando sessões de conto, rentabilizando o fundo documental que integravam o kit SOBE, oferecido a todas as bibliotecas escolares. Para além disso, as Bibliotecas Escolares, cientes da importância desta iniciativa, rapidamente articularam com a coordenadora do PES e com o Departamento de Matemática e Ciências Experimentais, assim como com algumas entidades externas: a clínica Médicis e o Programa Sorriso Feliz, da Legião da Boa Vontade, no sentido de promoverem sessões informativas para toda a comunidade escolar.

16 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013

Assim, durante o mês de março, em articulação com a Clínica Médicis, foram dinamizadas sessões informativas e de rastreio gratuito para todos os alunos do 2º e 3º CEB, e do 3º e 4º anos da EB1 de Santa Apolónia, assim como para pais, pessoal docente e não docente. Posteriormente, já em junho, a higienista oral do Programa Sorriso Feliz da Legião da Boa Vontade esteve com os alunos do 4º ano da EB1 de Eiras e de Santa Apolónia, procurando divulgar procedimentos de uma correta higiene oral e demonstrando os seus benefícios.


ATUALIDADE ESCOLAR

Teatro “ Tempo de mudança Tempo de Amor” No dia 14 de junho, teve lugar na nossa escola mais um momento de magia. Alunos, pais e professores marcaram encontro com a magia das palavras, a beleza das imagens e a harmonia da música. Caía a noite e os alunos

de teatro do 8ºA estavam prestes a concretizar um sonho: levar a cena o texto “ Tempo de mudança / Tempo de Amor”. Tinham assumido, no início do ano, o compromisso de apresentar este trabalho aos pais e professores da turma. Fora

um longo caminho…entre avanços e recuos, mas sem desistir. Determinados, contra ventos e marés, ali estavam, prestes a atuar. A inquietação e o receio davam lugar ao prazer de interpretar e representar.

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

17


GALA CORES A da s

So Uptatie mod tin voluptat praesse quisit utpat nisci eraessequam dolenim d eu fe

3 de julho de 2013, os alunos do 9º ano comemoraram o final do 3º ciclo com um Baile de Finalistas, com o tema “Gala das Cores”.

Esta iniciativa decorreu na Escola Básica Rainha Santa Isabel e contou-se com a organização das animadoras socioeducativas e com a colaboração de uma comissão do baile, composta por alunos do 9º ano.

Visando promover um momento de convívio entre alunos, Docentes, Técnicos, Assistentes Operacionais, familiares e amigos. Entre alunos finalistas, alunos convidados, familiares, amigos, docentes, assistentes operacionais e técnicos, estimou-se a presença de 260 pessoas. O Baile de Finalistas iniciou-se com a Entrada Solene na passadeira vermelha, onde se realizou uma sessão de fotografias individuais e grupais dos alunos com familiares, amigos e respetivos padrinhos e madrinhas. A abertura do baile foi presenteada com a participação de um grupo da “Just Jovem”. O baile foi animado com música variada, bar e beberete abertos a todos os presentes. De seguida as animadoras passaram um vídeo com as fotos da preparação do Baile de Finalistas e os alunos puderam ler

18 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013

os textos afixados na sala, com dedicatórias de professores e Diretores de Turmas do 9º ano.

Foi realizado um desfile onde foram eleitos o Rei e a Rainha do Baile de Finalistas e o Mister e Miss Simpatia. Posteriormente os Reis do baile e os Misses Simpatia dançaram a valsa no palco e posteriormente cortaram o bolo. A festa decorreu até à meia-noite com muita animação e alegria visível no rosto das pessoas presentes.

