Page 1

Preço: € 0,50

EB1/PE do Lombo dos Aguiares

O lombinho

Jornal trimestral Nº18

2013 EDITORIAL

NESTA EDIÇÃO:

Noticias da escola

2

Os nossos cantinhos

5

Saber mais

Olá, pequenos leitores! A primavera está a chegar e com ela regressa o vosso jornalinho com as notícias do 2º período e com muitas atividades para realizarem nas férias da Páscoa. Lembrem-se que a Páscoa é uma época de reflexão, renovação e renascimento, por isso desejo que a alegria da ressurreição de Jesus esteja nos vossos coraçõezinhos. Uma Santa e Feliz Páscoa para todos! A coordenadora do jornal

14

Festa de Carnaval Houve disfarces para todos os gostos e não faltou a animação típica desta época na festa de Carnaval da nossa escola.

Vamos comunicar

16

Vamos ler

17

Estuda brincando

18

Passatempos

19


Notícias da escola... No dia 7 de janeiro, comemorámos o dia de Reis e os alunos do 4º ano andaram pela escola a cantar os Reis.

No dia 7 de janeiro, recebemos a equipa de animação da Direção de Serviços de Educação Artística e Multimédia com um teatro de marionetas de fio e fantoche vivo da história “Puff, o dragão mágico”.

Página 2

O L O MB I NH O


No dia 10 de janeiro, as turmas do 2º, 3º anos e alguns alunos do 1º ano deslocaram-se até à Ludoteca do Parque de Santa Catarina para participarem numa ação de sensibilização sobre a Educação Rodoviária.

No dia 31 de janeiro, a turma do 4º ano e alguns alunos do 1º ano fizeram uma visita de estudo à estação de tratamento de resíduos sólidos.

Página 3

O L O MB I NH O


No dia 8 de fevereiro, fizemos a nossa festa de Carnaval. E como qualquer festa de Carnaval não faltou música, fantasia, diversão e malassadas.

No dia 26 de fevereiro, realizou-se uma ação de sensibilização intitulada "Água, passaporte para a vida" no âmbito do Ano Internacional da Cooperação pela Água e teve como destinatários os alunos do 3º e 4º anos.

Página 4

O L O MB I NH O


OS NOSSOS CANTINHOS... Cantinho do 1º Ano

A Sofia A Sofia sopra, sopra As bolinhas de sabão. Cada bolinha é um sonho Que sobe como um balão. Não as agarres, Sofia, Nem lhes toques com a mão. Trabalho realizado por: Ana Catarina Camacho Sousa 1º ano

Trabalho realizado por: Diogo Afonso Rebolo Franco 1º ano Página 5

O L O MB I NH O


Cantinho do 2º Ano

Tipos de transporte É possível deslocar-nos rapidamente de um lugar para o outro graças aos meios de transporte. Existem diferentes tipos de meio de transporte. Alguns deslocam-se sobre a terra – são os transportes terrestres: automóvel, comboio, autocarro, etc. Outros meios de transporte deslocam-se pelo ar, apenas pousando em terra, como o avião, o helicóptero ou o balão de ar quente. São os transportes aéreos. Outros ainda deslocam-se na água – são os transportes aquáticos: barcos, navios, catamarãs,… Servem para transportar pessoas ou mercadorias. Transportes terrestres

Transportes aéreos

Transportes aquáticos

Página 6

O L O MB I NH O


Cantinho do 3º Ano

O que é a Páscoa?

A celebração da primavera.

