Issuu on Google+

Jornal Trimestral – abril, maio e junho

2012/2013

Escola Básica do 1.º Ciclo Com Pré-Escolar do Seixal

EB1/PE do Seixal

ANO X

N.º 30


Sumário

Caros leitores! Com o mês de junho, O Seixalinho chega ao fim de mais uma etapa. Foram nove meses em que cada um

Notícias da nossa Escola

3

Mês de abril

4

Mês de maio

12

Mês de junho

20

Ambientalistas do mês

35

Passatempo

36

deu (?) o que de melhor tinha em si para que a escola ganhasse vida... Três períodos de intensa atividade escolar e vamos todos de férias. Quase todos. Bem as merecemos!!! Esta trigésima edição traz os ecos e as ressonâncias que a comunidade escolar foi sentindo, vivendo ao longo do 3.º período, no âmbito das ciências e tecnologias, das artes, do desporto, da história, ... O Seixalinho despede-se, desejando a todos um bom verão e umas excelentes férias! Marcamos encontro em 2013/2014. A Diretora Celeste Batista

FICHA TÉCNICA

COORDENAÇÃO

O Seixalinho

Marta Franco

PARTICIPAÇÃO

EB1/PE do Seixal Sítio da Cova – 9270-121 Seixal – Porto Moniz 291 854093

Corpo Docente EB1/PE do Seixal

291 854096 Celeste Batista Liliana F. Pedro

em@il: eb1peseixal@madeira-edu.pt

Carla Osório Guida Ornelas

URL:

escolas.madeira-edu.pt/eb1peseixal

Cristina Damião Alexandre Andrade

BLOG:

http://eb1peseixal-madeira.blogspot.com

Isabel Alves Sandra Dias

TIRAGEM: 30 exemplares Técnica de Biblioteca COLABORAÇÃO: Junta de Freguesia do Seixal

EB1/PE do Seixal

Ana Mendeiros

2


Cá estamos, novamente, para vos dar conta de algumas das atividades que ocorreram durante o último trimestre do período escolar. Nesta edição, podemos visualizar e conhecer diversas situações de ensino/ aprendizagem, desde o nível Pré-Escolar até ao Primeiro Ciclo. Boas férias, na companhia do nosso Seixalinho!

Desporto Escolar

Dia da Mãe

Semana das Artes

Circuito Literário

Eco-Escolas

EB1/PE do Seixal

Feira do livro

Finalistas

Festa final

3


No dia 2 de abril é comemorado o Dia Internacional do Livro Infantil. Para assinalar a data, foram realizadas diversas atividades, pelas turmas do 1.º Ciclo. Os alunos do 1.º e 2.º ano elaboraram frases para colocar num cartaz, em forma de livro. Também ilustraram um marcador para ser utilizado nas suas leituras. A turma do 3.º e 4.º ano elaborou um livro colorido com diversas histórias criadas e ilustradas individualmente. Cada aluno teve a oportunidade para ler a sua história, para a turma. Nunca esqueçamos que "os livros são nossos amigos"!

EB1/PE do Seixal

4


PROJETO “Eco“Eco-Bandeirolas” Dando continuidade ao projeto "Eco-Bandeirolas", os Piratas de Palmo e Meio trabalharam, neste início do 3.º período, o tema "O Planeta sorri... quando plantamos árvores". Tiveram a oportunidade de visualizar diversas imagens, quer em livros quer na Internet, fizeram ilustrações, recorte, pintura, colagem, realizaram pesquisas em casa... O resultado foi um bonito painel, recheado com diversas árvores feitas com materiais e técnicas diversas. Neste painel há um cartaz alusivo às árvores mais comuns existentes na freguesia do Seixal.

EB1/PE do Seixal

5


Na atividade de Biblioteca, os alunos da Pré e 1.º/2.º ano tiveram a oportunidade de conhecer e realizar diversas tarefas relativas à história "A primavera da lagarta" que foi contada através de um avental de histórias. As crianças ficaram maravilhadas e participaram ativamente no desenrolar das atividades propostas.

PAVIMENTAÇÕES No 4.º ano, foi feita uma revisão acerca das pavimentações (o preenchimento completo de um plano, sem falhas ou sobreposições de figuras ou polígonos que se repetem).

