Page 1

RELATÓRIO SOCIOAMBIENTAL EBM 2014 SUSTENTABILIDADE ESTÁ NO NOSSO DNA.


INSTITUCIONAL FAZEMOS BEM FEITO PARA O NOSSO CLIENTE ATUAMOS FOCADOS NA SUSTENTABILIDADE INDICADORES ETHOS E DESEMPENHO SOCIAL DOAR ESTÁ NO NOSSO DNA CRESCEMOS JUNTO COM NOSSOS FORNECEDORES NAS OBRAS, SOMOS PARCEIROS DE NOSSOS VIZINHOS


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

4


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

MENSAGEM DO PRESIDENTE Viver de maneira sustentável, conquistar clientes e colaboradores com o nosso jeito de ser e crescer respeitando o ser humano é o que buscamos há mais de 30 anos. Sabemos que somos pioneiros e buscamos sempre continuar sendo em tudo o que fazemos, seja nos empreendimentos que lançamos ou nas práticas que utilizamos em nossas obras e nas relações humanas. Nos orgulhamos disso. Fazemos um grande investimento na busca da conscientização do nosso colaborador e promovemos ações de envolvimento que geram grandes e importantes resultados. É uma grande alegria ver que aprendemos uns com os outros, que crescemos juntos na busca por um mundo melhor. Neste relatório Socioambiental de 2014 apresentamos tudo o que promovemos dentro das nossas responsabilidades sociais e ambientais. E adotamos uma nova forma de mensurar os resultados em virtude da alteração dos indicadores do Instituto Ethos. Tudo o que fizemos até então e o nosso posicionamento entre as maiores companhias brasileiras não foi perdido, apenas modificado de acordo com novas diretrizes as quais ainda estamos nos adaptando. Trabalhamos hoje sempre pensando no futuro, plantamos confiantes da colheita que teremos, na confiança no nosso time e certos de que nossas práticas não são apenas nossas, mas de toda sociedade. Elbio Moreira Presidente

5


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

6


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

SOBRE O RELATÓRIO Nosso objetivo com este Relatório Socioambiental é ir além da prestação de contas, fazendo dele um compromisso público norteado por nossas crenças e valores. Com a dedicação de uma equipe multidisciplinar, foram feitos levantamentos e apurações de inúmeros dados e informações, culminando na apresentação deste trabalho como resultado do engajamento e alinhamento de seu conteúdo às nossas práticas diárias. Aqui estão registradas nossa história, nossa trajetória e os principais diferenciais de nosso trabalho, seja em qualquer uma de nossas unidades de negócio. O primeiro capítulo oferece ao leitor uma visão institucional da empresa com mais de 30 anos de atuação, desde o início em Goiânia (GO) até a conquista do espaço no mercado imobiliário brasileiro, onde estamos posicionados como uma das maiores do segmento. Prova disso é o reconhecimento que tivemos pela conquista de diversos prêmios regionais e nacionais. No segundo capítulo abordamos nosso desempenho no ano de 2014, sempre pautado pelo prazer em fazer bem feito, princípio que norteia todas as nossas atitudes e decisões, sejam elas em pequena ou larga escala. Registramos também neste material nosso jeito EBM de cuidar e nos relacionar com os nossos colaboradores, além de informações sobre nossos projetos sociais e o nosso compromisso com o meio ambiente e com a sustentabilidade de nosso ramo de atuação.

7

As informações abrangem nossas três unidades de negócio, sendo elas Incorporação, Propriedades e Urbanismo, e mais três plataformas de serviços, divididas em Construção, Imobiliária e Gestão. Com dados apurados entre janeiro de 2013 e dezembro de 2014, tivemos uma pequena alteração nos Indicadores Ethos que sofreram mudanças em 2014 para integrar os princípios e comportamentos da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) com conceitos de negócios sustentáveis e responsáveis. A mudança visa também melhorar a integração com as diretrizes de relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), com a Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000 e outras iniciativas. Em consequência desta alteração, os dados apresentados no relatório anterior não poderão ser comparados da mesma forma no relatório atual, que se inicia com base zero. Porém, o modelo atual definido pelo Projeto Ethos está sendo seguido e seus indicadores continuarão a nortear as ações de responsabilidade socioambiental que serão apresentadas pela empresa. Torcemos para que essa publicação chegue aos mais diversos públicos, seja sociedade, clientes ou colaboradores, pois através dela buscamos sempre agregar opiniões e nos colocar à disposição para sugestões que podem ser deixadas em nosso site www.ebm.com.br, na aba Fale Conosco.


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

INSTITUCIONAL Conhecer nossa história é mergulhar em 30 anos de uma trajetória ousada que levou uma pequena construtora goianiense a ser uma empresa reconhecida nacionalmente que utiliza sua solidez e confiabilidade para somar com o crescimento do Brasil. Atuamos no setor da indústria da construção participando desde a concepção e desenvolvimento de novos empreendimentos até a comercialização e gestão de negócios imobiliários em suas mais diversas modalidades. Oferecemos suporte aos nossos clientes em três unidades de negócios, sendo elas Incorporação, Propriedades e Urbanismo, além de outras três plataformas de serviços, intituladas Construção, Coordenação de Vendas e Gestão. Cada uma atua de forma bem definida e especializada, porém complementares. Atualmente a empresa possui 850 colaboradores, divididos nos canteiros de obras e escritórios.

8


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

EM 2014 MANTIVEMOS OS PONTOS POSITIVOS DE NOSSA CULTURA ORGANIZACIONAL IDENTIFICADOS ATRAVÉS DE UMA CONSULTORIA E ADOTAMOS PRÁTICAS QUE EXPRESSAM NOSSA IDENTIDADE E ORIENTAM NOSSA RAZÃO DE SER.

VALORES

Missão

Ética e transparência Valorizamos quem tem comportamentos corretos, humanos e transparentes.

Criar verdadeiros sucessos imobiliários que trazem novos referenciais para o mercado.

Visão

Excelência no que faz Valorizamos quem busca constantemente fazer mais e melhor.

Crescer sendo a melhor opção do cliente na busca por um produto imobiliário, remunerando adequadamente os acionistas do negócio.

Crença

Prazer em fazer bem feito Acreditamos que existe verdadeiro prazer em fazer bem feito. A sensação é recompensadora e, por isso, incentivamos cada um a dar o seu melhor. Somente assim teremos orgulho de nós mesmos e do que fazemos.

Posicionamento

Nossas plantas são muito bem planejadas, nossa entrega é primorosa, dentro do prazo e com tudo que foi combinado. Temos os melhores profissionais trabalhando conosco e que se preocupam, junto com a gente, com a sustentabilidade do negócio. Somos conhecedores do ramo com mais de 30 anos de credibilidade, sempre nos preocupando em fazer tudo da forma correta e muito bem feito. Tudo isso para oferecer tranquilidade e a melhor experiência imobiliária a nossos clientes. Prazer em viver Assim.

9

Prudência Valorizamos quem toma decisões com discernimento e segurança, sem deixar que o medo de errar se sobreponha. Espírito de dono Valorizamos quem assume suas responsabilidades e propõe soluções de forma proativa. Meritocracia Valorizamos quem alcança e supera resultados, respeitando e fomentando nossa cultura. Educação e Formação de Pessoas Valorizamos quem sabe reconhecer talentos e investir na formação de profissionais e cidadãos melhores.


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

LINHA DO TEMPO 1981/1989

1991/1996

1981 Fundação, em outubro, da empresa de construção civil, que daria origem à EBM.

1991 Lançamento do primeiro empreendimento em Rio Claro (SP). 1993 Lançamento do primeiro empreendimento em São Paulo (SP).

1983 Entrega do Edifício Cleveland, primeiro empreendimento da empresa, em Goiânia (GO).

1996 • Redesign da marca EBM. • Lançamentos no interior paulista, nas cidades de Araraquara, Campinas e São Carlos. • Empresa atinge o marco de 320 mil m2 construídos e entregues.

1988 Nasce a EBM, após reestruturação societária. 1989 Início da atuação da EBM no Distrito Federal. Empresa atinge o marco de 170 mil m2 construídos e entregues

10


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

2000/2003

2004/2005

2000 • Primeiro empreendimento lançado em Mogi das Cruzes (SP). • A EBM conquista Prêmio Top Imobiliário, se firmando entre as 10 maiores construtoras em São Paulo.

2004 • Lançamento do Chateau du Parc LifeStyle, em Goiânia (GO), que inaugura a nova linha de residenciais de alto padrão EBM. • Empresa atinge o marco de 800 mil m2 construídos e entregues.

2001 • Primeiro empreendimento lançado em Uberlândia (MG). • Primeiro empreendimento lançado em Jundiaí (SP).

2005 • É criado o conceito BusinessStyle com o lançamento do Aton BusinessStyle, em Goiânia (GO). • Home Flex, em São Paulo, recebe o Prêmio Master Imobiliário. • Pela terceira vez consecutiva, a EBM é a incorporadora mais lembrada do ano, segundo o Prêmio Pop List do jornal O Popular. • Pela primeira vez, a EBM ganha o Prêmio Goiás de Gestão Ambiental.

2003 • É criado o conceito LifeStyle com o lançamento do West House LifeStyle, em Goiânia (GO). • Reformulação da marca EBM.

11


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

2006 • Aton BusinessStyle recebe o Prêmio Master Imobiliário. • Primeiro empreendimento lançado em Macaé (RJ). • Empresa atinge o marco de 930 mil m2 construídos e entregues.

2011 • Criação do conceito EBM BEM, marca de produtos imobiliários com foco em custo x benefício. A mesma qualidade dos empreendimentos EBM com preços mais acessíveis. • A EBM completa 30 anos de atuação. • “Case” de sucesso: lançamento do primeiro mixed-use Premium de Goiânia, Metropolitan Business & LifeStyle. • Empresa recebe Prêmio CREA Goiás de Meio Ambiente; o Prêmio Top Imobiliário 2011, na categoria Condomínios Residenciais com o empreendimento Novo Atlântico e o Prêmio Top Imobiliário 2011, na categoria Lançamento Vertical com Metropolitan Business & LifeStyle.

2008 • Destaque ue para o lançamento do Chateau Flamboyant, em Goiânia (GO), empreendimento 100% vendido na semana de lançamento e o primeiro com o conceito Terraço Outliving. • Início da atuação da EBM em Salvador (BA). 2009 • Redesign da marca EBM. • NASA BusinessStyle e Bossa Nova LifeStyle recebem o Prêmio Top Imobiliário. • A EBM ganha mais uma vez o Prêmio Goiás de Gestão Ambiental. • Empresa atinge o marco de 1,5 milhão de m2 construídos e entregues.

2006/2009

2010 2010 • Isla LifeStyle é case de sucesso de vendas no Distrito Federal. • Lançamento de serviços da solução completa EBM: Exclusive e EBMCRED. • Helbor Offices São Paulo II tem 100% das unidades vendidas em um fim de semana. • Empresa atinge o marco de 10 mil unidades entregues.

12

2011


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

2013 • A EBM entrega o empreendimento Helbor Offices, retoma as atividades em São Paulo e cidades do interior paulista e amplia land bank no Estado. • A empresa é premiada pelo Pop List, pesquisa de share of mind, pela sexta vez, como a construtora mais lembrada pela classe AB de Goiânia. • Contratação de 100% do pessoal de obra em diferentes atividades. • Criação da linha de produtos HotelStyle. • Lançamento do Blend HotelStyle, em Goiânia, Goiás, com a bandeira v Accor.

2012

2013

2014

2012 • Criação da marca LuxuryStyle, uma evolução da LifeStyle, com o foco em empreendimentos de altíssimo padrão. • Lançamento do Über, primeiro empreendimento da linha LuxuryStyle, em Goiânia (GO). • Prêmio Great Place to Work 2012 recebido pela EBM posiciona a empresa entre as melhores para se trabalhar no Centro-Oeste. • A EBM foi vencedora na categoria Construção Civil e finalista na categoria Empresa do Ano do Prêmio Consumidor Moderno de Excelência em Serviço ao Cliente 2012.

versão colorida - preferencial

tons de cinza

13

2014 • A EBM ganha, pela sétima vez, o Prêmio Pop List, do Jornal O Popular, na pesquisa de share of mind como construtora mais lembrada pela classe AB em Goiânia • É criado novo posicionamento: EBM PRAZER EM VIVER ASSIM • EBM está na posição 44ª maior construtora do Brasil, no ranking ITC • É criada a linha dos apartamentos práticos, sofisticados e modernos: o SmartStyle • Sucesso absoluto de venda do DNA SmartStyle em Goiânia/GO • EBM é referência no setor da construção civil em responsabilidade sócio ambiental segundo o Instituto Ethos.

versão colorida - alternativa

versão positiva

versão negativa


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Elbio Moreira Presidente

Ana Célia Diretora Financeiro

Bruno Gerente Financeiro

Bento Odilon

Carlos Jorge

Fernando Razuk

Rodrigo Meireles

Vice-Presidente

Diretor Técnico

Diretor de Incorporação

Diretor Comercial

Janaina

Gerente Jurídico

José Antônio

Gerente de Engenharia

Claudio Eduardo

Ênio

Gerente de Marketing e Relacionamento

Lyvia

Gerente de Obras

Gerente de Pesquisa e Desenvolvimento de Produtos

Janaina

Celso Antônio

Gerente de Obras

Leonardo Gerente de Obras

Frederico Gerente de Suprimentos

14

Gerente Regional DF

Manoel Gerente Regional SP

Ciro

Gerente Comercial de Vendas

Alexandre

Gerente Comercial de Produtos


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

NOSSAS UNIDADES DE NEGÓCIOS E SERVIÇOS

Somos a única empresa do centro-oeste que atua de forma completa nas mais variadas vertentes do mercado imobiliário. Ao total, são três unidades de negócios, sendo elas Incorporações, Propriedades e Urbanismo, e três plataformas de serviço, divididas em Construção, Imobiliária e Gestão. Com essa estrutura e profissionais competentes trabalhando em nosso time, nos orgulhamos em dar total suporte ao nosso cliente quando se trata de soluções imobiliárias para morar ou investir. Conheça melhor nossas atividades em cada uma dessas unidades.

