Issuu on Google+

0,50 Lombinhos

EB1/PE do Lombo dos Aguiares

O LOMBINHO

Jornal trimestral Nº20

2013 EDITORIAL

Olá, pequenos leitores! O Lombinho regressou para vos acompanhar durante mais um ano letivo repleto de novas aprendizagens e sucessos. E como a festa mais bonita do ano se aproxima, desejo que o vosso Natal seja brilhante de alegria, iluminado de Amor, Paz e Harmonia.

NESTA EDIÇÃO:

FELIZ NATAL! A coordenadora do jornal Noticias da escola

2

Os nossos cantinhos

5

Dia do Escritor Este ano letivo tivemos o privilégio de ter na nossa escola a escritora

Saber mais

14

Lígia Brazão. Os seus livros, repletos de ilustrações sugestivas e muito coloridas, fazem com que as páginas se folheiem e os textos escritos em verso incenti-

Vamos ler

17

Estuda brincando

18

Passatempos

19

vam à leitura.


Notícias da escola... No dia 21 de outubro, realizou-se uma ação de sensibilização no âmbito do Dia Mundial da Alimentação. Esta ação foi proferida pela Dr.ª Diana Silva, nutricionista do Centro de Saúde de Santo António.

No dia

Página 2

28 de outubro, as crianças da sala das Estrelinhas foram ao Mercado dos Lavradores.

O L O MB I NH O


No dia

31 de outubro, festejou-se o Halloween com alguns disfarces e muitos doces.

No dia 1 de novembro, comemorou-se o pĂŁo por Deus e em todas as salas houve a tradicional partilha.

PĂĄgina 3 O L O MB I NH O


No dia 2 de dezembro, celebrou-se o Dia do Escritor com a escritora Lígia Brazão. Parabéns a todos pelo empenho na concretização deste projeto.

No dia 28 de novembro, realizou-se um ação de sensibilização intitulada “Dar a volta ao perigo” para os alunos do 1º Ciclo.

Página 4

O L O MB I NH O


OS NOSSOS CANTINHOS... Cantinho da sala das estrelinhas ATIVIDADES MATEMÁTICAS

Amigos, temos muito gosto em vos mostrar um pouco das atividades que temos feito na sala. Apesar de sermos os mais novos da escola, trabalhamos bastante, mas de uma forma divertida. Assim, através de jogos e brincadeiras desenvolvemos as capacidades que precisamos para a vida. E como diz Vygotsky (um senhor que percebia muito das coisas importantes para nós, crianças) o brincar e o jogo têm um papel fundamental no desenvolvimento da criança. Nós concordamos com ele, pois por detrás de cada brincadeira está o que temos que aprender. Vejam alguns dos nossos “trabalhos-brincadeiras”…

EXPERIÊNCIAS

CONTAGENS E

CONJUNTOS E

TABELAS E

REPRESENTAÇÕES

GRÁFICO

NÚMEROS

ABORGAGEM À ESCRITA

BRINCAR COM NOMES, LETRAS E PALAVRAS

VER LIVROS, HISTÓRIAS E FAZER PESQUISAS

ATIVIDADES DE EXPRESSÃO CRIATIVA

JOGOS

BRINCADEIRAS

Página 5

O L O MB I NH O


Cantinho do 1º e 2º Anos

A Olga acordou aos gritos. - Mãe! Mãe! Já é tarde! -Que disparate? – ralhou a mãe -Mas tenho de ir para a escola. Já é tarde? -Não é; podes arranjar-te com calma. A Olguinha foi lavar-se toda, sem ajuda de ninguém. A água estava morna. O sabonete cheira bem, a pasta de dentes tinha um gosto bom, a rebuçados. Voltou para o quarto para se vestir. Foi a uma gaveta buscar meias e roupa lavada. Ficou toda bonita! -Assim está bem Olga-disse a mãe-Bem lavada, bem bonita. Podes ir para a escola. Alice Gomes, Aprender sorrindo, 1.ª edição, Didática Editora, 1980 (excerto)

Trabalho realizado pelos alunos do 2º ano Processamento e formatação de texto (Microsoft Word) Desenho, pintura e edição de imagem (MS Paint)

Trabalhos realizados pelos alunos do 1º ano Processamento de texto, desenho e pintura de imagens

