Page 1

Escola Bíblica Dominical - IPT Volume 7, Edição 2

setembro 2009

Aula: 2ª Coríntios Capítulos 4

Quem somos?

Versículos 1-6 Material de suporte

Prosseguimos abordando características e princípios do Presbiterianismo, tendo por base o material disponível no site da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Docente e autor: Presb. Elias de Freitas

2) Inerrância

Os princípios reformados

Igreja Presbiteriana da Tijuca Texto produzido para acompanhamento da aula realizada em 13, de setembro de 2009 na classe de adultos.

1 – Paulo cumpre seu ministério com fidelidade

Paulo destaca que somente pela misericórdia não desfalece diante das dificuldades que o ministério tem apresentado. Há forte indício também de que Paulo está “alfinetando” os seus opositores, ao se posicionar contrário, até mesmo rejeitando de forma muito efetiva quaisquer tipos de astúcias ou adulterações relacionadas ao Evangelho de JESUS. Como se verifica a seguir nos v.1 a 6:

1 ¶ Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;

A Bíblia está livre de erros, uma vez que foi entregue pelas mãos de Deus. O salmista diz o seguinte: “A lei do Senhor é perfeita... Os estatutos do Senhor são dignos de confiança... Os preceitos do Senhor são justos... O temor [objeto de referência, chamado, a Palavra de Deus] do Senhor é puro” (19:7-9). A ultima característica significa “sem defeito”. Será que nós imaginávamos de outra forma, sabendo que a Bíblia é o sopro de Deus? (Ref. 2 Tim. 3:16, “Toda escritura é inspirada por Deus” e 2 Pe. 1:21, “Pois a profecia nunca teve sua origem na vontade humana, mas os homens falaram de Deus sendo levados pelo Espírito Santo.”- O verbo grego para “sendo levados” algumas vezes descreve o efeito que o vento faz em um barco a velas.).

2 pelo contrário, rejeitamos as coisas que, por vergonhosas, se ocultam, não andando com astúcia, nem adulterando a palavra de Deus; antes, nos recomendamos à consciência de todo homem, na presença de Deus, pela manifestação da verdade. 3 Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto,

Continua na página 2

NESTA

EDIÇÃO

1

Material de suporte de estudo: 2 Coríntios 4.1-6

1

Quem somos: Os princípios reformados

3

Calendário de eventos

A Bíblia não caiu do céu. Homens escreveram, mas com sua forma de escrita, com toda variedade de vocabulário e estilo próprio, o Espírito Santo, pela sua palavra e exposição, foi determinante para o resultado da Palavra. Os autores humanos foram levados pelo seu poder, assegurando que o produto seria sem defeito. Conseqüentemente, como a Fé Reformada insiste, a Bíblia é infalível e absolutamente digna de confiança. 1.1 –Suficiência Continua na página 3

A Fé Reformada encontra toda a sua autoridade no ensino da Palavra de Deus. A Bíblia é a única regra infalível sobre o que devemos crer e como devemos viver. Revelações carismáticas contínuas, profecias ou línguas estranhas não mais são necessárias porque Deus falou Sua Boletim EBD/IPT 1 Palavra final e toda suficiente ao completar-se o cânon das Escrituras Sagradas. A Bíblia e apenas a Bíblia - esta é a nossa confissão!


Continuação da página 1

4 nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus. 5 Porque não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus como Senhor e a nós mesmos como vossos servos, por amor de Jesus. 6 Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Em comparação com outras mensagens de pseudo boa nova que alguns pregavam, o verdadeiro Evangelho pregado por Paulo só não fazia efeito na vida dos que não estavam destinados para a salvação, ou seja, os que deviam permanecer na perdição. E no versículo 4 Paulo aplica uma ênfase mais intensa na exortação de que tais “desgraçados” – (não alcançados pela Graça), permanecem vítimas de Satanás, que tudo faz para manter as trevas encobrindo os olhos dos perdidos.

“nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.”

iluminando os seus entendimentos espiritualmente a fim de compreenderem as coisas de Deus para a salvação, tirando-lhes os seus corações de pedra e dando lhes corações de carne, renovando as suas vontades e determinando-as pela sua onipotência para aquilo que é bom e atraindo-os eficazmente a Jesus Cristo, mas de maneira que eles vêm mui livremente, sendo para isso dispostos pela sua graça. 

Base bíblica: João 15:16; At. 13:48; Rom. 8:2830 e 11:7; Ef. 1:5,10; I Tess. 5:9; 11 Tess. 2:1314; IICor.3:3,6; Tiago 1:18; I Cor. 2:12; Rom. 5:2; II Tim. 1:9-10; At. 26:18; I Cor. 2:10, 12: Ef. 1:17-18; II Cor. 4:6; Ezeq. 36:26, e 11:19; Deut. 30:6; João 3:5; Gal. 6:15; Tito 3:5; I Ped. 1:23; João 6:44-45; Sal. 90;3; João 9:3; João6:37; Mat. 11:28; Apoc. 22:17.