Esta iniciativa só teve sucesso devido à articulação de todos os elementos da comunidade educativa.


ource: do ex eugait

Baile de finalistas dos alunos do 9.º ano JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

19


ATUALIDADE ESCOLAR

Co ncu r so O Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel em Coimbra venceu o 1º prémio do do Programa Educativo “Apetece-me” da Nestlé. Este concurso é promovido pela Nestlé e premeia as escolas que promovem estilos de vida saudáveis. O nome do projeto vencedor é “Apetece-me brincar e ser feliz” e foi concebido pelos alunos do 5º e 6º Anos. O projeto pode ser visualizado num Website, cujo link é: http://estermateusbe.wix. com/rsi-apeteceme. A cerimónia de entrega de prémios decorreu no dia 28 de junho de manhã, na escola sede de Agrupamento (E. B. Rainha Santa Isabel). Estiveram presentes representantes da Nestlé e da Direção Geral de Educação que assistiram à apresentação do Projeto. Esta cerimónia foi encerrada com um Workshop sobre gastronomia molecular realizada pela equipa da Cooking Lab, em que os alunos participaram confecionando de forma criativa ovos estrelados e pipocas fumegantes. Para preparar o ovo estrelado usou-se a técnica da gelificação com alginato de Sódio e Cálcio (gelificantes). Esta substância ao entrar em contacto com o Cálcio do iogurte gelifica e toma o aspeto de clara do ovo estrelado. A gema feita com polpa de manga à qual se adicionou Cálcio, quando mergulhada num banho de alginato cria uma esfera. As pipocas (dragon popcorns) foram congeladas com azoto líquido que se encontrava a – 196 C e quando em contacto com a boca a diferença de temperatura provocava intensa libertação de fumo.

20 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013


ser melhor

ATUALIDADE ESCOLAR

Já é uma tradição o nosso Agrupamento distinguir e valorizar o mérito e a excelência dos seus alunos em cerimónia a realizar no final do ano. O prémio “Ser melhor” é resultado de uma já consolidada parceria que este Agrupamento tem com o Rotary Club dos Olivais, que premeia a excelência A cerimónia de entrega dos Prémios “Ser melhor”, Quadro de Honra e Mérito decorreu na Escola sede do Agrupamento, na manhã do dia 2 de julho, num recinto repleto de alunos, professores, pais e encarregados de educação visivelmente satisfeitos com o sucesso alcançado no final do ano letivo. Foram atribuídos 22 prémios aos melhores alunos de cada uma das 18 EB1 do Agrupamento e aos 2º e 3º CEB e também 8 menções honrosas. Foram ainda entregues diplomas 55 diplomas de quadros de honra individuais e 10 de turma, 32 de mérito e 6 menções honrosas a alunos que se destacaram pelo seu desempenho escolar e participação em concursos nacionais. Estão todos de Parabéns! JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

21


INFOINCLUSÃO

INFOINCLUS Programa “Ideias com mérito”, da Rede

de Bibliotecas Escolares identifica, seleciona e apoia as experiências mais consistentes e difunde as práticas melhor concretizadas em escolas da Rede. O Programa consiste na promoção da leitura em diferentes suportes: • iniciativas orientadas para o desenvolvimento de conhecimentos e competências a nível disciplinar ou transdisciplinar; • programas para a formação de utilizadores, as literacias da informação e dos média; • serviços educativos de informação e comunicação através de sítios Web, portais, diretórios, redes sociais, etc.; • desenvolvimento de sistemas de gestão de biblioteca em rede abrangendo diferentes escolas/ agrupamentos, bibliotecas municipais e outras instituições.

22 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013


SÃO n@ BE Algumas das iniciativas do INFOINCLUSÃO n@ BE Ao longo do ano decorreram várias iniciativas que concretizaram o projeto INFOINCLUSÃO N@ BE e envolveram várias turmas em conjunto ou separadamente, com o recurso às ferramentas da Web 2.0: Prezi, ToonDoo, Glogster, Wordle, Tagxedo, Blaberize, Timetoast, Edcanvas, Wix, Dipity. Estas ferramentas permitem a alunos e professores apresentarem as suas aulas e os trabalhos num estilo dinâmico e apelativo. Na BE da sede, as turmas do 9º ano aplicaram a Edcanvas na disciplina de Geografia, nos conteúdos relativos às energias renováveis e não renováveis.