Muito antes de ser uma festa cristã, o que se celebrava no momento da Páscoa era o anúncio do fim do inverno e a chegada da primavera. Para os antigos, festejar a primavera (tal como a Páscoa) sempre representou a alegria da passagem de um tempo escuro e triste para um mundo iluminado, de vida nova na Natureza. Era uma espécie de renascer. A palavra "páscoa" vem do hebreu "pessah" e significa "passagem", "mudança", refere-se ao êxodo (saída) do Egipto de Moisés. Nesta estação do ano, os antigos povos pagãos europeus homenageavam Ostera, ou Esther (em inglês, Easter quer dizer Páscoa, e em alemão é Oster). Ostera era a Deusa da primavera, que segurava um ovo na mão. A deusa e o ovo eram símbolos da chegada de uma nova vida. Ostara equivale, na mitologia grega, a Perséfone. Na mitologia romana, era Ceres. O nome de menina Ester também está relacionado. Estes antigos povos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. Mas o costume de os decorar para dar de presente na Páscoa surgiu na Inglaterra, no século X. O rei Eduardo I tinha o hábito de banhar ovos em ouro e oferecê-los aos seus amigos e aliados. Acreditava-se que receber ovos pintados trazia boa sorte, fertilidade, amor e fortuna. A oferta de ovos manteve-se até hoje e de várias formas.

Trabalho de pesquisa realizado pelos alunos do 3º ano Página 7

O L O MB I NH O


Cantinho do 4º Ano Resumo da obra «O Segredo do Rio» Martim vivia numa casinha pequena e bem branquinha, árvores de frutos a rodeavam e um ribeiro que todos admiravam!

Só durante algum tempo ficou triste pelo compincha aguardou a sua amargura era visível e aquela seca era horrível.

Todos os dias o petiz as águas contemplava aquela beleza sempre o entusiasmava, os peixes eram a sua paixão guardava-os no seu coração.

Inesperadamente a carpa regressou novamente a satisfação retornou, inúmeros alimentos consigo trazia e o problema assim se solucionaria.

Certo dia novo amigo conheceu logo um olá lhe deu, tornaram-se inseparáveis passaram passeios formidáveis!

Tudo ficou arrumado e acordado o peixe jamais partiria e o rapaz escreveria:

Juntos nadaram o fundo do rio exploraram, excelentes passeios partilharam tanto brincaram!

este rio tem um segredo e esse segredo é só meu.

Dolorosa foi a despedida difícil hora de partida, mas teve de ser pois ali já não poderia viver. Trabalho realizado pelos alunos do 4º ano Texto coletivo

Entrevista a Miguel Sousa Tavares -Há quanto tempo começou a escrever? -Em que é que se baseou para escrever o livro «Segredo do Rio»? -Além do «Segredo do Rio» e do livro «Planeta Branco», livros infantis do PNL. Já lançou outros livros, de que género? -Tem preferência para escrever para algum tipo de leitor? - «Este rio tem um Segredo, e esse Segredo é só meu». Qual é o seu Segredo para escrever? Trabalho realizado por: Marta 4ºano

Página 8

O L O MB I NH O


Página 9

J O R N AL TR I M E ST R A L

Cantinho do Desporto Raquete de ténis Em 1583, surge a primeira raquete com a rede vertical, como as de hoje, em substituição à transversal. A raquete desenvolvida pelo neerlandês Mitelli, em 1675, tem o cabo mais longo em relação à área de impacto. O aparecimento da raquete com cabo liso, em 1891, ajuda a evitar as habituais torções no pulso. No fim do século XIX, acontece uma grande revolução no formato: o lançamento dos primeiros modelos ovais. A área de batida das bolas também se renova. Os minúsculos quadrados da rede se multiplicam. Inspirada em instrumentos musicais italianos, a raquete de 1930 é apresentada com um novo desenho. Esse desenho ficou conhecido por ter uma aparência de “panelões”, raquetes com cabo metálico e área de impacto maior para facilitar o jogo. Hoje em dia, a raquete mais moderna tem a abertura na armação que reduz a resistência do ar, a área de batida é menor e a corda mais fina.

