Issuu on Google+

Escola Bíblica Dominical - IPT Volume 1, Edição 1

março 2009

Igreja Presbiteriana da Tijuca (IPT)

Aula: Carta aos Efésios Cap. 1 versículos 1-14

História Localizada em um dos bairros mais tradicionais da cidade do Rio de Janeiro, a Igreja Presbiteriana da Tijuca tem sido um instrumento de Deus para levar alívio e conforto à população.

Resumo de aula Docente: Presbítero Elias Freitas Igreja Presbiteriana da Tijuca

a) Pontos gerais críticos e de discussão entre comentaristas e estudiosos da carta: 1 - A quem pertence a autoria da Carta aos Efésios? Existem alguns comentaristas que questionam se o Apóstolo Paulo seria de fato o autor da carta.

As origens da Igreja remontam à década de 1950 ao tempo da administração do Rev. Amantino Adorno Vassão a frente do Supremo Concílio da Igreja Presbiteriana do Brasil-IPB. Naquela época a IPB adquiriu um casarão antigo construído sobre um terreno de 10m X 60m na Rua Alzira Brandão, 135, na Tijuca que deveria servir de sede para a Comissão Executiva do Supremo Concílio da IPB e sede do Jornal Brasil Presbiteriano, que, na ocasião chamava-se “O Puritano”.

Na linha de defesa da autoria pelo Apóstolo se destacam, entre outros, o argumento da múltipla citação de Tíquico em diferentes livros, inclusive em outras cartas de Paulo (Ef 6. 21-22; Col 4.7-8; At 20.4). Esta múltipla citação daria uma identidade de similaridade entre a Carta aos Efésios e outras de inquestionável autoria de Paulo. Continua na página 2

NESTA

EDIÇÃO

1

Resumo de aula: Efésios 1.1-14

1

História da Igreja Presbiteriana da Tijuca

3

Calendário de eventos

Com a mudança da Capital da República para Brasília e a substituição do Presidente do Supremo Concílio, a administração da IPB foi deslocada do Rio de Janeiro e o imóvel da Tijuca foi parcialmente desativado. Por iniciativa de um grupo de membros da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro, foi iniciado, em 1953, um trabalho de evangelização na Tijuca. O grupo, liderado pelos irmãos Paulo Ganzarolli de Almeida e sua esposa Maria de Lourdes, Dr. Targino Antonio de Souza, Presb. Áttila Correia da Silva, Hotylis Luso Ferreira e Talita Costa, começou a fazer reuniões de Escola Dominical, às 14h, em uma sala do pavimento inferior da casa. Continua na página 3

Boletim EBD/IPT 1


Continuação da página 1

O argumento de que algumas diferenças de estilo em relação ao de Paulo negaria a autoria deste, pode ser contra-argumentado pela figura do escriba. O Apóstolo poderia ter optado por não redigir ele mesmo a carta, solicitando o trabalho de um escriba. Ainda que a autoria fosse de Paulo, algumas características decorrentes da redação pelo escriba poderiam determinar mudanças discretas no estilo, obviamente, sem representar diferente autoria.

2 - A quem a carta era dirigida? No texto original não havia a menção de encaminhamento da carta aos crentes de Éfesos. O que se aponta mais para um escrito de modalidade de "circular" dirigida a diferentes igrejas, no entanto, o grupo de Éfeso era o mais expressivo para a natureza da carta, o que justificaria o título da carta.

b) Temas centrais: 1) Cristo é o motivador do cosmo 2) Eleição // Predestinação Para esta questão são versículos apontados como destaque, além dos da Carta aos Efésios, os seguintes: At 13.44-48; Jo 15.16; Rm 9.6-13.

c) Comentários e reflexões da aula: Na aula, o professor abriu um destaque para reflexão, ao pontuar aspectos claramente tratados na Confissão de Fé de Westminster (CFW) e que guardam relação com o tema tratado: DEUS, na criação, estabeleceu decretos (Decretos Eternos de Deus): 1 - Pacto das obras: estabelecido com Adão e Eva cujo o foco era a necessidade de obediência à Deus. No rompimento do Pacto a cláusula era a de que morreriam se eles comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 2.17). 2 - Pacto da Graças: estabelecido por Deus para restauração da humanidade decaída. O Pacto da Graça, que veio para a humanidade por intermédio de Cristo, representa a salvação, já que é pela graça que o pecador é salvo, mediante a fé. Tanto fé e graça são concedidos por misericórdia por Deus. Obs.: Graça é conceituada como favor imerecido e jamais compensável.