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

23


INFOINCLUSÃO

DE B R A ÇO

TR A B A LHO COL A B OR A

O trabalho colaborativo é promotor da articulação dos objetivos da Biblioteca Escolar com os das áreas curriculares disciplinares. A adoção de práticas de trabalho colaborativo com o professor bibliotecário é facilitadora da consecução de objetivos comuns entre as áreas curriculares e a Biblioteca Escolar. A especificidade deste Agrupamento, enquanto Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP), torna imperiosa a organização de um programa para promover as salientadas competências criando ambientes educativos facilitadores de inclusão cada vez mais pró-ativa, por forma a minimizar o fosso digital que sentimos existir na comunidade em que a escola se insere. Neste sentido as BE decidiram apresentar um projeto à candidatura “Ideias com Mérito” da RBE tendo por base a literacia digital. O projeto designado INFOINCLUSÃO n@ Biblioteca e com a comunidade - práticas de aprendizagem no contexto de uma escolaTEIP2 (Território Educativo de Intervenção Prioritária) foi considerado meritório e está a ser implementado formalmente no presente ano letivo. As modalidades de trabalho colaborativo aplicadas são: 1. Trabalho colaborativo de articulação entre a BE e a sala de aula - presencial com as turmas; 2. Trabalho colaborativo no âmbito da Promoção do Livro e da Leitura, da Gestão de Recursos e do desenvolvimento de projetos e atividades do Plano Anual de Atividades do Agrupamento. O projeto INFOINCLUSÃO n@ BE visa promover o interesse e a participação ativa dos alunos na construção do seu próprio conhecimento, desenvolver uma cultura de colaboração, produção e partilha de 24 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013

informação e de saberes, potenciando os benefícios das TIC nos processos de renovação dos contextos de aprendizagem e combater as assimetrias socioeconómicas potenciadoras de infoexclusão na comunidade de pais e encarregados de educação através da inclusão em ambientes digitais.


INFOINCLUSÃO

ÇO D A DO

ATI V O / I N F OI N CLUS Ã O

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

25


INFOINCLUSÃO

ARTICULANDO

Em articulação com todas as disciplinas do 6º E e com o INFOINCLUSÃO N@ BE, a turma de PCA, da professora Isabel Rute Barreira participou no projeto LED on Values - o programa de Educação Para Valores e Literacia. Este projeto é dirigido à comunidade educativa e pretende ser a sinalização moderna de um porto seguro, onde se acolhem todos os barcos e todas as experiências. O LED on Values visa proporcionar esta bússola gratuita para que encontrem muitos procurem orientação sábia na viagem da vida social. Mais informações em: http://prezi.com/u4fbc-w4k9tn/led-on-valuesdiferentes-na-uniao.

26 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013


INFOINCLUSÃO

Lado a lado - parcerias Voluntária de leitura

O nosso Agrupamento aderiu ao projeto Voluntários de Leitura, criado em 2012 pelo CITI (Universidade Nova de Lisboa) e coordenado por Isabel Alçada, destinado a potenciar o desenvolvimento de uma rede nacional de voluntariado na área da promoção da leitura. O projeto conta com a participação da Fundação Calouste Gulbenkian, da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento, do Montepio Geral e do Observatório da Língua Portuguesa e trabalha em articulação com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Plano Nacional de

Receção à visita de acompanhamento do projeto “Ideias com mérito” da RBE. No dia 12 de junho, a Dra. Manuela Silva, representante e responsável pelo Programa “Ideias com mérito”, promovido pela Rede de Bibliotecas Escolares, esteve na nossa Biblioteca Escolar a fim de acompanhar o projeto Infoinclusão n@ BE e com a comunidade – práticas de aprendizagem no contexto de uma escola TEIP2, que ganhou o apoio do referido programa.