INCORPORAÇÕES Essa unidade atua focada na concepção, no desenvolvimento e na gestão de negócios imobiliários de incorporação em suas mais diversas modalidades. Dentro de nosso escritório de Incorporações são abrangidas edificações residenciais, comerciais, hoteleiras e condomínios horizontais de casas. Ela é subdividida em duas linhas: Premium e produtos de médio padrão.

Produtos Premium Nossos empreendimentos da linha Premium estão localizados em regiões nobres, com plantas inteligentes e encantadoras, desenvolvidas pelos melhores profissionais do mercado. São produtos residenciais, comerciais e hoteleiros que oferecem um estilo de vida moderno, inovadores nos detalhes e arrojados em tecnologia, com acabamento superior. Com elegância tradicional, paisagismo diferenciado e áreas comuns totalmente equipadas e decoradas na entrega, o imóvel é garantia de preservação do valor do patrimônio do cliente e melhor liquidez do imóvel a longo prazo. Ao total são cinco categorias: LifeStyle, BusinessStyle, LuxuryStyle, HotelStyle e SmartStyle.

15


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

LifeStyle Mais que um apartamento, um estilo de vida premium Com essa linha de produtos buscamos ir além do que convencionalmente é oferecido pelos empreendimentos no mercado. Queremos integração de espaços, qualidade de vida, valorização, lazer e segurança, caracterizando um estilo de vida em empreendimentos residenciais para famílias que querem status e sofisticação em bairros nobres e apartamentos com plantas encantadoras. Apartamentos para família com 2Q, 3Q ou 4Q de 50 m2 a 250 m2 com personalização de plantas e acabamentos. BusinessStyle Para nós, o mercado de trabalho foi promovido. Carreiras e profissionais tiveram um upgrade e essa linha de produtos revela a fusão entre o mundo dos negócios e o do alto padrão. Os antigos prédios de escritórios deram lugar à tecnologia em ambientes corporativos e modernos empreendimentos comerciais que garantem comodidade para os clientes, bem estar no trabalho e segurança em investimento. Salas comerciais e corporativas de 30m2 a 600m2 com personalização de plantas e acabamentos. LuxuryStyle Apartamentos para poucos. Você entre eles. O que oferecer para quem já tem tudo? Para nós, exclusividade. Por isso, o LuxuryStyle conquista os clientes mais exclusivos com uma experiência rara em edição limitada. Viver em um empreendimento dessa linha é ter um lugar de honra ou receber um convite para um clube seleto. Status em cada metro quadrado e o sentimento de pertencer a um mundo distinto, no qual o luxo é apenas o primeiro de seus atributos. Apartamentos de luxo acima de 250m2 e com 4 ou mais suítes com personalização de plantas e acabamentos.   HotelStyle Através dos empreendimentos HotelStyle hospedamos os investimentos de nossos clientes com segurança e oferecemos tratamento cinco estrelas para seu patrimônio. Nossas unidades têm foco em rentabilidade e retorno, com parcerias de empresas sólidas e renomadas, e são ideais para quem busca uma aplicação para formação de carteira e renda a fim de aproveitar todo o potencial de negócio que o turismo oferece. Unidades hoteleiras administradas por grandes nomes do segmento. SmartStyle A tradução inteligente de um novo estilo de vida. Uma linha moderna, prática, sofisticada que traduz o novo estilo de vida. Em tempos onde celulares, TVs e até carros são inteligentes. É natural evoluir e deixar nossos apartamentos inteligentes, nossa linha SmartStyle segue a tendência mundial de oferecer mais praticidade e status. Temos foco no novo público single que busca estilo, arquitetura autoral e serviços diferenciados em unidades compactas, cercadas de mordomias e tecnologia. Apartamentos para solteiros ou casais sem filhos de 1Q, 2Q Studio e Duplex com serviços e diferenciais de tecnologia com personalização de plantas e acabamentos.

16


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Produtos de Médio Padrão EBM Prazer em viver Bem Focada em oferecer empreendimentos com custo x benefício, a linha EBM BEM é perfeita para quem quer comprar o primeiro imóvel para morar ou investir, mas está alguns degraus acima do que o mercado oferece. Queremos compartilhar a experiência de adquirir um empreendimento com a qualidade e rigor técnico característicos da EBM para mais pessoas. Apartamentos com excelente aproveitamento de espaço em regiões promissoras.

Produtos Entregues em 2014 O ano de 2014 foi muito produtivo para nossa atuação nos mercados de Goiânia e do Distrito Federal. Realizamos entregas de empreendimentos com foco em públicos diversos, mostrando um pouco da versatilidade e dos diferenciais dos produtos EBM, seja qual for o perfil do comprador. GOIÂNIA Em 2014, realizamos a entrega de dois empreendimentos em Goiânia em regiões diferentes e para públicos também distintos. O Domani está localizado no consagrado Setor Marista, próximo ao Bueno e Oeste, três bairros com ampla rede de serviços e facilidades para os moradores. Já o Ilha Bela está localizado no Novo Atlântico, bairro planejado que está sendo implantado pela parceria de diversas empresas e poder público e que estará ao lado do maior parque linear do mundo, o MacambiraAnicuns.

17


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Novo Atlântico – Ilha Bela Localizado no bairro planejado Novo Atlântico, o Ilha Bela faz parte da linha de produtos da EBM com foco no custo-benefício, cujos diferenciais são pensados para o público do empreendimento. Ao todo são 536 unidades com apartamentos de 2 e 3 quartos com tamanhos entre 74 m2 e 160,51 m2, todos com varanda gourmet e um clube privativo com mais de 20 itens de lazer. Piscinas, espaço gourmet com churrasqueira e forno para pizza, minicampo de futebol, minicidade infantil, playgrounds, espaço mulher, ateliê, lan house, pista de cooper com aparelhos de ginástica, sala fitness e salão de festas são algumas das opções. Dentre os destaques estão horta, pomar, bicicletário e depósito para seleção de lixo. O empreendimento está ao lado do Macambira-Anicuns, que será o maior parque linear do mundo.

Domani LifeStyle Localizado no atraente Setor Marista, que faz divisa com os setores Bueno e Oeste, o empreendimento está amparado por uma requintada rede de serviços para facilitar a vida do morador. Com 120 unidades de tamanhos entre 125 m2 e 284 m2, a planta tem como diferencial o conceito outliving, com integração total entre varanda, cozinha e living. O lazer possui piscina, espaço gourmet, cinema, brinquedoteca, fitness, quiosque, spa, salão de jogos, além de redário, jardim, varanda descoberta, lounge, entre outros itens.

18


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

BRASÍLIA Já no mercado do Distrito Federal, tivemos três entregas. O Perfectt foi entregue em Brasília, no Setor Noroeste, bairro planejado da Asa Norte próximo aos parques Burle Marx e Água Mineral. Em Águas Claras, uma das regiões que mais valoriza com urbanização moderna, entregamos o We LifeStyle localizado próximo ao Shopping Águas Claras, a supermercados, centros de ensino, à Universidade Uniplan e à Estação de Metrô.

Perfectt LifeStyle – Localizado no Setor Noroeste, bairro planejado da Asa Norte e próximo aos parques Burle Marx e Água Mineral, o empreendimento segue o conceito do bairro ecológico e dispõe de ações efetivas de sustentabilidade, como coleta seletiva, aquecimento solar, reutilização de água e armazenamento de água da chuva. São 72 unidades com espaços entre 89 m2 e 239 m2. A área comum possui piscina adulto e infantil, SPA, terraço descoberto, churrasqueira, forno de pizza, espaço gourmet, salão de festas e espaço fitness.

We LifeStyle – Construído em Águas Claras, próximo a supermercados, shopping, universidade e metrô, o empreendimento está numa região que concilia desenvolvimento com qualidade de vida, além de infraestrutura em franco crescimento. São 148 unidades com tamanhos entre 67 m2 e 75 m2, além de mall com 10 lojas. O lazer possui piscinas, spa, espaço gourmet, espaço mulher, playground, salão de jogos, cinema, fitness, entre outros itens.

19


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Produtos Lançados em 2014 Para o lançamento de novos empreendimentos, 2014 foi para nós um ano de boas surpresas. Destaque para o lançamento do DNA SmartStyle, que inaugurou essa assinatura em uma nova linha de produtos premium que terá foco no lançamento de residenciais compactos e sofisticados, cercados de muita conveniência e qualidade de vida. O produto foi novidade para o mercado, colocando em evidência o público single, e sua comercialização foi um grande sucesso.

GOIÂNIA DNA SmartStyle – O empreendimento inaugurou a nova linha de produtos premium da EBM e trouxe uma série de diferenciais tecnológicos e de serviços que ainda não estavam disponíveis no mercado de Goiânia. Focado no público single, os pilares para o desenvolvimento do produto foram praticidade, sofisticação e modernidade. Aliando conveniência, qualidade de vida, sustentabilidade e automação, o DNA foi um marco de comercialização com 100% de suas 273 unidades residenciais vendidas no dia de seu lançamento. As oito unidades comerciais do mall não foram comercializadas para controle do mix, garantindo opções que vão de encontro às necessidades do público alvo do empreendimento. O produto foi o primeiro a explorar um novo segmento de mercado tendo como potencial o público single. Com apenas uma torre, o empreendimento possui 25 pavimentos, com lojas no subsolo e no térreo. No quesito praticidade, haverá serviços básicos como empório, farmácia, salão de beleza, lavanderia e outros. A sofisticação está na piscina com borda infinita com aquecimento, fachada contemporânea, fitness com equipamentos Technogym, lazer na cobertura, acabamento nobre e ambientes da área comum espaçosos e aconchegantes. Garantindo modernidade, as unidades serão entregues com fechadura digital instalada na porta social dos apartamentos, além de tomadas USB, projeto de segurança da Tecnoseg, vaga verde com dois tipos de carregadores para carros elétricos e previsão de automação para controle de climatização, áudio e vídeo, persianas e luminotécnico.

20


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Open House LifeStyle – Desenvolvido a partir do conceito Open Living, que integra as áreas de convívio e valoriza a localização próxima a centros gastronômicos e de entretenimento, o empreendimento possui 108 apartamentos em uma única torre, com tamanhos entre 137 m2, 159 m2 e opções duplex de 270 m2 ou 316 m2. Itens diferenciais do mercado estão presentes em todas as unidades, como tomadas USB, fechadura digital da porta de entrada, tratamento acústico entre lajes, projeto para automação do ambiente e instalação de ar condicionado, sistema central de aspiração de pó e projeto de segurança com circuito interno de TV, botão de pânico e controle de guarda. Além desses diferenciais, o produto tem área de lazer com bicicletário equipado, academia com aparelhos de última geração, tatame para artes marciais e espaço para ioga e balé, sala para cuidados estéticos, sauna, espaço gourmet com cooktop, bancada, churrasqueira e forno de pizza, brinquedoteca, sala de cinema, salão de festas, piscinas adulto e infantil, varanda de jogos com mesas de sinuca, pebolim e carteado.

21


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Gran Finestra LifeStyle – Localizado no Setor Marista a uma quadra do Shopping Bougainville, o nome do empreendimento faz referência à palavra finestra, que significa janela em italiano. Aliadas a ambientes integrados, elas vão abrir horizontes e expandir espaços com persianas de enrolar garantindo maior ventilação, iluminação e melhor isolamento acústico. No total serão 92 unidades de 3 ou 4 quartos, com 175 m2 ou 344 m2, todas com tomada USB nas suítes, piso com tratamento acústico, com exceção dos banhos e laje técnica, infraestrutura para aquecimento de água nos banhos e previsão de automação para controle lumino técnico, controle de climatização, controle de áudio e vídeo e controle das persianas no home/estar/jantar e varanda, conforme projeto específico. Na área comum serão dois lobbys com pé-direito duplo, port-cochere, gerador, elevadores com alerta sonoro para PNE e outros itens. No lazer, salão de festas, espaço gourmet, cinema, salão de jogos e fitness todos com ar condicionado e previsão da instalação para a brinquedoteca e espaço mulher. Além disso, o morador terá salão de jogos será equipado com mesas de sinuca, pingue-pongue e pebolim, piscinas, churrasqueira, forno de pizza, sauna, spa, piscinas adulto e infantil, e muito mais.

22


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Serviços Para nós, desenvolver os melhores empreendimentos do mercado não é suficiente, pois o trabalho e compromisso com nossos clientes vão além. Sendo assim, desenvolvemos soluções completas em serviços para todos os processos de compra, decoração e personalização de seu imóvel. Nossos diferenciais: são desempenhados por equipes competentes, são exclusivos e são gratuitos. EBMCRED Nossa equipe formada por profissionais gabaritados e com experiência de mercado atua para tirar dúvidas, orientar e acompanhar passo a passo o processo financeiro de aquisição de imóveis seja quitação, financiamento bancário ou direto. Personality Temos profissionais competentes que atuam de forma completa para atender os desejos de personalização de plantas e acabamentos, deixando a unidade residencial ou comercial exatamente da forma que nosso cliente sonhou. Exclusive Após a entrega do imóvel, dividimos com nosso cliente uma rede de parceiros cadastrados e que podem oferecer soluções de instalações elétricas e hidráulicas, arquitetura, decoração e diversos outros serviços de adequação do ambiente, segundo o projeto idealizado pelo proprietário. 23


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

PROPRIEDADES Aqui nossa equipe trabalha focada na concepção, no desenvolvimento e na gestão de empreendimentos comerciais para locação que tem retornos de investimentos através das receitas de aluguel. Visamos prioritariamente o desenvolvimento dos centros comerciais - com malls de conveniência e serviços - e shopping centers, além de operações built-tosuit e outros conjuntos corporativos.