EB1/PE do Seixal

6


No dia 11 de abril, os alunos do 3.º e 4.º ano da nossa escola foram participar no Desporto Escolar que foi realizado no Estádio dos Barreiros, com a modalidade de futebol (para os rapazes). Lá, tivemos direito a um lanche que tinha bolachas, sumo, maçã e madalenas. Depois fomos almoçar massa com atum... Hummm, que delícia!!! Após o almoço fomos para a Escola Gonçalves Zarco onde jogámos basquetebol contra muitas equipas e jogámos três jogos seguidos. Quando acabámos, fomos lanchar, arrumámos as coisas e viemos para o autocarro. Foi um dia muito bem passado e divertido!!! Matilde, 3.º ano

Os alunos do 3.º ano trabalham, em Matemática, com os pentaminós, uma proposta sugerida pelo projeto CEM (Construindo o Êxito em Matemática). O objetivo principal é que manipulem esses objetos e consolidem os conceitos de área, perímetro, e eixo de simetria. Também se pretende que a turma dê conta da possibilidade de construir uma caixa aberta e posteriormente, a planificação do cubo.

EB1/PE do Seixal

7


No dia 18 de abril, um grupo de animação do Gabinete Coordenador de Expressão Artística (GCEA) veio à nossa escola para apresentar uma peça de teatro de fantoches intitulada "O raiozinho da Tomásia". Uma história que se passa no Vale dos Cedros Encantados onde vivem alguns amigos em perfeita harmonia com a Natureza... Os objetivos principais desta apresentação foram: sensibilizar para o amor e para a amizade; para a generosidade e honestidade; promover o respeito pela Natureza e o sentimento de gratidão e facilitar a expansão da consciência pessoal e universal. As crianças da Pré e do 1.º Ciclo assistiram, com grande entusiasmo, ao desenrolar da história e, no final, conseguiram responder, acertadamente, às questões colocadas. Também tiveram a oportunidade de aprender uma canção, ao som de uma viola. Foram momentos muito bonitos que contribuíram para o enriquecimento pessoal dos nossos alunos.

EB1/PE do Seixal

8


Os alunos do 1.º e 2.ºano puseram, uma vez mais, o seu desempenho motor à prova com a realização de deslocamentos e equilíbrios, numa aula de Educação Física.

Na Pré, os Piratas de Palmo e Meio, iniciaram uma nova temática na sua aprendizagem: o mundo dos castelos, dos reis, das rainhas, dos príncipes e das princesas. Com o intuito de desenvolverem a sua imaginação e fomentar o gosto pelas histórias alusivas a esta temática, as crianças já realizaram diversas atividades. Observaram livros, ouviram histórias, exploraram vídeos e imagens no computador, fizeram desenhos, pinturas, recortes e colagens... O resultado? Um bonito painel, povoado por alguns castelos, coroas e molduras da realeza.

EB1/PE do Seixal

9


Na nossa escola, e com o objetivo de consciencializar , cada vez mais, os nossos alunos para a preservação do Planeta, do Ambiente e da Natureza, foram realizadas diversas atividades, desde a Pré ao 4º ano, em diferentes áreas disciplinares para comemorar o Dia da Terra, que é assinalado no calendário, a 22 de abril. Na atividade de TIC, todos os níveis de ensino exploraram o site http:// www.natureza-brincalhona.pt/ e realizaram diversos jogos relacionados com o bemestar do nosso planeta. Na área de Clube do Ambiente e Programa Eco-Escolas, os alunos do 1.º Ciclo tiveram a oportunidade de realizar, individualmente, um mosaico (com restos de papel) para fazer parte de um painel a expor na entrada da escola. Também criaram uma mensagem, apelando à consciência de cada um, para agir em conformidade com o equilíbrio da Natureza. E que todos nos lembremos que o Dia da Terra deve ser todos os dias!!! Se cada um fizer a sua parte, certamente que o nosso planeta reencontrará a harmonia quase desaparecida...