Página 6

O L O MB I NH O


Cantinho do 3º e 4º Anos

Texto poético O Natal para todos!... Como é bom sermos diferentes, Nós ficamos bem contentes! Era tão aborrecido ver tudo igual, Pois assim nada haveria de especial! O mundo é uma beleza, Todos concordamos com certeza! Existem coisas fantásticas, E novidades bombásticas! A diferença nem sempre é respeitada, Toda a gente merece ser amada! Ninguém deseja ser apontada, Muito menos abandonada! É tempo de Natal, A humanidade não pode ficar mal! Só por as pessoas serem diferentes, Já são elas extraordinários presentes! Presentes maravilhosos vamos ter, Amor, carinho, paz, alegria iremos receber! Vai nascer o SALVADOR, Jesus Cristo o REDENTOR! O Natal está a chegar, Vamos lá pular e brincar! Página 7

O L O MB I NH O


J O R N AL TR I M E ST R A L

Cantinho do Estudo

Pรกgina 8


Cantinho do Inglês

Página 9

O L O MB I NH O


J O R N AL TR I M E ST R A L

Pรกgina 10

Cantinho da Expressรฃo Plรกstica


Página 11

J O R N AL TR I M E ST R A L

Cantinho do Ensino Especial O outono Os meses desta estação do ano são: outubro, novembro e dezembro. O tempo já muda. Chove, há vento, frio, os dias ficam pequeninos e as noites maiores. Os terrenos são cavados, enterra-se as folhas e ficam a descansar até à primavera. As árvores ficam sem folhas e estas ficam de cor castanha e secas. O vento sopra-as pelo ar. Quando passo em cima delas elas partem-se. O mar fica bravo, as ondas são altas e as ribeiras ficam mais cheias de água. O outono é época de caça. Os caçadores levam os cães e espingardas e vão para a serra. Caçam coelhos, lebres, faisões, perdizes, codornizes… Noutros países há esquilos que roem frutos e gostam dos parques com tapetes de folhas no chão. Em setembro faz-se as vindimas e os frutos estão maduros. Há castanhas, nozes, figos, maçãs, uvas, romãs… O dia um de novembro é dia do pão por Deus. Faz-se o saquinho e põe-se lá dentro muitos frutos. Faz-se o magusto e come-se castanhas assadas e quentinhas. É também dia das almas e por isso vamos à missa e ao cemitério por flores à nossa família. No outono celebra-se o dia de São Martinho, a 11 de novembro. Nessa data os adultos provam o vinho novo, comem bacalhau asssado e castanhas. Eu gosto do outono porque como sopa de castanha. Funchal, 4 de outubro de 2013 Bernardo José Nunes Camacho

Rodrigo


Cantinho da Biblioteca

Atividades realizadas no âmbito do Dia Mundial da Alimentação.

Trabalhos elaborados no âmbito do Halloween.

Trabalhos elaborados após a leitura e exploração dos livros de Lígia Brazão.

Visita o blogue da biblioteca e vê as outras atividades. www.bibliotecabosquemagico.blogspot.com

Página 12

O L O MB I NH O


Cantinho da Informรกtica

Pรกgina 13

O L O MB I NH O


J O R N AL TR I M E ST R A L

Página 14

Saber mais...

As folhas recortadas, de um verde brilhante, e as bagas redondas, de um vermelho bem vivo, recordam-nos os enfeites e os arranjos de Natal, onde decoram as portas das casas e as mesas. Mas será que já viste ao natural? Ora, cá está o Azevinho, o arbusto da época natalícia.

O Azevinho é um arbusto que nasce nos bosques dos países temperados. Cresce até 4 a 6 metros de altura, muito lentamente, durante mais de 100 anos. É na Europa Central e do Sul que o Azevinho é mais abundante. Em Portugal, pode ser encontrado em serras do Norte, como mas do Larouco ou Barroso. Esta planta tem a folha persistente, o que quer dizer que as folhas não caem no inverno. Assim, nos meses mais frios, as folhas ovais, onduladas e espinhosas do Azevinho continuam bem firmes e


As bagas do Azevinho aparecem também entre outubro e dezembro. A

planta-macho

frutos

brancos,

enquanto a fêmea dá frutos vermelhos. As cores

vivas das bagas e das folhas são

bem caraterísticas desta planta. Os frutos têm uma substância venenosa que, se ingerida em grande quantidade, leva à morte. Dada a grande procura para comercialização, este arbusto tem sido colhido até ao ponto de colocar em risco a sua existência. Em Portugal, o Azevinho é uma espécie protegida.