URBANISMO Nossa unidade Urbanismo abrange os bairros planejados e loteamentos e, por meio de uma joint venture com a loteadora Água Santa - chamada EA3 -, atua em diferentes nichos, desde os mais econômicos aos de alto padrão. Através dela, nosso objetivo é atender o mercado de lotes residenciais, comerciais e industriais, e suprir ainda as demandas de áreas para as unidades Incorporação e Propriedades, desenvolvendo bairros planejados.

24


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

CONSTRUÇÃO Nosso braço para atuar com o serviço de construção civil é a Surya Construtora que, assim como a unidade de Incorporação, conta com mais de 30 anos de experiência técnica e de atuação no mercado. Ao longo da história, a construtora executou obras com assinatura EBM e também para incorporadores terceiros nos estados de Goiás, São Paulo, Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal, figurando entre as 50 maiores empresas de construção civil em área construída no Brasil. Compromisso Talvez essa seja a unidade que mais expressa nosso “prazer em fazer bem feito” para os nossos clientes. Aqui contamos com equipes técnicas qualificadas, com o objetivo principal de dar formato fiel aos projetos como foram concebidos no papel, principalmente quando se trata de empreendimentos residenciais de médio e alto padrão. Entretanto, para nós não basta entregar empreendimentos fidedignos e com alta qualidade, mas também respeitando os prazos nas etapas da obra até o momento da venda e entrega do empreendimento. Por isso investimos fortemente na observação e repasse dos cronogramas para nossas equipes de venda, para que repassem ao mercado datas precisas das obras.

25


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

CONSTRUIR COM EXCELÊNCIA Em 2009 nossa busca contínua por qualidade e excelência construtiva foi reconhecida com a conquista do ISO 9001 (Sistema de Gestão da Qualidade) e PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat). De lá para cá, nos preocupamos em manter nossas certificações anuais, reforçando o compromisso com a qualidade de vida das pessoas, o bem estar da sociedade e com a sustentabilidade dos produtos que desenvolvemos e comercializamos.

RANKING

versão colorida - preferencial

versão colorida - alternativa

Em 2014, foi divulgado o ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção) e a EBM aparece na lista das 100 maiores construtoras do Brasil, destacada entre as 50 primeiras, ocupando a 44ª posição. A lista contabiliza 12 obras e 430.653,48 m² de área total construída pela empresa. tons de cinza

versão positiva

versão negativa

26


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

IMOBILIÁRIA A Unire é uma empresa de coordenação de vendas imobiliárias, com foco em melhorar o nível de atendimento de clientes e comercialização dos empreendimentos desenvolvidos pela EBM. Atua formando parcerias comerciais com profissionais e imobiliárias do mercado imobiliário e está dividida em quatro canais de vendas: EBM Class, EBM Vendas, EBM Revendas e EBM Prime.

GESTÃO A EBM tem uma plataforma de serviços focada na gestão dos negócios imobiliários da empresa, proporcionando o suporte necessário com as áreas de BackOffice. Possui completa estrutura para sustentar e apoiar todas as unidades da empresa. A EBM conta com 80 colaboradores de BackOffice, responsáveis pelas áreas Administrativa, Financeira, Contábil, Jurídica, Recursos Humanos e Tecnologia da Informação. Na plataforma de serviços de Gestão, 2014 foi marcado pela criação do novo Portal do Cliente, que ampliou os serviços já disponíveis, como emissão de extrato e boleto de pagamentos do mês. Com a expansão do sistema já é possível acrescentar boletos em atraso, cálculo de antecipação e outros.

27


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

CRESCER SIM, MAS MANTENDO A QUALIDADE Somos sonhadores, pois buscamos aproveitar as oportunidades que temos para crescer e expandir nossa atuação e diversificar nossos produtos. Porém, com 30 anos de mercado sabemos que é preciso responsabilidade para sustentar o crescimento e, por isso, jamais deixamos de lado o cuidado que temos no desenvolvimento de nossos produtos. Para nós, cada empreendimento é único e por isso fazemos questão de ouvir o mercado para que as partes interessadas desfrutem de resultados satisfatórios.

NOVOS NEGÓCIOS – TUDO COMEÇA AQUI Nosso setor de Novos Negócios possui equipes em cada uma das regionais focadas em adquirir terrenos em regiões com demanda para desenvolver novos produtos. Assim, conseguimos um land bank amplo e diversificado que minimiza o risco mercadológico e nos mune de um portfólio com opções para públicos diferentes e com diversificação geográfica. A equipe trabalha em conjunto com o departamento de Inteligência de Mercado que é responsável também pela análise da velocidade de vendas por região, de projeções de estoque e, principalmente, pela solicitação de pesquisas para a análise mercadológica e técnica nos terrenos em aquisição. Nossa preocupação em adquirir terrenos de forma empreendedora e segura culmina em estudos de viabilidade econômico-financeiros aprofundados para garantirmos a rentabilidade mínima esperada frente aos riscos do negócio. Negociamos com absoluta transparência e com análise jurídica criteriosa, dando o máximo possível de segurança aos parceiros, sócios, investidores e, claro, aos futuros clientes do empreendimento.

28


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

CANAIS DE VENDAS

EBM Class Gerentes focados no atendimento e ampliação da rede de pequenas imobiliárias e corretores autônomos que se tornam parceiros e passam a comercializar nossos empreendimentos para seus clientes. EBM Vendas Corretores que atuam focados em oferecer nossos empreendimentos e atender clientes via central de telefone, chat on line do site, estandes e no Espaço EBM.

29

EBM Revendas Corretores que revendem imóveis adquiridos por nós como parte de pagamento ou que revendem imóveis dos nossos clientes, oferecendo mais um serviço de solução completa. EBM Prime Gerentes especializados no atendimento de clientes de alto padrão, ou rede de fornecedores, e na montagem de redes de indicação e relacionamento.


FAZEMOS BEM FEITO PARA O NOSSO CLIENTE


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

PARCERIA E CONFIANÇA NO RELACIONAMENTO COM O CLIENTE EBM Nos esforçamos para que nosso prazer em fazer bem feito seja reconhecido por quem confia a nós os seus sonhos e planos. Acreditamos que nossos clientes são os melhores promotores de nossos negócios e, por isso, investimos muito para que cada contrato assinado seja mais que um aperto de mão, e sim o começo de um relacionamento próximo, transparente e duradouro. Sabemos que é através dos olhos de clientes satisfeitos que nossas expectativas se concretizam e temos a possibilidade de chegar cada vez mais longe. Pensando assim, estamos constantemente buscando canais de comunicação ágeis e eficazes para ouvir e atender essas demandas.

PROGRAMA CRICO Críticas construtivas são o ponto de partida para a melhoria constante de nossos processos, produtos e serviços e, por isso, chamamos de Programa Crico o envio diário dos relatórios e feedbacks de clientes registrados através de nossa Central de Atendimento para a equipe técnica.

Programa CRICO Crítica Construtiva U N I V E R S I D A D E C O R P O RA T I VA

31


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Central de Relacionamento com o Cliente (Pós-vendas) Confiamos em nosso relacionamento pós-venda e buscamos oferecer aos proprietários de unidades residenciais e comerciais, um padrão de atendimento de alto nível com todo suporte para atender as necessidades e responder as demandas sobre tudo que foi acordado conosco na hora de fechar o contrato. Nosso sistema agrega uma infinidade de ferramentas de comunicação com o cliente e possui informações compartilhadas pelos colaboradores dos departamentos financeiro, jurídico e de engenharia, o que nos possibilita uma resposta rápida, assertiva e eficiente, seja qual for o caso. Assim, qualquer solicitação pode ser acompanhada por todos os colaboradores, que são altamente capacitados com base nos padrões da relação cliente-empresa.

32


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

SAC Com monitoramento moderno do sistema de telefonia, registramos a quantidade de ligações recebidas diariamente e a distribuição de demandas e telefonemas durante o funcionamento do departamento, identificamos ligações perdidas e calculamos o tempo gasto no atendimento realizado por cada funcionário. Essas informações nos possibilitam ajustes em nosso atendimento, além de servir como banco de dados para corrigir processos. Acreditamos que o contato por telefone e e-mail são as melhores ferramentas para resolver assuntos com eficiência e produtividade além de economizar recursos. Tais meios possibilitam a mesma proximidade com o cliente sem a necessidade de burocracia, deslocamento, tempo em trânsito com emissão de CO2, uso de papel, tintas para impressão, etc. Ao final de 2014 os números registrados em nosso SAC comprovam a eficiência de nosso sistema. Do total de 35.281 ligações com cerca de 0,16 minutos de espera, registramos queda nas reclamações em relação a 2013, com apenas 13% contra 20% daquele ano. Desse total, mantivemos o índice de quase 100% de assuntos solucionados e tivemos incremento de um novo programa contínuo de treinamento para os profissionais de atendimento, totalizando três em 2014 contra dois em 2013.

PORTAL DO CLIENTE Em 2014 reformulamos nosso Portal do Cliente e ampliamos os serviços, disponibilizando uma série de inovações para agilizar o atendimento e o contato com a nossa Central de Relacionamento. O portal, com design responsivo, permite ao cliente acompanhar informações relacionadas ao seu imóvel a qualquer hora através do computador, tablet ou smartphone. As principais novidades são o acesso unificado, com usuário e senha únicos para todos os serviços, abertura e acompanhamento de solicitações da unidade, atualizações cadastrais em tempo real, antecipação e quitação de parcelas e, apenas para o síndico do condomínio, acompanhamento de solicitações abertas para a área comum.

33


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

NOVAS TECNOLOGIAS Com a popularização do uso da internet e a possibilidade que todos têm de estarem conectados 24h por dia, também buscamos ampliar as possibilidades de comunicação com os públicos com os quais nos relacionamos. Com essas ferramentas, estamos mais próximos para atendê-los de maneira rápida, democrática e transparente, aumentando a interação em tempo real com o nosso consumidor, o que resulta no aprimoramento constante de nossos produtos e serviços. Chat – Nosso site conta com a opção de atendimento de vendas pelo chat, das 9h às 17h, de segunda à sexta. Portanto, nosso cliente pode escolher um dos nossos empreendimentos pelo atendimento on line com praticidade e segurança. É padrão que o corretor se identifique logo no começo do atendimento para facilitar o contato com o cliente em outras oportunidades ou no caso de um agendamento. Todos os corretores são treinados para divulgar empreendimentos, serviços, esclarecer dúvidas e indicar negócios de acordo com cada perfil, necessidade e interesse do cliente. Redes Sociais – Em 2014 consolidamos nossa presença nas redes sociais. Em tempos de conexão constante, estamos presentes no Twitter (@ebmstyle_), Facebook (facebook. com/ebmsytle), Instagram (@ebmstyle) e contamos também com um canal no Youtube (EBM). Todas elas são monitoradas diariamente e as solicitações ou dúvidas respondidas com agilidade e precisão para facilitar o acesso do público e clientes aos nossos produtos e serviços.

34


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

EBM inova com Pesquisa de Satisfação Em 2014, fomos corajosos e inovadores no que diz respeito às pesquisas, e incorporamos aos nossos indicadores de satisfação o Net Promoter Score (NPS), uma métrica utilizada mundialmente por grandes empresas e que ainda não é utilizada por nenhuma construtora no Brasil, colocando a EBM como benchmarking para as demais construtoras do estado e do país. Apesar de termos registrado alto índice de satisfação de nossos clientes, chegando a 90% em 2013, decidimos aceitar o desafio e inserir em nossas pesquisas o método que é referência no mundo para empresas de todos os segmentos. Acreditamos que calcular o NPS constantemente e acompanhar sua evolução, trará benefícios à empresa, ajudando a compreender cada momento, cada lançamento e medir a experiência dos clientes em relação às situações comuns ou adversas, além de proporcionar informações possivelmente uteis para mapear o comportamento do mercado. A mecânica para calcular o NPS parte da pergunta “Em uma escala de 0 a 10, o quanto você indicaria nossa empresa?”. Por meio dessa pontuação, os clientes são divididos em três tipos e as notas atribuídas representam o envolvimento com a empresa. Os que respondem de 0 a 6 são considerados detratores, pessoas frustradas com a experiência que tiveram com a empresa e que não fazem indicações. Entre 7 e 8 são os chamados neutros, clientes que recomendam a empresa, mas podem ser convencidos por concorrentes. Por fim, os que atribuem nota 9 ou 10 são os chamados promotores, clientes leais e fieis que recomendam para amigos e colaboram com o crescimento da companhia. Após a nota, a fórmula para classificação do NPS é simples: % Clientes Promotores – % Clientes Detratores = % NPS.

DETRATORES

1

2

3

4

NEUTROS

5

6

7

% PROMOTORES - % DETRATORES =

35

PROMOTORES

8

9

nps

10


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

transparência: palavra-chave no relacionmento com o cliente

1.

Conhecendo o empreendimento Com os primeiros pavimentos da obra e o decorado prontos, convidamos o cliente para visitar o espaço, tomar um café da manhã e comemorar com os novos vizinhos.

2.

Acompanhando a obra crescer Desde o começo da obra até sua conclusão, os clientes podem acompanhar seu andamento através do site da EBM ou pelas redes sociais. Para garantir uma visão mais ampla e atual da etapa do empreendimento, investimos em drones que produzem fotos e vídeos de vários ângulos diferentes. Esses arquivos são enviados para os clientes que quiserem ver de perto o desenvolvimento da obra.

3.

A Entrega A cada empreendimento finalizado, realizamos um evento para comemorar e proporcionar aos clientes a integração com os novos vizinhos

4.

