Issuu on Google+

Escola Bíblica Dominical - IPT Volume 2, Edição 3

abril 2009

Por que somos presbiterianos?

Aula: Carta aos Efésios Capítulo 4

Convicção na plena Soberania de Deus Reproduziremos neste volume um material adaptado do produzido pelo Rev. Ewerton Barcelos Tokashiki que é Ministro presbiteriano e professor de Teologia Sistemática no SPBC Ji-Paraná/RO e História da Teologia na Faculdade Metodista Porto Velho.

Material de suporte Docente e autor: Rev. Eurípedes da Conceição Igreja Presbiteriana da Tijuca

Texto produzido para acompanhamento das aulas realizadas em 26 de abril e 03 de maio de 2009 na classe de adultos.

A NOVA VIDA EM CRISTO 1 – FORMULANDO CONCEITOS A nova vida em Cristo é sustentada por três pilares fundamentais: fé, serviço e santidade. Fé é a comunhão vertical. Relacionamento com Deus. Adoração. Uso dos meios de graça. Serviço é a comunhão horizontal. Relacionamento com o próximo. Testemunho cristão. Amor em exercício. Santidade é o resultado de uma vida de fé e de serviço. Fórmula: SANTIDADE = FÉ + SERVIÇO.

5) Autoridade das Escrituras Sagradas A Igreja Presbiteriana possui o seu sistema doutrinário centrado na Escritura Sagrada. Ela se preocupa em andar pautada e regulada pela Bíblia, que é a Palavra de Deus. Desde a Reforma do século 16 foi ensinada a doutrina da Sola Scriptura – ou seja, que a Escritura é a única fonte e regra de autoridade. Isto significa que a base da nossa doutrina, forma de governo, culto e práticas eclesiásticas não está no tradicionalismo, no racionalismo, no subjetivismo, no relativismo, no pragmatismo, ou no pluralismo, mas extraída e fundamentada somente na Escritura Sagrada, por que cremos que ela é a verdade absoluta revelando a vontade de Deus.

2 – PILARES DE SUSTENTAÇÃO 2.1 – FÉ (Ef 4. 1-6) Como devemos andar:

1

Material de suporte de estudo: Efésios 4

1

Por que somos presbiterianos: Autoridade das

Cremos que a Palavra de Deus registrada no Antigo e no Novo Testamento, sendo escrita por autores humanos, foi inspirada por Deus (2 Tm 3:16) garantindo a sua inerrância, autoridade, suficiência e clareza. Absolutas verdades existem na mente de Deus, que através da revelação elas vêm à mente do escritor original, assim na inspiração esta revelação registra-se em Escritura: a Palavra de Deus em

Escrituras Sagradas

palavras humanas.

Continua na página 2

NESTA

3

EDIÇÃO

Continua na página 3

Calendário de eventos

Boletim EBD/IPT 1

o homem é um ser livre, predestinado; a vida reta é um dever perpétuo estabelecido por Deus; a responsabilidade moral do homem foi preordenada


Continuação da página 1

a) De conformidade com o chamado de Cristo b) Com humildade, mansidão, paciência e tolerância c) Na unidade do Espírito Santo tendo: i) a paz como vínculo (em Cristo) ii) uma única esperança (em Cristo) iii) um só Senhor (que é Cristo) iv) uma só fé (em Cristo) v) um só batismo (por ordem de Cristo)1 vi) um só Deus e Pai (de Jesus Cristo)

Cristãos  Humildes e dependentes de Cristo;  Possuidores da mente de Cristo3;  Focados em Deus, sábios e maleáveis;  Sensíveis, ensináveis e puros.  Revestidos do “novo homem”

Em termos práticos, santidade é: a. falar a verdade uns com os outros; b. não deixar que a ira nos leve a pecar; c. não dar lugar ao diabo; d. viver com dignidade e fazer o bem ao próximo; e. edificar uns aos outros com boas palavras; f. alegrar o coração de Deus g. trocar maus hábitos por bons hábitos; h. Imitar o exemplo de Cristo em todas as áreas da vida.

Por quê? “Não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4. 12).

2.2 – SERVIÇO (Ef 4. 7-16)

A graça de Cristo se manifesta: d) Em nossa salvação e libertação (Ef 4. 7-9)2 e) capacitando-nos para o serviço (Ef 4. 1112) f) em nosso crescimento integral – espiritual, profissional, intelectual, social, emocional (Ef 4. 13-14) g) proporcionando crescimento através do equilíbrio da verdade e do amor (Ef 4. 15) h) ajustando, consolidando, aumentando e edificando o Corpo de Cristo mediante a cooperação de cada um de nós (Ef 4. 16) “Servi uns aos outros, cada um conforme o dom que recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus” (1 Pe 4. 10)

2.3 – SANTIDADE (Ef 4. 17-32) Estilo de vida dos gentios X Estilo de vida dos cristãos. Gentios (não-judeus e não-cristãos)     

Vaidosos e auto-suficientes; Obscurecidos de entendimento; Alheios a Deus, ignorantes e duros de coração; Insensíveis, dissolutos e impuros; Presos ao “velho homem”.