Somos nativos digitais Aprendemos o útil e muito mais com as ferramentas da Web 2.0 Em qualquer altura, em qualquer lugar tudo o que criaste podes partilhar! Crias? Inventas? Explora bem estas ferramentas! Na Biblioteca Escolar muito podes aprender nos computadores a teclar. O plágio é copiar! Se não és tu a criar, Quem é que queres enganar? Na nossa BE há sempre novas tecnologias que te ajudam a trabalhar. Sabias? Na nossa Biblioteca Escolar tudo se pode aprender pois os professores vão-te ensinar tudo o que precisas de saber

A Maria Antónia Torres, aluna do 6ºA, autora do poema “Somos nativos digitais”, declamou-o na receção à Dra. Manuela Silva.

Em vez de andares pela escola a vaguear porque é que não vais para a BE estudar?

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

27


INFOINCLUSÃO

Educação Ambiental A sessão sobre o Choupal foi realizada em parceria com o ICNF e dinamizada pela Estagiária Dora. Envolveu os alunos do 4.º ano, turmas 7 e 8 da EB1 de Sta. Apolónia, que realizaram um QUIZ sobre o Choupal na BE Rainha Santa Isabel. No final da sessão construíram, em grupo, um pequeno placard sobre o ecossistema do Choupal. Esta atividade foi realizada em outras EB1 e sensibilizou os alunos para a importância da preservação do nosso património natural e apresentou a história, o potencial e algumas curiosidades da mata do Choupal.

28 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013


INFOINCLUSÃO

Estrelas de Abril A comemoração do 25 de Abril com os alunos da EB Rainha Santa Isabel decorreu no refeitório da escola sede com várias atividades que encantaram os pais, encarregados de educação e comunidade envolvente. Assim, o 25 de abril foi recordado em canções pelos nossos alunos. Os docentes e não docentes foram convidados a cantar e o balanço foi o de uma noite muito agradável em que a família, mais uma vez, reforçou laços com o agrupamento.

Festa à Noite para a comunidade

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

29


Um mergulho na Semana da Leitura

E ntre 1 e 1 5 d e março, deco r reu a S em ana d a Le i tu ra , u m a inic iat iva no âm b ito do PN L (Pl a n o N a ci o nal da Leit ura) e do GTC (G ru po d e Tra b alho I nterco ncelhi o) das B i b l i o te ca s E s co lares de Co im b ra.

30 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013


SEMANA DA LEITURA

No Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel - Coimbra, toda a comunidade escolar foi chamada a participar e a adesão às atividades foi massiva. As atividades dividiram-se entre:

Encontros com escritores – Alice Vieira

Encontro com ilustrador – Rui Castro Rui Castro no nosso Agrupamento Integrado nas comemorações das Semanas da Leitura, tivemos no nosso Agrupamento o ilustrador Rui Castro, que visitou as EB1 e JI de Vilela, Ingote e Vil de Matos e presenteou cada estabelecimento de ensino com uma das suas magníficas criações. Foi a oportunidade para as crianças contactarem com técnicas de ilustração até então desconhecidas. A vinda deste ilustrador, que tanto agradou aos nossos alunos, só foi possível graças à representante da Areal Editores, Eunice Oliveira, a quem agradecemos. JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

31


SEMANA DA LEITURA

Concursos Concurso Nacional de Leitura – Participação de alunos do 3.º CEB e realização das 2 eliminatórias (a primeira na BE da Rainha Santa Isabel e a segunda - final distrital na Biblioteca Municipal de Tábua (17 de abril), na qual participaram 3 alunos finalistas (um do 7º ano e dois do 9º ano). -- Concurso de leitura das BE do Agrupamento – “Um autor, um livro, muitas leituras”. Concurso para 4º, 5º, 6º, 7º e 8ºanos sobre uma obra do PNL e sempre relacionada com o autor do mês: 4º ano: “O segredo do rio”; 5º ano: ”A menina do mar”; 6º ano: “ Ulisses”; 7º ano: “História de uma gaivota e do gato que a ensinou a voar” e 8º ano: “O gato malhado e a andorinha Sinhá”. Envolveu todas as turmas destes anos do agrupamento. No 1º CEB, a BE articulou com os docentes dos laboratórios de Português. Este concurso aposta na utilização das TIC como forma de apresentação do concurso, procurando torná-lo mais