Cantinho do Estudo Escolhe um tema (animais, cidades, flores, nomes, adjetivos, etc) e cria um texto divertido com os teus familiares. O abecedário das profissões A de ator que representa com ardor. B de bombeiro que apaga fogos a tempo inteiro. C de cantor que canta canções de amor. D de dentista que também é futebolista. E de eletricista que come tosta mista. F de flautista que casou com a pianista. G de guarda-noturno que anda sempre taciturno. H de historiador que escreve com muito humor. I de industrial que mostra sempre o que vale. J de jardineiro que tem rosas no canteiro. L de locutor que sabe as notícias de cor. M de manequim que tem admiradores sem fim. N de nadador salvador que às ondas tem amor. O de ortopedista que trata dos ossos da Francisca. P de palhaço que faz um grande estardalhaço. Q de queijeiro que põe os queijos no fumeiro. R de realizador que faz filmes de terror. S de selecionador que também é treinador. T de taxista que detesta quem é racista. U de urologista que tirou um rim ao dentista. V de vendedor que é quase sempre um ator. X de xadrezista que perdeu com o trapezista. Z de zoologista que todos os bichos conquista.

O abecedário dos (das)___________ A de _____________________________________ B de ______________________________________ C de ______________________________________ D de ______________________________________ E de ______________________________________ F de ______________________________________ G de ______________________________________ H de______________________________________ I de ___________________________________________ J de _______________________________________ L de ___________________________________________ M de ______________________________________ N de ______________________________________ O de ______________________________________ P de ______________________________________ Q de ______________________________________ R de ______________________________________ S de _______________________________________ T de ______________________________________ U de ______________________________________ V de ______________________________________ X de ______________________________________ Z de ___________________________________________


Cantinho da Informática

Segurança na

Internet

Tem cuidado quando estás a navegar na internet

A Internet é uma coisa maravilhosa, mas também pode ser bastante perigosa. Respeita sempre as seguintes regras de comportamento para que nada te possa acontecer. Se te deparares com uma página web que te pareça estranha ou que tenha conteúdos impróprios para crianças, fecha-a ou retrocede de imediato. Avisa os teus pais ou o teu professor sobre o que viste. Na internet conversa principalmente com pessoas que conheças, por exemplo com os teus colegas da escola ou com os teus familiares. Nunca reveles o teu nome verdadeiro, nem é claro, a tua morada ou o teu número de telefone. Se te quiseres registar em alguma página, fala primeiro com os teus pais ou com o teu professor. Pede-lhes para serem eles a fazerem o teu registo. Nunca envies fotos ou outro tipo de documentação sem autorização dos teus pais ou do teu professor. Tem cuidado com as tuas palavras-passe, nunca as reveles a ninguém e utiliza-as apenas em páginas web quando tiveres a certeza que é a página correta. Para além de pessoas perigosas, também existem vírus na internet, que são programas nocivos que podem aceder ao teu computador através do descarregamento de ficheiros para o computador. Por isso, descarrega apenas ficheiros de páginas web fiáveis. Antes de o fazeres pede aconselhamento aos teus pais ou ao teu professor. Na internet joga apenas jogos que tenham sido feitos para crianças da tua idade – Os jogos para pessoas mais velhas só te vão prejudicar. A internet e o computador podem tornar-se viciantes! Utiliza ambos durante um período de tempo acordado com os teus pais. No máximo, menos de duas horas por dia. O L O MB I NH O

Página 10


Página 11

J O R N AL TR I M E ST R A L

Cantinho da Expressão Plástica

As nossas máscaras… O Carnaval já passou… No entanto ficam aqui algumas das máscaras realizadas pelos alunos da nossa escola, na atividade de Expressão Plástica. As máscaras foram elaboradas tendo como inspiração as máscaras de Veneza. Parabéns a todos!


Página 12

J O R N AL TR I M E ST R A L

Cantinho do Ensino Especial AMIGOS, QUEREM AJUDAR OS COELHINHOS A RESOLVER UNS PROBLEMITAS DE ÚLTIMA HORA? ENTÃO, CABEÇA A PENSAR E VAMOS AO TRABALHO

O COELHINHO LEVAVA 4 OVOS NO CARRO, MAS QUANDO CHEGOU A CASA SÓ TINHA

2 . QUANTOS É QUE ELE PERDEU PELO CAMINHO?

O COELHINHO ESTÁ BEM ENFEITADO. QUANTOS OVOS TEM Á SUA VOLTA? DIZ UM NÚMERO, DEPOIS CONTA-OS PARA CONFIRMAR. ACERTASTE?