Boletim EBD/IPT 2


Continuação da página 1

Continuação da página 2

TEXTO

Outros irmãos residentes no bairro passaram a freqüentar as reuniões e somaram esforços na implantação do Ponto de Pregação. A freqüência foi aumentando e o grupo pioneiro passou a orar a Deus pedindo um pastor. Na tarde de Natal de 1962, o Rev. Zaqueu Ribeiro – que, ao lado do Rev. Amantino, era um dos pastores da Igreja Presbiteriana do Rio – apareceu de surpresa no Ponto de Pregação da Tijuca. Participou da reunião e assumiu definitivamente o trabalho.

PARA REFLEXÃO

Provérbios 1:2-7 "Para aprender a sabedoria e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a eqüidade; para dar aos simples prudência e aos jovens, conhecimento e bom siso. Ouça o sábio e cresça em prudência; e o instruído adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. ¶ O temor do SENHOR é o princípio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino". .****

CALENDÁRIO

DE EVENTOS

ESCOLA BÍBLICA LOCAL: IGREJA PRESBITERIANA DA TIJUCA – R. ALZIRA BRANDÃO, 135, TIJUCA – RIO DE JANEIRO HORA: 09 HORAS Atividade regular da Igreja para edificação espiritual e oportunidade de aprendizado da Palavra de Deus para membros e visitantes. EVENTO

ESPECIAL

- EVANGELISMO

LOCAL: R. ALZIRA BRANDÃO E IMEDIAÇÕES NO BAIRRO DA TIJUCA DATA: 14 DE FEVEREIRO DE 2009

Deus ouviu e atendeu a oração do seu povo. Muitas famílias passaram a freqüentar a Congregação. Foram feitas sucessivas campanhas e a propriedade foi comprada da IPB em 1965.

Em 21 de maio de 1967, uma Comissão Especial do Presbitério do Rio de Janeiro, sob a presidência do Rev. Elias Medeiros, formalizou a organização da Igreja Presbiteriana da Tijuca com um rol de 120 membros fundadores.

Desde a sua organização a Igreja teve quatro pastores efetivos: 1. Rev. Zaqueu Ribeiro, que pastoreou a Igreja de 1967 até a sua emerência em 1988. 2. Rev. Carlos Alberto Chaves Fernandes, que pastoreou a Igreja de 1988 até 1999, quando assumiu o pastorado da Igreja Presbiteriana de Copacabana. 3. Rev. Miguel Marques Rodrigues, que pastoreou a Igreja em 2000, acumulando o pastorado com a Igreja Presbiteriana de Botafogo e liderando o processo de escolha e eleição do novo pastor. 4. Rev. Eurípedes da Conceição, que assumiu o pastorado efetivo da Igreja em 2001 e cumpriu um mandato de dois anos, tendo sido sucessivamente reeleito e reinstalado em janeiro de 2003 para um período de cinco anos e em janeiro de 2008 para um período de quatro anos, já sendo este o seu terceiro mandato.

HORA: A PARTIR DAS 09 HORAS Propagação do Evangelho no Bairro da Tijuca e ação

Fonte: Website da IPT em www.iptijuca.org.br

social a cargo a IPT.

E V E N produzido T O E S P Epor C I Marcos AL Material Antônio Gomes Brandão Coordenador da Escola Bíblica Dominical da Igreja Presbiteriana da Tijuca LOCAL HORA Digite uma descrição do evento da aqui Direção da EBD: Rev. Eurípedes Conceição Coordenação da EBD: Marcos Antônio Gomes Brandão EVENTO

ESPECIAL

LOCAL HORA Digite uma descrição do evento aqui

Boletim EBD/IPT 3


Informativo da EBD da Igreja Presbiteriana da Tijuca v.1, n.1