32 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013

dinâmico e atrativo para os alunos. -- Concurso PNL – “Faça lá um poema”- Foi selecionado um poema por ciclo e enviado para o PNL -- Concurso de Agrupamento – “O melhor poema” Concurso interno realizado por ciclo, nas escolas com BE e que pretende premiar o poema mais criativo sobre os afetos (amor, amizade) -- Concurso do Grupo de Trabalho Concelhio – “Há Poesia na Escola?”- Concurso que se destina a todos os níveis de ensino e decorreu em todas as escolas do Agrupamento. Uma aluna da EB1 de Vil de Matos obteve o 2º lugar no seu escalão neste concurso concelhio. Também neste concurso de poesia, a BE articulou com as docentes dos laboratórios de Português. -- Promoção de um concurso de leitura expressiva para todos os alunos do 3º ano do agrupamento, ao longo do 2º e 3º períodos. Estiveram envolvidos neste concurso 85 alunos de 6 EB1: Brasfemes, Souselas, Eiras, Santa Apolónia, Vilela e Pedrulha.


Oficinas de escr ita cr iativa Peddys ( M ar

SEMANA DA LEITURA

d e l e itu ra s)

Leitu ra s par t il h ad as Da r poe si a a Co im b ra Hora d o co nto JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

33


PROJETO AGRUPAMENTO - ÁGUA

Projeto do Agrupamento 2013

Água

Mais uma vez o nosso Agrupamento desenvolveu um projeto conjunto que envolveu todos os níveis de ensino das 29 escolas, dedicado à temática do ano Internacional de Cooperação pela Água. Os trabalhos estiveram expostos à comunidade no dia 31 de maio, Dia do Agrupamento. O pré-escolar criou uma história “A viagem da gotinha cristalina”, que pode ser visualizada no filme disponível no blogue “São livros, Senhor…” O 1.º CEB realizou trabalhos criativos em suporte variados. Foram reproduzidas histórias, construídas maquetes e outros. O 3.º CEB construiu um QUIZZ denominado “Olímpiadas da água” para aplicar aos alunos do 2.º CEB.

34 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013


PROJETO AGRUPAMENTO - ÁGUA

CAFÉ COM POESIA…

ÁGUA

FONTE DE

SONHO

E DE

VIDA

Como nos outros anos, o Departamento de Línguas preparou mais um Café com poesia, desta vez no dia 11 de abril. O tema foi ao encontro do Projeto do Agrupamento: a água. Com o contributo dos alunos do CEF que ilustraram os poemas acerca do tema, decorou-se a escadaria do Bloco A e o átrio no 1º andar. Foi também decorada a sala de professores com as fotos trabalhadas pelos anos de uma turma CEF. Para ajudar a dinamizar esta atividade foi convida a professora Elisabete Matias, que interpretou algumas canções relativas à temática. Foi também convidado o padre José Veloso que mostrou o simbolismo da água ao longo da Bíblia. Para concluir um agradável final de tarde, o imprescindível lanchinho.

JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

35


DESPORTO ESCOLAR

CLUBE DE DESPORTO ESCOLAR 2012/2013

Na continuidade de anos anteriores, o Clube de Desporto Escolar, manteve o objetivo primordial: pretender que a escola fosse um local de agrado e de desenvolvimento de atividades que contribuíssem para a realização do aluno através do pleno desenvolvimento da personalidade, da formação do carácter e da cidadania e proporcionar também equilíbrio físico. Foi também preocupação fundamental do Clube, a prevenção do abandono escolar/promoção do sucesso. A articulação com as atividades curriculares de Educação Física permitiram aos alunos a prática desportiva organizada, orientada e contínua numa perspetiva de dinamização de escola e de competição. ATIVIDADE INTENSA!!!