A MÃE COELHA ESTÁ A DISTRIBUIR OS CESTOS PARA OS OVOS, MAS DE CADA VEZ QUE O COELHINHO TOCA COM A VARINHA NA CARTOLA

NÃO HÁ CESTOS PARA TODOS . OS COELHINHOS SÃO 8 E A MÃE SÓ

SAI DE LÁ 1 OVO. SE ELE TOCAR 5 VEZES, QUANTOS OVOS SAIRÃO?

TEM 4 CESTOS. COMO PODE ELA RESOLVER O PROBLEMA?

A COELHINHA TITA ESTÁ A DISTRIBUIR OVOS DE CHOCOLATE. ELA

TINHA NO CESTO RESTARAM?

8 OVOS, DISTRIBUIU 3 . QUANTOS LHES AMIGOS, OBRIGADO PELA AJUDA. ASSIM OS COELHINHOS JÁ PODEM PASSAR A PÁSCOA DESCANSADOS


Cantinho da Biblioteca

Atividades realizadas no âmbito do inverno.

Trabalhos elaborados após a leitura e exploração do livro de Luísa Ducla Soares Se os bichos se vestissem como gente.

Trabalhos elaborados no âmbito do projeto de intercâmbio “Recrear as histórias de Francisco Fernandes”.

Visita o blogue da biblioteca e vê as outras atividades. www.bibliotecabosquemagico.blogspot.com

Página 13

O L O MB I NH O


Saber mais...

Em Português FELIZ PÁSCOA Na Tchecoslováquia VESELE VANOCE Na Alemanha SCHÖNE OSTERN Na Itália BUONA PASQUA No Laos

Em Inglês

SOUK SAN VAN EASTER

HAPPY EASTER

Na Macedônia

Na França

SREKEN VELIGDEN

JOYEUSES PÂQUES Na Grécia KALO PASKA Na China FOUAI HWO GIE QUAI LE Em Árabe EID-FOSS'H MUBARAK Na Croácia SRETUN USKRS

Página 14

O L O MB I NH O


J O R N AL TR I M E ST R A L

Página 15

A Páscoa festeja-se em todo o mundo, mas nem sempre da mesma maneira e muitas vezes com significado diferente. Na China O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na altura da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, na forma de refeições e doces, para que estes fiquem satisfeitos com os seus descendentes.

Estados Unidos da América A brincadeira mais tradicional é a "caça ao ovo", onde os ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

Na Europa Central Os festejos remontam aos antigos rituais pagãos do início da primavera. A tradição da Páscoa inclui a oferta de amêndoas e a decoração de ovos cozidos com os quais são presenteados os familiares e amigos mais próximos. Também são feitas brincadeiras com ovos da Páscoa como, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que conseguir chegar mais longe sem partir.

Brasil e América Latina

Na Europa do Leste (Ucrânia, Estónia, Lituânia e Rússia) Faz-se a decoração de ovos com os quais se presenteiam os amigos e os parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas, deixam na noite anterior ao domingo de Páscoa um boné de tecido num lugar escondido, e o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

As crianças montam os seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchem-nos de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados num certo sítio para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é uma brincadeira utilizada.