EB1/PE do Seixal

10


Circuito Literário No mês de abril, a história selecionada para a sexta edição do Circuito Literário, dinamizado pela professora Carla Osório, foi “A Liberdade o que é?”, da autoria de José Jorge Letria. Com o objetivo de explicar o conceito de liberdade, foram proporcionadas diversas atividades de pré e pós leitura, às nossas crianças. Através de um cartaz, da descoberta do título e de imagens a história foi contada e explorada quer pelos alunos da Pré quer pelos do 1.º Ciclo. Houve também lugar para fazer a ligação do texto à imagem correspondente, com os alunos a retirarem de um saco os textos e colocarem-nos sobre a imagem. No final, cada um expressou o que era para si a liberdade, colocando uma pequena frase sobre uma mão para ser colocada num cartaz. A professora Carla também falou, brevemente, da data de 25 de abril de 1974, conhecida como

a

Rev olução

dos

Crav os

e

a

sua

i mportânci a

para

Portugal.

Todos participaram ativamente no decorrer das atividades propostas que foram bastante ricas e enriquecedoras.

EB1/PE do Seixal

11


DIA DA MÃE O Dia da Mãe é uma data comemorativa em que se homenageia a mãe e a maternidade. Em Portugal, é comemorado no primeiro domingo do mês de maio. Como forma de agradecer à sua mãe, cada criança da nossa escola elaborou uma prenda e um postal. Na Pré, foram decoradas caixinhas (em formato circular) com restos de tecido e botões. No 1.º Ciclo, as crianças decoraram frascos de vidro com sisal e sementes secas. Também elaboraram um postal com uma mensagem.

EB1/PE do Seixal

12


 

Os frutos são essenciais para termos uma alimentação saudável… Por isso, os meni-

nos da pré-escola quiseram saber um pouco mais sobre estes alimentos. Descobriram as diferentes características que identificam os variados frutos que conhecem: tipo de casca, forma, cor, cheiro, sabor (paladar), caroço (sementes), conheceram outros frutos trazidos pela educadora Cristina e elaboraram os frutos preferidos utilizando diversos materiais e técnicas de expressão plástica. Depois, para experimentarem os diferentes paladares fizeram uma salada de fruta com vários frutos que trouxeram de casa: descascaram, cortaram, espremeram… No final saborearam a salada de fruta que, além de saborosa, estava muito colorida! E assim viveram uma "frutiaventura".

EB1/PE do Seixal

13


Os alunos do 3.º e 4.º ano, na atividade de Clube do Ambiente, colaboraram na manutenção do pequeno jardim e mini-horta (vertical) que temos na escola. Começaram por arrancar as ervas daninhas e posteriormente sacharam a área. Foi uma tarefa em que as crianças demonstraram muito entusiasmo e aprenderam algumas das técnicas básicas de jardinagem/ agricultura.

EB1/PE do Seixal

14


Pelo segundo ano consecutivo, tivemos na nossa escola uma Feira do Livro, desta vez com a colaboração da editora LEYA. O objetivo foi divulgar diversas obras infanto-juvenis, por um preço mais acessível. A comunidade escolar aderiu a esta iniciativa, promovendo assim o livro e a sua importância na nossa vida.

Concurso Bioespantalho No âmbito do Plano de Atividades de Promoção e Divulgação do Modo de Produção Biológico, a Secretaria Regional do Ambiente e Recursos Naturais, promoveu um concurso de reutilização de materiais para utilidade prática e decorativa. O objetivo principal deste concurso foi sensibilizar para a preservação do ambiente, através da promoção da regra dos três R’S: Reduzir - produzir menos resíduos, Reutilizar - dar novas utilidades a materiais usados e Reciclar - aproveitar os materiais usados como matéria prima para o fabrico de produtos novos. A participação no concurso de reutilização de materiais esteve aberta a todos os alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos das escolas da Região Autónoma da Madeira, que possuíssem horta escolar, e que estivessem inseridas no Programa Eco-Escolas.

EB1/PE do Seixal

15


Circuito Literário Teve lugar, no início de maio, a sétima edição do Circuito Literário, desta vez, promovido pela nossa técnica

de

Biblioteca

Ana

Mendeiros.

"Todos no sofá", da autoria de Luísa Ducla Soares e recomendada pelo PNL (Plano Nacional de Leitura) foi a história selecionada. As crianças, desde a Pré ao 4.º ano, adoraram este momento literário pois participaram ativamente no seu desenrolar quer na descoberta do título como no reconto através de fantoches.