Welcome gift Junto às chaves, entregamos nosso welcome gift - um mimo para os nossos clientes desfrutarem dos primeiros momentos em sua unidade - e também a cartilha com instruções sobre o imóvel e procedimentos caso seja necessário manutenção técnica, além de dicas para manter a unidade em bom estado e prazos de garantia.

36


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

linha direta com você Página Institucional www.ebm.com.br Chat On Line No site da EBM, temos um canal de fácil comunicação com as áreas de venda ou Central de Relacionamento. E-mail atendimento@ebm.com.br Telefone Brasília: (61) 4001-3555 Demais regiões: (62) 4001-3555 Portal do Cliente portaldocliente.ebm.com.br

Redes Sociais /ebmstyle_

/ebmstyle

/EBMincorporacoes

/ebmstyle

Revista EBM Style

37


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

NÓS ATUAMOS FOCADOS NA SUSTENTABILIDADE

38


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Sustentabilidade e Meio Ambiente Em cada uma de nossas plataformas de negócio, a sustentabilidade é um pilar pensado e desenvolvido com muita seriedade e compromisso. Nos orgulhamos de ter consolidado uma gestão comprometida com o meio ambiente e que promove discussões e desenvolve estratégias de atuação para todos os nossos públicos (interno, clientes, fornecedores, comunidades e poder público). Incorporamos às nossas pautas e rotinas diárias temas como meio ambiente, valores, transparência e governança a fim de reforçar nossa preocupação socioambiental. Assumimos compromissos com o bem estar de todos os níveis de relacionamento da empresa e sempre buscamos soluções, sejam simples ou complexas, como cortar desperdícios nos escritórios ou reaproveitar e reciclar materiais nos canteiros de obras. Inclusive, os operários das obras são os principais promotores de nossa política ambiental, que tem como premissa tornar nossas atividades compatíveis com o uso racional de recursos naturais, diminuindo ao máximo os impactos de nossa atuação e, principalmente, respeitando a legislação vigente.

EM 2014 NÃO REGISTRAMOS SEQUER UMA VIOLAÇÃO AMBIENTAL EM TODAS AS CIDADES ONDE ATUAMOS. ALÉM DISSO, NO MESMO PERÍODO, TIVEMOS MELHORIAS IMPLANTADAS EM NOSSOS PROCESSOS OPERACIONAIS EXISTENTES COM O OBJETIVO DE PREVER, MINIMIZAR OU ELIMINAR OS POTENCIAIS AGENTES POLUIDORES. EM DIVERSAS FRENTES DE ATUAÇÃO DENTRO DA REALIDADE DE NOSSO COTIDIANO, REALIZAMOS DIVERSOS PROGRAMAS DE EFEITOS PRÁTICOS CUJOS INDICADORES UTILIZADOS COMPROVAM ESSE DESEMPENHO.

39


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Recursos não-renováveis Há quatro anos, definimos como indicadores de uma atuação ambientalmente responsável o consumo de energia elétrica, água e aço. De 2013 para 2014 registramos queda de mais de 25% no consumo de energia elétrica e diminuição de mais de 55% do uso de aço. Apenas nosso consumo de água teve crescimento de cerca de 17%, aumento justificado pela grande quantidade de obras em fase bruta e de acabamento, nas quais o consumo de água é maior quando comparado a fase de fundação, por exemplo.

ITEM

UNIDADE DE VALOR

2011

2012

2013

2014

ENERGIA ELÉTRICA

KWH

1.719.379

1.210.800

1.200.000

947.783

ÁGUA

M3

59.729

24.972

27.500

32.076

AÇO

KG

3.294.793

3.092.039

3.488.859

1.526.688

Redução de papel Em 2014 realizamos uma ação em nosso escritório de Goiânia com o objetivo de sensibilizar os colaboradores quanto ao consumo de produtos cuja extração da matéria-prima impacta a natureza. Para que as pessoas diminuam o desperdício de papel, colocamos pilhas de papeis impressos nos corredores e nos espaços entre as mesas a fim de dificultar a passagem e incomodar a rotina. Próximo às impressoras, fixamos placas com frases que encorajam o consumo consciente e divulgamos os valores gastos mensalmente pela empresa com impressões.

40


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Consumo responsável de madeira Sabemos que a proteção das florestas é condição fundamental para garantir nosso negócio a longo prazo, pois a construção civil é uma das grandes indústrias consumidoras de madeira. Por isso adotamos políticas de compra responsável para restringir a entrada de madeira ilegal ou de áreas de desmatamento em nossos empreendimentos e garantir o uso de madeira certificada pelo FSC. Com o Programa Consumo Responsável de Madeira, também divulgamos a necessidade de preservar as florestas com o objetivo de estimular a percepção de nossos colaboradores acerca da importância do consumo de produtos eticamente responsáveis e do combate à exploração desenfreada dos recursos naturais.

ANO

2009-2011

2012

2013

2014

1.790,31

3.216

2.020

695,978

2.006.609,76

2.501.484,90

3.477.106,20

1.032.911,23

M3 (APROXIMADO)

VALOR INVESTIDO (R$)

Consumo responsável de madeira

100% 90% 80% 70% 60% 50% 40% 30% 20% 10%

99,24%

99,90%

99,84% 100%

99,76% 100%

91,63%

% de madeira certificada % de madeira legalizada

65,81%

2011

2012

2013

41

2014


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Gerenciamento de resíduos sólidos Colaboramos com tratamento e disposição final de todos os resíduos sólidos gerados em nossas obras. Seguimos com rigor o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil, um documento que reúne práticas de separação, classificação e destinação final adequadas para cada material residual. Através do condutor de entulho, transferimos os resíduos dos demais pavimentos para o térreo, onde estão localizadas as baias, caçambas e bags para destinação de cada material. Em seguida separamos os materiais em: madeira para descarte, madeira para reaproveitamento, plástico, PVC, aço, serragem, isopor, papelão, papel, perigosos, gesso, orgânicos e classe A (entulho, resto de concreto). Para resíduos de maior volume, classificamos de acordo com seu potencial de reciclagem ou reaproveitamento, seguindo regras específicas de coleta, acomodação e destinação final. Para garantir o funcionamento do processo, contamos com colaboradores capacitados para realizar mensalmente auditorias internas e cobrar a adequação de todas as obras à nossa politica ambiental e sanar possíveis desajustes. Dentro desse programa temos subdivisões específicas a seguir:

1. Medição de caçambas Para acompanhar de perto a situação da geração e descarte de resíduos sólidos, mantemos processos de medição de caçambas. Em 2013, utilizamos 6.000 unidades e, em 2014 conseguimos reduzir mais de 15% do uso, chegando a apenas 4.310, o que acreditamos ser fruto das palestras de conscientização nos canteiros de obras. Todas as caçambas foram destinadas para empresas especializadas em gerenciamento de resíduos e, no Distrito Federal, foram destinadas para o Serviço de Limpeza Urbana.

UNIDADES

6.000 5.000 4.000 3.000 2.000 1.000 2013

2014

42


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

2. Projeto de paginação de alvenaria Para diminuir o descarte de resíduos e, consequentemente, o uso de caçambas, fomos pioneiros na utilização de blocos de melhor qualidade com um projeto de paginação de alvenaria. Esse projeto consiste na compra de blocos de concreto diretamente da indústria com tamanhos menores que o padrão de 39x19. Assim, para os encaixes menores, o bloco já vem no tamanho certo e não precisamos perder tempo de produção quebrando blocos, o que acaba gerando menos entulho e diminuindo o número de caçambas utilizadas nas obras. Outra vantagem é o acabamento de melhor qualidade quando comparado a um bloco que precisou de quebra, o que demanda menos revestimento de argamassa de reboco, economizando material.

3. Gesso e reboco projetados Em 2014 começamos a utilizar argamassa industrializada, que já vem dosada e é mais controlada que a argamassa feita na obra. Também fomos pioneiros em implantar a padronização do reboco, seja com gesso ou argamassa, feitos por meio de máquina que reduz o desperdício e aumenta a produtividade do trabalhador que está ganhando mais porque produz mais, com melhor qualidade e menor desgaste. Para aplicação de gesso utilizamos a mesma máquina do reboco, com o mesmo custo e a mesma finalidade. Outras construtoras já utilizam este mesmo equipamento, mas fomos os primeiros a padronizar reboco e gessos sempre projetados, abolindo o reboco manual. Tanto na parte interna da obra como na construção das fachadas, tudo agora é feito de forma projetada nas obras da EBM.

4. RESÍDUOs E RUÍDOS Prezamos imensamente pelo conforto da comunidade que está ao redor de nossas obras e, por isso, as rampas de acesso aos canteiros são cobertas por britas e lombadas para evitar a dispersão de partículas de poeira, mantendo a maior parte delas dentro do canteiro. Além disso, todo veículo que sai dos canteiros com carregamento de resíduos é coberto com lonas que evitam qualquer derramamento e, mesmo assim, em todas as obras em fase de fundação realizamos a limpeza da rua e da calçada. Para diminuir a emissão de ruídos, nossos caminhões ou de prestadores de serviços mantém, quando possível, os motores desligados, seja dentro ou fora do canteiro.

43


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

5. PLATAFORMA CREMALHEIRA Em 2014 também fomos pioneiros com o uso da plataforma cremalheira, uma espécie de andaime motorizado que sobe e desce, dando ao trabalhador a possibilidade de produzir mais com mais segurança e estabilidade. Nas obras onde é possível sua utilização sem necessitar de muitos reparos posteriores, ela fica instalada no térreo e funciona como um elevador.

44


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

DIFERENCIAIS AMBIENTAIS DE PRODUTOS EBM LANÇADOS EM 2014 Faz parte de nossa política ambiental buscar soluções inovadoras que tornem nossos empreendimentos cada vez mais sustentáveis, possibilitando aos nossos clientes desfrutar do que há de mais moderno e sofisticado no mercado sem deixar de lado a preocupação em poupar recursos naturais. Buscamos constantemente aperfeiçoar e conhecer novas técnicas que possibilitem sempre a diminuição de desperdício. Em 2014, o destaque é para o DNA SmartSytle, primeiro empreendimento EBM com vaga verde com dois tipos de carregadores para carros elétricos. Listamos os principais diferenciais ambientais dos empreendimentos EBM lançados em 2014.

45


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

dna smartstyle

Economia de água • Bacias sanitárias com caixa acoplada de duplo acionamento (opção de descarga de 3 e 6 litros), reduzindo o consumo de água, com exceção dos banheiros com adaptação para PNE. • As torneiras dos banheiros sociais da área comum e dos banheiros das lojas serão entregues com fechamento automático. • Torneiras com arejadores de vazão nos banhos e cozinha dos apartamentos.

Economia de energia • Sensores de presença nas escadas de emergência; • Lâmpadas frias nos pavimentos de garagens; • Depósito para seleção de lixo: um espaço reservado para que o lixo tenha a destinação correta • Contentor seletivo de lixo; • Contentor de lixo orgânico; • Lavadora de alta pressão: possui jato ao liberar a água, proporciona otimização do tempo de trabalho, economizando água e garantindo maior qualidade da limpeza. • Papa latas; • Coletor de pilhas e baterias.  • Vaga verde com dois tipos de carregadores para carro elétrico

46


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

CONDOMÍNIO PARQUE AMÉRICA HAVAÍ

Economia de água • As torneiras dos lavatórios dos banheiros sociais do lazer serão entregues com fechamento automático.   Economia de energia • Sensores de presença nas escadas de emergência.

OPEN HOUSE LIFESTYLE

Economia de água • As torneiras dos lavatórios dos banhos das suítes e do lavabo e das pias da copa/cozinha serão entregues com arejador de vazão. • As torneiras dos lavatórios dos banheiros do térreo e lazer serão entregues com arejador de vazão. • As torneiras dos lavatórios dos banheiros sociais do lazer serão entregues com fechamento automático. • Bacias sanitárias com caixa acoplada de duplo acionamento (opção de descarga de 3 e 6 litros), reduzindo o consumo de água, com exceção dos W.C. com adaptação para PNE.

47

Economia de energia • Sensores de presença nas escadas de emergência; Lâmpadas frias nos pavimentos de garagens. Itens que serão entregues para a seleção de lixo • Contentor seletivo de lixo; • Contentor de lixo orgânico; • Lavadora de alta pressão: possui jato ao liberar a água, proporciona otimização do tempo de trabalho, economizando água e garantindo maior qualidade da limpeza. • Papa latas; • Coletor de pilhas e baterias.


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

GRAN FINESTRA LIFESTYLE Economia de água • As torneiras dos lavabos, cozinha e varanda serão entregues com arejador de vazão; • As torneiras dos lavatórios dos banheiros da área comum serão entregues com fechamento automático; • Irrigação automatizada; • Bacias sanitárias com caixa acoplada e sistema de duplo acionamento (vazão de 6 litros e 3 litros), em todos os banheiros do empreendimento. • Lavadora de alta pressão: possui jato ao liberar a água, proporciona otimização do tempo de trabalho, economizando água e garantindo maior qualidade da limpeza.

Economia de energia • Sensores de presença nas escadas de emergência; • Lâmpadas frias nos pavimentos de garagens. Depósito para lixo • Ambiente e equipamentos para seleção de lixo: um espaço reservado para que o lixo tenha a destinação correta • Contentor seletivo de lixo; • Contentor de lixo orgânico; • Papa latas; • Coletor de pilhas e baterias.

Conscientização permanente Além da política ambiental, investimos também na educação ambiental do público interno. Um exemplo é o Programa Se Liga, onde são fixadas placas adesivas em pontos estratégicos dos canteiros de obras e escritórios para lembrar nossos colaboradores de economizar ao máximo e evitar desperdícios. Por meio de lembretes colocados nos computadores, ar condicionado, interruptores e torneiras pedimos constantemente para que os aparelhos sejam desligados quando não utilizados. Também desenvolvemos palestras e treinamentos sobre esses assuntos, reafirmando a importância de economizar bens não renováveis e consumir água e energia de forma consciente. Em 2014, tivemos 1.280 colaboradores presentes nesses treinamentos, cerca de 23% a mais que em 2013.