Vamos comunicar… em Inglês

Página 16

O L O MB I NH O


Página 17 J O R N AL TR I M E ST R A L

Vamos ler... O MENINO QUE PERDEU O “P” DA PÁSCOA Era uma vez, um menino que perdeu o”P” de Páscoa. Estava muito triste porque esta letra lhe fazia muita falta. Sem ela, a Páscoa não seria completa. Procurou-a por toda a parte: debaixo da cama, nos armários… Eu sei lá onde! Não a tendo encontrado, decidiu ir procurá-la até ao fim do mundo. E pôs-se a caminho. Encontrou um homem, alto, gordo, e com muito poder. Então perguntou-lhe: - O senhor é poderoso, não me poderia dar um “P”? - Foge daqui desgraçado! Que faria sem o meu poder? Encontrou duas mulheres que arrastavam o peso dos cestos. - Boas mulheres, poderiam dar-me “P” do vosso peso? - De modo nenhum, precisamos de passar a ferro, e polir móveis, pintar as paredes… Este “P” não é para ti! Encontrou um homem a podar uma árvore. - Homem, podes dar-me o teu “P”? Não posso. Preciso dele para podar os ramos da árvore. Cansado de tanto andar o menino sentou-se num prado. - Olha meu rapaz, não posso dar-te o “P”. Estou à espera que nasçam as plantas… Dececionado e triste, resolveu voltar para casa. Ninguém lhe queria dar o seu “P”. Imediatamente viu vir um velho sob o peso de um grande pacote. - Avozinho, podia dar-me um “P” do seu pacote? Eu ajudaria a levar-lho. - És bom rapaz mas quero dizer-te uma coisa. Pensa muito porque está cheio de “pês”. Agora só preciso do “P” de paz. Fica com os outros. Então o menino tirou todos os “pês” de todas as formas e cores que foi atirando para o ar, feliz. Havia o “P” de “pensar nos outros”, de “pobreza” de “paciência”, de “perdão”, de “pureza de coração”… Os “pês” iam caindo como chuva abençoada sobre o prado, o bosque e sobre as pessoas que anteriormente tinha encontrado no seu caminho. O egoísta repartia a mãos cheias! As mulheres faziam o seu trabalho a cantar! O prado cobriu-se de flores… A árvore apareceu florida… No fundo do saco o menino encontrou um “P” luminoso. Correu para casa e colocou-o no seu lugar – na palavra Páscoa. O coração saltava-lhe de alegria.


J O R N AL TR I M E ST R A L

Estuda brincando 1– Ave que guarda o alimento dentro de uma bolsa: a) Cisne

2– Nome do gigante derrotado por David: a) Sansão

3– Orgão do corpo humano especialmente afetado pelo fumo do tabaco: a) Rim

4– Animal que só come vegetais: a) Elefante

5– Torre famosa existente na cidade Italiana de : a) Génova

6– A um conjunto de estrelas chama-se: a) Nebulosa

Página 18


Página 19

J O R N AL TR I M E ST R A L

Passatempos 1– Vê se consegues descobrir todas as palavras.

3– Ajuda o coelhinho a encontrar o outro ovinho igual ao que ele está a segurar.

2– Une os números e pinta.

4– Descobre qual é a sombra que pertence ao desenho abaixo.


Sugestão: Aproveita as férias da Páscoa e faz um pompom pintainho. Diverte-te! Material: Lã amarela Tira de cartolina de 20x10 cm

Modo de fazer: 1– Dobra a cartolina ao meio. Coloca a chávena de chá e marca com um lápis. No meio, põe a chávena de café, marca um círculo e recorta.

Chávena de chá Chávena de café Lápis Agulha de lã Tesoura

2– Enche bem os discos. Quanto mais camadas tiverem, mais fofo ficará o pompom. Recorta a lã, pelo lado de fora, pondo a tesoura entre os discos de cartolina.

3– Passa um pedaço de lã entre ela se amarra bem. Com a tesoura, corta as pontas de lã compridas. Desenha os olhos, o bico e as patas. Pinta-os e a seguir cola no pompom.

Coordenação do jornal Renata Rodrigues Diretora da escola Rita Ribeiro Colaboração: Professores das curriculares Professores das atividades de complemento curricular Participação:

DO LO

EB1/PE UIARES G A S O MBO D

Telef. 291 741 230 Telemóvel 96 8033511 Fax. 291 756 098 Blogue: www.eb1pelombodosaguiares.blogspot.com Jornal escolar trimestral Tiragem: 30 exemplares

Soluções dos passatempos: 3

É o ovo número 14.

4 É a sombra c.

Solução do Estuda Brincando: 1-c; 2-b; 3-c; 4-a 5-c; 6-c


O Lombinho nº 18  

Jornal escolar do 2º período

Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you