“Segundo é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos também vós mesmos em todo o vosso procedimento” (2 Pe 1. 15)

Rev. Eurípedes da Conceição

Notas: 1

Os Sacramentos da Santa Ceia e do Batismo têm grande importância pelo que representam. Na Santa Ceia, Cristo morre por nós. No Batismo, nós morremos por Cristo. Em conversa com os discípulos, Jesus perguntou-lhes: “... Podeis vós beber o cálice que eu bebo ou receber o batismo com que eu sou batizado? Disseram-lhe: Podemos. Tornou-lhes Jesus: Bebereis o cálice que eu bebo e recebereis o batismo com que eu sou batizado” (Mc 10. 38-39). Mais tarde, Paulo escreve: “Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida” (Rm 6. 4). 2 Deus nos concede dons naturais e dons espirituais. Todos devem ser usados para servir a Deus e ao próximo. 3 “Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo” (1 Co 2. 16). “Também sabemos que o Filho de Deus é vindo e nos tem dado entendimento para reconhecermos o verdadeiro; e estamos no verdadeiro, em seu Filho, Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna” (1 Jo 5. 20)

Boletim EBD/IPT 2


TEXTO

PARA REFLEXÃO

Continuação da página 1

Deuteronômio 32.2-3 "Inclinai os ouvidos, ó céus, e falarei; e ouça a terra as palavras da minha boca. Goteje a minha doutrina como a chuva, destile a minha palavra como o orvalho, como chuvisco sobre a erva e como gotas de água sobre a relva". .****

CALENDÁRIO

DE EVENTOS

ESCOLA BÍBLICA LOCAL: IGREJA PRESBITERIANA DA TIJUCA – R. ALZIRA BRANDÃO, 135, TIJUCA – RIO DE JANEIRO HORA: 09 HORAS Atividade regular da Igreja para edificação espiritual e oportunidade de aprendizado da Palavra de Deus para membros e visitantes.

Com a preservação dos manuscritos temos os textos atuais que precisam ser criteriosamente comparados para termos o que foi originalmente escrito pelos autores. Pela tradução obtemos as nossas versões que procuram transmitir fielmente o significado essencial do texto original. Por fim, através da interpretação a verdade chega a mente do leitor representando proposicionalmente a verdade original da mente de Deus. As Escrituras são a autoridade suprema em que todas as questões doutrinárias e eclesiásticas devem ser decididas (Dt 4:2). Esta doutrina é importantíssima para a purificação da Igreja. Tudo o que nela não se lê, nem por ela se pode provar, não deve ser exigido de pessoa alguma que seja crido como artigo de Fé ou, julgado como exigência ou, necessário para a salvação. Na Bíblia o homem encontra tudo o que precisa saber, e tudo o que necessita fazer a fim de que seja salvo, e viva de modo agradável a Deus, servindo e adorando-O (2 Tm 3:16-17; 1 Jo 4:1; Ap 22:18). Somente a Escritura Sagrada é autoridade absoluta para definir as nossas convicções, porque apenas nela encontramos a verdadeira sabedoria do alto. Ela rege as nossas decisões e molda o nosso comportamento, como também determina a qualidade dos nossos relacionamentos.

Classes em funcionamento: crianças (Departamento Infantil); jovens (Filipenses) e adultos (Efésios) EVENTO

ESPECIAL

INTEGRAÇÃO

DA

– CLASSE

Continua na próxima edição

DE

IPT

Fonte: Website do autor em http://tokashiki.blogspot.com/ e Website “Teologia Calvinista” em http://www.teuministerio.com.br/BRSPIGBSDCMCMC/vsIte mDisplay.dsp&objectID=CF9A97A0-F9F6-4A0C8555528BB43E355B&method=display

LOCAL: IGREJA PRESBITERIANA DA TIJUCA – R. ALZIRA BRANDÃO, 135, TIJUCA – RIO DE JANEIRO HORA: 09 HORAS INÍCIO: MAIO EM ORGANIZAÇÃO! A PEDIDOS: PREVISÃO DE INÍCIO APÓS TÉRMINO DE EFÉSIOS. Nova turma dirigida a recém-ingressos na Igreja e a interessados em ingressar no rol de membros.

Material produzido por Marcos Antônio Gomes Brandão Coordenador da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana da Tijuca

Direção da EBD: Rev. Eurípedes da Conceição Coordenação da EBD: Marcos Antônio Gomes Brandão

Boletim EBD/IPT 3


Informativo EBD/IPT, v.2, n.3