… Em Competição Interna Ao longo do ano, na disciplina de Educação Física e no âmbito da atividade interna do Desporto Escolar decorreram diversas atividades que numa ou noutra atividade, abrangeram todos os alunos dos 2º e 3º Ciclos: • o “MegaSalto” e o “MegaSprinter” fase escola, no início do 2º período escolar, com a participação de 128 alunos; • o Corta – Mato (Fase Escola) com a participação de 42 alunos , a 16 de janeiro 2013; • o Torneio Inter - turmas de Futsal Misto ao longo do ano, com a participação aproximada de 92 alunos, atividade onde estiveram envolvidos o professor Alexandre Santos, o coordenador do desporto escolar, professor José Eduardo, e os estagiários de Animação Sócio – Cultural ; • o “Torneio Aberto” de Ténis de Mesa e de Badminton, no final do 2º período, com a participação de 65 alunos.

… Em Competição Externa No dia 16 de janeiro, em Pombal, 22 alunos participaram no Torneio de Abertura de Pista Coberta de Atletismo. No mesmo dia, no I Encontro de Badminton na Escola Básica Marquês de Marialva, em Cantanhede, em representação do Agrupamento estiveram ali 20 alunos. No dia 23 de janeiro, 15 alunos participaram no I Encontro de Futsal na Escola Básica Carlos de Oliveira, em Febres. A 29 de janeiro, 25 alunos estiveram em competição no Corta-Mato Distrital na Praça da Canção, em Coimbra. Vinte e quatro alunos participaram no II Encontro de Badminton na Escola Secundaria D. Dinis, Coimbra, a 6 de fevereiro. A 20 de fevereiro, 18 alunos estiveram no II Encontro de

36 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013

Futsal, que decorreu na nossa Escola sede. No III Encontro de Badminton na Escola Básica e Secundaria João Garcia Bacelar, na Tocha, participaram 20 alunos, no dia 27 de fevereiro. Dezasseis alunos, estiveram no dia 7 de março, no Campeonato Distrital de Pista de Atletismo no Estádio “Cidade de Coimbra”. Participaram 22 alunos no “MegaSprinter” fase Distrital no Estádio” Cidade de Coimbra”, no 13 de março. No Campeonato Distrital de Badminton de Iniciados/Juvenis, que decorreu no dia 16 de março, na Escola Básica e Secundaria João Garcia Bacelar, Tocha, o Agrupamento foi representado pelas alunas Ana Rita Carvalho do 8ºB e Inês Teixeira do 8ºA. A 17 de abril, 20 alunos cooperaram no III Encontro de Futsal na Escola Básica nº2, em Condeixa-a-Nova. Nos Campeonatos Regionais de Atletismo, em Pombal, no dia 27 de abril, participaram os alunos Jéssica Silva do 7ºA (6º lugar) e Rui Cristovão do 8ºD (9ºlugar). A 4 de maio, os alunos, Daniel Ferreira, Inês Santos e Maria Inês, todos do 5ºC, participaram no Campeonato Distrital de Badminton de Infantis na Escola Secundaria D. Dinis, em Coimbra. Finalmente, no dia 1 de junho, na nossa Escola sede, 23 alunos competiram na Fase Final Distrital de Futsal Infantis B, tendo a Escola alcançado o 3º lugar.

A PENSAR NO FUTURO Entre novembro e dezembro de 2012, os professores deram formação a alunos preparando-os para serem árbitros a nível de escola, assim, receberam formação na modalidade de Atletismo, 4 alunos, na modalidade de Futsal, 2 alunos e 4 alunos na modalidade de Badminton. COMPORTAMENTO E INTERESSE DOS ALUNOS… O Coordenador, o professor José Eduardo Gomes, quis deixar uma mensagem no “Basófias” congratulando-se pela participação ativa dos alunos nas atividades, demonstrando interesse, motivação e revelando “Espírito Desportivo” em especial nos momentos de competição.