EB1/PE do Seixal

16


O NOSSO TAPETE H2@RTE A Exposição Regional das Artes, a decorrer em junho próximo, no Funchal, integrará o projeto H2@rte, onde os alunos e professores das escolas participantes irão construir um "longo tapete" que simbolize um curso de água, inspirado nos tapetes de flores regionais. A parte do tapete que a comunidade escolar da EB1/PE do Seixal teceu é uma reprodução das ondas do mar, onde estão sobrepostos alguns peixes. O material utilizado foi retalhos de ganga e trapilho. Um agradecimento especial a todos aqueles que colaboraram nesta iniciativa.

Bolo de bolacha na Pré Os Piratas de Palmo e Meio (grupo da Pré), numa das atividades propostas para assinalar o Dia da Criança, confecionaram um delicioso bolo de bolacha. Todos colaboraram, com entusiasmo, para que o resultado fosse apreciado pelos seus provadores. E correu muito bem, sendo uma experiência saborosíssima!!!

EB1/PE do Seixal

17


No âmbito do nosso projeto "Semear palavras, colher leituras", tivemos a presença do escritor António Castro que veio nos maravilhar com a sua obra "No reino dos penteados". Este autor cativou o público, do início ao fim, com a sua abordagem peculiar, levando os o u vi nt e s

ao

mu n d o

da

f a nt a si a

em

pa r a le lo

com

a

r ea lid a d e.

O livro apresentado retrata um reino onde a vida acontece segundo a mentalidade dos habitantes locais que estão sempre prontos a criticar, a apontar o dedo, a realçar as falhas dos outros... Por outro lado, e com receio, passam a calar-se e os pensamentos congelam no ar... Mas, certo dia, uma cegonha, uma lenda, dois decretos reais e um concurso de penteados irão despertar e fazer renascer a mentalidade da população do Reino...

EB1/PE do Seixal

18


DIA DA CRIANÇA A comemoração do Dia Mundial da Criança (1 de junho) já começou na nossa escola. Os alunos desde a Pré até ao 4.º ano têm explorado a temática e elaborado alguns trabalhos (que serão posteriormente divulgados). Uma vez que a festividade é no sábado, decidimos antecipar e proporcionar às nossas crianças um dia diferente, com a projeção do filme "A Idade do Gelo 4 - Deriva Continental", inserido no projeto "Aprender com o Cinema". Assim, após o intervalo da tarde, os alunos do 1.º Ciclo tiveram a oportunidade de assistir a uma sessão cinematográfica, com direito a pipocas! De salientar que foi feito um almoço do agrado de todos (esparguete à bolonhesa), com gelatina para sobremesa. No lanche, houve lugar para uma saborosa fatia de bolo de bolacha, confecionado na escola.

EB1/PE do Seixal

19


No âmbito do Dia Mundial do Ambiente, os alunos da Pré e 1.º Ciclo realizaram diversas atividades com o objetivo de terem, cada vez mais, sensibilidade e atitudes em prol da defesa do Planeta Terra e da Natureza. Aprenderam algumas canções, visualizaram pequenos filmes no Youtube, realizaram jogos diversos, ilustraram livremente em formato digital e papel...

EB1/PE do Seixal

20


EB1/PE do Seixal

21


Durante a segunda quinzena do mês de junho, esteve aberto o concurso de comedouros para pássaros, com materiais de desperdício e/ou materiais naturais. Foi nossa intenção consciencializar para a importância da reutilização bem como a preservação da Biodiversidade (pássaros). O envolvimento dos pais/encarregados de educação foi um contributo importante para a concretização desta atividade. Agradecemos a participação de todos!!!

EB1/PE do Seixal

22


Alguns alunos do 3.º e 4.º ano das escolas EB1/PE do Seixal e EB1/PE do Porto Moniz tiveram a oportunidade de participar na Semana Regional das Artes, na modalidade de dança criativa. O tema selecionado foi o "Fantasma da ópera", de Andrew Lloyd Webber, sob a coordenação da professora Sandra Dias. Foi, sem dúvida, um bonito espetáculo! Ainda houve tempo para visitar a exposição “H2@rte”, na Avenida Arriaga, no Funchal.

