Page 1

CANTINHO DA CIÊNCIA No passado dia 13 de março, fomos ao Cantinho da Ciência e foi muito divertido. As experiências que eu gostei mais foram as do ovo que passa para a garrafa, o extintor e a magia das cores. Mas o que eu gostei mais foi misturar fermento e vinagre para criar dióxido de carbono que enche um balão e, também colocar uma garrafa com um balão em água quente e ele enche, e se metermos em água fria, ele esvazia-se. Também gostei do teatro “Os três porquinhos” e achei as atividades muito engraçadas e espero ir para o Cantinho da Ciência para o ano. Quando for grande quero ser cientista porque é divertido.

Miguel Fernandes


CANTINHO DA CIÊNCIA No dia 13 de março fomos ao laboratório da Escola Secundária de Gondomar ao Cantinho da Ciência. Nós fizemos experiências como “Enche, enche balão, enche”, pusemos óleo num frasco, deitamos uma colher de fermento dentro de um balão, encaixa-se o balão na garrafa e deixamos cair o fermento e depois o gás que os ingredientes provocaram fizeram o balão encher. A professora Ana Miranda pôs um pedaço de gelo, a fazer de iceberg, na água e fez um risco para quando o iceberg derretesse, vermos se ficou com mais ou menos água. Observamos que ficou igual, nem subiu, nem desceu. Outra experiência que vimos foi um copo com água que tinha um furo de lado, a professora tapou o copo com um cartão e virou ao contrário, mas a água não caiu, quando deixou de tapar o buraco a água caiu. A minha experiência preferida foi a água de cozer couve roxa e deitamos óleo por cima e eles ficaram divididos. Pusemos uma pastilha efervescente e a água de couve roxa ficou de cor roxa mais clara. No final, vimos um teatro da história “Os três porquinhos”. Foi muito divertido.

Madalena Almeida


CANTINHO DA CIÊNCIA No dia 13 de março fomos à escola Secundária de Gondomar, ao Cantinho da Ciência. Quando lá chegamos dividimo-nos em grupos para fazer as experiências. O meu grupo era eu, a Eduarda, a Beatriz, o Gonçalo Vieira e a Mariana. Para nos ajudarem estavam lá duas professoras e alguns alunos. Uma experiência que o meu grupo fez chamava-se “Flutua ou não flutua, dissolve ou não dissolve”, vimos o que flutuava em água doce e em água salgada. Depois juntamo-nos todos para fazermos experiências como o “Extintor”, “O copo que levita”, vimos produtos ácidos, básicos e nem uma coisa nem outra. Fizemos também uma experiencia em que púnhamos um cubo de gelo a fingir de iceberg em água e observamos que quando o gelo derreteu, o nível da água não subiu, ficou igual. Alguns alunos da escola Secundária e um professor fizeram um teatro de sombras sobre a história “Os três porquinhos”. No final, os alunos fizeram-nos uma visita guiada à escola. Eu adorei.

Carlos Silva


CANTINHO DA CIÊNCIA No dia 13 de março fomos ao laboratório da escola Secundária de Gondomar fazer experiências com água e o ar. O que eu gostei mais foi a experiência do ovo. Na experiência tínhamos um ovo cozido e metemo-lo no gargalo de uma garrafa, depois a professora Ana Miranda pôs água quente no frasco e o ovo escorregou e caiu dentro da garrafa. Também gostei de fazer a experiência que se tinha de pôr a água de cozer couve roxa junto com o óleo e eles não se misturaram, depois deitamos uma pastilha efervescente e a água ficou em cima do óleo e mudou de cor, ficou roxo claro. Adorei visitar alguns sítios da escola. Gostei muito de estar lá.

Gonçalo Castro


CANTINHO DA CIÊNCIA No dia 13 de março fomos ao laboratório da escola Secundária. Começamos por nos apresentar e a professora Ana Miranda fez-nos uma pergunta sobre se, quando os icebergues derretem a água sobe, desce ou fica igual. A professora tinha uma espécie de aquário com água que era para fazer de conta que era o mar. De seguida, a professora pôs dentro do aquário um cubo de gelo e marcou com uma caneta permanente e tapou o aquário com uma cartolina preta. Nós estávamos divididos em 4 grupos, o meu grupo era a Mariana, o Carlos, a Eduarda e o Gonçalo Castro. A primeira experiência que fizemos foi uns frascos com óleo, outro tinha corantes, outro ferro e outro esferovite e tínhamos de ver se flutuava ou não. Outra experiência era ver se a laranja sem casca flutuava, se a laranja com casca, o limão e a lima flutuavam. A terceira experiência foi com a água salgada e a água doce e tinham de ver com um ovo em qual das águas flutuavam. A quarta experiência era como tirar um ovo do fundo de um poço sem ser com as mãos. Nós pusemos água salgada e ele veio ao cimo. A experiência que eu mais gostei foi a da água salgada e a da água doce misturadas e ficaram de outra cor. No fim vimos um teatro “Os três porquinhos”.

Beatriz Marques

Cantinho da ciência blog  
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you