48


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

INDICADORES ETHOS E DESEMPENHO SOCIAL

49


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Desde 2009 incorporamos o uso dos Indicadores Ethos, que são uma ferramenta de gestão que visa apoiar as empresas na incorporação da Responsabilidade Social Empresarial (RSE) e Sustentabilidade em suas estratégias de negócio, se tornando uma empresa sustentável e responsável. Porém, em 2014 surgiu uma nova geração dos Indicadores Ethos que apresentam nova abordagem visando maior integração com as diretrizes de relatórios de sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI), com a Norma de Responsabilidade Social ABNT NBR ISO 26000, CDP, e outras iniciativas.

novos indicadores Através do preenchimento de um questionário é possível fazer um autodiagnóstico da gestão da empresa e um questionário on line gera relatórios que possibilitam fazer o planejamento e a edição de metas para o avanço da empresa na temática da RSE/ Sustentabilidade. Neste novo formato, a empresa pode escolher entre quatro níveis de relato: básico, essencial, amplo e abrangente. São quatro dimensões ao todo, subdivididas em temas. Tanto a visão como a estratégia de uma empresa são o que constituem as bases que definem suas ações e por isso devem ser claramente validadas por ela. Em função de sua importância é recomendado que atributos de sustentabilidade sejam incorporados, tanto em seus produtos e serviços como na forma que organiza e estabelece suas operações. A governança e gestão aparecem subdividas em dois temas: governança organizacional e práticas de operação e gestão. Essa dimensão diz respeito à orientação da empresa em alinhar sua gestão aos conceitos de responsabilidade social empresarial e sustentabilidade (desde desenvolvimento e implantação de políticas até sua integração com os processos de gestão). De forma geral, a sociedade civil acompanha, cada vez mais de perto, essas práticas das empresas, se sentindo corresponsável em relação a esses processos. Cada vez mais as empresas, além dos governos, são vistas como responsáveis na garantia do respeito aos direitos humanos. Não por acaso essa dimensão é a que possui mais temas, sendo eles: direitos humanos, práticas de trabalho, questões relativas ao consumidor e envolvimento com a comunidade e seu desenvolvimento. Sendo assim, é fundamental para a empresa prevenir qualquer tipo de violação a esses direitos, seja entre os colaboradores ou na comunidade em que se insere. Outro aspecto são as práticas trabalhistas socialmente responsáveis, que devem buscar a consolidação da justiça, da estabilidade e da paz social. O relacionamento da empresa com seus consumidores e com os impactos que causa também merecem atenção e a sua proximidade com a comunidade cria condição favorável para o desenvolvimento de seus colaboradores e da comunidade como um todo.

50


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Essa dimensão aborda o papel fundamental que a empresa possui para abordar os desafios ambientais de forma abrangente, sistemática e coletiva. Atualmente enfrentamos o processo de degradação decorrente da ocupação humana rural e urbana, somado à exaustão dos recursos naturais, a emissão de poluentes, as mudanças climáticas, a destruição de habitats, a extinção de espécies e o colapso dos ecossistemas como um todo. Por isso, deve fazer parte da preocupação da empresa minimizar esses impactos, de forma a auxiliar na manutenção da saúde e bem-estar da sociedade.

Resultados De 2009 a 2013, o resultado de nossos Indicadores Ethos esteve sempre acima da média do setor em todo o Brasil. Fechamos 2013 com nota 7,1 enquanto o setor somava apenas 4,5. Em 2014, com a mudança significativa na forma de avaliação, não foi possível finalizar esse processo para chegar aos resultados definitivos. Entretanto, contratamos uma consultoria para acompanhar, fazer pesquisas e avaliar o desempenho da EBM e os resultados parciais mostram que nossa média geral é a mesma média do setor de construção civil nacional com nota de 2,9. Apesar de nossa média estar no mesmo patamar do mercado, temos motivos para comemorar. Dos 24 indicadores que escolhemos avaliar, em 19 estamos com notas acima da média geral da construção civil, ou seja, 79% de nossos indicadores mostram resultados melhores que outras empresas do setor. Com destaque para a dimensão social onde nosso desempenho está 90% acima do mercado, seguida pela dimensão de governança e gestão com 87,5% e dimensão ambiental com 66%. No gráfico abaixo podem ser acompanhados alguns indicadores que comparam as notas da EBM com as médias do setor.

INDICADOR

MÉDIA EBM

MÉDIA DO SETOR

% ACIMA

Relacionamento com os colaboradores

9,6

4,8

100%

Código de conduta

5,8

3,1

81%

Engajamento das partes interessadas

7,7

4,7

63%

Relatos de sustentabilidade e relatos integrados

4,9

2,4

104%

Relacionamento com o consumidor

7,6

5,6

35%

Gestão dos impactos na comunidade

4,6

2,6

76%

Logística reversa

3,5

1,5

133%

SOMOS UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL

A produção e comercialização de um negócio sustentável deve visar à redução contínua do consumo de bens naturais e de serviços ecossistêmicos, garantindo competitividade e continuidade da própria atividade e promovendo e mantendo o desenvolvimento sustentável da sociedade. Desenvolvemos nossa atividade com foco na geração de valores econômico-financeiro, sociais, éticos e ambientais, com resultados compartilhados com todos os públicos envolvidos.

51


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

JEITO DE SER EBM: O NOSSO JEITO Temos uma forma única de nos relacionar com nossos colaboradores, pois acreditamos que eles são a ferramenta mais valiosa que ajuda a mover e melhorar nossos processos e produtos. Valorizamos quem busca fazer mais e melhor, superando resultados, assumindo responsabilidades de maneira proativa e tomando decisões com discernimento e segurança, sem medo de errar. O nosso jeito está na forma que tratamos nossos colaboradores, dando atenção às suas necessidades pessoais e incentivando seu crescimento.

Conduta pautada pela Ética Com o objetivo de alinhar nossos princípios éticos com as atividades cotidianas, apresentamos ao nosso público interno, no ato da contratação, um roteiro especial para que seja seguido em todos os níveis de trabalho. Assim, garantimos que os valores da empresa sejam conhecidos com transparência e incorporados em qualquer circunstância, evitando possíveis deslizes ou desajustes. Acreditamos que nosso Código de Conduta Ética é uma importante ferramenta para gerar confiança nos negócios e fortalecer a governança. Ele estabelece uma cultura organizacional única e homogênea junto ao Comitê de Conduta de Ética, composto por cinco gerentes, que tem como função acompanhar de perto o clima da cultura interna. Para nós, a ética deve ser uma constante, tanto na forma de agir e conduzir negócios, como em todas as relações com os públicos interno e externo da empresa. E para fortalecer essa conduta e garantir transparência nessas relações, oferecemos como canal de denúncias, o e-mail etica@ebm.com.br. Através dele apuramos denúncias, damos assistências e mediamos conflitos, com absoluto sigilo. No ano de 2014 não tivemos sequer uma denúncia registrada.

52


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

O melhor lugar para se trabalhar Responsabilidade social começa em casa e, para medir e avaliar o desempenho da empresa junto ao público interno, consideramos os indicadores do Instituto Great Place to Work, que nos colocou entre as 30 melhores empresas para se trabalhar no Centro-Oeste. Sempre que registrado um índice de desligamento nas obras acima do desejado, nosso RH avalia o cenário com os líderes e trabalhadores da produção para detectar os motivos e, com o feedback, é realizado um plano de ação para evitar mais rescisões pelo mesmo motivo. Em 2014 registramos diminuição relevante de rotatividade, de acordo com gráfico abaixo:

Turnover na produção involuntário

Turnover na produção voluntário

2014

2014

20,31% 22,99%

META

11,00%

REALIZADO

META

11,10%

REALIZADO

Para garantir uma cultura interna mais alinhada aos nossos valores e, em função do aumento da rotatividade involuntária para funcionários do administrativo, em 2014 foram contratadas duas psicólogas para integrar o time responsável por gerir processos de recrutamento e seleção. Com essa aquisição, conseguimos personalizar as etapas de contratação de novos colaboradores, aumentando a assertividade desse processo e dispensando consultoria terceirizada. Essa configuração específica foi a única a registrar aumento de turnover, tendo todas as outras registrado queda, conforme quadro abaixo:

INDICADOR

2013

2014

Turnover Administrativo - Involuntário

10,4%

15%

Turnover administrativo - Voluntário

9,8%

6,1%

Turnover Obra Involuntário

27,3%

20,5%

Turnover Obra Voluntário

17,1%

11%

53


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Em 2013 tivemos 400 demissões no ano devido à redução de quadros, mas em 2014 com os investimentos para melhorar os processos de contratação, tivemos diminuição de mais de 30%, com apenas 269 funcionários dispensados ao final do ano. Os números de admissões também mostram acertos no ajuste de nossas seleções, pois passamos de 128 contratações em 2013 para 482 em 2014, registrando incremento de mais de 270% em nosso quadro de funcionários.

Promoção da equidade Fazem parte de nosso Código de Conduta e Política de Recursos Humanos, princípios claros de equidade que incluem: Valorização da diversidade e não-discriminação (raça, cor, sexo, idade, estado civil, aparência, orientação sexual, religião, deficiência, mulher gestante, portadores de HIV/AIDS, classe social, trabalhadores terceirizados, etc.), incluindo a não-discriminação em relação a processos admissionais, promoções, mobilidade interna e demissão. Promoção do constante desenvolvimento e aperfeiçoamento das potencialidades técnicas e comportamentais dos funcionários e oferta de mecanismos favoráveis que lhes permitam administrar seu plano de crescimento, pessoal e profissional, a fim de garantir a melhoria contínua dos processos de gestão.

MERITOCRACIA Atualmente em nosso quadro de funcionários temos dois diretores, três gerentes e 11 coordenadores que iniciaram suas carreiras como estagiários na EBM. Isso prova que não deixamos de lado a aplicação da meritocracia para a movimentação de colaboradores, pois faz parte do nosso DNA reter e apostar nos talentos internos.

54


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Reforço do nosso DNA Aproveitamos todas as oportunidades para reforçar nosso “jeito de ser”, especialmente nos encontros com nossos colaboradores. Em nossa Convenção Anual de 2014, realizada em Goiânia, incluímos na programação a apresentação da história da EBM e foi exibido o novo vídeo institucional, que reforça os valores da empresa.

Colaboradores homenageados com mais de 15 ano de EBM

Uma homenagem ao fundador da empresa, sr. Bento Moreira e também aos colaboradores com mais de 15 anos de casa emocionou todos os que participaram do evento. Acreditamos que foi uma forma justa de agradecer aos que constroem nossa história de sucesso. Homenageamos também os colaboradores que se destacaram na avaliação 360° por cargos e, por fim, foram apresentados os resultados do ano e metas para 2015. Para nós, esta também é uma forma de valorizar nossos colaboradores e mostrar como cada um tem um papel fundamental na nossa EBM.

Fundador Bento Moreira e Presidente Elbio Moreira Fundador da EBM, durante homenagem na Convenção de 2014.

55


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Confraternização 2014

A Confraternização do Escritório de 2014 foi realizada na Chácara Cedro, em Goiânia, para 350 colaboradores dos escritórios e administrativos de obras, também de Brasília e São Paulo, que tiveram passagem e estadia custeadas pela empresa. As camisetas dos participantes e a decoração do espaço foram feitas com enfoque nos valores da empresa, deixando todos bem evidentes. Na gincana Natal Mais Feliz, os grupos também foram nominados por nossos valores: prudência, ética, meritocracia, transparência, excelência e outros.

projeto padrinho Para nós, o processo de inserção de um novo colaborador é muito importante para a manutenção da harmonia da cultura e, por isso, personalizamos essa etapa de acordo com as características de cada área da empresa, tanto nos escritórios quanto nas obras. Em 2014 reformulamos a integração do pessoal da área de produção e, de maneira geral, o novo colaborador participa do Momento Integração cujo objetivo é reforçar para cada um a história da empresa, missão, valores e crença, entre outras informações institucionais durante um período do dia. Com o Projeto Padrinho, um colaborador ajuda no processo de adaptação do novo funcionário apresentando a empresa, seus sistemas e modo de operação.

Comunicação interna Nossos canais de diálogo com o público interno são sempre abertos, inclusive para ouvir soluções para eventuais não-conformidades de projetos da empresa. Nós estimulamos a participação do funcionário nas etapas de análise e planejamento de atividades de rotina ou novos projetos porque acreditamos que são fundamentais para as tomadas de decisões da empresa. É parte importante de nossa cultura organizacional, a prática dos gestores e a alta liderança de ouvir os colaboradores, em primeira mão, pelos canais “face a face”. Sugestões ou críticas são bem aceitas durante as reuniões semanais ou em encontros agendados.

56


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Informação em primeira mão Em 2014 foi adotado um novo posicionamento institucional, fruto de um estudo aprofundado em parceria com a agência Ásia Branding. O resultado foi o alinhamento da imagem da marca para reforçar sua participação no mercado e diferentes ações foram realizadas para apresentar o novo posicionamento. Os nossos colaboradores foram os primeiros a conhecerem. Em uma das ações entregamos convites numa segunda-feira, em formato de convocação, para que todos os colaboradores se dirigissem, na terça-feira seguinte, às 8h30 para o Espaço EBM, show-room de decorados da empresa em Goiânia. No local foi oferecido café da manhã e o presidente falou destacando a nova Missão, Visão, Valores e posicionamento. Quando as equipes retornaram ao escritório, toda a comunicação visual dos ambientes havia sido mudada. Evento similar também foi realizado em Brasília.