EB1/PE do Seixal

23


O nosso poster Eco-Código Aqui está o nosso poster Eco-código, alusivo ao ano letivo 2012/2013. Resultou de um trabalho conjunto de alguns dos alunos do Pré-escolar e 1.º Ciclo sob a orientação da coordenadora do programa Eco-Escolas, na atividade de Clube do Ambiente, e da Educadora, no âmbito do projeto “Eco-Bandeirolas”. Foi nossa intenção transmitir uma mensagem sobre o que é o Programa Eco-Escolas, abordando os temas centrais do mesmo. Optámos por elaborar uma espécie de painel com diversos mosaicos (caixas de cereais) feitos com colagens, à base de restos de papel colorido. Esperamos que a mensagem seja entendida e posta em prática, sempre que possível.

EB1/PE do Seixal

24


No âmbito da disciplina de Área de Projeto "Era uma vez...", os alunos do 3.º e 4.º ano, sob a orientação da professora titular, Carla Osório, criaram uma história em que eles próprios são os protagonistas, na bonita freguesia do Seixal, na ilha da Madeira. Uma história onde não faltou imaginação, aventura e um final feliz...

Começou no dia 24 de junho, o I Festival Eco-Escola, na EB1/PE do Seixal. Trata-se de um evento no qual pretendemos dar enfâse à conservação do Ambiente, com o contributo das iniciativas levadas a cabo, ao longo do ano letivo, através do Programa Eco-Escolas. Foram realizadas diversas atividades, em diferentes áreas como: música, pintura, gincana, teatro de fantoches, limpeza da praia, concurso de comedouro de pássaros, desfile ecológico... Foi uma semana bastante proveitosa onde se verificou, cada vez mais, boas práticas em p r o l

d o

EB1/PE do Seixal

A m b i e n t e

e

d a

N a t u r e z a .

25


Pintura de um mural

Neste primeiro dia de festival eco, a atividade de pintura foi um sucesso! As crianças, desde a Pré até ao 4.º ano, deram largas à sua criatividade e o resultado foi um colorido e simbólico mural referente ao Ambiente.

EB1/PE do Seixal

26


Gincana ecológica Continuando com as atividades alusivas ao I Festival Eco-Escola, as crianças tiveram a oportunidade de participar numa gincana ecológica, com a colaboração do professor Alexandre. No campo, foram montados jogos relacionados com a separação de resíduos e com a biodiversidade e os alunos puseram em prática os seus conhecimentos ambientais, aliados às suas habilidades motoras. Foram momentos bastante divertidos!!!

EB1/PE do Seixal

27


Os três

Eco- Amigos

No terceiro dia de festival, as crianças do Pré-escolar e 1.º Ciclo assistiram a um teatro de fantoches intitulado "Os três eco-amigos" e apresentado por alunas do 2.º ano. Nesta pequena peça, os protagonistas eram os ecopontos e a temática central a separação de resíduos. Todos escutaram com atenção e souberam responder, corretamente, às questões colocadas. Esperemos que continuem a pôr em prática aquilo que aprendem na escola!!!

ENTREGA DE PREMIOS No âmbito do Programa Eco-Escolas, e com o intuito de realizar boas práticas ambientais (recolha seletiva de resíduos e sua reutilização ou envio para reciclagem), todos os meses elegemos os Ambientalistas do mês. Este ano letivo, num formato diferente, optámos por entregar os prémios aos selecionados, no I Festival Eco-Escola. E foi com grande entusiasmo que os nossos ambientalistas receberam a sua recompensa (um saco de pano, uma moldura e um diploma). Para o próximo ano é nossa intenção continuar com esta iniciativa. A todos os que colaboraram, o nosso muito obrigado. Aos outros, esperamos que se entusiasmem e que seja visível o seu contributo. O Ambiente agradece!!!

EB1/PE do Seixal

28


CINZEIROS ECOLÓGICOS À semelhança do ano anterior, e do sucesso obtido, voltámos a criar cinzeiros ecológicos, com latas (salsicha, atum, milho,...). O objetivo é coloca-los à disposição dos fumadores e utilizadores da praia e assim não poluir a área. Foi feita uma parceria entre a Escola do Seixal e a proprietária do bar da Praia da Laje, a senhora Alexandra Ramos, que voltou a acolher a iniciativa, com grande entusiasmo. Um agradecimento especial, pela sua colaboração nestas andanças. Fazemos um apelo para que os utilizadores das praias, fumadores ou não, mantenham limpas as zonas que frequentam e cumpram com as regras de funcionamento e de segurança das mesmas.