Atos dos Apóstolos 26.18

2 Pedro 2.9

“para lhes abrires os olhos e os converteres das trevas para a luz e da potestade de Satanás para Deus, a fim de que recebam eles remissão de pecados e herança entre os que são santificados pela fé em mim.” “Pois aquele a quem estas coisas não estão presentes é cego, vendo só o que está perto, esquecido da purificação dos seus pecados de outrora.”

E nos versículos 5 e 6, ele faz uma análise extraordinária sobre o funcionamento da ação Soberana de DEUS nas nossas vidas: O Evangelho é de JESUS. Nós somos servos de JESUS. DEUS é que faz brilhar a LUZ na nossa vida espiritual, antes completamente em trevas, para nos fazer conhecer a glória de DEUS na face de JESUS CRISTO. Leituras de apoio:  Confissão de Fé de Westminster no Cap. X item I  Atos 26.18  2 Pedro 2.9 Citações:

CFW – Cap. X – Vocação Eficaz:

I. Todos aqueles que Deus predestinou para a vida, e só esses, é ele servido, no tempo por ele determinado e aceito, chamar eficazmente pela sua palavra e pelo seu Espírito, tirando-os por Jesus Cristo daquele estado de pecado e morte em que estão por natureza, e transpondo-os para a graça e salvação. Isto ele o faz,

Boletim EBD/IPT 2


TEXTO

PARA REFLEXÃO

Continuação da página 1

3 – Clareza

João 12.36 "Enquanto tendes a luz, crede na luz, para que vos torneis filhos da luz. Jesus disse estas coisas e, retirando-se, ocultou-se deles". .****

CALENDÁRIO

DE EVENTOS

ESCOLA BÍBLICA LOCAL: IGREJA PRESBITERIANA DA TIJUCA – R. ALZIRA BRANDÃO, 135, TIJUCA – RIO DE JANEIRO HORA: 09 HORAS Atividade regular da Igreja para edificação espiritual e oportunidade de aprendizado da Palavra de Deus para membros e visitantes. Classes em funcionamento: crianças (Departamento Infantil); jovens (Revista Reflexão) e adultos (Efésios) EVENTO

ESPECIAL

CULTO DE

INTEGRAÇÃO DOS NOVOS MEMBROS

LOCAL: IGREJA PRESBITERIANA DA TIJUCA – R. ALZIRA BRANDÃO, 135, TIJUCA – RIO DE JANEIRO DIA: 14 DE OUTUBRO HORA: 20 HORAS CONGRESSO: PENSANDO JOVEM:

A Bíblia é clara e isso é fruto de sua inerrância. Salmo 19:8 diz, “Os mandamentos do Senhor são radiantes, trazendo luz aos olhos.” A analogia (trazer luz) é: sem mácula, pura, que não se mistura com outro material conflitante ou controverso. A Bíblia não seria clara se houvesse uma mistura de verdades e erros. Isso não quer dizer que tudo o que contém na Bíblia está igualmente formado. Existem doutrinas nas Sagradas Escrituras que confundem a mente. Nos sabemos o que a doutrina da Trindade não significa (a igreja primitiva gastou centenas de anos para definir as “explicações”!). Nós sabemos como a Bíblia nos apresenta esse assunto: existe um só Deus; esse Deus único existe em três pessoas; cada pessoa é distinta. As crenças reformadas não declaram poder esclarecer isto. Mas eles firmemente crêem nisto. Não há uma necessidade para que “experts” no assunto, nos guiem através “caminhos obscuros”. Pois como diz nossa confissão de fé: “Na Escritura não são todas as coisas igualmente claras em si, nem do mesmo modo evidentes a todos; contudo, as coisas que precisam ser obedecidas, cridas e observadas para a salvação, em um ou outro passo da Escritura são tão claramente expostas e explicadas, que não só os doutos, mas ainda os indoutos, no devido uso dos meios ordinários, podem alcançar uma suficiente compreensão delas.” (CFW, I-7).

LOCAL: IGREJA PRESBITERIANA DA TIJUCA – R. ALZIRA

CFW – Cap. I – Da Escritura Sagrada:

BRANDÃO, 135, TIJUCA – RIO DE JANEIRO

VII. Na Escritura não são todas as coisas igualmente claras em si, nem do mesmo modo evidentes a todos; contudo, as coisas que precisam ser obedecidas, cridas e observadas para a salvação, em um ou outro passo da Escritura são tão claramente expostas e explicadas, que não só os doutos, mas ainda os indoutos, no devido uso dos meios ordinários, podem alcançar uma suficiente compreensão delas.

DIAS: 17 A 18 DE OUTUBRO DE 2009

INFORMAÇÕES: HTTP://WWW .IPTIJUCA.ORG.BR/.

Base bíblica: II Pedro 3:16; Sal. 119:105, 130; Atos 17:11.

Material produzido por Marcos Antônio Gomes Brandão Coordenador da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana da Tijuca

Continua no próximo informativo...

Direção da EBD: Rev. Eurípedes da Conceição Coordenação da EBD: Marcos Antônio Gomes Brandão Boletim EBD/IPT 3

Informativo EBD/IPT, v.7, n.2  

Série de informativos produzidos pela Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana da Tijuca, incluindo textos de estudos bíblicos.