Café da manhã do novo posicionamento de marca EBM

Falando com e para o nosso time Sabemos a importância de uma boa comunicação interna para a eficiência da comunicação na empresa e para o bem estar do colaborador. Alimentamos vários canais que aproximam nosso time e unificam a comunicação na EBM.

1.Intranet e TV EBM Em nossa intranet veiculamos comunicados e informativos oficiais atualizados, além de calendários de eventos e lançamentos. O canal também é usado para informarmos o colaborador sobre seus direitos e benefícios e também apresentar campanhas internas. Em 2014, nosso link “Avisos” da Intranet foi reformulado, possibilitando que o colaborador curta e interaja com o que é divulgado pela comunicação interna, em formato similar aos das redes sociais. O resultado foi um incentivo para a leitura dos conteúdos e o maior envolvimento dos colaboradores. Também em 2014, passamos a contar com uma TV Corporativa, cuja programação de lançamento incluiu apresentação de vídeo do presidente, Elbio Moreira, ressaltando a importância do novo veículo de comunicação da empresa.

57


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

2.Nosso colaborador tem informação privilegiada Em nossa intranet veiculamos comunicados e informativos oficiais atualizados, além de calendários de eventos e lançamentos. O canal também é usado para informarmos o colaborador sobre seus direitos e benefícios e também apresentar campanhas internas. Em 2014, nosso link “Avisos” da Intranet foi reformulado, possibilitando que o colaborador curta e interaja com o que é divulgado pela comunicação interna, em formato similar aos das redes sociais. O resultado foi um incentivo para a leitura dos conteúdos e o maior envolvimento dos colaboradores. Também em 2014, passamos a contar com uma TV Corporativa, cuja programação de lançamento incluiu apresentação de vídeo do presidente, Elbio Moreira, ressaltando a importância do novo veículo de comunicação da empresa.

3.Programa Fala Aê Como ferramenta de melhoria contínua, em 2014 criamos o Programa Fala Aê, que envolve a organização e registro de propostas que são depositadas na Caixa de Sugestões. As sugestões geram prêmios, que são diferentes a cada ano. Em 2014 foram 96 sugestões e a melhor delas atendeu aos requisitos produtividade, economia e inovação. O ganhador faturou uma TV de 40’.

COLABORADORES EBM TEM BENEFÍCIOS Oferecemos aos nossos funcionários um pacote de benefícios que inclui, além das disposições legais, aspectos importantes para suprir as necessidades básicas, de desenvolvimento profissional e, a cada ano, buscamos ampliar esses investimentos. Assistência Médica Assistência Odontológica Auxílio Creche Crédito Consignado em Folha Vale Alimentação ou Refeição Programa de Participação nos Resultados – PPR Plano de Cargos e Salários Banco de Horas

58

Ginástica Laboral Espaço Zen Copa Presente de aniversário Convênio com IPOG (pós – graduação) Frutas nos escritórios Café da manhã nas Obras Folga no aniversário


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

EBM Kids Desde 2010 a ação ocorre, anualmente, no Dia das Crianças e tem como objetivo inserir a família dos colaboradores no contexto da empresa. Durante uma manhã no Espaço EBM, ficam disponíveis para as crianças brinquedos, atividades lúdicas e comidinhas como cachorro quente e pipoca.

Aniversariantes do mês Reformulada em 2014, a comemoração dos aniversariantes do mês acontece em toda última sexta-feira do mês com buffets diferenciados, como pizza, pastel, cachorro quente, pipoca, crepe e sorvete. O encontro tem início às 17h30 para que os colaboradores que estudam no período noturno não se atrasem na saída. Em maio, a comemoração dos aniversários do mês foi excepcionalmente na Casa Cor e todos os colaboradores puderam visitar a exposição.

59


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Dia das Mulheres

Em 2014, o Dia das Mulheres em Goiânia foi comemorado com um café especial no Espaço EBM, incluindo diversas atividades como aula de ritmos e pilates, com direito a máscara de dormir de presente. Em Brasília, a empresa ofereceu um café da manhã e contratou uma manicure para cuidar das unhas de todas as colaboradoras, tendo produtos de beleza como presente. Em São Paulo, as colaboradoras ganharam um dia de beleza em um salão da cidade.

Dia das Mães Nos escritórios de Goiânia e Brasília foi realizado café da manhã para todas as colaboradoras mães, enquanto em São Paulo, a colaboradora mãe ganhou um almoço em um restaurante. Todas elas receberam presente personalizado e a homenagem incluiu a divulgação de fotos na TV EBM com texto que destacava a importância do dia e o papel fundamental das mães na vida dos seus filhos.

60


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Dia dos Pais Em comemoração ao Dia dos Pais, antes dos colaboradores chegarem ao trabalho, foi organizado um varal com todas as fotos dos pais com os seus respectivos filhos e, ao final do dia, cada pai pôde pegar sua foto como lembrança e desfrutar de lanche especial. Todos ganharam um hub (dispositivo que interliga computadores) e caneta personalizados. *Essas ações beneficiam todos os colaboradores EBM.

61


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

INCENTIVOS PARA QUEM VENDE EBM

Convenção de Vendas

CONVENÇÃO DE VENDAS Em 2014 foi lançado projeto que visa reunir todas as equipes comerciais de Goiânia e Brasília em uma Convenção de Vendas. A intenção é que o evento aconteça duas vezes por ano junto às premiações dos consultores, gerentes de equipes e de canal de vendas que mais se destacaram no semestre e que sirva também para atualização das equipes sobre as novidades do mercado. A primeira edição foi realizada em fevereiro, no restaurante Contemporane de Goiânia e a segunda em agosto, no quiosque Chopp Brahma. Durante os eventos foi feito um overview do semestre, o lançamento de novas campanhas de vendas e anunciados todos os colaboradores que receberam promoção no período.

62


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Programa Plantio Lançado em fevereiro, o Programa Plantio é um subsídio distribuído semanalmente para os consultores de vendas. Eles recebem voucher de gasolina para subsidiar o custo de deslocamento para participação em reuniões de equipe, plantões, treinamentos e para realizar ligações telefônicas.

Treinamento Equipe de Vendas

EBM Plus Criado em maio de 2014, o EBM Plus é um programa de fidelidade que tem como objetivo bonificar os corretores de acordo com a performance de vendas. Para participar, o corretor faz seu cadastro no site da empresa e toda venda de SPEs (Sociedade de Propósito Específico) da EBM gera pontos. O corretor acumula estes pontos e troca por prêmios anunciados no site.

63


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Corretor Parceiro Desde agosto de 2014, todo consultor imobiliário que indicar um novo consultor para seu gerente ou RH recebe, como premiação, uma porcentagem referente às vendas do novo profissional, durante os três primeiros meses de sua efetivação.

Dia do corretor No dia 27 de agosto de 2014, realizamos uma festa especial para os profissionais da casa e parceiros do mercado em comemoração ao Dia do Corretor. Durante o evento foram oferecidos brindes corporativos personalizados.

Comemoração de sucesso de vendas Em 2014, o lançamento do empreendimento DNA, em Goiânia, foi um sucesso de vendas com 93% de suas unidades vendidas no final de semana de lançamento. Como forma de agradecimento a todos os colaboradores que fizeram parte desse sucesso, foi realizado uma happy hour e o convite foi um chaveiro personalizado DNA. *Essas ações beneficiam as equipes de venda.

64


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

NAS OBRAS, BENEFÍCIOS PARA A PRODUÇÃO

DENTISTA NA OBRA Com projeto piloto apresentado em 2013, essa ação tem como objetivo proporcionar atendimento odontológico a todos os colaboradores da empresa. Em sua primeira edição, realizada no canteiro de obras do Residencial Domani em Goiânia, a parceria firmada com o Sesi-GO permitiu a ida de uma unidade móvel odontológica para atendimento dos colaboradores. Na segunda edição realizada em 2014, os funcionários do canteiro de obras do Alegria em Goiânia foram beneficiados.

Exame de acuidade visual nas obras Em 2014 iniciamos um programa para aferir a acuidade visual dos trabalhadores das obras. A primeira etapa, realizada em parceria com o Seconci-GO, foi na obra do empreendimento Uber, em Goiânia. Os exames foram realizados gratuitamente para os colaboradores e nós custeamos 70% do valor dos óculos para quem teve prescrição.

65


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Programa Alimentação Saudável Oferecemos aos trabalhadores das obras uma alimentação saudável preparada por fornecedores que são contratados mediante análise de capacidade técnica e da documentação da empresa como alvará da Vigilância Sanitária e inscrição do PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador), que prioriza o atendimento aos trabalhadores que ganham até cinco salários mínimos mensais. Nosso diferencial é fornecer refeições pelo sistema self-service que, em 2014, incluíram café da manhã e almoço, com cardápios controlados por nutricionistas.

Dia D contra a dengue Em 2014 foram realizadas palestras nos canteiros de obras sobre a importância de combater e eliminar os focos da dengue.

66


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Semana Sipat nas obras A Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat) é realizada em todas as obras e, em 2014, a programação das atividades contou com performance do grupo de teatro Sesi. A programação incluiu os temas de uso correto de EPIs, palestras sobre DST, palestra de segurança sobre acidentes no trabalho e palestra motivacional. Ao final do dia os colaboradores ganharam lanche e participaram de sorteio de brindes.

RESULTADO DE SETEMBRO

Corre que ainda dá tempo, faltam duas voltas!

Corrida Maluca Lançada em 2014, com duração de outubro a dezembro, a Corrida Maluca foi uma campanha para incentivar a aplicação de boas práticas nas obras. Todas foram avaliadas mensalmente em três quesitos: 5S, meio ambiente e segurança e, ao final da campanha, a melhor pontuada nos três quesitos venceu a corrida. Os funcionários de produção e administrativo da obra receberam uma série de prêmios, que variou de motocicleta a smartphones. A que se destacou na categoria 5S ficou em segundo lugar e aquela mais bem avaliada no item meio ambiente foi a terceira colocada.

4o

6o

Alegria

Metropolitan

5o

2o

3o

Walk

Blend

Chateau Marista

1o

Über

Até o momento, segue liderando: Resultado Geral Über

Destaque 5S Über

Destaque Meio Ambiente

Blend

67


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Confraternização na obra Em 2014, realizamos evento de confraternização com todos os colaboradores de produção, no canteiro de obras do empreendimento Metropolitan. Foi alugado um ônibus para transportar os colaboradores de outras obras até o local. Aproximadamente 800 pessoas participaram do almoço. No evento também foi feito o encerramento da Corrida Maluca.

Comemoração de entrega de obras Antes de entregar a obra concluída para os clientes, realizamos uma happy hour para todos os colaboradores conhecerem o empreendimento que ajudaram a construir. Na ocasião o presidente, gerente de obra, engenheiros e profissionais da produção fazem um pequeno pronunciamento de agradecimento. *Essas ações beneficiam as equipes de produção

68


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

EM GOIÂNIA, BRASÍLIA E SÃO PAULO, BENEFÍCIOS PARA AS EQUIPES DE ESCRITÓRIO Sorteios de ingressos para eventos patrocinados Patrocinamos eventos culturais, como o Flamboyant In Concert (realizado pelo maior shopping center de Goiânia) e a corrida Music & Run (promovida pela Sport & Tracks) e, para que o colaborador possa fazer parte desses eventos, realizamos promoções e sorteios de pares de ingressos.

Programa Ginástica na Empresa Duas vezes por semana, cerca de 90 pessoas no escritório e Espaço EBM em Goiânia, participam de aulas de ginástica ministradas por professores do Sesi, através de serviço terceirizado.

69


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Campanha de Vacinação Em 2014 foram realizadas campanhas de vacinação contra a gripe nos escritórios de Goiânia, Brasília e São Paulo. Em parceria com o Sesi, custeamos as vacinas para atender a todos.

Semana Qualidade de Vida Com duração de uma semana, é oferecida aos colaboradores programação com atividades de saúde e bem estar, como avaliação física e nutricional, blitz ergonômica, quick massagem, pilates laboral e palestras. *Essas ações beneficiam as equipes de escritório

“EMPRESA DO BEM” Em 2014, dentro da Semana da Qualidade de Vida fizemos uma parceria com o Hemocentro e realizamos ação para doação de sangue na unidade móvel. Aproximadamente 65 colaboradores voluntários fizeram a doação. Com esta ação recebemos da entidade o certificado de “Empresa do Bem”.

70


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

INCENTIVAMOS NOSSO TIME Buscamos sempre oferecer aos nossos colaboradores as melhores condições para desempenhar suas funções com satisfação, segurança e autonomia. Para isso, mostramos nossa valorização através de avaliações e feedbacks. Também investimos em treinamentos e na construção de planos de carreira a fim de contribuir para o crescimento profissional e pessoal de nossos colaboradores.

Avaliação 360° A EBM realizou em julho de 2014 a Avaliação 360º com todos os funcionários administrativos dos escritórios e obras em Goiânia, Brasília e São Paulo. O resultado da avaliação de desempenho dos colaboradores foi registrado com uma maior complexidade, contendo mapa de carreira e o plano de desenvolvimento individual construído pelo gestor e seu subordinado no momento do feedback.

Plano de Carreira O Plano de Carreira para consultores de vendas da EBM foi implantado em fevereiro de 2014 com o objetivo de distinguir e valorizar os profissionais por tempo de casa. O Plano define três níveis de consultores: • Consultor Júnior - Profissional que acabou de ser contratado pela EBM com Creci definitivo. Também pode ser exercido por um estagiário, com uma remuneração de 30% do valor da receita gerada pela venda para a imobiliária. • Consultor Pleno - Profissional que tem mais de três meses de casa e com Creci definitivo, com remuneração de 40% do valor da receita gerada pela venda para a imobiliária. • Consultor Sênior - Consultor com mais de um ano de casa e com VGV (Volume Geral de Vendas) acima de R$ 6 milhões no ano, com uma remuneração de 50% do valor da receita gerada pela venda para a imobiliária.