EB1/PE do Seixal

29


LIMPEZA DA PRAIA Tal como previsto, no nosso Plano de Ação, teve lugar uma atividade de limpeza da praia de calhau, no Chão da Parreira. Apesar do estado do mar ser um pouco agitado, as condições atmosféricas foram favoráveis e permitiram-nos retirar do calhau uma grande quantidade de resíduos (a maioria deles arrastado pela ribeira, no temporal do passado dia 5 de novembro). Nesta missão colaboraram os alunos do 1.º Ciclo, a senhora diretora, alguns professores e um funcionário. A Junta de freguesia do Seixal deu os sacos e fez a recolha do material. Todos participaram com grande entusiasmo e empenho pois a maior recompensa foi ver uma nova imagem da praia e saber que o Ambiente ficou mais rico! No final, houve direito a um gelado, gentilmente oferecido pela senhora Alexandra Ramos, que tem a seu cargo um conhecido bar nas imediações da referida praia.

EB1/PE do Seixal

30


Circuito Literário O Circuito Literário terminou, neste mês de junho, com a história intitulada “O som das cores”. A professora Cristina Damião foi a responsável pela dinamização da atividade que contou com a presença habitual dos alunos da Pré e 1.º Ciclo. A história, visualizada na televisão, falou-nos sobre crianças invisuais que imaginam como é o mundo colorido… Alguns alunos tiveram os olhos vendados e experimentaram uma situação diferente, imaginando como seria o ambiente que nos rodeia se não possuíssem a visão. Uma história para refletir acerca da nossa postura perante as pessoas diferentes….

No âmbito do encerramento do ano letivo e do I Festival Eco-Escola, foi montada no Salão Paroquial do Seixal, uma exposição intitulada "Um olhar artístico pelos resíduos", onde a temática central foi a reutilização de materiais de desperdício. Nesta exposição estiveram os comedouros para pássaros, alvo de um concurso, realizados com resíduos ou materiais naturais; pinturas e outros trabalhos alusivos ao Ambiente e à Natureza.

EB1/PE do Seixal

31


Festa de encerramento Para encerrar o ano letivo 2012/2013, decidimos fazer uma festa no Salão Paroquial, com apresentações diversas. Neste evento também encerramos o I Festival Eco-Escola que decorreu durante uma semana, com atividades variadas. Após chegar a maioria dos convidados, foi feita a apresentação de um pequeno filme, com imagens da vida escolar ao longo do ano. Esta película ficou a cargo da professora Liliana. Seguidamente, foi feita a apresentação multimédia, em PowerPoint, de uma história elaborada no 3.º e 4.º ano, sob a orientação da professora Carla Osório. A festa abriu com um desfile de moda ecológico no qual os acessórios e fatos foram confecionados com materiais de desperdício e em casa, com a colaboração da família. O 3.º e 4.º ano apresentou a canção “O Areias”, com música dos Muse. Seguiram-se outros desempenhos musicais, atuações em Inglês, marchas populares e brinquedo tradicional cantado. Houve ainda tempo para apresentar “O Fantasma da ópera”, uma coreografia preparada pela professora Sandra Dias para a Semana das Artes, com os alunos do 3.º e 4.º ano. A despedida dos finalistas da Pré e do 4.º ano também não foi esquecida, sendo feita a entrega de diplomas. Como símbolo do encerramento do I Festival Eco-Escola, cantámos o “Hino Oficial EcoEscola”, com o acompanhamento da viola, tocada pela professora de música. Também fizemos um bolo gigante para assinalar este primeiro festival (oito bandeiras verdes no bolo que é o número que já recebemos, desde 2004/2005). A festa terminou com uma movimentada e divertida aula de zumba e também com um lanche partilhado, graças à colaboração dos pais. Queremos agradecer a todos quanto trabalharam para que a festa fosse um grande êxito. Bem-hajam!!!

EB1/PE do Seixal

32


EB1/PE do Seixal

33


EB1/PE do Seixal

34


Ambientalistas do mês

abril

Pré—Carlota

2.º Ano—Beatriz

maio

Pré— Ana Maria

2.º Ano—Sara Jardim

junho

Pré—Rui

EB1/PE do Seixal

2.º Ano—Ana Margarida

35


Ilustra a imagem, a teu gosto.

EB1/PE do Seixal

36


Jornal O Seixalinho