Nos países anglo-saxónicos existe uma tradição interessante: se duas pessoas se cruzarem debaixo de um ramo de Azevinho, têm de se beijar.

Página 15

O L O MB I NH O


As pessoas idosas merecem receber respeito e carinho da nossa parte. Reflete sobre o que farias em cada uma destas situações. Depois, soma um ponto por cada resposta correta e verifica o nível de respeito em que te encontras. 1– A avó telefona para saber como estás. Atendes e dizes:

2– Na fila para pagar, uma senhora tem dificuldade em separar as moedas:

a) “Agora estou a brincar, não posso falar.”

a) Perguntas: “A senhora precisa de ajuda?” -lhes: “Despache-se, estou com pressa!”

ligado!”

3– Um senhor deixa cair a bengala no meio do passeio:

4– Uma senhora anda a passear o cãozinho na rua e ele foge. Tu...: a) Divertes-te a observar. -lo.

a) Finges que não vês e passas ao lado. -la ao senhor.

5– No autocarro para a escola, quando entra um idoso:

6– Os teus pais vão visitar a tia, que está doente: a) Fazes um desnho giro para lhe ofereceres.

a) Olhas pela janela, para disfarçar. -te e cedes-lhe o lugar.

7– O teu avô vai de férias convosco. Pensas: a) “Vai contar-me coisas giras de antigamente.”

1

Página 16

2

3

4

5

6

7

Nenhum

Muito

respeito

respeito

Soluções pág. 20 O L O MB I NH O


Página 17 J O R N AL TR I M E ST R A L

Vamos ler... Ninguém sabe que forma tem, se é magrinho ou anafado, se tem perfume de sândalo ou bigodinho aparado. Ninguém sabe se é menino ou se é um Pai Natal, se tem voz doce e timbrada ou um tom mais gutural. Ninguém sabe bem o que é esse espírito de que se fala, se vem dentro de um trenó ou no forro de uma mala. Ninguém sabe se é brinquedo ou objeto de valor, se tem nome e morada ou se é coisa de sonhador.

Ninguém sabe que cor tem, se é vermelho ou amarelo, se tem caracóis prateados ou flores azuis no cabelo. Só de uma coisa há certeza e é rara e especial: aquilo de que falamos é o Espírito de Natal. E esse Espírito do Natal que trabalha sem horário é doce, quente e fraterno, amigo e solidário. José Jorge Letria in O Livro do Natal


J O R N AL TR I M E ST R A L

Estuda brincando 1– Processo em que se reaproveita material já usado e deitado no lixo: a) compostagem

2– Som produzido por um elefante: a) balido

3– Abreviatura de “correio eletrónico”, em inglês: a) e-mail

4– Material duro encontrado na Natureza: a) ferro

5– Antes de 5 de outubro de 1910, Portugal era uma: a) Monarquia

6– Rei que governava na Judeia quando Jesus nasceu: a) Herodes

Página 18


Página 19

J O R N AL TR I M E ST R A L

Passatempos 1– Marca com um X o que mudou no desenho de baixo. Existem sete diferenças.

3–Ajuda o Pai Natal a encontrar as renas.

2– Une os números e pinta.

4– Escreve na cruzadinha o nome dos enfeites.


Sugestão: Aproveita as férias de Natal e tenta fazer estes origamis.

Coordenação do jornal Renata Rodrigues Diretora da escola Rita Ribeiro Colaboração: Educadoras Professores das curriculares Professores das atividades de complemento curricular Participação:

EB1/PE ARES S AGUI O D O B DO LOM

Pág.17 1.c); 2.a); 3.b); 4.b); 5.c); 6.a); 7.a).

Telef. 291 741 230 Telemóvel 96 8033511

Solução do Estuda Brincando:

Fax. 291 756 098

1-b; 2-b; 3-a; 4-bc; 5-a; 6-a

Blogue: www.eb1pelombodosaguiares.blogspot.com Jornal escolar trimestral Tiragem: 30 exemplares


Jornal escolar do 1º período 2013 2014