71


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Treinamentos Nos preocupamos sempre em contribuir para a melhoria da atuação de nossos colaboradores através de treinamentos que abrangem todos os departamentos da empresa. Em 2014, ministramos 775 horas de treinamento e profissionais de diversas áreas participaram, dentre eles encarregados, mestres e engenheiros das obras, equipes administrativas, de suprimentos e profissionais de vendas. A programação incluiu 106 treinamentos da Universidade Corporativa com um total de 1.541 inscritos. Mensalmente, foram também oferecidos treinamentos para os cargos de liderança e para os cargos correspondentes.

Programa Start O Programa Start é um investimento em qualificação para os estagiários na área de construção civil. Voltado para a formação de engenheiros e analistas, o programa é rotativo, com duração de dois a três anos. A cada seis meses o estagiário acompanha uma nova área da empresa, prática que oferece aos jovens a possibilidade de crescimento pessoal e profissional.

ESTAGIÁRIOS PREMIADOS Em 2014, em função da formatação do Programa Start, dois estagiários nossos conquistaram o 1º e 3º lugar do Prêmio IEL de Melhores Práticas de Estágio da Região Centro-Oeste e um deles ganhou o 2º lugar do prêmio IEL de Melhores Práticas de Estágio Nacional.

Prêmio IEL

72


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

SOMOS UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL A produção e comercialização de um negócio sustentável deve visar à redução contínua do consumo de bens naturais e de serviços ecossistêmicos, garantindo competitividade e continuidade da própria atividade e promovendo e mantendo o desenvolvimento sustentável da sociedade. Desenvolvemos nossa atividade com foco na geração de valores econômico-financeiro, sociais, éticos e ambientais, com resultados compartilhados com todos os públicos envolvidos.

73


DOAR ESTÁ NO NOSSO DNA


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Arraial solidário EBM

Nós acreditamos que ações voluntárias não são apenas doações, mas momentos intensos de troca que nos permite praticar solidariedade e também ensina a nos colocar no lugar do outro e a enxergar os nossos próprios desafios por outro ponto de vista. Por isso, colocamos a mão na massa e realizamos projetos que beneficiam comunidades, incluindo atividades voluntárias de nossos colaboradores, e apoiamos projetos nos quais acreditamos. Ao final de todos os anos, ficamos felizes e orgulhosos de poder incentivar projetos com resultados sociais relevantes e que transformam a realidade onde estão implantados.

Arraiá Solidário EBM Em 2014, aproximadamente 300 pessoas participaram de nosso Arraiá Solidário. A tradicional festa junina com foco social foi realizada na Chácara do Engenho, em Goiânia. Colaboradores e familiares doam dinheiro ou agasalhos que são destinados a instituições. No ano passado, o grupo espírita Mãos Unidas foi contemplado e também participou da festa vendendo pratos típicos. Duas TVs de 42” foram prêmios do bingo.

75


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Natal mãos unidas

Gincana Natal Mais Feliz Realizada há 10 anos, a gincana Natal Mais Feliz é uma competição de 30 dias entre as equipes de obra e de escritório que tem o objetivo de angariar arrecadações como brinquedos e produtos alimentícios para serem doados às creches de Goiânia. Em 2014, 400 funcionários foram divididos em oito grupos. A equipe Prudência somou 23.311 pontos e ganhou como prêmio uma happy hour exclusiva oferecida pela empresa. No total foram arrecadados 5.565 itens, incluindo 3.156 brinquedos novos e usados, 551 quilos de arroz, 622 quilos de feijão, 100 cestas básicas, 206 litros de óleo, 272 pacotes de macarrão e 168 quilos de açúcar, além de dezenas de pacotes de café, bolachas, leite, farinha de trigo e molho de tomate, que beneficiaram 13 instituições. Além de doações, a Creche Mãos Unidas, de Goiânia, e a Creche Corações Amigos, de Luziânia, ganharam, dentro da programação da gincana, uma festa de Natal para as crianças com direito a pula-pula, escorrega e a presença do Papai Noel.

76


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Dia Mundial pela Paz

Dia mundial pela paz

Em comemoração ao Dia Mundial pela Paz (21 de setembro), em 2014, foram instaladas em toda as obras e imóveis EBM, faixa branca com a palavra “Paz”. O objetivo era chamar a atenção da sociedade e fortalecer os princípios da cultura interna da empresa. Todos os colaboradores foram incentivados a vestir branco em alusão à data. Enquanto participante do Comitê de Responsabilidade Social da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Goiás (Ademi-GO), a empresa também apoiou o projeto Primavera da Paz e a caminhada Mulheres pela Paz promovendo o envolvimento com a comunidade Baby Cross.

Colaboradores voluntários

Voluntariado, trabalhar pela comunidade está na nossa essência Incentivamos sempre que nossos colaboradores se tornem “voluntários profissionais”. Em 2014, 5% do nosso quadro de funcionários somou 824 horas mensais doadas pela empresa (liberadas do horário normal de trabalho) para a realização de trabalhos voluntários na comunidade. Com o objetivo de difundir saberes, sejam técnicos ou administrativos, os voluntários convertem seus conhecimentos em interação com a realidade social. Nós incentivamos o voluntariado e temos conseguido despertar o interesse por essa atitude em nossos colaboradores, que estão cada vez mais comprometidos com essas ações. 77


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Associação Junior Achievement Goiás

Desde 2006 apoiamos a Associação Junior Achievement Goiás e somos uma de suas mantenedoras financeiras. Nosso compromisso visa despertar o voluntariado dentro de nosso quadro de funcionários e incentivar os jovens na busca por empreender. A ONG capacita profissionais da empresa para que possam realizar palestras e orientações aos alunos, sempre com foco no empreendedorismo. Junto à ONG, desenvolvemos a programação semestral de projetos que vamos apoiar e definimos as escolas participantes da instituição nas quais os projetos serão executados. Sempre que possível contribuímos com as palestras e apoiamos os projetos que possuem um caráter empreendedor, como por exemplo o Empresário Sombra, no qual um aluno acompanha todas as atividades de um profissional ou área de seu interesse durante um dia inteiro. Esse projeto possibilita ao aluno se aproximar da profissão que escolheu e conhecer de perto sua rotina e as funções do cargo. Em muitos casos, nesse dia o aluno indeciso consegue definir se aquela profissão é ou não como imaginava e se ele se sente seguro para seguir com sua escolha. Outro grande projeto é o Miniempresa, no qual alunos do 2º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas experimentam a prática nos negócios, por meio da organização e da operação de uma empresa. A ONG capacita voluntários das áreas de Marketing, Produção, Recursos Humanos e Finanças para orientar os alunos com idade entre 15 e 17 anos, abordando sobre as vantagens do sistema econômico e do mercado.

78


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

CRESCEMOS JUNTO COM NOSSOS FORNECEDORES

79


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Nossos fornecedores são mais que prestadores de serviços, são nossos aliados na construção de uma empresa sólida com boa reputação tanto no mercado como aos olhos de nossos clientes. Por isso, acreditamos que toda informação e conhecimento que dividimos com eles é uma oportunidade para o crescimento de todos, proporcionando melhoria na produção e na implantação. Todo ano buscamos visitar ou receber nossos fornecedores para treinamentos, workshops e palestras.

De olho nas condições de trabalho Em 2014, nossa área de Suprimentos realizou algumas visitas a fornecedores cujas atividades estão mais propensas ao rigor da legislação ou expostas a possíveis desajustes no tocante à qualidade de materiais, certificados e principalmente, causas sociais e trabalhistas. Nosso acompanhamento teve como objetivo verificar condições de trabalho e suporte oferecidos aos funcionários, pois temos parcerias com empresas sérias e valorizamos o total comprometimento daquelas que prezam pelo bem estar de seus colaboradores. Realizamos cinco visitas nos segmentos de porta de madeira, pré-moldados, metalúrgica, granito, mármore e pudemos verificar o compromisso de cada fornecedor de acordo com os pontos analisados. Nesse processo, infelizmente registramos uma exclusão de nosso cadastro depois de identificar e averiguar que um fornecedor não estava cumprindo com as condições perfeitas de trabalho para seus funcionários e nem com a qualidade do material fornecido para nossas obras.

Capacitação de Fornecedores Em 2014, nossa área de Suprimentos realizou algumas visitas a fornecedores cujas atividades estão mais propensas ao rigor da legislação ou expostas a possíveis desajustes no tocante à qualidade de materiais, certificados e principalmente, causas sociais e trabalhistas. Nosso acompanhamento teve como objetivo verificar condições de trabalho e suporte oferecidos aos funcionários, pois temos parcerias com empresas sérias e valorizamos o total comprometimento daquelas que prezam pelo bem estar de seus colaboradores. Realizamos cinco visitas nos segmentos de porta de madeira, pré-moldados, metalúrgica, granito, mármore e pudemos verificar o compromisso de cada fornecedor de acordo com os pontos analisados. Nesse processo, infelizmente registramos uma exclusão de nosso cadastro depois de identificar e averiguar que um fornecedor não estava cumprindo com as condições perfeitas de trabalho para seus funcionários e nem com a qualidade do material fornecido para nossas obras.

80


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

treinamento de capacitação oferecidas a fornecedores

5,00

6,00 3,00 0

0,00

2010

3,00

3,00

2012

2013

1,00

2011

2014

Nosso projeto de capacitação de fornecedores começou em 2010 e, desde então, tem se mostrado um sucesso, pois sempre focamos munir nossos parceiros de informações importantes para a melhoria constante de sua gestão. Sendo assim, em 2014 resolvemos fazer diferente: analisamos alguns segmentos ofensores em nossos processos construtivos e, com o estreitamento de nossas parcerias e fortalecimento do nosso programa Universidade Corporativa, solicitamos que nossos fornecedores viessem para dentro da EBM para ministrar workshops. No que diz respeito ao cenário de planejamento estratégico da empresa, tivemos um workshop voltado aos executivos com foco no desenvolvimento de habilidades para a gestão de crise de imagem com a imprensa. Este foi o primeiro de uma série de treinamentos que serão desenvolvidos com os diretores visando à preparação para momentos de crise de reputação. Foram apresentados exemplos desses cenários do mercado e tratadas formas de ação, criação de comitê de crise e procedimentos. Já para a equipe técnica foram realizados quatro workshops específicos com 194 participações de colaboradores (engenheiros, mestres, encarregados) abordando assuntos como instalações elétricas e hidráulicas, alvenaria, formas e revestimentos argamassados. O objetivo foi levar ao conhecimento dos envolvidos nos processos construtivos os problemas enfrentados no dia a dia, buscando melhorar tecnicamente os processos e as práticas construtivas, minimizar as manutenções técnicas pós-obra e aumentar a produtividade, a qualidade e a excelência de nossas obras. A participação de todos foi muito importante para aproximar as equipes focando sempre a melhoria contínua, pela troca de experiências, casos reais, soluções alternativas e inovações.

81


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Melhoria do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos No que diz respeito à melhoria contínua do processo de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management) que iniciamos em 2001, tivemos mais estudos e análises de novas estratégias em 2014, fazendo com que a gestão da área de suprimentos seja cada vez mais eficiente e eficaz. Abaixo, o gráfico apresenta o comparativo entre as previsões dos pedidos de compra e os pedidos entregues. O índice próximo a 100% mostra a eficiência de nossa gestão de suprimentos.

pedido de compra previsto X entregue (on time, in full)

100,00%

89,36%

93,65%

94,21%

94,37%

94,65%

2012

2013

2014

50,00% 2010

2011

Além das avaliações que ocorrem nas entregas de materiais e medições de serviços, nos organizamos para implantar, em 2015, dois novos processos: Avaliação interna de fornecedores Essa avaliação será feita pela própria equipe interna de Suprimentos, avaliando os fornecedores no que diz respeito aos prazos para devolução de cotações, qualidade das informações repassadas à equipe e disponibilidade de material na hora da negociação. Com esse processo de avaliação interna dos nossos fornecedores, esperamos poder identificar fornecedores que não estão agregando valor na cadeia de fornecimento e não conseguem nos atender em disponibilidade de material e prazo de entrega.

Método de compra via Supply House É uma parte do processo de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos que busca verificar os insumos utilizados no dia a dia da empresa a fim de gerar pedidos concentrados que serão enviados aos fornecedores de acordo com a necessidade da obra (entrega prevista e programada por ela). Com essa forma, buscamos economia nas compras em maior volume, além de melhorar a produtividade da equipe de suprimentos e melhorar prazo de entrega em obra, evitando atrasos.

82


NAS OBRAS, SOMOS PARCEIROS DE NOSSOS VIZINHOS


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

As atividades de nosso ramo de atuação geram, inevitavelmente, impactos socioambientais. Respeitar as comunidades em que atuamos e, em especial, a vizinhança dos empreendimentos está entre nossas práticas. Por isso buscamos a comunicação direta e contínua para que os vizinhos nos ajudem a corrigir eventuais falhas e a implantar ações que beneficiem e visem o bem estar da comunidade que vive ou trabalha no entorno.

Programa Obra Amiga do Vizinho Nosso carro-chefe no relacionamento com a comunidade, é o Programa Obra Amiga do Vizinho. Através dele, buscamos diminuir ao máximo os impactos que as nossas obras causam na rotina dos moradores próximos. Tendo em vista que a construção de nossos empreendimentos dura cerca de dois anos e meio, para nós é imprescindível ter uma relação próxima com a comunidade, pois buscamos a compreensão em eventuais momentos que transtornos involuntários, como ruído e poeira, possam ocorrer. Sempre que aprovamos um projeto, mapeamos a nova área e nossa equipe se dirige à vizinhança da nova construção três meses antes do início dos trabalhos para entregar um folheto informativo em até três quadras próximas à obra. Neste material estão os nossos canais de comunicação via telefone, site e e-mail e qualquer reclamação, reivindicação ou sugestão de melhoria são sempre bem vindos. Nosso retorno é em, no máximo, sete dias. No ano de 2014, tivemos 17 ocorrências nos canais de comunicação desse programa e conseguimos solucionar 100% delas.