CINEMA e MÚSICA

Ve

l o c i d a d e

Fu

r i o s a

6

C

i n e m a

Desde que Dom (Vin Diesel) e Brian (Paul Walker) fizeram o golpe no Rio de Janeiro, que rendeu 100 milhões de dólares à equipa, o grupo espalhou-se pelo globo. Mas a impossibilidade de voltarem a casa e estarem sempre em fuga deixou-lhes uma vida incompleta. Entretanto, Hobbs (Dwayne Johnson) tem perseguido por 12 países uma organização de letais condutores mercenários, cujo líder (Luke Evans) conta com um violento braço direito que se descobre ser o amor que Dom pensou que tinha morrido, Letty (Michelle Rodriguez). A única forma de parar esta máquina criminosa é vencê-los nas ruas, por isso Hobbs pede a Dom para reunir a sua equipa de elite em Londres. O pagamento? Perdão total para todos, para que possam voltar a casa e juntar a família.

Não podíamos deixar de falar deste grande filme de ação que saiu este ano a 23 de maio nos cinemas, por isso vamos falar sobre ele.

Justin Bieber

M

ú s i c a

Apesar de já ter passado alguns anos desde o início da carreira de Justin Bieber, ele ainda continua a ser a grande sensação das jovens. E também continua a ser o jovem artista com mais dinheiro devido aos seus concertos com lotação esgotada. Justin também já lançou um perfume e também ganhou o prémio ‘Fave Artist’ Music Video Awards 2013. E o que mais desperta o interessa das fãs sem ser só a musica é a dedicação que ele tem pelas fãs e os espetáculos que ele dá. Justin Bieber este ano veio cá a Portugal no Pavilhão Atlântico, e deu grande sucesso cá em Portugal e ainda comentou que adorou o carinho das fãs portuguesas.

Justin é o grande icon de música que hoje em dia os jovens ouvem e cada dia vai amentado mais o seu sucesso, cantando com vários artistas e lançando novas musicas, e dando varias digressões por todo o mundo. JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

37


FEIRA MEDIEVAL II

“UM DIA NA CORTE DA RAINHA SANTA ISABEL” II Feira Medieval

N

o dia 31 de maio, a sede do Agrupamento engalanou-se para celebrar conjuntamente o

Dia da Criança e o Dia do Agrupamento e fê-lo realizando a II Feira Medieval, à semelhança do que sucedera há 2 anos.

A Feira Medieval foi o modelo decidido, planeado e preparado durante meses para unir num só evento de forma descontraída, mas organizada, os alunos, os professores, os animadores, a assistente social, os funcionários, os pais e outros elementos da comunidade. Foi ainda o mote para a partilha de experiências e o reavivar de tradições. Num palco central passaram as entidades escolares e camarárias dos nossos dias, deslizaram as danças da época personalizadas por alunos, surpreenderam as malabaristas, dramatizou-se o apelo à

38 

JORNAL - O BAZÓFIAS | JULHO 2013

paz e foram aplaudidos o “rei D. Dinis e a rainha D. Isabel”. Em torno do palco fervilhava o mercado de artesãos, os ateliês de alquimia, as tasquinhas com gastronomia medieval, bobos e adivinhos, jogos medievais, jograis, a banca das trocas e a exposição de trabalhos sobre a água. Toda a tarde a música, os risos, a amizade, o colorido dos mais novos que vieram das escolas do pré-escolar e do 1º ciclo juntaram-se formando um ambiente único e imperdível. Quando anoiteceu, teve lugar o grand finale com um banquete e sarau medievais onde uma vez mais se reviveu a ligação deste Agrupamento com a comunidade.


JULHO 2013  | JORNAL - O BAZÓFIAS 

39


A Biblioteca apresenta-se Fique a conhecer melhor as Bibliotecas Escolares do Agrupamento

.

I

.


Bazófias | número 37 | julho 2013