84


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Ocupação de calçadas Para evitar acidentes e desconforto aos vizinhos e pedestres, controlamos rigorosamente os horários de entrada e saída de nossos trabalhadores que não têm permissão para ficar nas ruas e calçadas da obra. Também tomamos o cuidado de não ocupar as calçadas das obras com qualquer tipo de material de construção, como tijolos e areia, que quando descarregados são logo transferidos para dentro do canteiro. Não fazemos remoção, poda ou substituição de qualquer espécie de árvore sem autorização da prefeitura e nem danificamos ou fixamos fios ou quaisquer outros materiais na área externa às nossas obras.

Trânsito e estacionamento Dos nossos fornecedores de caçambas estacionárias, exigimos um plano de trajeto para evitar a obstrução de vias de grande movimento e para minimizar a emissão de gás carbônico (CO2) na atmosfera. Não permitimos o estacionamento de caminhão betoneira nas calçadas da obra ou vizinhas ou na contramão da via e só realizamos serviços de concretagem em dias úteis entre 7h e 19h e moldamos corpos de prova cilíndricos, assegurando a qualidade dos ensaios.

85


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

Emissão de ruídos Anualmente realizamos a avaliação de ruído, registrando os dados no Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção Civil (PCMAT) da obra ou emitindo laudo específico para esse fim. Obedecemos ao Código de Posturas do Município e equipamentos com alta incidência de ruídos, como serra circular, poli corte e betoneira, são utilizados das 7h às 19h de segunda a sexta-feira e das 7h às 12h aos sábados. Preferimos o condutor de entulho de plástico ao condutor metálico para minimizar os ruídos gerados pelo descarte de resíduos das obras e, nas obras com vizinhos residenciais, evitamos seu funcionamento em horários de descanso.

Veículos estacionados Em locais com muitos veículos estacionados em seus arredores, quando a obra atinge fase de reboco ou pintura de fachada a administração da obra entra em contato com os proprietários para dar orientações e, caso necessário, providenciamos capas protetoras para os carros com o intuito de evitar danos.

86


E B M . R E L ATÓ R I O S O C I OA M B I E N TA L 2 0 1 4

87


Balanço Social Anual / 2 - EBM DESENVOLVIMENTO IMOBILIÁRIO 014 1 - Base de Cálculo

2014

2013

2012

2011

Receita líquida (RL)

91.134.813

80.987.000

53.020.000

35.805.000

Resultado operacional (RO)

15.828.748

10.200.000

5.036.000

-1.415.000

Folha de pagamento bruta (FPB)

48.611.644

33.687.855

15.347.625

14.780.229

2 - Indicadores Sociais Internos

Valor

% sobre FPB

% sobre RL

Valor

% sobre FPB

% sobre RL

Valor

% sobre FPB

% sobre RL

Valor

% sobre FPB

% sobre RL

Alimentação

786.723

1,62%

0,86%

2.892.658

8,59%

3,57%

553.523

3,61%

1,04%

488.413

3,30%

1,36%

Encargos sociais compulsórios

5.383.428

11,07%

5,91%

7.653.441

22,72%

9,45%

4.288.141

27,94%

8,09%

4.422.215

29,92%

12,35%

Previdência privada

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

Saúde

725.108

1,49%

0,80%

652.604

1,94%

0,81%

486.969

3,17%

0,92%

391.045

2,65%

1,09%

Segurança e saúde no trabalho

38.335

0,08%

0,04%

1.434.885

4,26%

1,77%

1.132.830

7,38%

2,14%

294.509

1,99%

0,82%

Educação

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

3.000

0,02%

0,01%

0

0,00%

0,00%

Cultura

0

0,00%

0,00%

20.000

0,06%

0,02%

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

Capacitação e desenvolvimento profissional

111.988

0,23%

0,12%

250.079

0,74%

0,31%

142.126

0,93%

0,27%

114.023

0,77%

0,32%

Creches ou auxílio-creche

14.000

0,03%

0,02%

13.700

0,04%

0,02%

10.300

0,07%

0,02%

11.200

0,08%

0,03%

Participação nos lucros ou resultados

1.496.784

3,08%

1,64%

1.119.446

3,32%

1,38%

1.221.422

7,96%

2,30%

0

0,00%

0,00%

Outros (ebm kids, semana da qualidade de vida)

11.050

0,02%

0,01%

10.700

0,03%

0,01%

4.700

0,03%

0,01%

0

0,00%

0,00%

Total - Indicadores sociais internos

8.567.416

17,62%

9,40%

14.047.513

41,70%

17,35%

7.843.011

51,10%

14,79%

5.721.405

38,71%

15,98%

3 - Indicadores Sociais Externos

Valor

% sobre RO

% sobre RL

Valor

% sobre RO

% sobre RL

Valor

% sobre RO

% sobre RL

Valor

% sobre RO

% sobre RL

Educação

22.111

0,14%

0,02%

25.821

0,25%

0,03%

17.621

0,35%

0,03%

15.000

-1,06%

0,04%

Cultura

0

0,00%

0,00%

43.000

0,42%

0,05%

305.000

6,06%

0,58%

112.000

-7,92%

0,31%

Saúde e saneamento

0

0,00%

0,00%

4.629

0,05%

0,01%

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

Esporte

0

0,00%

0,00%

120.000

1,18%

0,15%

80.000

1,59%

0,15%

0

0,00%

0,00%

Combate à fome e segurança alimentar

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

Outros (arraia, campanha de natal)

31.741

0,20%

0,03%

27.000

0,26%

0,03%

11.994

0,24%

0,02%

3.000

-0,21%

0,01%

Total das contribuições para a sociedade

53.852

0,34%

0,06%

220.451

2,16%

0,27%

414.615

8,23%

0,78%

130.000

-9,19%

0,36%

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

0

0,00%

0,00%

14.513.000

-1025,65%

40,53%

Tributos (excluídos encargos sociais) Total - Indicadores sociais externos

53.852

0,34%

0,06%

220.451

2,16%

0,27%

414.615

8,23%

0,78%

14.643.000

-1034,84%

40,90%

4 - Indicadores Ambientais

Valor

% sobre RO

% sobre RL

Valor

% sobre RO

% sobre RL

Valor

% sobre RO

% sobre RL

Valor

% sobre RO

% sobre RL

Investimentos relacionados com a produção/ operação da empresa

106.050

0,67%

0,12%

116.185

1,14%

0,14%

4.884

0,10%

0,01%

2.000

-0,14%

0,01%

Investimentos em programas e/ ou projetos externos

8.260

0,05%

0,01%

11.134

0,11%

0,01%

8.420

0,17%

0,02%

8.000

-0,57%

0,02%

Total dos investimentos em meio ambiente

114.310

0,72%

0,13%

127.318

1,25%

0,16%

13.304

0,26%

0,03%

10.000

-0,71%

0,03%

Quanto ao estabelecimento de “metas anuais” para minimizar resíduos, o consumo em geral na produção/ operação e aumentar a eficácia na utilização de recursos naturais, a empresa

( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% (x ) cumpre de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% (x ) cumpre de 76 a 100%

5 - Indicadores do Corpo Funcional

2014

2013

Nº de empregados(as) ao final do período

1.257

1.206

610

555

Nº de admissões durante o período

482

128

237

211

Nº de empregados(as) terceirizados(as)

610

374

1.050

840

( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% (x ) cumpre de 76 a 100%

( ) não possui metas ( ) cumpre de 51 a 75% ( ) cumpre de 0 a 50% (x ) cumpre de 76 a 100%

2012

2011

Nº de estagiários(as)

89

46

64

52

Nº de empregados(as) acima de 45 anos

52

242

92

65

Nº de mulheres que trabalham na empresa

151

212

124

114

% de cargos de chefia ocupados por mulheres

20,00%

19,00%

4,28%

3,06%

Nº de negros(as) que trabalham na empresa

-

-

-

111

% de cargos de chefia ocupados por negros(as)

-

-

-

-

Nº de pessoas com deficiência ou necessidades especiais

0

0

0

3

88


6 - Informações relevantes quanto ao exercício da cidadania empresarial

2014 Valor (Mil Reais)

2013 Valor (Mil Reais)

2012 Valor (Mil Reais)

2011 Valor ( Mil Reais)

Relação entre a maior e a menor remuneração na empresa

52,01X

52,76X

53,05 X

73,47 X

Número total de acidentes de trabalho

30

20

24

10

Os projetos sociais e ambientais desenvolvidos pela empresa foram definidos por:

( ) direção

(x) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) direção

(x) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) direção

(x) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) direção

(x) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

Os pradrões de segurança e salubridade no ambiente de trabalho foram definidos por:

(x) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) todos(as) + Cipa

(x) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) todos(as) + Cipa

(x) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) todos(as) + Cipa

(x) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) todos(as) + Cipa

Quanto à liberdade sindical, ao direito de negociação coletiva e à representação interna dos(as) trabalhadores(as), a empresa:

( ) não se envolve

(x) segue as normas da OIT

( ) incentiva e segue a OIT

( ) não se envolve

(x) segue as normas da OIT

( ) incentiva e segue a OIT

( ) não se envolve

(x) segue as normas da OIT

( ) incentiva e segue a OIT

( ) não se envolverá

(x) segue as normas da OIT

() incentivará e seguirá a OIT

A previdência privada contempla:

( ) direção

( ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) direção

( ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) direção

( ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

( ) direção

( ) direção e gerências

( ) todos(as) empregados(as)

A participação dos lucros ou resultados contempla:

( ) direção

( ) direção e gerências

(x) todos(as) empregados(as)

( ) direção

( ) direção e gerências

(x) todos(as) empregados(as)

( ) direção

( ) direção e gerências

(x) todos(as) empregados(as)

( ) direção

( ) direção e gerências

(x) todos(as) empregados(as)

Na seleção dos fornecedores, os mesmos padrões éticos e de responsabilidade social e ambiental adotados pela empresa:

( ) não são considerados

(x) são sugeridos

( ) são exigidos

( ) não são considerados

(x) são sugeridos

( ) são exigidos

( ) não são considerados

(x) são sugeridos

( ) são exigidos

( ) não serão considerados

(x) são sugeridos

( ) serão exigidos

Quanto à participação de empregados(as) em programas de trabalho voluntário, a empresa:

( ) não se envolve

( ) apóia

(x) organiza e incentiva

( ) não se envolve

( ) apóia

(x) organiza e incentiva

( ) não se envolve

( ) apóia

(x) organiza e incentiva

( ) não se envolverá

( ) apoiará

(x) organiza e incentiva

Número total de reclamações e críticas de consumidores(as):

na Empresa 5668

no Procon 7

na Justiça 114

na Empresa 5668

no Procon 7

na Justiça 114

na Empresa 4.005

no Procon 2

na Justiça 64

na Empresa 3.428

no Procon 8

na Justiça 57

% de reclamações e críticas atendidas ou solucionadas:

na Empresa 97 %

no Procon 71,4%

na Justiça 17,5%

na Empresa 97 %

no Procon 71,4%

na Justiça 17,5%

na Empresa 99%

no Procon 50%

na Justiça 39,06%

na Empresa 100%

no Procon 37,50%

na Justiça 40,35%

Valor adicionado total a distribuir (em mil R$):

Em 2014 - 79.576

Em 2013 - 54.955

Em 2012 - 35.361

Em 2011 - 21.937

16,81% governo 11,47% colaboradores(as) 24% acionistas 39,82 % terceiros 7,75% retido

21,71% governo 16,74% colaboradores(as) 18% acionistas 41,73 % terceiros 2,18 % retido

37,65% governo 40,26% colaboradores(as) 0% acionistas 7,85% terceiros 14,24% retido

49,21% governo 53,04% colaboradores(as) 0% acionistas 4,20% terceiros -6,45% retido

Distribuição do Valor Adicionado (DVA):

7 - Outras Informações

1. EBM Desenvolvimento Urbano e Incorporações SA - CNPJ: 03.025.881/0002-74 - Ramo de Atividade: Incorporação Imobiliaria e Construção Civil - e-mail atendimento@ebm.com.br 2. EBM Desensolvimento Urbano e Incorporações SA, declara que valoriza e respeita a diversidade na empresa e externamente. 3. EBM Desenvolvimento urbano e Incorporações SA - Não utiliza trabalho escravo, mão-de-obra infantil ou qualquer envolvimento com prostituíção ou explocaçrão sexual de criança ou adolescente e não está envolvida com corrupção.

89


Coordenação-geral EBM Desenvolvimento Imobiliário

Equipe relatora Aline Melo Bailão Carlos José Pires Ênio Faria de Almeida Frederico Lopes Carcute Ivayne Eufrásia da Silva Janaína Modesto dos Santos Larissa de Oliveira Dantas Leonardo de Castro Alves Lyvia Mendonça Queiróz Mario Cesar Lucas R. de Freitas Marcilene Santana Pereira Milhomem

Projeto Editorial e Redação Kasane Comunicação

90


Revisão de texto AMP Propaganda Kasane Comunicação

Projeto Gráfico AMP Propaganda

Fotos Banco de imagens da EBM

Agradecimentos A EBM agradece a todos os colaboradores que participaram da elaboração deste Relatório..

Esclarecimentos adicionais sobre este Relatório Esclarecimentos adicionais sobre este Relatório: Coordenação de Responsabilidade Social etica@ebm.com.br (62) 4001-3500

91


Relatório SocioAmbiental EBM  
Advertisement